Saltar para o conteúdo

Poligrafando o Polígrafo

26 Março, 2019

Escreve o Polígrafo:« Há um “meme” da página “Direita Política” e também várias publicações em páginas ligadas a movimentos de extrema-direita que denunciam uma suposta declaração de Mamadou Ba, assessor parlamentar do Bloco de Esquerda, sobre “nazis ucranianos e ‘tugas'” na cidade de Lisboa em dia de jogo de futebol. E muitos leitores do Polígrafo questionam sobre a veracidade ou autenticidade de tal declaração.»

Lendo o Polígrafo ficamos a saber que:

a) Mamadou Ba é «assessor parlamentar do Bloco de Esquerda»  não se referindo que este partido é de extrema-esquerda.

b) A “suposta declaração” de Mamadou  motivou um meme da «página “Direita Política” e também várias publicações em páginas ligadas a movimentos de extrema-direita»

Em conclusão: ficamos com  Mamadou Ba como   «assessor parlamentar do Bloco de Esquerda» para os devidos efeitos expurgado do seu posicionamento na esquerda radical versus as «publicações em páginas ligadas a movimentos de extrema-direita»

Ora não só o BE é de extrema-esquerda como as declarações de Mamadou Ba motivaram críticas e publicações muito para lá das ditas «páginas ligadas a movimentos de extrema-direita».

Mas o mais extraordinário deste exercício de SOS Mamadou efectuado pelo Polígrafo são as conclusões sobre o teor das declarações. Concluiu o Polígrafo: «Não é um insulto gratuito, muito menos uma expressão de racismo. Trata-se de um aviso, no sentido de as pessoas se precaverem.»

Recorde-se que as declarações de Mamadou Ba foram estas: “Alerta à navegação: por causa do jogo Portugal-Ucrânia, a cidade de Lisboa está infecta de skinheads neo-nazis ucranianos e tugas, preparados para a violência. Não andem sozinhos, nem em sítios desprotegidos”.

Perante este desconchavo concluiu o Polígrafo: «Atente-se que a principal motivação da mensagem de Mamadou Ba é alertar as pessoas para terem cuidado, perante a presença na cidade de “skinheads neo-nazis ucranianos e tugas, preparados para a violência. Não andem sozinhos, nem em sítios desprotegidos”. Não é um insulto gratuito, muito menos uma expressão de racismo. Trata-se de um aviso, no sentido de as pessoas se precaverem».

O Polígrafo despoligrafou, não? Esta declaração não é um insulto gratuito? Que elementos e informações tem Mamadou Ba e já agora o Polígrafo para afirmar que os ucranianos que vieram a Lisboa para assitir ao jogo são  “skinheads neo-nazis”? Eram todos skinheads neo-nazis ucranianos? Apenas alguns?  E os “tugas” estão “preparados para a violência” só por serem tugas? Basta-lhes serem tugas ou são os tugas que vão aos jogos com os skinheads neo-nazis ucranianos?  Já agora “as pessoas” que Mamadou queria precaver quem são? Se as pessoas se tinham de precaver  dos “skinheads neo-nazis ucranianos e tugas” quem são as pessoas?

Concluir que a declaração “Trata-se de um aviso, no sentido de as pessoas se precaverem.” é muito querer limpar as declarações de Mamdou Ba. Mal por mal é melhor o Mamadou Ba sem explicador.

Anúncios
17 comentários leave one →
  1. The Mole permalink
    26 Março, 2019 14:57

    Atenção: evitem sair à noite; tomem cuidado; Portugal está cheio de pretos, monhés e comunas. (é só um aviso…)

    Liked by 10 people

  2. Carlos Rosa permalink
    26 Março, 2019 15:56

    O Mamadou Ba tem as costas quentes!
    Alguns militantes influentes do PS dizem que o PS está muito mais perto do BE do que do PSD. E têm razão.
    A maioria dos votantes no PS têm os olhos e os ouvidos tapados. Falta-lhes capacidade de avaliação e crítica.
    São tão tapados que nem se apercebem que o Costa é um indivíduo de Extrema-Esquerda.
    Dirão, este é maluco. Se fosse de Extrema-Esquerda não falava de empresas e de investimentos. Puro engano. Não se apercebem que à Extrema-Esquerda interessa que hajam empresas para lhes pagarem milhões em impostos. Então reparem com atenção, por exemplo na deputada do BE no Parlamento Europeu. A mulher veste roupa das melhores boutiques da Europa. É só estilo!
    Nem a Assunção Cristas veste assim.
    O que a Esquerda toda quer é mama para gastar em luxo e grandeza. O povo? A Esquerda está-se lixando para o povo.

    Liked by 3 people

    • 26 Março, 2019 16:09

      Carlos, eu não tenho a certeza de António Costa ser de extrema-esquerda. Acredito mais que ele é do que lhe der mais jeito em cada momento. Costa esteve com Constâncio quando este liderou o PS; esteve com Sampaio quando este liderava o PS; passou a estar com Guterres quando lhe pressentiu a liderança do PS; aproximou-se de Sócrates quando lhe previu a chegada ao poder; e nunca esteve com Seguro porque este nunca teve sequer um cheiro de poder. Isto significaria que Costa já foi socialista radical, socialista católico, socialista liberal…

      Liked by 1 person

  3. 26 Março, 2019 15:56

    O Polígrafo, em tese uma ideia com mérito, está-se a tornar uma farsa. Mostra-se sempre muito preocupado a defender um dos lados do espectro político. Sempre que se propõe avaliar uma afirmação de António Costa, a sua agulha faz maravilhas de contorcionismo para não fugir do verde – concluindo muitas vezes com um magnífico “verdade mas…”.

    Liked by 1 person

  4. Castrol permalink
    26 Março, 2019 16:22

    Se dúvidas houvesse sobre a orientação e posicionamento político do “Polígrafo”, desvaneceram-se com esta publicação.

    Apenas mais uma blogue canhoto, financiado com o dinheiro dos Contribuintes via Largo do Rato…

    Liked by 4 people

  5. 26 Março, 2019 16:29

    Há décadas que se fala que há neonazis nas claques de futebol – não me parece assim tão insultuoso assumir que haverá muitos neonazis nas claques, tanto de Portugal como da Ucrânia (ou será que os neonazis ucranianos estão todos ocupados no batalhão Azov?)

    Gostar

  6. Carlos Guerreiro permalink
    26 Março, 2019 16:48

    Essa de o post ser um alerta é falso como o próprio post o documenta.
    Foi escrito às 20h08 do dia 22 de março de 2019, ou seja já o jogo tinha começado e o Mamadou sabia que até ao momento tudo tinha corrido bem, a chegada dos adeptos ucranianos a Portugal, a ida dos ucranianos (que vieram e os que residem em Portugal perfeitamente integrados) e portugueses para o estádio e dentro do estadio.
    O post feito como alerta é estranho que tenha ocorrido quando já não alertava ninguém, e quando o Mamadou sabia que tudo tinha ocorrido de forma contrária ao que o post insinuava.
    O Mamadou não é anti-racista, é um profissional do anti-racismo, precisa do racismo como do ar para respirar, quando não há racismo, ele inventa-o.

    Liked by 2 people

    • Tiro ao Alvo permalink
      27 Março, 2019 20:37

      “O Mamadou não é anti-racista, é um profissional do anti-racismo, precisa do racismo como do ar para respirar, quando não há racismo, ele inventa-o”.
      Certo! Mas o Mamadou também precisa do racismo para sacar o dele, para se governar. Esse exemplar factura e factura bem à conta do racismo. Para o Mamadou, essa “luta” é a sua forma de realização profissional. Pena é que sejamos todos a pagar com os nossos impostos.

      Gostar

  7. Carlos Guerreiro permalink
    26 Março, 2019 16:59

    Considerar que o o post do Mamadou é um alerta é falso como o próprio post o demonstra.
    O Mamadou escreveu o post às 20h08 do dia 22 de Março de 2019 (como até se pode ver no site do poligrafo, ao contrário do artigo do Observador), ou seja quando o jogo já tinha começado e quando o Mamadou já sabia que não tinham existido quaisquer conflitos entre os adeptos, ou entre estes e a demais população, incluindo cabeças rapadas, cabeludos, pessoas de esquerda, direita e de todos os géneros considerados pelos caviares.
    Ou seja quando é lançado o alerta estavam todos a ver o jogo e o que se tinha passado até ao momento contrariava as “preocupações” (ou seriam esperanças) do post do Mamadou.
    O post explica-se porque o Mamadou não é um anti-racista, o Mamadou é um profissional do anti-racismo, o Mamadou precisa de racismo para sobreviver (e não é mal com os tachos que tem), como do ar que respira. Quando não há racismo, o Mamadou inventa-o.

    Liked by 3 people

  8. maria permalink
    26 Março, 2019 18:12

    Helena não precisa de escrever textos tão longos com triste defunto.

    Gostar

    • Manuel Lopes permalink
      30 Março, 2019 20:57

      Ela não encontra melhor assunto.
      Está tudo tratado.
      Viva o PS

      Gostar

  9. Jornaleco permalink
    26 Março, 2019 19:03

    a. Eu nunca encontrei racismo nenhum em Portugal. Nunca.

    b. E acho arrogante, presumido, um preto, que é sem a mínima dúvida um racista, querer dar conselhos, a quem os nunca pediu e a insultar pessoas, que não o merecem.

    c. Quem é que o educou a ter essa palavra porca “racismo” na cabeça e na boca? Dia e de noite a enervar as pessoas com coisas que nada interessam. A mim interessa-me só o racismo dos pretos na África do Sul, contra o homem branco.

    d. Essa coisa da extrema-direita e os fascistas das extrema-esquerda, este jogo de palavras, dos padres do ateísmo, é coisa pouco inteligente. Já aborrece. Então, não somos iguais? Não somos irmãos? Eles e elas afinal dizem-se melhores do que nós?

    e. Nós somos os inteligentes e os da esquerda fascista são os maus. Eu nada quero ter de haver com essa malta do fascismo esquerdista.

    f. Faz me lembrar o meu tempo na escola. Havia crianças tão más, tão malvadas, que não gostavam de aquele e de aquela. Nunca fui assim.

    g. A esquerda fascista finge ser um grupo de princesas e princípes, que eu nunca vou poder reconhecer como tal. São pessoas, que fingem ser mais do que podem ser: a arrogância e a maldade. Porque quem a negar é mau.

    E é a esquerda fascista e estúpida, primitiva, enganadora, que nega a existência do mal, da maldade. Os mata-bebés.

    E conselhos dessas pessoas, eu nunca vou poder aceitar. A sapiência vive em outro lado. Eu sei aonde. E a vida verdadeira também.

    Gostar

  10. 26 Março, 2019 23:07

    O BE de extrema-esquerda? O que é que se passa com vocês? Um partido da média burguesia e dos seus filhos quando é que é de estrema-esquerda?

    O BE é tão só o suave charme da social-democracia europeia.

    Gostar

  11. Arlindo da Costa permalink
    26 Março, 2019 23:09

    O BE é de extrema-esquerda? 🙂 . O BE é um partido da média burguesia e dos seus filhos cultos e modernos.

    Quanto muito o BE é o suave charme da social-democracia europeia.

    Gostar

    • sam permalink
      27 Março, 2019 09:32

      E o Arnaldo de Matos era afinal um afiliado do CDS. Ai, Arlindinho, muito deves trabalhar com o genro do Jerónimo…

      Liked by 1 person

  12. Beirao permalink
    27 Março, 2019 09:12

    Que estupores esta merdosa canalha da extrema-esquerda-fascista-terrorista.!
    Mamadus e Mortágua vão mas e’ limpar florestas! FdP! Fora com eles!

    Gostar

  13. Manuel Lopes permalink
    30 Março, 2019 20:54

    A Helena que se cuide ou ainda acaba a comentador futebolístico.
    Não tem melhor assunto
    Está tudo tratado…Viva o PS

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: