Um ideia aparentemente piedosa que pode ser mais perigosa que bondosa
1 Abril, 2020
Ministra da Justiça admite libertar os reclusos que estejam presos por crimes menores.
Qual a vantagem de fazer sair os presos das cadeias para os enfiar em casa, admitindo que têm uma casa para voltar e condições para viverem confinados em quarentena?
Quanto aos chamados “crimes menores” eles são frequentemente maiores do ponto de vista dos vizinhos e localidades onde estes agora reclusos praticaram os tais crimes menores. Trazer mais instabilidade a populações que estãoa passar por momentos difíceis é adequado?
14 comentários
leave one →
Discordo, Helena. Lido ao pormenor, as medidas faladas naquele texto do Observador parecem-me perfeitamente sensatas. Não passam por colocar pessoas em risco ou aumentar o alarme social.
Poderia concordar no entanto se o argumento fosse outro — a falta de confiança que temos no nosso Estado para acreditar que isto iria ser tudo feito da melhor forma e que graves erros não seriam cometidos.
GostarGostar
Têm mais preocupações com a bandidagem do que com os velhotes.
GostarGostar
Abre-se uma “Caixa de Pandora”
GostarGostar
As condições são as melhores para a pós-graduação em crime.
É oportunidade que o progressismo não pode deixar passar
GostarGostar
Libertar os presos, para além dos problemas de segurança, é lançar na sociedade centenas de pessoas que podem estar infectadas e vão infectar os outros. Não é assim que se trava a epidemia. Penso que se deveria é reforçar os serviços de saúde das prisões. Está na prisão, já está confinado.
GostarGostar
Um Estado fraco e cada vez mais enfraquecido mostra assim a sua incapacidade de cumprir a s suas funções e de resolver um qualquer problema.
Ao que se chama tentar resolver uma questão tornando-a num problema maior?
Quem iria da prisão nestas condições, iria-se sentir superior às regras e leis da Sociedade e que, por outro lado, o seu comportamento poderia ser sempre desculpabilizado.
Esta eventual libertação não tem nada a ver com pandemia que se vive neste País. Esta “conversa” vem de fora, há certas “associações” de “apoio” e “solidariedade” a promoveram uma agenda de agitação e propaganda.
GostarGostar
…para além de ser uma medida economicista. Sai mais barato ao orçamento. Tal como deixar morrer velhotes poupa nas pensões.
GostarLiked by 1 person
a vantagem é não terem de tomar conta deles.. como é óbvio. não tem nada a ver com bondade , estão a mete-los em botes e a largá-los no mar para tirar peso do navio
GostarGostar
Faz todo o sentido esta medida , é preciso libertar espaço nas prisoes para os crimes de desobediência e de violação do dever de confinamento. Só a cela do Vara , por exemplo , deve dar para lotar com dez perigosos marginais do jogging.
GostarGostar
Os guardas prisionais não vêem o programa da cristina e portanto não estavam oficialmente informados! Isto é a solução para resolver o problema de nem para guardas prisionais haver máscaras e, pior do que isso, andar a já decepada sem saber senhora da DGS a dizer que não servem para nada com a violinista internacional ao lado. Com a Itália já a arder andaram a tratar do aeroporto, da eutanásia e ainda tinham dúvidas sobre as viagens de estudantes.
GostarGostar
Que diabo! os reclusos também têm direito a trabalhar a partir de casa!
GostarGostar
Entretanto o desastre continua.
Não há mascaras, não há desinfectante, não há testes. Destruição económica.
GostarGostar
“Não falta nada no SNS”. Diz-se por aí…
GostarGostar
Vocês querem que os guardas prisionais e os funcionários civis das cadeias venham a ser infectados?
Porque é que não propõe o fuzilamento dos presos?
GostarLiked by 1 person