Skip to content

uma vergonha?

20 Julho, 2016
by

O senhor ex-ministro Correia de Campos tinha supostamente garantida, por negociação entre PS e PSD, a sua eleição para o cargo de presidente do Conselho Económico e Social (CES). Posta a coisa a votação na Assembleia da República, alguns dos votos necessários para a maioria que o elegeria não se verificaram e Sua Excelência ficou sem a sinecura o cargo que lhe tinham prometido. Vai daí, um alto dirigente do PS considerou o caso «uma vergonha», porque o PSD teria falhado a votação a que se «comprometera»

Ora, salvo melhor opinião, «uma vergonha» é tratar os deputados como gado sem vontade própria, nem autonomia em relação aos directórios dos seus partidos em questões tão elementares como a eleição do titular de um cargo político. Por qualquer razão que ignoro, alguns deputados terão considerado que Correia de Campos não era a pessoa adequada para o exercício de tal cargo e não lhe deram o voto recomendado pelo partido a que pertencem. Isto, que em qualquer parte do mundo democrático seria visto como uma normal decorrência da liberdade de consciência de deputados eleitos pelo povo, foi considerado um acto desonroso por não obedecer à disciplina partidária. Uma vergonha, de facto, é que haja por cá quem assim pense.

Anúncios
48 comentários leave one →
  1. Ricciardi permalink
    20 Julho, 2016 19:22

    Vergonhoso não é os deputados terem liberdade. Vergonhoso é dizer a alguns deputados para não votar alinhado com a direcção, pela razao dos interesses exclusivamente mediaticos.
    .
    É, portanto, uma dupla vergonha dum psd irreconhecível. Táticas passos coelhinas que envergonham o partido.
    .
    Rb

    Gostar

    • antónio permalink
      20 Julho, 2016 21:12

      Irreconhecível é um PS que derivou para uma corrente ideológica de extrema esquerda. Isso nem mesmo um troll como o Ricciardi que anda a destilar patetices por vários blogues poderá negar: É evidente aos cidadão de bem.

      Liked by 1 person

      • Ricciardi permalink
        20 Julho, 2016 21:18

        Quero lá saber do ps. Quero remover o melanoma que fustiga o psd. Um grupelho de pessoas que o lideram que nao são sociais democratas.
        .
        Rb

        Gostar

    • A.Lopes permalink
      21 Julho, 2016 17:48

      Você além de estúpido é burro! Veja lá bem:se o total de votantes no tal Campos foi de 105, e o seu tem 86, e com os votos da geringonça perfazem 122, quem é que não votou? Foi só do PSD que falharam? Ou foram os das esganiçadas e do garrafão, bem como alguns dos ratazanas? Mas, mais lhe digo:ainda bem que assim foi, porque esse carroceiro é uma besta, mais ou menos igual ao monhé e ao ladrão açoreano!E igual a você!

      Gostar

  2. Arlindo da Costa permalink
    20 Julho, 2016 19:22

    Tenho que parabenizar os deputados do PSD, pois pela primeira vez abandonaram o seu dogmatismo estalinista aka carneirismo.

    Gostar

    • Sem Norte permalink
      21 Julho, 2016 04:11

      Porque razão estás sempre a atacar o carneirismo do partido comunista?

      Gostar

  3. JMS permalink
    20 Julho, 2016 19:45

    Excelente post, rui a.

    Infelizmente nunca irá ser entendido pelas duas virgens ofendidas aqui em cima.

    Parabéns PSD!

    😂

    Liked by 1 person

    • Almeida permalink
      20 Julho, 2016 22:12

      Parabéns, porquê? Com excepção do PC, são o partido que maior número de vezes exigiu disciplina de voto aos seus deputados

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        20 Julho, 2016 22:23

        O PCP não exige disciplina de voto. Quem vota fora das directrizes do partido tem a “folha feita”

        Gostar

      • Bolota permalink
        20 Julho, 2016 22:49

        Fe facto este gajos do PCP…Bom é fazer acordos e não os cumprir. Não era esta quadrilha que quando no poder reclamava consensos por tudo e por mada??? A puta da AZIA nunca mais passa

        Gostar

      • 21 Julho, 2016 09:46

        Ò comida-para-porcos ainda aqui andas meu cabrão? Volta para o Avante meu grande filho da puta que daqui não levas nada!

        Liked by 1 person

      • Tiradentes permalink
        21 Julho, 2016 12:33

        Mas verdade seja dita. O PCP nunca faltou aos seus compromissos. Sobretudo aos ideológicos internos assim como na praxis “externa”
        Internamente tem o compromisso último de instaurar a ditadura (do proletariado)
        Externamente nunca deixou de pensar ou tentar eliminar todos os “fássistas burgueses reaccionários” que são todos aqueles que não alinham com os objectivos internos.
        Mas como o materialismo-dialéctico é pragmático por natureza e o “socialismo” não se constrói num dia lá vão fazendo umas cedências ao Paredon e aproveitam a mão de obra desses reaccionários em goulags alternativos.

        Gostar

      • Bolota permalink
        21 Julho, 2016 14:34

        Papaxuxas

        És um completo ALARVE e filho da puta é quem te fez os cornos

        Gostar

      • A.Lopes permalink
        21 Julho, 2016 17:54

        Andam por aqui uns Riciardi, bolotas e arlindos, xuxas ratazanas, que só à pedrada é que estes lorpas daqui serão espurgados!

        Liked by 1 person

      • Bolota permalink
        22 Julho, 2016 00:29

        A.Lopes

        Tenta levar no cu que isso passa

        Gostar

  4. Carlos Alberto Ilharco permalink
    20 Julho, 2016 20:36

    Para se ser deputado em Portugal, salvo dez ou vinte intocáveis, os outros sabem perfeitamente que foram escolhidos pelo directório do partido para se manterem atentos e obedientes, isto se querem fazer mais um mandato.
    Todos sabem as regras e portanto esta aparente rebeldia é estranha e coitados dos que forem apanhados, e tenho a certeza que o vão ser.

    Liked by 3 people

    • antónio permalink
      20 Julho, 2016 21:14

      O voto foi secreto…

      Gostar

      • Carlos Alberto Ilharco permalink
        21 Julho, 2016 00:47

        Pois foi, mas em Portugal não há segredo que resista a uma boa fuga de informação.
        Até o impenetrável Conselho de Estado (vá lá saber-se por quem) passou a ser público.

        Gostar

      • 21 Julho, 2016 18:06

        Espiral do silencio

        Gostar

    • Ricciardi permalink
      20 Julho, 2016 21:14

      Não é rebeldia nem qualquer ataque súbito de liberdade dos deputados. É mesmo uma votação que foi encomendada pela direcção do psd.
      .
      Isto episódio mostra bem a dissimulação coelhina e a incapacidade de fazer a lide de frente para o touro. Ppc é daqueles personagens que só age quando obrigado pelo superior hierárquico (troika dixit). Enquanto puder esconder-se atrás de esquemas para não assumir a responsabilidade de decidir, ele não é decide. Empaste-la.
      .
      Isso ve-se bem na apatia com que sempre lidou com o sistema financeiro português. Nunca mexeu uma palha para resolver os assuntos prementes. Adiou o mais que pode. Nem mesmo vendo o credito mal parado nas empresas a subir de 7% para 15,5% na sua legislatura foi capaz de reconhecer que a austeridade aplicada fez colapsar o sistema financeiro.
      .
      Se este homem continuasse na governança do país o crescimento previsível seria metade do pior cenário e a banca rumaria para liquidação. Tomaria medidas adicionais por cada previsão conhecida e colocaria novamente o pib em colapso como nós dois primeiros anos de governação. Altura em que Gaspar sai apontando exactamente os defeitos que acima refiro, entre outros.
      .
      Rb
      .

      Gostar

      • Monti permalink
        21 Julho, 2016 09:31

        Que esperar de alguém que inventou o termo ‘catavento’ para conceptualizar um eventual candidato a PR?
        Sorry Mr Passos, ao qual desejei antes de PM um good luck Mr Passos.
        Que pretendia dizer ao afirmar em campanha por ex, a privatização RTP?

        Gostar

      • galego permalink
        21 Julho, 2016 10:33

        o que tu querias era o Sócas lá…esse tumor (com presunçao de beniignidade da tua parte né-?) …sinceramente so ha duas explicaçoes, tens um cerebro defeituoso ou recebias parte das benesses…Ricciardo…inclino-me para a segunda…como te sentes a roubar ou a defender quem rouba o povo?? orgulhoso?

        Liked by 2 people

      • 21 Julho, 2016 12:51

        “o crescimento previsível seria metade do pior cenário…”
        Oh Sr Ricciardi, francamente, seja imparcial nos seus comentários. O que o Sr escreve em relação ao governo do Passos Coelho está à frente do seu nariz. Passa-se agora. Sim agora na governação do António Costa, não na do Passos Coelho quando o crescimento da economia já era visível a par do decréscimo do desemprego.
        Ao Sr, ou falta capacidade de discernimento, o que não é assim tão mau porque todos temos as nossas dificuldades nisto ou naquilo, ou deliberadamente quer denegrir o Passos Coelho sem razão no assunto em causa, o que já é mau porque é facciosismo. Aquilo que provoca cegueira.

        Portugal precisa de aproveitar o contributo positivo que cada um pode dar independentemente da simpatia partidária.

        Liked by 1 person

      • Tiradentes permalink
        21 Julho, 2016 19:46

        gostei daquela ” a ósteridade colapsou o sistema financeiro” em vez de ” a falência do estado colapsou também o sistema fianaceiro”
        pelo andar da carruagem ( puxada por bois-só pode) devíamos continuar a endividar-mo-nos ad eternum que não haveria colapsos
        entretanto o rapaz não reparou que os valores que apresenta são ainda uma pequena parcela daquelas dívidas que são para se pagar mas que não se podem pagar porque não temos dinheiro para o fazer, dividas essas contraídas nos bons tempos da “anti-ósteridade”

        Gostar

  5. miluramalho permalink
    20 Julho, 2016 21:11

    Reblogged this on Miluramalho’s Blog.

    Gostar

  6. Vicente permalink
    20 Julho, 2016 21:51

    O BRUXO DE PONTA GROSSA não resistiu mais uma vez de se enxovalhar e fazer das votações secretas uma farsa.
    Além disso o bruxo sabe quem não votou no “loirinho do viriato campus” e sabe o nome de todos os traidores dentro da sua trupe e dentro da trupe dos outros votantes borrou a escrita.
    Só por uma questão de ética socialista não escarrapacha por aí os nomes.
    Grande bruxo…. grande e grosso…
    Começo a perceber melhor como é que o bruxo deu tacho e panela à família.
    Não foi o chefe dele que disse que quem tinha telhados de vidro ou esburacados não devia atirar pedras?

    Gostar

  7. Almeida permalink
    20 Julho, 2016 22:10

    Disse muito bem, Rui a. No que me diz respeito, sempre defendi a liberdade de opção de voto de cada deputado. No entanto, espero que o Rui a. não mude de opinião em votações futuras.

    Gostar

    • Euro2cent permalink
      20 Julho, 2016 22:29

      > espero que o Rui a. não mude de opinião

      Porque é que havia de ser menos do que grandes e bravos estadistas, figuras de primeira linha da nossa história?

      Deixe lá isso – há uns anos as internetes regurgitavam “a foolish consistency is the hobgoblin of little minds” dia sim dia não.

      (Agora anda raro, mas limpa-se o pó e está aí para as lides outra vez. De nada.)

      Gostar

  8. Manuel permalink
    20 Julho, 2016 22:37

    Depois do MRPP, seguem-se os grandes partidos. Não entendo. Se havia um acordo porque não se cumpriu? Expliquem-me.

    Gostar

  9. 20 Julho, 2016 23:13

    ” … «uma vergonha» é tratar os deputados como gado…”. É mas há quem queira.

    Cada homem, ou mulher, tem o seu preço. Mas quem não quer ser carneiro não lhe veste a pele.

    Que se saiba nenhum dos deputados que passou pela AR, ou lá está, teve uma arma apontada às costas obrigando-o (-a) a candidatar-se.

    Liked by 1 person

  10. LTR permalink
    20 Julho, 2016 23:15

    É engraçado ver a malta que colocou o Ferro Rodrigues a presidente da AR furiosa com o desrespeito pelas regras e acordos 🙂

    Gostar

    • Manuel permalink
      22 Julho, 2016 13:04

      Reconheço que o dizes é verdade e acrescento o acordo feito com o PS (António José Seguro) sobre a descida do IRC que o Costa não cumpriu e, como seria bom se o nosso IRC fosse para os níveis da Irlanda ou dos países de Leste. Porém, um partido(PSD) não pode ser um bando de malfeitores sem palavra, que se comportam como os ciganos a negociar nas feiras.

      Gostar

  11. Juromenha permalink
    20 Julho, 2016 23:22

    Deputados ( portugueses) : “Gado sem vontade própria”.
    Totalmente de acordo com a feliz, e veraz, definição.

    Gostar

  12. Jorge permalink
    21 Julho, 2016 11:33

    Estes xuxialistas esquecem-se do acordo com o PSD para baixar o IRC.

    Gostar

  13. chipamanine permalink
    21 Julho, 2016 19:05

    Aposto que foram os amigos do Duarte Lima para se vingar do cancelamento da transferência do ipo de Lisboa para oeiras. Há dedo do Cavaco levante se o segredo de voto e também as acoes da sln da filha do dito que ainda devem estar guardadas na João XXI para entrarem no role da CGD.

    Gostar

  14. oscar maximo permalink
    21 Julho, 2016 20:34

    Como liberal, acho este caso muito simples. Uma votação por voto secreto significa que o Parlamento não quer considerar as origens do voto. Carlos César, ao considerar o que não deve ser considerado, está a desrespeitar o Parlamento, aliás vindo de quem não merece consideração nenhuma.

    Liked by 1 person

  15. A.R permalink
    21 Julho, 2016 23:03

    Vergonha foi haver um acordo em que o Presidente da AR era sempre do partido mais votado e o PS violou flagrantemente. É bem merecida esta lição: bem feito, bem feito!

    Liked by 1 person

  16. Edgar carneiro permalink
    22 Julho, 2016 01:09

    Como seriam os comentários se fossem os deputados do PS a não respeitar um acordo sobre a eleição de um militante do PSD?

    Gostar

    • Almeida permalink
      22 Julho, 2016 10:15

      Dependeria do que cada um defende. Recordo que, durante anos, essa disciplina foi uma das críticas atiradas contra o PC. Depois, todos devem ter ido ler o “Que faire?” de Lénine.

      Gostar

      • 22 Julho, 2016 11:27

        Acho que foi mais o “What to do” porque o Lenine todo traduzido em português antes do 25 de Abril chamava-se Vladimir Ilich Ulianov

        Gostar

      • PiErre permalink
        22 Julho, 2016 11:36

        “… chamava-se Vladimir Ilich Ulianov”.
        .
        Sim, tinha nome de gente mas já era um canalha.

        Liked by 1 person

      • 22 Julho, 2016 12:15

        As editoras e revistas usavam esse truque para publicarem os livros e textos

        Gostar

  17. Ruah permalink
    22 Julho, 2016 14:32

    A minha maior indignação vai para o Historiador FR. Então o BE votou contra Correia de Campos e agora FR atira-se ao PSD por falta de coardialidade?

    Gostar

  18. PiErre permalink
    22 Julho, 2016 14:47

    Bem, este caso, independentemente do seu resultado, só mostra que, afinal, o PSD também faz parte da geringonça.

    Gostar

  19. oscar maximo permalink
    24 Julho, 2016 21:37

    Está o Marques Mendes a dizer que o PSD isto e aquilo. Ninguem o ensinou desde pequenino a não fazer acusações sem provas. O proposto tinha muitos opositores no PS, especialmente na nova vaga Galambiana.

    Gostar

  20. Gonçalo Manuel Moreira Mouzinho de Albuquerque Cupertino permalink
    27 Julho, 2016 02:13

    Em Portugal existe disciplina de voto sempre salvo as excepções das chamadas “questões de consciência”. É o que tem sido dito e feito.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: