Skip to content

Os Quatro “Efes” de Costa

19 Maio, 2017

Depois da ressaca dos 3 FFF,s (Fátima, Futebol e Fado) a que a nação inteira se rendeu, seguem-se as do Costa, quatro (a última é bónus), que nos trazem de regresso à dura realidade: Farsas, Fingimentos, Falcatruas e Fritos (esta última, na minha terra cá no norte diz-se de outra forma, também com “F” mas aqui não convém usar). Desde Outubro de 2015 que os “efes” do Costa estão em marcha. Não tarda nada vamos ter uma apoteótica comemoração nacional onde também serão convidados especiais aquele trio famoso, Os Troika, para nos dar música da boa ao som da qual vamos dançar para caneco! Ah! Se vamos!! Vai ser uma festança onde vamos recordar ternamente os “bons velhos tempos” do pós Sócrates num festival comemorativo do tetra em assistência financeira!  Não é fantástico?!

Com um país que dá sinal de falta de liquidez, que tem uma dívida pública que aumenta mais do que a economia, que como se isso já não bastasse, continua a aumentar a dívida a ritmo preocupante, o que faz Costa e seus pupilos? Aplicam o primeiro “efe”: constroem uma Farsa. À boa maneira dos filmes de Hollywood fazem um remake da história de Alice no País das Maravilhas onde não falta magia e fantasia para encantar os incautos. Juntam-lhe depois o segundo “efe”, Fingimento, e com as maiores caras de pau jamais vistas, sorriem e acenam ao povo como a Rainha da Inglaterra, assegurando que temos os melhores e maiores indicadores económicos de SEMPRE (porque isto tem de ter um ar credível, claro!). Logo de seguida o terceiro “efe”, Falcatruas, porque sem elas nenhum indicador económico seria possível de alcançar com reversões compulsivas às reformas feitas, sem planeamento nem responsabilidade, nem estímulos à economia. E siga a festa!

Entretanto, neste maravilhoso conto de fadas os médicos resolvem pôr um basta naquilo que classificam como incompetência e ligeireza do actual governo avançando com uma greve precisamente 2 dias antes da tolerância de ponto pela vinda do Papa, a que se juntou o fim semana, com 90% de adesão. Que disse Costa sobre isto? Que a culpa era dos outros. Que disse a imprensa? Absolutamente nada! Alguém notou que houve uma paralisação de quase uma semana nos hospitais? Nãaaaaaaaa… Tudo maravilhoso no país das maravilhas… A culpa é também dos doentes que são desorganizados e não sabem programar os dias de doença. Do governo é que não!

Porém a realidade é um gigantesco muro que está mesmo ali à frente. Não se vê. Não se sente. Mas está ali, no BCE, aquela fortaleza que nos tem comprado dívida criando uma bolha que nos protege, por enquanto, das quedas no precipício que está do outro lado. Que vai acontecer quando começar a retirada estratégica de apoio deste Banco?

Dado que nada fizemos para estancar a dívida pública, que não foi implementada nenhuma reforma estrutural e ainda  revertemos irresponsavelmente todas as reformas anteriores, que continuamos a engordar vergonhosamente o Estado, que não fizemos uma única medida de incentivo à economia, que aumentamos todos os impostos indirectos, que assaltamos a poupança e falamos em assaltar mais quem produz, APESAR da economia crescer (facto que se registou sempre desde a saída da bancarrota), jamais será SUFICIENTE para compensar as perdas.  Eufóricos com um crescimento de 2,8%? Vou lembrar que em 2016 o aumento da dívida pública em relação ao ano anterior foi de 4,1%… Este crescimento compensa?

Por outro lado é preciso lembrar que este crescimento de que tantos se orgulham foi sustentado por 48% de aumento de exportações para… Angola! Sim!! Angols aquele país em dificuldades extremas… financeiras! De onde surgiu este milagre da multiplicação de dinheiro assim de repente? Quem é o banco bondoso e caridoso que abriu cordões à bolsa a gente em insolvência? Será mais um, do tipo, BES? Será a nossa CGD agora capitalizada? Hummm… Outro contributo foi o turismo essa galinha de ovos de ouro que querem matar com o ataque ao alojamento local… Hummm… Isto de facto promete!

Com isto, vem o último “efe”, não tarda nada, como bónus do Costa  por sermos um contribuinte panhonha e manso que come tudo, cala e no fim paga sem bufar: FRITOS!!!

Ah! caros leitores, e bem fritos!

Advertisements
51 comentários leave one →
  1. 19 Maio, 2017 11:19

    mas, mas, eu pensava que : “Quero Lá Saber! Ganhamos Porra!”.

    Gostar

  2. piscoiso permalink
    19 Maio, 2017 11:37

    Olhe que África não é um país, mas um continente.

    Gostar

    • 19 Maio, 2017 12:27

      …deve ser mais um muito recente país, já com dificuldades financeiras, fora do continente africano…
      Claro, foi (desculpável) lapso da CMiranda.

      Liked by 1 person

      • Cristina Miranda permalink
        19 Maio, 2017 15:48

        Quis dizer angola!!!!!!!!!!! E disse África!!!!!!! Que horror

        Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      19 Maio, 2017 15:59

      Claro que sim!!! Quis dizer angola e escrevi África. Um erro de monumental

      Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      19 Maio, 2017 15:59

      Já editei. Obrigada por estar,atento

      Gostar

      • Viriato de Viseu permalink
        19 Maio, 2017 21:52

        48% das exportações para Angola? Cheira-me que nunca vamos receber esse dinheiro.
        Já vimos esse filme. Um dia destes, a bem das boas e excelentes relações entre os dois países…sai mais um perdão para a mesa do canto!

        Liked by 1 person

  3. 19 Maio, 2017 11:56

    MarceloCarmonaThomaz encarrega-se de serenar ânimos exaltados e ocultar problemas evidentes. Portanto, os quatro “F’s” estarão sempre eliminados na opinião pública e na prática.
    Ontem, na Croácia, o MCThomaz-propagandista até previu que o crescimento vai atingir 3,1% em 2018… Se tal acontecer, esperemos a quem atribuirá méritos…

    Tenho concluído cada vez mais que o MCT anda tão afectuoso, beijoqueiro, entusiasmado, popularucho, não só porque entende o estatuto de PR assim e sabe que parte enorme da populaça-NADA quer FFF, está a amamentar o governo do AC-DC/geringonça, a fazer-se a segundo mandato, mas também porque esconde algo inconveniente e grave na esperança que se resolva ou não seja conhecido…

    Quanto aos F’s, na oposição ao salazarismo havia um quarto F: Phoda-se !

    Liked by 1 person

  4. 19 Maio, 2017 12:14

    Mais involução: canais televisivos acabam de interromper noticiários para transmitirem a chegada ao Parlamento do vencedor do festival da Eurovisão a convite do Ferro. Ferro que a seguir oferece-lhe (e aos acompanhantes), almoço.

    Liked by 1 person

  5. 19 Maio, 2017 12:31

    Cristina,

    não se esqueça que o BPN também foi um banco muito “bondoso e carinhoso”… E os tugas idem, que nem pestanejam ao pagar as falcatruas dos respectivos banqueiros e clientes de colarinho branco…

    Liked by 1 person

  6. 19 Maio, 2017 13:30

    Na RTP, o MarceloCarmonaThomaz revela na Croácia como passou a noite de 13 de Maio a propósito dos três “F’s”. Um presidente cada vez mais fatela, popularucho, excitado, frenético, sem noção do que é qualidade e evolução e, que sabe muito bem para quem fala…
    Cereja em cima do bolo, vai condecorar o cantor e a irmã.

    Gostar

    • Carlos reis permalink
      19 Maio, 2017 14:36

      “Cereja em cima do bolo”.Merecem muito mais do que alguns até hoje alapelados.

      Gostar

      • 19 Maio, 2017 15:22

        De acordo, merecem mais do que muitos hoje “alapelados”.

        Gostar

  7. Prova Indirecta permalink
    19 Maio, 2017 13:31

    Fodidos , isso sim .

    Liked by 1 person

  8. javitudo permalink
    19 Maio, 2017 14:32

    A fina película continua a cobrir o pântano pestilento.
    No pântano os vermes emborcam a coberto da propaganda dos noticiários e do mato diáfano do banhista a acudir aqui e ali.
    Até a aldrabice vai ter um fim. É pena…
    A ladroagem, essa continuará sem parança, a menos que…
    A Nossa Senhora terá piedade apesar do espectáculo degradante presenciado em Fátima. A intervenção do anjo mau não tarda. Eu sou otimista.

    Gostar

  9. Artista português permalink
    19 Maio, 2017 14:57

    Bravo Cristina! Só lh faltou dizer que ante tanta euforia, até o Marselfie já tem o cuidado de andar a tirar o equídeo da precipitação.

    Liked by 1 person

  10. José Domingos permalink
    19 Maio, 2017 15:27

    O tó chamuça e o pastel de belem, estão á espera das autarticas e das legislativas para uma maioria absoluta, sem os adesivos da esquerdice. Assim ficam com o caminho livre para por e dispor dos dinheiros públicos, que é deles por herança, e mais uns ajustes de contas com alguns procuradores, que por aí andam a dizer mal das pessoas de bem, alguns com estudos lá fora, e outros juízes, que gostavam de ir passear para a casa da treta, ali para a rua de são bento.
    Os xuxas estão-se a preparar, para reeditar a situação vivida no principio da república, e que tão bons resultados deu, durante quarenta anos. Comprando os portugueses de primeira, também conhecidos por disfuncionais públicos, mais familias, mais sindicatos, mais pensionistas e o pessoal das casernas, não deve falhar uma maioria.
    Este povo incapaz, invejoso e imbecil, também não merece mais.
    Tenho pena de já estar muito velho, para sair desta pocilga.
    Mais uma vez, obrigado pelo texto.

    Liked by 1 person

    • 19 Maio, 2017 16:01

      O AC-DC, o seu governo, os diversificados interesses que lambem este país-algodão doce, vão provocar legislativas antecipadas via Orçamento de Estado não aprovado. E o MCThomaz aproveita.

      Gostar

  11. 19 Maio, 2017 15:27

    Esclarecimento e apelo institucional do MCThomaz: “No momento em que se aceita uma ‘selfie’ começa a aceitar-se todas”.
    Pobre país.

    Gostar

  12. 19 Maio, 2017 15:28

    Esclarecimento e apelo hoje feito.

    Gostar

  13. Carneiro permalink
    19 Maio, 2017 15:33

    Fraude – milagreira, futeboleira, cardíaca-festivaleira, e económica.

    O Marcelo olhou para a peitaça da Presidenta e confundiu as taxas da bula do Viagra com as previsões económicas.

    Caraças…Portugal está para a Europa como a Guiné está para Africa. E o Salvador pensa que é um Libertador de escravos e a Mana um Mozart.

    Razão tem o “Prova Indirecta” aí em cima…

    Gostar

  14. Chopin permalink
    19 Maio, 2017 18:05

    O Kosta faz lembrar aquele senhor que compra os livros todos do Prof. Farinho.

    2005 – José Sócrates classificou esse como o ano da mudança na vida do país e apelou à “compreensão e cooperação” dos portugueses para continuar o rumo que o Governo está a seguir.

    2006 – o tom foi ainda mais optimista, com o chefe de Governo a defender que a economia, as contas públicas e o emprego estavam a melhorar “passo a passo” em Portugal, sublinhando que esse foi o ano em que “as coisas começaram finalmente a melhorar”.

    2007 – o primeiro-ministro manifestava-se confiante de que Portugal estaria em 2008 mais bem preparado para enfrentar os desafios e incertezas da economia global.

    2008 – O primeiro-ministro José Sócrates sublinhou esta quarta-feira que a descida do défice das contas públicas, de 2,6 por cento, representa «o valor mais baixo da democracia portuguesa».

    2009 – José Sócrates, considerou como “absolutamente extraordinário” , a expansão trimestral de 0,9%, destacando que o “crescimento em cadeia da economia é o terceiro maior da Europa”, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, realçava que os “sinais da saída da crise são mais fortes”.

    2010 – O primeiro-ministro mostra-se muito satisfeito com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que dão hoje conta de que Portugal cresceu 1,7% no primeiro trimestre do ano e foi mesmo o maior avanço de todas as economias da Zona Euro.

    2011 – Março:
    O secretário-geral do PS, José Sócrates, defendeu na segunda-feira que a intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para ajudar Portugal a resolver as dificuldades por que passa significaria a perda do prestígio e da dignidade do país.

    Maio:
    Senhoras e senhores jornalistas

    Gostaria de anunciar aos portugueses que o Governo chegou hoje a acordo com as delegações das instituições internacionais quanto ao programa de assistência financeira a Portugal. O Governo conseguiu um bom acordo. Este é um acordo que defende Portugal.

    Gostar

    • 19 Maio, 2017 18:28

      Muito bem. Na mouche !

      Gostar

    • Barão Marquês permalink
      20 Maio, 2017 10:42

      Posso transcrever este bem lembrado histórico para outros espaços mal lembrados?

      Gostar

      • Chopin permalink
        20 Maio, 2017 17:06

        Claro que sim 🙂
        Aposto que na Venezuela também andaram anos em festividade e foguetório. Agora já vão na fase do terceiro “F” e não há volta a dar.

        Gostar

    • Manuel Dias permalink
      20 Maio, 2017 22:20

      Excelente resenha histórica.

      Gostar

  15. Arlindo da Costa permalink
    19 Maio, 2017 18:13

    Credo, Cristina! Que mais nos irá acontecer?
    Ganhar o Mundial de 2018 na Rússia?

    Gostar

    • 19 Maio, 2017 18:31

      Pode acontecer-nos que por “portas e travessas” tenhamos que pagar as dívidas do P”S” – Partido Socialista Português. O tal com a sede no Largo do Rato.

      Gostar

      • 19 Maio, 2017 18:52

        Ou será que já estão substancialmente pagas desde que o poder, a manjedoura, é detida pelo P”S”/geringonça ?

        Gostar

    • Barão Marquês permalink
      20 Maio, 2017 10:27

      Quem vence o mundial do peido e do tinto, segundo Marcelo ganha tudo.

      Gostar

  16. 19 Maio, 2017 18:59

    Mais um post a antever o apocalipse… Que nunca mais chega…

    Não deve ser fácil ser vocês, por estes dias. Ver o que só vocês vêem, saber o que só vocês sabem…

    Está tudo enganado, tudo distraído…

    E vocês continuam a ver o diabo… a aproximar-se… cada vez mais próximo… quase aí…

    #ridiculos

    Gostar

    • mariofig permalink
      19 Maio, 2017 20:00

      Meu caro X, porque em país de cegos quem tem olho é quem vê.

      Mas deixe lá. O seu olho também vai abrir. Ai se vai….

      Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      19 Maio, 2017 21:39

      Ridículo és tu.

      Gostar

  17. licas permalink
    19 Maio, 2017 20:02

    Apenas verificação do estado após um apagão de 3 dias . . .

    Gostar

  18. licas permalink
    19 Maio, 2017 20:06

    Cristina Peixeira

    Ela berra , ela grita,
    Uma tal menina fina
    Enxertada em varina,
    Mas não passa d´uma fita:
    Aparenta indignada
    Sua honra maculada. . .

    Não passa de porca ladra,
    Voraz fome do erário
    Esse seu labor primário
    Nisto que a enquadra,
    Nas mãos da livre Justiça
    Que agora não enguiça.

    Assim, tudo leva a crer,
    Vai de “cana” a Cristina,
    Coisa rara se atina
    D´alguma sorte se ver:
    Uma dessas “Magestades”
    A viver atrás das grades.

    licas f.

    Gostar

    • mariofig permalink
      19 Maio, 2017 20:26

      Foi giro licas!
      Poeta não és
      Aleixo ainda menos
      Palhaço talvez
      És o que temos.

      Escreves em rima
      Para nos entreter
      Confundes poesia
      com nada dizer.

      Gostar

      • 20 Maio, 2017 10:33

        ehehe, temos escárnio e mal-dizer?
        vocês são uns meninos de coro comparados aqui com o je

        à pala destes versos fui constituído arguido, mas como dizia Scolari, o parvo sou eu (eu diria otário), porque escrevo na web sem ser na forma de anonimato. Já devia ter aprendido que a web-política é um local propício apenas para justiceiros fantasmagóricos e facadas sem-nome.
        Com a vossa “permissa”, retiro-me para a realidade

        Gostar

  19. licas permalink
    19 Maio, 2017 21:09

    Guerra é guerra

    Os “cocótoves” de merda
    Com qu´o povo em sobressalto
    Aos “chuis” tenta fazer alto
    P´ra levar Maduro à queda:
    Parece dar repulsão
    Aos fardas da solução.

    Temendo “fumigações”
    Pelas tropas cometidas
    Sendo agora repetidas
    Nas suas intervenções,
    As biológicas bombas
    Serão fracas? Nem por sombras…

    Ele enfim, seguro está,
    Tem as vacas por seu lado,
    Por conversa com o gado
    O Maduro não cai já:
    Se ofereceram munição
    Ganha à Oposição.

    licas f.

    Gostar

  20. 19 Maio, 2017 21:23

    Como habitualmente, Cristina, excelente?

    Liked by 1 person

  21. 19 Maio, 2017 22:55

    Portugal está a ir ao “fundo”….a culpa é dos Blasfemos e da esmagadora maioria dos comentadores que não conseguem parar a geringonça. Gritem, atirem-se pró chão; vistam calças de ganga; nos pés, bem suados, (ai que horror) botas de cano alto para as senhoras e chancas para os “senhores” A Cristininha, pelo sucesso que tem tido desde que aqui chegou pode vestir Hermès

    Gostar

  22. licas permalink
    19 Maio, 2017 23:46

    Bashar II

    Nunca haverá qualquer perdão,
    Todo zé que causa medo ao Bashar,
    Como um terrorista tal vai ficar,
    Pronto, afirmo, por definição:
    Ou leva com as bombas do Putin
    Não merece mais do que isso, sim.
    Putin, esse está cheio de razão:
    Para manter Síria subjugada
    E a colónia assegurada,
    Impossível pensar na remoção
    Do títere agora lá presente
    Que tem por alcunha: o “Presidente”,
    Ao Bashar mais a assassina súcia,
    Reu de atrocidades contra seu povo,
    Acusação que nada tem de novo.
    Lá, de facto, quem manda é a Rússia:
    Qu´espanto o apoio da batalha
    Feita a torto e a direito, ao calha?

    licas f.

    Gostar

  23. Barão Marquês permalink
    20 Maio, 2017 10:20

    Citando Aldous Huxley:
    E se este famigerado (mais um F) mundo imundo de Costa for o fumegante (ainda outro F) inferno do diabo de um planeta limpo e fidedigno (fora F) distante?

    Gostar

  24. A. R permalink
    20 Maio, 2017 12:12

    o último, o 5º será Foice.

    Liked by 1 person

  25. Os corruptos que se cuidem permalink
    20 Maio, 2017 18:24

    Que aconteceu ao Sr. Pimentel? Foi apanhado nas redes da actual Inquisição?

    Gostar

  26. licas permalink
    21 Maio, 2017 00:05

    Escolha

    É um de turbante alvo,
    Outro de negro turbante,
    Uma escolha perturbante
    Nem se sabe se um é calvo:
    Na terra dos aiatolás
    Tanto, pois, fez como faz.

    Revolução arranjada
    À justa feição do clero,
    Decido, mando e quero
    Na Islâmica macacada:
    Repúbica diz-se ser,
    Mas nem sombras de se ver.

    Quem tem o Poder final
    Resguardado de Eleições,
    É o Líder com funções
    De ditador Califal:
    O Muçulmano não muda
    Ainda há quem s´iluda.

    Licas f.

    Gostar

  27. Manuel A permalink
    21 Maio, 2017 01:05

    A verdade é como o azeite:

    https://sol.sapo.pt/artigo/564156/socrates-a-prova-que-faltava

    Liked by 1 person

  28. licas permalink
    21 Maio, 2017 10:10

    È caso para acabar nas sebentas da Faculdade de Direito
    em vista da formação dos novos Licenciados em Direito, aposto.

    Gostar

  29. jose permalink
    25 Maio, 2017 07:47

    A corte do Passos foi apeada, não se avista o diabo, o país passou da depressão à descontração, e o regresso da corte está difícil.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: