Já vens tarde, menino com o rei na barriga
4 Dezembro, 2014

Algumas pessoas, por princípio, são contra a prisão preventiva por esta implicar a privação de liberdade para alguém não condenado ou sequer acusado. Sou sensível a este argumento; Sócrates é que não é: durante o seu mandato como primeiro-ministro nada fez para alterar o que agora, em causa própria, considera uma injustiça atroz.
A prisão de Sócrates é perfeitamente justa: segue as regras que ele próprio considerou adequadas por omissão de iniciativa para as alterar. Não há maior justiça do que penar de acordo com o que considerou justo para todos os que o antecederam na toma do remédio.
62 comentários
leave one →

Todos os dias faz um comunicado, todos os dias é visitado na prisão onde entram com caixas, caixotes, pão quente e outras vitualhas, tem segurança própria, a cela, oops! o quarto é um dos maiores e só não mudou de televisão porque esta não cabia e aposto até vai ter um pacote de cabo oferecido.
Na minha modesta opinião, ele até devia agradecer.
Assim só o incomoda quem ele quer, não tem que andar a fugir dos abutres da comunicação social e pode preparar calmamente a defesa da sua honra.
Quanto a dinheiro, de momento tem cama, mesa e roupa lavada e o resto trata a Mãe.
De que se queixa?
GostarGostar
Um tipo que escreve o que escreve a tinta encarnada, para além de desesperado, dá sinais evidentes de demência.
GostarGostar
O novo dom sebastião fez da pátria, o seu e nosso, alcácer quibir.
Louco porque quis grandeza?
Não, quis grandeza porque é louco.
Distúrbio da “maldade”
Falta de empatia, remorsos, afeto, caráter deformado e falta de valores morais e éticos – bem fincados numa convicção obsessiva.e entusiamada.
Ou como disse JORGE: “negação da realidade, construção de realidades paralelas, incapacidade para admitir os erros, ausência de sentimento de culpa, acreditar nas próprias mentiras, desinteresse completo pela diferença entre verdade e mentira, vontade de poder levado ao excesso, crença de que se é um super homem, um criador de valores”.
Ausência de decência e bom senso.
GostarGostar
Uma grande parte de nós via isso e bem. Pergunto-me, que organizações são os partidos políticos que permitem que semelhante ser ascenda à chefia do governo? Nos partidos existem homens sérios, mas a cultura organizacional é de pulhice e corrupção, digo eu.
GostarGostar
tem sido a principal valência para a ascensão política….
Quantos não perdemos um amigo depois de ele “ir para a política” ?
GostarGostar
“Nos partidos existem homens sérios,”
.
A sério?
GostarGostar
o socialismo é o estado castrador para capados.
o capador que se auto-capou
GostarGostar
Ah!!… Fui eu que aprovei isso?
GostarGostar
O descaramento elevado ao expoente máximo. Desde que ele deixou de mandar tudo o que ousa cuspir melhorou. Como se prova pelo falatório permanente de um presidiário que ainda pode contar com solícitos mensageiros/conselheiros.
GostarGostar
Sempre achei o Sócrates um grande aldrabão e não tenho pena. Mas o texto do Vitor é quase de vingança pessoal. É perfeitamente justa? Sabe isso porque sim?
GostarGostar
Sei isso porque nunca foi problema aplicar-se aos outros, como diz no texto, aquele que está ali em cima, o que está a comentar aparentemente sem ler ou, pior ainda, sem compreender e sem presumir a minha inocência sobre o julgamento antecipado que fez com “vingança pessoal”.
GostarGostar
“ou, pior ainda”. Adoro. Pior para quem? Não posso ler nas entrelinhas? Deduzo que o “porque sim” se aplica.
GostarGostar
Você pode ler o que quiser nas entrelinhas. Ninguém pode é fazer isso em relação ao doutor engenheiro sem disparar um fusível a um João Martins.
GostarGostar
A mim também já disseram essa imbecilidade do “ódio e vingança pessoal”- se assim fosse até podia mandar de cana gente que não conheço, sem pertencer à PJ ou ser juiz.
GostarGostar
O que não era má ideia, diga-se.
Como desconheço o sentimento de ódio- que é coisa íntima- mas conheço bem o da embirração gratuita, mandava já de cana este joão Martins para não chagar. 😛
GostarGostar
É mandá-lo para as novas oportunidades.
GostarGostar
Ó João Martins, esse truque já é rançoso. Primeiro diz-se assim para logo de seguida se dizer assado.
Olha, vai dar banho ao gato, pá!
GostarGostar
A diarreia epistolar deve servir para treinar o inglês técnico ou o francês à la nafarros…
GostarGostar
A proxima carta já não será novidade e a sétima carta já ninguém a vai ler.
Desatou a bater a esmo. Está desesperado. E deita fora a estratégia da vitimização, que era a única que lhe poderia aproveitar.
Quando sair a acusação já ninguém o vai visitar.
GostarGostar
assino por baixo
GostarGostar
Na terra da Dona Liberdade, o Renato Seabra esteve mais de um ano à espera de julgamento e ninguém por cá se preocupou muito pela demora.
Na outra terra da Liberdade, ainda agora um casal português foi ameaçado de ser preso por ter contado no facebook que lhes tinham tirado os filhos antes de haver julgamento.
Em qualquer parte do mundo civilizado, há prisão preventiva por ter havido investigação policial legal.
Como a lei é igual para todos, imagino o que diriam se um terrorista, para além de ter de ser informado dos motivos pelos quais está a ser investigado (cá é assim desde os entalados da Casa Pia, pois mudou-se a lei para facilitar políticos) também não estivesse sujeito a prisão preventiva e pudesse continuar o plano de fazer mandar não sei o quê pelo ar.
GostarGostar
O que este imbecil com essas imbecilidades está a dizer é isto- que a lei até devia deixar terroristas à solta.
Ou melhor, não está a dizer isto, está a dizer aquilo com que sempre contou enquanto mandou- que para os amigos tudo, para os outros a lei.
GostarGostar
Por mim, de facto, já que faz esta palhaçada dentro, o melhor era soltá-lo e assuada com ele daqui para fora.
Para o Brasil, sem hipóteses de regressar,
GostarGostar
Tantos escrevinhadores a precisarem de serem presos!?
Liberdade para José Sócrates.
GostarGostar
Sentes que é dos teus.
Ainda nenhum que se diz de esquerda explicou o motivo pelo qual consideram o Pinócrates um dos seus.
Fica à vontade que podes ser tu a começar a explicar esse fenómeno.
Eu ia jurar que é difícil encontrarem nele características com que não brindem os tais famigerados da “Direita”.
GostarGostar
A “esquerda” está um bocadinho mudada, civilizou-se.
Veja que até o Bloco de Esquerda quer repor o feriado do “Corpo de Deus”.
Ámen.
GostarGostar
ahahahahahha
GostarGostar
Mas nunca se sabe.
Os regimes comunistas caíram precisamente quando o povo viu que andava a comer gato por lebre porque os tais princípios da igualdadezinha na miséria eram só para os outros.
GostarGostar
Eu cá me parece que quando a criatura fala de cobardia dos políticos e de alguns jornalistas, manda um recadito ao novo lider do partido socialista ANTÓNIO COSTA e a toda a tralha socrática (ISABEL MOREIRA, PEDRO NUNO SANTOS, JOÃO GALAMBA, ALBERTO COSTA, VIEIRA DA SILVA, SÉRGIO SOUSA PINTO, MARCOS PERESTRELLO, ETC.) que se hoje são alguma coisa, a ele, SÓCRATES lhe devem..
Sejamos honestos: António Costa seria hoje lider do PS se Sócrates e todas as suas tropas não tivessem minado a direcção de Seguro? Não me parece!
Costa mostrou a cobardia e hipocrisia, quando PROIBIU que fosse citado José Sócrates e o caso que o envolve. E parece que alguns jornalistas e comentadores às ordens de Costa fazem o mesmo.
Lá está, o recadito do “animal feroz” é para todos eles.
Mas, não nos esqueçamos também, para além desta carta, de duas declarações de socialistas destacados sobre este caso, apesar de todo o PS de Costa fingir que não ouviu:
1º Vitorino no dia 25 de Novembro na SICN:
«Eu acho que, em primeira linha, atinge o Partido Socialista….
Obviamente, porque o engenheiro Sócrates tem sido sempre um referencial do Partido Socialista, sobretudo da experiência política mais recente. E em segundo lugar porque, obviamente, um crime de corrupção significa a prática de atos ilícitos em troca de contrapartidas no exercício de funções públicas. E ESSAS FUNÇÕES FORAM EM REPRESENTAÇÃO E POR MANDATO DO PARTIDO SOCIALISTA».
2º Almeida Santos
“Almeida Santos diz que «a ordem no partido é que não convém falar» no caso Sócrates” TVI 24
“Se ele [José Sócrates] for condenado, o PS e todos nós retiraremos as consequências”, à saída do EPE Almeida Santos que teve a coragem e não foi cobarde e foi visitar o amigo.
Na minha opinião, estas duas declarações e a cartinha de hoje de Sócrates, dizem por outras palavras, que se Sócrates fôr acusado (e não o tirarem da cadeia), pelos crimes de que está indiciado, as funções públicas que exerceu foi ao serviço do PS, e que se calhar o partido que faz agora branqueamento ao passado recente, se calhar até beneficiou de financiamentos vindos dos ditos actos ilicitos.
E por mais que uns tontinhos da direita, da esquerda (essa autoridade moral da sociedade) e do jornalismo venham para aí dizer que é grave utilizar este caso na campanha eleitoral. Eu diria que só podem estar a brincar, principalmente se se provar que houve financimento a um ou mais partidos.
GostarGostar
nem mais
GostarGostar
John Rawls ficaria orgulhoso. 🙂
GostarGostar
Ele escreveu com tinta vermelha?! Mas isso é muito grave, muito grave. Isso constitui uma ameaça que já nem sequer é velada! Isso é muito grave.
GostarGostar
Sim, o marcador rosa tinha acabado.
GostarGostar
Para as pessoas de alguma idade isso tem significado.
Luis Pereira vá ler, pode ser que veja lá a razão do 44
GostarGostar
Porque JS já está desesperado e também zangado com tudo e praticamente com todos, entende-se porque escreveu com tinta vermelha: manda tudo e todos à merda…
GostarGostar
Tem razão: quando eu era miúdo ensinaram-me que nunca se deveria escrever uma carta a tinta vermelha, porque isso poderia entendido como uma ofensa – para as pessoas bem educadas, escrever a tintra vermelha era o mesmo que mandar à merda.
GostarGostar
No Egipto, os escribas podiam fazê-lo apenas para nomearem questões sagradas.
O vermelho, ainda hoje, é proibido em qualquer teste oficial.
GostarGostar
Ninguém percebeu ainda que não é tinta, é sangue.
GostarGostar
Com o 25 de Abril foram retirados os estrados da sala de aula, para ficar tudo ao mesmo nível e nenhum prof ter visão de alto, para controle e proibido que se assinasse erros a vermelho.
GostarGostar
Assinalasse.
GostarGostar
AHAHAHAHAH
Sangrou-se com o estilete para que os camaradas vejam quanto sofre
“:O))))))))))))))
GostarGostar
Esta quarta justificação pública de JS evidencia destrambelhamento, desespero. Cada vez mais deixará de acreditar em pessoas e nas instituições. Sente-se acossado, semi-abandonado, dependente duma punição.
Será que pensa colher ainda especiais sentimentos, ajudas, afectos, compreensões e
algum poder por ter sido PM ?
Porque JS sente-se abandonado inclusivé pela “indiferença das pessoas”, o P”S” podia convocar uma manif de apoio para o Largo do Rato… Ou, antes e à cautela para aferir quantos saudosos do “menino de ouro do P’S'” (afinal) comperecem, uma manif por exemplo no jardim da sede do partido com pastelinhos, vinho branco, caviar de quinta categoria e umas cheerleadrs em bikini na varanda para atrair maralhal….
GostarGostar
Mas ele é mesmo destrambelhado.
GostarGostar
A carta, do ponto de vista psicologico (eventualmente psiquiátrico) é clara: o homem está em desespero e faz o clássico: atira em todas as direções. Estrebucha irracionalmente. Já não tem argumentos para se defender, e por isso lança suspeições.
Siginficativo: até esta hora, nem sequer o fidelíssimo blog Camara Corporativa faz qualquer alusão à carta. O embaraço começa a ser demasiado. Percebe-se aqui o porquê de aludir a “politicos cobardes”: é obviamente dirigido àqueles que ele acha que o deveriam apoiar e que estão a ficar assustados…
GostarGostar
Imagine-se como estarão ferrados de regozijo os que toleraram esquemas, ludíbrios, fintas & subtrações…
Demais a mais com semelhante rópia e lata…
Em vez de prisão, intermanento?
O tempo o irá esculpindo e fazendo “sobressair” as raivosidades insanas… 🙂
GostarGostar
completamente justa
http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/bes-presente-14-milhoes-salgado-justificado-espirito-entreajuda-solidariedade/pag/-1
GostarGostar
O presidiário 44 está ressabiado, os colegas de governo de então que se cuidem, ou tiram-lhe a tosse ou ele vai dar com a boca no trombone…
GostarGostar
Reli agora a carta e de facto é no mínimo “estranha” a redacção, populistas as justificações, graves as acusações. Nem parece escrita por um ex-PM, mas não duvido que elaborada por JS.
JS teve 6 anos para mudar o sistema de justiça que agora critica e condena. Não o fez e por o que consta, dele se serviu enquanto PM.
Também se valeu mas esqueceu-se já que manobrou muitos jornalistas, colunistas, editores, directores de órgãos de CSocial.
E parece conhecer a volatilidade da opinião da populaça, no caso, dos militantes (e alguns dirigentes) do seu P”S”. Se for culpabilizado e preso, não duvido que muitos “socialistas” o renegarão. “Ao fundo”, antes ele do que o partido e os interesses pessoais & outros no passado e sobretudo no futuro…
GostarGostar
The Psychological literature identifies Personalities that are Manipulative, the “Wolves in Sheeps Clothing”. These are people that use deceit in their dealings with those around them. The Manipulator may be conscious of their manipulation, or unconscious and blind to their willful use of deceit.
Eight Ways to Spot Emotional Manipulation:
1. There is no use in trying to be honest with an emotional manipulator. You make a statement and it will be turned around.
2. An emotional manipulator is the picture of a willing helper. If you ask them to do something they will almost always agree – that is IF they didn’t volunteer to do it first.
3. Crazy making – saying one thing and later assuring you they did not say it.
4. Guilt. Emotional manipulators are excellent guilt mongers.
5. Emotional manipulators fight dirty. They don’t deal with things directly. They will talk around behind your back and eventually put others in the position of telling you what they would not say themselves.
6. If you have a headache an emotional manipulator will have a brain tumor!
7. Emotional manipulators somehow have the ability to impact the emotional climate of those around them.
8. Emotional manipulators have no sense of accountability. They take no responsibility for themselves or their behavior – it is always about what everyone else has “done to them”.
GostarGostar
O que devia ser mais aprofundado é como um indivíduo, com esta formação medíocre, atinge um lugar de destaque na direcção de um grande partido e na governação do país. Umas pessoas andaram muito distraídas, outras foram colaborantes. Isto é uma tristeza tal que envergonha qualquer cidadão honesto. Este país bateu no fundo e no meio de tanta lama é difícil conviver. Por inacção ou comprometimento, não somos todos responsáveis, mas todos viremos a sofrer toda a consequência desta miséria. A vergonha é um manto que cobre, neste momento, todo o nosso país.
GostarGostar
Questão pertinente, a que levantou aqui.
GostarGostar
Consta que foram os aventais internos que o levaram a chefe da trupe
GostarGostar
Se reparar em pouco mais de 10 anos Portugal ficou mais parecido com ele.
Há fenómenos assim- o tuga assimila por empatia. Esta poltranice é inata e fez escola e deu fruto a muita gente.
Há demasiados socretinos por cá e com poder. Só me ocorre o discurso do filho-da-puta do Alberto Pimenta.
GostarGostar
Exacto: a vida tuga está demasiado e perigosamente activada nos conluios, nas seitas, no favorzinho até à mega-corrupção que prejudica e de que maneira o progresso do país.
Também exactamente isso: os aventais têm muito poder.
E o texto do Alberto está sempre actualíssimo !
GostarGostar
Foram os aventalados que lá o puseram (e que de lá o tiraram para porem o coelho, quando a coisa já tinha estourado e que, agora, se preparavam para lá porem o bosta) mas o ps tem a tradição de gente ainda pior: soares e almeida santos! fizeram ainda pior do que este tarado do pinócrates; almeida santos muitíssimo mais discreto e soares mais disfarçado e com mais conivência ainda da jornalistada (basta ver que o livro do rui mateus, facilmente acessível ainda hoje não deu em nada – http://resistir.info/portugal/contos_proibidos_rui_mateus.pdf).
Tudo isto é sabido por toda a rataria e todos eles o praticam ao seu nível (o marido da loura burra que agora anda pelo parlamento de bruxelas andava pelo comércio de Sintra, de mala na mão, a receber contribuições “voluntárias” para a campanha da recandidatura da mulher). O corrupto com o seu perfil de psicopata achava-se intocável, que não precisava de disfarçar. Vão fazer tudo para que caia desde que não os arraste com ele e o esquema possa voltar à rataria. Deus me perdoe, que ainda acabo a sentir pena do fdp.
GostarGostar
Joaquim CTapadinhas,18:43,
Fácil explicação: a partidarite mais a ausência de discernimento e muitos interesses de cidadãos, levam qualquer trafulha ao poder, seja ele autárquico ou central.
Mesmo se JS for condenado, duvido que centenas de milhar de tugas reflictam seriamente sobre a qualidade e capacidade dos políticos que se propõem eleger. Não pensam nas suas vidas, preferem ser fiéis ao partido…
Outra questão que certamente a maioria dos tugas ainda (ou nunca) quererão interiorizar: não se trata só da detenção de JS. É um ex-PM que há 3 anos ainda governava o país e as nossas vidas.
Sobre o “manto de vergonha”: muitos políticos do P”S” não têm vergonha alguma sobre o que está a acontecer. Há excepções. Hoje, JCravinho afirmou que não colocava “as mãos no lume” por JS…
GostarGostar
Quem está triste é o Diogo, secalhar a Câncio também um pouco.
Estou com pena do 44, acho que lá fazer uma visita, ofereço-lhe um frasco de cicuta, do fundo do coração.
GostarGostar
O “animal feroz” acossado, dispara agora em todas as direcções revela pouco a pouco a descrença em si, no sistema que criou e foi rei e sobretudo num amanhã incerto, do outrora blindado Menino D’oiro.
Partiu o verniz e lá se foi a filosofia prás urtigas…
GostarGostar
Estou à espera que as 100 mulheres vão visitar o 44.
Podiam até alugar um autocarro
GostarGostar
Pra quê?
Levem-lhe um post do Freddy Mercury autografado, para ele colar ruma das paredes.
GostarGostar
Mas ninguém percebe porque tem o 44 tantos defensores? Simples, porque fez aprovar em Portugal a lei do aborto e a lei do gaymónio. Apenas por isso.
GostarGostar
M. Moura Guedes foi severamente mordida pelos seus cães
o que a levou a ter sido submetida a cirurgia.
A jornalista Fernanda Câncio dispara : o acidente proveio
de JS ter incitado os animais a isso. . .
Daqui se pode inferir o nível cívico que a *senhora* induz
ao leitor.
GostarGostar