Saltar para o conteúdo

A direita quer ser poder ou um clube de gente gira?

15 Novembro, 2020

Os socialistas foram os grandes beneficiários da liderança de Rui Rio à frente do PSD não apenas pelo apoio que o líder dos sociais-democratas deu a António Costa mas muito particularmente por Rio ter entendido o PSD como a sua facção e não como um partido: em vez de agregar, Rio transformou o PSD num corredor só com porta de saída. Obviamente aconteceu o inevitável mesmo que o inevitável pareça uma piada de mau gosto: Rui Rio acaba em 2020 a demarcar-se dos socialistas porque aceita negociar com o mesmo André Ventura que deixou sair do PSD em 2018. Só que em 2020, Ventura já não é um vereador mais ou menos tonitruante do PSD mas sim o líder de um partido que não só não tem nada a perder como disputa com o BE o lugar de terceira força política!

24 comentários leave one →
  1. carlos rosa permalink
    15 Novembro, 2020 11:34

    Não sei se André Ventura disputa com o BE o lugar de 3ª força política ou se disputa com António Costa o lugar de 1º Ministro de Portugal.

    Gostar

  2. carlos rosa permalink
    15 Novembro, 2020 11:43

    Onde está a Justiça do sr António Costa, do PS, da Esquerda toda?
    Onde está?
    Os funcionários públicos confinados recebem o vencimento por inteiro.
    Os trabalhadores dos restaurantes e da hotelaria em geral que são confinados agora, recebem 20% das receitas que tiveram nos meses anteriores em que já estavam confinados.
    Soares é Fixe!

    Liked by 2 people

  3. castanheira permalink
    15 Novembro, 2020 12:58

    O PSD está orfão de um dirigente com VISÃO de um futuro para Portugal , baseado na LEI e JUSTIÇA , respeitante da LIBERDADE ,da VIDA e PROPRIEDADE .
    Rio é mais um socialista ,truculento ,manipulador que divide os espolios politicos com Kosta e que não tem Visão alguma para libertar Portugal das amarras progressistas e catapulta-lo para a prosperidade que todos anseiam.
    Rio , apresenta-se como sendo de centro direita mas defende o mesmo que Kosta ou seja ,mais impostos ( alguns novos , para pagar a dívida ,diz ele), mais controlo sobre a justiça , mais burocracias , controlo de toda a comunicação social , amodaçando-a com subsidios pagos pelos portugueses . Rio de facto é um desastre para o PSD e consequentemente para Portugal .

    Liked by 2 people

    • Duarte de Aviz permalink
      15 Novembro, 2020 23:01

      Concordo plenamente, acrescentando que, a ver pelos manifestantes contra a direita não liberal (whatever that means) não sobra ninguém para liderar a alternativa. Ou seja, aos patriotas só sobra votar no Chega ou no PCP.

      Liked by 1 person

  4. Miguel Santos permalink
    15 Novembro, 2020 13:05

    Há um ano pensava-se que antes de 2027 a direita dificilmente voltaria ao poder. A conjuntura económica muito favorável disfarçava a grande incompetência do governo e a direita estava dividida. Entretanto a pandemia pôs a nu a total incapacidade de muitos dos elementos deste governo e a tolerância dos portugueses para com as medidas restritivas tem vindo a desaparecer. Depois da geringonça, as eleições nos Açores confirmaram que o paradigma político mudou – não é preciso ganhar as eleições para governar. E o que parecia ser um problema para a direita que foi o aparecimento de 2 novos partidos pode vir a ser uma vantagem porque IL e Chega conseguem tirar votos aos partidos de extrema esquerda, ao contrário do PSD e CDS. O que falta então é o PSD conseguir tirar votos suficientes ao PS para que a direita consiga ter mais de metade dos deputados, e é óbvio que com Rui Rio isso não deverá ser possível. Se a pandemia se prolongar até poderá haver eleições antecipadas e o PSD precisa de arrepiar caminho. E, neste momento, só há uma coisa a fazer que é ir buscar Passos Coelho.

    Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      15 Novembro, 2020 15:20

      Duvido que a iniciativa liberal consiga tirar votos à esquerda.
      A Europa é socialista, e Portugal ainda mais.
      Menos estado social é heresia para o tuga.

      O Chega talvez consiga. Em termos económicos é tão socialista como o PCP ou BE. A diferença é que quer uma segurança social a gastar à grande com os nacionais e não com estrangeiros, e essa mensagem cai bem com todos os povos socialistas europeus.

      Acredito que a mensagem de que os ciganos têm que cumprir com as mesmas regras dos restantes portugueses possa ter muito acolhimento em zonas onde há muitos ciganos. O PCP já sua só de pensar em perder deputados no Alentejo.

      Liked by 2 people

      • Perigoso Neoliberal permalink
        15 Novembro, 2020 16:18

        Não me parece difícil que a IL consiga “roubar” uns votos do BE, dada a semelhança de posições em termos de costumes. Não acredito que esse “roubo” seja de tal dimensão que apoquente as manas metralha e a atriz.

        O Chega, a continuar pelo caminho inconsistente que parece querer trilhar – esquerdóide na economia com umas bojardas nacionalistas “a la Le Pen” e uns gritos de Lei e Ordem à mistura pode roubar votos ao PC, pode até crescer até terceira força política, mas não passa disso.

        Gostar

      • Duarte de Aviz permalink
        15 Novembro, 2020 23:06

        Se o Chega crescer até 10%, vai ter que arranjar mais gente para dar a cara em questões chave – economia, saúde, educação, seguança social, Justiça Defesa, etc. Ora, por enquanto, não tem gente que possa articular um discurso. Mesmo assim, acho que o Ventura faz um bom papel na AR e normalmente fala com uma boa preparação e vê-se que há gente a estudar algumas questões. Mas falta ainda muita política e isso p+recisa de mais gente.

        Liked by 1 person

      • 16 Novembro, 2020 11:42

        Duarte de Aviz … quando for preciso aparece gente. Como deve imaginar depois de 46 de “Abrilada” é preciso ver uma bancada de 10 deputados para sair da sombra e do apoio pelas redes e outras coisas para as “luzes da ribalta” … que queimam.

        Gostar

  5. 15 Novembro, 2020 13:46

    Culpa do Rio? Culpa do Costa? NÃO! Culpa de quem continua a votar nisto! Já tivemos Soares com as bancarrotas FMI (e a sua fundação paga por nós), já tivemos sócrates (a minúscula é de propósito) com a sua troika (foi ele que a teve de chamar, não havia guito para os salários da função pública) e os 30 M do cofre da mãe (sacados do nosso bolso) – e continua a haver otários para quem a palavra socialismo é mágica, venha ela vivinha do PS ou disfarçada do PSD/Rio. Temos portanto o idiota Rio e o ilusionista Costa (que até é católico em Fátima e ateu ao lado do PCP e do BE). E temos a ventoinha Marcelo que trai quem o elegeu. E os otários votam Rio, Costa e ventoinha e depois acham que a culpa do que lhes cai em cima é do Passos e do Salazar! “Nascer, viver e morrer entre brutos é triste”, dizia Rodrigo da Fonseca ao morrer – já era assim há 160 anos e continua! Dantes é porque eram analfabetos. E agora?? Estes QIs andam muito por baixo…

    Liked by 6 people

  6. Albino manuel permalink
    15 Novembro, 2020 14:15

    Linda, eu não vou fazer o link para o Observador e dar-te uns tostões para a bica.

    Gostar

    • André Silva permalink
      15 Novembro, 2020 15:01

      Percebe-se, gostas mais de fazer bicos. É natural, ou não fosses quem és. Mas não deixas de ser um javardo repugnante.

      Gostar

  7. Weltenbummler permalink
    15 Novembro, 2020 14:31

    não é rio
    é charco mal cheiroso

    Gostar

  8. André Silva permalink
    15 Novembro, 2020 14:59

    “Influencer” será “cool”. Agora, é preciso contratar umas gajas todas boas e uns tipos assim meio flores de estufa sensíveis. Nessa altura, a nossa direita – encabeçada por um Rio qualquer – terá sucesso garantido junto das gerações mais novas.

    Gostar

  9. Maria José Melo permalink
    15 Novembro, 2020 16:26

    Quando Costa chama nomes ao Chega e não o considera digno de participar em negociações está a cometer uma ilegalidade. Todos os partidos com assento na A.R. têm legitimidade, uma vez que foram reconhecidos oficialmente e representam eleitores. Se o Chega é fascista e xenófobo, Costa só teria que apelar para o Tribunal Constitucional. A Constituição actual não permite a existência de partidos com esse cariz.
    O Tribunal Constitucional desapareceu desde o tempo de Passos Coelho, em que qualquer medida que ele quisesse tomar era logo denominada anti-constitucional.
    Na verdade, o B.E. e o P.C.P também não são partidos de matriz democrática.
    Insultos para um lado, insultos para o outro… em que ficamos?
    O P.R. também veio dizer que aceitar a solução para o Açores é uma coisa, gostar dela é outra.
    Pois, eu não gosto do P.R. nem de A. Costa, não gosto do B.E. , nem do P.C.P, nem do Livre, nem do P.S., nem da maioria dos governantes e políticos da esquerda e da direita, mas tenho que aceitar vê-los na TV e a desmandar em Portugal. E esta, hein?!

    Liked by 3 people

  10. 15 Novembro, 2020 19:32

    A pergunta que ainda não tem resposta é, o que é que Rui Rio faria de diferente de António Costa?

    Liked by 1 person

  11. 15 Novembro, 2020 20:26

    Se o PPD ressuscitasse talvez o Chega não fosse necessário.
    Assim, até o PSD e CDS precisam dele; tão cúmplices foram do consenso abrilesco que não há roupa nova que os possa tirar do atoleiro.
    Há que notar que boa parte dos impostos foram inventados por essa direita abrilesca para posterior pasto da esquerdalhada.
    Lamentável é que haja que dividir votos com a iniciativa liberal para manter quem lute pelo fim da extorsão a favor do parasitismo estatal.

    Liked by 1 person

  12. Leunam permalink
    15 Novembro, 2020 21:22

    Por cá, nem os políticos que estão no activo, nem os que os que os antecederam há quarenta e seis anos a esta parte, nem os que estão na calha dão sinais de verdadeiros Estadistas (com maiúscula).
    Uns ignoram a realidade nacional.
    Muitos desconhecem os anseios e necessidades reais do País pois não o visitam nem auscultam com frequência.
    Todos agora obedecem às ordens dos nossos antigos inimigos e o que pretendem da política é um bom poleiro e safar o deles.
    Muito poucos são ou foram isentos e quase todos ao passar pela política, levam “rabos de palha”.
    E o pior de tudo é a qualidade do ensino actual; ela irá reflectir-se, inevitavelmente, na fraca qualidade das próximas gerações.
    Quem viver verá.

    Liked by 1 person

  13. lucklucky permalink
    15 Novembro, 2020 23:37

    “A direita quer ser poder ou um clube de gente gira?”

    A resposta a essa questão está na resposta a esta pergunta: Porque é que alguém é de direita.
    Há várias razões.
    Mas uma direita em particular é “social” apenas, procura Estatuto: está preocupada em saber escolher os garfos certos, ter a etiqueta, ser convidada para os cocktails de Lisboa.
    A partir do momento em que o Estatuto por escolher os garfos certos já não interessa mas sim saber escolher os pronomes de género essa direita vai de armas e bagagens para os “Luxury Beliefs”
    https://nypost.com/2019/08/17/luxury-beliefs-are-the-latest-status-symbol-for-rich-americans/

    Esta é a direita que odeia Trump independentemente do que Trump faça ou defenda.

    Liked by 1 person

  14. Perigoso Neoliberal permalink
    18 Novembro, 2020 05:07

    Na minha opinião, pelo que li dele, o Chega já tem lá gente capaz de articular muito melhor as ideias do que o Ventura: Gabriel Mithá Ribeiro. Chegou há pouco ao partido, estou curioso por ver quando começa a aparecer. Faz falta que apareça mais gente.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: