Saltar para o conteúdo

A ler

31 Março, 2020

Só eu sei porque não fico em casa: «Quanto ao meu motivo para não ficar em casa, em meia quarentena, ele foi só um: não queria ver aqueles 60 pares de olhos “irresponsáveis” focados no chão da fábrica — e por isso adiei o momento até ao limite. Decorridos 20 dias, exactamente meia-quarentena, após a comunicação dos meus clientes (indústria automóvel) do seu cancelamento de actividade, a que se seguiu a comunicação dos fornecedores que paravam por falta de matéria-prima (metal), fui forçado a comunicar aos trabalhadores da empresa que entramos em lay-off em Abril, dando-lhes conta do impacto que tal decisão irá ter no seu orçamento familiar.» (Fernando Sobrinho)

Holanda: uma achega à reacção de Costa: «este padrão de táctica diplomática em Costa não é inédito. Em Junho, ele também garantiu “à cidade e ao mundo”, que, com a sua veia europeia, havia entronizado Timmermans como Presidente da Comissão – o que faria dele um influente “king maker”. Resultado: isso simplesmente não aconteceu e o espanhol Sánchez, que até aí o acompanhara, abandonou-o sem dó, para “sacar” para a Espanha o Alto Representante para a Política Externa.»  (Paulo Rangel)

A esta constatação de Paulo Rangel há uma pergunta a fazer:  no conselho António Costa disse exactamente o quê? É curioso que tendo a imprensa portuguesa quase como fonte exclusiva sobre Espanha o El Pais este artigo tenha passado quase clandestinamente

 

30 comentários leave one →
  1. MJRB permalink
    31 Março, 2020 11:18

    O AC-DC anda atrevidote, desde há cerca de 1 ano, a preparar terreno aplainado para si num alto cargo europeu.

    Gostar

  2. Procópio permalink
    31 Março, 2020 11:43

    O renascimento da propaganda.
    “Propaganda? Certamente! Boa propaganda por uma boa causa! Fazemos propaganda não em troca de homens em segundo plano, mas fazemos propaganda para nossas próprias convicções honestas. Anunciamos por nosso próprio ideal e, portanto, lutamos usando todos os bons meios para fazer uma boa propaganda para conquistar a alma do nosso povo” JG
    Curiosamente, ele também se referia ao nosso povo.

    Gostar

  3. A. R permalink
    31 Março, 2020 11:45

    Parece que essa história do “coronabonos” vai virar “corona bobos”.

    Costa, ao fazer de rapariga do Exorcista num pico de possessão socialista sem vómitos verdes, só nos deixa envergonhados.

    A purga PSOE-PODEMOS aqui ao lado está em marcha: “La purga de Nieto González, el comisario que exigió la compra de mascarillas y guantes para la Policía en enero”

    Liked by 1 person

  4. Daniel Ferreira permalink
    31 Março, 2020 12:10

    Entretanto em Espanha seguiu para tribunal um processo contra o Governo por ter organizado e incentivado ao máximo mais uma dessas radicalizações das mulheres via “greve feminista” em várias cidades, já com o Coroado a ser espalhado pela plebe.
    Engraçado que aqui a palhaçada tb aconteceu, por isso permita-me a pergunta srª dª Helena:
    Não devia o Estado Português ser acusado de ativamente organizar focos de contágio e sua propagação em massa de uma situação que já era conhecida da altura ou este tal vírus é imponente perante a força das mulheres “livres, modernas e independentes”? Se a 1ª , desafio a malta do Blasfémias para criar uma petição para o efeito. A malta sempre está em casa com pouco para fazer, até pode ser q TODA a gente o assine tal a gravidade da situação. Caso a 2ª, há q apelar à força das mulheres “livres, modernas e independentes” e sair de casa para ir trabalhar. O País mais q nunca precisa disso e o se o Estado apoia ajuntamentos, não vejo pq se oporá com cada uma a ir na sua vidinha.

    Obrigado!

    Gostar

  5. Expatriado permalink
    31 Março, 2020 12:23

    Um àparte. Sabem quais são as grandes vantagens de haver tele-ensino?
    Não há professores agredidos por alunos, nem algazarra nas turmas durante as aulas, nem droga a passar de uns para os outros, nem facadas nos recreios, nem certas “famílias” invadem as escolas, etc. etc.

    Nem tudo é mau nesta crise. É ou não é?

    Liked by 1 person

  6. Procópio permalink
    31 Março, 2020 12:58

    Lá como cá. a iberia no seu melhor.

    EDITORIAL Opinión El Mundo
    Gestión caótica y descoordinada
    Martes, 31 marzo 2020 – 01:24

    A la inoperancia para adquirir en el mercado el material necesario se suma la precipitación y la falta de consenso a la hora de aplicar la hibernación de la actividad económica

    Lo peor que le puede pasar a España en estos duros momentos, cuando la enfermedad del Covid-19 continúa provocando centenares de víctimas mortales diarias, es que quien debe liderar la respuesta institucional se vea lastrado por la falta de cohesión política, la descoordinación y la improvisación. El Gobierno sigue dando muestras de flaqueza. Pedro Sánchez imposta declaraciones grandilocuentes en ruedas de prensa enlatadas -con preguntas seleccionadas previamente-, pero la realidad es que continúa ofreciendo señales inequívocas de ir por detrás del virus. Así se desprende del bandazo que le llevó a endurecer el confinamiento mediante la paralización de la economía y del posterior retraso a la hora de concretar una medida que afecta a millones de trabajadores. Este caos provoca entre la ciudadanía española una mezcla de estupor y de honda inquietud

    Gostar

    • Andre Miguel permalink
      31 Março, 2020 14:24

      Não se preocupe, porque no inverno 2017-2018 Espanha teve 800 mil casos de gripe, 52 mil hospitalizados e cerca de 15 mil mortes. Não houve quarentena.

      https://www.redaccionmedica.com/secciones/sanidad-hoy/gripe-en-espana-casi-800-000-casos-52-000-ingresados-y-15-000-muertos-5427

      Continuo a pensar que algo não bate certo nesta história do Covid19…

      Liked by 2 people

      • Zé Manel Tonto permalink
        1 Abril, 2020 00:51

        “Continuo a pensar que algo não bate certo nesta história do Covid19”

        Já eu, acho que entra pelos olhos dentro.
        Há muita gente a ganhar muito dinheiro.

        A comunicação social a martelar na cabeça das pessoas o medo do corona, os governos a reagirem de forma disparatada, a criarem uma crise económica que se vê à distância, alguns dias depois a tentarem emendar o problema com mais dívida e dinheiro do contribuinte.

        Isto causou subidas e descidas das acções que, quem estivesse com um dia de avanço relativamente à maioria, conseguiu encher os bolsos.

        Quem vendeu nas duas primeiras semanas de Fevereiro, com os preços em alta? Que ligações aos principais grupos de media?
        Quem comprou quando caiu mais de 30%? Que ligações aos governos?

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        1 Abril, 2020 00:52

        Tal como houve bons filmes sobre o regabofe de 2008, espero que, no final disto tudo, pelo menos haja bons filmes sobre esta palhaçada. É o mínimo.

        Gostar

  7. Mario Figueiredo permalink
    31 Março, 2020 14:17

    Demolidor artigo no El Pais. Espelha bem as fragilidades de uma União Europeia que não consegue elevar todos os seus membros ao mesmo desempenho orçamental, e por conseguinte é incapaz de criar pontes em momentos de grande necessidade.

    É culpa de todos. Dos países do sul que esperam viver ao sol de mão estendida e não contemplam qualquer outro cenário económico para si. Mas também dos países do Norte, que alimentam esta mentalidade ao procurarem proteger a sua máquina produtiva e de tudo fazerem para que o Sul dependa dela e não se vire para a indústria e produção.

    Aquele artigo, aquela reunião, é o retrato da União Europeia mais puro que temos até ao momento. Os interesses nacionais acima dos comunitários a ditar os “Eu quero” e os “Não te dou”. A Europa tal como ela realmente é, antes de ser filtrada pelo populismo bacoco dos europeístas.

    Liked by 1 person

    • Andre Miguel permalink
      31 Março, 2020 14:28

      O que eu gostava de saber é o que anda a fazer o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças com sede em Estocolmo. Estará de quarentena?
      Só vemos e ouvimos políticos, cientistas e peritos que deviam estar a coordenar uma acção conjunta a nível europeu, nada de nada…

      Liked by 2 people

      • Mario Figueiredo permalink
        31 Março, 2020 14:38

        Boa pergunta. Resposta europeia ao SARS-Covid-2 nem vê-la. Cada um a remar para o seu lado, na boa tradição europeia.

        Sim, porque essa é a nossa tradição — e não aquela conversa da treta que somos um continente solidário, ou isto ou aquilo. Nunca fomos. Isto aqui foi tudo sendo construído com muito ódio, sangue e lágrimas. Até roubamos entre nós material médico vinda China e destinado aos nossos parceiros da UE.

        Apesar das mortes que gera, do desemprego, da crise económica, o bem que este vírus nos está a fazer… Ataca o pulmão europeu, mas cura a vista.

        Liked by 1 person

      • Zé Manel Tonto permalink
        1 Abril, 2020 00:55

        “cientistas e peritos que deviam estar a coordenar”

        Para virem dizer que é preciso medidas mais restritivas? Para exigirem que se caminhe mais depressa para o Estado policial?

        Deixe-os estar sossegados…

        Gostar

      • Andre Miguel permalink
        1 Abril, 2020 10:44

        Zé Manel,
        O Estado policial é uma decisão política, não cientifica.
        Leia o artigo que citei do British Medical Journal para perceber onde quero chegar. Pois ee é para estarem sossegados então extinga-se e poupem-nos esses impostos.

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        1 Abril, 2020 16:34

        Concordo que a decisão pelo Estado policial é política.

        Mas políticos com uma capa de legitimidade, porque médicos estão a dizer que, ou Estado Policial, ou milhões de mortos, têm outra força entre o povinho.

        Gostar

    • Andre Miguel permalink
      31 Março, 2020 15:07

      Mario para demolidor leia este artigo do British Medical Journal publico a 18 de Março

      https://www.bmj.com/content/368/bmj.m1075

      Destaco esta parte:

      “Governments also continue to prioritise their own interests even if this undermines solidarity with other countries. For example, France, Germany, and the Czech Republic have introduced limits on exports of protective medical equipment such as face masks, despite severe shortages elsewhere.5 This recalls a similar self-interest evident during the H1N1 influenza pandemic in 2009, when several member states stockpiled vaccines and antivirals, declining to share them with other countries.6 That experience led to the creation of a European legislative framework for joint procurement of equipment and medicines when faced with cross border threats to health.6

      Existing coordination mechanisms such as the Health Security Committee or the European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) are not truly European. Although the ECDC cooperates with the World Health Organization and with neighbouring countries,7 it has a limited remit beyond the borders of the European Economic Area (EEA). As pathogens do not respect national frontiers, this is a potential weakness.”

      Dada a gravidade das denuncias acima, os Blasfemos não querem divulgar isto?

      Liked by 1 person

  8. Cacim Bado permalink
    31 Março, 2020 17:25

    Imprensa portuguesa ou prensados informativos pela bota calcadora de Costa?

    Gostar

    • lucklucky permalink
      1 Abril, 2020 05:31

      Há alguma diferença. É uma monocultura. As “notícias” só vão para um lado. Agora até temos directores de jornais a apoiar publicamente a censura.

      Liked by 1 person

  9. Procópio permalink
    31 Março, 2020 17:44

    Há muito para divulgar A. Miguel. Juntemos as pontas da meada.
    Por um lado a denúncia da propaganda, indo às origens, ao Joseph
    Por outro a luta denodada contra o covid 19 por muitos profissionais corajosos entregues aos bichos, à resistência das vítimas, à angústia das suas famílias e amigos.
    São duas linhas que se intersectam, a da mentira e a da realidade.
    Então verificamos com alguma surpresa que a linha goebeliana se começa a partir.
    Lemos no publicuzinho um trecho enternecedor de um apparatchik. O título: “Temos um problema com a dgs”, rabisca o manelzinho de Alijó.
    “Como há semanas disse o primeiro-ministro, não se mudam generais a meio da batalha. Não é isso que se pede. Pede-se sim que o Ministério da Saúde reforce a DGS com meios e competências para apurar números como é devido e comunicar com o país como é indispensável”.
    O Joseph, antes de recolher ao refúgio para se envenenar com a família, era mais eficaz. Convenceu milhões. A dgs não convence ninguém. Nem que morram milhares.
    Admiram-se?

    Gostar

  10. Procópio permalink
    31 Março, 2020 19:45

    tutu

    Gostar

  11. Procópio permalink
    31 Março, 2020 19:46

    “80% dos portugueses consideram que Portugal está mais preparado para lidar com a covid-19 do que Espanha e Itália”
    O estudo foi elaborado pela Marktest.
    A propaganda ainda não foi atingida pelo vírus.
    Guardem para memória futura.

    Liked by 2 people

    • MJRB permalink
      31 Março, 2020 23:20

      Essa empresa, mais a Eurosondagem sempre estiveram ao serviço do P”S”. Vêm aí tempos difíceis, desta vez e não por acaso desde há semanas, há que dar uns cobres à Marktest.

      Gostar

  12. JgMenos permalink
    31 Março, 2020 20:28

    Até que a cambada de políticos porta-vozes de tadinhos não seja erradicada a palhaçada vai continuar.

    Cambada!

    Gostar

  13. Velho do Restelo permalink
    31 Março, 2020 22:51

    Pronto, o holandês mandou o criado com um pedido de desculpas pela “falta de solidariedade”, agora já só falta assinar o cheque !

    Gostar

  14. Olympus Mons permalink
    31 Março, 2020 23:47

    Da categoria invisível para jornalistas e esquerdoides

    Acabei de ouvir a equipa para a pandemia de Trump dizer que ficaram surpreendidos porque o Reino Unido só tem 8,000 ventiladores quando os Estados Unidos tem 200,000 (5 vezes mais que o ratio que daria 40,000) – pensei, não, no continente dos SNS têm tudo como é possível? Na terra dos direitistas da trumplandia é que quem apanha uma doença morre a não ser que seja milionário… 200K! aliás só 10K tem o governo como stockpile para poder enviar para quem tiver com necessidade.

    Pensei, esta falta de ventiladores deve ser uma coisa do reino Unido. Devem odiar ventiladores por alguma razão. Fui investigar…
    França – 5000.
    Portugal – 1200.

    Gostar

  15. Procópio permalink
    1 Abril, 2020 00:02

    A santa ignorância
    https://observador.pt/especiais/dgs-admite-9-500-infetados-em-reuniao-com-politicos-e-parceiros-sociais/
    Há forma de esclarecer a situação testando para saber quem já está imunizado, muitos mais do que se pensa, e pôr essas pessoas a trabalhar sem ninguém correr riscos.

    https://www.axios.com/coronavirus-immunity-blood-test-a8e252da-752a-45b4-8ca1-d27d96d6e636.html

    The Food and Drug Administration issued an emergency approval Tuesday for a serological testing kit produced by Bodysphere Inc. that can detect a positive or negative result for COVID-19 in two minutes.
    These antibody tests could help people know if they are able to go back to work, as well as aid researchers in tracking the scale and death rate of the disease — key data for current and future pandemic policies.
    They’re especially useful for determining whether health care workers have some immunity and are at lower risk if they go back to work.

    Os testes foram desenvolvidos por empresas privadas.
    Não sei se o kosta e a katarina autorizam a serem utilizados no rectângulo.

    Gostar

  16. Velho do Restelo permalink
    1 Abril, 2020 00:12

    Esse artigo do Observador, até admite que o pico já pode ter acontecido.
    Sim de facto têm acontecido vários picos, em datas muito convenientes :

    19 Mar -51 casos << Conselho de Estado
    24 Mar -158 casos << 1ª Reunião no Infarmed
    28 Mar 902 <<< o tal pico, que até a mim enganou !
    29 Mar 792 (-110)
    30 Mar 446 (-346) << 2ª Reunião no Infarmed
    31 Mar 1035 (+589) <<< mas depois da reunião, volta a subir …

    Será coincidência ?
    Será que a reunião é marcada em função dos dados ?
    Ou será que os dados são “preparados” em função das reuniões/conferências de imprensa ?
    Dá sempre jeito ter um “cenário de dados positivo” para apoiar o optimismo !

    Gostar

  17. Leunam permalink
    1 Abril, 2020 01:51

    Velho do Restelo

    Verdade verdadinha!

    Aqui só se diz a verdade!

    “Nesta guerra ninguém mente nem vai mentir a ninguém. Isto vos garante o vosso Presidente da República”, sublinhou por fim Marcelo Rebelo de Sousa.

    https://caras.sapo.pt/noticias/2020-03-18-as-declaracoes-de-marcelo-rebelo-de-sousa-ao-pais-apos-ter-decretado-estado-de-emergencia/

    Gostar

    • Velho do Restelo permalink
      1 Abril, 2020 10:19

      O problema é a “falta de prática”, como dizia a “mosca” esta manhã 🙂

      Gostar

  18. Cacim Bado permalink
    1 Abril, 2020 06:12

    Aqui fica para alguém que possa dar uma ajuda esclarecedora:
    Pergunta e respetiva resposta colhida em documento oficiais sobre a pandemia.
    Pergunta:
    Tenho filha menor de 12 anos e vou ter de ficar em casa para a acompanhar, As faltas ao trabalho são justificadas?
    Resposta:
    Sim, as faltas são justificadas, desde que não coincidam com as férias escolares. O trabalhador deve comunicar à entidade empregadora o motivo da ausência através de formulário próprio.

    Baseando-me no caso concreto da minha filha, será ajustado considerar falta ao trabalho quando por articulado governamental e determinação da entidade empregadora, é forçada a ficar em casa onde simultaneamente com o teletrabalho, perfeitamente enquadrado com a função profissional, tem a premente necessidade de dar assistência à sua bebé de 2 anos?
    Embora se reconheça que alguma parte do tempo de tarefas seja de atendimento à sua criança, pode isso constituir factor de exclusão do regime de teletrabalho? Tendo consciência que o caso que relato será comum a muitos outros trabalhadores, para evitar situações de preocupante desespero solicito o possível esclarecimento.
    Muito obrigado,
    Aarão Marques

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: