O rapaz do pijama parlamentar
28 Agosto, 2014

A histeria do disparate é a maluqueira do politicamente correcto que permite censurar pijamas enquanto ansiamos por um Pol Pot qualquer.
E se fosse uma burka às riscas com uma estrela vermelhinha de 5 pontas?
54 comentários
leave one →

E isto é permitido?
http://www.zazzle.pt/stalin+roupas
LOL!!
GostarGostar
Imagética o Stalin (que exterminou ainda mais gente) ou do Che (que bem gostava de ter exterminado mais não sei quantos) ou do Fidel (que só não exterminou mais porque a ilha era pequena) ou a foice e martelo (que planta o totalitarismo onde a deixam) não parecem causar comichão ao Dr. Louçã e associados.
GostarGostar
Este seu comentário significa o quê? Que Hitler até nem era tão mau porque comparado Stalin era pior? Não lhe faz comichão o holocausto e os distintivos discriminatórios impostos ao vestuário dos outros desde a idade média? A mim faz-me tanta comichão que usem o rosto de um facínora ao peito por desconhecimento, ignorância e estupidez, como me faz comichão que empresas grandiosas tenham ignorantes na área do design (a arte dos símbolos), colocando uma técnica e uma arte ao nível de quem faz rabiscos.
Aquilo é uma estupidez, só. Não é um debate ideológico.
GostarGostar
É preciso nacionalizar o design.
GostarGostar
O meu comentário significa exactamente o que está escrito – e que é claro QB, mas que eu tenho todo o prazer em explicar melhor: a Esquerda acha mal o design de um pijama/sheriff que ACIDENTALMENTE lembra algo abominável. No entanto, toda a gente parece achar giro e fashion imagens do Che Guevara, do Fidel Castro, do Lenin, do Stalin, do Mao – gente responsável pelo extermínio de milhões – e símbolos como a foice e martelo – igualmente representativa de tantas atrocidades quento a suástica.
Em momento algum estive a comparar o Hitler ao Stalin, porque para mim AMBOS são abomináveis. Mas para a Esquerda, somente os ditadores conotados com a Direita é que são abomináveis. O Louçã (e tanta gente do BE e do PCP) convivem lindamente com imagens e símbolos de sistemas políticos totalitários e ditadores sangunários… mas gritam e acusam teorias de conspiração quando uma empresa (capitalista) acidentalmente introduz elementos discutíveis no design de um produto (facilmente contextualizável).
Note-se que a Zara não teve qualquer problema em pedir desculpas pela EVENTUAL ofensa e retirou o produto do mercado.
Outros milhares de pessoas, entretanto, têm de aceitar viver com símbolos de regimes totalitários brutais e sanguinários cujos defensores jamais se lembrariam de pedir desculpas por quase 100 anos de barbáries.
Seria interessante debatermos com seriedade porque motivo certos símbolos e líderes não são tão ofensivos quanto outros – e porque certas pessoas “de bem” se ofendem com uns e não com outros.
GostarGostar
O Louçã, vide Público online desta semana, abespinha-se com a estátua ao cónego Melo por ter sido terrorista. Chamei a atenção para as FP-25 e quejandos, mas além do Louçã assobiar para o lado – ah, por falar neste é preciso falar de outros?… – o Público censurou. Há sempre defensores para tudo. Até o ridículo.
GostarGostar
Fui ler os comentários à crónica irada de Louçã e li estes dois que me antecedem.
Só tenho um comentário a fazer.
Desgosta-me imenso a cobardia da Zara ou Inditex como afinal deve ser chamada.
Pura e simplesmente deviam afirmar que a associação que fazem é de ignorantes, e manterem o pijama (aliás de muito mau gosto).
É altura de quem tem poder não se acobardar perante as chamadas “redes sociais”.
E, sim, acho muito bem que façam t-shirts com o Stalin, com o Che e até com o Pedro Proença.
GostarGostar
E podiam além disso, seguir o exemplo nacional (Pingo Doce) e comunicarem que em virtude da polémica desistiam de vender a peça e passavam a oferecê-la enquanto houvesse stock,
Depois pediam reforço policial para conter a malta que iria lá, toda satisfeita, ficar com um “uniforme dos prisioneiros dos campos de concentração”.
GostarGostar
“As riscas e a estrela amarela não lembram somente a perseguição dos nazis contra os judeus”
Pois se lembrassem se calhar ele nem diria nada.
GostarGostar
.
Noutras camadas,
(além da ucrania, no fio da navalha, o ‘figo’ para papar para a tão provavel congestão que se segue à azia ‘gloriosa’ em que está ….)
.
.=China’s Hypersonic Aircraft Fails Second Test Launch
The newest model is carried by a ballistic missile and then released, causing it to dive towards its target at speeds of up to Mach 10, equivalent to over 12,000 km per hour.
http://en.ria.ru/military_news/20140822/192253295/Chinas-Hypersonic-Aircraft-Fails-Second-Test-Launch.html
.
=Pentagon’s top-secret hypersonic weapon explodes in mystery Alaska fireball: Flaming missile that can hit anywhere on Earth in an hour lights up the sky
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2734332/Amateur-photographer-captures-moment-experimental-US-weapon-detonates-launchpad-wilds-Alaska.html#ixzz3BYbjBUbR
.
=Futuristic Chinese ‘supersonic’ sub could reach US shores in under two hours
http://rt.com/news/182756-china-supersonic-submarine/
.
.
GostarGostar
Há sempre imbecis que acreditam em tudo o que leem na net…
GostarGostar
.
Cenários sobre o imediato da União Europeia:
.
-The UK’s exit from the EU is in the hands of Scottish voters
If Scotland opts for independence, the UK’s divorce from Europe would swiftly follow
http://www.theguardian.com/politics/2014/aug/27/scottish-independence-better-together-campaign-new-advert
.
Boas noticias para a nossa agricultura:
.
-Olive oil prices set to rise sharply after Andalusia drought
Anticipation of poor harvest has already pushed up wholesale price from €2.40 to €2.70 per kg over past few weeks
http://www.theguardian.com/business/2014/aug/25/olive-oil-prices-rise-andalusia-spain-drought-poor-harvest
.
GostarGostar
A estrela de David e a cor amarela são distintivos discriminatórios dos judeus desde a idade média. Não é exclusivo nazi. A estrela do sherif é, em regra, a de cinco pontos embora existam de seis. Representa o pentágono presente em muitas formas da natureza. Que a Zara desconheça estas coisas e desenhe um pijama que remete para uma imagem odiosa é simplesmente estúpido. O que me escandaliza não é o odioso da imagem mas a ignorância e a estupidez de quem ocupa cargos importantes. Se o design tinha como intenção remeter para a estrela do sheriff então significa que os símbolos têm importância pelo que importa conhecê-los e respeitá-los.
Que a estupidez do mercado não escandalize um Vítor Cunha escandalizado com um post cheio de bom senso de Louça (coisa rara por vezes), só porque o senhor se situa nas antípodas do seu pensamento político, revela bem que Agosto nunca acaba.
GostarGostar
Caro Xico e se em vez da estrela que lembra a de David fosse a estrela comunista? Ficaria da mesma forma escandalizado? Ou é selectivo no que toca a imagens odiosas?
GostarGostar
Se os nazistas tivessem obrigado os comunistas a andarem de estrela vermelha ao peito para os discriminar, sim, ficaria da mesma forma escandalizado. Já agora, talvez fosse útil voltar a ler o que escrevi.
GostarGostar
A neve na Serra da Estrela ofende-me. Foi porque mandaram pessoas obrigadas para a Sibéria.
GostarGostar
Pois eu prefiro o Tex Willer, o Ranger.
Quanto ao mais, quando abri o ‘Huck Finn’ atual… I rest my case.
Por último, o Louçã até tem duas frases que merecem ser lidas 1 vez e meia… Antes e depois amerdalhou-se todo.
GostarGostar
Oh Vitor, se as vitimas de Stalin ou de Mao ou Che ou outro nabo qualquer usassem indumentárias as riscas com uma foice e um martelo destinado a assinalar quais os liberais a abater, o pijama a ser vendido pela Zara seria igualmente de mau gosto e achincalhante.
.
Rb
GostarGostar
Se os liberais se ofendessem com palermices eram socialistas.
GostarGostar
O Morgadinho da Cubata veste-se à presidiário de Campo de Concentração para nunca esquecer as origens marranas.
AHAHAHAHAHAHAHA
GostarGostar
Os liberais ofendem-se quando a Zara retira o produto do mercado.
GostarGostar
Eu disse “se os liberais se ofendessem com palermices eram socialistas”. Não disse “se os liberais se ofendessem com palermas eram socialistas”.
GostarGostar
Tem bom remédio, reclame com o dono da Zara. Afinal de contas por trás de uma palermice há sempre um palerma.
.
Rb
GostarGostar
Mas tambem lhe digo, oh Vitor, mais vale palerma que me carregue do que palermice que me derrube.
GostarGostar
No seu caso pode não haver diferença.
GostarGostar
No caso vertente vc junta bem o útil ao agradável.
GostarGostar
ehehehe Já chorei a rir a imaginar-te de pijama da Zara na cubata
“:OP
GostarGostar
Não abafas dentro disso, ou tens ventoinha no monitor?
“:OP
GostarGostar
A minha cubata tem ar condiconado e piscina interior. Além disso duas pretas abanam-me sistematicamente com um pijama da zara por causa dos mosquitos.
GostarGostar
AHAHAHAHAH
Grande-soba-em-pijama falou
GostarGostar
Um verdadeiro Morgadinho dos Canibais nunca tira a estrela de xerife do pijama
“:OP
GostarGostar
Deixei o seguinte comentário ao artigo de Francisco Louça:
“Outra explicação é a Zara contratar pessoas inteligentes e adultas que não ligam às associações estapafúrdias de que os histéricos militantes, selectivos e calculistas fazem profissão.
Um adulto olha para um pijama para criança com uma estrela de sherife e acha que as crianças que gostam de brincar aos cowboys podem achar engraçado. Os histéricos militantes, selectivos e calculistas andam sempre à procuram de algo que possam “ler” da pior forma possível de modo a criar um banzé despropositado que os faça sentirem-se importantes.
A Zara retirou o produto do mercado porque sabe que os histéricos militantes, selectivos e calculistas têm sempre tempo de antena e nenhum respeito pelos outros e que dar-lhes a importância que eles merecem (nenhuma!) apenas os motivará a elevar o tom e a organizar acções de violência verbal e física até atingirem o seu objectivo: impôr o disparate da semana.
O Francisco Louçã não gosta dos pijamas? Não os compre. Sente-se ofendido? Boicote a Zara. Mas não tome como suas as dôres que não lhe dizem respeito nem pretenda impôr aos outros a sua indignação selectiva. É que, por uma questão de higiene, não costumo ler o que escreve mas tenho a certeza absoluta de que nunca se manifestou contra as t-shirts que glorificam assassinos repugnantes como Estaline ou Che Guevara.”
GostarGostar
Muita sorte tiveram o Morris e Goscinny de terem escapado à Mossad
(Com o Averell da Cubata ninguém se mete)
GostarGostar
Estás a ver?
.
Prisioneiros gringos não tem estrela. A estrela é usado pelo xerife. O xerife não é um preso, logo não usa fato às riscas.
.
Se tiver estrela são judeus marcados para a matança.
.
.
A alternativa, bem, a alternativa é que a Zara pudesse estar a vender o pijama do próprio Xerife. ahahahah
.
Esse sim, seria um excelente argumento.
.
Rb
GostarGostar
Ora bem. Prisioneiro só tem estrela quando chega a Morgadinho da Cubata!
Tudo o que tem estrela está marcado para a matança. Por isso mesmo é que eles são masoquistas e até a usam na bandeira
“:OP
GostarGostar
Mas creio mais na justificação de um comentador anterior. É apenas uma forma de vender um pijama à far-west.
.
Por mero acaso essa criação não foi lá muito afortunada porque faz mesmo lembrar os campos de concentração. E portanto não acho que haja um propósito de acincalhamento. Até porque o mandaram retirar.
.
Rb
GostarGostar
«Tudo o que tem estrela está marcado para a matança. Por isso mesmo é que eles são masoquistas e até a usam na bandeira» zazie
Porque é que achas que o Hamas passa a vida a enviar rockets para Israel?
.
Rb
GostarGostar
GostarGostar
Oi, estão a ver o alvo? então bora lá começar a mandar as bazukas de sucata que depois a malta faz queixa à ASAE e é crime de anti-semitismo fantástico
GostarGostar
Para ver se têm pontaria e acertam na estrela da bandeira!
Bruxo! é um jogo. Depois fazem as pazes e daí a pouco voltam ao jogo.
GostarGostar
isso
GostarGostar
Já os outros que deixaram as tiras de presunto no fecho da porta da sinagoga escaparam por pouco à Mossad.
E aqueles que penduraram a penca de carnaval à porta do quarto da miúda la da faculdade americana, também nem sei como não levaram logo com querosene em cima para aprenderem.
GostarGostar
Foi por mero acaso. Quando o outro fez o filme também desfilaram nas ruas mascarados à prisioneiro de campo de concentração até ele se redimir.
E redimiu. Deu um bom dízimo a Israel e não se falou mais no assunto.
Acho que a Zara devia ter feito o mesmo.
GostarGostar
Olha que por chamar ladrão ao Cavaco o rapaz foi preso.
GostarGostar
Acho que não foi mas devia ter ido por não saber escrever.
“:OP
GostarGostar
Por isso é que eu acho que os rapazes que colocaram presunto nas sinagogas deviam ser presos. Deviam ter usado bacon.
GostarGostar
Ora bem. Presunto ainda se confunde com a carne do profeta
“:OP
GostarGostar
AAHAHHAHA A mamalhuda de burka é o máximo
“:O))))))))))))))))))))
GostarGostar
Ou é uma mamalhuda do ku Klux Klan?
Só coisas que m’apoquentam.
GostarGostar
Não, é o Vitor que se prepara para fazer a sesta.
GostarGostar
magnifica publicidade(á borla) ao grande louçã…
GostarGostar
Amén.
GostarGostar
Talvez tenham apenas tentado juntar o inútil ao desagradável.
GostarGostar
Sr. Louçã, como dizia um velho humorista brasileiro: ao senhor, para ser burro, só lhe faltam as penas.
Pijamas usavam os desgraçados cambojanos no tempo do sinistro Pol Pot, um comunista que com certeza o sr. louçã muito admirou na sua juventude.
Carlos Almeida
GostarGostar