Saltar para o conteúdo

Bilhete de Identidade era neutro

14 Abril, 2016

O Bloco está preocupado com o Cartão do Cidadão.

“a designação desde [sic] documento de identificação não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa […] O Grupo Parlamentar do Bloco considera que a sua designação não deve ficar restrita à formulação masculina, que não é neutra, e deve, pelo contrário, beneficiar de uma formulação que responda também ao seu papel de identificação afetiva e simbólica, no mais profundo respeito pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.”
Confesso que nunca me tinha apercebido do “papel de identificação afectiva” do CC.
Em todo o caso, a palavra cidadão (no singular) aparece quatro vezes na Constituição da República e a palavra “cidadãos” 88 vezes. Não consta que, na vigência da CRP, as cidadãs ou @s cidad@s de géner@ indefinid@ alguma vez tenham deixado de ser considerados cidadãos por causa do género, mas nunca se sabe. Sugiro por isso que o grupo parlamentar do Bloco avance com uma proposta de revisão constitucional que acabe de vez com esta inaceitável discriminação.
62 comentários leave one →
  1. licas's avatar
    licas permalink
    14 Abril, 2016 16:29

    Tem razão as cachopas.
    Os BI deveriam ter segundo caso
    _______________machos____e_____éguas.

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      14 Abril, 2016 19:23

      Também há Machos e Tarrachas, mas isso é noutro diapasão.

      Gostar

    • Pita's avatar
      Pita permalink
      14 Abril, 2016 22:41

      Carlos Loureiro, boa malha! Esta gentalha só se preocupa com o dinheiro que lhes pagamos. O resto é ### (termo técnico para fracturas).

      Gostar

    • Pita's avatar
      Pita permalink
      15 Abril, 2016 10:22

      As cachopas ainda não se alembraram de mudar o nome das cartas num baralho para jogar: à bisca, à sueca, ao king, ao bridge, ao burro-em-pé.
      Antão as Damas? Sempre valeram menos que os Reis. E em muitos jogos até valem menos que os 7 (manilhas que não são de esgoto) e os Azes.
      Andam a gastar energia, toner e paparoca pagos por nós. Para nada de fundamental. Ou há mortalidade ou comem todos.

      Gostar

  2. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    14 Abril, 2016 16:56

    Mas o Cartão de Cidadão é só um, mudar a CRP implica 92 alterações, dá muito trabalho e a “DIREITA” podia aproveitar para alterar mais umas coisitas.

    Liked by 1 person

    • Artista Português's avatar
      Artista Português permalink
      14 Abril, 2016 17:40

      Até aí a CRP revela situações de inconseguimento. E eu também agora que estou a ficar velho.

      Gostar

  3. Bal's avatar
    Bal permalink
    14 Abril, 2016 16:57

    Phosga-se! O pessoal do Bloco não tem mais nada em que pensar? É só causas fracturantes.

    Gostar

  4. Simão Cardoso's avatar
    Simão Cardoso permalink
    14 Abril, 2016 17:03

    as meninas e meninos do Bloco, pese embora os seus títulos académicos ou não, são uns completos ignorantes em gramática formal. Eu explico: em Português o género gramatical masculino é um termo não marcado e, regra geral, refere uma particularidade intrínseca aos dois géneros. Seu eu me dirijo aos meus compatriotas e inicio o meu discurso por, por exemplo, “cidadãos” ou “portugueses” incluem todos os homens e mulheres (ou, como querem os transgéneros (?)); mas se digo “cidadãs” ou portuguesas” excluo todos os demais do género natural masculino ou “macho”. O género gramatical feminino é marcado, exclusivo, o género gramatical masculino é não mascado, portanto, inclusivo. Querem explicar isto aos senhores Doutores, Mestre e Licenciados do BE?

    Liked by 2 people

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      14 Abril, 2016 17:22

      ó filho a gramática (como até qualquer ciência) não procede na cultura do sócio-construtivismo…..
      falta-lhe frequentar o Centro de Estudos Sociais de Coimbra que o dr Boaventura lhe explicará que tudo , mas tudo mesmo, incluindo o cosmos, está dependente da sociologia sócio-construtiva

      Liked by 4 people

      • Duarte de Aviz's avatar
        Duarte de Aviz permalink
        14 Abril, 2016 18:26

        Não deveria antes escrever “gramátic@”? Eu não me identifico afetivamente com a sua forma discrimatória de se referir à cois@.

        Liked by 3 people

    • Tiro ao Alvo's avatar
      14 Abril, 2016 18:47

      Simão Cardoso, será que o BE também se vai meter consigo por escrever compatriotas? Será que também vão propor a forma (“masculina”) compatriotos?

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        14 Abril, 2016 19:56

        Aposto que o BE irá também propor que se introduzam oficialmente na língua blocoguesa as expressões macho e macha, fêmea e fêmeo, visto que correspondem perfeitamente aos tipos genéticos que predominam na fauna das suas hostes.

        Liked by 1 person

  5. zazie's avatar
    14 Abril, 2016 17:32

    AHAHAHAHHA

    Esta gente é completamente marada dos cornos.

    Dantes passavam pelos maluquinhos da aldeia.

    Gostar

    • JMS's avatar
      JMS permalink
      14 Abril, 2016 18:20

      Essas palhaças (e palhaços tambem!) deviam mas era ir trabalhar ó o ca#&@ho!!!… ou qualquer coisa que lhes ocupasse o tempo.

      Isto de não ter nada que fazer acaba sempre mal. Se não querem trabalhar arranjem, pelo menos, um emprego. 🙂

      Liked by 1 person

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        14 Abril, 2016 19:57

        Não os quero cá ao pé de mim.

        Gostar

  6. Carlos Finório's avatar
    14 Abril, 2016 17:34

    Caro Simão Cardoso,

    Eu não sei se as senhoras do Bloco vão aprender alguma coisa com o seu tão diligente ensino e com o seu tão luminoso comentário. Suspeito que não!…
    Por via das dúvidas, o melhor mesmo é voltarmos ao velho Bilhete de Identidade!

    Gostar

  7. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    14 Abril, 2016 17:38

    Um povo que aguenta estas merdas não tem o mínimo respeito por si próprio, não tem espinha dorsal – ignorante, invertebrado e sem memória histórica aceita toda a merda importada e imposta por esta cambada , igualmente ignorante e analfabeta, mas ungida e FINANCIADA pelas instituições “progres” , ” internacionalistas” e “democráticas” que se situam do lado de lá do ” mar oceano”.
    O telelixo “informativo” encarrega-se de massacrar o beócio com a “boa palavra” e a “boa prática” e aí ( aqui) temos um país de zombies , burros até dizer chega ( exemplo acabado, a galdéria, oriunda do estaminé do b.s.s., que faz pela vidinha algures entre Bruxelas e Estraburgo, e que , doutoralmente, põe castelhanos na batalha de Ourique…) que aceita , promove e aplaude uma tropa fandanga que faz com que qualquer bar de alterne tenha mais, mas muito mais, dignidade do que aquele pardieiro ali a s.bento.

    Liked by 1 person

  8. Ana Vasconcelos's avatar
    Ana Vasconcelos permalink
    14 Abril, 2016 18:02

    É a verdadeira novilingua profetizada no livro 1984

    Liked by 2 people

    • zazie's avatar
      14 Abril, 2016 19:07

      Pois é. Mas, o mais incrível é que eles leram o 1984 e são capazes de o citar sem notarem sequer que é o mundo deles.

      Liked by 1 person

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        14 Abril, 2016 20:10

        Aproveito para agradecer à estimada Zazie o ter-me indicado os nomes dos passarões que se passaram do Blasfémias para o PS: um tal de josé pedro nunes e um tal de pedro froufe. Já os coloquei no meu arquivo morto.
        Obrigado.

        Gostar

  9. MJRB's avatar
    14 Abril, 2016 18:06

    Proposta ao AC/DC: por que não um CC cor-de-rosa para as fêmeas, um CC azul clarinho para os machos e um CC arco-íris para os gays ?

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      14 Abril, 2016 20:13

      Então e @s outr@s? A família é grande.

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        14 Abril, 2016 20:14

        E o famílio, é claro. Isto nunca mais acaba…

        Gostar

      • MJRB's avatar
        14 Abril, 2016 21:45

        Nas Lojas do Cidadão não há quantidade de funcionários para tantos e diversificados CC. O familio todo tem de esperar.

        Gostar

  10. MJRB's avatar
    14 Abril, 2016 18:16

    Ouvi as chamadas “linhas gerais” para a cultura anunciadas pelo novo MInistro da Cultura e para já, gostei. Falta obviamente muito mais e praticá-las.
    Eu, no lugar do MCultura, convidava proximamente os directores e editores de televisões e da imprensa (rádios desconheço o que editam, não ouço) para os sensibilizar para uma espécie de voluntárias cotas para a Cultura. Por exemplo, editavam 1% do tempo de antena abusivamente dado ao futebol & futebolices…e os tugas (talvez) melhorassem globalmente.
    Isto, é certo: JSoares-o-das-chapadas está muitíssimo aquém do seu substituto.

    Gostar

    • LR's avatar
      14 Abril, 2016 19:43

      Caro MJRB, não seria preferível acabar com o ministério da cultura?

      Gostar

      • MJRB's avatar
        14 Abril, 2016 21:50

        Caro LR,

        Portugal precisa dum Ministério da Cultura. E logicamente dum muito bom ministro. Se o actual vai governar conforme o desejado é uma incógnita, mas gostei.
        Portugal, a sua História, o património, a actualidade e o futuro, tem de ser governado num ministério.

        Gostar

      • LR's avatar
        14 Abril, 2016 22:45

        Que nada, basta uma Direcção Geral do Património, integrada na Secretaria de Estado do Turismo. Espere, esta tb não tem razão de ser, só complica. Deixar à responsabilidade das Câmaras tb não, que põem tudo de interesse histórico. Olhe, talvez vender os monumentos às Pousadas de Portugal. Já imaginou os Jerónimos como Pousada de luxo? Era só facturar, as receitas de turismo iam por aí acima…

        Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      14 Abril, 2016 20:16

      Gostou?! Não me diga que se vai inscrever.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        14 Abril, 2016 21:53

        Pode estar “descansado” que tem em mim um companheiro no Blas que não se inscreve em nada que cheire a poder, não o bajula, dispensa-o na cunha, sequer no favorzinho.
        E não me curvo.

        Gostar

  11. João de Brito's avatar
    14 Abril, 2016 18:43

    Não acho correto que se reescreva a história.
    Tenho a mesma posição relativamente à obsessão de forçar a evolução etimológica e semântica das palavras.
    Aprecio a generalidade das posições políticas do Bloco.
    Mas detesto aquela vertente.

    Gostar

    • antónio's avatar
      antónio permalink
      14 Abril, 2016 19:34

      Eu cá acho que as posição politicas do Bloco tal como esta do CC mais parecem, vá lá digamos, azeiteirices…

      Gostar

    • JC's avatar
      14 Abril, 2016 19:57

      aprecias ou detestas ? estás um pouco baralhado …deixa lá é tudo relativo não é verdade ?

      Gostar

  12. makos's avatar
    makos permalink
    14 Abril, 2016 20:16

    Incrível…A economia do país está perto de colapsar e os nossos governantes estão preocupados com quê?

    Isto é falta de visão? Gozo? Estupidez? Cegueira?

    Gostar

  13. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    14 Abril, 2016 20:20

    E os Hibridos, onde ficam? Tem que ser alterada a CRP e todas as leis, cidadão, cidadã e cidadoa. Hei esperem, coloquei o masculino primeiro, não pode ser, portanto será cidadao, oops.

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      14 Abril, 2016 21:36

      Se há híbridos, tem de haver híbridas também. Ou está a discriminar? Veja lá onde se mete…

      Gostar

  14. Shiri Biri's avatar
    14 Abril, 2016 21:18

    CARTÃO também é um vocábulo do género masculino.

    Proponho que haja um Cartão do Cidadão para cidadãos do género masculino e uma Cartona da Cidadã para as cidadãs do género feminino.

    Sei que é um neologismo mas perfeitamente inserido neste “mundo novo” que a geringonça nos traz.

    Liked by 1 person

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      14 Abril, 2016 21:41

      Pois é, mas parece que também há cidadãs do género masculino. Isto é muito complicado. Onde é que está o Malaca Casteleiro?

      Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      14 Abril, 2016 21:59

      Cartona não, que rima mal. Cartolina, isso sim.

      Gostar

  15. BELIAL's avatar
    14 Abril, 2016 21:40

    Por mim, no que toca a esta proposta relativa ao CC – sou muito sincero!

    Quero que vão todos apanhar (e bem) nas nalgas.

    Gostar

  16. BELIAL's avatar
    14 Abril, 2016 21:42

    Ou nos nalgos . não vão amofinar-se…

    Gostar

  17. licas's avatar
    licas permalink
    14 Abril, 2016 22:28

    Politicamente isto está a tornar-se cada vez mais uma nova Venezuela.

    Liked by 1 person

  18. licas's avatar
    licas permalink
    14 Abril, 2016 22:33

    Com as últimas afirmações do 1º ministro na Grécia
    nem é preciso usar de extrapolações/previsões.
    Afinal já cá temos uma réplica do Nicolás Maduro.

    Liked by 1 person

  19. Me's avatar
    14 Abril, 2016 22:41

    antes de mais nada terão de mudar para o nome a bloca de esquerda , aliás , a bloca canhota 🙂

    Liked by 1 person

    • zazie's avatar
      14 Abril, 2016 22:58

      AHAHAHAHAHAHA

      A berloca canhota “:O)))))))))))))))))

      Liked by 1 person

      • Pita's avatar
        Pita permalink
        15 Abril, 2016 10:26

        Zazie, você está hoje para se rir e vale a pena.
        As cachopas ainda não se alembraram de mudar o nome das cartas num baralho para jogar: à bisca, à sueca, ao king, ao bridge, ao burro-em-pé.
        Antão as Damas? Sempre valeram menos que os Reis. E em muitos jogos até valem menos que os 7 (manilhas que não são de esgoto) e os Azes.
        Com estima, apesar do seu feitio.

        Liked by 1 person

  20. MJRB's avatar
    14 Abril, 2016 22:56

    Caro LR, 22:45,

    Por essa sua ironia e com as competências decrescendo, a Cultura ficaria reduzida ao jogo da malha com umas bezainas como dopping legalizado…

    Gostar

  21. orabolas's avatar
    orabolas permalink
    14 Abril, 2016 22:58

    o diabo, quando não tem que fazer, abre o cu e apanha moscas…

    Liked by 2 people

  22. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    14 Abril, 2016 23:00

    Agora fiquei confuso, o meu cu é feminino ou masculino? Cu é de que género? Há que legislar , mesmo o anus é masculino, não pode ser, demitam alguem.

    Gostar

  23. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    14 Abril, 2016 23:40

    Se o nosso Presidente da República, o honorável Prof. Dr. Marcello Rebelo de Sousa, anuncia sempre no início dos seus discursos a fórmula «Portuguesas e Portugueses», é prova que em Portugal existe mulheres e homens.
    Sendo assim é lógico que isso se reflicta nos documentos oficiais.
    Se há Cartão de Cidadão…qual é o feminino de cidadão?

    Gostar

  24. procópio's avatar
    procópio permalink
    14 Abril, 2016 23:46

    A pergunta “o meu cu é feminino ou masculino” levanta um problema deveras dedicado.
    Embora não pareça à partida, a questão prende-se com o número de votos que se podem arrebanhar numa fase crítica em que o povo precisa do apoio dos seus salvadores.
    Está pois na hora de dedicar um poema aos esforçados patriotas internacionalistas e ao habilidoso da manha do caça votos. Todos os dias uma promessa irrealizável.
    Isto nas vésperas da golpada. A golpada está em forçar novas eleições no mais breve espaço de tempo, antes que a casa caia.

    Poema do cu vingado
    não é meu, mas foi bem escrito…

    Era uma vez um cú,
    Que amava suas pregas,
    Tinha treze belas meninas
    Em volta de sua bodega
    Um dia para seu espanto,
    Algo terrível aconteceu,
    Depois de uma bosta bem grossa,
    Uma preguinha faleceu.

    Foi uma situação terrível,
    Um pobre cú em depressão,
    Lembrando de sua menina
    Se arrebentando com o cagalhão.

    Enfim tudo passou,
    E o cú voltou a sorrir,
    Mas para seu suplício,
    O pior ainda estava por vir.

    A bunda em que morava
    Entrava na adolescência,
    E com o fluir dos hormônios,
    Começaram as indecências

    Numa bela noite,
    Na calada da madrugada,
    O cú sente uma dor forte
    A primeira pirocada
    O cú ficou aflito
    Se contraiu todo… com a breca!
    A piroca desistiu
    E foi comer a perereca.

    Agora todo cuidado é pouco,
    E o cú vive sob tensão,
    Embora não comido,
    Sabe que rola uma tentação

    Em um descuido do cú,
    Um minuto de insensatez,
    Veio a piroca sedenta
    E entrou de uma só vez.

    E o cúzinho outrora feliz,
    Não sorri, não se move
    Das treze pregas que tinha,
    Restaram apenas nove.
    Ele estava horroroso,
    Nunca mais seria igual,
    Ficou flácido e mole,
    Uma moeda de um real.

    A história não acaba aí,
    Há mais cenas de horror,
    Pois o cú que era alegre,
    Virou um cú vingador.
    Nunca mais se contraiu,
    Deixa tudo passar,
    E a bundinha que era linda
    Agora só vive a cagar.

    Dizem as más línguas,
    Que esta história se espalhô,
    E todo cú “caga-pau”
    É discípulo do cú vingadôr

    D: D.

    Para que os Os velhos tempos da Casa Pia não caiam no esquecimento.

    Gostar

  25. procópio's avatar
    procópio permalink
    14 Abril, 2016 23:58


    Cartões de identidade para quê?

    Gostar

  26. licas's avatar
    licas permalink
    15 Abril, 2016 00:21

    Fora do contexto: podem cortar.
    Lido no Nacional (Venezuela)
    Um amigo de Nestor (Kirchner) de nome Báez, empresário, com obras oficiais (Argentina), por meio de um dos seus empregados agora preso por crime economico decidiu “dar com a língua nos dentes”.
    Conta ele que as empreitadas eram sobre faturadas e que o remanescente seriam “devolvidas” ao Partido Kircheniano e usadas para promover “proselitismo”.
    O que é facto é que durante Nestor na Presidência o casal “amassou” uma fortuna colossal na posse de vários hotéis de luxo.
    O assunto não nos interessa nada como portugueses. Apenas será de salientar que por cá também há amigos de ex-primeiros ministros mas absolutamente desinteressados, fornecem capitais mesmo, mesmo que ignorando total do empréstimo. . .

    Liked by 1 person

  27. licas's avatar
    licas permalink
    15 Abril, 2016 00:27

    procópio PERMALINK
    14 Abril, 2016 23:58

    O que estará a observar o Polícia?
    Será que agora sob a forma de lagartixa aparece o Hugo? Sei lá. . .
    o homem é multíparo.

    Gostar

  28. licas's avatar
    licas permalink
    15 Abril, 2016 00:47

    a poi@ na placa não há-de faltar.

    Gostar

  29. Algarvio's avatar
    Algarvio permalink
    15 Abril, 2016 16:48

    Se não tivessem mudado o nome de cartão único CU, para cartão do cidadão CC.
    Este problema nunca teria surgido
    Porque cu todos têm

    Gostar

  30. Algarvio's avatar
    Algarvio permalink
    15 Abril, 2016 16:51

    Se não tivessem mudado o nome de cartão único CU, para cartão do cidadão CC.
    Este problema nunca teria surgido
    Porque o cu todos têm um

    Gostar

Deixe uma resposta para Tiro ao Alvo Cancelar resposta