Saltar para o conteúdo

A Nova Reforma Agrária Está em Marcha

2 Março, 2018

Quando um Governo, seja ele qual for, depois de anos consecutivos a fechar os olhos a uma legislação que é de 2006, dá um ultimato às populações para no espaço de um mês, cumprir com a limpeza dos terrenos ou ter avultadas multas para pagar, não está a zelar pela prevenção aos incêndios, está a pôr em marcha uma reforma agrária ao estilo do PREC.

Porque sabemos todos que a maioria dos privados com terras são gente idosa que vive sozinha, com parcos recursos que foram herdando e investindo em terras para dali criar seu próprio sustento. Que por outro lado, metade do país ardeu tendo deixado proprietários sem nada da noite para o dia e como se já não bastasse, ainda nem sequer foram indemnizados pelo Estado que faliu negligentemente no seu dever de protecção. São gente sem meios imediatos que se não forem ajudados, serão obrigados a abandonar suas terras. Tal e qual como no Verão Quente mas desta vez, sem violência.

Se assim não fosse, ao invés dum ultimato, fariam antes um pedido às Juntas Freguesia para fazer um levantamento das intervenções a fazer. Incumbiriam essas mesmas autoridades locais a proceder às limpezas para cumprir o prazo e depois, com mais tempo, identificar os proprietários  em dificuldades, apoiá-los financeiramente e aos restantes, apresentar a conta dos serviços à cobrança. Assim, o Estado que se diz social, estaria a fazer prevenção séria e não saque oportunista  às terras alheias. Um Estado que apoia gente que não trabalha, porque não pode apoiar quem detém floresta e paga IMI?

Já se previa que isto ia acontecer quando os partidos que compõem este Governo se juntaram para discutir a posse compulsiva dos terrenos “abandonados” após os incêndios de Junho 2017 justificando com a necessidade de avançar com a reforma florestal. Ironia das ironias, mal sabiam que meses mais tarde seria o próprio Estado a estar na berlinda ao deixar arder o Pinhal de Leiria, provando ele próprio ser irresponsável e incumpridor da lei. Em que ficamos? Podemos nós privados à luz do que pretendem aplicar ao povo, apropriar  os terrenos do Estado que são a maioria no país e todos eles ao abandono? Claro que não! Aqui em “Portugalzuela” a lei quando é feita não se aplica ao Estado que nunca a cumpre e muito menos é responsabilizado por isso. Somos uma “Venezuela da Europa” governada por comunistas, estão a ver? Eles podem tudo, nós nada.

E claro, como não podia deixar de ser, a medida já começou a ter os efeitos pretendidos: muitos proprietários estão a oferecer as terras às Juntas de Freguesia. Querem melhor PREC que este, sem armas e sem sangue? É ou não é este Costa marxista melhor do que a encomenda?

O plano que se iniciou com a mudança de todas as chefias da ANPC para boys incompetentes, depois se prolongou com a falta de socorro  comprovada do Estado em Pedrógão Grande no  Relatório do Professor Universitário,  Xavier Viegas e se repetiu em Outubro para consumir no total cerca de metade do país,  juntou-se agora o ultimato das limpezas. Enfim, o plano perfeito para o Estado tomar conta da floresta e oferecê-la aos lobbys do costume, aos amigalhaços de sempre. O tempo dirá brevemente o que esconde estas políticas.

Sem surpresa num país que está no TOP do mais corrupto da UE e único a ser governado com comunistas.

 

 

 

 

 

 

Anúncios
23 comentários leave one →
  1. JP Ribeiro permalink
    2 Março, 2018 11:44

    As propriedades que pertencem ao Estado estão regra geral no mais completo abandono: mato por todos o lado, silvas a cobrirem os sobreiros cuja cortiça é extraída às três pancadas, incêndios descontrolados, etc, etc, mas os súbditos é que tem de ter as matas limpas. Este regime está morto mas a oligarquia não sabe e vai-nos extorquindo as ultimas gotas de sangue. E admiram-se com os 60% de abstenção?

    Liked by 1 person

    • 2 Março, 2018 17:43

      O Pinhal de Leiria era limpo com assiduidade, ao que me dizem. Tinha (e isso eu via quando lá passava, nas estradas secundárias) aceiros corta fogos.

      E ardeu em três dias.

      Gostar

      • LTR permalink
        2 Março, 2018 19:03

        Não há realidade que resista à fantasia do PM que vendeu o país à extrema esquerda e que depois de ir de férias durante o pesadelo, entende agora que o assunto é importante. Ainda há uns meses o ministro das obras públicas dizia que aqueles pinheiros ao lado da estrada onde morream pessoas calcinadas estavam conforme as regras. A lavagem cerebral do tipo venezuelano segue alegrete.

        Liked by 1 person

      • Monti permalink
        2 Março, 2018 19:48

        Negativo.
        Tinha há anos mais de uma centena de trabalhadores em funções permanentes, agora reduzidos a umas poucas dezenas.

        Deu no que deu.

        Gostar

      • 3 Março, 2018 12:01

        O Costa das Castas dominantes, em 2006, decidiu extinguir a carreira de guarda-florestal…
        No Verão Quente dos idos anos 1974/1975, pululavam Iluminados que afiançavam que os Guardas Florestais eram a PIDE das Florestas… Para arregimentar mais crentes estipulavam: «A Floresta é do POVO»…
        O que se abandonou foi o trabalho contínuo, trabalhoso, cuidadoso de nas várias vertentes se tratar da floresta e envolvente. Isso dá trabalho, mas não dá votos… (guardas-florestais/guarda-rios/cantoneiros).
        – «O regime encontrou um país verde e quis à viva força que a paisagem regressasse à terra escalvada do séculoXIX. Este regime é uma maravilha.
        Não, a floresta europeia não está em regressão, mas em expansão. A excepção é Portugal. Porquê?».
        A solução do ‘Poucochinho’: Refugiados a limpar as florestas (que ninguém ainda viu, mas ele propalou)…

        Liked by 1 person

  2. JgMenos permalink
    2 Março, 2018 11:58

    Há que lembrar que houve um projecto que a Cristas lamemtávelmente deixou na gaveta de criar uma qualquer compulsiva agregação de terras para exploração racional de floresta.
    Que as terras abandonadas seja postas a concurso público de exploração florestal promovidos pelas autarquias e que esse rendimento, se não reclamado por quem é proprietário reverta para as autarquias, seria uma solução correcta.
    Com a comunada, não tardam as expropriações, as empresas públicas, tudo temperado com uns ajustes directos que deixam proprietários só com direito a IMI.

    Liked by 1 person

  3. LTR permalink
    2 Março, 2018 12:29

    Chega ao ridículo de o PM perguntar no parlamento, muito ofendido, por que não cumpriu a direita com a lei do governo de 2006. O pobre coitado não deve saber quantos metros quadrados há num Km^2. Enquanto não mandou cimentar, já não está mal, mas aguardemos pelas primeiras construções.

    Liked by 1 person

  4. 2 Março, 2018 15:24

    É o socialismo -habituem-se!
    Só se indigna quem não tem um indício do que seja socialismo. em Portugal, o socialismo tinha sido posto numa gaveta, à espera de melhores dias. Chegou o tempo e o PS como sempre desejou juntou-se numa frente de esquerda.

    Chatice: Trump foi eleito; os Visegrad 4 já são 6; o Estado da Baviera e a CSU bufam contra a tonta da ‘Mutti’. Vamos ver quem virá a seguir…

    Liked by 1 person

  5. ABatista permalink
    2 Março, 2018 15:46

    Cristina, apoio a 100% e acrescento como nota de rodapé : Não é por acaso que o Costa está tão empenhado na aplicação forçada do DL 124/2006, que por acaso tem a assinatura dele ! Ao longo destes últimos 20 anos ouvi tantas ideias geniais para combater incêndios florestais : Desde os telemóveis a distribuir aos pastores (A. Guterres), até aos drones feitos numa escola técnica de Leiria, o resultado são mais e maiores incêndios!
    Falou-se muito também na prisão sasonal de incendiários, e aqui chagados gostaria que os jornalistas que frequentam este blogue indagassem quantos estão sujeitos a esse inovador regime? É que depois deste alarido todo, chega-se à conclusão que os únicos culpados pelos incêndios florestais são os proprietários ! Ninguém fala dos incendiários ?
    O governo esforçou-se bastante a tentar demonstrar que o grande fogo de Pedrógão teve origem “natural”, mas não convenceu! Além disso, ainda que assim fosse, e os outros que contribuíram para a dispersão dos meios ?

    Liked by 1 person

  6. 2 Março, 2018 16:04

    “Quero, posso e mando !” O Estado (no caso este desgoverno) não cumpre ? — culpa doutros, sempre doutros, e a potente máquina propagandística e de lavagem de responsabilidades se encarregará de bovinizar a populaça-NADA.

    Gostar

  7. Artista português permalink
    2 Março, 2018 18:56

    Tudo abandonado. Até as políticas. Andam a reboque dos acontecimentos e reagem à bruta porque não sabem reagir doutro modo. Prevenir é coisa que desconhecem. É o oito e o oitenta. Está-se ante um regime bi-polar!

    Liked by 1 person

    • LTR permalink
      2 Março, 2018 19:11

      O facto de se ser de extrema esquerda e de se estar ao mesmo tempo no PS tentando passar por grande democrata e estadista também não ajuda. Em termos neuronais é muito complicado para os intestinos. 🙂

      Liked by 1 person

  8. LTR permalink
    2 Março, 2018 19:08

    A avaliar pelo número anormal de queimadas que em volta das estradas em Fevereiro, e tendo em conta que os especialistas da florestas sabem perfeitamente a que se deve parte muito importante dos incêndios, se as multas começarem a chegar estou para ver o caldeirão em que estes tipos se meteram.

    Gostar

  9. 2 Março, 2018 20:22

    “Isto está tudo ligado”, cada vez mais interligado ! Acabei de ler a entrevista do Pinto Monteiro ao Público (de ontem) e reforcei a convicção de que há um plano, um esquema para RETIRAR Joana Marques Vidal do cargo. Com a conivência do MCThomaz.
    Salgados, sócrates & friends podem dormir descansados, e o que a Cristina Miranda coloca aqui e noutros posts é, para a camarilha governamental e outra, “só um post”.

    Gostar

  10. licas permalink
    2 Março, 2018 20:46

    MJRB PERMALINK
    2 Março, 2018 16:04

    Bovinizar
    Salazar alcançou, por mérito próprio, o galardão do Palhaço da Europa, para gaudio dos compatriotas e também de todos Democratas europeus os quais assistiam incrédulos a um país sob um regime notoriamente ditatorial exercido sobre uma população inerme.
    O cúnulo do espectáculo foi quando tentou impingir nos discussões na ONU que Portugal não era detentor de Colónisa mas sim constituído por Provincias, uma Europeia, outras Ultramarinas: O Ditadorzeco Palhaço Pobre, com dedos já anquilosados, atabalhoadamente, tentando executar risível número de baixa prestigiditação.
    (e assim vivemos por décadas e décadas de vergonha perante o mundo)

    Gostar

  11. JCA permalink
    3 Março, 2018 01:15

    .
    Um bocado atabalhoado, limpar o quê ? Onde ? Portugal duma ponta à outra ?
    .
    Toda a gente sabe que pelo menos quase do Tejo ao Douro o fogo já limpou tudo.
    Restam cadaveres de sobreiros, oliveiras, castanheiros, carvalhos etc que tinham centenas de anos
    .
    Sem duvida que o Governo recem-chegado acionou um processo indemnizatorio de rapidez louvavel e inedita entendendo que o Estado falhou ocasionando a destruição de pessoas e bens numa dimensão nunca vista desde o terramoto de 1755.
    .
    Outra coisa em diferente é
    .
    a limpeza de estradas e matas do estado,
    .
    circulos de eventual segurança à volta de aldeias que não são panaceia absoluta contra incendios se o estado falhar outra vez no combate ao fogo
    ..
    planos de autodefesa pra fuga e proteção local contra o fogo em cada aldeia no caso de incendios florestais
    .
    apostar numa reflorestação fantasia que só existirão daqui a umas dezenas de anos (!?)
    .
    modificar o matagal bravio substituindo-a por sementes doutras especies mais verdes em vez de silvas etc de elevada combustibilidade
    .
    garantir ramais de abastecimento eletrico subterraneo em vez da pelintrice barata de postes e fios aéreos para as populções terem àgua tirada por motores eletricos dos poços para combate aos fogos

    etc
    .
    claro que há muito a fazer e bem alem da panaceia em curso do ‘limpa-limpa’ necessário mas muitissimo incompleto para
    .
    Portugal se há fogo, calou ou frio surge como um País resolvido como se fosse noutro planeta.
    .

    Gostar

  12. JCA permalink
    3 Março, 2018 01:28

    .
    E é claro que a questão politica dos incendios de Outubro encerram um potencial de destruição de vitorias eleitorais previstas
    .
    e mesmo com dinamica capaz de provocar eleições antecipadas.
    .
    Nos eleitores é mesmo o fator politicamente de importância decisiva muito acima dos sucessos economicos, reposição de salarios e carreiras de funcionalismo publico garantidas pela forma austerista aplicada por Passos, limpeza financeira na Banca falida e demais politico em curso.
    .
    Tem a ‘ameaça nuclear’ de destruição do quadro Situação/Oposição de hoje insensivel a qualquer psi-op comunicacional que se tente.
    .
    É o melindre que sugere estar a ser encarado com enorme ligeireza porque dá mau resultado para o bem ou para o mal do quadro politico a berve prazo (temos eleições em cima).
    .

    .

    .

    Gostar

  13. Castrol permalink
    3 Março, 2018 17:01

    Revoltante!!!

    Se o Estado fosse uma pessoa de bem, que não o é e já nem disfarça que é, a limpeza à volta das casas isoladas e das aldeias, seria assegurada pelos sapadores florestais e pelas Câmaras Municipais.

    Ou não é a defesa da população uma obrigação do Estado??

    Gastava-se mais em prevenção e menos em combate aos incêndios.

    Com esta atitude, o Governo deu início a uma das mais agressivas caças à multa da história, com os resultados que por aí se vêm: proprietários a cortar espécies protegidas e até fruteiras, com os preços da limpeza a disparar para valores absurdos!!!

    Um País de mansos, governado por incompetentes e corruptos.

    Liked by 1 person

  14. 3 Março, 2018 21:08

    Yo soy de Olivença.

    Gostar

Trackbacks

  1. A Nova Reforma Agrária Está em Marcha – PortugalGate

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: