Saltar para o conteúdo

Democracia não é o mesmo que Liberdade

7 Junho, 2019

Em artigo publicado hoje no Observador, defendo que “Desde que a democracia decida sobre o mínimo possível acerca das nossas vidas, os políticos que procuram respostas para a abstenção podem continuar a não se apoquentar e ter confiança na Liberdade.

O artigo completo, inspirado por um comentário na recente tertúlia organizada pela Oficina da Liberdade, pode ser lido aqui.

*

 

 

 

 

Anúncios
7 comentários leave one →
  1. Andre Miguel permalink
    7 Junho, 2019 10:35

    Seria bom, mas depois descobrimos coisas como esta:

    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/fisco-tem-equipa-secreta-que-vigia-segue-e-fotografa-contribuintes-2-453930

    Não se indignem. Quando mudou o nome para “Autoridade” Tributária ninguém reparou na diferença. Afinal de contas agora é uma autoridade, certo? E a autoridade não se questiona. Agora aguentem.

    Gostar

    • Velho do Restelo permalink
      7 Junho, 2019 11:22

      É curiosa a posição (actual) dos responsáveis sindicais, quando no tempo do caso “lista vip” (salvo erro) o mesmo admitia ser prática corrente “…um funcionário da AT ao deslocar-se para o trabalho, ver uma viatura de valor elevado, tomar nota da matrícula, e já no serviço (por curiosidade) indagar da situação fiscal do seu proprietário”!
      Claro que na altura estávamos em plena crise, “esmagados pela brutal carga fiscal” do Victor Gaspar, e agora já voltámos às “vacas gordas” (voadoras) do António Costa, mas não autorizadas pelo baby face Centeno.
      Pessoalmente, acredito que uma das vias para baixar a carga fiscal passa por melhorar a eficácia na cobrança! Mesmo em almoços de grupo, gosto de contas separadas …

      Gostar

  2. Velho do Restelo permalink
    7 Junho, 2019 10:59

    Pois eu destacaria (também) este parágrafo :

    «Mais do que o voto em si mesmo, o que garante de forma sustentada a Liberdade é intervenção cultural e a promoção de um clima intelectual propício a escolhas assentes na autonomia e responsabilidade individuais.»

    Gostar

  3. JCA permalink
    8 Junho, 2019 13:00

    .
    Surge que Liberdade e Comunicação Social em Ditadura, ou Democracia Totalitária, é Censurar formalmente, ou à socapa na secretaria, proibindo num mesmo Órgão de Comunicação Social todas as informações dum mesmo tema para manipular os eleitores.
    .
    Por exemplo o outro ‘lado da moeda’ que não significa a correta tal qual as opostas do complexo partidário-jornalista ao estilo totalitarismo soviético, nazi, faccio, salazarista ou franquista todos com eleições de listas escolhidas pelas cúpulas tal qual as Democracias Totalitárias:
    .
    Farage: ‘Liberal’ EU Is ‘Killing and Destroying’ European Democracy
    .
    “…. how it is considered a “liberal” position to remain in the “German Empire, which is basically what the EU is,” rather than for the UK to seek independence and freedom.”
    .
    https://www.breitbart.com/europe/2019/05/29/farage-eu-german-empire-is-killing-destroying-european-democracy/
    .
    Informado o eleitor, cada um vota no menu que prefere, degusta a gosto e come qb. Se faltarem íguarias, ABSTEM-SE ou vota branco ou nulo não legitimando nenhuma lista eleitoral como a realidade confirma fortemente em Portugal.
    .
    O que sugere que assim o Sistema nem vai lá nem deixou de ser uma Democracia Totalitária ou o chamado Coletivismo Capitalista.
    .
    Pelos cafés diz-se convictamente que Portugal continuariá a definhar e empobrecer enquanto não desaparecer a 2ª coluna do Sistema, Cavaco, porque a 1ª já sucedeu, Soares. Injusto ou não será critério de cada Português respeitando o seu direito absoluto de Privacidade, Propriedade e Opinião.
    .

    Gostar

  4. JCA permalink
    8 Junho, 2019 14:47

    .
    Ou por exemplo
    .
    este ‘outro lado da moeda’ censurado na secretaria da “Comunicação” Social ´portuguesa’ pelo complexo partidário-financeiro transversal a todos os Partidos por um fim comum supostamente juiz em causa propria, quiçá interesse não coletivo da sociedade::
    .
    .
    -German bond yields plumb 700-year lows as deflation stalks eurozone
    https://www.telegraph.co.uk/business/2019/05/30/german-bond-yields-plumb-700-year-lows-deflation-stalks-eurozone/
    .
    .
    Ter medo disto é simplesmente um ‘provinciano’ ridiculo de académicos praticantes de politica ignorante mas instalada para silenciar os melhores de Portugal,
    .
    É o que se diz nos cafés tal qual no tempo de Salazar que caiu de podre por força do abstencionismo dos Portugueses, a forma revolucionaria da cultura do sítio com 1.00o anos de nacionalidade.
    .
    Ou seja no essencial a super-estrutura de Estado (admnistração publica) com os super ministros altamente centralistas acabou por ser uma mera ‘evolução na continuidade’ como preconizado por Marcelo Caetano.
    .
    Por tal Portugal continua um ‘poucochinho’ que sufoca a grande capacidade empreendedora dos Portugueses por todo o País a quem é recusado um ambiente economico amigavel a favor duma politica de impostos e regulamentações que têm em vista cada vez sermos mais pobres.
    .
    Todos os dados estão aí à vista de todos apesar das toneladas de Euros dados pela União Europeia que já se preparam para os rifar substituindo-os pela China.
    .
    Com estes outro ‘galo cantará’. Por exemplo extinguiram o nosso comercio local com preços subsidiados, agora sem concorrencia os preços nas localidades menos grandes é o dobro ou o triplo das outras onde ainda não arrasaram a concorrencia;
    .
    a conversa destes é outra mas o money corre para os habituais ou candidatos invejosos, ‘novos brasis e indias’ que substituirão os de Bruxelas …. e Portugal continuará na mesma, pobre pedinte proibido pelos habittuais agressores em proveito proprio dum ambiente economico que o sustente como País normal.
    .
    Nem Publico nem Privado se safam …… por isso é só ver como alguns mais avisados já se puseram ao fresco confirmado pelo ´pé de vento´ que por aí vai na Justiça …. de que a sociedade já está farta e cheia de ouvir.
    .

    Gostar

  5. JCA permalink
    15 Junho, 2019 21:16

    .
    E vamos ao caso de atual de ITALIA, sem tomar posição nem tentar impingir a inha dose de politologo ou outra treta qualquer de ‘vendedor da banha da cobra’
    .
    (‘vender’ ou ‘comunicar socialmente’ o que me interessaria impingir com palavreado ‘elitista’ ser ‘a verdade’)
    .
    a quem lê, mas antes informar para quem lê construir a sua opinião
    .
    e temos aquela coisa do ‘populismo’, do ‘nacionalismo (e é verdade que os extremistas/oportunistas apareçam em bicos de pés a colarem-se, tal qual no 25 de Abril os habituais do ‘amenesicos’ operadores do salazarismo e do caetanismo gritavam viva a Liberdade e a Democracia junto aos puros, e o resultado é o Hoje que não vale a pena pronunciar-me)
    .
    para quem discorda do ‘hamurger de Bruxelas’ que passando em revista geral e factual:
    .
    Merkel demitiu Berlusconi. Mal ou bem nao interessa. Se os italianos obrigassem Merkel a demitir-se ‘adorariam’ …. E quanto ao ‘escandalo do bunga bunga’ basta observar certos jardis de Berlim à luz do dia que é na peida e na c**a à luz do dia e da noite … Tamos falados m termos de ‘moralidade’ …..
    .
    nos ‘putos’ a Extrema Esquerda grega e a que se auto-intitula Direita portuesa de Passos Coelho que até se chamou a si propria de Liberal amochou e papou o ‘hamburguer de Bruxelas’
    .
    (no nosso particular Portugal, como o PSD/CDS concordam com a Extrema Esquerda do Siriza quando o patrão ralha, e como os ‘nacionalistas’ salazaro/caetanismas transversais nos outros Partidos, calados que nem ratos),
    .
    Isto são factos impossiveis de dialeticas de ‘advoguês’ restou pagar com austeridade, aumentos de impostos, esquizofrenia fiscal
    .
    muito pior que quando o salazarismo tinha que arranjar dinheiro para uma guerra de dezenas de anos com centenas de milhares de soldados em três frentes de guerra a muitos milhares de Kms daqui, quadro militar geografico muitissiomo acima da II Guerra Mundial)
    .
    com perseguição e espionagem fiscal muitissimo pior que a PIDE que aqueles chamam de ‘famigerada etc etc’ (nao defendo a PIDE mas os que a ‘odiavam’ como por outros meios são piores que ele …..)
    ,
    isto é a Historia. Alguem contra o que digo ? Aceito que proponham correção embora saiba que ningu+em o fará.nada contra, apenas esgrimir factos concretos indiscutiveis tal qual a matematica contra a filosofia.

    Gostar

  6. JCA permalink
    15 Junho, 2019 21:36

    .
    e agora vamos à Italia
    .
    sem tretas e pseudo-elites de ‘populismos’, ‘nacionalismos’ etc etc contra o ‘hambuger de Bruxelas, pronto-a-vestir’
    .
    que alguns Portugueses, Gregos etc obrigaram a enfardar como ‘sacristãos do padre ou do bispo ou do cardeal’,
    .
    mesmo demagogicamente ‘à cavaco style’ os no ‘pelotao da frente’ (Soaes já morreu, nao gosto de bater em mortos),
    .
    o que até valeu lugares internacionais relevantes incluindo na União Europeia dalguns destes nacionais que Bruxelas adjetivou como ´competentissimos’ ( para quem ?).
    .
    Vamos deixemos este vale de lagrimas e não só para trás e vamos a Italia dos ‘populistas’, ‘nacionalistas’ etc etc que não aceitam o ‘hamburguer de Bruxelas pronto-a vestir’ porque nem precisam do que dizem ‘soviet’ de Bruxelas, nem aceitam, nem querem, e se os Portugueses e os Gregos aceitaram problema deles. Italia tem a sua solução que defende com unhas e dentes
    .
    (e o Brexit e não só, estão aí provocado por palermices semelhantes que destroiem a unidade da Europa por parte de meia duzia de extremistas totalitários felizes na sua ignorância e fantasia maravilhados com o umbigo pessoal):
    .
    .
    =Five Star Capitulates, Will Back Salvini’s Tax-Cut Plan As Rome Denies “Parallel Currency”
    https://www.zerohedge.com/news/2019-05-31/five-star-capitulates-will-back-salvinis-tax-cut-plan-rome-denies-parallel-currency
    .
    .
    E perante a China, a Russia e os EUA esta Bruxelas só contaram para vocês; até os grandes Europeus dos seculos passados se rebolam revoltados na campa contra os anões que lhes sucederam sabe-se lá como e porquê ….
    .
    Tlvaez.
    (plataforma)

    .

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: