Saltar para o conteúdo

A sociedade civil precede os partidos e o estado.

21 Março, 2019

Miguel Morgado a colocar bem a questão: “Os partidos políticos à esquerda têm – e não é só em Portugal – uma vocação totalizante. À direita, a tradição é muito outra, é muito mais representativa, é a ideia de que existe uma sociedade civil que precede o Estado, precede os partidos políticos e eles estão lá para representar a sociedade civil, não é os partidos a quererem transformar a sociedade civil, é a sociedade civil a transformar os partidos.

Mais, aqui.

 

Anúncios
11 comentários leave one →
  1. 21 Março, 2019 10:45

    Concordo. A democracia está, de facto, refém da partidocracia.
    É aterrador o número de pessoas que justifica os disparates dos dirigentes do seu partido, com os disparates de dirigentes de outros partido.
    Acima de tudo Portugal. Depois a Sociedade Civil.
    Os partidos só fazem sentido se servirem estas entidades.

    Liked by 2 people

  2. 21 Março, 2019 11:06

    A partidocracia cimentou-se no estabelecimento de 308 ditaduras municipais que defendem a sua tirania mantendo o poder central partidocrático. Enquanto não esvaziarmos o caciquismo local do seu poder, não abalaremos as estruturas deste Estado Partidocrático.

    Liked by 3 people

  3. Rão Arques permalink
    21 Março, 2019 11:16

    Avacação da vocação.

    Gostar

  4. Tiro ao Alvo permalink
    21 Março, 2019 13:33

    Li a entrevista e gostei. É necessário que os portugueses acordem e discutam o que nos está a acontecer. Os Partidos não podem ser largados à rédea solta. Têm que estar vigiados.
    O que está a acontecer no governo, com a nomeação de gente da mesma família, que não só do Partido do governo, mas da família natural, é uma vergonha. Trabalhei numa empresa onde, para garantir o seu bom governo era proibido admitir familiares directos dos funcionários, contando-se pelos dedos as excepções e, quando isso acontecia, esses empregados eram colocados em secções diferentes.
    Agora, no nosso governo, não ser da família natural é a excepção, porque da família política são todos. Uma vergonha.

    Liked by 3 people

    • Jornaleco permalink
      21 Março, 2019 13:52

      Muito bem! Muito bem, a sua análise.

      Mas: os portugueses não vão acordar. E discutir muito menos.

      A sapiência está à espera, faz muito tempo, e ninguém quer ligar a ela.

      O problema não é tanto dos partidos e eliminar os partidos nada ajuda. A raiz do problema é esta: Isto tem de haver com o ateísmo. Só com o ateísmo. Quem não querer perceber como ele funciona, e não discutir sobre ele, não se vai salvar.

      Os novos deuses fazem o que querem e mandam como quer.

      Com uma excepção: se alguém foder a minha mulher sem a minha autorização, que nunca a haverá, e ele seja do Restelo, que eu sei, que existem lá porcos, que o gostariam de o fazer, eu matava-o, sem a mínima dúvida. Nem os falsos deuses em Lisboa me impedem de o fazer. Nem esses.

      Quem negar o mal, não sabe resolver os problemas. E no Restelo só falam de preservativos: autênticos porcos.

      O problema principal de Portugal é o preservativo. Só esse. E a nova vontade de matar. Matar a eito.

      A população vai cair de 10 para 7 milhões. Com muitas implicações nefastas.

      Agora adoram o ambiente e fazem tudo para o salvar. Mas o ambiente nunca se queixou de nada.

      É o ateísmo que produz burro e burro. Uma montanha deles. O ateísmo produz desrespeito, infidelidade, traição, putaria, matanças, roubos, perversidade e decadências.

      É lógico.

      O que é que eu tenho de haver com os outros portugueses, que não sabem nada ou não sabem pensar? Que são malandros e só querem roubar e foder a minha mulher e roubar a mim?

      Gostar

  5. 21 Março, 2019 13:54

    há quem acredite no pai natal…

    Gostar

  6. Leunam permalink
    21 Março, 2019 14:38

    Jornaleco:
    Permita-me que lhe sugira a compra dos seguintes livros:

    a) Gramática da Língua Portuguesa.
    b) Dicionário da Língua Portuguesa

    Estude-os.

    Cuide de evitar o uso do calão; será melhor entendido no que escrever.
    Leia, leia muito e verá que isso melhorará a forma como expõe as suas ideias.

    Gostar

  7. JCA permalink
    21 Março, 2019 23:14

    .
    Mas no sec XXI outro galo anda canta:
    (pelas mãos de ‘quem’s’ ?!? ‘mistérios ocultos’, ‘engenharias sociais’ e respetivas narrativas discursivas e opinativas …..)
    .
    .
    -The Coming Wave Of High-Tech Authoritarianism
    .
    Today’s world, alas, is following this script, as rising debts lead to wrenching political changes in nearly every country that holds free elections, while fascism and socialism are once again being taken seriously by people who in normal times would inhabit the political center.
    But there’s one big difference this time around: the advanced state of social control technology. Past governments, when trying to tamp down dissent, were limited to blunt-instrument policies like curfews, phone taps and press shutdowns. Today’s would-be Big Brothers can do vastly more, and in many cases will use the coming financial/political emergency as an excuse to place Orwell’s proverbial boot on their citizens’ necks.
    .
    https://www.zerohedge.com/news/2019-03-19/coming-wave-high-tech-authoritarianism
    .
    Dizem são ‘novos tempos’ dizem. Tá bem
    .

    Liked by 1 person

    • Jornaleco permalink
      21 Março, 2019 23:43

      a.
      O futuro já chegou à China COMUNISTA. Eles têm pelo menos 70 (setenta) milhões comunistas inscritos. Nenhum tem coração, coragem ou carácter. 70 milhões de cobardes, do pior do pior.

      b.
      Na Coreia do Sul um grupo de criminosos instalou câmaras em miniatura em 30 (trinta) hotéis. Casa de banho, televisão e em outro sítio. Depois puseram todos os filmes na Internet. Filmaram as pessoas na sua privacidade. Foram apanhados. As autoridades não gostam nada dessas brincadeiras.

      c.
      O livro da cara (Facebook) sabe tudo sobre metade da população portuguesa, tudo de importante. E sobre outros, que nunca lá tiveram, também sabem algo. E isto do povo que dizem que odiava a PIDE. Que idiotas! O Cunhal mentiu. O Soares também. Nada disso. As pessoas adoram a PIDE.

      d.
      Google sabe muito coisa.

      e.
      O telemóvel é uma maravilha para qualquer serviço secreto.

      O futuro já cá está. E eles vão apertar, sim. O dinheiro na mão vai desaparecer, porque os cabrões da esquerda emprestam dinheiro, roubam e depois não o querem pagar para trás. É por isso que os juros estão baixinhos.

      E vão obrigar a muito mais. A besta vai querer e ter que mostrar que é mesmo besta.

      f.
      Um dia destes descobriram um microfone dentro de um aparelho de Google (?) ou de outra marca famosa. Todos fingiram-se surpreendidos. Um microfone!! Hahahahahaha. E as pessoas pagam ainda por cima, para serem controladas. Ver Alexa (Amazon).

      Vai ser uma prisão (de ouro). O diabo foi sempre assim e não muda.

      Gostar

  8. Arlindo da Costa permalink
    22 Março, 2019 03:18

    Esse Miguel é um idiota ou acha que os outros é que são? Quando é que a direita em Portugal foi democrática? Basta olhar os comentários da «direita» indígena que aqui aparecem. Pior que os salazaristas de antanho. É por causa de tipos como esse Morgado disfuncional que a «direita» em Portugal, não só é a mais estúpida, como a mais foleira de toda a Europa. Ele que vá trabalhar e deixe de poesia!

    Gostar

    • 22 Março, 2019 10:23

      Esse Arlindo Costa é um idiota ou acha que os outros é que são? Quando é que a esquerda em Portugal foi democrática? Basta olhar os comentários da «esquerda» indígena que aqui aparecem. Pior que os stalinistas de antanho. É por causa de tipos como esse Arlindo Costa disfuncional que a «esquerda» em Portugal, não só é a mais estúpida, como a mais foleira de toda a Europa. Ele que vá trabalhar e deixe de poesia! Ou vá pelo seu pé para o Tarrafal!!!

      Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: