Saltar para o conteúdo

Decadência civilizacional

12 Janeiro, 2013

A formulação deste texto onde o cão é tratado pelo nome personificação a que a criança não teve direito: «Petição Contra o Abate do Pitbull “Zico” e de todos os outros “Zicos”! Esta petição tem como objectivo lutar contra o abate do cão “Zico” que atacou uma criança em Beja e de todos os outros “Zicos” espalhados pelo país…  Um cão que nunca fez mal durante 8 anos e atacou é porque teve algum motivo. O abate não é solução! Nestes casos há que investigar o que causou a reacção do cão (foi provocado/não está a ser bem tratado/etc) e pode optar-se pela reabilitação/treino do cão!  Se não se abatem pessoas por cometerem erros, por roubarem, por matarem…então também não o façam com os animais! Eles também merecem uma segunda oportunidade!  POR CADA VIDA PERDIDA DEVIDO AO ATAQUE DE UM ANIMAL, VÁRIAS VIDAS SÃO SALVAS POR ANIMAIS!!!»

64 comentários leave one →
  1. PiErre permalink
    12 Janeiro, 2013 09:43

    Está claro que a petição foi assinada por todos os outros “Zicos” espalhados pelo país.

    Gostar

  2. vasco permalink
    12 Janeiro, 2013 09:48

    in Público, “O menino de 18 meses (..) foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde deu entrada com um traumatismo crânio-encefálico grave, com o crânio esmagado e com massa encefálica arrancada”. Contudo, “eles [os Zincos espalhados pelo país] também merecem uma segunda oportunidade!” lê-se na petição!

    Gostar

  3. vasco permalink
    12 Janeiro, 2013 09:49

    os “Zicos” atrasaditos, tristitos, e violentos deste país, não se importam de emigrar para a Suíça ou o Canadá?

    Gostar

  4. J.J Pereira permalink
    12 Janeiro, 2013 10:23

    Canalha repugnante .

    Gostar

  5. Contumaz permalink
    12 Janeiro, 2013 10:28

    Deem uma segunda oportunidade ao cão, por favor.
    Pode ser que ele agora dê cabo do dono, era menos uma besta humana.
    Já agora, deem também uma segunda oportunidade à Helena Matos…

    Gostar

  6. A. R permalink
    12 Janeiro, 2013 10:35

    Serve mais que perfeitamente para legitimar a posse de uma arma por um homem ou mulher honestos para defender a sua pessoa e família. São muitos milhares as vidas salvas por uma arma pessoal.

    Gostar

  7. 12 Janeiro, 2013 10:38

    Ninguém pediu leniência para o dono do cão , que é o responsável pelo ataque à criança se deixarmos de lado a exigência , para muitas pessoas básica , de que pais conscientes não deixem um bebé de 18 meses sem vigilância.
    Não percebo bem como é que uma petição para evitar abater um animal que não tem culpa do que fez pode ser um retrocesso civilizacional , e já agora que a Helena F Matos resolveu voltar ao assunto do ataque do cão , seria boa altura para esclarecer a sua opinião sobre a questão. Proíbem-se as raças perigosas? Proíbem-se os cães todos , como parecem defender alguns dos leitores deste blog? Exigem-se “cartas de condução para cães”?
    É que não basta vir dizer que as pessoas que defendem este animal representam decadência civilizacional e pronto , há que elaborar um bocadinho e justificar uma afirmação dessas , caramba.
    Eu gosto de cães , tenho um e sinto-me um bocado insultado com esta história, porque é feita de generalidades e emotividade , não sei a quem se refere o JJ Pereira ao dizer enigmáticamente “canalha repugnante” , será que estou incluído por gostar de cães e ter um? São só os donos do pitbull? São os assinantes da petição?

    Gostar

  8. joaquim mota permalink
    12 Janeiro, 2013 10:44

    Neste momento a petição já tem mais de 81000 subscritores e os comentários são reveladores…
    Entre os aspectos representativos da sensibilidade animal ressaltam os comentários sobre os pais da criança. Não conheço os pormenores mas admito que foram negligentes, de qualquer modo para muitos dos defensores do Zico a morte de um filho (e o eventual processo por homicídio negligente) não chega os pais é que devem ser executados para os Zicos poderem ser soltos.

    Gostar

  9. Floriano Mongo permalink
    12 Janeiro, 2013 10:46

    Sobre a petição q diz:
    “um cão que nunca fez mal durante oito anos e atacou é porque teve algum motivo”
    isto é atribo dos TARADOS MORAIS!!!

    Para estes “terroristas do bem” a vida de um animal e de um humano equivalem-se!! Havendo um “MOTIVO” a morte de uma criança está plenamente justificada!!

    Cuidado com estes “defensores” da natureza e dos animais. No mundo dos seus sonhos é sempre vantajoso ser um cão ou um rato!!

    Hitler caçava homens e achava uma barbaridade q se pudessem caçar borboletas e andorinhas.

    Gostar

  10. 12 Janeiro, 2013 11:01

    Floriano Mongo , como é que você conclui que é uma tara moral defender que tem que ter havido um motivo para um cão atacar ao fim de 8 anos sem fazer nada?
    Onde é que você viu , ouviu ou leu alguém dizer que havendo motivo está justificada a morte da criança ou que as vidas humanas e animais se equivalem?
    Em lado nenhum , não é, veio só aqui contribuir um bocadinho para o debate com raciocínios retorcidos e falaciosos , destilar um bocadinho de veneno , e uma referênciazinha ao Hitler ajuda sempre .

    Gostar

  11. Rafael Ortega permalink
    12 Janeiro, 2013 11:06

    Vamos treinar e reabilitar o cão. Como se já não houvesse gastos que chegue no orçamento, como se a chulice em impostos não tivesse já passado do razoável, bora lá estoirar mais uns milhõezitos

    Gostar

  12. 12 Janeiro, 2013 11:23

    Austrália, Janeiro de 2012. Um aceno de agradecimento para alguém que resgatou estas crianças ao fogo assassino. Também ele irracional!

    As redes sociais, e não só, multiplicam esforços no sentido de evitar o abate do cão pitbull cruzado que recentemente matou uma criança em Beja. Não critico de todo quem apoio esta medida. Critico é quem, embuído de tão altruísta gesto, engrossando as fileiras de tal defesa, esquece a vítima, essa sim a verdadeira perda irreparável a registar. Também gosto de animais irracionais, mas apesar do carácter absurdo de muitos racionais, mesmo assim, aposto nestes últimos. Fico-me então pelo preito devido a quem tinha uma vida pela frente e da mesma ficou privada. Irremediavelmente! Claro que não me vou embora sem antes acrescentar que a abstracção humana criou, classificou e permitiu que assassinos habitassem o nosso próprio espaço. Racionais, ou não. E então? Mas será que a celebridade dos grandes crimes é obrigada a perpetuar a sua infâmia e execração? Tenhamos juízo. Morreu um humano, porra! Chega sempre um momento na nossa vida em que é necessário dizer não. Separar o trigo do jóio, acabar com as benevolentes indiferenças, o perigoso desprendimento na avaliação do que é filantropia ou desprezo pelo semelhante.

    Gostar

  13. Oscar Maximo permalink
    12 Janeiro, 2013 11:28

    O facto de diáriamente serem abatidos vários cães que não arranjam dono não interessa nada. Porque a Constituição não exige igualdade no tratamento dos cães.

    Gostar

  14. trill permalink
    12 Janeiro, 2013 11:36

    é patético! Os portugueses são patéticos. Os portugueses precocupam-se mais com o pitbull que com as 36 mulheres assassinadas pelos fdp dos “companheiros” e “ex-companheiros”, que num regime de justiça e de Estado de Direito seriam condenados pelo menos a prisão perpétua, como foram os tugas psicopatas que (por ciúme, sempre por ciúme, grandes fdp anormais e asquerosos!) assassinaram as namoradas em inglaterra. Para a generalidade desses fdp a perpétua é pouco. Haveriam de o ter feito nos estados americanos onde há pena de morte, grandescobardes fdp! Mas os tugalhões preocupam-se com o pittbull. Povo asqueroso e nojento.

    Gostar

  15. Fenris permalink
    12 Janeiro, 2013 11:39

    Oh Leninha, isto é muito engraçado!
    .
    No post anterior, a menina, coitadinha, foi atacada porque queria uma mala channel.
    Neste, os que querem salvar o cão são uns mentecaptos.
    .
    Não se pode ser uma coisa para uns e outra para outros.
    Se a menina não deve ser atacada por ser fútil (e não deve) estes também não deveriam ser por querer resgatar um cão.
    Ai Leninha, Leninha…

    Gostar

  16. zeca marreca permalink
    12 Janeiro, 2013 11:44

    Eu acho que só se devia abater o cão se for para fazer uma mala chanel para a Pepa… e a carne ia para o banco alimentar…

    Gostar

  17. pedro permalink
    12 Janeiro, 2013 11:47

    Em breve a troika vai estabelecer um cordão sanitário na nossa fronteira terreste,marítia e aérea e deslocar para Portugal uma equipa da saúde mental para tratar o povo!

    Gostar

  18. J.J Pereira permalink
    12 Janeiro, 2013 11:47

    Deixemo-nos de pseudo-ingenuidades dialécticas : quem pretende impedir o abate de uma fera que despedaçou uma criança , ou pertence ao foro psiquiátrico ou ao foro criminal.
    Bem sei que estamos submersos no oceano ,hipócrita e objectivamente criminoso ,do relativismo cultural do “pulíticamente kurrectu” – e num país em que a superficialidade e a desresponsabilização são os traços identitários dominantes, estas “importações” modernaças são adoptadas instantâneamente.
    Quanto à lei em vigor, é o que se vê : a “generalidade e a emotividade” ultrapassam-na ( e pela esquerda…) sem qualquer problema.
    E uma pequenina provocação : o facto da “alegada” fera assassina ser “alegadamente” propriedade de uma “alegada” minoria, terá algum (alegado…) peso no caso?…
    É que , nestes casos a aplicação do Código Penal assume aspectos ” alegadamente” surrealistas…
    Mas para quê queixarmo-nos ? Foi o ridente país que ” democràticamente” escolhemos…

    Gostar

  19. Duarte permalink
    12 Janeiro, 2013 11:47

    Para além da estupidez com a petição sobre o cão há mais exemplos de decadência civilizacional que nao preocupam a helenafmatos, antes pelo contrario a entusiasmam

    Propostas do FMI tiram abono de família a 280 mil portugueses
    ANDREIA SANCHES 10/01/2013 – 23:01
    Estudo conhecido esta semana defende eliminação do actual 3.º escalão do abono, a que têm direito os agregados que recebem até 8800 euros por ano.

    Gostar

  20. piscoiso permalink
    12 Janeiro, 2013 11:57

    ” A grandeza de uma nação pode ser medida pelo modo como tratam os seus animais. “
    É uma frase do “decadente civilizacional” Mahatma Gandhi.

    Gostar

  21. Tiradentes permalink
    12 Janeiro, 2013 12:09

    Estava mesmo a pensar nas vacas ante- Mahatma e no pós-Mahatma que são aos milhões, abandonadas, esfomeadas e doentes. Depois pega-se numa frase e aplica-se a tudo inclusive benfiquistas.

    Gostar

  22. JDGF permalink
    12 Janeiro, 2013 12:11

    Esta ‘história canina’ tem 2 interpretações: a primeira, absolutamente trágica, é a morte da criança. A segunda, será a história da banalização, neste País, das ‘petições’.
    Ora, nenhuma destas interpretações pode ser considerada benévola. Mostram, em simultâneo, que tanto a vulgarização da violência (não importa que seja praticada por quem for) e como a prostituição de instrumentos de ‘democracia directa’ (petições), são um perigoso evoluir do ‘inconsciente colectivo’, neste momento, ‘colonizado’ à volta de temas fracturantes e manifestamente divorciado das questões fundamentais. O que não é de estranhar numa sociedade em acelerado ritmo de desagregação…

    Gostar

  23. Fenris permalink
    12 Janeiro, 2013 12:13

    O Ghandi é claramente overrated!

    Gostar

  24. ztfcad permalink
    12 Janeiro, 2013 12:19

    Subscrevo, não a petição, claro ! E o comentário do Tiradentes ao meio dia e nove ! (Eheheheh)

    Gostar

  25. trill permalink
    12 Janeiro, 2013 12:30

    Dos grandes gestores tugas (depois a culpa da falência do lugar – junte-se o BPN mais o resto – é dos fp’s):
    .
    “Empresas públicas com buraco financeiro de 3 mil milhões de euros” (Expresso economia pag 13)
    .
    .
    Para o pis-coiso:
    não é na terra do tal mhatama Gandi, ou lá como se chama o senhor, que se violam e matam as mulheres nos transportes públicos e só conhecemos a ponta do iceberg (mas é verdade que nas vacas ninguém toca…) ?

    Gostar

  26. trill permalink
    12 Janeiro, 2013 12:35

    bem… pelo menos lá o povo saiu à rua a exigir – e muito bem – o enforcamento dos violadores. Cá o lugar é tão decadente e o povo tão labrego armado em civilizado que faz abaixo-assinados, não, não, não contra os assassinatos de mulheres e a exigir mudanças na legislação que punam os assassinos de forma séria… não, nada disso… abaixo assinados a exigir a libertação de um cão. Povo Tuga…

    Gostar

  27. tric permalink
    12 Janeiro, 2013 12:43

    nada de novo… Ocidente também já trata os canídeos raivosos da AlQaeda como libertadores na Siria…por isso…

    Gostar

  28. Duarte permalink
    12 Janeiro, 2013 12:44

    Decadência civilizacional

    PGR abre inquérito a denúncias de Catalina Pestana sobre pedofilia na Igreja

    Gostar

  29. Duarte permalink
    12 Janeiro, 2013 12:47

    Decadência civilizacional

    De acordo com o gabinete de estatística da União Europeia, em Portugal, no ano de 2011, estavam em risco de pobreza ou exclusão social 2,6 milhões de pessoas.

    Gostar

  30. piscoiso permalink
    12 Janeiro, 2013 13:04

    trill (12:30)
    O facto de haver criminosos na sua terra, não lhe retira a capacidade de opinar sobre as nações e os animais.

    Gostar

  31. 12 Janeiro, 2013 13:05

    JJ Pereira , o que eu sabia deste caso até hoje era o que li neste blog . Não faço ideia de como vive a família , li agora esta notícia , http://www.publico.pt/local/noticia/ministerio-publico-abre-inquerito-sobre-caso-da-crianca-atacada-por-um-cao-em-beja-1579951 ,vejo que vivem numa zona chamada Texas , é logo mau sinal , e como v. refere “alegada minoria” calculo que sejam ciganos , uma etnia que não é conhecida pela observância de regras , assim em geral . Da maneira como muitos ciganos tratam os cães , e as crianças , desgraças destas têm maiores probabilidades de acontecer , é como os “acidentes” com as caçadeiras , que nunca costumam ser registadas , tal como os cães.
    Quando falo em generalidades e emotividade refiro-me ao modo como se fala do ataque em si e da morte da criança , sem tentar perceber as razões pelas quais um cão ataca e lembrarmo-nos de que é apenas um cão , e isto não equivale a justificar , desculpar ou tolerar o ataque . Não sei o que diz a lei em vigor sobre casos assim , se determina que se abate , abata-se , e claro que o dono deve , acho eu , ser processado criminalmente , mas lamento que ache que quem pretende impedir o abate de um animal seja doido ou criminoso

    Gostar

  32. Duarte permalink
    12 Janeiro, 2013 13:23

    Decadência civilizacional

    Gostar

  33. El Der permalink
    12 Janeiro, 2013 13:30

    Ó Zico!

    Gostar

  34. Expatriado permalink
    12 Janeiro, 2013 14:21

    Alguns marcianos apareceram por aqui, em matilha, a tentar desviar a atençao do objectivo do post da HFM.
    .
    Normal…..

    Gostar

  35. esmeralda permalink
    12 Janeiro, 2013 14:45

    A CRIANÇA MORDEU AO CÃO???

    Gostar

  36. Portela Menos 1 permalink
    12 Janeiro, 2013 14:50

    Expatriado zangado por o homem querer ser sério !!!
    Obrigado El Der.

    Gostar

  37. Bovino permalink
    12 Janeiro, 2013 14:55

    mas tanta conversa para que? reabilitacao? o pai da menina pega numa cacadeira e prega um tiro no bicho final da historia. Foi assim que fez o meu velhote ao gato do vizinho que quase arrancou o olho da minha irma.

    E para quando algum post com interesse Helena?

    Gostar

  38. JCardoso permalink
    12 Janeiro, 2013 14:59

    Não podia estar mais de acordo com a Helena. Anda uma paranóia a afectar muitos portugueses, julgam o mundo de pernas para o ar e a vida humana já vale menos que um cão.
    Entretanto como o seu colega de blog CAA anda baralhado e como que a começar a virar o bico ao prego, ajude-o lá a reflectir nisto que se vê em painéis nas ruas do Porto e que não podem passar ao lado dos apoiantes de Luís Filipe Menezes no seu sonho de o verem à frente da Câmara do Porto.
    http://expresso.sapo.pt/o-teu-endividamento-e-maior-do-que-o-meu-diz-rio-a-menezes=f778881

    Gostar

  39. neotonton permalink
    12 Janeiro, 2013 14:59

    «11 mil pessoas assinaram uma petição para impedir uma decisão (caso seja realmente certo que foi isto que se passou) de evidente bom senso. »
    .
    Quem quer apostar que dessas 11000 pessoas pelo menos 80% são bloquistas ou aparentados?
    Concordo que seja abatido o cão porque de facto se não for abatido vai para onde? Para o Jardim Zoológico?
    .
    Desta HM deixou uma boa oportunidade para escrever o que realmente pensava do assunto do pitbull treinado para a caçar bebes…

    Gostar

  40. JCardoso permalink
    12 Janeiro, 2013 15:04

    E mais esta Helena. Eles são tão defensores do povo e contra os privilégios de alguns, que na hora de se acabar um bom emprego, não hesitam em sacar mais algum ao erário público, muito antes da idade indicada.
    http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2988890

    Gostar

  41. Expatriado permalink
    12 Janeiro, 2013 15:22

    Os marcianos dizem:
    .
    “O PCP reagiu a esta situação ao fim da tarde, em comunicado colocado no site do partido, realçando que se trata de uma “decisão pessoal” da autarca e reafirmando a sua discordância relativamente à legislação que permite casos como este.
    “O PCP afirma a sua oposição a regimes legais como aquele que facultou a contagem a dobrar de tempo para efeitos de reforma no exercício de funções políticas, expressa na votação em 2005 no sentido da sua eliminação”, lê-se no comunicado.”
    .
    Subentende-se que entendem isto como um “direito adquirido”……
    .
    Mas isto nao tem nada a haver com a petiçao em apreço….

    Gostar

  42. El Der permalink
    12 Janeiro, 2013 15:35

    Citação:
    Expatriado
    Posted 12 Janeiro, 2013 at 14:21 | Permalink
    Alguns marcianos apareceram por aqui, em matilha, a tentar desviar a atençao do objectivo do post da HFM.
    .
    Normal…..

    Gostar

  43. 12 Janeiro, 2013 15:43

    1) A argumentação usada na petição é imbecil.
    2) O cão obviamente não tem responsabilidade nenhuma, os donos e os pais da criança sim.
    3) Cães destes, ou em geral aqueles cujo porte os possa tornar perigosos, deviam ser permitidos apenas à Polícia e similares.
    4) Manter um cão destes em casa é uma violência para o próprio animal.

    Gostar

  44. Fincapé permalink
    12 Janeiro, 2013 15:51

    Helena,
    Concordo totalmente consigo: decadência civilizacional!
    A perda completa de referências e de valores está a provocar estragos tais que poderá levar ao fim de um ciclo como aconteceu com alguns impérios, designadamente o romano.
    E o problema é que começa a parecer que tribunais e leis podem acabar por ceder aos apelos mais inacreditáveis.
    De rir com esgar é esta: “Um cão que nunca fez mal durante 8 anos e atacou é porque teve algum motivo.” Quantas pessoas terá matar para que a sociedade seja protegida?
    Já agora, esta. Foi publicado que a famosa vedeta de nome “Zico” já tinha atacado mais vezes. Então, porque raio esta também já famosa petição diz que não? É inspiração do relatório do FMI?

    Gostar

  45. 12 Janeiro, 2013 15:55

    Esta malta não tem dinheiro e necessita de ajudas do Estado mas possui cães desta estirpe! E não aguenta mais cortes? Ai aguenta, aguenta!

    Gostar

  46. piscoiso permalink
    12 Janeiro, 2013 16:01

    3) Cães destes, ou em geral aqueles cujo porte os possa tornar perigosos, deviam ser permitidos apenas à Polícia e similares.” – TAF
    É uma afirmação imbecil, para utilizar um termo do seu ponto 1.
    E quanto ao porte de armas?
    E de automóveis?
    E de fisgas?

    Gostar

  47. Carlos permalink
    12 Janeiro, 2013 16:18

    A forma como o Piscoiso (assim como o Duarte e outros) apareceu por aqui a comentar a história do cão que já devia ter morrido, deveria envergonhá-lo. Mas, como diz o povo, “quem não tem vergonha, todo o mundo é seu”.

    Gostar

  48. Portela Menos 1 permalink
    12 Janeiro, 2013 16:21

    Parece que a reformada de Palmela nao vai só. O presidente da camara de Loulé (PSD) tambem vai …

    Gostar

  49. piscoiso permalink
    12 Janeiro, 2013 16:41

    O Carlos (16:18) é um envergonhado.
    Em vez de comentar o post comenta os comentadores.
    Nem lhe devia dar trela, mas enfim…

    Gostar

  50. AlfaBeta permalink
    12 Janeiro, 2013 19:07

    PiErre
    Gostei (e do post também…)
    Não está errado defender o cão (tal como o artista Ruy de Carvalho que também tem cães …) . O que está errado é a forma como está feita . E segundo os psicólogos caninos a culpa é sempre do dono . O que acontece ao dono ? Neste País o criminoso sempre morre inocente ( a menos que se trate de uma dolorosa perda familiar ,
    castigo já mais do que suficiente . Desgraça que os “Zincos” parecem desconhecer …) . O que também choca é tratar-se um cão como um “bébé” . E os “Zincos” têm o cão “bebé” numa escala superior de valores relativamente ao “bebé” tragicamente desaparecido !… Estes “Zincos” não merecem um cão . À primeira , é abandonado .
    O cão é fiel . O dono , geralmente , é besta . Mais uma forma de hipocrisia . Detestam as touradas mas adoram o hamburger .
    Volta Bin Laden porque já estás perdoado …

    Gostar

  51. Aldoar permalink
    12 Janeiro, 2013 19:12

    Os 20.000 que assinaram a incrível petição serão todos vegetarianos? Não há um só que mate e COMA animais tão simpáticos como vacas, coelhos (salvo seja), galinhas, perus sei lá mais o quê?

    Gostar

  52. 12 Janeiro, 2013 20:28

    Piscoiso: Um cão destes é equivalente a ter uma arma de guerra, ou similar. Não deve ser permitido.

    Gostar

  53. Luis Moreira permalink
    12 Janeiro, 2013 21:34

    O dono prende-se! O cão abate-se!http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/107122.html

    Gostar

  54. JCA permalink
    12 Janeiro, 2013 22:57

    .
    1) uma criança foi assassinada mas como foi um cão não há assassino
    Mas que merda é esta que o cidadão pitbull ‘que até vota segundo eles’ agora já é objeto de Trinual quição levando como testemunhas um bull terrier, um leão da rodésia, um roteweiler e mais outra canzoda amiga que através de ‘beus beus’ vão afiançar o bom comportamento civico do que ferrou a cabeça dum ser inferior chamado criança ? Para Tribunal para decidir ? Que aberrações são estas ?

    2) os cães fazerem cagadeira dos espaços publicos a cagarem os sapatos de quem não tem cão porque os donos não querem sujar as maozinhas delicadas a apanhar a merda dos seus cãezinhos isso os protetores dos animais tá quieto não piam ? Ou dizem que piam mas fecham os olhos
    .
    É mais que evidente que as raças que toda a Europa sabe que perigosas têm de ser proibidas em Potugal salvo se deixar de ser proibido o uso de porte de arma para quando um, um familiar etc for atacado por um ‘lulu’ lhe enfiar um tiro nos cornos. Exatamente como se resolve isto na serra, à paulada ou de caçadeira, onde a vida humana, duma criança, ainda vale mais que a dum rafeiro reguila ou não.
    .
    Fala assim quem esteve por dentro do que são cães de guerra, os viu atuar etc etc. Mas na guerra que parece não ser o caso de Portugal, agora.
    .
    Francamente
    .

    .

    Gostar

  55. Duarte permalink
    12 Janeiro, 2013 23:02

    O Carlos referiu a despropósito o meu comentário ou comentários sobre o caso do cão . Para que nao restem duvidas o que penso sobre o caso é o que o Daniel Oliveira escreveu no expresso on line e que nao tiro uma virgula , sendo raro eu concordar com com tudo o que ele escreve . Copia do artigo segue no fim

    O que acontece com o post da autora é que para além da historia triste do cão , ha outra historia que é o facto da sociedade civil que é coisa que para os liberais nao existe se manifestar. Pode ser por motivos errados, na minha opinião, mas isso é o preço da democracia, coisa que tambem como sabemos é uma maçada para os liberais.

    Aqui vai o texto do Daniel Oliveira
    Mandam as regras que um animal doméstico que se demonstre perigoso ao ponto de pôr em risco a vida humana tem de ser abatido. Um cão de uma raça perigosa matou uma criança de 18 meses. Foi decidido o seu abate. 11 mil pessoas assinaram uma petição para impedir uma decisão (caso seja realmente certo que foi isto que se passou) de evidente bom senso.

    Dizem os subscritores desta petição: “um cão que nunca fez mal durante oito anos e atacou é porque teve algum motivo”. A ver se nos entendemos: Os motivos para um animal matar uma criança são irrelevantes, porque as crianças não podem correr risco de vida, sejam lá qual forem os motivos. A decisão de abater um cão não é uma forma de fazer justiça (por isso os motivos pouco interessam), mas de segurança. Escrever que “a criança e o cão são os dois inocentes desta história” é pornográfico. Crianças e cães, para os humanos, não estão no mesmo nível. Nenhum animal é abatido por ser “culpado” de nada. Até porque tal conceito é inaplicável a não humanos. Um animal doméstico, se se revelar perigoso para os humanos, não pode conviver com eles. É apenas disto que se trata e não de qualquer ato de justiça. Os donos e pais foram negligentes? Isso sim, resolve-se na justiça. O abate do cão é outra coisa: um cão que mata uma criança com quem convive deixou de ser um animal doméstico. Porque o que o torna doméstico é ser controlável por humanos. Como não pode ser devolvido à vida selvagem é abatido. Não por justiça, mas por segurança.

    Diz a petição: “Se não se abatem pessoas por cometerem erros, por roubarem, por matarem…então também não o façam com os animais!” A comparação é de tal forma grotesca que chega a ser desumana. Eu sou contra a pena de morte. Eu como carne de animais que foram abatidos. Serei incoerente ou limito-me a não comparar o incomparável? Os animais não têm, para os humanos, o mesmo estatuto das pessoas. E quem acha que têm não percebe porque consideramos a vida humana um valor absoluto e indiscutível.

    Resumo assim: a vida do humano mais asqueroso vale mais do que a vida do animal doméstico de que mais gostamos. Sempre. Tendo tido (e continuando a ter) quase sempre animais domésticos (de que gosto imenso), parece-me haver em muitos defensores mais radicais dos direitos dos animais um discurso que relativiza os direitos humanos. Porque não compreendem a sua absoluta excepcionalidade.

    Gostar

  56. desiludida permalink
    13 Janeiro, 2013 00:02

    Eu era leitora assídua deste blog até hoje. A autora do post, em vez de se questionar acerca da questão essencial da história, o q fazia uma criança de 18 meses sozinha numa divisão com um cão de raça “perigosa” ( e aspas porque para mim perigosos são os donos, mas enfim, devo ser mentecapta….) e porque é q a família desta criança não é responsabilizada pela sua morte, preocupa-se mais com os q defendem, pelo menos, o adiar do abate do cão, visto, pelo q consta na comunicação social, q da primeira impressão do gabinete de medicina legal não consta qualquer ferimento causado por mordida de cão.

    “Decadência civilizacional” como titulo deste post, tendo em conta o seu conteúdo, é uma grande ironia. Mas q sei eu… Sou só canalha repugnante.

    Gostar

    • Desiludido permalink
      14 Janeiro, 2013 19:30

      DESILUDIDA
      Desiludido ? Sim . Decadência Civilizacional ? Sim . Pior , leucemia social . Consequência : Obesidade mental . Alguém , conhece “de facto” o que se passou ? Apenas um bebe morto e um cão vivo …Nem sequer se deve afirmar que “de jure” o cão deve ser “abatido” sem se provar um nexo de causalidade entre bebe morto e cão vivo … Nada mais . O resto encontra-se naquelas pessoas que se deliciam a ver a “Casa dos Segredos” …
      No mundo da racionalidade encontramos uma total ausência de um honesto ou correcto conteúdo critico .
      E pior , sem contraditório . Tantas vezes , mera propaganda politica . Lamentavelmente a todos os níveis , mesmo académicos ! … (não costumam ver o MRS ? )
      Adoram discutir o sexo sem ter visto o parto !…
      Desiludida , mas não se vá embora porque gostamos que esteja aqui .
      (não desiluda porque um cego agora já nos diz que vê uma luz ao fundo do túnel !…)

      Gostar

  57. General permalink
    13 Janeiro, 2013 00:51

    Com amigos destes quem precisa de inimigos…

    Gostar

  58. Rivera permalink
    13 Janeiro, 2013 08:28

    A nossa capacidade de controlar os nossos pânicos e deficientes socializações quando aparecem casos como estes também é uma medida de desenvolvimento, algumas pessoas que muito respeito não demonstraram essa capacidade e usaram argumentes desde o falso (“o animal matou”, quando o que matou a pobre criança foi a queda e traumatismo decorrente), ao palerma (“há questões actuais muito mais importantes”, o que é óbvio e no limite impediria qualquer acção além da mais mais importante naquele momento) e até ao cruel (“é um animal e não uma pessoa”, e portanto tudo é permitido). Também é uma dimensão da nossa humanidade a nossa forma de lidar com os animais, principalmente uma espécie que acompanha a nossa há tanto tempo e de uma forma tão leal.

    Gostar

  59. JCA permalink
    13 Janeiro, 2013 14:35

    .
    Rivera, além da questão dos bifinhos com ovo estrelado de bovinos, caprinos ou porcinos mortos à paulada, com escopeta no centro da testa etc que os defensores dos animais se lambem todos ao almoço, ou ao jantar com o leitaozinho bem assadinho, sugiro-lhe:
    .
    e que tal uma Lei autorizando ter animais domésticos (tenho vários) obrigando a dar para o socorro das crianças/desempregados/velhos a mesma verba mensal gasta com veterinarios, cabeleireiros, alimentação, areia para dejetos etc ??
    .
    E pelo menos agarrem numa luvazinha de plastico e limpem a merda e o mijo que levam os caezinhos a fazer na rua para não terem a casa cheia de merda de cão por esses ‘familiares’. Não gozem com os outros nem abusem.
    .
    cada macaco no seu galho. E se querem que os cães perigosos não sejam proibidos então os donos, os responsaveis por eles, que respondam em Tribunal pela morte perpretada pelos seus adorados ‘bichaninhos de estimação’ (ver também o significado de ‘assassinato’, ‘homicidio’)
    .
    Ou então venham a liberalização completa do uso e porte de armas como nos EUA. Brincamos ou quê ?
    .

    .

    Gostar

  60. Castrol permalink
    14 Janeiro, 2013 18:02

    Está tudo doido!!!!
    E o que é pior pagos pelos nossos impostos…

    Gostar

  61. Zegna permalink
    15 Janeiro, 2013 01:00

    tantos caes que ao abatidos por dia , tantos que sao maltratados , tantos que sao abandonados , e fazem uma petiçao por causa de UM cao ? ………isto nao anda nada bem …………….

    Gostar

  62. ferdasyn permalink
    25 Março, 2013 22:53

    ridiculo são os comentários desse “blog”
    tem gente matando gente, todos os dias, com crueldade e consciência do que estão fazendo, e mesmo assim não são executados…
    isso é europa… isso é primeiro mundo… tenho nojo de vocês.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: