Saltar para o conteúdo

Fantástico, pá: os inquilinos não pagam mas os senhorios é que vão pedir empréstimos

30 Março, 2020

A proposta de lei do Governo para proteger o arrendamento habitacional prevê uma moratória para os inquilinos que não possam pagar a renda durante a actual crise pandémica. E permite aos senhorios aceder a financiamentos do Estado para compensar essa falha de pagamentos nas rendas.

As propostas ditas para proteger os inquilinos são uma obra prima da esperteza: o  Governo isenta os inquilinos da obrigatoriedade de pagar as rendas e diz aos senhorios que podem pedir empréstimos para compensar a perda de rendimentos.

Porque não aprova então o Governo empréstimos aos inquilinos? Porque sabe que assim consegue dezenas de títulos maravilhosos sobre a protecção aos inquilinos sem gastar quase nada. Quantos senhorios vão recorrer a estes empréstimos?

Este é um modelo de negócio socialista: o governo recebe os louros da propaganda; o povo acredita que está a ser protegido; quem investiu aguenta o prejuízo e, voilá!, pode endividar-se.  Nem sei como é que este modelo de negócio não é mais utilizado.

29 comentários leave one →
  1. Filipe Bastos permalink
    31 Março, 2020 00:12

    Para alguns será difícil e injusto. Para muitos outros… tadinhos dos senhorios!

    Há quantos anos mamam à grande em rendas absurdas, no Airbnb, na especulação e na ganância em roda livre?

    Num país onde o salário médio ronda os 900 euros, e 1/4 da população recebe 600 e tal euros, quanto é a renda de um simples T1 em Lisboa ou no Porto?

    Quantos senhorios pagam os impostos devidos? Até há pouco tempo, alguém experimentou pedir uma factura a alguém no Airbnb? Em 90% dos casos, qual acham que era a resposta? Ah, agora a coisa aperta… tadinhos dos senhorios.

    Já agora: muito se fala em empréstimos para estes e aqueles… então e a mama da Banca… continua intocável? Por que raio hão-de receber JUROS?

    Gostar

    • Portuga permalink
      31 Março, 2020 01:07

      Ó senhor Filipe. Então porque é que não arranja umas massas e compra uma casa para arrendar. Trabalhe como um escravo, poupe, e em menos de nada compra uma ou duas casas para arrendar. É uma mina, vai ver. Faça um sacrifício ou então se um seu familiar lhe deixar de testamento uma casinha que comprou com muito sacrifício, arrende-a. Mas atenção. Se o Estado lhe levar 30% de impostos ao fim do ano não se queixe. Se o inquilino deixar de lhe pagar a renda não se queixe. Se o inquilino quando sair lhe deixar a casa toda escavacada a necessitar de reparação de construção civil, não se queixe. Sabe quanto custa um dia de trabalho de um pedreiro e servente e materiais de c.c.? Não sabe, pergunte. Ah, e o condomínio, sabe quanto custa o condomínio? E o seguro da casinha onde o inquilino mora. Faça a experiência… Atenção, eu não sou senhorio mas conheço a realidade. Que fique claro.

      Liked by 5 people

      • Filipe Bastos permalink
        31 Março, 2020 11:35

        “Se o Estado lhe levar 30% de impostos ao fim do ano não se queixe.”

        E porque me queixaria, Portuga? É pior que pagar 34.75% TSU, IRC, pagamentos por conta, IVA antecipado, tributação autónoma, mais tudo que qualquer empresa – não sediada nas Caimão, claro – leva em cima?

        O inquilino deixa de pagar? Nem imagino: nunca um cliente me ficou a dever! Deixa a casa escavacada? Que % dos inquilinos escavaca a casa? E quantos a arranjam, até a melhoram?

        Tadinhos dos senhorios. Arriscam tanto… num bem que será sempre deles, que irá sempre valorizar-se sozinho, sem criar postos de trabalho, sem compromissos com ninguém, sempre a receber rendas de papo para o ar… terrível, Portuga, terrível.

        Gostar

    • lucklucky permalink
      31 Março, 2020 01:38

      Porque o Filipe é uma explorador socialista do capitalismo, mama na criatividade e produtividade do capitalismo.

      Veja-se como não escolhe viver numa Comuna.

      Liked by 2 people

    • lucklucky permalink
      31 Março, 2020 02:09

      O maravilhoso mundo da escassez do Filipe Bastos.

      Esta actriz pedía para Chile un sistema bolivariano porque le ofende el capitalismo. Al quedar atrapada en Cuba por el coronavirus, pide ser repatriada: en el paraíso comunista hay “plagas de ratones y el jabón escasea”. Baño de realidad, izquierda caviar.

      Liked by 3 people

      • Os corruptos que se cuidem permalink
        31 Março, 2020 02:56

        Eh, eh, eh! Ainda sufoco de riso.

        Liked by 1 person

    • Albano Silva permalink
      31 Março, 2020 10:44

      Sr. Bastos: veja há quanto tempo existe o Airbnb, a grande teta de que fala. Mas para ser totalmente honesto, deve compará-lo com as mais de quatro décadas de rendas congeladas, grande parte das quais se tornaram menos que decentes esmolas para os senhorios.
      Não sou senhorio, mas conheci um dos maiores do Porto que foi à ruina apesar de o ser.
      Na maior parte dos casos, a renda anual de um apartamento ou moradia não pagava a substituição de uma janela! Acredite nisto e não se fixe no Airbnb. O panorama é muito mais vasto; deve ter raciocínio para compreendê-lo.

      Liked by 3 people

      • Filipe Bastos permalink
        31 Março, 2020 11:55

        O congelamento das rendas foi o que permitiu a muita gente, há 30-40 anos, começar a ter um nível de vida decente.

        Como tudo o que começa bem, precisava ter sido acompanhado e actualizado conforme necessário, à medida que os salários subiram e as esmolas da UE começaram a entrar.

        Houve muita injustiça e muita chulice de inquilinos, em belas casas e rendas irrisórias. Tudo isso é verdade. A falta de noção desses inquilinos não foi melhor que a dos senhorios.

        Mas isso já lá vai. Há anos que a chulice dos senhorios e dos ‘investidores’ corre solta, e o Airbnb foi o seu aliado perfeito. É só mamar na estranja e em rendas absurdas.

        Consulte qualquer portal imobiliário, veja os preços. É mama à descarada.

        Gostar

  2. Olympus Mons permalink
    31 Março, 2020 00:33

    Eu acho que é os senhorios maldosos e os gajos do IT.
    Essas sanguessugas do IT, só porque conseguem fazer uns programinha informáticos e gerir uns projectos só movem um dedo e apresentam propostas por valores que dava para comprar, quando não é um ferrari, será um carro de gama alta. Ladroes.

    Mesmo os independentes. Ganham em média 4 vezes o ordenado médio e passam o dia sentadinhos com os seus auriculares a ouvir música e atrasar a entrega dos projectos.
    Tal como os senhorios bem podem viver á conta desse dinheirinho fácil que andaram a ganhar estes anos todos só porque investiram na informática. Não pouparam? Tivessem poupado.

    /sarc. (para quem não entendeu)

    Gostar

    • Andre Miguel permalink
      31 Março, 2020 09:27

      Os gajos do IT são uns mamões! Só sabem mamar da ignorancia dos outros sobre as novas tecnologias, são uns parasitas! Morte aos mamões! :)))))

      Liked by 1 person

    • Velho do Restelo permalink
      31 Março, 2020 22:44

      “Alto e pára o baile, apalparam as mamas à minha filha” !
      Ontem era eu a dar na cabeça do Filipe, hoje são vcs (eu tirei folga), mas não precisam de atacar os IT porque aí sinto-me atingido !
      Foquem-se lá no Bastos, que ele bem precisa que lhe abram os olhos 🙂

      Gostar

  3. A. R permalink
    31 Março, 2020 00:40

    Senhorio=Explorador
    Inquilino=inocente explorado

    Esta é a lógica infantil e tontinha da esquerdalha sempre pronta a resolver problemas com o dinheiro dos outros e eles bem que se governam com o que roubam todos. Quando porá o PCP o seu vasto património imobiliário ao serviço do Povo?

    Liked by 4 people

    • Filipe Bastos permalink
      31 Março, 2020 00:57

      “Quando porá o PCP o seu vasto património imobiliário ao serviço do Povo?”

      Para referência, creio que está coberto de razão.

      Os comunas são ainda mais hipócritas do que os senhorios que andam há anos a mamar e agora vêm pedir batatinhas. Uns e outros devem ser denunciados, investigados e expropriados por ordem decrescente de mama.

      Gostar

  4. A. R permalink
    31 Março, 2020 00:49

    A Europa tem que analisar o que pretende: ou erguer-se e enfrentar a China e a sua guerra biológica comunista contra o ocidente ou tornar-se médio prazo uma um enorme laogai estalinista-maoista.

    Liked by 2 people

  5. Carlos Rosa permalink
    31 Março, 2020 00:54

    Enquanto mantivermos este governo ou outro qualquer de Esquerda em Portugal, vai tudo piorar.
    A Esquerda não sabe resolver os problemas que os portugueses têm; antes pelo contrário, agrava-os e cria outros. E simultâneamente barafusta. Barafusta sempre.
    O aparecimento do Covid 19 vai tornar muito mais clara a incompetência dos políticos da Esquerda. Precipita os acontecimentos e acaba por colocar na ordem do dia a queda deste governo por indecente e má figura.
    Ao longo dos anos após 25 de Abril de 1974 a Esquerda ganhou clientela em quantidade e foi perdendo e não adquirindo militantes competentes.

    É urgente a afirmação da alternativa patriótica.
    É de extrema necessidade.

    Liked by 2 people

  6. Portuga permalink
    31 Março, 2020 01:11

    Ó senhor Filipe. Então porque é que não arranja umas massas e compra uma casa para arrendar. Trabalhe como um escravo, poupe, e em menos de nada compra uma ou duas casas para arrendar. É uma mina, vai ver. Faça um sacrifício ou então se um seu familiar lhe deixar de testamento uma casinha que comprou com muito sacrifício, arrende-a. Mas atenção. Se o Estado lhe levar 30% de impostos ao fim do ano não se queixe. Se o inquilino deixar de lhe pagar a renda não se queixe. Se o inquilino quando sair lhe deixar a casa toda escavacada a necessitar de reparação de construção civil, não se queixe. Sabe quanto custa um dia de trabalho de um pedreiro e servente e materiais de c.c.? Não sabe, pergunte. Ah, e o condomínio, sabe quanto custa o condomínio? E o seguro da casinha onde o inquilino mora. Faça a experiência… Atenção, eu não sou senhorio mas conheço a realidade. Que fique claro.

    Liked by 1 person

  7. lucklucky permalink
    31 Março, 2020 01:40

    Isto é a canalhice esperada do regime Socialista

    Liked by 1 person

  8. maria permalink
    31 Março, 2020 09:20

    Para os imbecis.
    Meu Pai com mais de 100 anos trabalhou no duro até aos 95 e um dia disse-me; és livre de ser RICO!
    Por isso eu respeito os que Criam como o Bil Gaitas. Estou e estamos em todo o Mundo aqui a opinar graças a ele. Merece ser Rico

    Liked by 1 person

  9. Expatriado permalink
    31 Março, 2020 09:58

    “OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE”. Lembram-se? Há cada vez menos gente, só os de cerca de 60 anos de idade, que tenham vivido esses tempos de “maravilhosa utopia proletária”.
    Pensavam que tinha desaparecido? Naaa… estava apenas congelada na permafrost das estepes e agora, graças ao “aquecimento global”, está gradualmente a descongelar começando com a lábia é os dígitos. Quem ainda não notou os siameses, unidos por uma só cabeça, que andam por aqui e noutros lugares? Pois…

    É tudo um putedo, como dizia o guru.

    Liked by 1 person

  10. Expatriado permalink
    31 Março, 2020 10:02

    Ontem noticiaram que o SEF vai dar “parecer positivo” a todos os pedidos dos imigrantes com processos pendentes. Eu pergunto porquê?
    Não podiam adiar o processo de análise aos pedidos para quando a situação de crise sanitária desse lugar à normalidade?

    Liked by 1 person

    • A. R permalink
      31 Março, 2020 11:40

      És totó. Vêm pagar as nossas pensões…. podiam fazer por transferência bancária mas gostam de conviver connosco e ainda és mal agradecido.

      Ora

      Gostar

  11. 31 Março, 2020 10:54

    Só uma Revolução Nacionalista em cada país Europeu poderá enfrentar o ataque Chinês via Virus Chinês! Pelo caminho arruma-se toda esta esquerdalha nojenta edisciplinará os “financeiros usurários”, porá sob vigilância pessoas que pensam que existe um “meio termo” incluindo o Filipe Bastos.

    Liked by 1 person

  12. Portuga permalink
    31 Março, 2020 12:55

    A minha avó costumava dizer: com brutes na lutes

    Gostar

  13. Velho do Restelo permalink
    31 Março, 2020 15:31

    Tinha de ser assim mesmo! O Kosta não é parvo de todo, se empresta ao inquilino e ele não repõe o empréstimo o baby face sem tino ficava com as contas estragadas, assim sempre pode deitar a mão ao imóvel do senhorio!

    Liked by 1 person

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      31 Março, 2020 21:32

      Nem mais! Esta gente não dá ponto sem nó, ao contrário do que pode parecer por vezes.

      Gostar

  14. Manuel Antoni permalink
    31 Março, 2020 20:24

    FDP

    Gostar

  15. 31 Março, 2020 23:27

    Eis uma questãozita à turminha dos arrendatários. Porque razão a única coisa se se ouve da vossa parte em relação à habitação, é a choradeira e o protecionismo dos interesses dos senhorios sempre que são afetados, e nunca uma única palavra sobre a diminuição do custo, burocracias licenciamentos e o corporativismo profissional, e corrupção camarária e as absurda inflação, com a habitação, hum ?
    Será por que isso na realidade beneficia o lobbie dos senhorios de que alguns de vocês manifestamente parecem fazer parte ? Afinal de contas quem é que precisaria de arrendar uma casa se pudesse arranjar ou construir uma por 1 ou 2 duzias de milhares de euros, e construida pelas suas próprias mãos ? Pois, mas isso se calhar depois constituiria um problema para os senhorios certo ? Como é que muitos deles iriam continuar a “mamar” com o negócio, sem clientes ? Talvez se calhar promovendo e alinhando-se juntamente com os especuladores imobiliários, ainda mais na massificação da imigração, de que hoje em dia já lucram tanto , hein ? Mas não digam nada que essa coisa das agendas de massificação da imigração é coisa que só dá “lucro” às agendas da escardalhada. Há pois só dá…

    Gostar

  16. Arlindo da Costa permalink
    2 Abril, 2020 19:07

    Eu se fosse o Costa fazia como o grande Salazar. Congelava as rendas até à próxima década.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: