Saltar para o conteúdo

Afinal os ricos não chegam para pagar a crise

10 Outubro, 2012

Durante anos aqueles que se manifestavam contra mais estado e mais despesa pública foram acusados de serem bota-abaixistas e anti-desenvolvimento. Liberal tornou-se um insulto.

Agora a factura chegou. E é óbvio que não há ricos que cheguem para a pagar. Aliá mesmo que existissem só a pagavam uma vez e já não estariam cá quando chegasse a nova factura.

E os mesmos que durante anos defenderam, apoiaram e promoveram a despesa pública e mais e mais estado mostram-se indignados porque têm de pagar mais impostos.

Mas não foi isso que apoiaram, votaram e escolheram quando apoiaram mmais e mais despesa? Não foi isso que entenderam como sinónimo de progresso e sensibilidade social? Pois é os sensíveis sociais são aquelas pessoas que sabem fazer políticas com o dinheiro dos outros mas que no dia em que percebem que o dinheiro dos outros é o de todos (logicamente tambem o delas) se transformam nos mais veementes indignados com as consequências do sistema que tanto defenderam.

24 comentários leave one →
  1. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    10 Outubro, 2012 10:25

    Alguns ricos são verdadeiros labregos mesmo vestidos a rigor. Mesmo esses não estão à espera do confisco.
    Há muito estão governados, há muito depositaram boa parte do pecúlio em lugares atá agora considerados seguros.
    Sá as baratas tontas vermelhas vivos e desbotadas que gritam na AR para a fotografia é que pensam deitar-lhes a mão. Até para o IMI há muito arranjaram as Fundações que isentam as suas propriedades de intenções inoportunas.
    Além disso têm quem os aconselhe a tempo e horas.
    O plano dos dinossauros de tramarem os ricos está furado à partida. Dará alguns votos por mais algum tempo. É tudo.
    Os ricos foram apanhados em revoluções de carácter marxista, nazi ou fascista. Houve muita gente que fugiu a tempo, tinham dinheiro para isso, os que ficaram não eram ricos e tramaram-se. Infelizmente é o que vai acontecer aos tugas.

    Gostar

  2. A.Silva's avatar
    A.Silva permalink
    10 Outubro, 2012 10:27

    Mas ó leninha explica ai à gente como se todos fosse-mos muito burros; mas os ricos já pagaram alguma coisa?

    Ou será por vontade dos deuses que cada vez mais os soares dos santos, os belmiros, os berardos, os espiritos santos…estão cada vez mais ricos.

    E ainda é capaz de chamar a esse amontoado de asneiras um texto.

    Gostar

  3. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    10 Outubro, 2012 10:48

    Ó silva, está mal informado.
    Alguns desses tipos levaram grandes bordoadas, um foi o joe berardo amigo do fugitivo.
    Se lhe faz tanta diferença os ricos, não se preocupe, vai rapidamente viver num protectorado de gente muito pobre por muitos anos. Talvez a mola da inveja acabe por se tornar a felicidade possível com o sol a a brilhar para todos vós.
    Não se preocupe, nenhum rico vai investir no rectângulo nos tempos mais próximos, se quiser emprego peça às centrais sindicais para investirem, é a altura de saltarem para o terreno e mostrarem o muito que sabem sobre o trabalho e os trabalhadores que dizem proteger. Do estado e das câmaras não espere nada, estão absolutamente falidos.
    Você não é certamente dos que tem coragem e saber para emigrar. Vá escrevendo nos blogs mas não esteja demasiado tempo sentado que engorda.

    Gostar

  4. António Parente's avatar
    10 Outubro, 2012 10:51

    O problema é que não podemos saltar dum plano de austeridade para outro plano de austeridade sem nos indignarmos. Algures no tempo, disseram-nos que não eram necessárias medidas adicionais, etc., etc., e vê-se agora que não é bem assim. Muita gente pensou que se ia quebrar o ciclo dos PEC’s. que tinhamos gente competente, politica e tecnicamente, para dar a volta à situação e agora descobrimos que não é como pensavamos. Dói muito descobrir que no enganámos, porque há uma perda de confiança política que pode ser irrecuperável e o que o futuro nos reserva não é brilhante. Atingir um défice de 2,5% em 2014 é pura ficção. Veremos se estou enganado.

    Gostar

  5. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    10 Outubro, 2012 10:54

    Um post a mostra-nos que nao precisamos de ricos para nada 🙂
    Excepto dos que ganham 80.000 euros/ano!
    De mal a pior estes blasfemios.

    Gostar

  6. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    10 Outubro, 2012 11:17

    Um gajo se fala dos ricos…
    é invejoso.
    Ora toma.

    Gostar

  7. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    10 Outubro, 2012 11:24

    “E é óbvio que não há ricos que cheguem para a pagar.”
    Pois não, Helena. Se pusesse os trabalhadores americanos a pagar apenas o que paga o Romney, lá o défice também seria muito maior.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=583257

    Gostar

  8. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    10 Outubro, 2012 12:39

    Se as dez maiores fortunas portuguesas fossem confiscadas (Belmiro, Amorim, Santos, etc.) para pouco mais chegavam do que para pagar os juros da dívida pública de um ano. UM ANO!
    Era bom que essa gente, que só pensa nos ricos, como forma de nos livrarmos da crise, meditasse nisto…

    Gostar

  9. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    10 Outubro, 2012 12:57

    Parece que não se pode ter bom senso.
    Parece que não há portugueses que exijam um maior esforço fiscal a quem mais ganha e a quem mais “esconde” e, ao mesmo tempo, defendam maior rigor orçamental e menos despesismo público.
    Nestes posts da treta, inventa-se sempre um contra-argumento facilmente desmontável para poder zurzir demagogia retórica.
    Nota final para a preocupação com a fuga dos ricos/capitais quando taxados. Como se não fosse isso que está a acontecer com os trabalhadores (chama-se emigração).

    Gostar

  10. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    10 Outubro, 2012 13:52

    quem mais ganha não ganha qb para pagar o muito que devemos. Quem paga as crises são sempre os pobres e a classe que foi média

    Gostar

  11. josegcmonteiro's avatar
    10 Outubro, 2012 15:46

    Helena Matos continua escrever trapalhadas.
    De tantas trapalhadas, vindas dos maus governantes, já estamos fartos.

    Gostar

  12. miguel's avatar
    miguel permalink
    10 Outubro, 2012 16:59

    Primeiro, os ricos já pagaram alguma coisa?
    Segundo, poouco importa que eles vão embora, os bens e as fortunas ficam, se quiserem também podem deixar ficar as cabeças 😀
    Terceiro, quando pagarem, não precisam de receber factura, porque desta vez, pagaram tudo de uma só vez. Preparem-se

    Gostar

  13. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    10 Outubro, 2012 18:14

    Este Miguel é parvo. Ponto final.

    Gostar

  14. O SÁTIRO's avatar
    10 Outubro, 2012 18:36

    Se nós reparamos nos MFAs e quejandos, até, por ex….aos gajos da reforma agrária., que ficaram ricos com a revolução
    se tivermos em conta os milhões que marxistas encartados acumularam em bancos e empresas
    desde o assassino…el comadante de assassinos Fidel
    até à família Zédu……….
    vemos como o marxismo só serve para intoxicar o povo, roubar á grande, não produzir nada até á fome e à miséria

    Gostar

  15. Que gaita's avatar
    10 Outubro, 2012 19:27

    Oh Miguel.
    No Zimbabwe fizeram o que protagoniza e veja o resultado

    Gostar

  16. Cláudia Ponto's avatar
    Cláudia Ponto permalink
    10 Outubro, 2012 21:10

    Helena, tem toda a razão…. realmente cada povo tem o que merece…. que pena.

    Gostar

  17. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    10 Outubro, 2012 21:27

    Qual o partido que ao longo da última dezena de anos – ou desde que entramos no €uro – não apresentou propostas na AR capazes de originar aumentos de despesa pública?
    Andamos a brincar com a paciência dos portugueses ou esperamos que sejam cegos, surdos e mudos?
    Todos aqueles que aparecem nos media a apontar o dedo incriminando tudo e todos por actos perdulários, esbanjadores e relapsas atitudes consumistas, deviam mostrar previamente a sua ficha bancária.
    Talvez findasse o imenso ruído de fundo que não nos deixa discutir, pensar e respirar (de alívio ou de desespero).

    Gostar

  18. Sebastien De Vries's avatar
    Sebastien De Vries permalink
    10 Outubro, 2012 22:05

    Os RICOS há anos que não andam por cá.
    Tudo abaixo de 50 000 euros anuais é a varrer…foi a massa humana que conseguimos com…dinheiro emprestado.

    Gostar

  19. O SÁTIRO's avatar
    10 Outubro, 2012 22:30

    Aí está a esquerda no seu esplendor:

    http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/julgamento-do-mensalao/noticias/0,,OI6219790-EI20760,00-Britto+sela+condenacao+de+Dirceu+Delubio+e+Genoino+por+corrupcao.html

    só não se percebe como o lula ainda anda á solta
    e mais os 6 ou 7 ministros do lula despedidos pela dilma por corrupção

    o brasil já está + civilizado do que nós

    investiga..acusa…e condena altos políticos de esquerda

    em portugal a corrupção xuxa-maçónica -mafiosa recebeu a proteção da incompetência e do amiguismo e do tráfico de influências

    Gostar

  20. Tó Zé's avatar
    Tó Zé permalink
    11 Outubro, 2012 06:49

    Como fiel apoiante da social democracia (não do PSD) não posso deixar de dizer que considero o seu texto um insulto. Eu, na minha pequena sensibilidade cívica sempre defendi impostos mais altos para pagar o gigante do Estado Social. Quando José Sócrates resolveu diminuir o IVA, eu fui uma pequena voz crítica à medida, visto que era algo que só ia aumentar a dívida (e aumentou). Na verdade, sempre defendi o IVA a 25%.
    Por outro lado, considero as fundações (que consomem dinheiro do Estado, excluo as outras) uma falta de respeito pela democracia e pelo Estado português. Simplesmente o Estado deve deixar de enviar quaisquer fundos para todas as fundações. Enquanto isso, deve fiscalizar as atividades das fundações para verificar se não se trata de fugas descaradas aos impostos.
    As parcerias público-privadas (dos governos PS, PSD e CDS-PP) são autenticos destruidores do Estado, como tal, devem ser ou públicos (geridos por ministérios, sem empresas públicas e sem privados) ou privados (sem qualquer apoio do Estado).
    Os deputados devem ser reduzidos mas com uma alteração para o método de representação proporcional de Sainte Laguë. Deve-se poupar em todas as despesas superfluas. Não se deve apoiar projetos megalómanos na área das energias renováveis, mas também não se deve apoiar projetos na área das energias a partir de combustíveis fósseis. Liberaliza-se totalmente o mercado e as empresas escolhem o que é mais rentável ou o que dá uma melhor imagem.
    Não se deve dar apoios aos Hospitais e colégios privados porque é isso que eles são, privados. Como tal, o Estado não tem nada a ver com aqueles negácios.
    Os impostos como o IRS, IRC, IMI, IMT,… deviam ter sido mais elevados durante as décadas de 80, 90 e 2000 para que se pudesse descer os impostos e aliviar os custos agora (em tempo de crise) sem destruir as reservas que existiriam do Estado.
    Deviamo-nos ter preocupado com os transportes públicos quando todos tinhamos dinheiro para andar de carro para que agora fossem rentáveis e contribuissem com fundos para o catastróficos setor empresarial do Estado.
    Se formos ver, a Noruega, o expoente máximo do Estado Social, nacionalizou o negócio mais lucrativo do país, o petróleo.

    Gostar

  21. Tó Zé's avatar
    Tó Zé permalink
    11 Outubro, 2012 06:54

    Ei, JDGF, fique sabendo que o marxismo foi a ideologia que vigorou na URSS. Só por acaso, aquele país passou de um atrasado império baseado no esquema feudal e na ruralidade para a segunda potência mundial. Claro que nós aceitamos que o marxismo não produz. Estava a ser irónico. Podemos criticar o marxismo pela falta de liberdade, pelo desrespeito à propriedade privada, e por outras coisas. Mas criticá-lo pela falta de produtividade?! Essa é mais complicada, pelo menos quando observamos o desenvolvimento da supracitada URSS. Desculpe, mas foi mesmo só um àparte.

    Gostar

  22. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    11 Outubro, 2012 07:58

    ‘Afinal os ricos não chegam para pagar a crise’
    Alguém já contabilizou os montantes colocados lá fora – ‘exportados’ depois de 2008 – comparativamente com a globalidade (cúmulo) da dívida externa portuguesa?
    Ou, afinal, a crise que vivemos (e sofremos) poderá não ter sido motivada (só) pelo esbanjamento (aquela história de ‘gastar acima das possibilidades’) e estaremos a arcar com os custos (financeiros, económicos e sociais) de subtis e ‘oportunas’ transferências de capitais?

    Gostar

  23. António Almeida's avatar
    António Almeida permalink
    11 Outubro, 2012 09:05

    Falta de memória, amiga Helena Matos !

    Gostar

  24. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    11 Outubro, 2012 14:25

    Ou será por vontade dos deuses que cada vez mais os soares dos santos, os belmiros, os berardos, os espiritos santos…estão cada vez mais ricos.

    Também a HM cada mes e capaç de poupar 1.000 euritos como lhe sai do monho. Portanto, cada ano é 12.000 euritos mais rica. Cada um ao seu nivel… E o que há. Nao é o nivel do santo, ou belmiro ou berardo mais aproximase. quase. Ja ficou mais grande a distancia que é ao dia de hoxe e cada dia fazese tende a acortar…

    Gostar

Indigne-se aqui.