Saltar para o conteúdo

Observatório da extrema-direita

31 Julho, 2020

Um conjunto de 12 indivíduos decidiu criar uma coisa chamada “Observatório da extrema-direita”. Diz essa gente que se trata de “um projeto plural que junta pessoas com percursos vários”. Fui ver: tem um fundador do Bloco de Esquerda (BE), vários dirigentes do BE, eleitos e candidatos autárquicos do BE, tudo BE declarado e até às entranhas. Fiquei convencido sobre a pluralidade…

A agremiação parece marxista, cheira a trotskismo, lembra estalinismo, portanto, é bloquista.

Um dos dois artigos de opinião já produzidos por este colectivo é assinado pela filha de um Conselheiro de Estado de quem junto três imagens para mais fácil identificação:

JoanaLouca_Mutante-ok

A forma eufemística, ou melhor, retrincada com que se apresenta como estrutura independente um colectivo que não passa de um veículo de transmissão do partido é um expediente recorrente do Bloco de Esquerda.

Outro exemplo paradigmático é a Climáximo, uma suposta organização ambientalista enxameada também de dirigentes e militantes bloquistas que é uma mera spin-off do BE. O artifício vai ao ponto de um dos seus principais e mais activos responsáveis ser apresentado como “especialista em alterações climáticas” quando se omite a verdade de ser antes de mais um membro do BE, por sinal companheiro conjugal da rapariga acima anteriormente retratada. Deste junto igualmente três imagens para mais fácil identificação:

Camargo_Mutante-ok

O estaminé de activistas do personagem acima diz em manifesto que “está tudo lixado” e que se “fartaram”, pelo que se comprometem a “lutar contra o vírus da maximização do lucro”, a “construir uma nova civilização” e anunciam sair às ruas este Outono “em acções de desobediência civil em massa”. É o desígnio da protecção do Ambiente…

Mas talvez valha a pena ouvir, pela voz do próprio, considerações sobre a “emergência climática” aludindo a “fascistas a surgirem em cada região” e afirmando-se pronto a “produzir a acção para um processo revolucionário que substitua o capitalismo”.

 

Foi também a Climáximo que intercedeu para que Greta Thunberg fizesse há tempos uma escala em Portugal. E, note-se, é com este tipo de plataformas que a Fundação Calouste Gulbenkian vive hoje em concubinato.

Além da multiplicação em diversas estruturas satélites do Bloco de Esquerda uma outra característica desta rede é a de que um conjunto limitado dos seus protagonistas é omnipresente a todas elas.

Por exemplo, na Rede Anticapitalista lá encontramos novamente João Camargo e na revista desta metástase do Bloco escreve com frequência o seu sogro, Francisco Anacleto.
A família junta-se também numa publicação regular do partido ou na produção de um filme sobre “Portugal nos anos 201x quando a Troika aterra em Portugal para mais uma avaliação e começa um surto de morte e violência.”

Esq-Cru

 

A polivalência familiar deriva quiçá do seu aburguesamento e múltiplos interesses: Francisco Louçã além de Conselheiro de Estado foi (ainda é?) consultor do Banco de Portugal, a sua mulher (Ana Campos) é nomeada consultora da DGS, a sua filha (Joana Louçã) tornou-se assessora parlamentar com salário pago pela AR, o seu cunhado (Correia de Campos) além de ex-ministro da Saúde foi até há pouco Presidente do Conselho Económico e Social.

Dos irmãos de Anacleto Louçã não me consta que tenham cargos de nomeação governamental nem especial visibilidade pública. Mas registo que estes se tenham zangado com o Bloco, deixando claro e por escrito que “o Bloco se tornou numa organização hierárquica e cristalizada onde imperam os acordos de cúpula”.

Sabendo que os extremos se tocam, partilham muitas práticas e até alguns mesmos princípios, nada mais apropriado que o expertise da extrema-esquerda para monitorizar a extrema-direita.

Boa sorte para o novo Observatório!

 

 

22 comentários leave one →
  1. Olympus Mons permalink
    31 Julho, 2020 16:07

    Como sabemos esquerda/direita é conceito ultrapassado e redutor… excepto quando a esquerda decide e quer que exista!

    Existe as novas esquerdas, as novas vias da esquerda, as esquerdas modernas e depois existe a maldosa Extrema direita, a Direita radical e a Direita racista.

    A esquerdalha tem os processos e métodos bem estudados e sabe como os aplicar. Não é esse o problema. – O problema é uma direita idiota que quer a aprovação da esquerda e treme quando alguém de esquerda os acusa seja do que for.

    Eh pá, ganhem um par de bolas e votem no Chega. E se alguém vos perguntar até podem dizer que votam no Chega nem que seja para mostrar o “the bird” a esta esquerdalhada de m*rda que acha que é dona dito tudo.

    Liked by 7 people

    • EMS permalink
      31 Julho, 2020 17:02

      “Como sabemos esquerda/direita é conceito ultrapassado e redutor… excepto quando a esquerda decide e quer que exista! […] A esquerdalha tem os processos e métodos bem estudados e sabe como os aplicar.”
      Ou se assumiu como de esquerda ou limitou-se a escrever algo incoerente.

      Gostar

      • Olympus Mons permalink
        31 Julho, 2020 20:17

        hummm. Não, é você mesmo que não chegou lá.

        Liked by 1 person

  2. 31 Julho, 2020 17:10

    Eu de Extrema Direita apresento-me para “observado”.
    Se sairem à rua em manisfestações esquerdalhas poderam obervar-me de “Moca de Rio Maior” em punho, a mesma que usei em 1975 no “Verão Quente”!!!

    Liked by 5 people

    • 31 Julho, 2020 18:06

      Não me vou admirar se esta macacada derivar para uma associação sem fins lucrativos, mas com um interesse público espetacular e que justifica de certeza absoluta um subsídio periódico e umas medalhas coloridas.

      Liked by 4 people

    • jppch permalink
      1 Agosto, 2020 14:08

      ou um cajado de guardar o gado… dá jeito e tem um alcance maior

      Liked by 2 people

      • 1 Agosto, 2020 15:48

        Certo é jppch, contudo … a Tradição demonstra que em contra manif o cabo curto da moca e a elevada desproporção do peso da cabeça da moca, a que se juntam os pregos de que é coberta, escarcha melhor as cabeças ocas dos Marxistas.
        Já agora o cajado de gado Mirandêz permite de facto uma limpeza em redondo. Muitos desses cajados, sobretudo se Mirandezes ainda se recordam de “escacar”, também, raparigos …

        Gostar

  3. chipamanine permalink
    31 Julho, 2020 17:13

    Nós por aqui não precisamos nada desses “Joões Camargos” pois temos um”residente” que nos elucida diária e de forma repetida em cada linha, o que estes nos dizem.
    Chama-se a isto a iluminação dos valores mais elevados com os vigilantes dos goulags a perfilarem-se nas sociedades contra os mamões, a ganância as “revoluções industriais”, os sistemas o “embiente”, os animazinhos contra supostamente todos os partidos (mas só aqueles que lhes interessa), tudo pela “democracia directa” em que querem queimar vivos todos os que não foram benzidos pela sua iluminação dos tais valores.
    Os guardas da revolução

    Liked by 2 people

  4. Andre Miguel permalink
    31 Julho, 2020 17:25

    Deve ser para poligrafarem e observarem coisas como esta:

    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/portugal-votou-contra-mocao-na-onu-que-pedia-libertacao-de-nelson-mandela-em-1987

    Uma pessoa lê e não acredita… o texto desmente a falsidade, mas depois classificam como verdadeiro!
    A manipulação da história ao sabor das conveniências ideológicas dá nestas figuras tristes…

    Liked by 3 people

  5. Mario Figueiredo permalink
    31 Julho, 2020 17:53

    Parece que são contra a extrema-direita. Ora dizem que sou de extrema-direita porque considero que eles são corja socialista.

    Portanto são contra mim. Estou à espera do primeiro ponha o pé no meu quintal. Isto está a começar a aquecer…

    Liked by 3 people

  6. mariojgcfernandes permalink
    31 Julho, 2020 18:18

    Mais uma vez me auto-censuro e não vou descarregar todos os palavrões e insultos que esta gente me merece. A vulgaridade que fique para eles.

    Liked by 2 people

  7. 31 Julho, 2020 19:00

    Uma correção – a “Rede Anticapitalista” não é uma “estrutura satélite” do Bloco de Esquerda; é uma tendência, entre várias, do Bloco de Esquerda (creio que basicamente representa os trotskistas alinhados com a atual direção).

    [Umm, se calhar é má ideia fazer esta correção, já que pode ser interpretado como um “já o resto é verdade”… :)]

    Liked by 1 person

    • jppch permalink
      1 Agosto, 2020 14:18

      É verdade ou não é que até o facínora, mentecapto e serial Killer do Estaline tentou acabar com estes seguidores de Trótski? No inferno do comunismo, estes tipos foram chutados completamente…. e agora reaparecem por aqui travestidos (com o sacerdote mor a somar tachos e mordomias duma sociedade capitalista que ele abjecta… e não só para ele como para a família)

      Liked by 1 person

      • 1 Agosto, 2020 15:49

        De facto jppch … alguém enfiou um martelo na cabeça do Trotsky no México … não foram os nossos …

        Gostar

  8. Francisco G. Noné permalink
    31 Julho, 2020 21:32

    Vocês ainda perdem tempo com esses miúdos (uns + graúdos na carteira, outros menos), oriundos quase todos da chamada grande burguesia, mais conhecidos pela famigerada “esquerda caviar”? Se isso que dizem da Gulbenkian é minimamente verdade, eu que fui seu bolseiro, quando se era bolseiro só por mérito, tenho imensa pena, como foi isso possível?

    Liked by 1 person

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      31 Julho, 2020 23:24

      Os tempos mudam. Também fui bolseiro e lastimo que a FCG se meta nestas coisas. Mas deve ter as suas razões. Eles continuam a ganhar com o petróleo ou já têm interesses nas “novas” energias? Devem estar a meter uma cunha à Greta…

      Liked by 1 person

    • 1 Agosto, 2020 00:39

      Diria como D. Isabel a Rainha Santa: São Xuxalismo Senhor! São Xuxalismos!

      Liked by 1 person

      • jppch permalink
        1 Agosto, 2020 14:24

        Não a pobre da rainha falou de rosas… pese embora a considerem santa, é que a mesma falhou ao não prever que séculos depois uns fdp lhe iriam nacionalizar as rosas…. e de planta e flor se transformou numa maldição deste país

        Liked by 2 people

      • 1 Agosto, 2020 15:51

        A flor maldita é Cravos! … Cravos senhor … LOL

        Liked by 2 people

  9. A. R permalink
    2 Agosto, 2020 21:19

    Sempre aquela atracção doentia pela STASI

    Gostar

  10. 3 Agosto, 2020 20:35

    Dá para perceber que a esquerdalhada já anda em pânico. Sabem que a hora está chegando e estão utilizando todas as armas ao seu alcance. Finalmente o povo está começando a abrir a pestana, viva Portugal!

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: