Os Quatro “Efes” de Costa
Depois da ressaca dos 3 FFF,s (Fátima, Futebol e Fado) a que a nação inteira se rendeu, seguem-se as do Costa, quatro (a última é bónus), que nos trazem de regresso à dura realidade: Farsas, Fingimentos, Falcatruas e Fritos (esta última, na minha terra cá no norte diz-se de outra forma, também com “F” mas aqui não convém usar). Desde Outubro de 2015 que os “efes” do Costa estão em marcha. Não tarda nada vamos ter uma apoteótica comemoração nacional onde também serão convidados especiais aquele trio famoso, Os Troika, para nos dar música da boa ao som da qual vamos dançar para caneco! Ah! Se vamos!! Vai ser uma festança onde vamos recordar ternamente os “bons velhos tempos” do pós Sócrates num festival comemorativo do tetra em assistência financeira! Não é fantástico?!
Com um país que dá sinal de falta de liquidez, que tem uma dívida pública que aumenta mais do que a economia, que como se isso já não bastasse, continua a aumentar a dívida a ritmo preocupante, o que faz Costa e seus pupilos? Aplicam o primeiro “efe”: constroem uma Farsa. À boa maneira dos filmes de Hollywood fazem um remake da história de Alice no País das Maravilhas onde não falta magia e fantasia para encantar os incautos. Juntam-lhe depois o segundo “efe”, Fingimento, e com as maiores caras de pau jamais vistas, sorriem e acenam ao povo como a Rainha da Inglaterra, assegurando que temos os melhores e maiores indicadores económicos de SEMPRE (porque isto tem de ter um ar credível, claro!). Logo de seguida o terceiro “efe”, Falcatruas, porque sem elas nenhum indicador económico seria possível de alcançar com reversões compulsivas às reformas feitas, sem planeamento nem responsabilidade, nem estímulos à economia. E siga a festa!
Entretanto, neste maravilhoso conto de fadas os médicos resolvem pôr um basta naquilo que classificam como incompetência e ligeireza do actual governo avançando com uma greve precisamente 2 dias antes da tolerância de ponto pela vinda do Papa, a que se juntou o fim semana, com 90% de adesão. Que disse Costa sobre isto? Que a culpa era dos outros. Que disse a imprensa? Absolutamente nada! Alguém notou que houve uma paralisação de quase uma semana nos hospitais? Nãaaaaaaaa… Tudo maravilhoso no país das maravilhas… A culpa é também dos doentes que são desorganizados e não sabem programar os dias de doença. Do governo é que não!
Porém a realidade é um gigantesco muro que está mesmo ali à frente. Não se vê. Não se sente. Mas está ali, no BCE, aquela fortaleza que nos tem comprado dívida criando uma bolha que nos protege, por enquanto, das quedas no precipício que está do outro lado. Que vai acontecer quando começar a retirada estratégica de apoio deste Banco?
Dado que nada fizemos para estancar a dívida pública, que não foi implementada nenhuma reforma estrutural e ainda revertemos irresponsavelmente todas as reformas anteriores, que continuamos a engordar vergonhosamente o Estado, que não fizemos uma única medida de incentivo à economia, que aumentamos todos os impostos indirectos, que assaltamos a poupança e falamos em assaltar mais quem produz, APESAR da economia crescer (facto que se registou sempre desde a saída da bancarrota), jamais será SUFICIENTE para compensar as perdas. Eufóricos com um crescimento de 2,8%? Vou lembrar que em 2016 o aumento da dívida pública em relação ao ano anterior foi de 4,1%… Este crescimento compensa?
Por outro lado é preciso lembrar que este crescimento de que tantos se orgulham foi sustentado por 48% de aumento de exportações para… Angola! Sim!! Angols aquele país em dificuldades extremas… financeiras! De onde surgiu este milagre da multiplicação de dinheiro assim de repente? Quem é o banco bondoso e caridoso que abriu cordões à bolsa a gente em insolvência? Será mais um, do tipo, BES? Será a nossa CGD agora capitalizada? Hummm… Outro contributo foi o turismo essa galinha de ovos de ouro que querem matar com o ataque ao alojamento local… Hummm… Isto de facto promete!
Com isto, vem o último “efe”, não tarda nada, como bónus do Costa por sermos um contribuinte panhonha e manso que come tudo, cala e no fim paga sem bufar: FRITOS!!!
Ah! caros leitores, e bem fritos!

mas, mas, eu pensava que : “Quero Lá Saber! Ganhamos Porra!”.
GostarGostar
Olhe que África não é um país, mas um continente.
GostarGostar
…deve ser mais um muito recente país, já com dificuldades financeiras, fora do continente africano…
Claro, foi (desculpável) lapso da CMiranda.
GostarLiked by 1 person
Quis dizer angola!!!!!!!!!!! E disse África!!!!!!! Que horror
GostarGostar
Claro que sim!!! Quis dizer angola e escrevi África. Um erro de monumental
GostarGostar
Já editei. Obrigada por estar,atento
GostarGostar
48% das exportações para Angola? Cheira-me que nunca vamos receber esse dinheiro.
Já vimos esse filme. Um dia destes, a bem das boas e excelentes relações entre os dois países…sai mais um perdão para a mesa do canto!
GostarLiked by 1 person
MarceloCarmonaThomaz encarrega-se de serenar ânimos exaltados e ocultar problemas evidentes. Portanto, os quatro “F’s” estarão sempre eliminados na opinião pública e na prática.
Ontem, na Croácia, o MCThomaz-propagandista até previu que o crescimento vai atingir 3,1% em 2018… Se tal acontecer, esperemos a quem atribuirá méritos…
Tenho concluído cada vez mais que o MCT anda tão afectuoso, beijoqueiro, entusiasmado, popularucho, não só porque entende o estatuto de PR assim e sabe que parte enorme da populaça-NADA quer FFF, está a amamentar o governo do AC-DC/geringonça, a fazer-se a segundo mandato, mas também porque esconde algo inconveniente e grave na esperança que se resolva ou não seja conhecido…
Quanto aos F’s, na oposição ao salazarismo havia um quarto F: Phoda-se !
GostarLiked by 1 person
Mais involução: canais televisivos acabam de interromper noticiários para transmitirem a chegada ao Parlamento do vencedor do festival da Eurovisão a convite do Ferro. Ferro que a seguir oferece-lhe (e aos acompanhantes), almoço.
GostarLiked by 1 person
Cristina,
não se esqueça que o BPN também foi um banco muito “bondoso e carinhoso”… E os tugas idem, que nem pestanejam ao pagar as falcatruas dos respectivos banqueiros e clientes de colarinho branco…
GostarLiked by 1 person
Na RTP, o MarceloCarmonaThomaz revela na Croácia como passou a noite de 13 de Maio a propósito dos três “F’s”. Um presidente cada vez mais fatela, popularucho, excitado, frenético, sem noção do que é qualidade e evolução e, que sabe muito bem para quem fala…
Cereja em cima do bolo, vai condecorar o cantor e a irmã.
GostarGostar
“Cereja em cima do bolo”.Merecem muito mais do que alguns até hoje alapelados.
GostarGostar
De acordo, merecem mais do que muitos hoje “alapelados”.
GostarGostar
Fodidos , isso sim .
GostarLiked by 1 person
A fina película continua a cobrir o pântano pestilento.
No pântano os vermes emborcam a coberto da propaganda dos noticiários e do mato diáfano do banhista a acudir aqui e ali.
Até a aldrabice vai ter um fim. É pena…
A ladroagem, essa continuará sem parança, a menos que…
A Nossa Senhora terá piedade apesar do espectáculo degradante presenciado em Fátima. A intervenção do anjo mau não tarda. Eu sou otimista.
GostarGostar
Exacto: “A fina película”
GostarGostar
Bravo Cristina! Só lh faltou dizer que ante tanta euforia, até o Marselfie já tem o cuidado de andar a tirar o equídeo da precipitação.
GostarLiked by 1 person
O tó chamuça e o pastel de belem, estão á espera das autarticas e das legislativas para uma maioria absoluta, sem os adesivos da esquerdice. Assim ficam com o caminho livre para por e dispor dos dinheiros públicos, que é deles por herança, e mais uns ajustes de contas com alguns procuradores, que por aí andam a dizer mal das pessoas de bem, alguns com estudos lá fora, e outros juízes, que gostavam de ir passear para a casa da treta, ali para a rua de são bento.
Os xuxas estão-se a preparar, para reeditar a situação vivida no principio da república, e que tão bons resultados deu, durante quarenta anos. Comprando os portugueses de primeira, também conhecidos por disfuncionais públicos, mais familias, mais sindicatos, mais pensionistas e o pessoal das casernas, não deve falhar uma maioria.
Este povo incapaz, invejoso e imbecil, também não merece mais.
Tenho pena de já estar muito velho, para sair desta pocilga.
Mais uma vez, obrigado pelo texto.
GostarLiked by 1 person
O AC-DC, o seu governo, os diversificados interesses que lambem este país-algodão doce, vão provocar legislativas antecipadas via Orçamento de Estado não aprovado. E o MCThomaz aproveita.
GostarGostar
Esclarecimento e apelo institucional do MCThomaz: “No momento em que se aceita uma ‘selfie’ começa a aceitar-se todas”.
Pobre país.
GostarGostar
Esclarecimento e apelo hoje feito.
GostarGostar
Fraude – milagreira, futeboleira, cardíaca-festivaleira, e económica.
O Marcelo olhou para a peitaça da Presidenta e confundiu as taxas da bula do Viagra com as previsões económicas.
Caraças…Portugal está para a Europa como a Guiné está para Africa. E o Salvador pensa que é um Libertador de escravos e a Mana um Mozart.
Razão tem o “Prova Indirecta” aí em cima…
GostarGostar
O Kosta faz lembrar aquele senhor que compra os livros todos do Prof. Farinho.
2005 – José Sócrates classificou esse como o ano da mudança na vida do país e apelou à “compreensão e cooperação” dos portugueses para continuar o rumo que o Governo está a seguir.
2006 – o tom foi ainda mais optimista, com o chefe de Governo a defender que a economia, as contas públicas e o emprego estavam a melhorar “passo a passo” em Portugal, sublinhando que esse foi o ano em que “as coisas começaram finalmente a melhorar”.
2007 – o primeiro-ministro manifestava-se confiante de que Portugal estaria em 2008 mais bem preparado para enfrentar os desafios e incertezas da economia global.
2008 – O primeiro-ministro José Sócrates sublinhou esta quarta-feira que a descida do défice das contas públicas, de 2,6 por cento, representa «o valor mais baixo da democracia portuguesa».
2009 – José Sócrates, considerou como “absolutamente extraordinário” , a expansão trimestral de 0,9%, destacando que o “crescimento em cadeia da economia é o terceiro maior da Europa”, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, realçava que os “sinais da saída da crise são mais fortes”.
2010 – O primeiro-ministro mostra-se muito satisfeito com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que dão hoje conta de que Portugal cresceu 1,7% no primeiro trimestre do ano e foi mesmo o maior avanço de todas as economias da Zona Euro.
2011 – Março:
O secretário-geral do PS, José Sócrates, defendeu na segunda-feira que a intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para ajudar Portugal a resolver as dificuldades por que passa significaria a perda do prestígio e da dignidade do país.
Maio:
Senhoras e senhores jornalistas
Gostaria de anunciar aos portugueses que o Governo chegou hoje a acordo com as delegações das instituições internacionais quanto ao programa de assistência financeira a Portugal. O Governo conseguiu um bom acordo. Este é um acordo que defende Portugal.
GostarGostar
Muito bem. Na mouche !
GostarGostar
Posso transcrever este bem lembrado histórico para outros espaços mal lembrados?
GostarGostar
Claro que sim 🙂
Aposto que na Venezuela também andaram anos em festividade e foguetório. Agora já vão na fase do terceiro “F” e não há volta a dar.
GostarGostar
Excelente resenha histórica.
GostarGostar
Credo, Cristina! Que mais nos irá acontecer?
Ganhar o Mundial de 2018 na Rússia?
GostarGostar
Pode acontecer-nos que por “portas e travessas” tenhamos que pagar as dívidas do P”S” – Partido Socialista Português. O tal com a sede no Largo do Rato.
GostarGostar
Ou será que já estão substancialmente pagas desde que o poder, a manjedoura, é detida pelo P”S”/geringonça ?
GostarGostar
Quem vence o mundial do peido e do tinto, segundo Marcelo ganha tudo.
GostarGostar
Mais um post a antever o apocalipse… Que nunca mais chega…
Não deve ser fácil ser vocês, por estes dias. Ver o que só vocês vêem, saber o que só vocês sabem…
Está tudo enganado, tudo distraído…
E vocês continuam a ver o diabo… a aproximar-se… cada vez mais próximo… quase aí…
#ridiculos
GostarGostar
Meu caro X, porque em país de cegos quem tem olho é quem vê.
Mas deixe lá. O seu olho também vai abrir. Ai se vai….
GostarGostar
Ridículo és tu.
GostarGostar
Apenas verificação do estado após um apagão de 3 dias . . .
GostarGostar
Cristina Peixeira
Ela berra , ela grita,
Uma tal menina fina
Enxertada em varina,
Mas não passa d´uma fita:
Aparenta indignada
Sua honra maculada. . .
Não passa de porca ladra,
Voraz fome do erário
Esse seu labor primário
Nisto que a enquadra,
Nas mãos da livre Justiça
Que agora não enguiça.
Assim, tudo leva a crer,
Vai de “cana” a Cristina,
Coisa rara se atina
D´alguma sorte se ver:
Uma dessas “Magestades”
A viver atrás das grades.
licas f.
GostarGostar
Foi giro licas!
Poeta não és
Aleixo ainda menos
Palhaço talvez
És o que temos.
Escreves em rima
Para nos entreter
Confundes poesia
com nada dizer.
GostarGostar
ehehe, temos escárnio e mal-dizer?
vocês são uns meninos de coro comparados aqui com o je
à pala destes versos fui constituído arguido, mas como dizia Scolari, o parvo sou eu (eu diria otário), porque escrevo na web sem ser na forma de anonimato. Já devia ter aprendido que a web-política é um local propício apenas para justiceiros fantasmagóricos e facadas sem-nome.
Com a vossa “permissa”, retiro-me para a realidade
GostarGostar
Guerra é guerra
Os “cocótoves” de merda
Com qu´o povo em sobressalto
Aos “chuis” tenta fazer alto
P´ra levar Maduro à queda:
Parece dar repulsão
Aos fardas da solução.
Temendo “fumigações”
Pelas tropas cometidas
Sendo agora repetidas
Nas suas intervenções,
As biológicas bombas
Serão fracas? Nem por sombras…
Ele enfim, seguro está,
Tem as vacas por seu lado,
Por conversa com o gado
O Maduro não cai já:
Se ofereceram munição
Ganha à Oposição.
licas f.
GostarGostar
Como habitualmente, Cristina, excelente?
GostarLiked by 1 person
Queria dizer, EXCELENTE!
GostarLiked by 1 person
Portugal está a ir ao “fundo”….a culpa é dos Blasfemos e da esmagadora maioria dos comentadores que não conseguem parar a geringonça. Gritem, atirem-se pró chão; vistam calças de ganga; nos pés, bem suados, (ai que horror) botas de cano alto para as senhoras e chancas para os “senhores” A Cristininha, pelo sucesso que tem tido desde que aqui chegou pode vestir Hermès
GostarGostar
Bashar II
Nunca haverá qualquer perdão,
Todo zé que causa medo ao Bashar,
Como um terrorista tal vai ficar,
Pronto, afirmo, por definição:
Ou leva com as bombas do Putin
Não merece mais do que isso, sim.
Putin, esse está cheio de razão:
Para manter Síria subjugada
E a colónia assegurada,
Impossível pensar na remoção
Do títere agora lá presente
Que tem por alcunha: o “Presidente”,
Ao Bashar mais a assassina súcia,
Reu de atrocidades contra seu povo,
Acusação que nada tem de novo.
Lá, de facto, quem manda é a Rússia:
Qu´espanto o apoio da batalha
Feita a torto e a direito, ao calha?
licas f.
GostarGostar
Citando Aldous Huxley:
E se este famigerado (mais um F) mundo imundo de Costa for o fumegante (ainda outro F) inferno do diabo de um planeta limpo e fidedigno (fora F) distante?
GostarGostar
o último, o 5º será Foice.
GostarLiked by 1 person
Que aconteceu ao Sr. Pimentel? Foi apanhado nas redes da actual Inquisição?
GostarGostar
Escolha
É um de turbante alvo,
Outro de negro turbante,
Uma escolha perturbante
Nem se sabe se um é calvo:
Na terra dos aiatolás
Tanto, pois, fez como faz.
Revolução arranjada
À justa feição do clero,
Decido, mando e quero
Na Islâmica macacada:
Repúbica diz-se ser,
Mas nem sombras de se ver.
Quem tem o Poder final
Resguardado de Eleições,
É o Líder com funções
De ditador Califal:
O Muçulmano não muda
Ainda há quem s´iluda.
Licas f.
GostarGostar
A verdade é como o azeite:
https://sol.sapo.pt/artigo/564156/socrates-a-prova-que-faltava
GostarLiked by 1 person
O azeite é fodido
GostarGostar
È caso para acabar nas sebentas da Faculdade de Direito
em vista da formação dos novos Licenciados em Direito, aposto.
GostarGostar
A corte do Passos foi apeada, não se avista o diabo, o país passou da depressão à descontração, e o regresso da corte está difícil.
GostarGostar