Skip to content

“Oh não! Outro filme de adolescentes”

16 Janeiro, 2018

Capturar

 

A justiça portuguesa está nas mãos de adolescentes. É um retrato preocupante mas não vejo outra forma de interpretar aquilo que os nossos dois semanários de referência – o Sol e o Expresso –, noticiaram nas suas últimas edições. O primeiro relatava o entendimento existente entre a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, e a sua grande amiga Francisca Van Dunem, ministra da Justiça. O segundo narrava o confronto aberto entre as duas magistradas, descrevendo-as como grandes rivais. Acreditando eu nas competências de investigação dos hebdomadários em causa, só posso concluir que Marques Vidal e Van Dunem eram as melhores amigas na altura em que os jornalistas do Sol pegaram no tema e, um ou dois dias depois, quando o Expresso se debruçou sobre o assunto, se tinham já transformado em inimigas figadais. E, como todos sabemos, só as adolescentes são capazes de uma variação dessa magnitude em tão curto espaço de tempo. Agora é só uma questão de confirmar se foram vistas com sapatos novos iguais durante a última semana e tudo passa a fazer sentido. É esta a grande vantagem de termos uma comunicação social à moda antiga: informação útil e esclarecedora, sem ficarmos na mão das redes sociais e dos seus constantes boatos e futilidades.

Diga-se de passagem que não é a primeira vez que sou visitado por esta suspeita relativa à idade mental dos nossos altos dignitários. Quando o ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o ex-procurador-geral da República decidiram destruir as escutas que envolviam o camarada José Sócrates, recordei, com saudade, os meus anos de liceu, em que usava todo o tipo de artimanhas, tretas e estrangeirinhas para safar os amigos dos castigos dos progenitores ou da ira das namoradas ciumentas. E aquelas que me despertam as mais gratas lembranças são as totalmente estapafúrdias, como quando afirmei à professora de História ter assistido com os meus próprios olhos ao momento em que o pastor-alemão Alarico devorou o trabalho que o meu colega João tinha feito sobre a brutalidade das invasões bárbaras. “Levou a peito”, disse-lhe, enquanto tentava puxar uma lágrima. Há poucas coisas mais bonitas do que a solidariedade entre portadores de acne e de hormonas instáveis.

 

Anúncios
12 comentários leave one →
  1. Procópio permalink
    16 Janeiro, 2018 17:29

    Que bem ficaram na fotografia!
    O vitor prestou mais um serviço à comunidade.
    Sizudos. Sérios, acima de toda a suspeita.
    Lembram os bons tempos de abundância.
    O pior foi depois com a troyka. Foi-se embora e a abundância voltou.
    Hoje é tempo de boa disposição e comentários hilariantes:
    “Marcelo lembra importância de uma “oposição forte”
    Ainda não vimos como isto acaba, mas promete.

    Liked by 1 person

  2. António C. Mendes permalink
    16 Janeiro, 2018 19:56

    Bela chapa. A gravata do Noronha diz tudo sobre ele.
    A do Monteiro também, é uma tentativa de imitação da do pequeno príncipe (ao centro). Isto é anterior ou posterior ao famoso almoço literário?
    Portugal está à 44 anos (numero curioso!!) nas mãos de gangs e o pessoal que canta os Grândolas decidiu dar-lhes, finalmente, toda a liberdade que necessitavam. Talvez seja a salvação, depois da próxima queda histórica!
    Já agora, Marques Vidal fica para a história, mas todos sabíamos que vinha o camião do atropelamento a caminho e já se lhe vêm as luzes acesas!

    Liked by 1 person

  3. licas permalink
    16 Janeiro, 2018 20:36

    Cristina Miranda
    Não deve ter tido a experiência de viver sob o Salazarismo para tentar classificar “isto” de ditadura. É que estou em pulgas para saber qual é a maneira que preconiza para se escolher os dirigentes. Mas não me venha dizer que têm de ser honestos, dignos, desinteressados dos bens materiais, castos, de trato educado, etc. Queria saber dos “mecanismos”, não das virtudes, porque, destas todo o Tuga é excedentário, pelo menos em juizo próprio, tendo a “mala pata” de serem os dirigentes recrutados nos piores entre os piores de nós….
    Tá bem? Obrigadinho.

    Gostar

    • carlos alberto ilharco permalink
      17 Janeiro, 2018 13:38

      O post é de Sérgio Barreto Costa.
      Convêm ler com mais atenção.

      Gostar

  4. 16 Janeiro, 2018 21:13

    os adolescentes também leêm tudo a correr 🙂 🙂 o autor do post não se chama victor nem cristina , é Sérgio…. está tudo doido.

    Gostar

    • alex.soares permalink
      16 Janeiro, 2018 22:27

      O licas é assim, um burro velho que já não puxa carroças. Come palha seca e clama por água fresca, pois o vinho deixa-o desorientado.
      Mas para lá vamos nós todos, se não formos antes e sem ser a pé.
      Entrementes, o Salazar era mau muito mau. Porquê? Porque era sal + azar. Pessoa dixit. E quando chove derrete-se o sal e fica só o azar.
      Olha! Parece que já choveu. Mas que bom. Não, mas que mau.
      Semos todos uns grandes poetas, ganhamos é poucochinho. Mas pelo menos estamos bem orientados e já sabemos o caminho para o buraco. Onde tudo começa e tudo acaba, mais outra vez.

      Liked by 2 people

  5. Juromenha permalink
    16 Janeiro, 2018 23:18

    Falta a candinha para o retrato ficar completo – o retrato da “justiça” da paróquia, bem entendido…

    Gostar

  6. licas permalink
    17 Janeiro, 2018 01:43

    Nós sabemos, desde há muito, onde vos doi: ele, o Pai da Pátria, deixou-vos na órfandade pelo que passastes a choramingar com saudades inconsoláveis dos bons velhos tempos.
    Lúbreges trastes…

    Gostar

  7. licas permalink
    17 Janeiro, 2018 10:36

    Rasputine PERMALINK
    17 Janeiro, 2018 04:32

    Pois foi, Quando lá foi, viu-me lá porventura?

    Gostar

  8. carlos alberto ilharco permalink
    17 Janeiro, 2018 13:39

    A posição corporal do senhor “engenheiro” Sócrates e o não se ver a outra mão, leva-me a acreditar que está metida no bolso do cavalheiro à sua esquerda que não sei quem é.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: