Skip to content

o efeito ap-ucd

14 Janeiro, 2018
by

Há algum tempo que estava para escrever umas linhas sobre isto: o que se passa com o actual PP e o C’s espanhóis pode bem ser uma repetição do que aconteceu, há mais de trinta anos, com a UCD – o então partido maioritário da direita espanhola, responsável por sucessivos governos e a que presidiu, por muitos anos, o mítico Adolfo Suarez – e a AP – o partido donde saiu o actual PP, liderado, nessa altura, por Manuel Fraga Iribarne, que não conseguia ganhar eleições. Percebendo isso mesmo, Fraga afastou-se da liderança, remeteu-se para a Galiza, onde ficou até morrer, e «deu» o seu lugar a um jovem que todos consideravam pouco carismático, que era presidente da Junta de Castela e Leão, chamado José Maria Aznar. Ao fim de sete anos, em 1996, o PP ganha as eleições, embora sem maioria absoluta, o que conseguiria nas legislativas do ano 2000. Por sua vez, a  UCD já se tinha extinguido em 1983, ao fim de um longo calvário. Agora, com muitos anos de governo, escândalos diversos de corrupção e um líder cansado, apesar dos sucessos económicos do seu governo, parece que o eleitorado espanhol de direita quer coisas novas. Rajoy que se acautele. E António Costa que ponha os olhos nisto e perceba que, mesmo com a economia a andar bem, em democracia não há governos eternos.

Anúncios
7 comentários leave one →
  1. PA, permalink
    15 Janeiro, 2018 01:38

    Deus e os portugueses o leiam.

    Gostar

  2. Democrata com larga experiência — Vende-se permalink
    15 Janeiro, 2018 04:56

    Caro PA,

    Eu escreveria,

    Que os portugueses o leiam e Deus os ajude a compreender.

    Cumprimentos.

    Gostar

  3. licas permalink
    15 Janeiro, 2018 06:24

    Augusto Santos Silva , Ministro dos Negócios Estrangeiros, “Malhador” da Direita “A estabilidade de Venezuela é de muito interesse para a Europa e para Portugal”, disse.
    Será que pretende a Oposição a Maduro malhadinha de todo, saudoso da Trotskista União Operária Revolucionária de que foi membro na sua juventude, pergunta-se?
    13/11/2017 – “Todos os dias há declarações da União Europeia. Dizem-me que amanhã a UE fará umas declarações estúpidas sobre sanções contra a Venezuela. São estúpidas, eu classifico-as assim”, disse Nicolás Maduro no programa radiofónico e televisivo “Os Domingos com Maduro”
    8/1/2018 – Celebrados 189 acordos com Jorge Arreaza: consistirá, porventura, uma traição explícita (para gaudio do PCP) à União Europeia de que o país faz parte há tantos anos?

    Liked by 1 person

  4. 15 Janeiro, 2018 06:48

    quem tem sonhos húmidos com um governo de duração eterna sei eu bem quem é…

    Gostar

    • Democrata com larga experiência — Vende-se permalink
      15 Janeiro, 2018 07:36

      Não sei se estamos a pensar nos mesmos.

      Uma coisa lhe garanto: a minha empresa farta-se de vender toalhetes e. mais recentemente, pomadas para assaduras que são entregues no Largo do Rato. E pagam…

      Ainda não fornecemos para o resto da geringonça. Nem queremos pois tal implicaria um aumento desmesurado da capacidade de armazenamento.

      Gostar

    • licas permalink
      15 Janeiro, 2018 08:38

      É simples
      ______________Evo Morales
      ______________Rafael Correia
      ______________Lula da Silva & a gaja
      ______________Pepe Mujica
      ______________Cristina Fernandez de Kirchner
      ______________Fidel de Castro (falecido)

      Gostar

  5. Diogo Fernandes permalink
    15 Janeiro, 2018 19:57

    Nós também tivemos em Portugal, na altura a AD, que fez com que a população que se revia nas liberdades individuais e económicas, tivessem no mesmo, uma posição mais unida e unitária que Portugal teve e que convinha que a mesma voltasse a existir. O problema é que o PSD “não está nem aí” nem a Cristas por sede de poder quer deixar de governar um partido com margem de crescimento (+/- como o ciudadanos, pasme-se as sondagens). De resto concordo com o texto Professor.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: