Saltar para o conteúdo

A reacção é que é intolerável

11 Outubro, 2012

Ai Weiwei considera Nobel de Mo Yan “intolerável”  O Nobel da Literatura premeia Literatura. Não opções políticas.

42 comentários leave one →
  1. J.J.Pereira's avatar
    J.J.Pereira permalink
    11 Outubro, 2012 18:57

    Ai Weiwei : corajoso suicida , ou agente provocador?…

    Gostar

  2. Esmeralda's avatar
    Esmeralda permalink
    11 Outubro, 2012 18:59

    Sempre julguei que assim fosse! Pelos vistos há quem queira que as coisas mudem… também nestes prémios!

    Gostar

  3. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    11 Outubro, 2012 18:59

    Parece uma capitulação da Escandinávia depois de todas as compras de salmão terem sido desviadas para a Escócia da última vez que afrontaram o império do meio.
    Mas só lendo a obra para ter opinião mais fundamentada…

    Gostar

  4. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    11 Outubro, 2012 19:06

    OS NOVOS ESCALÕES DE IRS

    Até 7.000€ – 14,5%

    Entre 7.000 e 20.000 – 28,5%

    Entre 20.000 e 40.000 – 37%

    Entre 40.000 e 80.000 – 45%

    Mais de 80.000 – 48%

    Gostar

  5. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    11 Outubro, 2012 19:24

    Quando Saramago ganhou o Nobel, por aqui também houve reacções parecidas.
    Mais do mesmo.

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    11 Outubro, 2012 19:24

    Ai Weiwei foi detido em Março de 2011, sem justa causa. Depois, as autoridades fiscais mantiveram-no detido por alegadas fugas aos impostos. Recorreu e provou a sua inocência. Soltaram-no. Persistem no irregular cumprimento fiscal. Entretanto numa noite e madrugada as “autoridades” derrubaram totalmente o seu enorme estúdio. Está em casa, com residência fixa e impedido de sair da China.
    Tudo começou quando Ai Weiwei (desenhou o “Ninho de Pássaro” e é conhecidíssimo na China e no mundo), denunciou não só a demora e o desleixo no socorro às vítimas aquando dum terramoto no sul do país, mas também a corrupção que grassa no CCentral do PCChinês.
    A sua reacção à entrega do Nobel a Yan é própria de quem conhece muito bem o percurso social e político do laureado.

    Gostar

  7. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    11 Outubro, 2012 19:29

    «A sua reacção à entrega do Nobel a Yan é própria de quem conhece muito bem o percurso social e político do laureado.» O laureado pode ser politicamente abjecto ou não. Mas o que interessa éo que ele escreve

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    11 Outubro, 2012 19:33

    Certa gente tuga, se tivesse podido impedir a entrega do Nobel a José Saramago, tê-lo-iam feito ! Indícios não faltaram, basta lembrar a decisão do sub-secretário de estado da cultura (cujo nome porque irrelevante esqueci) ao impedir a candidatura de JS ao prémio europeu… Facto que levou o escritor a tomar a decisão de viver em Espanha.

    Gostar

  9. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    11 Outubro, 2012 19:39

    ‘O laureado pode ser politicamente abjecto ou não. Mas o que interessa é o que ele escreve’
    Recordando um máxima que hoje impera na China: “não importa se um gato é branco ou preto, desde que ele cace o rato”… Deng Xiaoping, 1970.

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    11 Outubro, 2012 19:39

    HMatos,
    Essa reação é do Ai Weiwei e, não minha. Porque conhece muito bem o percurso social e político do laureado.
    Não coloquei em causa a excelêcia da escrita de Yan.

    Gostar

  11. Helena Matos's avatar
    Helena Matos permalink
    11 Outubro, 2012 19:43

    Literatura é literatura.

    Gostar

  12. Rogério's avatar
    11 Outubro, 2012 19:48

    Piscoiso: «Quando Saramago ganhou o Nobel, por aqui também houve reacções parecidas.
    Mais do mesmo.»
    samarago? Quem é o fulano? Aquele da razia dos jornalistas? O defensor do terrorismo? O que acusa Deus pela fome no mundo? Deve ser esse.
    Nem sabia que era nobelizado. Vale o que vale. Na mão de Donas de Casa Desesperadas, ou panilós como o Piscoiso.
    R.

    Gostar

  13. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    11 Outubro, 2012 19:54

    Recordaria que o chamado Prémio Nobel da Literatura não galardoa exactamente os méritos literários de um autor. Releiam o testamento do Alfred Nobel.

    Gostar

  14. Bolota's avatar
    11 Outubro, 2012 19:56

    ” Mas o que interessa éo que ele escreve ”
    Helena,
    Nem mais, Saramago, unico Nobel portugues da era moderna morreu sem que o Presidente Cavaco se participasse nas cerimonias funebres.
    Nem morto consegui levar a ala PPDista o conseguio ver como…Mas o que interessa é o que ele escreve.

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    11 Outubro, 2012 20:02

    HMatos,
    De acordo : “literatura é literatura” — nenhuma (sua ou minha) conclusão invulgar.
    E cidadania é cidadania — também nenhuma (minha) conclusão invulgar, mas que o Ai Weiwei recordando-se dos trajectos criador e político de Yan, quis daquele modo registar.

    Gostar

  16. Helena Matos's avatar
    Helena Matos permalink
    11 Outubro, 2012 20:08

    O Ai Weiwei tem todo o direito de dizer o que diz e provavelmente até tem razão no que diz.
    Do ponto de vista da Literatura o que interessa é se os livros são bons.
    Quanto às pessoas o Nobel não é um certificado de santidade. O Saramago era um homem intolerante e quando teve poder exerceu-o de forma servil para com quem admirava e perseguiu aqueles que se lhe opunham. Estava longe de ser um democrata. Outra coisa é ter ganho o prémio da literatura. E podemos discutir literariamente o saramago.

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    11 Outubro, 2012 20:08

    Bolota,
    para HMatos (e não só), a obra de JSaramago não encaixa na conclusão da blogger : “literatura é literatura”. Por motivos óbvios e que provavelmente nada têm a ver com o estilo e a criatividade de JS.

    Gostar

  18. MJRB's avatar
    11 Outubro, 2012 20:15

    HMatos,
    Compreenda que eu não queira “discutir” demoradamente consigo e no Blasfémias, qualquer assunto no âmbito da Cultura.
    Precisamente por causa de alguns posts que tem colocado sobre criadores e instituições. Vc. em termos de certa contemporaneidade, não a entende, não a quer aceitar.

    Gostar

  19. Rogério's avatar
    11 Outubro, 2012 20:21

    Helena Matos, o que há para discutir nas letras do samarago? Pobre rato, vivia à custa do ateísmo mais básico, temas gastos. Pasta. Se me disser que soube vender… aí reconheço.
    Agora discutir letras e colocar o nome do Josué sagamago, é crime.
    R.

    Gostar

  20. the lost horizon's avatar
    the lost horizon permalink
    11 Outubro, 2012 20:22

    Começaram por ir as fábricas, as empresas, o dinheiro e agora, vão os prémios; é sempre assim. Noutros tempos, pelas mesma razão, laureados eram alemães, ingleses, e outros que tais, depois foi a vez dos americanos, agora são os chineses. Estes são os sinais do tempo que passa.
    .
    Para os distraídos é bom lembrar que; a História é escrita pelos vencedores, e a Justiça é conforme o interesse do mais forte.
    .

    Gostar

  21. PT's avatar
    11 Outubro, 2012 20:34

    Bem, se falamos de reacções ao Nobel de Saramago, porque não falar das reacções de alguns ao descobrir-se (por confissão do próprio) que o laureado de 99, Günter Grass, fez parte das Waffen SS? Eis o exemplo de uma dessas reacções: “O escritor português José Saramago declarou: “Nunca separei o escritor da pessoa que o escritor é. A responsabilidade de um é a responsabilidade de outro.””

    Gostar

  22. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    11 Outubro, 2012 20:39

    LITERATURA…OU O TERRORISMO SOCIAL:
    http://expresso.sapo.pt/pensoes-sofrem-corte-de-35-a-partir-dos-1350-euros=f759460#ixzz291bb5IXd

    Gostar

  23. miguelmadeira's avatar
    11 Outubro, 2012 20:42

    “O Nobel da Literatura premeia Literatura. Não opções políticas.”
    .
    O Nobel da Literatura é suposto premiar literatura de orientação idealista (“idealisk riktning”).

    Gostar

  24. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    11 Outubro, 2012 21:07

    OS NOVOS ESCALÕES DE IRS.
    O Portela sempre presto a enfriar a coisa ou o assunto do post.
    Neste caso que nos ocupava literatura era literatura e IRS nao era Imposto até que chegou o Portela e com ele o escándalo e escalofrio da palavra : IMPOSTO RENDA…(continuem s.f.f. Engraçado. Se um dize IRS até parece que é um impostocito qualquer e que nao deixaria gelado a qualquer neoliberal. Impostos sao impostos ( mais so as vezes). E também só as vezes deixam a um tal quaquer meio escalofriado…enfim. Ë vida.

    Gostar

  25. Bolota's avatar
    11 Outubro, 2012 21:23

    ” Do ponto de vista da Literatura o que interessa é se os livros são bons.”
    Helena,
    ” O Saramago era um homem intolerante e quando teve poder exerceu-o de forma” …aqui já não cabe :Do ponto de vista da Literatura o que interessa é se os livros são bons.????
    A Helena não passa é de uma Ai Weiwei e barata

    Gostar

  26. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    11 Outubro, 2012 21:28

    neotonto, Posted 11 Outubro, 2012 at 21:07
    .
    Terrorismo social é tema para …literatura.
    ps: a agenda de Helena Matos no Blasfémias não tem necessariamente que ser bajulada.

    Gostar

  27. Portela Menos 1's avatar
  28. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Outubro, 2012 22:53

    O Weiwei é uma fraude mas tem toda a razão.
    .
    Vai uma aposta que o laureado é filo-pencudo?
    .
    Bute aí.

    Gostar

  29. jonas's avatar
    jonas permalink
    11 Outubro, 2012 23:17

    Enfim, Ai Weiwei, pode ser um artista, ainda despeitado e kurto de vistas. A Lieratura é que deve e pode estar acima disso, sobre as religiões a política, com olhos humanos, simples, de abranger a vida. E se o grande Mo Yan foi capaz de fazer de surdo por dez anos, sacrificando até a escola, cumpre-nos aceitar que se sacrificou assim para sobreviver tem o direito de ser ele e ao seu jeito nos contar a vida.
    Por outra, imaginemos só quantos e quantos, centenas de escritores de primeira, povoarão a China. Não é de mais que enfim se nomeie para o Nobel um grande escritor lá de dentro, entre uns trinta mil deles.
    E nem cabe arranjar logo queixinhas, ó Ai Weiwei, lá porque seja do Porto, assobiador do Sporting ou doente do Benfica .

    Gostar

  30. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    11 Outubro, 2012 23:22

    De há uns anos para cá, para ser Nobel da Literatura é necessário ser comunista, ou andar lá perto. É só ver quem têm sido os laureados dos ultimos 15 ou 20 anos.
    Vender muitos livros em muitos paises não é por si só critério de qualidade literária. O escritor que vendeu mais livros no mundo nos ultimos 50-60 anos, foi Harold Robbins, autor dos “Insaciaveis” p. ex., e cuja obra, pelo menos que eu saiba, nunca foi considerada para o Nobel.
    Saramago, alem de ter sido um escroque como pessoa, para muita gente não passa de um escritor mediano.

    Gostar

  31. jonas's avatar
    jonas permalink
    11 Outubro, 2012 23:48

    Há muitos e muitos escritores, certamente, que mereceriam o Nobel a determinada altura da vida. Não obsta que seja tarefa difícil achar algum premiado que o não merecesse. Como a respeito da Medicina, da Física, da Paz ou da Economia.
    Nem isso tira que outros milhares sejam grandíssimo escritores, bem ‘nobelizados’ pelos seus leitores, a exemplo de Eça, de F Pessoa ou Jorge Amado, como assim de Jorge Luís Borges em representação da estranja.
    Mas José Saramago é um grande escritor, ainda que centenas e mais de leitores não hajam nunca na vida, por razões várias, inconfessáveis, mesmo, de gostar dele.
    Uma moça bonita que eu sei, que não compreendo, não gosta de fruta e é categórica desse mau gosto .

    Gostar

  32. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    12 Outubro, 2012 00:40

    OE13 e o terrorismo social:
    Corte em pensões a partir de €1350 e o ex-partido dos contribuintes diz que fez Gaspar recuar; como se a manutenção da taxa de salvaguarda do IMI fosse um recuo…

    Gostar

  33. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    12 Outubro, 2012 00:44

    e se fossem bardamerda?
    “O Governo compromete-se a envidar os melhores esforços para renegociar, em termos vantajosos para o erário público, os contratos de PPP, utilizando, para tal, os meios necessários compatíveis com o respeito das sãs práticas internacionais”, lê-se no texto preliminar do OE 2013.

    Gostar

  34. Aladdin Sane's avatar
    Aladdin Sane permalink
    12 Outubro, 2012 01:54

    Bolota,

    no seu entender, um político de direita cometeu uma afronta, uma deselegância ao não participar das cerimónias fúnebres do nosso laureado.
    Atrevo-me a cogitar que considerará a pesporrência dessa menoridade chamada Maria Teresa Horta, quando recusou receber o prémio das mãos do primeiro Ministro, uma “lufada de liberdade”, ou um “acto de coragem em prol da democracia”. Correcto?

    MJRB,
    não seja sobranceiro, como se não soubesse que se trata de António de Sousa Lara. E se não soubesse, tivesse procurado sabê-lo. Que subtil pedantismo.

    Portela Menos 1,
    espero que esteja a dormir. Far-lhe-á bem.

    Gostar

  35. Cris's avatar
    Cris permalink
    12 Outubro, 2012 08:58

    Á muito que o Nobel só é entregue a membros do partido

    Gostar

  36. jonas's avatar
    jonas permalink
    12 Outubro, 2012 09:12

    ó Silveira,
    mas que bem lhe fica o título,
    ac escroque da silvei-hei-hei-heira …

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    12 Outubro, 2012 11:10

    Aladdin,
    Creia que esqueci o nome do indivíduo. Não o memorizei, porque entendi-o irrelevante como subsecretário de estado.
    Aliás, sobranceiro e pedante foi Lara, não só no desempenho dessas funções…

    Gostar

  38. Aladdin Sane's avatar
    Aladdin Sane permalink
    12 Outubro, 2012 11:40

    MJRB,

    a aura de PSL na SEC ofuscava tudo o resto. 🙂

    Gostar

  39. MJRB's avatar
    12 Outubro, 2012 13:28

    Aladdin,
    PSL “ofuscava” quem facilmente se deixa(va) “ofuscar” pelo jet 3,5 político e social…
    PSL culturalmente é débil, ignaro em relação à Cultura actual e esteve naquele cargo como poderia ter sido “metido” por Cavaco Silva noutro ministério ou secretaria de estado.
    Enfim, mais um…

    Gostar

  40. fredo's avatar
    fredo permalink
    12 Outubro, 2012 13:48

    Antes de discutir de o prémio foi bem ou mal atribuído, que tal se alguém se desse ao trabalho de ler a sua obra?
    Que tal perguntarmos na loja do chinês se vale a pena?

    Gostar

  41. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    12 Outubro, 2012 14:20

    Porra, a Fundação Nobel é uma instituição privada, que tem os seus critérios próprios de atribuição de prémios.
    Nada impede que outros criem ou atribuam prémios segundo outros critérios.
    Ponto final, parágrafo.

    Gostar

  42. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    12 Outubro, 2012 14:21

    Aladdin,
    Espero que esteja tudo bem consigo 🙂

    Gostar

Indigne-se aqui.