Saltar para o conteúdo

I see what you did there

3 Junho, 2014

As mesmas pessoas que reconhecem autoridade suprema ao Tribunal Constitucional como interpretador-mor da imutável e sempre certa Constituição, mesmo que omissa sobre o assunto a interpretar, são as mesmas que apelam a que se rasgue a Constituição espanhola para implantação de outro regime, o único regime do bem.

Como sempre se disse, perfeitamente normal esta dislexia dos legalistas nacionalistas-e-para-cúmulo-socialistas.

58 comentários leave one →
  1. balde-de-cal permalink
    3 Junho, 2014 09:21

    no post-mortem da urss apareceram uns pandegos a falar em socialismo democrático.
    levaram a península à falência

    Gostar

  2. Ricardo Monteiro permalink
    3 Junho, 2014 10:15

    A monarquia em Espanha já tinha sido escolhida por referendo em 1978.

    Gostar

  3. Artista Português permalink
    3 Junho, 2014 11:13

    Só não percebo a surpresa desta gentinha pela politização das decisões do TC quando os juízes são indicados pelos partidos. Aquilo não passa de uma sinecura para uma vidinha em beleza, com bons carros e excelentes reformas. O preço a pagar é fazer os fretes a quem os lá pôs.

    Gostar

  4. Herege permalink
    3 Junho, 2014 11:14

    Quem quiser uma Constituição diferente, que a proponha e submeta a votos, sem equívocos e tentativas de fazer passar o gato por lebre.

    Gostar

  5. colono permalink
    3 Junho, 2014 11:37

    Nas próximas eleições voto no partido:

    TC- M.L.

    Gostar

  6. Durruti permalink
    3 Junho, 2014 11:51

    Por acaso não. A proposta de referendo que se faz está amparada no artigo 92º da Constituição Espanhola.
    Convém informar-se antes de falar senão faz estas figuras tristes.

    Gostar

  7. LTR permalink
    3 Junho, 2014 12:06

    1-Juros a subir.
    2-Pagamento congelado.
    3-Considerações sobre segundo resgate no FT

    Agora DESMERDEM-SE!!!!

    Gostar

    • Herege permalink
      3 Junho, 2014 12:43

      A UE bem avisou o governo: «foram longe demais nos cortes» na vez de se fomentarem e darem prioridade ao crescimento. Tudo em nome da obsessão pela constrição do consumo interno. E ainda este governo teve sorte com o desemprego por o povo português ser propenso à emigração.

      Mas Passos não deve estar surpreendido. Era ele mesmo que nas autárquicas andava porta-a-porta com a bandeira do 2º resgate.

      Seria este o Pedro do conto Pedro e o Lobo?!…

      Gostar

    • Zé das couves permalink
      3 Junho, 2014 16:59

      Suspendam a democracia, já!

      Gostar

  8. joao lopes permalink
    3 Junho, 2014 12:13

    ora ai esta a “dramatizaçao” tanto do agrado da coligaçao.acontece que esta coligaçao esta no poder graças a esta constituiçao( e nao outra).nas proximas eleiçoes a coligaçao que estude melhor a constitutiçao e deixe-se de birras…

    Gostar

  9. 3 Junho, 2014 12:21

    São os saudosistas. Agora dá vontade de lhes chamar assim. Essa gente ainda vive na Primeira República e com medo que haja monarquia anti-democrática no mundo.

    Mas são os mesmos que têm por modelo social o da Holanda ou dos países nórdicos. Tudo repúblicas igualitárias, como se sabe.

    Gostar

    • 3 Junho, 2014 12:37

      Não há monarquias que não sejam democráticas na Europa. Há é repúblicas como a Bielorrússia, por exemplo.

      Gostar

  10. Karolino permalink
    3 Junho, 2014 12:41

    Eu reconheço autoridade a todos os tribunais da península ibérica para interpretação da lei.

    Gostar

  11. joao lopes permalink
    3 Junho, 2014 13:02

    a monarquia espanhola tem tido nos ultimos tempos ,bastantes problemas com a justiça espanhola.uma das filhas do juan carlos foi a tribunal so para dizer:no lo sey…portanto nao vejo nenhuma diferença da monarquia espanhola em relaçao,por exemplo à republica portuguesa(do ponto de vista da corrupçao)

    Gostar

    • 3 Junho, 2014 13:04

      Eu acho que há.

      Eles lá foram a tribunal, por cá nem pouco mais ou menos. Era cabala da “Direita”.

      Gostar

  12. 3 Junho, 2014 13:07

    O Pinócrates teve toda a impunidade e havia crime de atentado ao Estado de Direito: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/atualidade/face-oculta-o-cm-isso-compra-se

    E está aí a manobrar novamente o PS com o apoio da eterna mongalhada.

    Gostar

    • joao lopes permalink
      3 Junho, 2014 13:18

      a sua fonte(o pasquim CM) nao é credivel.o resto é “cabala” da direita(em relaçao ao socrates,claro)

      Gostar

      • 3 Junho, 2014 13:28

        QED.

        Gostar

      • Herege permalink
        3 Junho, 2014 16:08

        Esta gente continua a fazer de conta que não sabem o significado da «arte culinária» de Rui Gomes da Silva designada por Freeport…

        Gostar

  13. Churchill permalink
    3 Junho, 2014 14:59

    Cunha
    Esse argumento também serve ao contrário.
    As mesmas pessoas que defendem que a Constituição espanhola deve ser respeitada apelam a que em Portugal uma decisão seja considerada duvidosa, mesmo se votada por 10-3 (77%).
    Alguns até fazem comunicados a condenar de forma veemente os juizes, por se imiscuirem nas funções do Governo e não terem esperado 15 dias para a troika se ir embora, e no dia seguinte enviem uma carta a pedir explicações sobre a forma de pagamento ou não do dia 31 de maio (o que constitui um problema complexo, depois de no dia 30 pelas 19:30 o TC ter dito que a decisão era a partir daquele momento!)

    Em todo o caso não vejo aqui grande drama. Isto do direito é uma coisa em que a interpretação tem por vezes um intervalo de confiança maior que a amplitude da amostra.

    Gostar

  14. Bento 2014 permalink
    3 Junho, 2014 15:00

    Passos já pediu aclaração ao TC , o que pode significar estar a preparar-se para bater com a porta, e a meu ver muito bem, com um bem metido pedido de demissão. Quando não há cão nem gato que não conteste a actuação do governo só tem que dizer venha o próximo. Sigam eleições antecipadas e venham daí esses sábios que com tantos trunfos na manga não nos irão deixar descalços seguramente. Entretanto vamos pedir a todos os santinhos que não nos levem até a roupa que trazemos no corpo. Não será de excluir que um dia destes andemos todos a comer constituições ao pequeno almoço.
    Mas nada de novo. O TC não é mais que uma extensão de veneno concentrado tipo bolha que brota daquela AR contaminada até aos ossos.

    Gostar

    • manuel permalink
      3 Junho, 2014 15:10

      Pelo sim pelo não, vou reforçar a minha reserva de fogo de artifício .Desta vez o Porto não ganhou nada ,o que pensarão os meus vizinhos? Faz anos.

      Gostar

    • joao lopes permalink
      3 Junho, 2014 15:39

      o passos esta a preparar-se para bater com a porta? se levar o portas com ele,ate os benditos mercados vâo dormir descansados,ja para nao falar quem realmente interessa,os portugueses…ja agora,ha realmente alternativas,afinal o vitor gaspar(o ex ministro) lembrou-se(no observador) que ha uma grande desporporçao entre os ricos e os pobres,em materia de rendimentos(ò santa novidade)

      Gostar

      • colono permalink
        3 Junho, 2014 22:18

        Caro João Lopes

        Nos dia em que aos ricos cheirar que vem aí chumbo… fogem com a massa!

        Por cá ficam só os pobrezinhos!

        É por estas e por outras que eu, como colono… tenho o “roubo” bem recatado!
        Fod++ que ainda o me levavam.!!

        Gostar

    • Herege permalink
      3 Junho, 2014 16:10

      «When the things get tough, the tough get going»…

      Gostar

  15. Bento 2014 permalink
    3 Junho, 2014 15:03

    Melhor monarquia á a nossa, que até temos soberanos reformados de reserva com o Rei Soares a comandar a tropa. Nossas casas reais.

    Gostar

  16. JPT permalink
    3 Junho, 2014 15:27

    Os chumbos são fundados, todos eles, na violação dos princípios da igualdade, proporcionalidade e tutela da confiança (via estado de direito). Ora, a constituição da Irlanda (como qualquer outra constituição, até a de Cuba, suponho) consagra estes mesmos princípios; a Irlanda tem um tribunal supremo com competência em matéria de fiscalização da constitucionalidade das normas; e na Irlanda houve cortes brutais e definitivos nos salários da função pública, sem que tenha sido declarada a sua inconstitucionalidade. O problema não são, por isso, obviamente, os princípios constitucionais, mas sim os juízes que os interpretam. E não necessariamente a sua partidarização (no sentido de obediência aos ditames de quem os indicou), mas a sua visão do mundo e de si próprios, em especial, o facto de lhes faltar a percepção de que já entraram – há muito – no campo das escolhas políticas. É tão simples como isto: passou, objectivamente, a ser “inconstitucional” o entendimento de que o défice crónico do país não pode ser eliminado sem a redução dos salários da função pública e das pensões (em nome, aliás, do princípio da igualdade, eliminando o prémio dos actuais pensionistas sobre os futuros, e dos trabalhadores do Estado sobre os demais). Sendo este entendimento central no debate político, não só em Portugal, mas em todo o Ocidente, a sua objectiva “ilegalização” não anda longe de um golpe de estado.

    Gostar

  17. Almeida permalink
    3 Junho, 2014 15:30

    As constituições mudam-se.

    Gostar

    • Herege permalink
      3 Junho, 2014 16:30

      Pois é.

      Mas este governo quer continuar a governar fazendo de conta que a Constituição já mudou…

      Uma atitude digna de Alice no País das Maravilhas…

      Gostar

  18. basto_eu permalink
    3 Junho, 2014 16:00

    Ao chumbar verbas de que o Governo precisa para assegurar o financiamento para o funcionamento de instituições consagradas na Constituição da República Portuguesa, o Tribunal Constitucional além de ir contra uma lei (OE) aprovada na Assembleia da República está a atentar contra a própria Constituição.

    Gostar

    • Churchill permalink
      3 Junho, 2014 18:08

      Então porque?
      Se aumentar o IVA para 30% ainda sobra muito dinheiro

      Gostar

      • basto_eu permalink
        3 Junho, 2014 22:44

        O IVA não afecta o Churchill (pode sempre cortar nos charutos…) afecta os que menos têm…como eu.

        Gostar

      • Churchill permalink
        3 Junho, 2014 23:10

        Ora bem
        Já os cortes de 12% em cima do aumento de IRS e outros que toda a gente teve fazem-me uma certa mossa (tive de deixar os cohibas e começar a fumar umas coisas rascas)

        Na verdade a pimenta, lá onde o sol não espreita, se for aos outros é pó talco.

        Gostar

  19. joao lopes permalink
    3 Junho, 2014 16:05

    entao é assim:o passos que se deixe de tretas e faça o que tem a fazer:anular esta constituiçao(força homem,sê corajoso e frontal,ao menos uma vez na vida) e que se deixe de dissimulaçoes

    Gostar

  20. basto_eu permalink
    3 Junho, 2014 16:16

    Porque raio de carga de água um trabalhador que ganha 675 euros faz descontos e um trabalhador desempregado que ganha o mesmo não o há-de fazer?…

    Gostar

    • Churchill permalink
      3 Junho, 2014 18:07

      Não sei
      Mas como não há fp despedidos não é seguramente para fazer favores aos funcionários do Estado

      Gostar

    • 3 Junho, 2014 19:06

      Há muitas variantes em jogo.
      Por exemplo já pensou que o desempregado verá o fim desse valor e o empregado não.
      Ou seja se um pode descontar porque o futuro é cinzento o outro vê-o negro.

      Gostar

  21. Herege permalink
    3 Junho, 2014 17:43

    «Aguenta-te, Canalha!» (famoso Western Spaghetti)

    ”Tribunal Constitucional não esclarece dúvidas do Governo (Económico)
    Tribunal Constitucional (TC) diz ao Económico que a sua atuação no âmbito das medidas chumbadas sexta-feira “esgotou-se com a prolação do acórdão”, pelo que entende não ter de esclarecer as questões hoje levantadas pelo Governo.”

    Gostar

  22. Pedro permalink
    3 Junho, 2014 18:40

    “…são as mesmas que apelam a que se rasgue a Constituição espanhola para implantação de outro regime, o único regime do bem.”

    rasgar? Vitor, o processo de alteração da Constituição não implica um ritual de rasganço, nem ninguém diz isso. Você é muito dramático, parece um personagem do Almodovar. Se quer um plebiscito sobre o regime, vote num partido que defende a alteração nesse sentido ou pressione o seu partido para que defenda isso no parlamento. É assim que funciona, aqui e em Espanha. E claro que pode criticar os juizes do TC. Os tribunais decidem, você critica. Também é assim que funciona.

    Gostar

  23. Guillaume Tell permalink
    3 Junho, 2014 18:47

    E por cá, juízes do TC e defensores da Constituição recusam explicar como esta deve ser cumprida.

    Gostar

    • 3 Junho, 2014 19:08

      Não sou uma coisa nem a outra, uma delas com grande pena minha.
      Não é essa a questão.
      Eles (uma parte deles) disseram, isto não se pode fazer.
      O que se deve fazer não lhes compete dizer.
      É dever do Governo.

      Gostar

      • Guillaume Tell permalink
        3 Junho, 2014 19:41

        É dever do Governo, mas isto não justifica que se ande a criticar tudo e mais alguma coisa que o Governo faz para depois não explicar o que se deve fazer.

        Eu também critico o Governo, mas quando o faço digo o que deveria fazer. Mas isso só eu, não tenho a sorte de viver sob a sombra da Constituição como os juízes do TC e muitos dos defensores da dita cuja.

        Gostar

      • basto_eu permalink
        3 Junho, 2014 20:40

        Colocando-se ao lado do PS – PCP – Bloco – Os Verdes que não foram eleitos para governar, o Tribunal Constitucional tem uma agenda política de esquerda que põe em causa valores fundamentais da Lei Fundamental: a Democracia.

        Gostar

      • 3 Junho, 2014 22:52

        Segundo um apontamento que tenho aqui verifico que seis juízes foram indicados pelo PSD e um pelo CDS.
        Parece um bocadinho esquisita essa ideia de um TC de esquerda.
        Provavelmente o que é de esquerda é a Constituição.
        Mas não era Passos Coelho que se propunha mudá-la?

        Gostar

  24. colono permalink
    3 Junho, 2014 19:59

    A questão não está na Constituição ( rima mas é verdade) A questão está na forma como os “cangalheiros das trevas a interpretam…

    Não se cingem ao seu regulado.. mas em parâmetros ideológicos e idiotas!
    E vá lá…

    Não deixam tirar dum lado… mas abrem a “cova” para aumento de impostos!!!!

    Viva o TC-ML!

    Gostar

  25. A. R permalink
    3 Junho, 2014 20:17

    A esquerda julga-se obreira do republicanismo em Espanha. Mas as raízes republicanas de Espanha têm origem na Direita onde Sempum Maura foi apenas uma das figuras da aliança popular ligada a ela

    Gostar

  26. basto_eu permalink
    3 Junho, 2014 20:49

    O Governo exige que o TC diga onde, quando e quanto é que se pode cortar para atingir os valores acordados no TO…

    Gostar

  27. Maurício Brito permalink
    3 Junho, 2014 21:49

    Eu acho que não devia haver Constituição, TC e funcionários públicos.

    E acho que o vitorcunha devia ser eleito (sem eleições) primeiro ministro do “Condomínio Portugal”.

    Sucesso garantido.

    Já agora: toca a trabalhar, cambada!

    Pois, pela vossa lógica, como são vcs que pagam o meu salário e como daqui para a frente eu já recebo o que é meu por direito, o melhor mesmo é fazerem umas horinhas extras…

    (Vais ter coragem para deixar passar este comentário? Se não, “no problema”: para mim basta que o tenhas lido tu…)

    Gostar

    • Pedro Oliveira permalink
      5 Junho, 2014 00:31

      Porco!

      Gostar

      • Maurício Brito permalink
        5 Junho, 2014 08:59

        Porco é quem, por inveja, deseja que outros sofram o mesmo que diz sofrer.

        É um dos que acha que paga o meu salário, que devo ser roubado através de cortes ou mesmo demitido?

        Então vá fazer horas extras.

        Gostar

Trackbacks

  1. Testículos – Aventar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: