Saltar para o conteúdo

Uma “família” sem vergonha

25 Fevereiro, 2019

Não há mais nenhum caso como o nosso na Europa. Nenhum. Somos manifestamente uma “República familiar” onde quase todos os parentes do PS têm lugar no governo. Uma vergonha que nos coloca ao nível dos países mais corruptos e ditatoriais mas que não envergonha nadinha o PS que usa e abusa do nepotismo para se instalar e perpetuar-se no poder. Isto não é uma democracia. Isto é um “polvo”. Uma “família siciliana”. Um negócio.

Não lembra nem ao diabo ter no mesmo governo a família inteira Vieira da Silva:   pai,  mãe e  filha. Como não lembra ter inúmeros cônjuges, filhos, noras, irmãos e amigos (estes nunca podem faltar). Preparados para a lista extensa? Aqui vai:

  • João Gomes Cravinho, ministro da Defesa, é filho do ex-ministro João Cravinho;
  • António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, é irmão de Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS;
  • Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, é marido de Ana Paula Vitorino, ministra do Mar;
  • Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, escolheu recentemente o advogado Eduardo Paz Ferreira para presidir à comissão que vai renegociar a concessão do terminal de Sines (em cima da mesa: 100 milhões de euros para expansão do terminal);
  • O advogado Eduardo Paz Ferreira é marido da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem;
  • Maria Manuel Leitão Marques, que agora deixou o governo, irá ocupar em Junho o cargo de deputada do PS no Parlamento Europeu;
  • Esse cargo já antes foi ocupado pelo seu marido, Vital Moreira;
  • A mulher do eurodeputado Carlos Zorrinho, Rosa Matos Zorrinho, deixou de ser secretária de Estado da Saúde, mas foi, entretanto, nomeada para presidir ao conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Central;
  • Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins, filho do ex-ministro Guilherme d’Oliveira Martins, também deixou agora de ser secretário de Estado das Infraestruturas, após António Costa ter nomeado para ministro do Planeamento o seu amigo Nelson de Souza;
  • Nelson de Souza vai juntar-se no governo ao grande amigo Pedro Siza Vieira, ministro-adjunto;
  • Há ainda outro grande amigo, Diogo Lacerda Machado, que nunca quis ir para o governo, mas foi ajudando bastante, até acabar administrador da TAP. (Fonte Crónica Miguel João Tavares).

Calma que ainda não acabou:

  •  Pedro Nuno Santos é casado com Ana Catarina Gamboa, também ela com um passado de dirigente da JS e mais recentemente assessora do amigo e ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro;
  •  A mulher de Duarte Cordeiro, Susana Ramos, foi directora do departamento social da autarquia da capital, mas em Março de 2017 foi escolhida para coordenar um organismo criado pelo governo nessa mesma data;
  • O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, trabalhou com a mulher no próprio Ministério. Isabel Marrana foi chefe de Gabinete de uma das secretarias de estado, até ter pedido a demissão há 6 meses;
  • No gabinete do primeiro-ministro, está Patrícia Melo e Castro como assessora, cunhada de Ana Catarina Mendes, a número dois de António Costa no partido, que por sua vez, é irmã do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes;
  • No Ministério dos Negócios Estrangeiros encontramos Francisco, como Técnico Especialista desde 2015. E numa empresa da Defesa Nacional, vemos o irmão mais novo, João Maria, como assessor. (Fonte RTP Notícias)

Espere não se vá já embora. Agora vem a família de César:

  • São cinco: além do líder parlamentar socialista, Carlos César, há outros quatro “césares” na administração pública e em cargos públicos;
  • a mulher foi nomeada pelo Governo regional;
  • o filho foi eleito pelo PS regional;
  • a nora nomeada por uma secretária do governo regional;
  • o irmão escolhido pelo ex-ministro da Cultura do actual Governo. (Fonte Sábado)

Está já cansado? Resista mais um bocado. Em Elvas, um concelho liderado pelo PS, a RTP denunciou recentemente o autarca Nuno Mocinha que abriu um mega-concurso público  onde colocou 27  familiares seus. (Fonte RTP Notícias)

O que é que isto nos diz sobre nosso país? Exactamente aquilo que não queremos ouvir nem admitir: que somos culturalmente uma desgraça, sem princípios, sem valores, sem ética e que a “cunha” e “amiguismo” está no nosso ADN. Uns mais, outros menos. Mas é um facto. Se auditássemos o país  todo tenho a certeza que ficaríamos anos de boca aberta sem a conseguir fechar de tantos “negócios familiares” que encontraríamos no poder público. Esta é a nossa triste realidade que faz de nós um país pobre e mal governado.

Perante tamanha evidência esperava-se que o Presidente da República puxasse as orelhas aos meninos mal comportados ao invés de afirmar vergonhosamente que este governo “tem laços familiares por mérito próprio”. Se já a situação em si nos deixa manchados junto da opinião internacional, o Presidente legitimou a nossa tradição de “chico-espertice”  ao apoia-la. Que tristeza.

É preciso urgentemente pôr um ponto final nisto e tal como na França (e muito bem), proibir estas práticas. O Governo não é o Centro de Emprego para gente inútil  que nunca trabalhou na vida e que mais não tem no currículo que cursos superiores, mestrados  e doutoramentos (alguns feitos aos domingos) com experiência zero fora da vida política, que nunca se submeteu sequer  a uma entrevista de trabalho ou concurso.  Exige-se que quem exerça cargos públicos seja efectivamente competente e com um percurso profissional de pelo menos de 11 anos fora da bolha política. Porque é no terreno que se formam bons profissionais. E só bons profissionais formam bons governantes.

 

 

Anúncios
34 comentários leave one →
  1. Daniel Ferreira permalink
    25 Fevereiro, 2019 12:30

    “que somos culturalmente uma desgraça, sem princípios, sem valores”.
    Isto só passou a ser verdade depois da seita da “Democracia e Liberdade” ter tomado conta disto. E, já sabemos, querer prender este grupo organizado de criminosos é “fascista e extrema-direita”.

    Li para aí que a diretora de informação da RTP é prima do Judas Costa, a ser verdade, acho q é importante estar nessa lista.

    Liked by 3 people

    • Carlos Rosa permalink
      25 Fevereiro, 2019 23:07

      Os hospitais privados vieram mostrar o cú da xungaria que nos desgoverna. É um nojo. Tudo sujo.
      Está em ação o Prós e Contras daquela senhorita que sempre mamou na teta e continua a mamar.
      É ver a xungaria toda com as calças na mão.
      A cara do Proença que era da UGT e agora tem o tacho da ADSE, diz tudo.
      Temos de correr com eles TODOS.

      Liked by 3 people

  2. Velho do Restelo permalink
    25 Fevereiro, 2019 12:44

    E isso é só a ponta do iceberg que dá mais nas vistas … Enquanto não há lugar no (des)governo nem na UE, vão-se empilhando nas autarquias xuxas, ou nas EPs e outros organismos do estado.
    Estranho não constar aí a (des)Temida, cujo cara-metade era presidente da ERS, mas resolveu “afastar-se” para não atrapalhar a entrada triunfante … pois aquele puxão de orelhas do TC por causa da viatura de serviço, não ia ajudar nada na guerra contra os “criminosos” de bata branca (não confundir com colarinho branco, esses são amigos).

    Liked by 2 people

  3. LTR permalink
    25 Fevereiro, 2019 12:53

    Estou para ver como é que daqui para a frente os senhores do MP e os tribunais vão promover e julgar inquéritos e processos judiciais por nepotismo aplicados à ralé. Não bastava o horroroso exemplo de isto vir directamente do conselho de ministros, e ainda tinha de ter o carimbo de sua santidade, o Senhor das Fotografias, um incontinente verbal já sem noção da dimensão do cargo que ocupa e que abandalha e muito menos da gravidade das suas intervenções de certificação e substitutivas do governo. Para a juventude isto é o pior exemplo possível. A única vantagem é retratar a miserável figura de António Costa como político, descarado, sem vergonha e sem olhar a meios, e abrir os olhos a alguns em condições de vazarem daqui para fora sem olhar para trás. E isto é o que se vê, porque quando ele for embora muito provavelmente vamos ver muito mais lixo a emergir da máquina que o produziu e que já não conhece outra coisa.Ísto é no fundo a cultura ciciliana a vir à tona como o plástico, para boiar quase eternamente sem vergonha e nada mais, porque se nem o PR trava isto, antes empurrando, então quem parará?

    Liked by 5 people

    • MJRB permalink
      25 Fevereiro, 2019 13:02

      Subscrevo.

      Gostar

    • José Monteiro permalink
      25 Fevereiro, 2019 16:02

      Através de um Golpe de Estado de Direito em Câmara Lenta, ouvi há dias de um médico ex-candidato a PR.
      Parece ser para aí que coisas se vão ‘arranjando’.
      No que parece ser, notei, o pais sul-americano mais próximo da Europa.
      O Regime, segue de Vento em Popa.

      Gostar

    • Carlos Rosa permalink
      25 Fevereiro, 2019 23:12

      Deixa andar LTR.
      O outro cai de Maduro; estes vão cair de podres.
      Haviam era de ir substituir os pilha-galinhas.

      Liked by 1 person

  4. MJRB permalink
    25 Fevereiro, 2019 12:58

    Esta lista é bastante incómoda para o P”S”. Porque prova que afinal este partido é uma agremiação com pouquíssimos militantes e simpatizantes, daí terem de recorrer a familiares, a amigos e a amigos dos amigos.

    O P”S” sempre abusou. Ontem coloquei um bitaite noutro post: o P”S” instalou-se à sua maneira abusiva no poder logo a seguir ao 25 de Abril, reinstalou-se melhor após o 25 de Novembro e a partir de Macau consolidou a ida à manjedoura do Estado, que não larga. Tem muitas famiglias para alimentar. E não nos esqueçamos, um dos seus principais objectivos para estar como agora –e até 2023– no poder, é livrar-se de casos judiciais perigosíssimos para a sua imagem, o que vai acontecer com o herói rosa na lapela.
    Se juntarmos aos abusos familiares nos organismos do governo o que acontece nas autarquias, nas CCDR’s…
    Quanto ao hipnotizador que está em Belém: se algo muito grave acontecer nas finanças, por exemplo nova quase bancarrota, é também um dos principais culpados.
    Tudo isto, com comentadores televisivos e outros subservientes, com uma comunicação social praticamente toda controlada e viva o arco-íris.
    A maioria dos tugas nunca mais aprendem. Levam nas trombas e reelegem o carrasco. Não se pode confiar na populaça-NADA, maioritariamente invejosa do status social de FDP…

    Liked by 6 people

  5. maria permalink
    25 Fevereiro, 2019 13:10

    Há quanto tempo eu digo que isto está a saque!

    Liked by 2 people

  6. MJRB permalink
    25 Fevereiro, 2019 13:12

    Impressionante a indigência, o silêncio, a passividade da populaça-NADA perante o que está a acontecer nos hospitais. Está-se marimbando para exigir os seus direitos como cidadãos, tudo iliba o que este desgoverno pratica mal.
    Pudera, as cabecinhas não dão mais para além de programas anestesiantes nas TV’s, jet 3,5 (ou nem tanto) nas revistas, futebolices…
    Ai, ai, se o que acontece na saúde, no ensino e não só fosse num governo “de direita”… Quantas manifs não teriam sido feitas pelo P”S”, PC, BE e por “iniciativa de cidadãos”…

    Liked by 1 person

  7. Isabel permalink
    25 Fevereiro, 2019 15:47

    Escreve Vasco Pulido Valente no Público de 23/02:
    “Os socialistas, coitados, governam com quem conhecem, e não conhecem muita gente.”
    Como sempre, batendo na verdade que dói.

    Liked by 3 people

    • José Monteiro permalink
      25 Fevereiro, 2019 16:05

      Do século XIX, o autor deu-nos Os Devoristas.
      Aplicável numa óptica de Bloco Central, ao regime do Novo Estado.
      De vento em popa.

      Gostar

  8. MJRB permalink
    25 Fevereiro, 2019 16:48

    Grande e histórico Papa Francisco por ter convocado bispos para a cimeira sobre abusos sexuais praticados por alguns dos seus, pelo discurso de encerramento e pedidos para agirem nos seus países.

    Gostar

  9. 25 Fevereiro, 2019 18:01

    Discordo da Cristina quando escreve “o Presidente legitimou a nossa tradição de “chico-espertice” ao apoiá-la”. O afectuoso Marcelo, mais do que fazer a legitimação ou apoiar a “chico-espertice”, é, ele mesmo, um dos mais notáveis exemplos desse conceito.

    Liked by 2 people

  10. becas permalink
    25 Fevereiro, 2019 18:22

    Se fosse só isso não era pior. As camaras , as empresas publicas , as empresas grandes , está tudo infestado dessa rapaziada , hoje o partido socialista é DDT . Amanhã será outro .

    Liked by 2 people

  11. Churchill permalink
    25 Fevereiro, 2019 19:06

    O ministro do ambiente é filho de um Secretário de Estado do Governo Soares. Ainda jovem foi administrador do Porto de Leixões (sem experiência), a seguir presidente da Águas do Porto (experiência em água, uma servia para fazer flutuar navios a outra para beber!) e depois Ministro.
    Faz afirmações avulsas, acerta umas por sorte

    Liked by 3 people

  12. 25 Fevereiro, 2019 20:22

    O apoio do PS à família é comovente.

    Liked by 2 people

  13. Viriato Viseu permalink
    26 Fevereiro, 2019 00:26

    Os xuxias são desconfiados…por isso aglutinam-se num grupinho restrito…e familiar de preferência.

    Liked by 1 person

  14. vccqa permalink
    26 Fevereiro, 2019 02:42

    Grande Cristina. Faz revelações que muita gente desconhece pondo a nu a desvergonha com que este bando de pseudo democratas, que finge que nos governa, lançando mãos de falcatruas, corrupções monstras e mentiras descomunais teima em não largar o poder. Uma mega ladroagem que vem acontecendo ininterruptamente desde o 25/A. Estes gatunos e falsos governantes, têm levado uma vida de autênticos nababos à custa dos biliões que têm vindo a esbulhar aos portugueses desde há quarenta e quatro anos bem contados. Eles não têm pejo em esmifrar o Povo até ao tutano lançando consecutivamente taxas e impostos sobre tudo a que possam deitar os gadanhos, no que são provàvelmente os mais elevados impostos de todos os países da U.E.

    O Dr. Salazar descreveu um dia num dos seus sábios e elucidativos textos, referindo-se aos vários regimes políticos existentes, que “a democracia sai muito cara”. Era e continua a ser a mais pura das verdades, só que Salazar não quis acrescentar que ela “sai muito cara” porque todos os seus múltiplos partidos e respectivos membros, que se contam por centenas de milhares, são uma verdadeira seita diabólica, todos eles vivem da alta corrupção, do tráfico de influências, do branqueamento de capitais, do assalto aos cofres do Estado, do roubo descarado ao erário público e do desvio das poupanças e descontos efectuados pelos trabalhadores ao longo duma vida com o propósito de mais tartde lhes pagar religiosamente a reforma. Os Bancos e outras Instituições Estatais congéneres, que a mando dos governantes têm vindo desde há longos anos a desviar, melhor, a roubar descaradamente os milhões dos depositantes e aforradores, todos eles foram ou são administrados por ex-políticos e seus familiares e/ou amigos dos dirigentes (passados e presentes) e de membros em funções de todos os partidos.

    Foi para tornar num verdadeiro inferno a vida de um Povo que já fora alegre e feliz e um País outrora governado por Alguém que havia sido inclusivamente elogiado por governantes de regimes opostos ao que existia em Portugal, que um bando dos piores corruptos e criminosos e maiores traidores da nossa História, a mando dos dois imperialismos a soldo do governo mundial e este a puxar os cordelinhos, tomou d’assalto o poder em 25 d’Abril de 74 para nunca mais o largar. Até um dia.

    Liked by 3 people

    • Maria permalink
      26 Fevereiro, 2019 02:47

      O comentário acima é meu, peço desculpa de por distracção não ter assinado.
      Maria

      Liked by 1 person

    • Velho do Restelo permalink
      26 Fevereiro, 2019 12:28

      Maria, devia ver o “6ª às 9” da Sandra Felgueiras na RTP1 de 22 Fev.

      Liked by 1 person

      • 26 Fevereiro, 2019 15:30

        Velho do Restelo, vou ver. Obrigada pela dica.
        Maria

        Gostar

    • Maria permalink
      26 Fevereiro, 2019 15:13

      O comentário acima é meu. Peço desculpa de por distracção não ter assinado.
      Maria

      Liked by 1 person

  15. SG Filtro permalink
    26 Fevereiro, 2019 07:52

    “ Porque é que a máfia se agrupa em familias ? Porque o sucesso do crime exige um nível elevado de confiança nas relações interpessoais “

    Liked by 2 people

  16. Beirao permalink
    26 Fevereiro, 2019 09:30

    Onde pa’ra a oposição? Não se suporta o fedor deste governo…A grande famiglia que nos envergonha!

    Liked by 2 people

  17. Maria da Luz Moutinho permalink
    26 Fevereiro, 2019 09:44

    Agora a família do PS ..se ganhar o PSD tornam a mudar a casa e as cadeiras…A história repete-se ciclicamente!
    O mais verdadeiro de tudo é a contabilidade das Caçarolas… não esquecendo o CDS por coligadas…o outro até trocou a mota por um BMW!
    Todos querem cair no caldeirão …temos o BE e o PCP que em modos mais peculiares também consegue…
    Temos um prato apreciado pelos políticos que é a democracia com todos na caçarola não é? Onde a corrupção traz anemia ao País e uma justiça sem qualquer balança e nunca mais vimos casos flagrantes a verem o sol através das grades!
    Portanto venha o diabo como disse o Coelho e escolha …mas eu coelho nem vê-lo na caçarola quanto mais em governo!
    Votar em branco …porque o branco nunca sai de moda …para não vermos sempre o negro nestas trocas e baldrocas de poder!!

    Liked by 1 person

    • André Miguel permalink
      26 Fevereiro, 2019 15:53

      PPC não mudou nem metade dos cargos quando chegou ao poder, muitos continuaram do governo anterior. Historicamente os governos PSD sempre fizeram menos nomeações que o PS, a divida e o défice cresceram igualmente sempre menos. Por isso é que isto não se aguentava e havia que tomar conta do rebanho.

      Não de gosta de Coelho porque dizia a verdade nua e crua, por isso prefere ir embalada nas mentiras do Costa apesar de ter o bolso mais leve.

      Não que o PSD seja muito melhor, mas entre dois males prefiro o menor, pois antes ser enganado com a verdade que acreditar numa mentira. Mas cada um sabe de si.

      E continue a votar em branco, a geringonça agradece.

      Liked by 2 people

  18. 26 Fevereiro, 2019 09:44

    Interessante a visita à cadeia do jonh soares e josa socr@tes ao amigo, diz-me com quem andas dir-te-ei quem és!

    Liked by 1 person

  19. PiErre permalink
    26 Fevereiro, 2019 15:32

    Experiência

    Liked by 1 person

  20. 26 Fevereiro, 2019 17:16

    Isto já só se endireita com uma evolução à francesa…daquelas que usavam uma tina…
    Get it?

    Liked by 1 person

  21. Jorge Mra permalink
    26 Fevereiro, 2019 21:51

    Mas o pior disso tudo é o pacóvio tuga gostar do sistema familiar dos xuxas. Será por ser um pouco bronco ou por se contentar com umas migalhas que os ditos deixam cair.

    Liked by 1 person

  22. Aónio Lourenço permalink
    27 Fevereiro, 2019 09:29

    Uma verdadeira “ética republicana”! Colocar todos os amigos, familiares e camaradas no governo, seguindo a velha máxima paleolítica e tribal de “os nossos primeiro”! Acho também muita graça ao argumento da esquerdalhada: “mas não são competentes? A competência é o que importa”! Há 10 milhões de tugas em Portugal, e queres ver que os mais competentes para governar o país têm todos sangue socialista? E não, não são competentes! A maioria desse lixo, não passa de advogados e sociólogos, que irão gerir contas públicas sem saber sequer a tabuada!

    Liked by 2 people

  23. basto_eu permalink
    27 Fevereiro, 2019 12:12

    Os socialistas já toparam que isto vai dar o berro, daí nomearem a famelga par esta encher os alforges com o que há nas cativações. É um ver se te avias enquanto podes…

    Liked by 2 people

Trackbacks

  1. Uma “família” sem vergonha – PortugalGate

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: