Saltar para o conteúdo

Agressões e desventuras

30 Junho, 2012

O editorial do PÚBLICO de hoje intitula-se “A inútil desventura do ministro Álvaro” e estabelece o paralelo entre as agressões a Mário Soares e a Álvaro Santos Pereira. Para o editorialista MS “Foi, como se sabe, agredido por sindicalistas e manifestantes ligados ao PCP” enquanto Álvaro Santos Pereira «experimentou os efeitos da ira popular». No fim Álvaro Santos Pereira além de ter experimentado a “ira popular” e de segundo quem assina o editorial ter ouvido um militante do PSD  a elogiar Vasco Gonçalves (a ironia da frase escapa ao editorialista) ainda acaba protagonista duma desventura inútil. Em resumo os socialistas são agredidos. Os outros têm desventuras. E inúteis ainda por cima. Mas o melhor é ler:

«A inútil desventura do ministro Álvaro. Foi já há um quarto de século, mas muitos reterão ainda na memória as imagens da conturbada viagem de Mário Soares, então candidato à Presidência, à Marinha Grande. Foi, como se sabe, agredido por sindicalistas e manifestantes ligados ao PCP. Resultado: em lugar de descer nas sondagens, subiu. E tornou-se Presidente da República. Ontem, na Covilhã, o ministro da Economia, Álvaro dos Santos Pereira, experimentou os efeitos da ira popular e teve que ouvir, inclusive, da boca do autarca local (por sinal, do PSD) que, “para algumas pessoas, o único Governo que se preocupou com os trabalhadores foi, em 1975, o Governo de Vasco Gonçalves”. O ministro ainda tentou dialogar, sem êxito: foi insultado e um dos manifestantes atirou-se para cima do carro onde seguia. Isto garantiu-lhe escolta da GNR, desistindo da cerimónia. Mas foi, na verdade, uma desventura inútil: quer para os manifestantes, quer para o Governo, que não subirá nas sondagens por causa disso.»

Obs. A propósito da “ira popular” veja-se este video com Carlos Bicho que será o mais irado popular desta desventura inútil: Saltei para cima do capot para me defender»

77 comentários leave one →
  1. 30 Junho, 2012 09:19

    EStamos entregues aos bichos. O Presidente. O Presidente e a tropa. Só eles nos podem valer.
    http://lishbuna.blogspot.pt/2012/06/e-verdade-sim-senhor-sao-soldados-de.html

    Gostar

  2. PEta permalink
    30 Junho, 2012 09:46

    Porra, o ressabiamento da Helena contra o Público ainda continua…Abra você o raio de um jornal e coloque as notícias que bem entender!!

    Gostar

  3. Grunho permalink
    30 Junho, 2012 09:51

    O inútil e desventurado post da Helena.

    Gostar

  4. neotonto permalink
    30 Junho, 2012 10:04

    “Nao as fazes nao as temas…”
    Só que como sempre a HM interpreta até este agudo refrao a sua maneira e ja sempre as teme “antes-de-as-fazer”…

    Gostar

  5. 30 Junho, 2012 10:09

    Cara Helena,

    Tem a certeza que transcreveu o texto do Público correctamente? É tão surreal!!
    .
    E não perceber a ironia do autarca… OMG.
    .
    Caros jornalistas do Público, da próxima vez que levantarem suspeitas sobre as PMEs que dão prejuízo anos a fio e que não fecham, lembrem-se da empresa para a qual trabalham e interroguem-se: “Por que não fecha?”

    Gostar

  6. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 10:11

    Só quem não conhece in persona (termo desadequado!) aquele animal do Carlos Bicho é que pode pensar que o homem é para ser tomado a sério. O homem é por natureza opinativo e mal-educado, é daqueles para quem uma folha verde será azul, e não mudará de opinião perante evidências, se o partido assim o disser. É um dos que sobreviveu à última extinção global, a de 1991, e se recusa a perceber que os russos já têm tanto amor aos comunistas como o Bin Laden ao criador de suínos.
    .
    A dita ira popular não teve mais de trinta manifestantes num distrito de centenas de milhar de pessoas. Mas foram devidamente enquadrados pelas televisões para parecerem muitos. Infelizmente, a câmara resvalou um pouco para os lados e provou que além desses trinta mais nenhum havia. E posso dizer que conheci dentro desses trinta alguns polícias (à paisana), pelo que o número dos idiotas da «ira popular» até deve ser mais próximo a vinte e cinco.
    .
    Para mim, tanto cuidados das televisões e dos jornais a uma estupidez pegada prova apenas uma coisa: o Álvaro está a incomodar muita gente, e não necessariamente comunistas e bloquistas.

    Gostar

  7. Contumaz permalink
    30 Junho, 2012 10:12

    João Lisboa
    Apelas ao presidente.
    Mas qual presidente?
    Por acaso nós temos algum presidente?
    Estás a referir-te ao sujeito que está envolvido no caso BPN?

    Gostar

  8. Joaquim Amado Lopes permalink
    30 Junho, 2012 10:38

    Há realmente gente sem um pingo de vergonha. Não me refiro a Carlos Bicho, que não terá inteligência suficiente para perceber as figuras tristes que faz, mas sim aos “democratas” que se auto-intitulam “representantes da vontade popular” e usam imbecis como o Carlos Bicho para conseguirem “na rua” o que não conseguem nas urnas.

    Gostar

  9. piscoiso permalink
    30 Junho, 2012 10:47

    Em resumo os socialistas são agredidos. Os outros têm desventuras.
    Resumo desonesto.
    Mário Soares foi efetivamente agredido na marinha Grande em 1986.
    Ontem na Covilhã, houve uma tentativa frustrada de carjacking.

    Gostar

  10. A. R permalink
    30 Junho, 2012 10:48

    Queria andar de Mercedes à custa do contribuinte: há bichos e tarecos para tudo. O comunismos é uma possessão que abusa da liberdade. Um negro em cuba queixou de “hambre”, enquanto o grande timoneiro come lagosta servida por 30 empregadas e ainda tem serviço à lista, e foi parar a um hospital psiquiátrico.

    Gostar

  11. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 11:05

    Continuo a dizer: não houve mais de 30 pessoas (25 se contarmos os polícias à paisana que reconheci) nessa manifestação. Isso não é a vontade popular. A vontade popular é expressa por milhões de eleitores nas urnas de quatro em quatro anos. É amplamente discutida nas famílias, nos grupos de amigos, nos cafés, nas reuniões políticas e na comunicação social. É assim que é formada, e muito bem. É expressa depois nas urnas, não por um grupelho de arruaceiros ignaros nas ruas. Sei que os comunistas deste mundo e os bloquistas seus correligionários não morrem de amor por urnas e eleições, mas alguém lhes tem de dizer que elas existem em Portugal, que é uma democracia liberal.
    .
    Há uma outra questão, muito mais importante: a desmesurada importãncia, que roça o ridículo, dada pelos fautores de efabulações opinativas que alguém convencionou chamar jornalistas. Para mim, isso apenas diz o seguinte:
    .
    1) O Álvaro anda a incomodar muita gente que nem é comunista nem bloquista, pois:
    2) Alguém teme o Álvaro dos Santos Pereira, ou pelo menos deseja a sua substituição iminente, a ponto de:
    3) Exagerar, mentir, efabular, inventar e expor-se ao ridículo de ser facilmente desmentido. Para os tais jornalistas, e os seus mandantes, o risco é recompensado pelas mesmo se remotas possibilidades de enfraquecimento do Álvaro dos Santos Pereira.
    .
    Façam as vossas conclusões. Já fiz as minhas.

    Gostar

  12. votoembranco permalink
    30 Junho, 2012 11:24

    E aquela coisa do tribunal constitucional ainda não se ter pronunciado sobre o roubo dos subsídios aos pensionistas e FP?
    E aquela coisa dos condenados do BPN passarem a gerir fundos do estado?
    E aquela coisa das PPP’s?
    E aquela coisa do estado de emergência não decretado?
    E aquela coisa da lei não permitir o encarceramento do Isaltino?
    E aquela coisa do assassino do genro, com a neta ao colo, filha da juíza, que está em casa a educar a neta orfã?
    E aquela coisa da baixa das receitas fiscais?
    E aquela coisa do aumento do desemprego?
    E aquela coisa dos novos emigrantes serem a empresa que mais exporta, melhor, é a empresa que mais exporta divisas para Portugal?
    E aquela coisa do Rodrigues e dos gravadores?
    E do perdão da dívida do Vitor Baía e do Duarte Lima?
    E as novas medidas de austeridade que se avizinham?

    A Helena Matos com tanto para dizer sobre “merdices” e com tão pouco a dizer sobre os portugueses!
    Em que mundo vive esta mulher, “jornalista” de “fait divers”, tipo Lili Caneças, só que menos culta!
    A verdade é que como diz o historiador António M. Hespanha, esta gente do radicalismo Estalinista acaba sempre por ser radical noutras coisas e aterram, como moda, como selvagens no liberalismo!
    Cumps

    Gostar

  13. Portela Menos 1 permalink
    30 Junho, 2012 11:30

    a mim o que me incomoda no alvaro e neste governo são 1.200.000 desempregados, 7.9% de defice e as filas para a sopa do barroso.

    Gostar

  14. Helena Matos permalink
    30 Junho, 2012 11:54

    Presumo que o «o historiador António M. Hespanha» quando fala de «radicalismo Estalinista» estará a falar dele mesmo e da sua actuação enquanto Director-geral do Ensino Superior em 1974-1975

    Gostar

  15. JCardoso permalink
    30 Junho, 2012 12:22

    Helena, volto a dizer, esse Carlos Bicho foi membro das FP-25. Não é um manifestante qualquer.
    E o militante do PSD, é só o presidente da Câmara Municipal da Covilhã e como é evidente estava a gozar com os camaradas comunistas qque ali estavam na manifestação.

    Gostar

  16. 30 Junho, 2012 12:43

    Força Helena, não esmoreça e denuncie os embusteiros estalinistas e trotkystas de toda a espécie… Tenha, no entanto, algum cuidado porque eles são vingativos!…
    Antigamente eu pensava que as galinhas eram pouco inteligentes: isso foi até começar a conhecer melhor os comunistas…

    Gostar

  17. Portela Menos 1 permalink
    30 Junho, 2012 13:32

    Nao deixa de ser irònico hfmatos a escrever sobre radicais em 74/75 !

    Gostar

  18. Joaquim Amado Lopes permalink
    30 Junho, 2012 13:33

    Portela Menos 1,
    “a mim o que me incomoda no alvaro e neste governo são 1.200.000 desempregados, 7.9% de defice e as filas para a sopa do barroso.”
    Acredita mesmo que o que refere é da responsabilidade deste Governo?

    Gostar

  19. Portela Menos 1 permalink
    30 Junho, 2012 13:40

    Amaddo Lopes,claro que este governo é irresponsavel … a responsabilidade – para os idiotas- é do PREC !

    Gostar

  20. 30 Junho, 2012 13:48

    Força Helena , vamos a eles até o comemos…PREC que foi á 37 anos e mesmo assim…Portela esta gente não se enxerga do ridiculo em que caem devido á cegueira.

    Gostar

  21. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 13:49

    Portela,
    .
    Se se referir a PREC (Pagamentos Régios Entre Compadres), temos todos razão. Esta sanha de dar aos amigos a chave da caixa-forte do Estado é que nos levou onde nos levou.
    .
    Os 7,9% de défice são apenas DO PRIMEIRO TRIMESTRE, quando o défice é sempre mais elevado. Esperamos pelas contas do 2.º trimestre para saber se o défice poderá chegar a menos de 5%. Qualquer extrapolação do primeiro trimestre peca sempre por excesso. mas aposto que o omnisciente e contundente Portela não sabia disto, embora não se iniba de lançar críticas.
    .
    E quato aos desempregados, culpe a legislação laboral portuguesa e a instabilidade fiscal, que inibe o investimento nacional e afasta o estrangeiro. Coisas de esquerda!

    Gostar

  22. 30 Junho, 2012 14:08

    Colaço,

    Ser parvo não doi???

    Gostar

  23. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 14:12

    Joaquim Lopes toda a gente sabe que a culpa é do Socrates

    Gostar

  24. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 14:16

    Sr, Colaço mas 2011 tambem teve 1º trimestre e foi 7,5% !!!!!???
    no seu ultimo comentário o ultimo paragrafo está demais,acredita no que escreveu?

    Gostar

  25. Paulo permalink
    30 Junho, 2012 14:20

    Apesar de tudo ontem até se conseguiu ver a imagem de apenas meia dúzia de manifestantes.
    Se é compreensível a dificuldade que muitos passam, já não entendo que seja dada tamanho relevo a arruaceiros, a ser verdade o que escreveram aqui atrás criminosos das FP25.
    .
    O Álvaro terá de justificar muita coisa, mas se tomarem atenção às contas, o problema actual está do lado da receita (falta de lucros e fuga generalizada ao IVA) e na despesa social (onde anda o rapaz da lambreta?).
    Alguém esperava que se criassem empresas no meio desta turbulência, sem dinheiro para financiar?
    Ele que nos faça o favor de cortar muito nas mordomias da CP, TAP, RAVE, ANA e outras, corte nas rendas absurdas das PPP, e depois volte para o Canadá em paz.
    Que se criem condições para aparecerem investidores (está-se mesmo a ver que com o PC ou o BE eles vinham aos montes!) e já não é mau!

    Gostar

  26. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 14:26

    neste momento investir em Portugal para quê não há mercado(culpa claro do Socrates)
    o que se vê é empresas a abandonar Portugal.E não é por causa da legislação laboral OBVIO.

    Gostar

  27. JDGF permalink
    30 Junho, 2012 14:46

    Existe alguma obsessão pelo Bicho?
    Soa á canção de Iran Costa: “É o bicho, é o bicho, vou te devorar, crocodilo eu sou…”

    Gostar

  28. Portela Menos 1 permalink
    30 Junho, 2012 15:04

    O ultimo paragrafo de FC sò pode ser para rir!

    Gostar

  29. Portela Menos 1 permalink
    30 Junho, 2012 15:08

    FC, sobre os 7,9% o melhor é consultar os seus gurus do cds-psd e nao dizer disparates.

    Gostar

  30. 30 Junho, 2012 15:30

    Há milagres em Portugal.
    O Público vende 21,454 exemplares quota de mercado 9,63 % e tem 1885 assinantes digitais.
    Perde dinheiro todos os dias.
    Porque é que o Murdoch Luso continua a sustentar aquilo ninguém compreende.

    Gostar

  31. Não Interessa permalink
    30 Junho, 2012 15:33

    Das que eu mais gosto do Colaço é aquela falta de noção do ridículo com que diz “foram 30.. (ah sim?), e reconheci ali alguns polícias à paisana (ah é? conhece? são quê.. seus familiares, andou na escola com eles?).. pronto vá, 5(eh lá afinal já são 5 polícias à paisana?)” e pronto, está retorcido o que quer que tenha acontecido a gosto do seguidismo partidário. Homem, das duas uma, arranje um tacho.. ou uma espinha dorsal. Agora estar aqui a doutrinar de borla é que não!

    Gostar

  32. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 15:48

    alguem se lembra para que iam servir as “medidas de austridade”
    Era para diminuir o deficit!!!!!!???????
    Alguem me informa de alguma medida ou resultado deste governo que seja positivo para o país?
    Só quero UMA

    Gostar

  33. Pedro Polaina permalink
    30 Junho, 2012 16:00

    Assentem no seguinte: pelo que se vê, na manif havia máximo de 15 fabianos e fabianas. Chefe da horda o Garra do Sindicato à 30 anos, membro do PCP e do secretariado da CGTP. Corrido da empresa onde trabalhava a limpar sanitas numa fábrica de tecidos. Desde então dedica-se a ser mercenário profissional insultando tudo o que mexe dos governos legitimos.
    Arrasta uns alcoólicos vidrados como o bicharoco que não põe os pés na escola, a limpar janelas. Resumo: a CGTP, não tem associados, já não consegue manifs que se veja nos grandes centros. Recorre a estes incidentes para aparecer nas televisões. Entretanto a justiça e o Ministério Público continuam no sofá. Há abuso e violência contra bens públicos, o Bicho a saltar para o carro, há videos e um agente da PSP a ser desrespeitado, uma agente da PSP de salto alto a passear e nada acontece. Porra para este Estado e esta Justiça. Arruaceiros e mercenários para a cadeia.

    Gostar

  34. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 16:15

    exemplo de governação em Portugal
    http://expresso.sapo.pt/investimentos-suspensos-em-sines=f736475

    Gostar

  35. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 16:23

    Não interessa,
    .
    Vivo no concelho da Covilhã e os polícias destacados são conhecidos.
    .
    Estou a ver que a verdade dói, incomodando a tal ponto que tomam tantos cuidados para me insultar sem contudo chegarem a refutar-me. Podiam ser mais refinados no insulto, mas como sabemos o comportamento de bovino em manada enfraquece o intelecto. Quando, meu caro, os argumentos faltam por ignorância, ataca-se o mensageiro. Tenho pena que os meus interlocutores, ao darem o melhor de si, desprovem a existência de esquerda inteligente.
    .
    Mas a verdade é estas: a legislação laboral e o ambiente fiscal, coisas herdadas de um país no vermelho e preservadas com retoques pelos socialistas laranjas e pelos socialistas rosas, é que impedem o ressurgimento do investimento. Por que carga d’água irei eu investir do meu dinheiro em Portugal quando a recompensa é minimizada faze aos riscos de ter de sustentar um estado balofo e vampiresco?

    Gostar

  36. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 16:30

    Moreira,
    .
    Quer uma media, dou-lhe uma acção de um campo que me interessou particularmente no passado.
    .
    O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, inicia no sábado uma visita de oito dias à China, acompanhado por mais de 50 empresários, a qual deverá consagrar o atual bom momento das relações económicas bilaterais.

    “A China é hoje um dos dez maiores parceiros económicos de Portugal e fez importantes investimentos em grandes empresas portuguesas. Esta visita é a consagração de um momento muito especial nas relações entre os dois países”, disse à agência Lusa o embaixador português em Pequim, José Tadeu Soares.
    .
    E resultados:
    .
    As exportações para a China num ano aumentam quase 65%. Estamos a 300 milhões de euros do equilíbrio comercial.
    .
    Moreira, deixe de fazer fretes para os que arruinariam Portugal. Trate de ver a realidade, e para isso apenas desejo que compare a Albânia com a Alemanha ou a União Soviética com os Estados Unidos.

    Gostar

  37. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 16:31

    Sr. Colaço com que alcavalas fiscais penalizou este governo as empresas?
    a questão não é essa mas sim não haver mercado… acabou .

    Gostar

  38. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 16:36

    Fado Alexandrino,
    .
    Porque é que o Murdoch Luso continua a sustentar aquilo ninguém compreende.
    .
    Compreende assim: como forma de pressão sobre os políticos, para aprovarem leis que beneficiem outros negócios do grupo (especialmente construção e hipermercados). Os resultados positivos do Público não são directos. São indirectos, mas muitíssimo lucrativos quando se vê o grupo como um todo.

    Gostar

  39. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 16:45

    Moreira,
    .
    O mercado estava artificialmente insuflado com crédito, cujo acabou e tem de se pagar. Antes, tínhamos dinheiro a mais para o consumo, neste momento temos de abdicar de parte do cunsumo para pagar o que devemos, individual e colectivamente. É precisamente isto que deita o mercado abaixo: decisões do passado tomada por representantes eleitos.
    .
    Imagino que o Moreira tenha algumas peias a eleições e a eleitos, preferindo um directório escolhido e mantido perpetuamente. Eu asseguro-lhe que esse não é o meu caso: prefiro tombar e ter de me levantar por minha própria culpa que ser amparado e alimentado dentro das grades de uma prisão.
    .
    As empresas não foram abaixo por falta de mercado. Se assim fosse, nunta ceríamos tido crise entre 2000 e 2008. E no entanto estivemos sempre em crise. Precisamente porque vivíamos num mundo irreal, aldrabados pelos nossos eleitos e pelos partidos de esquerda (não há partidos não socialistas em Portugal). Quando muito alguns mais lúcidos diziam que a situação era insustentável— e como foram vilipendiados então. Chamaram-nos «miserabilistas» e até «anti-patriotas».
    .
    Mas os resultados, caro Moreira, vêem-se. Os que falam sem conhecer a realidade no «devia ser assim» não percebem que o Mundo «não pode ser assim». Podemos clamar e legislar direitos laborais tão fortes que acabaremos por não criar novos empregos e perder os existentes. E no processo, os poucos trabalhadores que ficarem serão indolentes e com a produtividade de um trabalhador soviético ou cubano (sabe quanto erae é? Investigue e pasme-se).

    Gostar

  40. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 16:50

    Moreira,
    .
    Sobre Cuba,
    .
    Aquellos a ser purgados de lo que Raúl Castro llamó “las plantillas considerablemente abultadas en el sector estatal” representan hasta el cuarto de la población económicamente activa en la isla. Se prevé que casi todas las familias cubanas se verán afectadas, y los cambios económicos propuestos están generando una creciente tensión social y política.
    .
    “Hay que borrar para siempre la noción de que Cuba es el único país del mundo en que se puede vivir sin trabajar”, dijo Castro a los miembros del parlamento cubano.

    .
    Quem disse isso foi RAUL CASTRO.

    Gostar

  41. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 16:55

    SR. Colaço,
    perguntei medidas ou resultado deste governo? Uma viagem vai fazer a diferença?
    Pensa que foi o Portas que descobriu a China viagens com empresário fizeram Socrates e o ministro da economia da altura e muitas (na epoca diziam que era gastar dinheiro)
    Pensa que o aumento das exportações se fica a dever a ALGO deste governo.Foi sentar na cadeira e exportações começaram a subir?
    Claro que aumento das exportações é bem vindo mas insuficiente para nos tirar do buraco.
    O equilibrio da balança comercial e excedente tambem a Espanha teve por muitos anos e o resultado está á vista.
    Sem crescimento a serio do PIB estamos f*****
    E infelizmente estamos no sentido contrario porque a Troika quer e o governo ainda mais.
    Já uma vez fiz esta pergunta Portugal Europa ou Atlantico? (A-C que pensa sobre esta questão)
    Na minha humilde opinião é a nivel estrategico a grande questão,Lusofonia ou Europa?

    Gostar

  42. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 16:58

    Moreira,
    .
    Finalmente traduzido directamente do russo (já lhe disse que falo e escrevo russo):
    .
    «Em última análise, a produtividade do trabalho é a coisa mais importante, a razão principal para a vitória do novo sistema social. O capitalismo criou uma incógnita de produtividade [é o melhor que sei traduzir esta expressão] sob a servidão. O capitalismo pode ser completamente vencido, e será inteiramente derrotado, pois o socialismo cria uma nova e maior produtividade do trabalho.» V. I. Ulianov (sabe quem é?) em 1929.
    .
    Agora veja, a produtividade de um trabalhador soviético foi sempre menos de 25% da produtividade de um trabalhador americano. Pela boca dos comunistas soviéticos tramamos o socialismo (este é um bónus).

    Gostar

  43. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 17:08

    Que outro resultado que tenha valido a pena? Os juros cobrados a Portugal estão a descer, e com tendência descendente:
    .
    No caso português, as taxas de juro implícitas seguem a cair em todos os prazos. Entre os prazos a dois e nove meses, as quedas são superiores a 10 pontos base. A taxa de juro implícita a dois anos está nos 7,83%. As “yields” das obrigações a dez anos cedem 2 pontos base para 10,16%.
    .
    Pensa que sendo Portugal liderado por «Sócrates» via Seguro, eventualmente ajudado pelo Loucão, as taxas desciam? Acha que o crescimento se decreta, aparece por feitiço com pós de perlimpimpim? Acha que simplesmente legislando se pode criar riqueza?
    .
    O Governo anunciou-se bem, começou tíbio e anda mais preocupado agora em voltar a agradar ao eleitorado, lixando as gerações futuras. O que gastamos hoje sair-nos-á do bolso duplicado amanhã. E francamente, preferiria que a minha geração não estragasse o futuro dos meus três filhos e dos seus filhos.
    .
    É tempo de corrigir e de pagar. Mordemos o osso, mudamos de vida, fazemos novas actividades, reinventamo-nos e aproveitamos este tempo para desembaraçar o Estado das suas “las plantillas considerablemente abultadas en el sector estatal” (como disse o capitalista Raul Castro), tudo fazendo para que o mal que a nós próprios fizemos não se volte a repetir.

    Gostar

  44. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 17:11

    E veja que nos PIIGS Portugal tem a menor CDS (17 pontos base), ainda menor do que na Itális aou na Irlanda. Com tendẽncia a descer.

    Gostar

  45. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 17:20

    Carlos Moreira,
    .
    Não há Europa versus Lusofonia. A verdade é que a Lusofonia vẽ-nos como porta de entrada para a Europa e a Europa como interlocutor da lusofonia. Se descurarmos uma, perderemos inexoravelmente a outra.
    .
    Portugal é interessante enquanto país europeu. Portugal é interessante enquanto membro de uma comunidade de 240 milhões de consumidores (quase metade da população da União Europeia). Portugal é desinteressante no isolamento e irrelevante quando considerado sem esses laços.
    .
    Portugal é interessante no Japão (que nos adoram). Portugal é interessante na Rússia (que nos adoram). Portugal é interessante na China (que nos adoram). Portugal é interessante na África do Sul (onde temos uma larga comunidade) e em toda a África Bantu (que nos respeita e gosta de nós) e em toda a América Latina (idem). Temos de nós próprios uma imagem que não adere de todo à realidade. Seremos burros se colectivamente não soubermos explorar esta imagem que outros têm de nós para benefício nosso e dos povos com quem comerciarmos.

    Gostar

  46. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 17:27

    Sr. Colaço,
    Quando imagina coisas sobre mim erra sempre pois.. falta de imaginação.
    As más decisões vêm do tempo dos descobrimentos nunca nos conseguimos afirmar e equilibrar.
    Classe dirigente arrogante, estupida, corrupta e quase sempre ” das familias” ou fechada ao mundo (salazar).
    Povo por gerações habituado a privações “a sofrer”.
    Pais ingovernável é o que resta Cavaco,Guterres e Durão fugiram.
    todos os paises ditos do 1º mundo vivem do credito problema é falta de crescimento.
    vivemos não numa democracia Sr. Colaço, mas numa ditadura financeira e da comunicação social aqui e nos outros do 1º mundo
    Governa -se a pensar nas consequencias do que vão dizer os midia que no caso português são dos donos de Portugal

    Gostar

  47. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 17:35

    Sr. Colaço,
    Apelo ao seu poder de sintese (se conseguir).
    escrever muito não é sinonimo de razão ou inteligencia.
    E deixe lá o Lenine e os comunistas em paz eles agora não tem culpa de nada.

    Gostar

  48. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 17:40

    disse corrigir e pagar mas como se a divida está a aumentar?
    ainda não percebeu que entramos numa espiral recessiva e que para sair só se for o euromilhões.
    estamos tramados.

    Gostar

  49. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 17:41

    as taxas de juro estão ao nivel de quando pedimos ajuda.
    mesmo com todos os sacrificios pedidos

    Gostar

  50. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 17:50

    Carlos Moreira,
    .
    Vivemos não numa democracia Sr. Colaço, mas numa ditadura financeira e da comunicação social aqui e nos outros do 1º mundo.
    .
    Infelizmente, as alternativas a essa ditadura são ditaduras muitíssimo piores e miséria generalizada.
    .
    Se o Moreira não pedir dinheiro emprestado ao banco, em que é que eles mandarão na sua vida? Não pode fazer férias em Cabo Verde, mas também não terá no futuro de pagar essas férias em «suaves prestações» que irão subtrair-se ao seu consumo e à sua capacidade financeira nominal. Se o Moreira tiver o cuidado de ler de várias fontes, em que é que a comunicação social mandará na sua vida? Mandam em si porque o quer, sendo livre de dizer não e de pesar e refutar as suas influências. Em Cuba (na Cuba do seu coração) mandam em si porque mandam, e um cubano não é nem livre de fugir nem de discordar.
    .
    Deixo-lhe um provérbio muito conhecido na Roma Imperial: «um homem com três senhores é um homem livre».

    Gostar

  51. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 17:56

    Moreira,
    .
    As taxas de juro estão ao nivel de quando pedimos ajuda. Mesmo com todos os sacrificios pedidos.
    .
    Mas estão a descer e há um ano estavam a subir. Isso faz diferença.
    .
    E pensa porventura que se as políticas não tivessem mudado estariam ao mesmo nível de há um ano. Acha porventura que com o Sócrates no poder a fazer o que estava a fazer (fugir para a frente, recalcitrando contra os aguilhões) as taxas de juro estariam ainda a 11%?
    .
    Tem que perceber que pessoas sumamente inteligentes (mais do que eu ou o Moreira) contratam outras pessoas sumamente inteligentes (mais do que eu ou o Moreira) para analisarem o país, a sua capacidade de pagar, os riscos sociais e mesmo o que se diz na imprensa, ANTES de decidirem a que taxa de juro podem emprestar a Portugal. Por acreditarem cada vez mais na capacidade de Portugal pagar o que deve, estão dispostos a emprestar dinheiro a taxas mais baixas.
    .
    Há um ano, essa confiança esboroava-se. Hoje recupera-se. É a diferença.

    Gostar

  52. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 17:59

    E já agora não se escreve «mídia» (um brasileirismo imperdoável), mas media (sem acento, do latim meios) ou aportuguesado média ou meios.

    Gostar

  53. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 18:02

    Portugal geograficamente pertence ao continente europeu.
    Culturalmente não.
    assim como a Grecia,Espanha e Italia e este choque é dificil de gerir.
    Imagine que em vez de UE tinha Brasil/angola/cabo verde /s tomé e Portugal juntos outra vez é loucura não é?

    Gostar

  54. carlos moreira permalink
    30 Junho, 2012 18:08

    bem Sr. Colaço desculpe mas vou sair hoje há concerto gratis na Alameda
    (gratis uma ova pago pela camara ou seja nós)

    Gostar

  55. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 18:12

    Moreira,
    .
    Bom concerto. E aproveito para lhe recomendar o concerto da tournée do Grupo MOZart por estas terras (veja na Internet no Youtube), a que infelizmente não poderei assistir.

    Gostar

  56. Eleutério Viegas permalink
    30 Junho, 2012 18:29

    Cá anda o bolota e os outros ranhosos a vomitar parvoeiradas “de esquerda” e outras. Se o blog fosse meu, eu dizia-vos o que vocês escreviam aqui… A Helena tem uma pachorra!…

    Gostar

  57. rosa permalink
    30 Junho, 2012 19:40

    A CGTP deverá de uma vez por todas assumir a sua visão de democracia.Todas as pessoas têm direito a manifestar-se , mas convenhamos que o que cimos ontem nada tem de democrata , apenas arruaça.Não queremos outro verão 75, não queremos outro Vasco Gonçalves nas nossas vidas e expressamos esta nossa vontade nas eleições.Basta.E Cara Helena como cidadã portuguesa atenta só lhe agradeço por trazer aqui , na tv e nos jornais os seus pontos de vista.

    Gostar

  58. Fincapé permalink
    30 Junho, 2012 20:54

    Não percebo muito bem essa coisa da democracia ser só de 4 em 4 anos quando se vota. Na realidade, a democracia é uma construção diária de que faz parte aquilo que nós estamos a fazer aqui. Por isso, as manifestações e contestações a ministros, ainda mais em tempos de crise, fome e défices trimestrais de 7,9% quando era tudo tão simples nos tempos do anterior governo (que sempre critiquei), não me parecem descabidas. Penso até que se irão agudizar à medida dos falhanços do governo, da miséria e da falta de perpetivas.
    Por sinal, penso que, quando o ministro se aproximou, as pessoas deveriam ter agido de outra maneira e dialogado com ele.
    Provavelmente, em termos de contacto com as pessoas e de simplicidade, dificilmente voltará a haver assim outro. E não me refiro apenas pela atitude de ontem.
    Já quanto aos seus “sucessos” e aos do governo, as “pistas” mostram que o abismo é já ali à frente.

    Gostar

  59. Francisco Colaço permalink
    30 Junho, 2012 21:09

    Fincapé,
    .
    Se conhecesse o Bicho Carlos (nome intencional!) saberia que a palavra diálogo com esse senhor é impossível.
    .
    Dou-lhe razão numa coisa: a democracia não se esgota nas urnas. Contudo, foram os eleitores que livremente decidiram empossar este governo. Nas urnas. A vontade das urnas é soberana, e não será uma trintena nas ruas que irá impor aos milhões que votaram em sentido contrário a sua vontade.
    .
    E, meu caro, com os juros a descer, creio que a inversão do clima económico já se está a fazer. O desespero irá esboroar-se com a retoma. Os seguros andam inseguros neste momento, sabem que o tempo das más notícias irá daqui a uns meses acabar, e os ataques ao Álvaro pela imprensa são disso prova cabal. O Álvaro deve estar a incomodar muita gente graúda. E, na grande finança, se um elefante incomoda muita gente, mata-se o elefante aos bocadinhos. Sabe tão bem como eu que matar paquidermes de uma só vez até às monarquias incomoda.

    Gostar

  60. Fincapé permalink
    30 Junho, 2012 21:29

    “E, meu caro, com os juros a descer, creio que a inversão do clima económico já se está a fazer.”
    Os juros andam como os interruptores: umas vezes para baixo, outras para cima.
    Mas a irracionalidade dos especuladores ao pensarem que havia galinhas dos ovos de ouro que estavam prontos para matar poderá tender para algum equilíbrio. A Espanha e a Itália e também a França estão a dar um contributo importante. Penso eu.

    Gostar

  61. Fernando Pais permalink
    30 Junho, 2012 21:35

    A manifestação de “populares” foi organizada pela CGTP, com um tal Luís Garra à frente, membro do Comité Central do PCP e coordenador da CGTP no Distrito, desde há 33 anos. Estas reuniões serão convocadas por mensagens e por email enviadas a todos os delegados, como faz por exemplo a FRENPROF quando se trata de fazer arruaça junto políticos (isto vem, pelo menos, desde os tempos da ministra da Ed.) Ouvi falar de cobardia, apropóstiod do Minsitro A Pereira. ora cobardia é esta dissimulação, esta fantochada de arruaceiros disfarçados de sindicalistas. Quanto aos jornais: a ignorância, o sectarismo, ou a hiprocrisia explicam esta versão verdadeiramente representativa dos media que temos. O governo faz mal em condescender com este tipo d eviolência, porque é sinal de fraqueza e porta aberta para mias excessos. Se se rompe o frágil equilíbrio em que vivemos, quem sofre, como sempre, são os mais desprotegidos e triunfam os oportunistas, os aventureiros. O PCP, como sempre, espera na toca pela melhor ocasião. Quem viveu os anos de 1975 sabe o que isto significa. O resto é patetice e ingenuidade.

    Gostar

  62. Paulo permalink
    30 Junho, 2012 21:35

    Fincapé
    Convém não esquecer, a questão é a democracia representativa. Nós não vivemos em democracia direta.
    Posto isto, e claro que os mandatos são uma forma de elegermos alguém que nos representa, durante um certo período. Para casos excepcionais existem os referendos, náo para o dia a dia.
    Existe depois a contestação, a fiscalização, e os restantes pesos e contrapesos.
    A anarquia não faz parte, assim como o fascismo, das opções aceites na nossa Constituição.
    .
    A rebaldaria, ofensa gratuita, incitamento à desordem publica, e outras alarvidades que agora parecem normais, são crimes devidamente enquadrados nos códigos.
    Infelizmente alguns sindicatos e ordens deixaram de ser associações para defender interesses de grupos específicos, para se tornar em braços partidários de ação política ilegítima, porque não sufragada.

    Gostar

  63. Fincapé permalink
    30 Junho, 2012 21:47

    Não gosto de anarquia, nem de rebaldaria. Por isso, acho que os manifestantes de Castelo Branco poderiam ter aproveitado para conversar com o ministro. Se o tal Bicho não é pessoa com quem se converse, estavam lá outros que poderiam ter falado. Não gostei disso e acho que o ministro foi corajoso.
    Mas nada disto retira o direito das pessoas a manifestarem o seu descontentamento. Quando o considerar justo, também lá poderei estar. Só que não escolherei o governo ou o partido. Será com qualquer um e de forma civilizada.

    Gostar

  64. Tiro ao Alvo permalink
    1 Julho, 2012 07:44

    Fincapé, “o direito das pessoas manifestarem o seu descontentamento”, é uma coisa; aquele tipo a atirar-se para cima do carro do ministro, batendo com a bandeira no pára-brisas, é outra.
    As manifestações devem ser organizadas e acompanhadas pelas autoridades. Não devemos aceitar que meia dúzia de arruaceiros, mesmo que sindicalistas, possam impedir, quem quer que seja, de circular livremente nas nossas ruas. Condescender com essas práticas criminosas é erro grave, que todos poderemos ter que pagar. Caro, muito caro.

    Gostar

  65. Francisco Colaço permalink
    1 Julho, 2012 10:27

    Fincapé,
    .
    Tal como eu tive sempre por estúpido a investigação mediatizada à licenciatura de Sócrates (a função de primeiro-ministro não pressupõe licenciatura) folgo que, mesmo estando nos antípodas do Governo, o Fincapé esteja do lado daqueles que acham que a manifestação é legítima, desde que feita por meios pacíficos e legais. No meu caso, apenas se justifica a desobediência civil e a revolta quando o governo toma medidas para impedir o fim do seu poder nas urnas, falseando ou impedindo eleições. Em todos os outros casos (como os que vivemos), a demonstração, que não é em si um mal, deve ser pacífica.
    .
    Porquê o Álvaro? Porquê tanta sanha na imprensa contra ele? Será porque incomoda uns certos «donos do país»? Será porque o que ainda está secreto da renegociação das PPP não está a agradar aos poderosos (que no fundo detêm os jornais)? Tudo isto são conjecturas, eu sei, mas acho, estou mesmo convencido, que há mais para tanta perseguição do que pensamos saber.
    .
    O Álvaro pode parecer um pouco pândego, mas creio que, como o Gaspar, é um teso. E, para que a emenda não seja pior que o soneto, é necessário que o processo das PPP e das obras públicas seja tratado com tempo, com calma e sempre dentro da lei. Senão, as indemnizações a pagar facilmente fariam a tal emenda ser pior que qualquer soneto.

    Gostar

  66. 1 Julho, 2012 10:29

    Caro Francisco Colaço,
    .
    “O Álvaro deve estar a incomodar muita gente graúda. E, na grande finança, se um elefante incomoda muita gente, mata-se o elefante aos bocadinhos.”
    .
    Quem suspendeu “sine die” (espera-se que para sempre) o TGV e o novo aeroporto? Há efectivamente grandes grupos interessados em abatê-lo e no desgaste prévio tudo serve, incluindo a utilização dos idiotas úteis da esquerda arruaceira.

    Gostar

  67. Francisco Colaço permalink
    1 Julho, 2012 11:12

    LR,
    .
    Há uma coisa que acho estranho. Aprendemos todos nos «manuais de inssurreição política» clássicos (note as aspas e leia Trotski) que não se desgasta ninguém sem promover alguém para o substituir. Perante o élan, acha que estão a promover o Rui Rio para substituir o Álvaro daqui a um ou dois semestres?

    Gostar

  68. carlos moreira permalink
    1 Julho, 2012 11:27

    “Alvaro é um teso” queriria dizer Alvaro é teso?
    É interessante terem escolhido um “independente” para a pasta da Economia, pois é para queimar, e não convém ser do psd/cds
    Na muito proxima remodelação (não sou bruxo mas penso que será em setembro) lá vai o Alvaro ao ar.

    Gostar

  69. carlos moreira permalink
    1 Julho, 2012 11:31

    eheheh escrevi e depois li o seu comentario.
    eu digo setembro e você 1 ou 2 semestres, veremos.
    Rui Rio é odiado por este governo não acredito.
    Aliás basta ver o que caa pensa dele eheheheh

    Gostar

  70. esmeralda permalink
    1 Julho, 2012 13:10

    Virei o Público de domingo para a última página no balcão de um café e li um giro texto de Pulido Valente!!!! Tá muito bom! Fartei-me de rir!
    Agora, toda a gente sabe que a língua portuguesa sofreu um “desmando” que há coisas que têm hoje nomes muito mais finos!!!!

    Gostar

  71. esmeralda permalink
    1 Julho, 2012 13:46

    Actualizem-se:
    aborto passou a ser “interrupção voluntária de gravidez”
    analfabetismo passou a ser “iliteracia”
    1ª e 2ª classe nos comboios passou a ser “conforto e turística”
    mãe solteira passou a ser “família monoparental”
    Corrupção organizada passou a ser “sistema”………
    – São só uns exemplos!!!!

    Gostar

  72. 1 Julho, 2012 15:37

    “Perante o élan, acha que estão a promover o Rui Rio para substituir o Álvaro daqui a um ou dois semestres?”
    .
    Não meu Caro, Rio é o cabeça de fila da Troika Laranja e o objectivo é bem maior que apenas substituir o Álvaro…

    Gostar

  73. Francisco Colaço permalink
    1 Julho, 2012 18:07

    LR,
    .
    Não meu Caro, Rio é o cabeça de fila da Troika Laranja e o objectivo é bem maior que apenas substituir o Álvaro…
    .
    Não me dá, LR, novidade denhuma aqui. O que me está a coçar a nuca é que o poder não-transaccionável pode estar a promover o Rui Rio para ser a alternativa «óbvia» a um Álvaro dos Santos Pereira desgastado. Uma espécie de «não podemos colocaraqui o gastador Menezes, metemos o Rui Rio». Não me parece que quem esteja a desgastar o Álvaro esteja a promover outro que não o dito edil.
    .
    Mas isto são apenas opiniões. Noutros tempos teria mais informação. Agora apenas me resta o nariz para cheirar a esturro o tentar ligar cordéis e guitas a partir da Comunicação Social e sem poder apelar a outras fontes.

    Gostar

  74. 1 Julho, 2012 19:12

    Fernando Pais,

    ” A manifestação de “populares” foi organizada pela CGTP…”

    E o saque ao BPN foi perpetrado pela quadrilha do PSD. Pode parecer que são coisas parecidas mas são completamente diferentes. Bem vistas as coisas, se calhar quem organizou a manifestação foi a quadrilha.

    http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=52029

    Já agora le as noticias ao lado.
    – Apenas 46% dos desempregados recebem subsídios
    – Gás natural aumenta 6,9%
    – Madeira: 36 anos de autonomia com dívida de 123% do PIB
    – Défice nos 7,9% torna ‘mais difícil’ cumprir metas

    Tenham vergonha

    Gostar

  75. 1 Julho, 2012 23:56

    Vivo na Covilhã e realmente a culpa da desertificação do Interior é do PCP, tantos anos à frente da região só podia dar nisto: desemprego e concertos pimba sponsorizados pelas cooperativas locais.
    Sobre o protocolo que não estava pronto nada, sobre as fraudes ligado ao Imobiliário culpa-se o Lenine, sobre o aeroporto culpa-se o Dr. Marx, sobre o silo auto culpa-se o Carlos Paredes, sobre as amantes do Presidente Carlos Pinto efeito Axe do Mal, sobre a venda da gestão da água a Helena pensa que a culpa é dos cipriotas,
    menina Helena, não é preciso ser trader da J.P. Morgan para perceber que a senhora traja de azul.
    Peste e febres altas para o seu lado.
    Do meu lado – Paredes – Tzara e Picasso.
    O.T.O.

    Gostar

  76. Guillaume Tell permalink
    2 Julho, 2012 12:28

    Chateiam o único ministro do Governo que pelos vistos lá vai fazendo o seu trabalho e não anda a expremer mais a vida da maioria dos portugueses.

    Quanto à aquele militante do PSD atrasado mental, não sei o que dizem os estatutos mas ter o descarnamento de vir a elogiar Vasco Gonçalves, um comuna que só se assumiu no final da sua vida (portanto alguém que não tem, em princípio nada a ver com os valores do PSD, estando álias completamente a oposto, e que prejudicou gravemente a vida da maioria dos portugueses por ao menos 10 anos) e insinuar que o ministro da Economia é (e por extensão o Governo por inteiro) fascista por mim é motivo de explusão.

    PS: tivessem sido o Relvas ou o Passos Coelho a irem a Covilhã e aposto que aquele ordinário nem teria saído de casa. Sobretudo com o Relvas.

    Gostar

  77. Francisco Colaço permalink
    2 Julho, 2012 12:48

    Guillaume Tell,
    .
    O Carlos Pinto (o tal militante PSD) estava apenas a ironizar com o Carlos Bicho (o animal que se mandou para cima do Mercedes). O que ele estava a dizer é que há quem ache que o único governo que fez bem aos portugueses foi o do Vasco Gonçalves, indirecta muito contundente para chamar o Carlos Bicho de comunista dinossáurico.

    Gostar

Indigne-se aqui.