Saltar para o conteúdo

A normalização da extrema-direita operada pelo Bloco de Esquerda

23 Janeiro, 2019

Dentro do esforço pré-eleitoral que o Bloco de Esquerda tem feito para se posicionar como «partido credível» para um eleitorado mais moderado, surgiu nos últimos dias a campanha que o pretende afastar da imagem de ser um partido de extrema-esquerda. Conceito identificador rejeitado por Catarina Martins como «ofensivo», preferindo o adjectivo de «esquerda radical».

No âmbito dessa campanha,  o Público foi ouvir «especialistas», os quais apontam para a localização do BE como sendo de «esquerda à esquerda», rejeitando eles também o epíteto de extrema-esquerda. E porquê? Explica um dos «especialistas» que «a extrema-esquerda(…) considerava que a transformação social só podia ser feita por via revolucionária, envolvendo luta armada e violência e não respeitando as constituições e a democracia, tal como a extrema-direita». Quem o diz é o «sociólogo» Boaventura Sousa Santos. O outro «especialista» ouvido para o efeito, António Costa Pinto, concorda e afirma que a extrema-esquerda «correspondia à tripla dimensão revolucionária do marxismo, de uma prática política de esquerda revolucionária».

Em consequência, para estes «especialistas», de igual forma não existirão na Europa quaisquer movimentos políticos relevantes de extrema-direita, pois que nenhum é revolucionário ou defende a via armada e a violência como estratégia política, todos respeitando as constituições e as instituições democráticas. Aqueles partidos que a imprensa classifica como «extrema-direita» afinal para o Bloco e para Catarina Martins serão apenas movimentos ou grupos políticos de direita radical ou na versão de Boaventura Sousa Santos, partidos políticos de direita à direita.

 

Anúncios
34 comentários leave one →
  1. R. Cardoso permalink
    23 Janeiro, 2019 11:02

    Não querendo menosprezar este artigo (e sua devida importância), do que tenho visto por várias zonas da “blogoesfera”, encontro muito pouco a respeito deste deboche que finalmente e oficialmente (pelo menos numa pequena parte) se verificou (e verifica?!) na CGD! Não são ideologias para um lado ou para o outro, teorias daqui ou dali: são milhões de euros que nos saem do bolso!!! E neste dia na “comunicação social” a predominância dos comentários do leitores recai sobre o golo mal anulado ou não ao SLB????? E nas notícias sobre esse sorvedor de dinheiro quase nada???? (Para não falar das demais “escandaleiras” que pelos vistos passam ao lado…) Possa que povinho tuga este, de alto a baixo e de um lado ao outro… Infelizmente na sua grande maioria apenas está a pedi-las: tão “tenrinhos”, tão fáceis de levar, tão tentador! E ainda se admiram da classe de desgovernantes que temos!

    Liked by 2 people

    • Velho do Restelo permalink
      23 Janeiro, 2019 12:26

      Isso tem uma explicação. Por aqui circulam políticos e avençados de políticos com alvos bem definidos. Poucos serão independentes, e por isso com suficiente espaço de manobra para criticar actos do circulo do poder em geral. Ora acontece que as asneiras da CGD abrangem os 360º do circulo, e ninguém gosta de dar tiros nos pés … 🙂
      Mas tenho esperança que algo vai aparecer, e para “malhar” não faltará quem certamente.

      Gostar

      • R. Cardoso permalink
        23 Janeiro, 2019 13:35

        Inevitavelmente (e felizmente) surgirá! Só espero que ainda a tempo de salvar alguma coisa! Correntes políticas, ideologias e afins… bla bla bla… Duas faces da mesma moeda! Princípios, valores, ética, honestidade, competência e afins nem vê-los!

        Gostar

    • 23 Janeiro, 2019 15:18

      R.Cardoso,

      se quiser esteja atento (estejam atentos também os restantes comentadores) aos momentos em que são divulgadas notícias incómodas para governos: ontem houve um SLBenfica-FCPorto, hoje um SBraga-SportingCP. Mais uma vez o futebol, tão protegido pelas Finanças, pela justiça, por governantes, a servir de distração, aliás diária. Hoje, na rua e por diversas vezes, na pastelaria e no restaurante, só ouvi falar do jogo de ontem e da arbitragem.
      Não por acaso o Vieira anda muito chateado (sem vergonha), porque também faz parte do rol de “notáveis” devedores.
      Já prescreveu o caso do Vale Azevedo que deveria ser punido por causa de 1 milhão mais uns trocos de 200 mil que lesou o SLBenfica. O comendador e “cidadão exemplar” Ronaldo desviou 150 milhões, paga, por condenação do tribunal ao Fisco espanhol 18 milhões e ri-se, claro !
      (Muitos tugas, incluindo os pagantes de falcatruas doutros, invejam e perdoam mega-vigaristas).

      Liked by 2 people

      • R. Cardoso permalink
        24 Janeiro, 2019 11:46

        MJRB, só posso concordar em pleno consigo!

        Gostar

      • Daniel Ferreira permalink
        24 Janeiro, 2019 18:45

        MJRB, o futebol é peça central na manipulação da sociedade de hoje.

        Men are fools, women are tools!

        Give them bread and circuses and they will never revolt!

        Gostar

    • Alberto Silva permalink
      23 Janeiro, 2019 18:51

      Olha, parece que vamos ter um partido novo, o Chega.
      É pena, devia chamar-se Chega e Sobra:

      Gostar

      • 23 Janeiro, 2019 20:04

        Para mim, o Chega é a aventura de um oportunista maníaco. O SLBenfica até para isso e esses serve como cartão de visita…

        Gostar

      • Alberto Silva permalink
        24 Janeiro, 2019 14:08

        Viva o André Ventura!

        Gostar

  2. weltenbummler permalink
    23 Janeiro, 2019 11:15

    o mamadu e outros fabricantes pretos de racismo branco são de extrema-direita.
    tenho amigos pretos, amarelos, castanhos

    Gostar

  3. Luis Lavoura permalink
    23 Janeiro, 2019 11:42

    E de facto é assim mesmo, os partidos que são comummente apodados de “extrema-direita” nos mídia não são de facto extrema-direita, são somente partidos nacionalistas e xenófobos. São partidos que respeitam a democracia (tal como o Bloco de Esquerda) e que não atuam de forma violenta (tal como o Bloco de Esquerda).

    Gostar

    • A. R permalink
      24 Janeiro, 2019 00:22

      Oh, camarada apoiante da ditadura cruel de Chavez:
      O BE apoiou o regime Venezuelano;
      não denunciou a fraude eleitoral;
      não denunciou o assalto de Chavez ao Supremo Tribunal alterando a sua constituição para impor a ditadura;
      não lamentou a negação do referendo revocatório a Maduro;
      não denunciou a retirada de poderes à assembleia;
      não denunciou o encerramento da comunicação social não afecta ao regime;
      não lamenta as dezenas de mortes em manifestações;
      não repudia a linguagem de ódio e ameaças de Baldé;
      não denunciou o assédio dos seus caciques a Passos Coelho e família no Algarve;
      não denuncia a repressão e as mortes da ditadura da Nicarágua;
      não lamentou os cortes de pensões dos gregos em 50%;
      não lamentou o assalto aos media do Sr Tsipras

      e respeitam a Democracia e não actuam de forma violenta?

      Deves andar a dormir não é? Ou serás hipócrita?

      Liked by 2 people

  4. 23 Janeiro, 2019 14:13

    Muito bem. Gostei.

    Gostar

  5. Jornaleco permalink
    23 Janeiro, 2019 14:46

    Isto significa o seguinte. Se a Catarina perversa, incompetente, ignorante e decadente, que quer construir aqui na terra o inferno dela para nós, afirmar, que a lua é quadrada, ela é quadrada?

    O Público é um jornal mentiroso e incompetente. A lua não é quadrada. Catarina uma mentirosa.

    Com esses tipos, nunca haverá liberalismo inteligente e a sério em Portugal, com verdadeiro respeito perante o próximo.

    Gostar

  6. PiErre permalink
    23 Janeiro, 2019 14:47

    O que eles estão todos a seguir é a cartilha de Antonio Gramsci. Todos eles a seguem, sejam os de direita ou os de esquerda, em quase todo o mundo.
    Por este caminho, o marxismo está a vencer.

    Gostar

  7. PiErre permalink
    23 Janeiro, 2019 14:55

    E depois há outra coisa: as elites académicas parece que nunca ouviram falar de António Gramsci. Ou seja, estão afogados em Gramscismo da cabeça aos pés e não dão por isso.
    É de loucos.

    Gostar

    • Daniel Ferreira permalink
      23 Janeiro, 2019 16:01

      Meu caro, todos eles estão TOTALMENTE conscientes dos doentes genocidas que fundamentaram as ideias para a insanidade que seguem. Parte do “pacto” é dizerem que não sabem de nada. Não se deixe enganar pelos truques mais simples da escumalha.

      Gostar

  8. Daniel Ferreira permalink
    23 Janeiro, 2019 16:00

    Para a esquerda QUE ODEIA DE MORTE este país e tudo o que ele representa, qualquer coisa parecida com a normalidade destes 850 anos de História deve ser apagado porque é extremista… Temos os maiores CRIMINOSOS que alguma vez existiram neste país a governá-lo para destruí-lo.

    E amigos, a coisa fica BEM MAIS SÉRIA quando aqueles 2 paus mandados chamados Merkel e Macron assinaram este FIM DE SEMANA um acordo para criar um exército “””EUROPEU””” para combater (sim, com armas e tudo mais) os populistas, que somos todos NÓS!!!! Tendo em conta que o Rothschild poster boy Macron diz sem se rir que não existem “Franceses Nativos”, fica para os senhores leitores pensarem que “Europeus” irão constituir esse exército que não hesitará em disparar sobre os outros “Europeus”.

    Ah, e já ouviram falar naquele Pacto de Migrações que os TRAIDORES deste país assinaram, dando TODA a soberania (que sobrava, se alguma) àquele culto de proxenetas da pobreza e miséria que é a org. (((Nações Unidas))), que ninguém elege e responsabiliza, o poder de trazer para cá, com a cadência, timming, número e origem QUE ELES BEM QUISEREM, de uma lista de mais de 2 BILIÕES de países que constam dos piores países que existem? A Europa já está em cacos com meia dúzia de milhões de invasores e acreditem quando vos digo, a INVASÃO a sério ainda nem começou.

    Não há nem NUNCA houve maior grupo de genocidas na História como aquele que subornam os políticos. O Globalismo é a legitimização da nossa própria destruição. E havemos de pagar impostos até estarmos todos destruidos.

    Liked by 1 person

    • Daniel Ferreira permalink
      23 Janeiro, 2019 16:04

      Errata: “2 Biliões de pessoas de países”

      Gostar

    • Jornaleco permalink
      24 Janeiro, 2019 02:09

      @Daniel

      Citação: “[…] já ouviram falar naquele Pacto de Migrações que os TRAIDORES deste país assinaram, […]”

      Sim. Aqui no blogue houve uns bons artigos sobre esse assunto. Mas um pouco tarde demais. Salvo erro. O que escreveram antes, não sei bem.

      Eu estou muito bem informado, sobre tudo isso. E sobre os crimes regulares e brutais (facadas, inúmeras violações de mulheres por 10 a 15 tipos, um atrás do outro, tudo raça muçulmana) que são ocultados por toda a esquerda racista e mentirosa, que protegem o criminoso e odeiam o ser humano, que não quer partilhar os mesmos costumes como a criminosa e estúpida Catarina M. e essa canalha toda, que merece o inferno.

      Na Austria morreram várias mulheres, em pouco tempo, cinco salvo erro. Tudo à facada. Na Alemanha também é regular. A polícia tem ordens de mentir. As estatísticas são manipuladas, não valem um corno.

      O António Vitorino foi nomeado pela estúpida Merkel para liderar o processo desse diabólico Pacto das Migraçóes, sem consultar o povo, que ordena. O outro António, que nunca na vida trabalhou a sério, o outro engenheiro burro, cujo nome é Guterres, também trabalha para destruir tudo isto. Os maçónicos estão por detrás disto tudo. Até o papa actual é ateu e odeia os cristãos. Os maçonicos, os piores inimigos da fé cristã, de todo o mundo, amam este falso papa. Isto é perverso.

      É provado, que a Merkel, a primeira ministra alemã e altamente estúpida, afirmou uns anos atrás, que o dito multiculturalismo não (!) funcionava. E agora anda a fazer o contrário e a querer obrigar o resto desta Europa a fazerem coisas que as pessoas certamente não querem.

      A Inglaterra (Grã-Bretanha) já tem um grave problema com o Islão. Dizem que o actual ministro do interior é muçulmano, um racista. Londres é governado por um muçulmano racista do partido socialista. Berlim (Alemanha) e outras cidades já são controladso por bandos estrangeiros e escrupulosos. Só um em cada 4 imigrantes ilegais é que quer trabalhar. Todo o resto não faz nada e vive melhor que muitos alemães. Integrar, respeitar os valores nossos, não querem. Só querem o nosso dinheiro. Existe um caso, de um imigrante, que recebe 300.000 euros por ano, sem trabalhar. Tem várias mulheres e muitos filhos. Tudo isto é contra a lei alemã, mas os juízes maioritariamente esquerdistas incompetentes e cobardes, ignoram a lei existente.

      Eles nunca irão respeitar os nossos valores. Quem negar esta afirmação, não sabe do que fala. Eles não nos respeitam, e alguns cabrões querem obrigar-nos à força e com a arma da mentira, a conviver com os nossos inimigos, em Europa?

      O Erdogan está a preparar, pela terceira vez, a fundar um partido na Alemanha, para unir os imigrantes em torno de um partido, que diz abertamente, querer conquistar e dominar a Europa. Isto é tudo perverso. Completamente doido.

      Ao contrário, na Turquia não é possível construir uma igreja cristã! Para não falar de um templo para os ateus.

      A estupidez reina em Bruxelas e em Lisboa. Não há dúvida nenhuma.

      Gostar

      • Daniel Ferreira permalink
        24 Janeiro, 2019 13:28

        Caro Jornaleco,

        Inglaterra, França e Alemanha à MUITO que passaram o ponto de não retorno. É totalmente escandaloso o que se está a passar por lá, CENTENAS DE MILHARES de mulheres e crianças já foram brutalmente violadas mas a Naide Gomes ter sido barrada na porta duma disco é que é grave.

        Inglaterra e Suécia então, já estão oficialmente na lista do Califado. Em França a organização “Les Napolleons” (mais uma fraude perpetuada pelos contadores de ficção tornada realidade da maçonaria) que tem como objetivo único adaptar a sociedade francesa para o Islão. Aqui aceitam-se apostas qual será.

        Este papa, bem como TODOS os orgãos dirigentes da UE não são ateus… nem são cristãos.

        A malta esquece que o CULTO que governa tem como objetivo ÚNICO destruir o nosso lema fundalmental: “Deus, Pátria e Família” – O tridente mais importante deste País. São psicopatas da pior espécie que acham que não deve haver nada mais Divino que eles próprios. Cadeia era desperdício de recursos para esta gente.

        Os maçons são irreversívelmente DOENTES, mas infelizmente não são os piores. Portugal sempre foi um centro de operações dos cultos ao longo destes 850 anos, mas piorou bastante na primeira metade do século XIX.

        Gostar

      • Daniel Ferreira permalink
        24 Janeiro, 2019 13:37

        Claro que eles nunca irão assimilar os valores daqui: é esse o objetivo disto tudo!! A europa tem várias linguas, culturas e tradições por isso nada melhor do que importar gente que não aceita mais nada a não ser a deles. Veja isto como um mínimo múltiplo comum a ser empregue nos vários países. Malta totalmente iletrada que não quer saber quem governa desde que cheguem os benefícios. O perfeito para a escumalha que não vale absolutamente nada

        Gostar

      • Daniel Ferreira permalink
        24 Janeiro, 2019 14:08

        Só mais uma coisinha: Eles não “Odeiam o ser humano”…. É bem pior que isso: Os cristãos para eles NÃO SÃO HUMANOS, somos menos que animais!

        E não interprete isto no sentido figurativo porque eles também não! Não é por acaso que já sofre mais repercussões legais se abandonar um animal em casa do que um idoso! Isto é bem literal…

        E é por isso que para eles as DEZENAS e DEZENAS de milhões de CRISTÃOS assassinados na primeira metade do século passado não é relevante: Matar não-humanos nunca foi pecado para eles. Terem sido 10 ou 10 milhões é igual, para eles foram ZERO.

        Gostar

  9. CASTANHEIRA permalink
    23 Janeiro, 2019 19:26

    Daniel Ferreira
    foi assim , tambem , que o grande imperio romano se auto -destruiu . Invasão pacifica de barbaros que procuravam uma vida melhor . Aumento de impostos foi tao brutal que no secIII AD os romanos largavam casas , terrenos , tudo para fugir à Autoridade Tributaria da época. Com o declinio economico vieram as invasoes violentas dos barbaros que aliados aos que ja la estavam o aniquilaram de vez .
    A europa segue o mesmo caminho e portugal ( os seus irresponsaveis governantes ) mesmo não tendo capacidade para ajudar ás suas camadas populacionais mais improdutivas arroga-se ao displante de importar mais improdutivos de países arabes os quais não temos condiçoes de acolher pois ja ca temos muitos como se tem visto ultimamente em bairros de “lata” no seixal , setubal ,loures etc

    Gostar

    • Luis permalink
      23 Janeiro, 2019 21:04

      Segundo Pierre Grimal o «estado mental» dos bárbaros era distinto do dos cidadãos de Roma e dos povos romanizados (como os ibéricos). Viviam no Império mas mentalmente, culturalmente, continuavam bárbaros.

      Gostar

    • Daniel Ferreira permalink
      24 Janeiro, 2019 13:31

      Castanheira, a civilização Europeia está a ser destruída da mesma forma e pelas mesmíssimas pessoas que foi a civilização Romana.
      Quem não estuda a História, está condenada a repeti-la. Seguiram-se quase 1000 anos de Inferno na Terra.

      Gostar

  10. JgMenos permalink
    23 Janeiro, 2019 19:51

    A ‘esquerda à esquerda’ é aquela coisa que acredita na sua liberdade de condicionar a liberdade de todos: sem propriedade, dependentes do Estado, subordinados aos regulamentos dos ‘queridos’ líderes.
    Por outras palavras, comunas anticonstitucionais, candidatos a tiranos, subespécie de totalitários.

    Gostar

  11. 23 Janeiro, 2019 20:12

    Será que o MarceloCarmonaThomaz tem a consciência da vida difícil na Venezuela de cerca de 500 mil portugueses ? Estará a ver nesta noite o que presenciamos nos telejornais inclusivé doutros países, das impressionantes manifs para a destituição do Maduro ?
    Oito países já reconheceram hoje Guaidó como Presidente. O que espera o MCThomaz (que tem a mania de ser conhecido e respeitado em toda a Europa), para iniciar urgentemente contactos com a União Europeia para uma decisão apoiante ao Guaidó e reanimar os potugueses na Venezuela ?

    Gostar

    • Luis permalink
      23 Janeiro, 2019 21:02

      Espero que seja o fim do financiamento para os partidos de extrema-esquerda. Acabou o dinheiro para o Podemos. Sem o Maduro no poder e em o PT a governar no Brasil a extrema-esquerda ibérica terá dias muito difíceis pela frente.

      Gostar

      • Daniel Ferreira permalink
        24 Janeiro, 2019 13:54

        Caro Luís,

        a extrema-esquerda ibérica é patrocinada pela UE, logo os recursos são praticamente infinitos. Para ajudar à festa, temos o senhor Soros, os maçons (que os idiotas inúteis daqui são uma sucursal dos “Les Guerients”, o percursor do “The Grand Orient”) e claro, last but not least, os “petro-dolares” angolanos, que trabalham avidamente para esta conquista, não esquecendo que a “nossa” ministra da Justiça (da JUSTIÇA!!!!!) é da família que patrocinou, incentivou e executou o ódio e assassinato dos “pulas” em Angola na década de 70.
        O facto de que este governo assinou um acordo (leia-se suborno) com uma comédia de Nação chamada Arábia Saudita, que tem na sua constituição a execução IMEDIATA de qualquer pessoa que envergue a cruz de Cristo já devia falar horrores sobre o que querem esta gente para o nosso povo.
        Mas já ficam a saber porque é que aquele que os portugueses ELEGERAM como o mais importante Português de sempre – um tal de D. Afonso Henriques – está com os dias contados no ensino.

        Esta conquista foi feita sem disparar uma única bala. E como em 100% de todas as Guerras passadas, sempre que os invasores ganharam, seguiu-se a recompensa – assalto às mulheres e crianças. Eles ganharam isto JUDICIALMENTE e agora vêm buscar o que acham ser seu. Portugal demorou 850 anos a tombar, já não é mau.

        Gostar

    • 24 Janeiro, 2019 08:39

      Esperar significa ter vontade. O homem não tem vontade. Tem aleivos.

      Gostar

  12. Artista português permalink
    24 Janeiro, 2019 10:38

    A barafunda do género passou para os partidos políticos? A geringonça tornou-se uma grande lavandaria.

    Gostar

  13. Expatriado permalink
    24 Janeiro, 2019 15:48

    A margem Sul do Tejo…

    https://amigodeisrael2.blogspot.com/2019/01/a-intifada-da-margem-sul.html

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: