Saltar para o conteúdo

He’s the man.

2 Setembro, 2013
by

ASNExtractos desta entrevista de António Sampaio da Nóvoa a Clara Ferreira Alves, Revista do Expresso

“Uma das minhas qualidades ou defeitos é de ser capaz de fazer qualquer coisa com o lugar onde estou”.

(sobre uma potencial candidatura a PR) – “As pessoas têm de assumir as decisões porque pensam que são boas. […] Nesta fase da vida do país não podemos dizer que não”

“A universidade não tem uma dívida e tem mesmo 40 milhões de euros de saldo. Não sendo nem economistas nem gestores, sabemos mais de economia e de gestão que muitos profissionais”.

“… existem três palavras da moda que nunca uso: excelência, empreendedorismo e empregabilidade. Palavras ocas.”

(Sobre o desemprego jovem) – “Se pusessem nas minhas mãos parte considerável dos fundos comunitários e me deixassem trabalhar com as empresas, com as universidades, com a administração local, resolvia o problema em três anos. E não é arrogância da minha parte”.

(Sobre a distribuição dos fundos europeus) – “Um erro colossal dos governantes. Todos. Incapazes de perceber o país”.

“Nunca utilizo a palavra crescimento, porque o crescimento das últimas décadas foi feito contra o Ambiente, foi artificial. A sociedade de consumo tal como a conhecemos acabou. O consumismo frenético aproveitado por um capitalismo selvagem acabou.”

“Os economistas não percebem nada de nada e nem de economia e usam uma linguagem que ninguém percebe. Maturidades, imparidades, swaps, eurobonds, outlooks negativos…”

“Se o estado não tem dinheiro, deixe-me em paz, não me aborreça, não me chateie. E eu faço o que posso, vou à China, viro-me.”

71 comentários leave one →
  1. Silva permalink
    2 Setembro, 2013 10:26

    Embora não tenha partido verifica-se que ainda existe muita gente com orgulho no BPN , BPP , SLN , na Tecnoforma , dos Desvios dos fundos comunitários , nos Swap´s , nos empossados das ” PPP’s ” , nos Submarinos e em campanhas Fraudulentas como na Destruição do Pais e a escravização do povo. Por outro lado as ruas vão se enchendo de satisfeitos idolatrando os políticos do pote sempre que aparecem. Parece que afinal o crime compensa. Toda a oposição deveria talvez passar mais vezes em Cabo Verde ou tentar a tal formação para reconhecer melhor as vacas que riem enquanto o povo foge, ou ainda arranjar um emprego de peludo comentador de jornais online em campanhas fraudulentas e de desinformação execrável a favor do Governo de ladrões. A farsa continua, o estado é o maior provocador de desemprego, desde logo pelos organismos que nada fazem ou defendem, basta ver o despedimento coletivo ilegal do Casino Estoril de 112 trabalhadores que unicamente foram substituídos por outros em regime de outsourcings. Passam já mais de 3 anos em que a justiça atrasa a verdade e faz criar nas pessoas um desequilíbrio moral e emocional. Não acreditamos em Europa nem justiças, acreditamos mais em pobreza e morte. Os governos não produzem nada e ganham mais e enriquecem à custa de quem trabalha……. grande negocio da CHINA Disse.

    Gostar

    • 2 Setembro, 2013 13:04

      Disse e muito bem Silva.
      Num Blog como este em que a teoria do desenvolvimento é andarmos para trás, haja ao menos coragem de afirmar aquilo que se pensa e sabemos ser verdade.

      Gostar

    • Antonio Lopes permalink
      2 Setembro, 2013 14:25

      Falta o sócrates,o clan sócrates,a jeovaca adelaide,o freeport,o face oculta,as casinhas da Guarda,a univ.independente,os apartamentos do Heron Castilho,a fuga para Paris,os off-shores de Gibraltar(quer cópia dos extractos?),os off-shores das ilhas Cayman!Os exames por fax ao domingo,etc.Estará completo?

      Gostar

      • 2 Setembro, 2013 14:32

        . . . mas tem o piscoiso (que até , para *alihar* com o dono chega
        a dar o dito pelo seu contrário no espaço de 3 dias . . .

        Gostar

  2. Fernando S permalink
    2 Setembro, 2013 10:50

    Com “elites” deste calibre, sem qualquer noção do que é a economia, não admira que o pais tenha chegado à bancarrota !!…

    Gostar

    • Trinta e três permalink
      2 Setembro, 2013 15:15

      As “elites deste calibre” nunca estiveram no governo. Quem lá esteve, foram os antecessores dos atuais, todos dos mesmos “clubes”.

      Gostar

    • Fernando S permalink
      2 Setembro, 2013 15:41

      Trinta e três : “As “elites deste calibre” nunca estiveram no governo.”

      Esta enganado. (Des)Governaram este pais, dentro e fora dos governos.
      Foi muita gente como esta, que não sabe o que é a economia, que acredita que se pode impunemente gastar o que não se tem, que fez com que o pais estivesse às portas da bancarrota e tenha agora de fazer sacrificios para corrigir os desmandos.

      Gostar

      • Trinta e três permalink
        2 Setembro, 2013 16:59

        Não, Fernando. Homens como S. da Nóvoa e outros, não têm influência, nem cabedais para influenciar governos. Mas, nas atuais equipas governativas e dirigentes dos principais partidos, estão homens que já ocuparam cargos de governo em tempos de vacas mais gordas e comeram a vaca toda.

        Gostar

      • RCAS permalink
        2 Setembro, 2013 17:10

        Por vezes fico a pensar Fernando S se o meu amigo é ingenuo, ou se faz de… ou em alternativa é ignorante, ou se faz de…

        Gostar

      • Fernando S permalink
        2 Setembro, 2013 17:19

        RCAS,

        Muito simples, sou ingénuo e ignorante em simultaneo !…
        Esta bem assim ?!

        Gostar

      • RCAS permalink
        2 Setembro, 2013 17:40

        Hum!… penso que não,tenho-o como demasiado inteligente para andar no limbo… penso que “se faz de”… benvindo á “plebe”!

        Gostar

      • RCAS permalink
        2 Setembro, 2013 18:04

        Trinta e três
        Não sei qual é o seu conceito de vaca gordas… mas já alguma vez houve isso neste País? eu não me lembro…
        Vejamos, para termos este País como o tínhamos á “dois anos”, tínhamos de nos ter endividado. Demasiado? considerando que neste País temos poucos empresários, mas muitos patrões da treta, que “nesses anos” especularam em vez de investir, não criando riqueza, nem sei sequer, se o sabiam fazer, creio que sim! embora nada incontrolável, não fosse a crise do subprime e das dividas sobaranas !
        Mas sejamos honestos, se tivéssemos atuado no passado, como esta espécie de merceeiros que nos governam, teríamos hoje um País nitidamente mais pobre, isso é verdade!
        Num País onde o povo, sobretudo as suas elites, não tem, rigor mental, capacidade organizativa, planificação, esperamos o quê? milagres?

        Gostar

      • Fernando S permalink
        2 Setembro, 2013 18:15

        RCAS,
        Esta enganado : quanto à “inteligencia” e quanto ao “se faz de” !
        Mas, sinceramente, qual é mesmo o interesse desta conversa “ad hominem” ?!…
        Ja agora, o RCAS é adepto do pensamento unico ou admite diferenças de apreciação e opinião ?
        Isto porque, se admite podemos continuar a conversar sobre os assuntos dos posts e comentarios aqui deixados, se não admite então é melhor ficarmos por aqui !!

        Gostar

      • Trinta e três permalink
        3 Setembro, 2013 01:17

        RCAS:
        81 mil milhões de euros chegam-lhe? Foi isso que por aqui enterraram.

        Gostar

    • Fernando S permalink
      2 Setembro, 2013 17:16

      Trinta e tres,
      Ja lhe disse noutras alturas que as ideias que o Trinta e tres defende, de que a gastar o dinheiro dos outros é que se cria riqueza e bem estar, é que “influenciaram” os governos que no passado puseram o pais de canga !
      Não admira que concorde com o que o que diz agora o dito Novoa.
      Reconheço-lhe a coerencia !

      Gostar

      • Trinta e três permalink
        3 Setembro, 2013 01:29

        Não confunda o que lhe dizem, com o que quer que lhe digam. É uma estratégia idêntica à do governo, porque é o que lhes resta para defender as asneiras que têm feito. Isso do “dinheiro dos outros” é treta. Há (ou havia) uma União Europeia- lembra-se? O que houve e há é dinheiro mal gasto e nada investido. Sobre isso, os responsáveis são fáceis de identificar: PSD, PS e CDS. O que o Fernando defende é, ao contrário do que diz, a continuação do circo, já que nada de fundamental mudou no nosso tecido produtivo. Assim sendo… não se produz riqueza. Mais grave ainda, colabora com uma mentira: “vamos pagar a dívida”. Não vamos. Pelos mesmos motivos.
        .
        Sampaio da Nóvoa também não disse nada do que o Fernando diz que ele disse. “Se o estado não tem dinheiro, deixe-me em paz, não me aborreça, não me chateie. E eu faço o que posso, vou à China, viro-me.” É isso mesmo: não nos chateiem. Porque, no “dia seguinte”, vamos continuar com todos os erros que foram feitos e ainda com menos capacidade para produzir riqueza.

        Gostar

    • Fernando S permalink
      3 Setembro, 2013 17:16

      Trinta e tres,

      Se dependesse de si e dos seus amigos da extrema esquerda teriamos hoje um Estado ainda mais gigantesco e um pais ainda mais miseravel. Nem sequer na UE e na Zona Euro estariamos.
      Não o conseguiram porque a democracia não permitiu.
      Mas, mesmo assim, contribuiram, e muito, para a ideia ilusoria de que o progresso passa por um Estado cada vez mais “social” e “protector” e que a gastar é que se cria riqueza…
      A demagogia facil e a convergencia de interesses fazem milagres !
      Claro que eram criticos dos governos “direitistas” e “neo-liberais”, fossem eles do PS, do PSD, do CDS. Claro que achavam que os governos deviam gastar ainda mais e aumentar ainda mais o Estado à custa do mercado e das empresas privadas. Claro que achavam que era ainda pouco e que “um verdadeiro governo de esquerda” iria bem mais longe. Logico !!
      Mas, na falta de melhor, até se encaixaram muito bem e ganharam um lugar na mesa do forrobodo !… Fizeram parte, e ainda fazem, do tal “circo” a que se refere !
      Resultado : o pais endividou-se e a economia perdeu competitividade e financiamento !
      Estamos agora a pagar o preço !
      Não admira que hoje o Trinta e tres e os seus amigos da extrema esquerda juntem as suas vozes e os seus argumentos a todos aqueles que se opõem com unhas e dentes ao fim do modelo economico e de sociedade à sombra do qual se acomodaram e que vivem na vã ilusão de que alguém, talvez a Europa, vai pagar as dividas passadas e futuras.
      O forrobodo foi tão bom, porque é que se hade agora acabar com ele ??!!…

      Quanto ao seu heroi da Novoa, para além de mostrar uma grande dose de presunção e agua benta e uma manifesta ignorancia do que é a economia de um pais, é um hipocrita sem jeito porque ele sabe melhor do que ninguém que sem os dinheiros publicos e apenas com as ajudas que poderia encontrar na China ou algures, a “sua” Universidade não aguentaria aberta nem mais um dia !
      O que ele quer mesmo é não ter de prestar quaisquer contas pela utilização do dinheiro dos contribuintes !!

      Gostar

      • Trinta e três permalink
        3 Setembro, 2013 21:40

        Quando quiser mostrar um mínimo de esforço intelectual em vez de despejar cassetes e panfletos, avise. Você não teve, sequer, a honestidade de TENTAR responder ao que lhe disse anteriormente. Quem defende despesismo e paralização da economia, é você. Quem apoia os maiores vigaristas deste país, é você. Você não faz a mais pequena ideia do que é ser de esquerda ou de direita- é mais do tipo Benfica/Sporting.

        Gostar

      • Trinta e três permalink
        3 Setembro, 2013 21:48

        Quem é você para inventar o que penso sobre a União Europeia? Ao contrário do que diz, sempre a apoiei e um dos motivos do meu ataque á atual política dominante na Europa, é precisamente por considerar que pode destruir os seus alicerces. Que política europeia tem o bando de medíocres a que você chama de governo? Vá distribuir panfletos para a sua repartiçãozinha, se é que ainda alguém o atura.

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        3 Setembro, 2013 22:21

        Com a vossa licença, desculpem a intromissão:
        FS para além de mostrar uma grande dose de presunção e agua benta e uma manifesta ignorância do que é a vida das pessoas, é um hipocrita sem jeito porque ele sabe melhor do que ninguém que este governo é gerido por ignorantes. Um governo que ao fim de 27 meses só vê forças de bloqueio à frente do nariz.
        Não há paciência para as novas k7 laranjas.

        Gostar

      • ora permalink
        4 Setembro, 2013 20:33

        com a minha licença

        se pusesses sampaio da nódoa no lugar de fs descrevias o peralvilho

        muitas vezes penso que daqui a uns anos bem treinado

        darás um bom sampaio da nódoa

        ou seja um tipo que nada sabe fazer além de ir fazendo umas licenças para matar

        o tempo claro

        Gostar

    • Fernando S permalink
      3 Setembro, 2013 23:23

      Trinta e tres e Portela Menos 1,

      Não admira que estejam a perder o sangue frio e o verniz que disfarça a intolerancia e o pensamento unico do politicamente correcto !
      No fim de contas começam a perceber que as vossas teorias sobre a “espiral recessiva” provocada pela austeridade estão a sair completamente furadas e que, mesmo com Tribunais Constitucionais e outros interesses instalados a defenderem desesperadamente o “status quo”, o ajustamento da economia se esta mesmo a fazer e o pais acabara por dar a volta e por sair da crise mais equilibrado e mais competitivo.
      Depois de terem partilhado e defendido as ideias e as politicas que puseram o pais na bancarrota ainda querem vir dar lições e sentenças sobre como … tirar o pais da bancarrota !
      Tenham um minimo de vergonha e decencia !!

      Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        3 Setembro, 2013 23:42

        sim FS, só falta dizer à conta de quem estão a fazer o “ajustamento”; 27 meses se empobrecimento e a desculpa é termos vivido acima das possibilidades no ….PREC!
        ps:
        já discuti estes temas consigo em outros post e meti-me na conversa porque não gosto vosso copy/past na argumentação utilizada. Tem todo o direito de discordar.Tal como eu, de si.

        Gostar

      • Trinta e três permalink
        4 Setembro, 2013 02:00

        Você é desonesto. É só isso que irrita. Não tem a mínima capacidade de discutir os argumentos que se lhe apresentam e, cobardemente, arroga-se ao direito de inventar argumentos para os outros. Os diversos comentários estão aí para quem os quiser ler e avaliar, a menos que meta uma cunha para apagarem os seus. Já agora, a consulta de qualquer hemeroteca pode ilucidá-lo sobre o “brilhantismo económico” que sempre acompanha os meses de verão. Você é patético.

        Gostar

      • Fernando S permalink
        4 Setembro, 2013 09:19

        O seu unico argumento é o ataque pessoal, o insulto !
        A sua ideia da discussão é a de que voce tem o exclusivo da critica e da apologia e quem não esta de acordo consigo é “desonesto”, “cobarde”, “incapaz”, “patético”, e outras pérolas da arte da intimidação.
        Comigo não resulta !

        Gostar

    • Fernando S permalink
      4 Setembro, 2013 00:27

      Portela Menos 1,

      Ja é um ponto positivo reconhecer-me o direito de discordar… Por vezes da a impressão que alguns comentadores não toleram quem discorda de quem discorda da politica de austeridade !…
      Talvez algum respeito por quem discorda ajudasse a melhorar a qualidade da discussão.

      O PREC foi um grande desperdicio mas ja vai longe….
      Vivemos acima das nossas possibilidades sobretudo nas ultimas duas décadas. O mal ja vinha de tras mas foi sobretudo em meados dos anos 2000 que o nosso endividamento publico e privado ultrapassou os 60% do Pib previstos pelas regras do Euro e subiu em flecha (mesmo sem contar com as engenharias e desorçamentações em que os governos de José Socrates foram mestres).

      O ajustamento é o preço a pagar agora pelos desmandos que foram feitos anteriormente.
      Essa sua preocupação com os custos do ajustamento é sempre de actualidade mas teria sido mais oportuna e mais util antes, quando o pais se endividava para gastar e adiava as reformas necessarias para produzir mais e melhor, quando era ainda possivel ajustar progressivamente e com custos muito menores. Não se fez e é pena !
      Agora o ajustamento esta-se naturalmente a fazer com sacrificios maiores por parte de muitos e muitos dos portugueses. A começar pelos desempregados sem subsidios e pelas pessoas mais frageis e de rendimentos mais baixos. Infelizmente, nem sempre os que agora mais são sacrificados foram aqueles que no passado mais foram beneficiados pelas politicas publicas. Não é facil. Digamos que, entre outras razões, as decisões do TC teem de algum modo contribuido para acentuar algumas injustiças e ineficiencias na repartição dos sacrificios.

      Não percebi a sua referencia ao “copy/past” …

      Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        4 Setembro, 2013 00:33

        copy/past=k7 🙂

        Gostar

      • Fernando S permalink
        4 Setembro, 2013 00:40

        Ok … A cada um a sua K7 … 🙂

        Gostar

      • ora permalink
        4 Setembro, 2013 20:34

        portelas de seven up….

        Gostar

  3. javitudo permalink
    2 Setembro, 2013 10:52

    Os bichos mais peçonhentos que existem no protectorado e na estranja visto que alguns emigraram para Paris, Luanda, etc. são os políticos que nos deixaram neste manicómio habitado por demasiados corruptos, palhaços ricos, ladrões e incendiários.
    Como existe uma cortina de fumo para além da provocada pelos incendiários “face book”, uma censura tenaz nas televisões (TV1 contaminada por radicais, Sic onde pontifica o poderoso bilderberg, tvi do grupo prisa ligado à mafia do psoe que erradicou a Manuela Moura Guedes em dois tempos) e um enorme descaramento nos telejornais, nunca será possível ao tuga saber que foram, nem quem são, nem quem serão (refiro-me aos das universidades de verão em ar condicionado). Ainda um dia voltarão a votar neles.
    E o circo continuará sem intervalo.

    Gostar

    • RCAS permalink
      2 Setembro, 2013 17:12

      Trata-te!…

      Gostar

      • ora permalink
        4 Setembro, 2013 20:35

        já tu tal como o sampaio da nódoa são uns megalomaníacos resistentes a tratamento

        Gostar

  4. Portela Menos 1 permalink
    2 Setembro, 2013 11:13

    não se percebe com que frases jcd está ou não de acordo 🙂

    Gostar

    • ora permalink
      4 Setembro, 2013 20:47

      bom primeiro achar que aquilo são frases

      Uma das minhas qualidades ou defeitos é de ser capaz de fazer qualquer coisa com o lugar onde estou….

      ok faz-me aí um palhaço com santa comba dão

      ou um portela com terra queimada….

      é que ser messiânico é uma cousa

      agora ser tão megalo maníacu que pensa que tira uma costela a santa comb’Adão e faz uma eva péron

      é ser mais debilóide que portela de gamas janados sem jau’s nem nau’s

      Gostar

  5. manuel permalink
    2 Setembro, 2013 11:27

    Jcd mandou o osso!

    Gostar

  6. Rafael Ortega permalink
    2 Setembro, 2013 11:45

    Se o governo o deixasse mesmo em paz, por não haver dinheiro (leia-se cortar todas as transferências do orçamento de estado para o ensino superior) este era o primeiro a berrar nas televisões.

    Há gente que não tem mesmo noção das barbaridades que diz.

    A entrevista é uma miséria, a Clara Ferreira Alves não entrevista, não faz perguntas, manda bojardas anti-austeridade e espera que o entrevistado siga na onda.
    Mais valia ir a um comício do PS, ao menos não passa por jornalismo.

    Gostar

  7. Portela Menos 1 permalink
    2 Setembro, 2013 11:49

    José Luis Arnaut – o homem dos 70 instrumentos – triste com o TC e preocupado com a s gerações futuras…
    http://www.rtp.pt/play/p296/e127461/conselho-superior

    Gostar

    • ora permalink
      4 Setembro, 2013 20:43

      ah pensei que fosse o outro masson nomine arnaut da loja grande orienta-te SNS….

      save notre soul…ou sul uma dessas sud’anices ou saca’nesses,,,

      en fin un gama gamando gamadas cruz ou cuz ou cuscus

      Gostar

  8. Fincapé permalink
    2 Setembro, 2013 12:11

    Se definirmos o primeiro-ministro como referência, neste país somos quase todos excelentes. Por isso, discordo de Sampaio da Nóvoa por ele discordar da palavra oca “excelência”. 😉

    Gostar

  9. 2 Setembro, 2013 13:08

    Sei lá se é o homem. Fez um excelente discurso

    e tem feito um excelente trabalho na Universidade de Lisboa.
    Se tem hipóteses se concorrer à presidência da república? Tantas quantas Fernando Nobre.
    Posso compreender que jcd o veja como um perigoso socialista, comunista até, isso é a visão dos “tea party”.
    Chamava só à atenção que o discurso é muito parecido ao do Papa Francisco.

    Gostar

  10. André permalink
    2 Setembro, 2013 13:19

    Não percebo se está irritado com o facto de ele ter tido cortes brutais no orçamento e a universidade continuar a funcionar (o que é terrível para as políticas educativas da direita portuguesa), ou se com a inexistência de qualquer modéstia no Sampaio da Nóvoa. Se for a última opção, concordo consigo, no entanto, graças ao que fez naquela universidade, pode-se considerar que ele até tem direito a chamar burros aos outros.

    Gostar

    • Fernando S permalink
      2 Setembro, 2013 13:59

      O facto da universidade continuar a funcionar é a prova de que os cortes não foram brutais mas antes perfeitamente justificados !

      Gostar

      • neotonto permalink
        2 Setembro, 2013 14:09

        O facto da universidade continuar a funcionar é a prova de que os cortes não foram brutais mas antes perfeitamente justificados !

        .
        Totalmente clarificador !

        Gostar

      • André permalink
        2 Setembro, 2013 14:42

        Então aplicando a política deste governo vamos chegar ao ponto em que cortamos demais, mas depois já não há volta a dar, os serviços públicos estão destruídos e o melhor é privatizar tudo para que umas quantas empresas privadas dos empresários do partido ganhem muito dinheiro. Compreendido!

        Gostar

      • manuel permalink
        2 Setembro, 2013 15:03

        Claro como água. Os orçamentos eram feitos com os valores do ano anterior e adicionava-se a inflacção prevista.Era assim em toda a máquina estatal.

        Gostar

      • RCAS permalink
        2 Setembro, 2013 17:30

        O Fernando já me parece a Helena… ela afirma se já nos esquecemos dos tempos em que havia só uma sardinha e sopinha de couves para várias pessoas… como ainda não chegámos lá ( por enquanto)…á que continuar né?

        Gostar

      • Fernando S permalink
        2 Setembro, 2013 18:21

        RCAS,
        Sim, efectivamente eu concordo com a Helena Matos e acho que enquanto estivermos a viver acima das nossas possibilidades temos de continuar a cortar nas despesas mais supérfluas e improdutivas.

        Gostar

      • Fernando S permalink
        2 Setembro, 2013 18:30

        André,

        Onde é que eu falei em “privatizar tudo” ?!…

        Dito isto, não escondo que admito que uma sociedade possa existir e estar melhor sem um sistema de ensino estatal.
        Mas, de qualquer modo, não é o que esta aqui em discussão nem sequer é um assunto da agenda politica actual.

        Gostar

      • André permalink
        2 Setembro, 2013 19:30

        Limitei-me apenas a aplicar aquilo que diz defender (os cortes gigantescos nos serviços públicos) até às últimas consequências. Perdoe-me se fui demasiado direto.

        Gostar

      • Fernando S permalink
        2 Setembro, 2013 20:36

        André,
        Caricaturar deliberadamente o pensamento dos interlocutores não é nada bonito …
        Falo em cortes significativos, tanto quanto o necessario, nunca falei em “gigantescos” (?!).
        Refiro-me a cortes nas despesas publicas, o que não significa necessariamente e em todos os casos menos serviço publico. Não percamos de vista que muitas das despesas publicas existem para alimentar uma burocracia que é estranha ou até contraria a um efectivo serviço ao publico.
        Nunca pretendi que os cortes deviam ir “até às ultimas consequencias”.
        Dito isto, e como gosto de assumir claramente o que penso, admito que, nalguns casos, certos serviços ditos “publicos” mas que são inuteis ou prejudiciais ou que ficam mais caros para os cidadãos do que se fossem prestados pelo sector privado, possam ser completamente desmantelados. Um bom exemplo é o da chamada televisão publica, a RTP, assunto que continua a estar em cima da mesa do debate e das opções politicas.
        De qualquer modo, no que se refere às Universidades publicas, é algo que não esta aqui em discussão ou em qualquer agenda politica actual.

        Gostar

  11. Tiro ao Alvo permalink
    2 Setembro, 2013 14:58

    É preciso te cuidado com o Nóvoa: ele precisa de segurança.
    Proponho que sejam destacados aí uns dezoito guardas que, por turnos de dois, o vigiem permanentemente, 24h sobre 24h, para que não seja raptado. Este homem, que tem muito valor, vai ser a nossa salvação, a não ser que o roubem – que o raptem, entendem?
    Senhores governantes, segurem o homem, por favor. Uma coisa destas aparece apenas de cem em cem anos.
    Ele nem sabe bem o valor que tem – rima e é verdade!

    Gostar

    • Fincapé permalink
      2 Setembro, 2013 15:03

      Talvez não, Tiro. Havendo o Passos e o Cavaco quem é que iria raptar o Nóvoa. 😉

      Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        2 Setembro, 2013 15:13

        Sei lá, Fincapé – o perigo está onde menos se espera. Pelo que diz, até o Passos e o Cavaco poderiam raptá-lo. Outros terão opinião diferente.
        Que o homem corre riscos, parece-.me evidente.

        Gostar

      • Fincapé permalink
        4 Setembro, 2013 02:24

        Não, Tiro.
        O que eu queria dizer é que sendo Passos e Cavaco tão bons ninguém quererá raptar Nóvoa. Raptam qualquer um dos outros dois. 🙂

        Gostar

  12. Trinta e três permalink
    2 Setembro, 2013 15:16

    O Prof. Nóvoa tem toda a razão.

    Gostar

  13. tric permalink
    2 Setembro, 2013 16:30

    Palhaço !
    .

    .

    .

    .

    .

    Gostar

  14. tric permalink
    2 Setembro, 2013 16:32

    Gostar

  15. tric permalink
    2 Setembro, 2013 16:35

    Gostar

  16. tric permalink
    2 Setembro, 2013 16:42

    Gostar

  17. tric permalink
    2 Setembro, 2013 16:46

    Gostar

  18. tric permalink
    2 Setembro, 2013 16:57

    Gostar

  19. tric permalink
    2 Setembro, 2013 18:42

    “”Aguardamos os desenvolvimentos. No campo internacional registaram-se posições extremamente cautelosas, incluindo dos Estados Unidos da América. Nós estamos a seguir a situação de modo preocupado, visto que estas matérias têm consequências para a paz, para os povos envolvidos, e económicas e políticas que é muito difícil antecipar neste momento com rigor”, disse.
    .
    “Preferimos claramente que obedeça [a intervenção militar] ao mandato de um organismo internacional e aos princípios da proporcionalidade e dos objetivos limitados”, sublinhou.””
    .
    Este ainda não se demitiu!!??? preferimos!!!?? Portugal a dar o aval a uma Intervenção na Siria!!! preferimos mandato…mas…na Siria??!! Se estão a conseguir destruir a Cristandade no Médio-Oriente os Israelitas…Qatar…Sauditas…Turcos…Americanos…então A Cristandade Europeia devia estar em pãnico…face à influencia económica, politica e nos mass média que esses países tem na Europa…preferimos!!???…depois, de terem incendiado toda a margem sul do mediterrâneo…preferimos!!!??…Portugal controlado pelos Israelitas é o maior inimigo à Cristandade Portuguesa e no Médio-Oriente…o maior inimigo! Devia ser proibido Regimes Judaicos-Maçónicos em Portugal em memória dos Portugueses…mas enfim…este Regime de merda que permite a destruição dos seus valores enquanto Nação Cristã, mas promove a merda dos Israelitas…no Porto, o atrasado mental que o PSD propôs para seu candidato, quer as criancinhas a aprender Hebraico…em Lisboa, o candidato do PS vai financiar um filme do atrofiado mental do Judeu Canideo Woddy Hallen a realizar em Lisboa…simplesmente, inacreditável o ponto a que isto chegou! Vivam as Forças Armadas Cristãs de Portugal !!! Abaixo Regimes Judaicos…A Forças Armadas Portuguesas Cristãs podem derrubar ã qualquer momento um Regime-Governo Judaico existente em Portugal está na “Constituição Histórica Portuguesa” ! preferimos!!??…

    .

    Gostar

  20. Carlos Dias permalink
    2 Setembro, 2013 19:24

    O Nóvoa perdeu uma sessão de mijo que lhe poderia ser muito útil.
    “Nunca utilizo a palavra crescimento, porque o crescimento das últimas décadas foi feito contra o Ambiente, foi artificial.”
    Crescimento?
    Onde é que o rapaz ouviu que ouve crescimento?
    Se calhar foi uma mijona que ele conhece

    Gostar

  21. Carlos Dias permalink
    2 Setembro, 2013 19:25

    Houve, sorry..

    Gostar

  22. 4 Setembro, 2013 17:48

    Para candidato a pré, do pré e de pré candidato a Belém, não está nada mal.. Se em 3 anos resolve o problema do desemprego dos jovens, é provável que resolva o problemas das empresas noutros 3 anos e, certamente, com a ida à China, resolve o problema do Estado. Em 10 anos temos os problemas resolvidos.

    Gostar

    • ora permalink
      4 Setembro, 2013 20:40

      há 20 anos atrás o tipo só queria uma saída do metro ali ao pé do terreno que o soares deu só ares de ciências d’educação

      que era uma canseira ter de descer e subir aquilo tudo

      nunca mais o vi no metro …..deve ter arranjado motorista….

      em relação ao nobre é um downgrade…

      e o fernando nobre já era dum atraso mental bem chinês….

      Gostar

  23. ora permalink
    4 Setembro, 2013 20:48

    é o típico pavão universitário partidário

    sem capacidade para dar aulas perde-se nos gabinetes e voa como Fernão capelo gay vota?

    Gostar

Indigne-se aqui.