Saltar para o conteúdo

A direita não empurra ninguém, isso é a esquerda em bando

9 Julho, 2015

Vejo uma diferença entre um português querer que a Grécia saia do euro e querer que a Grécia aceite as regras necessárias à moeda comum. Uma das regras básicas – se não a regra de ouro – de uma moeda comum é que nenhum estado pode colocar os outros como reféns num desejo solitário de desvalorização.

Convencemos os alemães a partilharem o marco com o resto da Europa na condição de que, após o choque inicial de ajuste, o Marco se manteria Marco com denominação Euro. Se a Grécia e Portugal conseguiram tanto dinheiro “à borla” foi, precisamente, por credores acreditarem estar a emprestar Marcos, não Escudos ou, valha-nos Deus, Dracmas.

Quando alguém advoga a saída do Euro nesta fase do campeonato está efectivamente a tentar sair do restaurante sem pagar. Uma coisa é pagar a conta e não voltar ao restaurante, outra é não pagar e querer continuar a comer. Amorzinho, se não podes pagar a lagosta com que te empanturraste, regurgitaste e voltaste a comer para pedir mais de seguida, sua valente lontra em risco de explosão cardíaca, há ali uma interessante pilha de pratos para lavar.

Claro, esta versão em fábula da coisa incomoda os complicómetros profissionais dos socialistas, sempre prontos a inventar umas tretas para o gado que acredita que há mais que checks and balances – freios e contrapesos para físicos – num sistema económico. O Estado é laico mas não tanto, há religiões dominantes, como o Cainesianismo. Só que não há mais nada, é só isto, diga o que disser o idiota que vos contrariar apelidando-vos de estúpidos, típico de quem popula a colagem de cartazes a bafo de lombo assado para – repito o termo, que é isso que do eleitor parecem pensar – gado ver.

A Grécia tem que optar: quer cortar retribuições em forma de salários, pensões, despesa geral e futura e basófia olímpica mantendo-se no euro ou cortar exactamente as mesmas coisas através de desvalorização interna com uma moeda fixolas lá na terra deles mas incapaz de comprar uma sopa de cebola em França. Quem diz que não há alternativas? Há, pois.

Por isto discordo do João Miguel Tavares: a direita não quer empurrar a Grécia para fora do euro; a direita quer que a Grécia deixe de engonhar sobre a decisão que tem que tomar, que já vai tarde. Continuar a adiar o que tem que – e vai – ser feito não é coragem, é bullying, isso sim, intolerável numa união económica, seja por solidariedade, seja por decência.

121 comentários leave one →
  1. Abre-latas's avatar
    Abre-latas permalink
    9 Julho, 2015 11:32

    Esse JMT das duas uma ou ainda não percebeu o problema ou é mais um que se deixou alucinar pelas ideias desta esquerda que incluem a legitimação do patético referendo entre outras.
    Mas se não percebeu espero que leia o seu post a ver se abre os olhos.

    Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      9 Julho, 2015 13:05

      O que é que se pode esperar de um tipo que aceita ser utilizado como o caniche do jornal da extrema esquerda.

      Obviamente que está lá para criticar a Direita.

      O que se devia falar é de sanções económicas contra a Grécia e o fim dos subsídios.

      Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        10 Julho, 2015 01:54

        Bad news: mais um bailout!
        Que tal?!

        Gostar

  2. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    9 Julho, 2015 11:37

    Muito bom, VC! Por tudo isto, é legítimo pontapear fortemente esta corja pendura mescla de ciganos, macedónios, turcos, árabes e persas para fora do Euro. O JMT está com medo que esta legitimidade, resultante do ultraje de estar a largar dinheiros para os vagabundos gregos, seja usada pela canhota sem cérebro para mostrar como a “direita” é má e feia…

    Gostar

  3. manuel's avatar
    manuel permalink
    9 Julho, 2015 11:41

    O JMT ao escrever o que escreveu, mostra bastante honestidade intelectual e que não “pensa” de acordo com a agenda eleitoral da maioria. Este governo foi uma consequência de os 2 últimos governos terem sido geridos pelo preso 44, situações raramente repetidas. Votei num dos partidos da maioria nas últimas eleições, agradeço o trabalho desenvolvido, essencialmente, a paragem da bancarrota, mas está na altura de voltarem ás suas prestigiadas carreiras interrompidas por esta governação; a condecoração da praxe está assegurada e se não for o presidente Cavaco a conceder, o próximo presidente não se esquece.

    Gostar

    • Eleutério Viegas's avatar
      Eleutério Viegas permalink
      9 Julho, 2015 12:52

      Preferes, então o peiésse bancarroteiro… Que estranho.

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        9 Julho, 2015 13:00

        No PS, nunca. Mas vou votar e só tenho pena de não ter 1 milhão de votos.

        Gostar

      • Eleutério Viegas's avatar
        Eleutério Viegas permalink
        9 Julho, 2015 16:46

        Para quê? Para entrares na coligação?
        Que canseira…

        Gostar

  4. Francisco's avatar
    Francisco permalink
    9 Julho, 2015 11:44

    Nunca deveremos subestimar um povo por mais desigual que ele seja para a globalidade.

    A Grécia é o suporte exemplar vivo da diferença. Existem muitos países com semelhanças comportamentais, mas nenhum estado tem par imaginável. Perdoai-lhes o ressabiamento, porque a retórica aplicada à Grécia é a mais pura admissão do que poderíamos também ter feito.

    Após os ajustes possíveis acordados, aprenderemos a respeitá-la e a dar-lhe mais valor a longo prazo.

    Através do caos gerado, alcançarão indiscutivelmente a válvula reguladora da globalidade…

    Gostar

    • Eleutério Viegas's avatar
      Eleutério Viegas permalink
      9 Julho, 2015 12:53

      For God’s sake…

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        9 Julho, 2015 17:47

        Tenho pena que o meu voto não seja suficiente para infligir uma derrota histórica ao PS e à maioria, no conjunto deviam ter uns 49%, deviam ser todos pasokizados. Sobre a escolha, penso que existem 20 e tal partidos a concorrer e rapidamente se escolhia um 1º ministro.

        Gostar

      • Rocco's avatar
        Rocco permalink
        9 Julho, 2015 22:08

        Já percebi que entrasyte numa de loucura, loucura. Devem ter ido à tua mesada e tu não te soubeste desenrascar.

        Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      9 Julho, 2015 12:56

      Heheh só um universitário poderia escrever assim.

      Gostar

    • Abre-latas's avatar
      Abre-latas permalink
      9 Julho, 2015 13:02

      Por falar em retórica!

      Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      9 Julho, 2015 13:42

      camarada francisco,

      Quando a afirmação da diferença do outro passa por viver à sua custa sem lhe ser pedida a opinião… percebeu o que está em causa, ou vai continuar a delirar ?

      Vou dar outro exemplo que lhe seja ainda mais íntimo:

      Imagine que Você tem um vizinho no prédio que gosta de levar no cú, mas que por uma questão de inconveniencia pontual, entende que o cu que deva ser utilizado é o seu.

      Já percebeu, agora ?

      Gostar

    • josephvss's avatar
  5. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Julho, 2015 11:44

    Uma pista para discussão.

    O que teria ocorrido hoje se tivesse havido a tal ansiada mutualização da dívida, como tantos a pediram?

    Meditem nesta questão, antes de mais nada. Porque, o que o articulista do jornal faz é uma análise demasiado simplista ao que algumas vozes da direita defendem. E o VC falha ao achar que é demasiada complicação por parte dos socialistas. Isso é outra história e outros combates.

    Meditem no que teria acontecido se tivesse havido mutualização da dívida, como pediam. As tais famosas eurobonds. 😉

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      9 Julho, 2015 11:54

      Considero que não é conveniente deixar ao PCP a expressão de constatações quase científicas como: a dívida tem de ser renegociada; o tratado orçamental não é exequível; a nossa existência no euro( à semelhança com a Grécia) não é compaginável com as duas anteriores. Estamos face a um trilema impossível. Só os economistas marxistas é que podem dizer o óbvio, compreendo que o governo se cale, por estratégia e ignorância, mas não podem demonizar quem pensa fora do TINA( There is no alternative).

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        9 Julho, 2015 11:59

        Eu considero que o Manuel só diz palavras de ordem, tal e qual o PCP.

        Explique então as suas ideias. É quee sse discurso é o mesmo dos neonazis. Slogans. Mas se explicados, talvez se entenda.

        O problema de determinada direita é que só aprende os slogans e nada mais. Mas eu acredito que, um dia, ela me explique o que a diferencia do PCP.

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        9 Julho, 2015 13:01

        O manuel e a arrogância comunista.

        A petuância que nos diz naquele parágrafo é que Portugal tem direito ao dinheiro de outros países.

        Gostar

      • Monti's avatar
        Monti permalink
        9 Julho, 2015 18:15

        Manuel e arrogância comunista? Por acaso, até seria uma boa forma de fazer implodir este PCP. Obrigá-lo a estar no governo. Haviam de ir longe.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        9 Julho, 2015 18:18

        O manuel é o Nigel Farage portuga

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        9 Julho, 2015 23:50

        “até seria uma boa forma de fazer implodir este PCP. Obrigá-lo a estar no governo. Haviam de ir longe.”

        Ou faz dos outros parvos ou não percebe a natureza do fenómeno.

        Um partido de uma ideologia que matou milhões e ainda tem milhões de aderentes por todo o mundo e centenas de milhar por cá não implode.

        É uma cultura política não é algo racional.
        Corre mal a culpa é da reacção ,dos fascistas, dos imperialistas, dos plutocratas, dos sionistas. Nenhum Comunista tem remorsos ou culpa de coisa alguma. Tudo são custos aceitáveis.

        Gostar

  6. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    9 Julho, 2015 11:50

    Os gregos é que sabem da vida deles, elegeram um Sócrates? Sim, e qual o problema? Deviam era subir a despesa em % do PIB para uns 200%, isso é que era. O BCE só tinha que montar uma ponte aérea diária para enviar notas para lá. Para terminar, deveria ser lançado um imposto de 10% sobre todos os europeus como forma de contribuir para a felicidade do povo grego e ainda se enviava farinha para a Venezuela que já está em falta para fazer pão.

    Gostar

  7. RR's avatar
    9 Julho, 2015 11:52

    Podemos enunciar uma nova versão do Princípio de Peter: “todos os países conseguem atingir um nível de vida pró qual não têm dinheiro”. O pior é que quando a marosca se descobre, eles não querem mudar de vida: uma vez rico, sempre rico! E há por umas alimárias que concordam com isto, acham que devemos todos contribuir para os meninos continuarem a comer caviar…

    Gostar

  8. insider's avatar
    insider permalink
    9 Julho, 2015 11:56

    claro que a “direita” não quer empurrar a grécia para fora da moeda (pouco) única…
    quer somente empurrar o syriza para fora do governo…

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      9 Julho, 2015 11:58

      É como eu, que não quero acabar com o Inverno, apenas exijo o meu direito a ter Verão durante 11 meses.

      Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      9 Julho, 2015 12:54

      Eu, penso que a Grécia está condenada e sairá do euro, mas por um milagre dos deuses se salvar, vai ler e ouvir este governo a alterar toda a “narrativa”.

      Gostar

    • Diogo Câmara's avatar
      Diogo Câmara permalink
      9 Julho, 2015 15:51

      Claro. Na actual União Europeia, dominada pelos hunos, não há lugar a liberalismo. Só Pensamento Único e sharia da Alemanha de Leste estendida a toda a Europa. Quem urinar fora deste penico ideológico leva pancada na cabeça.

      Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        9 Julho, 2015 16:02

        ou pode viver sem o dinheiro dos hunos. nInguém obriga.

        Gostar

    • jorge's avatar
      jorge permalink
      9 Julho, 2015 18:26

      não te preocupes, que serão os próprios gregos a correr com o bando de pantomineiros que agora governam. Qdo a cubanização / venuelização da Grécia estiver completa.

      Gostar

  9. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Julho, 2015 12:09

    Parece que tenho que meter isto, outra vez:

    http://tinyurl.com/okybc8l

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      9 Julho, 2015 12:52

      Para alguma direita meter ao saco. E tomar algumas pastilhas para a azia também. 😉

      “Turkmenistan says Russia’s Gazprom has not paid for any gas this year

      Turkmenistan, irked by falling natural gas exports to Russia, hit out at Moscow’s gas export monopoly Gazprom on Wednesday, saying the energy giant had not paid for gas purchased from the Central Asian country so far this year.

      “Since the beginning of 2015, OAO Gazprom has not paid for its debts to state concern Turkmengas for the shipped volumes of Turkmen natural gas,” Turkmenistan’s Oil and Gas Ministry said in a statement on its official website (www.oilgas.gov.tm).”

      in http://tinyurl.com/ol4vhgg

      O que tem a ver com a Grécia? Tudo? Tudo o que seja contra a UE e o Euro é bom, na cabeça deles. Por isso, alguma direita deseja que a Grécia seja expulsa do Euro e, com sorte, da UE. Porquê? Porque seguem o que lhes diz a propaganda do Kremlin. São os novos idiotas ao serviço do Kremlin, com antigamente os havia marxistas.

      Portanto, glorificam o Grande Líder Putin, o tal geoestratega genial que joga xadrez com o Ocdente e os nossos líderes democráticos já são fraquinhos. Pois são. Mas a Rússia quando for para a guerra a sério já vai manca, com a moral abatida e sem dinheiro. Pois é. Esta “nova Direita” confunde falar grosso com força. E não sabe que as guerras se ganham, não a berrar em cima de um cavalo, mas a movimentar peças para que a guerra seja ganha, antes mesmo das batalhas a sério começarem.

      E o Grande Líder Putin é contra a UE é porque é genial. E s eo Grande Líder recebe o Tripas, melhor ainda. Só mostra que sabe jogar xadrez. Sabe, sabe. Mas é como o Saddam. Na hora da verdade esconde-se debaixo de um buraco para não ser pendurado pelo pescoço.

      O Tripas também era genial. E ganhou um referendo com uma margem espectacular. Pois era espectacular mas agora ajoelha-se e é ele que transformou a Grécia num protectorado quase total do resto da europa. E, afinal, sabe-se hoje que é um líder fraco e que nem mão tinha no seu partido. E, afinal, chantagear quem é muito mais forte do que ele, pode atrair as simpatias dos mais básicos. Mas entre ser um heroi romanico morto e um cobarde vivo… Vai uma grande distância. Hoje a Grécia continua a sofrer e ainda vai sofrer muito mais. Portugal, com o tal cobarde Passos Coelho já está senhor do seu destino e das suas decisões. Mesmo que as não aprovemos. Mas é ele que tomas as decisões não os credores. lol

      É a diferença entre um verdadeiro Estadista e um drogadito de Atenas. 🙂

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        9 Julho, 2015 13:01

        Mais para uma dada “nova Direita” meter ao saco. E dupla dose de pastilhas para a azia:

        “The Russian government is seeking to pay up front for 80 percent of the costs of a drive to replace Western military hardware with domestic analogues as Moscow struggles with bans on military exports amid the Ukraine crisis.

        The advance funds will be specifically used to reduce dependency on military components and hardware from “countries that are members of NATO and the European Union,” according to an order published on the government’s website Wednesday.”

        in http://tinyurl.com/pwbblbz

        Pois não se admirem que os aviões caiam como tordos. Pois não admira.

        Mas o Putin quando tiver que enfrentar a sério a Nato já tem metade da guerra perdida. Pode ameaçar com armas nucleares? Poder pode, mas não pode disparar nenhuma. Azar o dele.

        E, como um cancro que corroi a Rússia, o Ocidente vai pondo a jeito o Leão Putin. Como já o está a fazer ao Tripas grego. Não é a berrar que se ganham as guerras mas eles acham que um tipo másculo é que é um bom líder. lol

        É ver o Tripas a assinar quase de cruz tudo o que lhe põem à frente. Grande líder grego, que ajoelhou a UE. lol

        Gostar

  10. licas's avatar
    licas permalink
    9 Julho, 2015 12:44

    Tsipras em meditação

    Se eu apanho a vocês.
    Oh seus fascistas danados:
    Ponho-vos aos três e três
    Em campos di´ducação
    O que se faz aos traidores
    Da laia dos opressores.

    O camarada Maduro,
    Esse, sim, sabe-a toda;
    Tem é que ser-se bem duro
    À dominar essa jorra.
    Se vamos usar meiguice,
    Ainda pode é vir chatice.

    Eles não podem voltar,
    Se o fizerem então
    O que há a combinar
    Armarmos Revolução:
    Não recuemos um passo
    Somos a muralha d´aço.

    Licas fecit

    Gostar

  11. manuel's avatar
    manuel permalink
    9 Julho, 2015 12:44

    Palavras do sr Tusk: “se a Grécia apresentar uma proposta credível a europa deve pensar numa reestruturação da dívida”. Perigoso comuna!

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      9 Julho, 2015 12:49

      Dívida 1000, prestações mensais 100, 100, 600, 200.

      Dívida reestruturada 1000, prestações mensais 250, 250, 250, 250.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        9 Julho, 2015 12:56

        Talvez sejam 5 prestações, caro VC. Talvez cinco. 😉

        Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        9 Julho, 2015 12:58

        O relevante é: o que ontem era impossível, hoje, é assumido como possível por um alto dirigente. A negociação continua, independentemente do resultado final, compreende?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        9 Julho, 2015 12:59

        Compreendo: parece Janeiro outra vez.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        9 Julho, 2015 16:13

        Manuel,

        Em qualquer negociação há que permitir que a contraparte não perca a face.

        Sobretudo quando estão em causa condições que não valem um amendoim.

        Primeiro, foi a Troika que desapareceu. Grande conquista do Syrisa.

        Agora é o hair cut na dívida global. Era para ser feito depois, mas faz-se já agora para permitir ao Syrisa uma grande vitória negocial para consumo interno.

        Que para o FMI é (quase) igual ao litro, pois quem vai perdoar na medida grossa é a Europa.

        E para o UE é (quase) igual ao litro, pois já se sabia que era impagável.

        Muito mais importante é a conta dos juros que pinga anualmente. Basta aumentar 1% nos juros da dívida que não se perdoa, para que o hair cut já não seja tão grande.

        Se o preço do plano de resgate é o perdão AGORA em vez de ser mais tarde, que seja.

        Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      9 Julho, 2015 13:08

      É o Tusk que vai entregar o dinheiro do Banco Central Polaco aos Gregos? Bem me parecia…

      Gostar

      • insider's avatar
        insider permalink
        9 Julho, 2015 13:47

        o vc esqueceu-se que as “coisas” da madame lagarde passam por um perdão da dívida (50m mil milhões?) e uma baixa substancial dos juros…
        ah! e passou a bola à “união” europeia… para que esta decida o que pretende…

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        9 Julho, 2015 13:48

        Se o FMI quer perdoar a parte dele, que perdoe. Deve ser fácil explicar aos tipos do Sudão que a Grécia está com dificuldades.

        Gostar

  12. licas's avatar
    licas permalink
    9 Julho, 2015 12:46

    insider PERMALINK
    9 Julho, 2015 11:56

    O Syriza está com toda a legalidade no Govêrno Grego
    (coligado com a extrema Direita, anote-se)

    Gostar

  13. LTR's avatar
    LTR permalink
    9 Julho, 2015 12:49

    Dizem que o povo grego não quer dráculas no bolso 🙂

    Gostar

  14. JPT's avatar
    JPT permalink
    9 Julho, 2015 12:55

    O JM Tavares é, em regra, uma pessoa com bom senso. As vezes falha-lhe, como quando o assunto é o Dr. Ant.º Costa, por razões que são até claras e que temos de compreender. Aqui falhou-lhe de novo. O essencial na direita (e que me leva a, apesar de acreditar na justiça social e na igualdade de oportunidades, só possível com a defesa do ensino e da saúde pública, assumir que sou de direita) é aceitar a vontade dos outros e exigir a responsabilidade aos outros. Este é um caso em que uma maioria clara dos grego exprimiu, livremente, a sua vontade, que é não cumprir as regras da zona euro, pelo que é moralmente exigível (para não dizer financeiramente) que actuem conforme essa vontade. Assim, é evidente que, nesta altura, quero que a Grécia saia da zona euro e qualquer pessoa realmente de direita, que respeita a liberdade e exige a responsabilidade, quer que a Grécia saia do Euro. Lamento claro, pelos 40% que votaram “sim” (a propósito, o site da BBC News publicou hoje uma reportagem com emigrantes gregos na cidade de Offenbach. Uns que dizem que não gostam de alemães, não convivem com alemães, não têm nada em comum com os alemães, e só querem voltar à Grécia, um outro diz que só voltará à Grécia, quando o seu filhos se licenciar porque, ao contrário da Grécia, a Alemanha tem um excelente sistema de educação – faltou dizer público – e quer que o seu filho tenha um futuro melhor).

    Gostar

  15. licas's avatar
    licas permalink
    9 Julho, 2015 12:58

    E só ao Povo da Grécia cabe a responsabilidade
    de manter o actual Govêrno, ou não.

    Gostar

  16. Simão's avatar
    Simão permalink
    9 Julho, 2015 13:03

    A Grécia tem mais um problema:

    http://www.theguardian.com/world/2015/jul/09/greek-crisis-un-refugee-agency-struggle-cope-banks-fail

    Pessoas em fuga de guerra, fome e perseguições dirigem-se para o “sonho Europeu”
    Chegam a uma Grécia a um passo do caos. 😦

    Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      9 Julho, 2015 18:24

      Isso para esses refugiados não é problema nenhum, apenas pode ser para os próprios gregos. Para os refugiados na sua grande maioria o caos grego, como lhe chama ´
      e um paraíso. Se um gajo pode levantar 60 euros dia ou um pensionista 120 euros semana a grande maioria dos refugiados acha que isso é uma riqueza e que ainda podem ir vasculhar o caixote do lixo dos gregos para “reciclar” o que eles deitam fora.

      Gostar

  17. Simão's avatar
    Simão permalink
    9 Julho, 2015 13:05

    Do mesmo link:

    …” there are fears many will decide to stay put in Greece, further stretching the country’s resources.”

    Cereja no topo do bolo.

    Gostar

  18. Simão's avatar
    Simão permalink
    9 Julho, 2015 13:08

    http://www.theguardian.com/business/2015/jul/02/imf-greece-needs-extra-50bn-euros

    Euclides Tsaca-a-Rodos-e-a-Rodos!
    🙂

    Até o Tusk já quer um “debt relief”, lol

    Gostar

  19. Simão's avatar
    Simão permalink
    9 Julho, 2015 13:11

    Como é que vão pagar ao Marco SIlva?
    Em géneros, em IOU’s, em Dracmas, em títulos da dívida, 🙂

    Gostar

  20. licas's avatar
    licas permalink
    9 Julho, 2015 13:23

    licas PERMALINK
    9 Julho, 2015 12:46

    O que não é de estranhar.

    23 de Agosto de 1939, Moscovo: Pacto Nazi-Soviético.
    Depois zangaram-se as comadres porque uma delas
    era mais má do que a outra.

    Gostar

  21. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Julho, 2015 13:31

    Toma e embrulha, Tripas.

    “Recessão obrigará a acordo com mais austeridade: 12 mil milhões de euros

    A proposta que está a ser gizada pelo governo grego prevê 12 mil milhões de euros em cortes, mais do que a proposta europeia original. Consequência da recessão mais dura após o referendo.”

    in http://tinyurl.com/oky7gch

    Mas agora será a boa austeridade. Aquela que o Tripas assina de cruz e os europeus cedem candidamente. 🙂

    Estavam quietinhos e hoje estariam a crescer mais que Portugal. Mas quiseram armar-se mais fortes do que eram, andaram a fazer palhaças, a fazer sofrer o seu povo e para quê? Quase um protectorado total. Por pelo menos três. E se lhe aliviarem nominalmente a dívida, talvez o prazo da “ocupação” se estenda por mais uns anos?

    E isto tanto serve a uma esquerda completamente descabelada como a uma direita acéfala. Não é a berrar que se consegue a maioria das coisas. É preciso inteligência e cabeça fria. E muitas vezes meter o orgulho ao saco.

    Gostar

    • anónimo's avatar
      anónimo permalink
      9 Julho, 2015 13:56

      OTsipras resistiu as todas as chantagens criminosas. Com coragem, galhardia, temeridade. E uma tremenda vitória política no referendum. Desde Péricles que não existia um estadista desta dimensão.

      Ponham os olhos num Homem com O grande que sabe o que é fazer política e como fazê-la ! Aprendam como se provocam orgasmos múltiplos ás catarinas, às raqueis e às isabeis,apenas com as poderosas sinapses dos seus hiper-neurónios..

      E agora vai ser empalado sem anestesia.

      No fundo o tipo queria era alguém, que o violasse á bruta.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        9 Julho, 2015 14:00

        “E agora vai ser empalado sem anestesia.”

        lol

        Gostar

    • insider's avatar
      insider permalink
      9 Julho, 2015 14:17

      posso informar em primeira mão que o alegado corte 12m milhões não é aceite pela “união” europeia…
      parte desse valor eram impostos sobre sociedades…

      Gostar

    • Simão's avatar
      Simão permalink
      9 Julho, 2015 15:05

      Não me admiraria nada que, a todo o momento, Tsipras se demita…lançando o país no caos pois ficaria num vazio político e não se pode manter muito mais tempo o controlo de capitais e os bancos fechados. Os prazos são agora muito curtos.

      Razão?!

      Toda a gente fala dos alemãoes e que isto ser+a difícil passar em Berlim e tal….mas enganam-se. Em Berlim ficam carrancudos mas depois aparece a Chanceler Merkel e faz um discurso muito bonito sobre a Europa e o projecto europeu…..e lá vai mais um cheque.
      Em Riga e em Bratislava vai ser dificílimo fazer aprovar um novo bailout.
      Em Helsínquia penso que será impossível sem um referendo. O PM finlandês está numa situação complicada.
      Por último…… como é que isto passa no parlamento de Atenas?!?!?

      Muita coisa ainda vai acontecer.

      Gostar

  22. manuel's avatar
    manuel permalink
    9 Julho, 2015 14:06

    Não há coincidências. 12000 milhões de corte definitivo de despesa pública é o que nós precisaríamos e dava uma folga de 2000 milhões nos impostos. Enfim, considerando que a reforma do estado do sr Portas já não vai a tempo, será noutra reencarnação!

    Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      9 Julho, 2015 14:44

      De repente dizes coisas sensatas.

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        9 Julho, 2015 17:53

        Mas já pensaste como estamos longe de qualquer ajustamento de despesa do Estado, quando precisamos de reduzir qualquer coisa como 15% da despesa pública. Não seria tanto, se, a economia crescesse uns 5 a 6 % ao ano, mas como é possível tal desiderato com uma sociedade envelhecida que perdeu recentemente 400000 pessoas, do chamado capital humano e mais produtivo, os jovens. Por isso a conversa da maioria do PS não me embalam.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        9 Julho, 2015 18:30

        o manuel “derepente” passa a indefectível apoiante do Passolas da Damaia, apenas o criticando por não ter cortado mais direito as conquistas civilizacionais dos trabalhadores, fazendo frente ao TC e rasgando a Bíblia do pós 25A.
        manuel a pm, que em vez de reduzir o défice às mijinhas ele faria de uma só vez e estaríamos todos felizes.
        talvez estivéssemos tão felizes quanto o povo cubano…20 euros mês, senhas de racionamento e se possível um barquito para rumar a Miami.

        Gostar

      • Luís's avatar
        Luís permalink
        9 Julho, 2015 18:38

        Manuel,

        é fácil acabar com o défice e ter excedentes.

        Teoricamente não é nada por aí além.

        Mas vai pôr no desemprego uns milhares de boys e girls dos 3 partidos e tirar uns rendimentos à EDP, à Banca e a umas famílias. Também terá de mexer um pouco nos professores e nos médicos. Nos polícias e nos militares.

        Nem precisa de atacar muito as reformas mais altas da função pública.

        No fim da limpeza, ainda pode tirar as portagens em 2 ou 3 auto-estradas como a Via do Infante e baixar um pouco o IVA.

        Ninguém foi capaz disto deste que Guterres engordou o monstro e se Passos não o fez não será Costa a fazê-lo.

        De queda em queda, até ao estoiro final.

        Nunca esquecer que entre 1892 e Salazar passaram quase 40 anos.

        Gostar

    • Diogo Câmara's avatar
      Diogo Câmara permalink
      9 Julho, 2015 16:16

      Espero que em Portugal haja cortes na despesa pública na ordem dos 25.000 mil milhões, para a próxima legislatura .Já não suporto tanto comunismo na sociedade portuguesa. E já não suporto ver tanta gente pendurada nas tetas do Estado, incluindo os nossos teóricos e gurus «neo-liberais». Como diria o meu tio Anacleto: vão trabalhar vagabundos!

      Gostar

      • neotontono's avatar
        neotontono permalink
        9 Julho, 2015 16:50

        E já não suporto ver tanta gente pendurada nas tetas do Estado, incluindo os nossos teóricos e gurus «neo-liberais».
        .
        Ai, nao.Nao diga isso. Nao assim de supetao. Ainda que em visto a idea nao e nova.
        O ultimo que se atreveu a afirmar isso tive que fazer um Blasfemexit.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        9 Julho, 2015 17:02

        Isso seria terrível. O mundo ficaria sem saber o que é que o sr. Alberto Neotontono tem para dizer.

        Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        9 Julho, 2015 17:50

        Respire fundo, vá lá….acalme-se…..e habitue-se. É a vida.

        Gostar

    • josephvss's avatar
      9 Julho, 2015 19:27

      La estao estes esquerdalhas a chamarem me filho da P . Os emigras continuam a investir na velha metropole ou não? ( Os emigras nao xupam do estado e continuam a contribuir ..)

      Gostar

  23. Simão's avatar
    Simão permalink
    9 Julho, 2015 15:13

    Hoje mesmo, no Parlamento de Atenas. Os semblantes sidudos expressam imensa preocupação 🙂

    http://i.guim.co.uk/img/media/15c54e7f29300d4f31118232b40240eaa5f60224/0_0_3543_2362/master/3543.jpg?w=620&q=85&auto=format&sharp=10&s=acb2f918eb98b0b439c665304915e849

    Gostar

  24. Diogo Câmara's avatar
    Diogo Câmara permalink
    9 Julho, 2015 15:53

    Gostaria que a Grécia aderisse à zona do dollar americano, única moeda com futuro, para além do escudo.

    Gostar

  25. Simão's avatar
    Simão permalink
    9 Julho, 2015 16:01

    🙂

    Gostar

  26. Simão's avatar
    Simão permalink
    9 Julho, 2015 16:03

    Olha o Farage….. e o que tem nome de esquentador 🙂

    Gostar

    • Diogo Câmara's avatar
      Diogo Câmara permalink
      9 Julho, 2015 16:11

      O Farage a gozar com o esquentamento do Luxemburgo. Adoro o humor britânico sobre estes continentais europeus.

      Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        9 Julho, 2015 16:26

        Boa! E quando o UK disser bye-bye no referendo?! Aí é que vai ser bonito.

        Gostar

  27. Luís's avatar
    • Diogo Câmara's avatar
      Diogo Câmara permalink
      9 Julho, 2015 16:19

      O delicadoce e socialista ministro das Finanças da Holanda, com nome de amélia, devia era preocupar-se com a bolha imobiliária da Holanda e cm a mega dívida da Holanda. Não há tulipas nem putas no Bairro Vermelho para pagar a dívida daqueles gajos.

      Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        9 Julho, 2015 16:25

        …..tem razão……se muitos por aqui olvidassem os gregos por uns minutos e fizessem uma análise às dívidas de outros países. era melhor estarem sentados…….mas enfim…….. p’ra chatear o Syriza (coitado) vale tudo. 🙂

        Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        9 Julho, 2015 16:27

        Só discordo numa coisa: tem nome de medicamento :_)

        Gostar

  28. Diogo Câmara's avatar
    Diogo Câmara permalink
    9 Julho, 2015 16:21

    Concordo com o título: a direita (a vossa, não a minha, que é a americana), não empurra….enterra!

    Gostar

  29. Simão's avatar
    Simão permalink
    9 Julho, 2015 16:32

    Gostar

  30. Luís's avatar
  31. Simão's avatar
  32. jorge's avatar
    jorge permalink
    9 Julho, 2015 18:32

    se o governo na Grécia fosse de direita, era o fim do mundo. Manifs de indignados a pedir a sua queda, carros incendiados, bancos vandalizados, a esquerdalha pegava fogo a tudo. Agora como fazem parte do governo de extremistas e apesar de o povo grego estar a passar dificuldades extremas com os bancos fechados, não se vêm distúrbios. Mais uma vez se prova que a extrema esquerda tem o monopólio da violência. Por isso são perigosos.

    Gostar

  33. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Julho, 2015 18:43

    Como se manda calar os americanos? Usa-se uma piada bem apropriada:

    “Schaüble para Lew: “Queres trocar Porto Rico pela Grécia?””

    in http://tinyurl.com/pmhgyuz

    Talvez esteja aqui a prova que os americanos poderão ter estado por detrás do recente ataque ao euro, usando peões como o Tripas e o Virafakas.

    E que é feito do Virafakas? Desde que foi trocado pelo Kagatolos que desapareceu de cena. lol

    E tudo fica bem quando acaba bem. Mais uma grande vitória para a UE. Falta agora ajoelhar o UK. 😉

    Gostar

    • Simão's avatar
      Simão permalink
      10 Julho, 2015 00:19

      Quero que a UE se f*da!
      Nunca, jamais em tempo algum deveria ter passado de CEE!
      Period!

      Agora aturem-nos.

      Gostar

  34. Luís's avatar
    Luís permalink
    9 Julho, 2015 18:45

    Para pôr a casa em ordem,

    um corte na despesa de 15 a 20 mil milhões.

    Seguido de um ajuste imediato da carga fiscal para termos um esforço fiscal adequado à nossa economia e dentro da média da UE.

    Cortem a mama às Fundações, IPSSs, institutos, observatórios, associações, extingam um terço a metade dos municípios, fechem as escolas sem alunos, acabem com a PPP dos livros escolares, acabem com a mama dos jogos sociais na Santa Casa de Lisboa (nacionalizando-os), acabem com o financiamento público a sindicatos, vendam a RTP, metam o Ministério Público a investigar os contratos das PPPs e o negócio da TDT, acabem com a mama dos colégios com contrato de associação, contratem juristas para a máquina do Estado e ponham termo às encomendas a grandes escritórios de advogados, obriguem os médicos a optar pelo sector público ou pelo privado, etc, etc, etc.

    Quem tem coragem para executar a limpeza?

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      9 Julho, 2015 19:32

      Luís: claro que ninguém vai fazer nada e em breve vamos pedir novo resgate e fazer as figuras do syriza. O corte no estado monstro nem seria tanto, talvez uns 10000 milhões e podia fazer-se em 10 anos, dando tempo à economia para crescer e atenuar os sacrifícios, mas era necessário uma maioria de dois terços no parlamento que desse estabilidade e confiança. Todas as funções do estado tem de ser reduzidas e a política pode escolher não cortar na educação e saúde, por exemplo, mas então vamos ter de cortar com maior incidência em segurança social, defesa e segurança e outras. De qualquer modo, concordo com os exemplos que deste, é uma questão de moralidade e nalguns casos de incúria na utilização dos recursos do estado, concretamente, quando se paga a colégios privados para ensinar quando a oferta publica na mesma zona tem excesso de capacidade instalada. E mais, a escola privada escolhe os alunos e manda os desfavorecidos e inadaptados para a escola pública, claro que depois os rácios mostram maravilhas do ensino privado.

      Gostar

  35. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    9 Julho, 2015 18:46

    insider, “claro que a “direita” não quer empurrar a grécia para fora da moeda (pouco) única…
    quer somente empurrar o syriza para fora do governo…”.
    Quem vai empurrar o syrisa são os extremistas do syrisa, e não vai ser doce.
    A princípio eram todos extremistas, depois alguns aterraram em Bruxelas, foram ficando menos extremistas. Alguns dos que ficaram em Atenas mantém-se na deles.
    São danados para a brincadeira.
    Em desespero o desgraçado do tsipras fala ao telefone “Ó tio obama, manda essa cabra lagarde dar os 50 biliões!” Depressa, que ainda me f… no regresso a Atenas!”.
    “Ó mulher, manda lá essa bisca, temos os aviões em Creta e podemos precisar de os fazer descolar a qualquer momento que o putin não é de confiança!”.
    “E quem paga, tiozinho?”. É típico das mulheres fazerem perguntas inconvenientes, nos momentos inconvenientes.
    “És burra, nunca ouviste dizer que dinheiro há sempre, mulher!”
    “Vê mas é se fazes uma plástica, andas com um aspecto horroroso!”
    “Ó john (Kerry) põe a rotativa a funcionar mais rápido!”
    “Ó tio, devagar não vê que ando de muletas!”

    Gostar

    • insider's avatar
      insider permalink
      9 Julho, 2015 22:01

      procópio,
      não esperava que um candidato a pr -em quem eu até admitiria votar – tivesse uma visão tão redutora da realidade…
      e, segundo as minhas, fontes o syriza prepara mais surpresas..

      (e neste preciso momento é meia-noite na grécia… parece que era a deadline…)

      Gostar

  36. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    9 Julho, 2015 18:49

    Luís, coragem, essa palavra queima nos lábios dos nossos pulhíticos.
    Para dizer com fraqueza penso que foi até retirada do dicionário.
    A camorra por cá não precisa sequer de recorrer à metodologia tradicional.
    Tem quase tudo na mão. E são todos bons rapazes.

    Gostar

  37. LTR's avatar
    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      9 Julho, 2015 19:11

      A Blooomberg como os demais angófilos ficaram com uma tola… Afinal a Grécia não abandona o euro, a UE e torna-se num protectorado. Até terá direito a ajuda humanitária europeia caso seja necessário.

      Não admira algumas piadas. Essa piada surgiu primeiro no blogue pró-Russo ZH. 😉

      Agora falta aos europeus investirem mais no sector da defesa e começaremos a ter mais independência política face aos USA. O Obama ignorou a europa quando tomou posse e se virou para o confrontamento com a China. Com a crise na Ucránia apercebeu-se que precisa da Europa e a europa apercebeu-se que os USA estão no fim da sua capacidade de manter a Pax Americana.

      O que virá a seguir? A Phoenix Europa? 😉

      Gostar

    • josephvss's avatar
      9 Julho, 2015 19:32

      Ela por ela nos primeiros dias & depois? 🙂 Gime a number LOL

      Gostar

  38. licas's avatar
    licas permalink
    9 Julho, 2015 20:30

    Da Venezuela

    Delicia-se ao ouvir-se,
    Interminável discurso,
    Mas nada diz que se visse
    A não ser Pátria, o recurso
    Dos demagogos dementes
    Falando a incipientes.

    Três, quatro horas então
    Aguentam sem mugir
    Mais a Bolivariana
    Suposta Revolução.
    È preciso assumir bem
    Quem é o motor do trem.

    Diz-se do Chavés herdeiro
    Este filho da nabice
    O petrólio dá dinheiro
    Para toda foleirice.
    Compra gente às carradas
    De pobres almas penadas.

    Vazia completamente
    Aquela cabeça oca
    Apenas suficiente
    Para andar de boca em boca
    P´ra mestiço a folia
    Que acabará um dia.

    Licas fecit

    Gostar

  39. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Julho, 2015 21:09

    O que é que tem a ver com a “nova Direita”, a não emissão de eurobonds (o que teria acontecido esta semana se houvesse eurobonds? Alguém faz a minima ideia?) com o artigo do articulista? Tem a ver com a preparação da europa para um futuro onde o mais importante não é criar esquemas de ponzi usando artifcialmente para estimular a procura, tem a ver com uma Europa que se prepara pas as importantes mudanças demográficas que ocorrem em todo o mundo (mas a europa e o Japão como as regiões do mundo onde estas mudanças já estão mais avançadas) e tem a ver com a emergência de um novo tipo de Império. O europeu.

    A “nova Direita” que leia e medite no que hoje foi noticiado:

    “O autofinanciamento é a forma a que mais empresas recorrem para financiarem os seus investimentos, com 69% das empresas a apontarem este meio como o com maior peso em 2015. O financiamento bancário surge em segundo, com cerca de 18%, enquanto os fundos comunitários correspondem a menos de 4%.

    Em relação a 2014, “os resultados apurados no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de Abril de 2015 (com período de inquirição entre 1 de Abril e 1 de Julho de 2015) apontam para que se tenha registado um aumento de 5,4% da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) empresarial em termos nominais, em 2014”, revela o INE. Este número corresponde a uma revisão em alta de 4,4 pontos percentuais face às estimativas iniciais.

    O maior contributo para esta evolução foi verificado pelas empresas pertencentes ao quarto escalão (que têm 500 ou mais pessoas ao serviço). “A variação de 5,4% da FBCF empresarial apurada para 2014 resultou dos contributos positivos dos destinos do investimento em equipamentos e em construções (5,7 p.p. e 1,5 p.p., respectivamente), enquanto o contributo negativo mais significativo verificou-se na afectação em outros investimentos (-1,6 p.p.)”, acrescenta o INE.”

    in http://tinyurl.com/qgacgwh

    Dentro do euro não é o estado que cria riqueza mas o sector privado. E dentro do euro, mais importante que o investimento ser liderado pelo sector privado é que o auto-financiamento é a pedra de toque desta “nova forma” de investir. Ao passo que nas economias clepocratas dos USA e do UK, a financiariazação da economia é incentivada para servir a banca, dentro do euro, o investimento é sobretudo privado e auto-financiado.

    Atente-se bem à notícia. A “nova direita” que a leia bem. Se conseguir perceber. É isto o euro. Mais investimento privado e menos estado e menos banca. Menos jogos financeiros e respectivas alvancagens económicas, mais economia real, produtiva e, novamente, a rentabilidade não é maximizada através da alvancagem financeira. Alavancagens essas, armas de destruição maciças, como a crise do subprime como a primeira grande crise financeira que o mundo irá viver nas próximas décadas.

    A “nova Direita” que leia bem a noticia e que ligue a nova configuração do euro com os factos aí descritos. E, já agora, que liguem a emergência de uma moeda única que, ao invés de promover o federalismo europeu, acaba por condiionar os próprios federalistas. O que teria acontecido se tivessem sido emitidas eurobonds? O federalismo levava à implosão da própria moeda única e, talvez, da UE.

    A “nova Direita” que se acha muito esperta a lutar contra o tal federalismo europeu que medite na actual configuração do euro. E o que teria ocorrido se tivesse havido a emissão de eurobonds?

    É por acaso que nesta crise grega, quase todo o processo de decisão passou dos burocratas de Bruxelas para os líder políticos dos vários países? Em que a CE quase deixou de decidir mas são as reuniões do Eurogrupo onde tudo se decide? É por acaso que a Grécia teve que se tornar numa espécie de novo protectorado europeu? Não, não é por acaso. A democracia grega foi confrontada com as demais 18 democracias europeias. E foi a vitória da democracia europeia, país a país, com os seus representantes políticos directamente envolvidos na resolução do problema grego que permitou demonstrar a superioridade de uma UE face a outras regiões do mundo.

    A “nova Direita” ainda não percebeu que a UE é hoje dominada pelos países-membros do euro e que neste clube restrito são sobretudo os chefes-de-governo, legítimos representantes das democracias europeias, que decidem? E não Bruxelas ou a CE?

    E a “nova Direita” ainda não compreendeu que quem esteve de fora das reuniões do eurogrupo pouco papel tiveram nesta quetsão grega? Que países importantes como o UK tornaram-se na prática, anões políticos? E que as vozes do UK ou de uma Suécia nem sequer foram ouvidas? Nem tidas nem achadas sobre a questão grega? E como, na prática, a voz do UK foi tão irrelevante como a dos próprios USA?

    A “nova Direita” ainda não se percebeu no que se tornou a UE? Irrevelante para quem não está envolvido directamente na moeda única? E que quem manda mesmo na UE é hoje o clube do euro? E que a voz de uma Letónia foi mais importante que a do UK? A “nova Direita” ainda não se apercebeu o quanto está a mudar a europa?

    Se a “nova Direita” ainda vive com a cabeça no século XIX quando a Europa já desenha o futuro dos próximos 100 anos ou mais… É porque esta “nova Direita” se parece cada vez mais com o PCP: parada no tempo, vivendo num mundo fechado e cristalizado em termos intelectuais.

    O que teria acontecido se tivessem sido emtidas as eurobonds? E se houvesse uma federação política do tipo clássico? A UE teria implodido, provavelmente.

    E Portugal? Pois a voz de Passos Coelho ou da Maria Albuquerque contam mais que a do UK. E esta, hein? Alguém ouviu o Cameron sobre um assunto que lhe dizia bastante em termos directos? Teve voz na resolução desta crise? O UK não foi tido nem achado. O UK tornou-se irrelevante na UE e vale menos em termos políticos que hoje Portugal. lol

    A “nova Direita” que tome mais umas pastilhas para a azia, que bem precisa. 🙂

    Gostar

  40. neotontono's avatar
    neotontono permalink
    9 Julho, 2015 21:56

    2. Austria

    3. Bélgica

    4. Chipre

    5. Eslovaquia

    6. Eslovenia

    7. España

    8. Estonia

    9. Finlandia

    10. Francia

    12. Irlanda

    13. Italia

    14. Letonia

    15. Lituania

    16. Luxemburgo

    17. Malta

    18. Países Bajos

    19. Portugal

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      9 Julho, 2015 22:02

      Wow! Você sabe nomes de países copiados e mal traduzidos de castelhano! Dou-lhe 6 pontos.

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        9 Julho, 2015 22:08

        Chame castelhano a galego, chame…

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        9 Julho, 2015 22:11

        Gosto muito da Galiza. Se fiz a confusão foi porque presumi que era a língua mais lida lá em Marte.

        Gostar

    • neotontono's avatar
      neotontono permalink
      9 Julho, 2015 22:04

      So recordar ao AC a lista de paises da Eurozona que SIM foram “ouvidos” na ultima eurocrise…
      Claro que quando a votacao final chegou todas sumaram ZERO points.
      Pois bem.
      Nao se desanimar…Tal vez no proxima Euro(festival) algum ate pode consiga somar ONE point

      Gostar

      • neotontono's avatar
        neotontono permalink
        9 Julho, 2015 22:13

        Ja me esquencia.

        ahahahahaha

        Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      9 Julho, 2015 22:52

      Bajos não é galego. Se este se quer passar por galego… lol

      Gostar

  41. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    9 Julho, 2015 22:43

    O artigo é muito mau, não alavanca a economia grega aos subsidios e direitos adquiridos.

    Os gregos merecem, devemos pagar e agradecer, o mundo é estranho.

    Gostar

  42. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    9 Julho, 2015 22:58

    A sondagem teve efeitos imediatos:

    “Costa acena com crise política se PS não tiver maioria”

    in http://www.sol.pt/noticia/401623/Costa-acena-com-crise-politica-se-PS-nao-tiver-maioria

    E para complicar mais a coisa, mais um que foi detido e que se deverá juntar ao 44.

    Está a ficar complicado para o Parodiante de Lisboa. Chegará às eleições?

    Gostar

  43. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    9 Julho, 2015 23:01

    Esqueçam a Grécia por momentos.
    Graças ao Syriza os jovens gregos acabarão por encontrar trabalho.
    Se é que é de trabalho que eles gostam mais. Não sou de intrigas.
    O país afinal vai servir de exemplo para estes neoliberais de uma figa, uns malandros que não sabem fazer face aos burocratas europeus de fato e gravata, sempre com a máquina de calcular à ilharga. Assim é que é!

    Ulisses voltou e Penépole já tem acabou a toalha de renda.
    O Olimpo seja louvado.

    Agora, pela calada da noite, não posso crer, será que se abre o capítulo cinzento do quanto mais inocente, mais conivente? Cândida, Pinto, Noronha onde estais vós?
    Regressemos pois à Catedral de Siena para compreender até onde pode chegar a injustiça.
    Só a esquerda sabe avaliar a cu ltura comme il faut, topam!
    Se está a custar o que será perante o que vem a seguir.

    Gostar

  44. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    9 Julho, 2015 23:13

    insider, como me apraz tê-lo como potencial apoiante na minha candidatura a PR!
    “não esperava que um candidato a pr – em quem eu até admitiria votar – tivesse uma visão tão redutora da realidade…”. Um a um enche a galinha o papo.
    A zazie faz falta, mas quem sabe se ela não me vai dar ao menos o benefício da dúvida.
    Tábem, não sou perfeito, mas sou tipo para emendar a mão em qualquer momento, em particular se me rechearem a mão.
    Também não hesito no saco nem no offshore. Sou modernaço, prontos!
    Tenho os meus amigos, pois, amigos do coração e ninguém tem nada com isso.
    Eu não tenho que procurar ser diferente dos outros, as sondagens dizem que são a maioria e como sabem eu sou todo pela demucracia e pelo “nosso povo” numa perspectiva científica, de cunho antropológico face às desigualdades e mais não sei bem o quê.
    Tenho um defeito. Só consigo entender-me bem quando escrevo em francês e não estar aqui a ser snob, era o que mais faltava.

    Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      9 Julho, 2015 23:54

      “Tábem, não sou perfeito, mas sou tipo para emendar a mão em qualquer momento, em particular se me rechearem a mão.”

      Those are my principles, and if you don’t like them… well, I have others.

      Groucho Marx

      Gostar

  45. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    9 Julho, 2015 23:50

    O que que estes tipos têm andado a fazer?
    Risos para ali, viagens para ali, almoços e jantares sempre, entrevistas herméticas, promessas de encantar para daqui a bocadinho, indumentária fixe, as garinas a desfalecer, os meninos gritar, as bandeiras a desfraldar, a mota a roncar, as velhinhas a penar, os medicamentos a faltar, o juízo a soçobrar.
    Fui consultar o professor Mombunté, apelido Agoraéqueé, originário da Gabela, em viagem de negócios por conta de um general discreto intensamente patriota. Isto na Grécia faz-me uma confusão dos diabos e ainda por cima eu sou católico.
    Nas horas vagas o mastodonte atende tipos como eu, com a cabeça cheia de dúvidas, à procura de respostas fáceis. São só 50 euros.
    “Ó sr. mombunté, e isto da Grécia, não se pode…”?
    Olhou furtivamente para mim, um pula, escreveu num recibo amarrotado do euromilhões, não fosse eu trazer escuta. Isto de brancos nunca se pode confiar, né!
    “O sinhor nam ve qé um suicídio falhado!”. Eu fiquei ali especado: “Verdade, mesmo!”
    “Pra quequer osperto no cabessa”? Um candidato a PR está sempre a aprender…
    Ainda por cima não tardou o BM alta cilindrada parou logo ali, lá se foi.
    Sempre a aprender.
    Já os poemas do samora, quando andava no 4º ano, numa escola do Lumiar, me deram alento, profundidade, sentido ético e me prepararam para os mais altos voos.

    Gostar

  46. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    9 Julho, 2015 23:54

    http://www.naftemporiki.gr/finance/story/976680/the-greek-reform-proposals
    Só falta o comentário do anti-comuna.
    Eu estou aqui no Procópio que nem posso.
    Será da vodka, da cerveja, eu sou muito homem, provo um pouco de tudo.
    Eu sei lá se preciso de lentes novas!

    Gostar

    • Simão's avatar
      Simão permalink
      10 Julho, 2015 00:43

      Fácil. Não passa no Parlamento de Atenas e, tal proposta (aliàs…a mera ideia de um bailout à Grécia) dificilmente passará em Bratislava ou Riga……já nem falo de Helsínquia pois aí o PM finlandês tem um tarefa impossível (sem referendo).
      Isto é tudo muito bonito mas o que é certo é que não há data para a reabertura dos bancos gregos nem para o fim do controlo de capitais. Estamos a dias…….

      Gostar

  47. JCA's avatar
    JCA permalink
    10 Julho, 2015 00:26

    .
    Ainda não é liquido se é o Eurogrupo ou a Alemanha que querem o Grexit ou se é a Grecia que quere sair do Euro, da União Europeia e da NATO.
    .
    Há poucos dias o Ministro da Economia Grego afirmou taxativamente que a Grecia deveria sair do Euro.
    .
    Por ora o mais sensato é nem escutar a prop-agir do Eurogrupo ou dos germanizados nem a contrapropaganda dos Gregos,
    .
    quiçá por ora no meio estará a virtude, estão em jogo 500 mil milhoes de euros que ou os credores arranjam maneira de receberem até ao sec XXIII este valor que no meio dos triliões são ‘tremoços’,
    .
    ou o devedor abr falencia ofcialmente e deita fora definitivamente a divida para so monstruosa libertando-se até ao sec XXII,
    .
    .
    “Greek economist Ioannis Tsamurgelis predicts that the country looms on the edge of a major default within two weeks due to the association between Greece’s debt to the IMF, the European Stability Mechanism and the European Central Bank.
    Greece faces a default of more than 500 billion euros by 20 July, Greek economist and former employee of the Ministry of Economy, Ioannis Tsamurgelis
    “The government decided that the country will go bankrupt when the IMF loan was not paid. The event tripped automatic processes. ECM has already informed the IMF — the main creditor of Greece — which, in turn, decided and informed the Greek government that it will exercise its right to demand the return of capital when it sees fit,” said Tsamurgelis.
    He reminded that on 20 July Greece will have to make a payment of about 2.5 million euros to the European Central Bank.
    Tweet
    “It is obvious that the non-payment to the European Central Bank will make it obligated to pay ESM, and at the same time ECB will demand the return of money it lent to the Greek Central Bank. Return of these funds is equivalent to their immediate conversion into a national debt, inflating the total amount of debt to more than half a trillion euros,” elaborated Tsamurgelis.

    “We need an immediate agreement with the EU to prevent the start of a process of ‘liquidation’, which will end with a ‘sudden death’ of the economy. Let us hope that the EU and the member states of the Eurozone will agree to such an agreement,” concluded the economist.”.
    .
    A questão é quem nasceu primeiro, se o ovo ou galinha …..
    .
    No meu desejo gostaria que a Grecia continuasse na UE e no Euro. Mais não fosse, ainda hoje o canal alemão ‘DW’ começou a pôr Portugal ao lado da Grecia num documentário sobre a ‘crise grega’,
    .
    mas como nada mando, os em poder é que sabem no que se andam a meter à babuge daqueles imperialismos tão historicamente estupidos europeus……
    .

    .

    Gostar

  48. JCA's avatar
    JCA permalink
    10 Julho, 2015 00:40

    .
    E a rapaziada a oriente do Reno, mesmo do Danubio, ‘osserva’ tranquilamente num tão português da tropa ‘deixa-os pousar, depois apanhamo-los à mão”,
    .
    não sei mas parece que o Eurogrupo e a União Europeia, ao que dizem sob samba tambor a pandeireta alemães, estão a dar um show no desfile do ‘sanboromo mundial’ perante o gaudio da geral …
    .
    Sugere por muito que custe que seria melhor esfriarem as cabecinhas no tanque à porta da celebre Cervejaria de Munique,
    .
    apenas um suponhamos dum qualquer ‘quere-se dizer-se’ …. Também aprecio os alemães mas às vezes derrapam um bocado na curva …. aliás como quaisquer outros
    .

    .

    Gostar

  49. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    10 Julho, 2015 00:43

    Calma, não há-de ser nada, camarada!
    Dinheiro, droga e armas é o que há mais.
    É preciso deitarem-no cá para fora, homem!

    Gostar

    • Simão's avatar
      Simão permalink
      10 Julho, 2015 01:09

      Um conselho:

      Metade da bancada (still counting) já se “pôs e fora” para o voto de amanhã no Parlamento de Atenas!

      O Alexis respira de alívio: não vai ter os 151 votos necessários.
      Ufa! 🙂

      Gostar

Deixe uma resposta para anónimo Cancelar resposta