Saltar para o conteúdo

“legitimidade acrescida” ou vergonha diminuída

10 Agosto, 2020

A eleição indirecta dos presidentes das CCDR foi apresentada pelo Governo como uma forma de “conferir uma legitimação democrática aos titulares das CCDR, para garantir uma legitimidade acrescida”
Portanto António Costa e Rui Rio reúnem-se e escolhem quem vão ser os presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Em seguida temos eleições à moda da República Popular da China: os candidatos oficiais são votadaos sem contestação. A isto chama-se aqui “legitimidade acrescida”. Só podem estar a gozar!

36 comentários leave one →
  1. 10 Agosto, 2020 12:53

    Uma vantagem desta ‘manipulação’. Os boys esquecem-se da regionalização por uns tempos.
    Outra vantagem: Fica mais barato um coordenador por região do que um governo regional ou um governador civil por distrito.
    Uma dúvida: Ficará de facto mais barato?
    Outra dúvida: Se os governadores civis eram uma obsolescência, os coordenadores regionais serão o quê?
    Uma conclusão: que país este que já ficamos contentes quando a corla da política não rouba mais do que já o faz, não rouba tanto como poderia…

    Liked by 2 people

    • 10 Agosto, 2020 13:01

      ‘CORJA’ e não ‘corla’, como escrevi… As minhas desculpas.

      Dizer ainda que me parece que este regime se continuar assim tem mesmo de cair. São os nossos filhos que nos vão exigir que esta bandalheira pare.

      Esta república está cada vez mais podre. A verdade é essa.

      Liked by 3 people

      • Andre Miguel permalink
        10 Agosto, 2020 16:27

        “São os nossos filhos que nos vão exigir que esta bandalheira pare”

        Os filhos emigram.
        Quem comeu a carne que fique para roer os ossos. Ou em bom Português: desenmerdem-se! Esse lugar dentro de uma geração é a Cuba da Europa.

        Liked by 1 person

      • 10 Agosto, 2020 16:33

        Havemos de pará-los, é tempo e mais que tempo e este regime já fez os 46 anos que os regimes duram neste país.
        Em breve a 3ª República vai cair a bem ou há porrada!

        Liked by 3 people

      • Zé Manel Tonto permalink
        10 Agosto, 2020 19:21

        “São os nossos filhos que nos vão exigir que esta bandalheira pare.”

        Não sei a idade do Raposo, mas eu sou novo que chegue para ser considerado jovem e, de barba feita, pedem-me identificação para comprar alcool (noutras paragens, em Portugal ninguém se incomoda com isso).

        Da malta nova que conheço, todos estão mais ou menos contentes.

        Portugal estava num buraco muito antes do Eça de Queiróz diagnosticar os problemas, e 140 anos depois tudo o que ele escreveu podia ter sido escrito ontem à tarde.

        Os nossos trisavós já diziam que os nossos bisavós lhes iam exigir mudança.

        Liked by 1 person

      • MJRB permalink
        10 Agosto, 2020 19:22

        Sim, se numa pré-Cuba, os descendentes que não são parvos e não têm apego histórico-político e partidário ao sítio (vidé o que é ensinado actualmente nas escolas), vão para, à falta de melhor, vender pastéis de bacalhau para paraísos com turismo. E fazem bem, juntam o útil ao razoável.

        Quanto muito esta república cairá (?) com chapada verbal violenta. Só por isso, a porrada exige a soma de revoltas várias que não há, estão controladas pelo sistema, pelo esquema tipo “somos membros de uma Europa civilizada” — e esta não permitiria.
        Portanto, repito, só pela estalada verbal — mas esta por nascer o líder…

        Agora (já estou preparado para levar reacções e chamem “comunista” a outro), mais isto e registem: as grandes revoltas no futuro, também em Portugal, vão ser manobradas pela “Esquerda” e protagonizadas por malta jovem revoltada, incluindo alguma que outrora antagonista, vai aderindo. A Direita e o Centro-direita (alguns seus governos vão cair), não conseguiu entender “os tempos” nem travar desesperos — “está escrito nas estrelas”. Com os políticos oportunistas tipo Internacional Socialista a juntar as animosidades e provavelmente re-formar governos, com ou sem geringonças. Na base do descontentamento, a falta de dinheiro, emprego com salário justo, vida razoável, direito ao futuro tranquilo. São ciclos, são vidas, as nações são protagonizadas por vidas.

        Gostar

      • 10 Agosto, 2020 19:39

        A coisa pode ser muito mais simples… se olharmos para o que se passou em Itália, para o que se vai passando em França e na Alemanha e para o que começa a ver-se em Espanha, pode muito bem acontecer apenas uma recomposição politico-partidária…
        Pode não ser o pior dos mundos. Repare que as revoluções a que temos assistido têm tido a especial queda para deixar tudo na mesma, ainda mais na mesma, ou até pior que isso…

        Gostar

      • MJRB permalink
        10 Agosto, 2020 19:43

        “Please Note: Your comment is awaiting moderation” — porquê ?? É proibida opinião incómoda ou simplesmente divergente ? Ofendi alguém ?

        Lembro-me que o óptimo Procópio mandou o Blasfémias às malvas quando há meses foi “admoestado”. Não terei problemas em também sair deste fórum controlado por censura.

        Gostar

      • MJRB permalink
        10 Agosto, 2020 19:47

        Mas quem é o censor que eliminou há cerca de 2 minutos um meu comentário-adenda ?, que não vou repetir ?
        E não venham com desculpas que o censor é externo ao Blasfémias.

        Gostar

  2. 10 Agosto, 2020 12:58

    Por acaso tenho duvidas de que os Governadores Civis fossem uma obsolescência.
    Foi um cargo que deixou de interessar aos sucessivos desGovernos, até porque alguns, poucos, acreditavam no que faziam e apresentavam coisas “horrorosas” tais como … reivindicações do Distrito … que coisa chata, tipo autarcas da margem sul contra o Santo Graal da Mama o “Novo Aeroporto do Lixo” … perdão, Lx!

    Liked by 2 people

    • carlos rosa permalink
      10 Agosto, 2020 20:55

      O governo corrupto do Líbano estava de pedra e cal há uma semana atrás.
      Rebenta a bomba e cai Beirute, governo corrupto idem.
      Pinta-me que o Costa já pensa que não está de pedra e cal.
      O Chega só tem um deputado, um jovem sem papas na língua, mas um jovem apenas. E o resto não conta?

      Ai Costa, Costa!
      Aproxima-se o fim do teu reinado dos truques baixos, da pouca vergonha, da corrupção escondida e da mentira abafada pela propaganda dos teus porta-vozes, ministros e “sus machachos”, com os meios de comunicação social.
      Resiste até poderes Costa; faz como o bispo dos sorrisos que só mudou de cara e puxou pela arma quando se viu encurralado.
      Já estudas a maneira de abandonares o barco, mesmo depois do reforço nas eleições. Foi, não foi?
      Faz que tropeças ou diz que te empurraram, de uma maneira ou de outra vais ao tapete.

      Viva Portugal!

      Liked by 1 person

  3. 10 Agosto, 2020 13:01

    Quanto a esta “cena” em concreto o propósito é óbvio e concerne aos dois: Kostavirus e Rui Clientelista.
    São as CCR’s que distribuem a “nota” de “Bruxelas”, logo convém dar-lhes Poder para não serem contestados no desvio da “nota preta” que aí vem.

    Liked by 3 people

    • jppch permalink
      10 Agosto, 2020 13:27

      Meus caros isto é assim e é real: faço uma licenciatura com 10, meto-me num banco (nada de mal, todos temos e trabalhar pela vida) estou numa Jota, faço um a especialização no PIAGET (cujos cursos na área de gestão e economia nunca foram reconhecidos) e como faço do aparelho partidário mandam-me para uma CCR… entretanto tento um doutoramento em Salamanca donde fui corrido e venho a Portugal fazer só a parte pedagógica…. mantenho as funções na CCR e criam-me um espaço de Professor Especialista num politécnico (uma Universidade faz isso?) e mantenho-me na CCR, sem mestrado pré ou pós Bolonha, também não tenho doutoramento que não o findei nem consegui… mantenho-me na CCR porque o partido (distrital) o quer e estou bem de vida…. quando me correrem tenho um lugar de professor especialista num politécnico qualquer e tenho os meus proveitos assegurados… outros trabalharam , estudaram, foram para a função pública ou para as empresas e mesmo para as universidades e queimaram as pestanas, lutaram… mas a partidocracia funciona assim… não pela competência mas sim pela servidão… o que eu disse sem nomear pessoas é facilmente constatável na net… desculpem a dimensão do texto

      Liked by 2 people

    • jppch permalink
      10 Agosto, 2020 14:16

      com todo o mais profundo respeito jorgecramos —- por mais respeito que tenha por si o país não muda… e aceite-me o pessimismo não vai mudar… nasci nos anos sessenta e todo o discurso com ou sem milhões da CEE e da UE é que estávamos na cauda da Europa…. e vendo auto estradas e PPP,, nas autarquias rotundas e esculturas, multiusos para ninguém frequentar…. desde os anos sessenta continuamos na cauda e a ser os pedintes… as empresas (PME) que vão ao IAPMEI e IAICEP com pequeno valor acrescentado e capazes de sedimentar pessoas são escorraçadas… mas se tiverem um VAB elevado são escorraças na mesma porque estão no Interior … quando quer fazer um investimento florestal, o ICNF está em Lisboa que é lá que se entende e compreende o mundo florestal …. é o centralismo, não é? agora atendendo às suas palavras :”Quanto a esta “cena” em concreto o propósito é óbvio e concerne aos dois: Kostavirus e Rui Clientelista.
      São as CCR’s que distribuem a “nota” de “Bruxelas”, logo convém dar-lhes Poder para não serem contestados no desvio da “nota preta” que aí vem.”…se se pode gerir este país com estas merdas de pessoas
      Cumprimentos

      Liked by 1 person

      • jppch permalink
        10 Agosto, 2020 16:20

        os bons copos e as loirinhas bebi-os ontem… mas parece que nos meus 53 anos só agora a D. Helena acordou e postou para o mundo ““legitimidade acrescida” ou vergonha diminuída” acorde D. Helena e dê às solas na realidade… faça-se ao mundo sff…. respeitosos cumprimentos

        Gostar

      • 10 Agosto, 2020 16:45

        Este pais acaba sempre por acordar num sobressalto de fundo e geralmente numa manhã solarenga. Curiosamente nunca foi em dia chuvoso.
        Pouco depois liberta-se das “brumas do regime em Lx” … sempre foi assim.
        Enquanto os regimes acabarem por ficar em Lx acabarão sempre por cair em duas gerações .
        Seria abuso tentar explicar porquê em poucas linhas.
        Contudo dos meus 62 anos, deve perceber que com os meus pais e avós concentro memórias não históricas mas reais de 4 regimes. Se recuar aos avós dos meus avós de quem os meus avós bem se lembravam vão 7 regimes desde a Carta Constitucional de 1822, no principio nem aos 20 anos chegavam.
        A maioria dos Historiadores não mente, tudo bate certo com as memórias familiares.
        Este Regime está maduro. Cairá!

        Liked by 1 person

      • Zé Manel Tonto permalink
        10 Agosto, 2020 19:37

        ” todo o discurso com ou sem milhões da CEE e da UE é que estávamos na cauda da Europa”

        Eu lembro-me de ter 8 anos, e ouvir nos telejornais que Portugal estava no fundo da lista na UE, apenas à frente da Grécia. Fosse qual fosse o assunto, a que eu, aos 8 anos, não prestava muita atenção, mas ouvi a frase tantas vezes que nunca a esqueci.

        Uns anos mais tarde, comecei a ouvir que Portugal estava no fundo, “atrás da Grécia”.

        Depois veio o alargamento de 2000 e troca o passo, e Portugal estava no fundo dos 15 (não incluiam na conta os novos países). Pouco depois a comparação deixou de ser a 15, passou a 25, a 27, porque logo ao início a Eslovénia passou-nos. Depois foi Chipre, Malta, Eslováquia, República Checa. Parece que a Polónia nos deixou para trás em paridade de poder de compra em 2019.

        Olhar para um mapa da Europa em paridade de poder de compra depois de impostos é triste. Portugal foi ultrapassado por amis de metade dos que entraram há menos de 20 anos, e os restantes estão quase. Daqui a pouco faltará só a Roménia e Bulgária, mas mesmo a Roménia já nã está longe.

        Mas a culpa deve ser do Salazar, do Passos Coelho, ou do CHEGA.

        Liked by 2 people

  4. LTR permalink
    10 Agosto, 2020 13:29

    Voltámos ao dia 29 de Setembro de 2006, quando, em editorial do Público, José Manuel Fernandes assinou “A Estratégia da Aranha” sobre Noronha do Nascimento. Em abono da verdade, nunca de lá saímos. Como ele então dizia, jogos de sombras.

    Portugal está na fase em que já não se engana nem a si próprio, nem tem vergonha.

    Liked by 5 people

  5. Emparedado permalink
    10 Agosto, 2020 14:16

    Repito…Não gosto de Portugal. Não gosto dos portugueses.

    Gostar

  6. Mario Figueiredo permalink
    10 Agosto, 2020 14:23

    CHEGA!? Já não sei. Acho que não CHEGA. Em vez de tratar dos assuntos sérios desse país, andamos a fazer manifestações, isso sim, contra quem nos acusa de racistas. Porque, sei lá, deve ser isso que está mal em Portugal.

    Não é só a direita que falta em Portugal… Falta inteligência.

    Gostar

    • Mario Figueiredo permalink
      10 Agosto, 2020 14:27

      E um profundo sentido de dever à causa pública.

      Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      10 Agosto, 2020 19:29

      ” andamos a fazer manifestações, isso sim, contra quem nos acusa de racistas. Porque, sei lá, deve ser isso que está mal em Portugal.”

      Não será só isso que está mal em Portugal, mas deixar a esquerda controlar a agenda, e criar classes de coitadinhos, deu muito mal resultado em todos os sítios onde não foram confrontados nas suas maluqueiras.

      Veja o exemplo dos EUA, onde mais de 50% dos crime violento é cometido por suspeitos negros, menos de 40% dos mortos em acções policiais são suspeitos negros, mas a esquerda conseguiu meter na cabeça de toda a gente que os negros são perseguidos pela polícia.

      Ou no Reino Unido, em que no ano de 2019 houve apenas um suspeito não branco morto pela polícia, e foi o paquistanês que cometeu um ataque terrorista à facada em Londres, mas apesar da violência policial ser inexistente existe um BLM a bolsar alarvidades.

      É por a não esquerda ter andado a desvalorizar as bojardas esquerdistas que andamos a apanhar bonés por todo o lado vai para mais de 30 anos.

      Liked by 3 people

    • carlos rosa permalink
      10 Agosto, 2020 21:02

      Calma Mário Figueiredo. Calma!

      Liked by 1 person

  7. MJRB permalink
    10 Agosto, 2020 14:33

    Tudo isso e algo mais vai acontecer sobre a conivente e patética indiferença dos tugas à política, a quem os goza e phode, mas contentinhos-e-assim-já é bom.
    O AC-DC tem uma “sorte” do carago: tudo a seu favor, para além do papi de Belém, até o indigente e alarve presidente do maior partido da oposição.
    É facílimo governar isto.

    Liked by 2 people

    • 10 Agosto, 2020 16:47

      Até que o dinheiro ou a paciência se acabe!

      Liked by 1 person

      • Andre Miguel permalink
        10 Agosto, 2020 17:07

        Exigir à UE que deixe de alimentar a mama seria um acto patriótico…

        Liked by 3 people

      • MJRB permalink
        10 Agosto, 2020 18:44

        Jorgercramos
        e
        Andre Miguel,
        “Acho” que vai estourar só qb mais pela inexistência de dinheiro do que por falta de paciência — esta é manobrável, suavizada pela comunicação social e sobretudo pelas TV’s. Se estourar com um governo P”S”, o papi de Belém explica que a culpa foi do governo entre 2011 e 2015 e, se não convincente, no dia seguinte afirma peremptório que a culpa é do governo que vier a seguir ao do afilhado. Se suceder um governo destruidor ainda com o afilhado, a culpa será sempre segundo o selfieman e à falta de desculpa melhor, de quem não acredita que os tugas “são o melhor dos melhores, em tudo !”
        E entretanto, viva as finais da Champions League que começa em Lisboa na quarta-feira, mais “Quem quer Casar com o Agricultor” e a mami Cristina que voltou à TVI do Ferreira.
        Tudo conforme para a tranquilidade. Está vada vez mais a dar-me gozo mandar quase tudo para o esgoto.

        Liked by 3 people

  8. 10 Agosto, 2020 17:11

    Sem dúvida!

    Gostar

  9. MJRB permalink
    10 Agosto, 2020 19:59

    Tchau, Blasfémias. Vão censurar outra ou outro !

    Tive, acreditem, muito prazer (e grato) por me permitirem colocar os meus bitaites.
    Sinceros votos de saúde e felicidades para todas e todos.

    Gostar

  10. marão permalink
    11 Agosto, 2020 07:48

    Legitimidade acrescida ou a ilegitimidade de Costa 1º ministro.

    Liked by 1 person

  11. 11 Agosto, 2020 13:18

    Estes representantes deste regime apodrecido e bolorento já nem se dão ao trabalho de fingir que se trata de um regime sério.
    O bolor político que por cá se instalou trouxe, desde a pequena corrupção ou venalidade, até à incontrolada corrupção institucional.

    Só falta mesmo uma explosão tamanha como a de Beirute para varrer daqui esta porcaria que por cá abancou

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: