Não são as medidas que estão a alvoraçar o país político. É a liderança.
I) António Costa passou a disputar o lugar a António José Seguro. Isto está a levar a uma radicalização do PS à esquerda.
II) António Costa vai muito provavelmente ganhar a Seguro. Há anos que aposta numa estratégia de “engolir” a oposição de esquerda e activista: Helena Roseta e demais alegristas, José Sá Fernandes e o PCP que na CML está por via dessa estratégia aquisitiva mudo e quedo.
III) António Costa é também o líder preferido por sectores do PSD e o CDS ente outras coisas porque vêem nele o líder capaz de derrotar Passos e de os levar novamente para a oposição que é o local onde a esmagadora maioria dos dirigentes do PSD e do CDS gosta de estar e onde pode continuar na santa vida que não os tem tratado nada mal.
IV) António Costa é também o líder preferido por sectores empresariais que há décadas se habituaram a ter uma paz social a base das prebendas aos chamados parceiros sociais: uma fundação para um, uma acção de formação para outro…
V) É quase ocioso explicar que António Costa é o preferido dos jornalistas. Os jornalistas gostam de se sentir de esquerda e António Costa dá-lhes esse conforto sem os engulhos que Sócrates lhes provocou.
VI) António Costa pode ganhar a Passos Coelho? Pode. E é porque ele pode e sobretudo porque essa união sagrada dos socialismos acha que ele pode que temos agora esta vaga de indignação em torno da austeridade. As esquerdas e sobretudo o centrão encontraram o seu homem.
Brilhante mesmo é o homem aproveitar uma sessão surreal em que tenta explicar a maior aberração dos ultimos 280 anos no Marquês de Pombal e na Avenidada Liberdade para fingir que está em plena quadratura do circulo.
O indivíduo é autarca mas trata sobretudo de assuntos nacionais (pobre Tozé).
É político no ativo (aliás a unica profissão que conheceu desde a jota!) e não vê incompatibilidade de receber dinheiro num programa de comentários politicos.
Mais que tudo, foi apoiante e defensor até à exaustão do camarada Sócrates, só isto deveria ser suficiente para enterrar a cabeça num buraco por 50 anos.
Já esteve ao lado e em oposição de quase todos os ultimos lideres do partido dele, o que mostra bem a fibra e o caracter.
Está numa câmara que está pior que no tempo do engenheiro Carmona mas para a generalidade da comunicação social parece que já resolveram o passivo e que fizeram alguma coisa (lembro-me da Praça do Comercio e pouco mais).
.
Mas pelo andar da carruagem vai mesmo ser levado ao colo até ao poleiro, qual Obama caseiro.
GostarGostar
A senhora Matos passa a noite com pesadelos e acorda com delírios.
Nuns dias, justifica a rapina aos mais pobres, e até às classes médias, dizendo que só há dívidas, que nada sobra para distribuir, portanto, apertemos o cinto.
Noutros, delira com as prebendas que Costa se propõe distribuir (propõe-se na sua, da senhor Matos, imaginação delirante).
Mas se já só há dívidas (e há bastantes) e já ninguém nos empresta, como poderá o Costa fazer isso quer imagina.
Em que ficamos tontinha?
O seu post não passa de puro veneno.
P. S. Registo que já desistiu dos seus queridos. Já não acredita neles e só passou 1 ano e pouco. Afinal, tanto corte nas gorduras que acabaram por cortar os seus próprios músculos, já estão manietados.
GostarGostar
VII) Os conservadores gostam muito de dizer que António Costa é de esquerda
VIII) Não são as medidas que estão a alvoraçar o povo AD. É o medo de a liderança do país cair na rua…
GostarGostar
Um tema muito caro a Helena Matos: o jornalismo de causas
http://noticias.sapo.pt/banca/#4085
e pode escolher qualquer capa editada hoje; até o jornal da Cofina deixou de noticiar carros de luxo na rtp…
GostarGostar
O problema são mesmo as medidas. Só que as medidas mostram a incapacidade de liderança de quem está à frente do governo. Nada de novo, pois a distinção público/privado na repartição de sacrifícios já tinha mostrado a falta de estofo de líder de Passos Coelho. Agora apenas está a desenvolver a sequência lógica dessa incapacidade para liderar um povo em dificuldades.
GostarGostar
Ó portela, na rua não há certezas.
Quem vai à guerra dá e leva.
Na AD não há só meninos queques.
GostarGostar
voltamos ao ‘manicómio em auto-gestão’
GostarGostar
A culpa foi de Seguro que dizendo sem dizer que iria votar contra o OE apostou numa ambiguidade comprometida que criou um vazio fácil de explorar por outras fuguras do partido. No entanto, o aspeto mais preocupante para a estabilidade (e autoridade) do governo tem sido o quase consenso incluindo numerosas personalidade da área política que apoia o governos na critica quer à forma quer qo conteudo das medidas anunciadas.
GostarGostar
Na AD não há só meninos queques?
Pois não.
Aquilo até está cheio de FdP com currículo.
GostarGostar
Ò D. Helena,acha que todo esse sector que enumerou,banqueiros incluídos, se está a sentir mal com este governo.Ainda não vi nada diferente.Há outros sectores que têm o garrote no pescoço que,naturalmente,desejam um PSD social democrata,se desacompanhado melhor,ou,então,noutros casos,os socialistas.
GostarGostar
Não é “alvoraçar”, mas alvoroçar.
De alvoroço, é claro.
GostarGostar
O título é a coisa mais certa do post.
Quem vai suceder a Passos Coelho?
Essa começa a ser a questão que faz sentido…
GostarGostar
.
Se o Tempo fosse esse podiamos dar-nos por felizes. Mas não é.
.
Os Senhores Ministros que já defenderam a dama e se preparam para a vir defender por exemplo hoje …. o melhor era calarem-se. Com o devido respeito por aquilo que se chama de Oposição porventura calarem-se também. O Povo não acredita. A Troika é a unica culpada.
.
Porque não são um bando de malandragem, o que os Portugueses querem ouvir é a TROIKA EXPLICAR PUBLICA E DIRETAMENTE olhos nos olhos afinal o que é que se passa. Os intermediarios, ou ‘advogados de negócios’ ou doutra forma dito ‘os representantes do povo’ não estão à alturada situação. nem do lado da Troika nem do País que neste exato momento os escorraça.
.
Tem de ser a Troika a EXPLICAR OLHOS NOS OLHOS. Os Portugueses não odeiam nem os correm a pontapé para o Aeroporto. O Povo quere a VERDADE, o que se passa, quem é o quê, quem diz o quê para perceber porquê, quem está a fazer o quê e diz-se obrigada pela Troika.
.
A corda rebentou. Só a Troika, FALANDO AO PAÌS, a pode remendar para evitar a debacle que arrastará o derrube do essencial. E mais não explico porque não vale a pena. Quem também deve saber sabe e se não fala eu obviamente sou um simples observador sem obrigação de ser intermediàrio.
.
Ora por exemplo o Euro para os Portugueses já desvalorizou mais de 20%; ou seja quando uma moeda nacional desvaloriza significa uma quebra do poder de compra dos rendimentos de plo menos a mesma percentagem e por tal provoca o aumento das exportações muito mais até que a percentagem que a moeda desvalorizou. Ora de facto o Euro para os Portugueses já desvalorizou mais de 20% (igual à perca do poder de compra do mesmo rendimento). Mas essa desvalorização nacional (em Portugal) nem de longe teve o resultado no aumento das exportações que qualquer País com moeda soberana tem nas mesmas circunstâncias por erro crassos da Governação impreparada Portuguesa.
.
A Troika tem de explicar sem medos para evitar o caos e a anarquia totais que depressa se espalhará a toda a União Europeia presa por cordeis.
.
Os Portugueses exigem que a TROIKA explique com todos os pontos nos iii afinal quem oculta o quê. E os Portugueses aliar-se-ão genuina e sustentadamente à TROIKA.
.
Doutra forma são mais trapalhadas que já não são porque já se entrou na reação não de papel e oratória. Fora do sistema. Está aí tudo na cara.
.
Apenas mais um ‘suponhamos’ …..
.
GostarGostar
“António Costa pode ganhar a Passos Coelho? Pode. E é porque ele pode e sobretudo porque essa união sagrada dos socialismos acha que ele pode que temos agora esta vaga de indignação em torno da austeridade. As esquerdas e sobretudo o centrão encontraram o seu homem.”
Estava mesmo a pensar no António Costa quando o Passos anunciou as medidas. Assim tipo: olha, o gajo vai-me gamar mais que um ordenado por ano mas isso não interessa nada. O António Costa que dizem que é socialista, é que vai salvar isto, correr com os Coelhos, Gaspares e relvas do condomínio e capitalizar a minha simpatia e da tia Urzelina que vive em Alguidares de Baixo com uma pensão de 150€. Se o Costa não existisse de certeza que eu agora estaria a bater palmas ao governo e a beijar os pés à troika.
Tive que ler este post 3 vezes para acreditar no que estava a ler. A Helena voltou e saltou um patamar na pirâmide da bovinidade. Que seja feliz e continue a postar com esta argúcia. Pelo menos serve de divertimento entre os roubos passistas.
GostarGostar
.
Só uns ‘cheirinhos’ das opções que os ‘motores da Europa’ estão a implementar para se safarem e do que falam as outras ‘locomotivas’:
.
>Embattled Hollande defends his 75% tax rate to a disillusioned France
Read more: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2200802/Embattled-Hollande-defends-75-tax-rate-disillusioned-France.html#ixzz268H1vfQh
.
>George Soros urges Germany to save euro
George Soros calls on Germany to save euro by dropping austerity policies or by leaving single currency
http://www.guardian.co.uk/business/2012/sep/09/soros-euro-germany-save
.
>IMF chief Lagarde highlights perils of US fiscal cliff
http://www.telegraph.co.uk/finance/financialcrisis/9532222/IMF-chief-Lagarde-highlights-perils-of-US-fiscal-cliff.html
,
> Germans could be consigned to serfdom to save the euro
The proposed rescue fund for Europe not only breaches German law and EU treaties but could condemn a generation
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2012/sep/09/germany-serfdom-save-euro-court
.
>’EuroVegas’ to rise in Madrid as Sheldon Adelson signs casino deal
Las Vegas Sands billionaire plans to build up to 36,000 hotel rooms after Spanish capital beats Barcelona to gambling resort
.
GostarGostar
Se o medo do Governo Passos Coelho o levou a pedir o bla, bla do ministro da Defesa e, até, permitiu o abrir da boca ao burlão Relvas, foragido no Brasil, a Helena Matos promove António Costa, para não vir a ser apedrejada, por tonta, na praça pública!
GostarGostar
Quando um chefe do governo anuncia medidas que são consideradas um 2desafio” ao Tribunal Constitucional, só há uma conclusão a tirar: está a criar uma situação que lhe permita sair à Guterres, mais com uma encenação mais dramática.
GostarGostar
“António Costa pode ganhar a Passos Coelho?”
Passos Coelho vai perder com qualquer um, nem que seja o rato mickey.
Mas não se preocupe em arranjar opositores. O mais certo é Passos Coelho cair nos próximos meses, sem condições para se recandidatar.
GostarGostar
Brilhante análise da Helena Matos.
Este bleque é um songamonga super-perigoso.
GostarGostar
.
É retorica e estrategicamente aceitavel Paulo Portas esclarecer da sua posição no Brasil ‘por PATRIOTISMO não comento no estrangeiro os problemas internos de Portugal’.
.
Ora se o Senhor Doutor Relvas do mesmo Governo não se absteve de no mesmo Brasil comentar os problemas internas de Portugal’ então de La Palisse concluir-se-ia ‘Relvas é ANTIPATRIOTA”
.
Aqui jaz a minha confusão no mesmo Governo há Patriotas e AntiPatriotas ? Quiçá por uns serem retornados e outros terem vivido sempre no “puto” ?
.
Já ninguém percebe nada disto. Esclareçam-me.
.
GostarGostar
Quando esse nhanhas fizer ao resto do país o que faz a Lisboa, vão ver o que é ter assessores em barda para a cultura, juventude, desporto, etc. ad nausea, e não ter passeios, ruas, jardins nem população. A habitação consiste principalmente em “bairros sociais”, por um lado, e os condominios de concentração onde vivem os edis por outro. À vista ficam sobretudo pichagens e merda de cão, nas nesgas que sobram entre as vias rápidas e túneis.
Ampliado, deve ficar tipo China do Mao TseTung, mas mais berucha.
GostarGostar
Eh eh eh!
Já chamam preto ao gajo. Fujam…
GostarGostar
Helena Matos: certeiríssima!
Junte-se a isto a inabilidade – política e também no modo como lida com a comunicação social – de Seguro. Mas Costa, o desastre lisboeta, sabe que tem muito que esperar – pelo desgaste do governo, que aguentará a situação caótica – mas seria de esperar outra coisa? – do país.
Esperam, pois os socialistas não sabem governar sem potes no final do arco-íris. “O dinheiro aparece sempre”.
Entretanto, o PP de PP continua a mostrar porque nunca passará da cepa torta. Partidos “unipessoais” ao sabor das estratégias erráticas e pouco consistentes – para utilizar um eufemismo – do seu líder.
GostarGostar