Saltar para o conteúdo

Além do simbolismo e dos títulos excepcionais o que ganhamos com a declaração do estado de emergência?

17 Março, 2020

Há bem pouco tem os responsáveis políticos multiplicavam-se em declarações sobre o vírus que não ia chegar. Mantiveram-se agendas e olhava-se para o lado: ironicamente Portugal discutia a eutanásia quando devia estar a tratar de divulgar os riscos reais do vírus.

Agora reivindica-se a declaração do estado de emergência. O que interessa saber é apenas isto: a declaração doe stado de emergência ajuda a combater o vírus? Se sim, declare-se e já. Se não, se se trata apenas de um artifício para que uns responsáveis-irresponsáveis possam poder dizer “Até declarámos o estado de emrgência”; para que se garantam uns telejornais com aberturas bombásticas “Declarado o estado de emergência!”   e para que o povo acredite que se fez tudo mas mesmo tudo para combater o vírus então não vale  a pena.

37 comentários leave one →
  1. A. R permalink
    17 Março, 2020 09:55

    Sobre a China

    “From here, it looks as if relations are only going to deteriorate. For one thing, Beijing’s official Xinhua News Agency has been threatening to cut off “medical supplies,” “plunging” America into a “mighty sea of coronavirus.”

    Beijing has, according to Trump’s trade advisor Peter Navarro, already nationalized one American factory making medical masks. Moreover, Fox Business Network’s Maria Bartiromo on air repeatedly said the Chinese forced at least one ship carrying masks, gloves, and other protective gear to the United States to return to China.

    Beijing’s threat to cut off supplies and harm Americans will only encourage the U.S. to cut trade with China, or, more precisely, to not allow trade to return to pre-coronavirus levels. Reducing commerce, some believe, is the only long-term solution for the U.S. as Chinese communists have tried to use their central role as a manufacturer to spread totalitarianism and advance other geopolitical goals anathema to the Western democracies.”

    Epoch Time

    Liked by 1 person

  2. José Monteiro permalink
    17 Março, 2020 10:11

    Justificar a existência de um CE, cuja utilidade se limita a ‘ajudar’ a ‘consciência’ do Faraó.
    Aliviar o peso das responsabilidades.
    Para que serve, que outras utilidades existirão neste órgão de opinião pós cada crise grave?

    Liked by 1 person

  3. 17 Março, 2020 10:25

    O Estado de Emergência poderia funcionar como mentalizador do tempo de excepção.
    Entre Marselfie e Costa Aldrabix serve apenas como entretém enquanto o inevitável acontece.

    Gostar

  4. 17 Março, 2020 10:31

    Fechar comércio, fechar transportes públicos, impedir gente na rua sem autorização de sobrevivência.

    Há- de ser isto e já foi feito com bons resultados. O inverso é um estado de emergência natural com tudo entregue à bicharada (literalmente).

    Liked by 1 person

    • Andre Miguel permalink
      17 Março, 2020 11:14

      Vá dizer isso aos africanos que têm quase 200 milhões de infectados por malária todos os anos e fazem a sua vida normalmente.
      Até existir uma vacina é impossível conter isto, vamos todos ficar fechados em casa até existir uma cura? Ridículo. O ocidente virou uma massa amorfa de snowflakes (ou copinhos de leite como dizemos em Portugal).

      Gostar

      • Cristóvão permalink
        17 Março, 2020 11:39

        Concordo.

        Gostar

      • BandoDeCorruptos permalink
        17 Março, 2020 14:26

        Oh inteligências raras e concordantes, a malária é propagada pelos mosquitos que picam igualmente em casa ou na rua. A malária não passa de pessoa a pessoa (para se ser esquerdalho fazem testes e escolhem os mais abstrusos ignorantes convencidos de que são inteligentes, ou isso é o resultado de muitos anos de esforço e dedicação à causa da burrice).

        Liked by 2 people

      • Velho do Restelo permalink
        17 Março, 2020 17:25

        Miguel já apoiei alguns dos teus comentários, mas este é demasiado estúpido para ficar sem resposta!
        Se a parceria DGS / Polígrafo servisse para alguma coisa, devias ser banido até haver uma vacina e a cura para o covid-19 !

        Liked by 1 person

      • André Miguel permalink
        17 Março, 2020 20:01

        Toma lá, Velho, não é preciso pedires ao polígrafo:
        https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/world-malaria-report-2019

        E continua fechado em casa até que isto passe. Mas reza para que nem todos o façam, se não boa sorte para comprares comida daqui a um mês…
        Mas mais importante é continuarem a apelar ao paizinho Estado, que antes diabolizavam, para que vos salve e seguirem cegamente as suas instruções.

        Gostar

      • Expatriado permalink
        17 Março, 2020 22:07

        Mosquitos, homem. A malária não é contagiosa. É transmitida por picadas de mosquitos fêmeas.

        “Insecticide-treated mosquito nets
        Between 2016 and 2018, a total of 578 million insecticide-treated mosquito nets (ITNs), mainly LLINs, were reported by manufacturers as having been delivered globally, with 50% going to Côte d’Ivoire, the Democratic Republic of the Congo, Ethiopia, Ghana, India, Nigeria, Uganda and the United Republic of Tanzania.
        In 2018 about 197 million ITNs were delivered by manufacturers, of which more than 87% were delivered to countries in sub-Saharan Africa.
        Globally, 80% of ITNs were distributed through mass distribution campaigns, 10% in antenatal care facilities and 6% as part of immunization programmes.

        Gostar

      • 17 Março, 2020 22:46

        Irra que tem burr0 que não se enxerga !
        É por causa de imbecis da tua espécie que é necessária a declaração de estado de emergência !
        Estás para aí armado em calhordas, mas na volta estás enfiado num buraco todo besuntado em gel desinfetante …

        Gostar

      • Andre Miguel permalink
        18 Março, 2020 08:10

        Oh expatriado eu sei que são mosquitos porra!!! Já tive malária, sei bem o que é. O meu ponto não é comprar duas doenças diferentes, mas sim os numeros e o absurdo desta situação actual. Repito, pois ninguém respondeu: vocês vão ficar em casa até existir uma cura?
        E Velho, em Africa passei por epidemias de Colera, Marburg e Ebola, portanto não, não estou enfiado em casa, estou a trabalhar para que pessoas como v. Exa tenham comida no supermercado.

        Gostar

    • 17 Março, 2020 12:50

      Se concordam ofereçam-se para a limpeza nos hospitais porque nem isso se está a conseguir agora por cá.

      V.s falam como se as pessoas que não apanhassem a porcaria do vírus ou que o apanhassem para imunidade de grupo, ficassem todos imunes a qualquer acidente ou doenças gerais que já antes entupiam os hospitais.

      E querem crer que se antes já não havia tratamento fora das urgências, porque nem centros de saúde tinham equipamento, agora, se ficasse tudo a imitar os africanos, tínhamos riqueza e saúde para todos, fora os do corona

      Gostar

      • Andre Miguel permalink
        17 Março, 2020 13:25

        Zazie, actualmente vivo em Espanha que é o 2º pais da Europa com mais casos, muito pior do que temos em Portugal e mantenho tudo o que escrevi antes. Pergunto novamente: ficamos em casa até existir uma cura?
        Piores que qualquer virus são o pânico infundado, o alarmismo desmedido e o sensacionalismo dos media.

        Gostar

      • 17 Março, 2020 13:29

        Faça como entender. Conte-me apenas quantas pessoas já conseguiu convencer do mesmo.

        Gostar

      • 17 Março, 2020 13:32

        Quantas pessoas andam a passear consigo e sem se preocuparem, por fezada nessas teorias?

        Sabe dizer ou tem a noção que o medo também é um bom instinto de defesa e que nós somos bichos que, muitas vezes, como é o caso, acreditamos ser super-homens e controlar tudo.

        E, na volta, com tanta fezada na “liberdade individual”, nas capacidades de tudo conseguir por sucesso e sei lá mais o quê, o que é que se consegue perante uma treta que nem a bicho chega e nem se vê?

        Não conseguimos nada. Andaram para aí a defender o direito à boa-morte e agora que ela está de oferta oferecem-na, é isso?

        Liked by 1 person

      • 17 Março, 2020 13:37

        Olhem, o João Miranda, que é todo liberal, há muito que anda a defender o contrário no twitter. Porque ele fez contas cedo. A matemática é muito mais importante que o blá, blá ideológico

        aqui

        Liked by 1 person

  5. 17 Março, 2020 10:35

    Traduz-se por atrasar a maleita. É a única coisa que se pode fazer. Atrasar para também aguentar as outras maleitas naturais que precisam de cuidados e que muita gente parece que acredita que ficaram em stand-by à conta da valorização desta.

    O argumento darwinista usa esta falácia e o Ron Paul faz parte do grupo ancap selecção natural contra a “hoax-covid” (os argumentos são sempre iguais às teorias de conspiração esquerdistas- “interesses económicos e políticos escondidos”.

    Gostar

  6. Weltenbummler permalink
    17 Março, 2020 11:15

    xuxalismo ou ‘siempre la misma mierda’

    Liked by 1 person

  7. Luís Lavoura permalink
    17 Março, 2020 11:22

    a declaração do estado de emergência ajuda a combater o vírus?

    Ajuda, pois permite eliminar direitos e liberdades que podem ser prejudiciais. Por exemplo, permite que o Estado impeça as pessoas de circular livremente na rua, de se deslocarem livremente pelo país, etc.

    Em situação normal, o Estado não pode coartar certas liberdades das pessoas, como por exemplo a liberdade de viajar de um local para o outro do país. Em estado de emergência, o Estado pode fazer isso (que muitos outros países já fizeram).

    Liked by 3 people

    • Velho do Restelo permalink
      17 Março, 2020 17:41

      Finalmente o Lavoura diz qq coisa que se aproveita! Pelo contrário a Helena parece que já foi apanhada pelo vírus (o texto está cheio de gafes …)!
      Caro Lavoura, esta medida só peca por tardia! Se assumida duas semanas antes,l o “custo para a economia” seria muito menor, e como “bónus” salvavam-se umas centenas de vidas ( sim, agora que o Kosta perdeu parte do optimismo, eu dou-me ao luxo de o ser).

      Liked by 1 person

  8. helenafmatos permalink
    17 Março, 2020 12:28

    O primriro-ministro declarou que até agora não se registou qualquer circunstância em que as pessoas tivessem oposto resistência às ordens

    Gostar

    • 17 Março, 2020 12:50

      Ele engonha.

      Liked by 1 person

    • Velho do Restelo permalink
      17 Março, 2020 17:53

      E o Sr. Primeiro Ministro só vai comprar o guarda chuva se estiver a chover a potes ?
      E são estes pulhas que passam a vida a debitar chavões do tipo : “A prevenção é o melhor remédio”.

      Ainda há pouco, um jornalista da RTP se esforçava para “levar” o seu convidado médico a dizer em público que a declaração de emergência era desnecessária, precisamente porque o público estava a acatar bem as directivas do governo!
      Mas teve como resposta qq coisa do tipo : “sim, grande parte da população está a aderir, o perigo está naquela pequena parte que não adere …”!
      E eu acrescento : Até podiam estar a aderir a 100% agora. Mas daqui a uma ou duas semanas há sempre uns estrambelhados impacientes que se fartam de obedecer e resolvem fazer asneiras!

      Liked by 1 person

    • 17 Março, 2020 17:59

      Oh Cara amiga Helena …. então desde a praia de cascais não houve mais festanças? No fim de semana quantas? E os turistas que acham que está tudo bem e uma cerveja mata o bicho? (quando nem um bagacinho o mata de facto!)

      Gostar

  9. Expatriado permalink
    17 Março, 2020 14:13

    A comparação dada num comentário acima entre o que fazer num ataque viral e a malária é descabida. A malária é causada por parasitas injectados na corrente sanguínea humana durante uma picada de mosquitos fêmeas.

    Liked by 2 people

  10. Expatriado permalink
    17 Março, 2020 15:20

    Também já deviam de ter declarado uma emergência no fornecimento de medicamentos.

    https://video.foxnews.com/v/6142291269001?playlist_id=938973798001#sp=show-clips

    Isto é no que dá terem dado á China “os ovos e o cesto” do fabrico de medicamentos.

    NOTA: O Blasfemias continua a bloquear uma boa fonte de informação como o YouTube. No mínimo é muito lamentável!

    Liked by 1 person

    • Velho do Restelo permalink
      17 Março, 2020 17:58

      Há muitos dogmas que precisam ser revistos (globalização, mercado, …)

      Liked by 1 person

      • 17 Março, 2020 18:08

        Esqueceu um muito importante: “Bruxelas”

        Gostar

      • Velho do Restelo permalink
        17 Março, 2020 18:27

        Nunca gostei dessas couves pequeninas … são amargas ! Prefiro bróculos 🙂 !
        A grande porra é que “não perguntam” se quero!
        Metem-me aquelas cagalhotas à frente e quando reclamo, ainda dizem que “naquele restaurante” o acompanhamento é aquele … se não gosta, vá para outro lado !

        Liked by 1 person

      • 17 Março, 2020 22:05

        E levante-se e saia!!! Vamos os dois jantar a outro lado. Vamos comer um goulash à Hungara ou pisa Calzone perto do lago Como? … ou por mim alinho sempre: Stack and Hale !!! God save de Queen!!!

        Gostar

      • Velho do Restelo permalink
        17 Março, 2020 22:55

        A porra é que eu tenho uma ligação sentimental com o “estabelecimento” que apesar de manter o nome de Portugal, mudou de gerência …
        Mesmo com uma dor de costas danada, e a vista a falhar, acho que ainda sou capaz de correr com eles à bengalada 🙂

        Gostar

  11. Vasco Silveira permalink
    17 Março, 2020 18:25

    Cara Helena Matos

    Em relação ao aparente conflito dos nossos governantes ( PR, Governo, parlamento)entre se prepararem para a previsível vinda do Covid 19, ou perderem tempo com eutanásia, se reparar na distribuição dos casos mortais entre os diversos grupos etários. concordará que com este vírus se está já a pôr em prática a eutanásia ( por negligência!: remember Pedrogão grande!)

    Quanto ao eventualestado de emergência, eu seria muito céptico, por diversas razões:
    a) O país já se encontra (parcialmente) parado, com custos elevadíssimos, humanos, sociais e económicos. Um Paragem total (Lock Out governamental) do país terá consequências 10 vezes mais grave que a bancarrota de 2011. perguntem ao venezuelanos se uma grave crise económica não aumenta substancialmente a mortalidade, sobretudo infantil. Só que nesse caso já se esqueceram qual foi a causa…
    b) Uma análise muito simples dos números de casos efectivos, e novos casos diários, expurgada dos primeiros 9 dias, de 2 a 9 de Março, até haver um total de casos superior a meia centena, mostra-nos que a taxa de novas ocorrências foi crescente até ao dia 14/03, tendo da, quando foi de 47% ( média móvel de 3 dias para expurgar dias atípicos) tendo entretanto descido para 26%, no dia 16/03.
    Se bem que esta série de dados seja curta e ainda pouco representativa, tudo leva a crer que o crescimento de novos caso não é exponencial, e que a taxa de crescimento percentual de novos casos já passou o seu pico

    Mas aposto que os cobardes políticos irão”parar o País”, tal como pilatos

    Liked by 1 person

    • 17 Março, 2020 22:02

      O “exponencial” é uma invenção, a parte exponencial ocupa apenas o crescimento até derivada próxima de 0,8 onde tem um primeiro ponto de inflexão, daí gerar o S até há estabilização. A questão é : na China estão há 6 semanas a planar om a derivada próxima de 0 (zero) e nunca mais passa de + a – gerando o início do declínio. Será que pode ser um surto com duração plurianual? Alguém de Saúde Pública que saiba um mínimo de matemática para ter uma ideia sobre isto?

      Gostar

      • Velho do Restelo permalink
        17 Março, 2020 23:04

        É bem possível que isto se torne no futuro em mais uma estirpe de gripe.
        Entretanto aparece a respectiva vacina e a coisa deixa de ser dramática.
        Agora estamos na fase dos milhões …. já pouco se fala de infectados, mortos ou recuperados !
        O que conta são os milhões prontos a sair do forno para mais uma rodada …

        Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: