A mutação do vírus
13 Março, 2020
Quando a epidemia covid-19 passar vamos chegar à conclusão de que o capitalismo salva. Porém e paradoxalmente os keynesianos vão acabar por prolongar a doença injectando dinheiro a rodos na economia.
O vírus sofrerá portanto uma mutação.
50 comentários
leave one →
Os professores vão-se juntar nas escolas fechadas porque trabalho remoto é só para países desenvolvidos q
GostarGostar
Os professores vão-se juntar nas escolas fechadas porque trabalho remoto é só para países desenvolvidos que não alinham na batuta do colectivismo. Entretanto, os mesmos socialistas criticam a Igreja que celebra missas ao Domingo.
GostarGostar
As missas estão a ser suprimidas.
GostarLiked by 1 person
Com o Governo do Diabo Costa, fronteiras fechadas ou escancaradas dá igual.
Ao fim de quase 46 anos de Regime de Esquerda, com a Nação portuguesa toda escangalhada, o Covid 19 faz com que Portugal venha a considerar o CDS como um partido de Centro-Esquerda.
É parvoíce? É, não é?
Esperem só mais 2 meses, pelo 14 de Maio. Viram como o camarada Macron e a porreiraça Merckel ajudaram a Itália com máscaras e desinfetantes?
Pois a Portugal ninguém vai ajudar com trigo, batatas ou feijão,
mesmo que o bacôco do Centeno se apresente com o dinheiro na mão!
GostarGostar
Já cá faltava o refugo ideológico do Sr. Telmo.
As vantagens do Estado forte e da economia planificada tornam-se óbvias justamente em crises como esta. Basta ver a resposta da China ao vírus, ou lembrar como fizeram os Aliados – até os EUA – noutro tipo de crise, a II Guerra.
O capitalismo tem as suas qualidades, em tempos normais, mas é um terrível desperdício de recursos. É cada um por si, em vez de todos focados num objectivo. O sacrossanto “mercado” só é bom a distribuir abundância.
Se algo se aproveitar do corona, que seja a realização de como estamos viciados em rotinas de trabalho e de consumo que, na verdade, têm pouco ou nenhum valor. São tretas inventadas pelo capitalismo para nos ocuparmos uns aos outros.
Viagens, reuniões, bullshit jobs que se podiam fazer de casa, ou nem fazer, tretas que compramos… valham-nos as privações dum corona para perceber quão fútil e descartável é esta vida a que chamamos moderna.
GostarLiked by 1 person
Obviamente o melhor exemplo de como o comunismo lida muito bem com estas crises vem da Coreia do Norte. Não tem nenhum caso de infeção por lá. Enquanto a capitalista Coreia do Sul anda aflita.
Temos de lhes seguir o exemplo!!
GostarLiked by 1 person
Numa crise deste tipo, sim. Não é óbvio?
Quando a coisa aperta, seja um vírus ou o álibi do “terrorismo”, que fazem até os seus caros EUA? Fecham fronteiras, vigiam as pessoas, passa o Estado a controlar tudo.
Qual capitalismo, qual democracia, qual liberdade, quais balelas.
E na II Guerra assim foi: EUA e UK passaram de economia de mercado para uma economia essencialmente planificada. O capitalismo não é para crises. É para encher mamões.
GostarGostar
Na Coreia do Norte põem em prática o velho ditado: “morto o bicho acaba-se a peçonha”… ou não?
GostarLiked by 1 person
A Coreia do Norte é uma ditadura grotesca que usa a ideologia como pretexto para o seu despotismo e alienação. Diz-se comunista, mas é mais uma monarquia absurda.
Como qualquer ditadura, restringe liberdades e mata quem quiser. Nem é preciso vírus.
Mas é uma ilusão pensarmos que os países ‘livres’ são incapazes de o fazer. A canalha americana é capaz do mesmo e muito pior.
GostarGostar
realiza, filho, realiza. foca-te,pá
GostarLiked by 1 person
Filipe, o capitalismo é um desperdício de recursos? Quem aplica o seu dinheiro num negócio quer, em princípio, desperdiçar o menos possível.
O mesmo não se pode dizer do Estado, que não lhe custa a ganhar, por isso há desperdício garantido.
“Quando a coisa aperta, seja um vírus ou o álibi do “terrorismo”, que fazem até os seus caros EUA? Fecham fronteiras, vigiam as pessoas, passa o Estado a controlar tudo.
Qual capitalismo, qual democracia, qual liberdade, quais balelas.”
Democracia e capitalismo são para os de dentro. Um país ser democrático e captalista não é incompatível com fronteiras fechadas.
GostarGostar
Zé Tonto,
“Quem aplica o seu dinheiro num negócio quer, em princípio, desperdiçar o menos possível.”
Tem desperdício a dois níveis: dentro de cada empresa, que quanto maior fica mais bullshit jobs gera, e a nível macro, com N empresas a fornecer os mesmos produtos ou serviços.
A concorrência pode beneficiar o consumidor, mas vista de cima é um monte de gente a puxar – e a gastar – cada um para seu lado. Não é o uso mais eficiente e racional dos recursos.
“Democracia e capitalismo são para os de dentro.”
Quanto maior a crise, ou o pretexto da crise, menor a democracia. Se uma CIA da vida disser que v. é terrorista, podem fazer-lhe tudo. Tudo. E muita gente aplaude.
O mesmo para o capitalismo. Se há escassez, o Estado intervém e acabou-se o mercado. Só os mamões continuam intocáveis.
GostarGostar
Filipe,
“a nível macro, com N empresas a fornecer os mesmos produtos ou serviços.”
Para algumas pessoas pode fazer confusão haver dezenas de fabricantes automóveis diferentes. Mas eu não quero escolher entre um Lada ou um Lada. Tente perceber o meu ponto de vista…
“Tem desperdício a dois níveis: dentro de cada empresa, que quanto maior fica mais bullshit jobs gera”
Em que medida isso é diferente do Estado? Com a atenuante que os bullshit jobs numa empresa privada baixam lucro aos accionistas, no Estado sobem os impostos ao contribuinte. Mal por mal, prefiro a primeira.
“Quanto maior a crise, ou o pretexto da crise, menor a democracia. Se uma CIA da vida disser que v. é terrorista, podem fazer-lhe tudo. Tudo. E muita gente aplaude.”
Não discordo.
Mas o que eu disse mantém-se. Um país democrático e capitalista, só tem que o ser para os seus cidadãos.
Para lá da fronteira, não.
No limite, podemos ter leis que impedem a discriminação baseada em sexo, raça, religião, ou qualquer outra coisa que queira, para cidadãos do país, e activamente discriminar relativamente a estrangeiros que queiram entrar no país.
Assim de repente, e como sou uma besta racista/islamofóbica, qualquer coisa do género “um cidadão do país pode ter a religião que quiser. Dito isto, nenhum homem muçulmano passa a fronteira”.
Ou, em tempo de pandemia, algo do género “cidadão do país pode reentrar, mesmo que esteja infectado, sendo imediatamente encaminhado para um hospital. Cidadão estrangeiro não entra, mesmo que esteja saudável”.
E nada disto é anti democrático, é apenas procurar o melhor para os cidadãos do país.
GostarGostar
« O sacrossanto “mercado” só é bom a distribuir abundância»
Negativo, pese o like acima.
Antes, a natureza humana, que nenhuma revolução vai mudar.
Veremos no que irá dar esta aparentemente Novíssima Economia.
Esta manhã, num programa TVE, um desfile amostra de modelos femininas trajes andaluzes.
Vai ser ‘necessário’ haver múltiplo desfiles de moda anuais?
Levar o mulherio a rodar frequentemente pelas pequenas ou grandes Zaras?
Admito deformação profissional, outra faceta da natureza ou condição humana.
Com tudo isso, valha a liberdade, a Liberdade.
GostarGostar
Salvo a indústria da panificação, a produtividade soviética foi sempre cerca de 1/3 da americana.
Os soviéticos tinham em Minsk o seu Silicon Valley. Mais pessoas eram empregadas que na contraparte americana.
E todas as linguagens de programação que eu uso continuam a ser baseadas na língua inglesa, escritas com caracteres latinos.
Bom indicador do desempenho da economia planificada, cientificamente gisada para resolver os problemas que o capitalismo simplesmente não tem.
GostarGostar
“As vantagens do Estado forte e da economia planificada tornam-se óbvias justamente em crises como esta.”
As vantagens do planeamento comunista foram demonstradas no desastre de Chernobyl.
“O capitalismo tem as suas qualidades, em tempos normais, mas é um terrível desperdício de recursos.”
O comunismo é uma terrivel falta de recuros. Os comunas incapazesde resolver o acidente de Chernobyl, tentaram esconder o elefante atrás de um rato. Especialmente satisfeitos ficaram os habitantes de Pripyat que experimentaram a maravilha de terem sido submetidos a elevadas radiações por uma ditadura que evitou divulgar o acidente até ao limite.
GostarGostar
Não acredito que o Calimero Avençado Bastos se renda a simples lógica.
Precisa de perceber que as bananas, fonte de potássio de que ele obviamente é necessitado, não são supositórios.
GostarGostar
Para apreciar a resposta da China ao vírus, só é preciso acredita nos números “oficiais” do estado “forte” Chinês?
GostarLiked by 1 person
Desconfio muito das “quantidades” de infectados e de mortos na China.
GostarLiked by 2 people
Tudo indica, pelas notícias de hoje, que os, e as deputadas (de todos os partidos) da Assembleia da República vão combinar não frequentar o local durante algum tempo. Para evitar contágios.
Então, POR QUE É QUE OS PROFESSORES ESTÃO OBRIGADOS A DESLOCAREM-SE ÀS ESCOLAS (muitos transitando em transportes públicos, sujeitos a contágios fora e dentro das escolas) E OS SENHORES E SENHORAS DEPUTADAS ADOPTAM A FUGA TIPO MCTHOMAZ ? SÃO MAIS IMPORTANTES, AS SUAS SAÚDES SÃO MAIS PRECIOSAS DO QUE OS PROFESSORES ?
GostarLiked by 1 person
A carreira docente é de longe a que tem mais oferta que procura.
GostarLiked by 1 person
Obviamente o melhor exemplo de como o comunismo lida muito bem com estas crises vem da Coreia do Norte. Não tem nenhum caso de infeção por lá. Enquanto a capitalista Coreia do Sul anda aflita.
Temos de lhes seguir o exemplo!!
GostarGostar
Claro que não há C-19 na Coreia do Norte. Desde há dezenas de anos todos têm de viver com máscaras.
GostarGostar
Por o que tenho constatado e lido, em Lisboa serão já raros os locais (farmácias, lojas) que têm álcool e desinfectantes à venda. A DGSaúde não actua ?
Bem, se isto continuar assim mudo a rota programada e vou mas é para Bora-Bora durante uns tempos.
GostarGostar
Desinfete com aguardente. Até tem mais % de álcool que o das farmácias…
GostarLiked by 1 person
Nada funciona melhor do que sabão rosa.
GostarLiked by 1 person
O melhor desinfectante é Sonasol Amoniacal. O amoníaco interfere diretamente na estrutura dos vírus. Como qualquer base.
Melhor que álcool.
Para lavar as mãos, sabonete ou sabão.azul ou sabão macaco. Melhor do que álcool.
GostarGostar
Sempre a merdança Lisboeta… beba-lhes umas vinhaças, bem fortes do Interior ou do Douro, limpe-se com sabão, azul , rosa e macaco e vá descansar nessa porcaria lisboeta… e se quiser aproveite a crise do coronavírus e venha acampar cá para cima… nas farmácias não faltam produtos básicos e nos supermercados não há prateleiras vazias
GostarGostar
Convinha analisar o percurso do monstro comunista que é a China. Matou dezenas de milhões de pessoas para instalar o maoismo, é uma ditadura feroz que trata os trabalhadores como gado de tiro, usa a repressão e a vigilância de forma massiva para se manter.
Foi admitida, apesar de ser uma tirania na OMC, o que lhe habilitou mercados que empobreceram muitos trabalhadores pelo Mundo inteiro, roubou propriedade intelectual e arranjou meios para ameaçar vizinhos e desenvolver armas biológicas que deixou escapar.
Convinha saber o que fazem esses institutos Confúcio que se espalham como vírus pelas Universidades.
GostarLiked by 1 person
O puto Bastos já leu o seu comentário? Se não leu, devia.
GostarGostar
Mas há quem conheça bem por dentro o monstro de mentira, crueldade e perfídia comunista, como é comum no comunismo, da China: é Taiwan.
Com um intenso intercâmbio de pessoas e perto da China tem apenas 1 morto e 30 casos de COVID.
A chave? Não acreditou na China -sabe bem os vermes que são os comunistas Xis e Pings e Pongs, etc- sobre a perigosidade do surto e tomou medidas muito antes de qualquer outro país.
GostarGostar
O covid-19 é o “sonho molhado” do Clube de Roma.
GostarGostar
Não me façam rir! 🙂 Quando o capitalismo sofre um abanãozinho lá vem os «empresários», banqueiros e troglodistas da «economia» bater à porta do Estado.
Já se vê isso nos EUA, na UE e agora em Portugal onde os chulos organizados nas organizações patronais já andam a querer sacar dinheiro dos contribuintes!
Vão trabalhar seus vagabundos e preguiçosos!
GostarGostar
Fala o roto para o nu.
GostarLiked by 1 person
.
Neste momento de excepção especial, estado oficial de alerta, construtivamente para agilizar:
.
-VOOS PARA ITÁLIA, como estão cancelados só até 25.MAR ? Para viajar para Hotéis oficialmente em quarentena ? Para trazerem para Portugal passageiros de alto risco ?
.
-VENTILADORES, MASCARAS e VESTUÁRIO DE PROTECÇÃO DO PESSOAL MEDICO, se não há compra-se. A UE superdesenvolvida industrialmente não consegue aumentar a produção rapidamente ? Ou estamos dependentes da Ásia que sequer respeita patentes e não só.
.
– CASOS EM RASTREAMENTO, dito suspeitos, porquê a recolha do material biológico nas unidades de saúde ? Para entupir e pôr em risco os profissionais nestas unidades ? Despesas desnecessárias em ambulâncias etc ? Os laboratórios privados fazem a recolha em casa da pessoa a rastrear.
.
-AÇAMBARCAMENTO, alguns jornalistas passam imagens de super e hipermercados com a imagens da prateleira vazia alimentando a corrida em toda a população ”se já não há nada, tenho de ir comprar o que puder antes que açambarquem tudo’.
.
PAÍSES ASIÁTICOS já teriam controlado a epidemia interna, o problema agora seriam os estrangeiros que cheguem, em especial da Europa. Cá estamos para ver se não proibirão a entrada de Europeus ao contrario dos ‘paninhos quentes’ da Europa (caso Milão etc)
.
GostarGostar
Em Itália são vários os bancos com a corda no pescoço.
Desta vez, não vai dar para salvar a todos.
O estampido está perto.
GostarLiked by 1 person
E aproveito para me despedir:
Ciao, Montepio, ciao.
GostarLiked by 1 person
colapsar a economia para salvar do colapso o sns não me parece muito boa ideia , posto que colapsando a economia , colapsa o sns porque o dinheiro não cai do céu. é complicado , talvez o Boris esteja certo , vai haver mortos ( média de idades muito alta , Itália 81 anos ) , mas o país sobrevive.
GostarGostar
Tanta fuçanga com a eutanásia para nada.
Só falta os novos desatarem agora a parir, para seguir à letra o darwinismo social tão desejado.
Treta é que, por cá, a maioria dos infectados até são cinquentões. São os mais estrangeirados,
GostarLiked by 1 person
Estatísticas do corona vírus na Coreia do Norte. Número de casos:
08:00. 1
08:10. 0
09:23. 1
09:30. 0
11:58. 1
12:04. 0
16:13. 1
16:17. 0
Qual será o segredo de umas curas tão rápidas?
GostarGostar
Dispensação de solução de aço carbonado por impulsão gasosa na parte posterior da cabeça.
Acaba com a doença em segundos. Com qualquer doença.
GostarGostar
Melhor seria os keynesianos não darem dinheiro a ninguém. Deixarem os velhadas e doentes morrer de morte natural. Não fazem cá falta nenhuma! Só servem para aumentar o défice !
GostarGostar
Esgotam as vagas nos lares, sobrecarregam o SNS, rebentam com o sistema de reformas, impedem o Estado de encaixar o imposto sobre as heranças…
Ainda bem que já foi aprovada a lei sobre a eutanásia. Só falta alguém convencê-los de que é melhor mesmo eles fazerem as malas e desampararem-nos a loja de vez. Se forem eles a pedir, será tudo mais fácil.
GostarLiked by 1 person
Os que aumentam o déficit são por ordem os vermilhóides pulhíticos e os seus amigos emperreiteiros e emperresários da descomunicação xuxal.
De qual dos grupos é o Galvão?
GostarLiked by 1 person
No problem. Os portugueses, graças ao trabalho dos governos socialistas pos-Passos (o austeritário) foram capazes de amealhar consideráveis poupanças graças aos aumentos e reposições de rendimentos. Assim, bem avisados que nem sempre as coisas correm bem, terão fundos suficientes para pagar as prestações das casas e dos empréstimos de crédito pessoal junto dos bancos. O Costa, o Marcelo, o Gerônimo, as Catarinas (a Mendes e a outra), o Centeno e todos os sumos representantes do “povo” eleitor são os obreiros desta tão nobre faceta do progresso vanguardista dos finalmente livres do capitalismo fascista que afogava todos os portugueses. Peço aos deuses que continuem a guiar a plebe para fora das trevas e em direção ao devido pote de mel. É um direito que ninguém pode negar!!! Força CGTP!!
É mesmo assim, não é?
GostarLiked by 1 person
Perante um vírus que se cura como qualquer gripe, a resposta atabalhoada é pior do que a doença.
Votámos no Costa, vai dar bosta.
GostarGostar
“Um tsunami chegou. Um meteorito caiu sobre nós e precisamos ver como sobrevivemos”, Secretário-Geral Ramon Estalella.
O Secretário Geral é ambivalente. Chegou o tsunami e caiu um meteorito.
Por cá o tsunami já nos inundou há muito. Houve quem se pusesse em cuecas, de forma a adaptar-se o melhor possível. Correu bem, o rio estava calmo. Recentemente muitos jovens foram até à praia e gozaram imenso, excepto um, até ver.
O problema seguinte é o meteorito, ou melhor dizendo, o descalabro económico.
Pelo que temos visto e ouvido ao longo dos anos, não há razão para nos preocuparmos.
A Ana Lourenço, a Clarinha e a Fátinha, cada uma no seu estilo, muito nos ajudam a confiar no porvir. Temos governantes atentos, hábeis, capazes de ultrapassar qualquer crise.
Daqui a mais uns dias voltaremos a falar no assunto.
GostarLiked by 1 person
Este vírus curar-se como uma gripe e veio para ficar. Pós pânico, fará parte das nossas vidas.
Efferalgan, Vicks Sinex e bombas para asmáticos a quem tenha problemas respiratórios. Um dos meus grandes amigos na Rússia, foi mandado para casa assim que lhe foi diagnosticado o Covid-19. Curou-se em sete dias. E eu está a dias de fazer sessenta anos. A mulher, muito mais nova, também foi infectada e recuperou.
A sorte é que foi este vírus o que escapou do laboratório militar. Via as luvas que não eram incineradas como se e via, mas traficadas nos mercados locais. Duas pessoas já tiveram discretamente uma injecção definitiva de chumbo por causa disso.
O que me disseram foi isto: havia bem pior para escapar.
GostarGostar
Essa história de que o vírus foi criado em laboratório, como arma biológica…
Um vírus que mata jovens saudáveis a uma taxa igual a qualquer gripe…
Ou tem provas melhores para mostrar, ou I call bullshit
GostarGostar
Período assintomático. Demasiado longo para um vírus comum. Este vírus foi feito para atrasar a economia de uma nação inimiga. Não para a despopular.
Além disso, veja como a China encerrou a cidade onde estava o laboratório. Logo após se ter detectado os primeiros casos. Nem no SARS isso aconteceu, e esse tinha uma taxa de mortalidade de mais de metade.
Por fim, o que me disseram amigos muitíssimo bem informados, mas que não posso nomear, confirmando que o vírus era de laboratório, que há bem piores por lá e que foi uma sorte ter-se escapado este e não um dos de nível IV.
GostarGostar