Saltar para o conteúdo

o caminho da grécia

11 Março, 2013
by

“Troika dá mais um ano a Portugal para cumprir défice.”

11 comentários leave one →
  1. Fincapé permalink
    11 Março, 2013 20:56

    “Troika dá mais um ano a Portugal para cumprir défice. Moody’s elogia medida”
    Repare como são as coisas, rui a. Eu nem posso dizer que concordo com a medida: acho-a inevitável. E a Moody’s elogia. Realmente, as críticas e os apertos às agências de rating, designadamente por parte da UE, foi como dar-lhes um xanax. 😉

    Gostar

  2. rui a. permalink*
    11 Março, 2013 21:03

    Eu também a acho inevitável, caro Fincapé, de tal maneira que escrevi aqui, há meses, que isso ia acontecer e que era uma necessidade. Agora, a forma como nos foi concedido o prazo foi pelas piores razões: porque o governo não foi capaz de cumprir as suas expectativas de ajustamento. O que significa que não fomos capazes de pagar o que era esperado, e que, provavelmente, daqui por um ano também não seremos. O problema, a meu ver, é que está a tentar resolver-se pelas finanças públicas um problema que é essencialmente económico: Portugal não tem economia para sustentar a sua despesa pública e quanto mais força o cumprimento das responsabilidades do estado, sem diminuir essas responsabilidades, mais destrói a economia que as devia sustentar. Uma gaita!

    Gostar

  3. Fincapé permalink
    11 Março, 2013 21:13

    De acordo, rui a. E é uma gaita ainda maior, sim, se não houver crescimento económico. Mas não sei como. Nem que resposta poderá haver para o crescente número do desemprego, um verdadeiro flagelo.

    Gostar

  4. permalink
    11 Março, 2013 21:14

    É só adiar o inevitável: o reconhecimento da bancarrota e que temos que entrar em default.

    Gostar

  5. rui a. permalink*
    11 Março, 2013 21:27

    “É só adiar o inevitável: o reconhecimento da bancarrota e que temos que entrar em default.”
    Pois é. O que tem segurado isto é pertencermos à UE, e parecer mal um dos 27 entrar em bancarrota declarada. Mas é, provavelmente, o que nos vai acontecer, até porque os alemães começam a dar sinais de que já se estão nas tintas para o que nos possa acontecer:
    http://www.ionline.pt/dinheiro/merkel-quer-evitar-parlamento-vote-extensao-prazo-concedida-portugal-irlanda

    Gostar

  6. Fincapé permalink
    11 Março, 2013 21:50

    Eu acho que antes disso tudo deveria ser muito bem explicado o fenómeno da adesão à UE de países como Portugal que obrigou à destruição de muito do setor produtivo, limitações de toda a ordem à agricultura, apoio quase só para infraestruturas, muitas delas redundantes ou desnecessárias. É certo que alguns setores poderiam não resistir até aos dias de hoje. Mas essa necessidade não deixa de ser urgente para se poder concluir quem ganhou mais com as loucuras desse tempo. Não podemos pensar apenas que a UE foi muito nossa amiga ao transferir imensas verbas para setores não produtivos sem tentar analisar quem continuou a produzir e a assegurar o seu futuro, reduzindo a concorrência. É certo que foram criadas imensas empresas nesse período à custa da UE. Mas desconfio que a maioria era para sustentar o lobby da construção civil pouco concorrencial lá fora. Uma história por clarificar. Gostei de ver António Costa abordar este assunto na Quadratura do Círculo, mas isso não é suficiente. Parece-me.

    Gostar

  7. Duarte permalink
    11 Março, 2013 22:11

    Ou a forma como os neoliberais estão a tentar lavar as mãos da desgraça que eles próprios promoveram.

    Estando achegar à conclusão que o programa neoliberal nao está a dar resultado e está a conduzir á destruicao da economia, vêm agora dizer que a culpa é do estado social , porque nao ha economia. É o cumulo do cinismo.

    Em todo o lado esta receita neoliberal conduziu ao mesmo. À destruicao da economia e ao empobrecimento de largas camadas da populacao. Portugal nao iria ser certamente excepção.

    Gostar

  8. Portela Menos 1 permalink
    11 Março, 2013 23:12

    Rui A, não se importa de repetir?
    http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3101740

    Gostar

  9. salino permalink
    12 Março, 2013 00:00

    Eh, contentes que vão por aqui, e eu já não entendo nada.
    O nosso das finanças, que é muito um alargamento de 15 anos, relativamente ao prazo a alargar à dívida, que o cabeça d’alho da Irlanda quer de mais, o fim do mundo, diz ele, contente com o alargamento só de um ano, meio, mesmo, se possível … Enquanto isso,
    “Lucros baseados no resgate à Grécia??? Anda tudo louco?
    A Grécia ainda não pagou UM TOSTÃO e já lhe perdoaram 75% do resgate que actualmente é de 240 mil milhões – o triplo de Portugal.
    A Grécia nunca pagará um cêntimo do resgate, tal como não privatizou ainda nenhuma das suas grandes empresas nem baixou os ordenados à F Pública nem reformas e pensões. Apenas baixou os 15 ordenados anuais para 14 e não foi a todos!!!
    Não se fiem no que as TVs dizem.
    Perguntem às pessoas que lá moram e trabalham. Eu tenho lá 3 casais amigos e os 3 me dizem que eles já nem fazem manifs porque já perceberam que os anúncios do governos não são para cumprir.
    Agora é o próprio governo com agentes infiltrados nas organizações da luta quem instiga o povo a manifestar-se para Troika ver…
    “Para cúmulo, Samaras anunciou ontem solenemente O FIM DA AUSTERIDADE!… em pleno exame da Troika!
    Informem-se, que nós aqui andamos enganadinhos pelas TVs como gado a caminho do matadouro.”
    João Tilly
    http://arrastao.org/2770658.html

    E eu Grego gostei dessa, que a Grécia ainda é o centro do mundo, em vindo de muitas bandas, da parte de três continentes, muito mais do que a Alemanha !

    Gostar

  10. neotonto permalink
    12 Março, 2013 10:21

    Pois é. O que tem segurado isto é pertencermos à UE, e parecer mal um dos 27 entrar em bancarrota declarada. Mas é, provavelmente, o que nos vai acontecer, até porque os alemães começam a dar sinais de que já se estão nas tintas para o que nos possa acontecer:

    Que cabraocinho que nos saiu este Rui A. Como ele últimamente anda a morar no “paraiso brasileiro”, he.
    Vou tentar mirar nos arquivos dele. Porque acho que habemos outro que tambem nos saiu (a touro passado, tudo seja dito)…profeta !!!

    Gostar

Indigne-se aqui.