Saltar para o conteúdo

Paz, pão, povo, liberdade e nódoas negras

9 Outubro, 2017

martin-grace2_1609045c

 

Pedro Passos Coelho vai abandonar a cena e, sobre esse acto de retirada, a maioria das vozes que se vão ouvindo são provenientes de dois grupos: o daqueles que nunca votaram nem nunca irão votar no PSD, e o dos que, sendo eleitores do partido, andavam zangados com o seu presidente. Uns e outros partilham a mesma convicção: o líder laranja afastou-se da matriz fundadora do Partido Social Democrata e traiu os ideais dos seus antecessores. Considerando que muitos dos elementos do primeiro grupo ocuparam uma larga parte das suas vidas a apelidar Sá Carneiro e Cavaco Silva de fascistas, imagino pretenderem elogiar Passos Coelho com tal juízo. Em relação ao segundo grupo a análise é mais complexa. Pensemos, por exemplo, em Pacheco Pereira. No mesmo dia em que era anunciada a decisão de não recandidatura, o cronista analisava no Público a situação do partido e dava orientações sobre o caminho que deveria ser seguido pelos seus militantes. Recuando no tempo, começa por informar os leitores das características históricas do antigo PPD, características essas que, pelos vistos, fazem muita falta ao actual. São elas a social-democracia, a defesa de uma forte redistribuição por via fiscal, o iliberalismo económico, o posicionamento no centro ou no centro-esquerda e nunca na direita.

Dado não ser militante, não vou poder participar na reflexão interna que se aproxima. Tal como diziam muitos brasileiros entre 1964 e 1985, não gosto de militar. De qualquer forma, de um modo totalmente gratuito, gostaria de deixar uma sugestão aos que militam: se é para acompanhar o raciocínio de Pacheco Pereira, a sigla PSD deveria passar a significar “Partido Socialista Dois”. Ou então, mais adequado ainda, “Partido Socialista Duplo”. Tal como acontece em Hollywood, tenho a certeza que o PS não se importaria de ter um substituto permanente para as cenas difíceis e arriscadas da gestão política nacional. Uma organização com as mesmas ideias e aparência, mas disponível para servir de saco de pancada em momentos de aperto. Os socialistas principais ficariam com a fama e com os beijinhos da audiência e os duplos tratariam de arriscar a pele nas inevitáveis ocasiões de perigo, tais como dar saltos de comboios em andamento, seguidos de cambalhota à frente, resgate financeiro e recuperação de bancarrota.

 

Anúncios
39 comentários leave one →
  1. Castrol permalink
    9 Outubro, 2017 14:06

    A julgar pela concorrência, ou falta dela, para a presidência do PSD, tempos difíceis de aproximam…

    Como Sociais Democratas, estejamos atentos…

    Gostar

  2. piscoiso permalink
    9 Outubro, 2017 14:07

    Boa foto.
    Ao contrário da sua interpretação, saltar do comboio em andamento, vejo um salto para o comboio em andamento, que se materializará no substituto de Passos Coelho, já que este desceu na estação anterior.

    Gostar

  3. Alain Bick permalink
    9 Outubro, 2017 14:25

    o próximo ser´dirigente de transição
    vingança do PPC
    ao desviar o rio do seu leito de morte politica

    Liked by 1 person

  4. carlos alberto ilharco permalink
    9 Outubro, 2017 14:29

    Terminou a minha participação nos actos democráticos de votar.
    Só lá volto quando houver um partido de direita.

    Gostar

  5. lucklucky permalink
    9 Outubro, 2017 14:48

    Continua a mistificação.

    Tal como JPP o autor também quer que acreditemos que são muito diferentes o PS e o PSD.
    Ora quando esteve no Governo(e na oposição) o PSD sempre apoiou o aumento do poder do Estado e o aumento do Socialismo.

    O que quer dizer que apesar do ódio que JPP tem por Passos e o que os apoiantes de Passos têm por JPP não são muito muito diferentes na Política.

    É tudo mais uma Mistificação e Mentira.

    Gostar

  6. José Ramos permalink
    9 Outubro, 2017 15:05

    Desmascarar a maior fraude de todos os tempos, a ideologia comunista, é o dever de todas as pessoas que preservam a Liberdade e uma sociedade razoável.

    Liked by 1 person

    • Luis permalink
      10 Outubro, 2017 02:12

      E dificil. Teria de ir ao madraçal, que sao as faculdades de Letras e de ciencias sociais ou de Direito, mais as escolas de Artes. E ver as origens da malta do Podemos e da CUP, na Catalunha. Como tira de la os professores que ensinam a cartilha marxista cultural? Nao sei. E como muda os programas? Nao ha ninguem com coragem para isso. O novo comunismo esta ai para ficar.

      Gostar

    • Euro2cent permalink
      10 Outubro, 2017 09:09

      > Desmascarar a maior fraude de todos os tempos

      O racionalismo iluminista está de boa saúde e recomenda-se. Enquanto não desmontarem essa base ideológica de “os fins justificam os meios”, vão continuar a ter as pragas derivadas respectivas.

      Gostar

  7. Arlindo da Costa permalink
    9 Outubro, 2017 15:52

    O ilustre postante esqueceu-se de referir a II bancarrota da responsabilidade dos governos da AS, principalmente o II, capitaneado pelo Militante nrº 1, sendo ministro das Finanças, um tal João Salgueiro.

    Foi Mário Soares, Mota Pinto e Hernâni Lopes que tiveram o trabalho de endireitar o país, completamente arruinado pelo PSD+CDS.

    O rigor histórico não mora aqui.

    Gostar

    • Arlindo da Costa permalink
      9 Outubro, 2017 15:53

      Corrigenda: governos da AD….

      Gostar

      • 9 Outubro, 2017 19:23

        Terá de rever a História e corrigir-se. O seu “rigor histórico” é tendencioso.

        Gostar

  8. 9 Outubro, 2017 15:54

    A ironia fina no PSD é ser a terceira idade do partido a fazer a “renovação”.
    Ao contrário do PS que ganhou, e muito, em virar à esquerda, o PSD arrisca a extinção se fôr por esse rumo.

    Gostar

    • 9 Outubro, 2017 16:59

      O PSD só tem um caminho,
      virar à Direita. Seja lá o que for a Direita.
      Só o Salazarismo pode salvar Portugal.
      Só precisamos de um Homem com tomates de Salazar.

      Já pensaram no que seria Portugal hoje, caso não tivesse sido Salazar traído pelos “Movimentos de Libertação” a mando do Kremlin? Sim se, eu digo se. Mas é um dever nosso aprender com a História.

      Não foi Salazar que andou mal. Salazar até tentou aproximação aos ditos, mas a época não foi propícia e o Salazar era um ser humano e já estava velho e cansado de tanto trabalhar pelo seu país.
      Agora há que aprender com ele, perceber Portugal e atuar em conformidade.

      Liked by 1 person

      • Luis permalink
        10 Outubro, 2017 02:06

        O mundo mudou. O que funcionou com Salazar nao funcionaria agora. Os salazares somos nos: temos de ser frugais, poupados, nao alinhar nas modas da engenharia social e nao ter medo de denunciar a boa voz as mentiras da Esquerda. Como dizia o saudoso Prof. Jose Hermano Saraiva, D. Sebastiao esta nas nossas maos.

        Gostar

  9. 9 Outubro, 2017 16:43

    O raciocínio parte de análise incorrecta da historia do PSD: uns terão apodado Cavaco de fascista, mas omitiu que outros, e em maior número, o fizeram ser primeiro ministro e presidente da república num total de tempo que ninguém até agora igualou.
    Por isso, penso que a “história dos duplos” é uma deriva sem sentido,

    Gostar

  10. Manuel permalink
    9 Outubro, 2017 18:19

    Reitero, o PSD deve eleger um líder que queira governar o país e não o partido e os amigos. O que deve ser governar nos dias de hoje? O Estado só deve gastar aquilo que a economia produz. A governação do PS+PCP+BE+”verdes” vai levar-nos a novo resgate. O país não gera recursos para pagar os juros e amortizar a dívida nos prazos contratualizados, por isso, desde Dezembro de 2016 a dívida já aumentou 8000 milhões de euros e já vai em 250 mil milhões e caminhará, se não for travada, para os valores Gregos. Alguém governa a sua casa a aumentar diariamente a sua dívida? Se os partidos são todos iguais, CDS/PP incluído, então os partidos são um problema e não solução, tal como escrevia o distinto professor Dr Salazar no pós 1ª República. Será que a história não nos ensina nada? Mas o mais interessante nesta república(3ª) vai ser assistir ao PCP, BE e “Verdes” a administrarem um resgate, o PS já é experiente.

    Liked by 1 person

    • Expatriado permalink
      9 Outubro, 2017 18:46

      Já estão a poupar para pagar a dívida

      “Já há fome geringonça em Portugal, mas BE e PCP não sabem e o PM ri-se:”

      https://ionline.sapo.pt/artigo/583751/pais-chocados-com-refeicoes-nas-escolas?seccao=Portugal_i

      Gostar

      • André Miguel permalink
        9 Outubro, 2017 18:57

        Com tanta cativação e a dívida aumentar a este ritmo começo a pensar se a execução orçamental não estará toda martelada e o tapete cheio de lixo por baixo. A seu tempo saberemos.

        Liked by 1 person

    • 10 Outubro, 2017 00:23

      O PS não administrou resgates, criou-os.

      Gostar

    • Luis permalink
      10 Outubro, 2017 01:56

      Os pais sempre podem fazer na noite o almoco para o dia seguinte…

      Gostar

    • Luis permalink
      10 Outubro, 2017 02:00

      Felizmente tive a sorte de frequentar uma escola primaria com horario a moda antiga, aulas das 8 a uma da tarde, e mais tarde uma escola no quinto e sexto com aulas tambem ate a uma. Portanto, almocavamos todos em casa.

      No setimo, oitavo e nono, como as escolas ainda nao eram gaiolas, saia e ia almocar a casa. No ensino secundario, ia ao restaurante da esquina, tive uma avo generosa…

      Nunca compreendi esta paranoia pela escola a tempo inteiro…

      Gostar

  11. 9 Outubro, 2017 19:15

    Não há hipóteses de combater o que há muito tempo está delineado para combater o PSD e o PPCoelho. Mais esta, de hoje: o MCThomaz “espera que a legislatura vá até ao fim”. Para a populaça-NADA entender o que isto quer dizer, o MCT explicará lentamente, devagarino, com abraços e beijinhos, “apoiem o senhor primeiro-ministro e o governo”.

    Gostar

  12. 9 Outubro, 2017 19:18

    Post cristalino.
    (O SBarreto Costa quase ao nível do VCunha…)

    Gostar

  13. Procópio permalink
    9 Outubro, 2017 23:48

    Sérgio Costa tem razão. Os aventais querem um psd domesticado. O celinho também.
    A situação internacional não vai deixar.
    O problema do psd é que são poucos os que de facto trabalham para o partido. Tipos que não precisam de se “encostar” para ganhar a vida. Não contem com eles. Do outro lado há muito mais fervor com aparência revolucionária, faz-se tudo para tirar partido da grande bandalheira que é o sítio. A esmagadora maioria não tem capacidade nem para porteiro de um hotel de 5 estrelas. Como frequentá-lo sem pagar a diária? Engatara-se a criadagem. “Onde fica a porta das trazeiras?”. Há sempre alguém que lhes diz: “É ali!”
    Entram sorrateiramente. Qual diária? Eles e elas comem e dormem à fartazana anos a fio. Saem à rua a horas certas com emblemas e bandeirinhas. São convidados para as têvês onde comentam o que não sabem, caluniam quem não conhecem e a ameaçam quem os opõe. De fássista a neoliberal vai tudo razo.
    Também os incêndios se repetem. Serão fatalidades?

    Gostar

  14. 10 Outubro, 2017 09:08

    sugestão mudem psd para pd, fuzilem o s
    ficaria assim partido de ou da direita
    se são de (toda) direita sejam, não andem a fingir que não são porque parece mal
    não sejam politicamente correctos não sejam mariquinhas
    sem a direita não haveria esquerda e vice versa
    embora alguns (meu querido salazar) aqui no blasfémias queiram que só exista direita
    assim como outros no avante (meu querido stalin) queiram que só exista esquerda
    enfim, senilidades intelectuais

    às vezes parece que o blasfémias é o avante da direita

    Gostar

  15. Euro2cent permalink
    10 Outubro, 2017 09:16

    “Esprit d’escalier” para o título: “Paz, pão, povo, liberdade e pancada” ou “Paz, pão, povo, liberdade e habituação”

    (Os bolcheviques sublevaram a tropa russa com a promessa de “Paz, pão, terra”; nos idos de Abril por cá já ia em “Paz, pão, terra, liberdade, habitação”; mentes brilhantes liberais contrapuseram “Paz, pão, povo, liberdade” para também terem algo para vender na feira.)

    Gostar

  16. 10 Outubro, 2017 11:26

    A oligarquia neoliberal que capturou Passos em pânico.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: