Saltar para o conteúdo

É só fazer as contas…

22 Junho, 2012

Passo Coelho comunicou no Parlamento a intenção de reduzir em 30% as rendas das parcerias público-privadas. Como o custo destas nos próximos anos é de 40 mil milhões de euros, esperava-se que Passos Coelho anunciasse uma poupança de 12 mil milhões de euros, que são os referidos 30%. Mas não, afinal referiu-se apenas a 4 mil milhões de euros, uns míseros 10%. Ou Passos Coelho se enganou nas contas, ou então iludiu-nos com os números. 4 mil milhões poderiam parecer 30%. Mas são apenas 10% de 40 mil milhões.

37 comentários leave one →
  1. João Lisboa's avatar
  2. JMLM's avatar
    JMLM permalink
    22 Junho, 2012 08:57

    Esse cálculo bate certo com todos os outros que este governo faz:
    – Taxa de desemprego??
    – Aumento da receita fiscal??
    – Aumento das exportações??
    – Reposição dos subsídios natal/ferias, 2014,5,6,7,8,20??

    São novos métodos de cálculo matemático, talvez obra do sr Gaspar com ajuda do matemático Crato…
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  3. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    22 Junho, 2012 09:32

    Os cortes nas rendas não são medidos pelo mesmo sistema contabilísitico que os cortes nos vencimentos, subsídios, etc. (os do ‘ lado da despesa’…).
    São cortes para a troika ver.
    Falta saber se os projectados cortes nas rendas da EDP terão algum impacto final nos contribuintes.
    Com estas ‘contabilisdades’ devemos por as barbas de molho quando ao deficit de 2012 (e por aí adiante).

    Gostar

  4. eirinhas's avatar
    22 Junho, 2012 11:01

    Deste governo penso não se poder esperar qualquer medida que afecte os lucros dos que podem e deviam ajudar o País.Tão só,com toda a vontade e rapidez,cortes nos que menos podem,nomeadamente,essa classe de que muitos não gostam mas que são necessários,os funcionários públicos.

    Gostar

  5. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    22 Junho, 2012 11:29

    40000000000
    Na verdade não é fácil contar o número de zeros deste número.

    Gostar

  6. João Santos's avatar
    João Santos permalink
    22 Junho, 2012 12:32

    A mentirocracia domina a Aldrabolândia, com fulgor idêntico ao fundamentalismo futebolesco, ao exibicionismo bacoco, ao despesismo atávico, à ostentação sistémica e à inveja alarve. Aqui, só um tremor maior que o de 1755, já não a abalar a pobre terra mas sim a sacudir estas incorrigíveis almas…

    Gostar

  7. economista's avatar
    economista permalink
    22 Junho, 2012 14:10

    No BLASFEMIAS os posts do CAA já não permitem comentários porque CAA passou a ser uma Marca de graxa para botas ?

    Gostar

  8. CAA's avatar
    22 Junho, 2012 14:16

    As postas do CAA já não permitem – nem permitirão – comentários em razão dos anónimos que injuriam tudo e todos e conspurcam cobardemente os blogues de opinião. Tal como aquilo que o “economista” expeliu supra bem o demonstra…

    Gostar

  9. CAA's avatar
    22 Junho, 2012 14:19

    Aliás, julgo que grande parte da explicação da queda acentuada dos leitores de blogues para outros meios de redes sociais radica precisamente no cheiro nauseabundo dos comentadores anónimos e na dificuldade de os vetar higienicamente.

    Gostar

  10. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    22 Junho, 2012 14:49

    A despropósito: onde andará o Anticomuna mais o seu super optimismo das Finanças portugas?
    Terá ido comprar uma máquina de calcular?

    Gostar

  11. economista's avatar
    economista permalink
    22 Junho, 2012 15:02

    CAA
    Com o devido respeito pelos restantes confrades , primeiro , devo dizer que V. Exa. até sabe que não são anónimos …Desonestidade intelectual ? Não tenho nenhum mandato para defender o economista Rui Rio .
    Mas quem semeia ventos , colhe tempestades .”Injuriam” , “conspurcam” , etc. é aquilo que habitualmente se encontra nos posts do CAA … Aliás , foi V. Exa. que recentemente passou para a classe daqueles que não é possivel vetar higienicamente .
    Quanto aos termos “injuriam” , “cobardemente” , “conspurcam” e “cheiro nauseabundo” , faço minhas as palavras de Albino Forjaz de Sampaio .
    P.P.P.

    EDUARDO PRADO COELHO – IN PÚBLICO

    Gostar

  12. António Joaquim's avatar
    António Joaquim permalink
    22 Junho, 2012 15:26

    Peço desculpa ao Paulo Morais mas esta é para o mártir, coitado, CAA, que é grande e abusa no aparente “black out” e qual gramado em mal estado ameaça com aquele azulinho tão estival que até queima, se pudesse, tomado pelo Sancho, que também tem pança, lança-se ao Rio na miragem de uns moínhos que Manezes não desdenharia.

    Gostar

  13. Renato's avatar
    Renato permalink
    22 Junho, 2012 15:45

    Sobre o post “Novas pontes entre nós…”: fez lembrar o discurso do socretismo e suas virtudes

    Gostar

  14. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    22 Junho, 2012 16:14

    “Ou Passos Coelho se enganou nas contas, ou então iludiu-nos com os números. ”
    No fundo, tratava-se apenas de cont’habilidades!

    Gostar

  15. CA's avatar
    22 Junho, 2012 16:16

    Deixei de ler os posts do CAA. É uma questão de reparar quem assina e saltar. É como saltar a publicidade.

    Gostar

  16. carlos moreira's avatar
    carlos moreira permalink
    22 Junho, 2012 16:59

    o CAA é um pandego pontes com o estudo financeiro sustentavel…. onde onde?
    Grandes palhaçadas eheheheheh

    Gostar

  17. carlos moreira's avatar
    carlos moreira permalink
    22 Junho, 2012 17:01

    não gostam do Rui Rio vai-se lá saber porquê.
    Palhaços tristes

    Gostar

  18. zé da Tasca's avatar
    zé da Tasca permalink
    22 Junho, 2012 17:07

    De repente ficamos “muitos” com a mesma “impressão”, não acha estranho ó Snr. CAA? Olhe que eu até lia e gostava dos seus post(s), de “repente” comecei a sentir …assim como que um cheiro…percebe? Não? deixe-lá então, continue na sua cruzada.

    Gostar

  19. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    22 Junho, 2012 17:25

    Li agora a indignação de CAA… num post de Paulo Morais!
    Fiquei surpreendido, porque comentários do género que refere já havia antes de ser deputado.
    Por outro lado CAA responde com o tipo de linguagem que critica.
    Tendeu assim de repente para a pureza da linguagem ou já não está para aturar o “povo com linguagem impura ou imprópria”?
    O que fará quando em campanha esse mesmo “povo ignaro e ‘malcheiroso’ da linguagem” lhe mandar uns “piropos”, no meio do anonimato da multidão?
    Curiosamente, representando uma ideologia com tendência ultraliberal que não aprecio, e que nem deveria fazer parte de um partido que usa a social-democracia como “visco” para os “pássaros” mais atordoados, CAA era um orador que eu apreciava enquanto opositor de Sócrates e de quem gostava (fora o clubismo exacerbado) sem sequer o identificar politicamente (sou um inocente!), mas sabendo que piscava à direita. Perdeu um pouco o fôlego e a fogosidade com a Joana Amaral Dias, é certo. Mas pareceu-me que foi à medida que se foi afastando do “povo”, vinculando-se a um partido e a determinados gurus. Pareceu-me, repito!
    Mas o blogue é seu e eu sou um mero comentador (pouco) anónimo a quem permitem expressar opiniões como esta.

    Gostar

  20. pedro's avatar
    pedro permalink
    22 Junho, 2012 18:03

    paulo Morais: a coisa está mesmo negra. O governo não está a conseguir cumprir sequer, aquilo que orçamentou. Não vale a pena bater no ceguinho ,ele prometeu cortar nas gorduras do estado:ppp,fundações,institutos , a frota de carros do estado tem 20 e tal mil viaturas, votei nele, mas temos de começar a pensar na próxima etapa. De acordo com a ultima síntese de execução orçamental o aumento de impostos reduziu a receita (menos actividade económica) e aumentou a despesa via desempregados e outras prestações sociais. Começo a pensar que o PR vai ter de intervir ,ao menos desta vez , pois já foi reeleito. Dr Paulo Morais temos de perguntar a Passos Coelho se sente ainda com coragem de fazer o que tem de ser feito ,caso contrário, vá ao pr e assuma que com ele no governo não vamos lá. Em breve estaremos todos a viver do rsi!

    Gostar

  21. economista's avatar
    economista permalink
    22 Junho, 2012 18:18

    PEDRO
    Como escreveria uma carta aberta a um P.M. ?
    Excelência
    Para um P.-M. o curriculum de V. Exa. é lamentavelmente insuficiente . E ainda uma tardia licenciatura em “marketing” também numa Universidade privada . Como Director de uma empresa de psicologia aplicada não seleccionaria V. Exa. nem para Director Comercial de uma empresa de detergentes . V. Exa. chegou ao Poder depois de um percurso de mentiras (?) .
    Contudo , reconheço os méritos de V. Exa. . Ainda há quem acredite em V. Exa. .
    Para melhor análise de um perfil não há como recorrer ao velho ditado “diz-me com quem andas , dir-te-ei quem és” . E V. Exa. não teve nem tem boas companhias . E tem favores políticos para recompensar . V. Exa. não é um Homem livre , pelo que não é pessoa “idónea” para gerir a coisa pública . Para quem governar é sinónimo de criminosamente vender Portugal . São já inúmeros os êrros do incompetente governo de V. Exa. . Todos eles revelam uma chocante incompetência . E persiste a duvida entre a mentira ou a incompetência .Despercebida graças à iliteracia numérica economico-financeira e social da generalidade dos portugueses da qual V. Exa. faz parte .E o maior êrro que vai levar V. Exa. ao cadafalso foi não ter sabido resolver de imediato o ainda não resolvido pela egoísta banca o problema do financiamento das empresas . Nem vai V. Exa. resolver o correcto financiamento do Estado .
    Perdoe-me , mas V. Exa. é uma modesta fotocópia do nosso triste Passado .
    respeitosamente
    um Português desiludido
    Post scriptum
    1.Contudo , não sendo V. Exa. analfabeto , pelo que não tem desculpa não ter lido os conselhos do empresário Henrique Neto . Há já um ano não ter sido criado um Banco de Fomento e uma Sociedade de Seguro de Crédito .
    2. Apenas a título de mais um exemplo , o incompetente aumento do IVA da “restauração” de 13 para 23% (+76%) que originou uma receita fiscal trimestral de apenas mais 12 milhões de euros
    (+9%) , a qual não chega sequer para pagar os subsídios de desemprego de cerca de 20 mil ora desempregados deste sector cuja actividade foi reduzida em 50% , já para não falar da correspondente descida de IRS e IRC e contribuições para a Segurança Social . Lá virão mais reformados sem contribuições !…
    3.E assistimos a um exército de “cabeças de ovo” , incluindo V. Exa. , a alardear os santos milagres
    da Santíssima Exportação que diz respeito apenas a 9% das empresas portuguesas !…E as outras ?
    Alguém já pensou se o País se está a descapitalizar ? Também ignoram a rentabilidade das exportações !… E sobre a substituição das importações ? Que evasão fiscal se está fazendo através das exportações ? Não será também mais uma forma (i)lícita de fuga de capitais ? Balança Comercial . E a Balança de Pagamentos ?
    “Cabeças de ovo” , sim … que apenas têm por hábito masturbar-se com as (duvidosas senão erradas ) estatísticas !!!

    Gostar

  22. XisPto's avatar
    XisPto permalink
    22 Junho, 2012 18:19

    A matemática é fácil, mas a contabilidade (ainda?) é opaca na energia e inexistente nas rodoviárias. Mas, concordo com o post. Se o governo só tem isto para apresentar quanto à distribuição equitativa da austeridade, agora que se perspectiva a necessidade de mais austeridade, vamos mal.

    Gostar

  23. economista's avatar
    economista permalink
    22 Junho, 2012 18:26

    PEDRO
    Como escreveria uma carta aberta a um P.M. ?
    Excelência
    Para um P.-M. o curriculum de V. Exa. é lamentavelmente insuficiente . E ainda uma tardia licenciatura em “marketing” também numa Universidade privada . Como Director de uma empresa de psicologia aplicada não seleccionaria V. Exa. nem para Director Comercial de uma empresa de detergentes . V. Exa. chegou ao Poder depois de um percurso de mentiras (?) .
    Contudo , reconheço os méritos de V. Exa. . Ainda há quem acredite em V. Exa. .
    Para melhor análise de um perfil não há como recorrer ao velho ditado “diz-me com quem andas , dir-te-ei quem és” . E V. Exa. não teve nem tem boas companhias . E tem favores políticos para recompensar . V. Exa. não é um Homem livre , pelo que não é pessoa “idónea” para gerir a coisa pública . Para quem governar é sinónimo de vender Portugal . São já inúmeros os êrros do incompetente governo de V. Exa. . Todos eles revelam uma chocante incompetência . E persiste a duvida entre a mentira ou a incompetência .Despercebida graças à iliteracia numérica economico-financeira e social da generalidade dos portugueses da qual V. Exa. faz parte .E o maior êrro que vai levar V. Exa. ao cadafalso foi não ter sabido resolver de imediato o ainda não resolvido pela egoísta banca o problema do financiamento das empresas . Nem vai V. Exa. resolver o correcto financiamento do Estado .
    Perdoe-me , mas V. Exa. é uma modesta fotocópia do nosso triste Passado .
    respeitosamente
    um Português desiludido
    Post scriptum
    1.Contudo , não sendo V. Exa. analfabeto , pelo que não tem desculpa não ter lido os conselhos do empresário Henrique Neto . Há já um ano não ter sido criado um Banco de Fomento e uma Sociedade de Seguro de Crédito .
    2. Apenas a título de mais um exemplo , o incompetente aumento do IVA da “restauração” de 13 para 23% (+76%) que originou uma receita fiscal trimestral de apenas mais 12 milhões de euros
    (+9%) , a qual não chega sequer para pagar os subsídios de desemprego de cerca de 20 mil ora desempregados deste sector cuja actividade foi reduzida em 50% , já para não falar da correspondente descida de IRS e IRC e contribuições para a Segurança Social . Lá virão mais reformados sem contribuições !…
    3.E assistimos a um exército de “cabeças de ovo” , incluindo V. Exa. , a alardear os santos milagres
    da Santíssima Exportação que diz respeito apenas a 9% das empresas portuguesas !…E as outras ?
    Alguém já pensou se o País se está a descapitalizar ? Também ignoram a rentabilidade das exportações !… E sobre a substituição das importações ? Que evasão fiscal se está fazendo através das exportações ? Não será também mais uma forma (i)lícita de fuga de capitais ? Balança Comercial . E a Balança de Pagamentos ?
    “Cabeças de ovo” , sim … que apenas têm por hábito masturbar-se com as (duvidosas senão erradas ) estatísticas !!!

    Gostar

  24. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    22 Junho, 2012 18:51

    Desculpem a falta de oportunidade mas o post do caro CAA:
    ” Filipe Menezes é o exemplo de que com imaginação política e um imprescindível plano financeiro sustentável, as boas ideias podem brotar e ser realidade mesmo em tempos de aflição financeira.”
    Faz-me bater as palmas (mesmo que esteja com as mãos nos bolsos) .
    A clarividência do salto qualitativo da futura cidade “PorGaia” ou “GaiaPor” leva indubitavelmente à construção de várias pontes e túneis. Mas ó infelicidade das infelicidades, porque é que Moisés já não está entre nós?
    Conseguem imaginar o homem a bater com o bastão no chão e, qual guarda de passagem de nível permitir a passagem pedestre entre os dois lados da futura Avenida do Douro (Ex-Rio Douro)?
    Quanto à guita para as pontes e túneis é só uma questão de engenharia financeira (qualquer contabilista o explicará).
    O Sócrates também.
    Não se paga, só se gere.

    Gostar

  25. Delfim's avatar
    Delfim permalink
    22 Junho, 2012 21:05

    Estou profundamente frustrado Não consigo comentar os post de um tal CAA que usa e abusa deste site para promoção pessoal (BTW amanhã estarei a dar consulta na Venda do Pinheiro se precisarem dos meus serviços o nº de telefone é………….) Já agora uma vez que não posso postar, uma palavra para o MEC Há 30 anos todos os Sábados eram especiais pois era o dia em que saia o Expresso os doze mil e quinhentos que tirava da minha mesada á custa de cortar em tudo que era divertimento eram o preço ,mais que justo, para ter acesso as cronicas de MEC .Mais tarde zanguei-me consigo na fase do Independente por ver que se tornou veículo das ambições politicas do Dr.Portas e caixa de ressonãncia das ideias de VPV.Zanguei-me consigo e fiz a promessa solene de nunca mais ler prosa sua.Ontem fui comprar o D.N que estave esgotado (vá lá saberr-se porquê e resolvi comprar ´´O Publico´´Onde da sua pena li a mais bela declaração de amor ,que faris o velho Shakespear corar de inveja Obrigado Mec pelos Joy division ,pelo prazer de comprar o Expresso nos meados dos anos oitenta e pela mais bela carta de amor que alguma vez li -A sua cronica de ontem .Votos de melhoras para a Maria João e se alguma vez passar na Malveira convido-o para provar umas trouxas ,que não sendo tão doces como as nesperas sao igualmente deliciosas

    Gostar

  26. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    22 Junho, 2012 21:11

    a respeito dos posts de CAA , o Blasfémias aderiu aos tempos de antena?

    Gostar

  27. Delfim's avatar
    Delfim permalink
    22 Junho, 2012 21:16

    Portela1 .Já somos dois Gostaria de ouvir outras opiniões acerca desta DESONESTIDADE de outros comentadores

    Gostar

  28. carlos moreira's avatar
    carlos moreira permalink
    22 Junho, 2012 21:34

    excelente o CAA. acabei de ver na TV só vomitei 4 vezes.
    valha-ma Deus (ele só disse 6 vezes)

    Gostar

  29. José Santos's avatar
    José Santos permalink
    22 Junho, 2012 22:34

    Tenham calma, pois como diz o povo, casa onde não há pão todos ralham e ninguem tem razão.
    O pão já o comeram todo, já só restam as migalhas.
    Quantos milhares de milhões de euros que vieram da CEE desde 1986 e que foram desbaratados em subsidios inuteis, formações inuteis, apoios a projectos sem futuro, obras sem necessidade?
    Deveria ser apresentada essa quantia aos (irresponsáveis) politicos para os responsabilizar pelas consequências da sua incompetência e aproveitar para que se calem perante a evidência das péssimas opções que tomaram.Alguns deles andam por aí, na comunicação social e em tachos bem abonados a mandar bitaites sem vergonha na cara.
    Por cada bitaite que agora mandam deviam justificar os disparates e as opções erradas que tomaram quando passaram por cargos politicos em tempo de vacas gordas.
    Já estou a ficar velho, mas gostava que isto melhorasse para os filhos e netos. Olhando para trás verifico que houve demasiada incompetência e oportunismo no aproveitamento do dinheiro que veio das ajudas da CEE, pouco ou nada de util se fez na agricultura, nas pescas, na industria que criasse solidez de estruturas produtivas para o futuro. Basta olhar para esses sectores! estão uma vergonha. Isto foi culpa dos politicos, que não souberam regular e controlar devidamente os projectos, os subsidios foram mal atribuidos e não se controlou o assalto dos oportunistas que aproveitaram para encher o bolso e passado o tempo obrigatório encerraram a actividade produtiva. A situação começou com os governos de Cavaco Silva e prolongou-se no tempo até aos nossos dias. Este problema de mau aproveitamento dos dinheiros comunitários, mais a corrupção dos politicos, mais as obras publicas mal contratadas, com prejuizo para o erário publico, mais o BPN, mais as SCTs, são demasiados problemas para um país tão pequeno.
    Em alguns paises, como na Alemanha, Suécia ou Finlandia, essa gente com grandes responsabilidades politicas pela situação, e que ainda anda por aí …. em cargos e tachos …. e a mandar bitaites, já tinha sido responsabilizada e desaparecido de cena.
    Nesta época de crise temos que clamar por alguns valores para o exercicio dos cargos politicos, como a ética, a justiça, a igualdade na repartição dos sacrificios, e a explicação das opções que se tomam, para que a sociedade possa aceitar as medidas e acreditar que é possivel vencer a crise.
    Mas não é isto que vemos. E como alguem disse há anos …… o povo é sereno ….. o povo é sereno ….., e acrescento eu que felizmente o povo tem alma grande, mas não merece a maioria dos politicos que o tem governado nos últimos anos.

    Gostar

  30. MJRB's avatar
    23 Junho, 2012 00:12

    CAbreu Amorim,
    Essa proposta-visão de futuro de LFMenezes, mesmo se cumprida nos próximos 12 anos (duvido), faz-me recordar algumas obras insuportáveis dignas dos governos “socialistas” para proporcionarem milhões de Euros a empresas partidárias… Sendo deputado, não quer investigar as causas e os putativos beneficiários directos de tamanha “empreitada” ?
    Faz-me também recordar a estória “a minha é mais comprida do que a tua !”. Ou seja, como LFMenezes é politicamente muito inferior a Rui Rio, quer, de vez em quando, “picar” o arqui-rival. Neste caso, à falta de ideias sensatas, avança com três (!) pontes e um túnel… Por que não, em vez de 3 pontes e um túnel, e para finalmente resolver o confronto político e pessoal entre LFM e RR, uma ponte (provavelmente mais comprida do que a 25 de Abril), entre o Cais Capelo Ivens/Castelo e a Praia da Ouriga ?
    (Carago !, RRio já anunciou que não se recandidata… LFM pode avançar sem pontes… Espero que não chore, se perder as autárquicas).
    ——————————————–
    Estarei equivocado com a dívida da Câmara de Gaia, quando LFM assumiu o fátuo-e-flop protagonismo/presidência do PSD, no total de 250 milhões de Euros ?

    Gostar

  31. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    25 Junho, 2012 08:00

    No BLASFEMIAS os posts do CAA já não permitem comentários porque CAA passou a ser uma Marca de graxa para botas ?

    A propósito do CAA como comentarista neste blog e nao postador de post e a suas andanças últimas como fofoqueiro.

    A noticia vem do Israel:

    “A expulsão de imigrantes sudaneses ilegais, descritos por políticos como “um cancro”, chocou Erika Davis, uma negra americana convertida ao judaísmo. “Será que os judeus se esqueceram do seu passado?”

    Gostar

  32. lica's avatar
    lica permalink
    26 Junho, 2012 13:26

    desde há uns tempos para cá sempre que acabo de ouvir o caa vou a correr puxar o autoclismo

    Gostar

  33. contablista's avatar
    contablista permalink
    26 Junho, 2012 16:11

    CAA aos abraços com Miguel Relvas !!! Diz-me com quem andas , dir-te-ei quem és (sem gabarolice , a mim nunca me enganaste) .
    OH ! LICA , tenha cuidado …

    Gostar

  34. lica's avatar
    lica permalink
    26 Junho, 2012 17:46

    contablista
    cuidado porquê?
    Se o autoclismo partir compro outro. A mim não me tiraram o subsidio de ferias

    Gostar

    • contablista's avatar
      contablista permalink
      26 Junho, 2012 18:52

      LICA
      Pior que puzzle… mas ele não cabe no autoclismo !…

      Gostar

  35. lica's avatar
    lica permalink
    26 Junho, 2012 20:31

    contablista

    mas o autoclismo cabe nele

    Gostar

Trackbacks

  1. Anónimo

Deixe uma resposta para carlos moreira Cancelar resposta