Skip to content

Emails sem controlo do fisco?

24 Fevereiro, 2017

Perguntaram-me hoje se eu recebia a newsletter do Público. É verdade, recebo, mas não me recordo de ter subscrito tal coisa. Poderia, eventualmente, subscrever a newsletter do PCTP/MRPP ou até os papiros do POUS, que desses saberia com o que contar, mas do Público? Que mal fiz eu para receber a newsletter do Público? Pior mesmo só se recebesse fotografias do Sócrates e namorada em Formentera (a moça tem razão, há coisas que devem ficar mesmo reservadas para a imaginação). O que é factual é que recebo a newsletter do Público e esta apareceu espontaneamente na minha caixa de correio, nem veio acompanhada de um faqueiro ou de comprimidos de cianeto que explicassem a proeza. Eu subscrevi a newsletter do Observador, mas não fazia ideia que isso implicaria subscrever todas as newsletters de publicações subsequentes que fossem dirigidas pelo David Dinis. Assim sendo, espero que passe rapidamente para a Playboy (é legal e até já fizerem capa com um homem, não é nada sexista).

Bem, meti-me a ler a coisa. No contexto em que me encontrava era isso ou a composição do shampoo e, bem, a composição do shampoo já li em ocasiões anteriores do mesmo cariz contextual. Eu falo mesmo assim como escrevo, como as pessoas que me conhecem poderão atestar após o quinto ou sexto copo. Bem, voltando à história, fui ler. Calha-me um artigo do David Dinis com uma coisa qualquer do Jefferson e nós somos isentos como o caraças e ai de quem questionar que não somos que eu provo já que somos atacando o outro lado que é para eles verem. Não percebi grande coisa. Quem me conhece sabe que tentei, mais uma vez, ler o Finnegans Wake, tendo desistido apenas à página 20 sem perceber patavina da coisa, portanto, é perfeitamente normal que não entendesse um artigo do Público. Porém, cheguei a uma parte que lá percebi, a custo:

Esta semana, porque fomos nós a contar a notícia das transferências para offshore sem controlo do fisco, passámos a ser acusados de “seguir a agenda do Governo” e prejudicar a direita.

“Sem controlo do fisco”? Perdão, este é um caso daqueles que justifica múltiplos sinais de pontuação: “sem controlo do fisco”????? Então, um gajo tem que dar cavaco ao fisco das transferências que faz? Tem que pedir autorização? Tem que ser considerado como criminoso pelo jornalismo isento e equilibrado e sei lá o caraças a quatro? Mas legalizaram as drogas e não me disseram nada? Anda tudo grosso? Acham que precisam do carimbo da funcionária das finanças para transferirem dinheiro para onde bem entenderem?

Depois meti-me a pensar. (Não agoira nada de bom, já se sabe.) Então, e para transferir endereços de e-mail de um jornal para outro, subscrevendo newsletters que nos deixam muito mais maldispostos que a composição do shampoo deixaria, não é preciso controlo do fisco? E se não é do fisco, é de quem? Não há protecção de dados? Não há uma entidade qualquer – se há uma para o calibre da cenoura, para isto também deve haver – que impeça esta escandaleira (ou, como outra dizia ontem, poeticamente, esta ignomínia moral)? (Agora estou a sentir-me um verdadeiro jornalista isento e tudo, palmas para mim.) É preciso tirar isto a limpo.

Vamos parar com a brincadeira? Bem me parecia que não, que é para continuar.

Advertisements
8 comentários leave one →
  1. JMS permalink
    24 Fevereiro, 2017 23:02

    Enquanto formos governados por gente deste calibre… nada a dizer e, agradecer à UE. Obrigado UE.

    Já nem sei o que dizer mais.

    Ahh! Agradecer também à Comunicação Social. Enormes na defesa da estupidez generalizada.

    Liked by 2 people

  2. JMS permalink
    24 Fevereiro, 2017 23:16

    Com este “governo”que temos, só podemos agradecer a UE não sermos a Venezuela da europa.

    Liked by 1 person

  3. javitudo permalink
    24 Fevereiro, 2017 23:28

    JMS, não há que perder a esperança. Só que a Venezuela um dia arriba porque tem meios.
    No sítio só os vígaros de todos os partidos têm o futuro garantido.

    Gostar

  4. Maria de Lurdes Alves permalink
    25 Fevereiro, 2017 17:44

    Nao agoira? Não augura nada de bom, não?

    Gostar

  5. José Ribeiro permalink
    25 Fevereiro, 2017 18:35

    Caraças!
    Eu, na Holanda a passar umas merecidas mini-férias, e calha-me o link do Público…
    Mas o Belmiro não despede essa malta da “sinistra”?

    Gostar

  6. Arlindo da Costa permalink
    27 Fevereiro, 2017 18:36

    O Paulo Núncio deve ter comido muito queijo da serra ou então alguém lhe untou as mãos.

    Tudo gente temente a Deus e que vai à missa dominical 🙂

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: