A farsa do ano
O Euromomo é um sistema de monitorização da mortalidade em diferentes países europeus com o objetivo de detectar e medir, em tempo real, o número em excesso de mortes relacionadas com a gripe, pandemias e quaisquer outras possíveis ameaças à saúde pública.
A monitorização da mortalidade (e suas variações) é uma ferramenta básica fundamental para gestão de saúde pública e tida como a forma mais robusta de avaliar a progressão da pandemia e o seu impacto na saúde das populações, dotando os decisores e autoridades de cada país dos dados necessários para formular estimativas e estabelecer prioridades de resposta dos serviços de saúde.
Na imagem abaixo apresentam-se os Z-Scores que são parâmetros de desvio-padrão que permitem a comparação da mortalidade entre diferentes populações e períodos de tempo. Ou seja, na ilustração, algum registo que esteja acima da linha tracejada a vermelho é considerado um evento com significado estatístico, sendo tudo o resto “normal”.

Assim, com base no que está acima, identifica-se algum padrão ou correlação relevante entre as medidas e/ou recomendações das diferentes autoridades locais, nomeadamente no que respeita a confinamento/não-confinamento; máscaras/não-máscaras; restrições adoptadas cedo/restrições adoptadas tarde; viagens/não-viagens; ajuntamentos/não-ajuntamentos?
Chegados a 31 de Dezembro concluo que as “acções” dos governos são largamente ineficazes no suposto controlo da covid19. Negar esta evidência, é não reconhecer que esta ineficácia foi a maior farsa de 2020!
Um novo, e muito mais letal, vírus também vai chegar a Portugal e não só…
https://www.foxnews.com/us/teen-arrested-in-nyc-attack-on-suv-in-broad-daylight
GostarGostar
e depois duma regressão matemática sobre os dados que ainda ninguém tem vê-se que o novo vírus, não difere muito do “velho” e o resto é imbecibilidade … e não é a fox news que me vai iluminar sobre o assunto… não é a fox que me vai ensinar econometria, como não são os asnos que nos (vos) governam… continuem a postar a fox… e esqueçam-se dos velhos que em lares que estão regularizados (IPSS e Misericórdias) e nos que não estão em lares regulamentados (são pessoas na mesma)… ainda não estão vacinados… e a cair que nem tordos são um óptimo negócio para o estado (o “e” minúculo é propositado)… continuem a mandar para aqui a foxnews que a gente vê e esquece o que está aqui ao lado
GostarLiked by 1 person
a título de conclusão… “expatriado” não é com notícias da fox news que você salva os seniores que estão abandonados, encaixotados nos lares , legais ou não (que têm filhos, netos e afectos), mas que morrem que nem tordos (talvez pior quem em Torre Bela) e que são um negócio e a sua inexistência uma mais valia para a SS e o Estado… e qual o orgão de comunicação social que observa isso? vem-me agora com a merda da fox news… ela vem ao interior? vai a Trás os Montes e Alto Douro, vem à Guarda?… com toda a liberdade que lhe é devida enquanto cidadão, só lhe peço BOM SENSO
GostarGostar
O jppch não leu/viu a reportagem da Fox… daí espalhar-se na direção errada. É pena.
GostarLiked by 1 person
Você deve respirar fake news seja na fox, na CNN, na CBS, na RTP, SIC e TVI… já agora na CMTV… é um óptimo prato de “news” para um fim do ano que Maecelo, Costa & C.ª, lda proporcionam para o povão
GostarGostar
O engraçado sobre essa notícia é que não se pode divulgar o nome do delinquente, porque é menor, mas o nome da vítima pode ser divulgado.
Daí até se obter uma foto e morada é um passo, e os amigos do delinquente poderão fazer uma visita à vítima, para ter a certeza que não aparece para testemunhar.
GostarLiked by 1 person
Eu também notei que o “jornalista” escreveu “posh BMW”
GostarGostar
O virus anda à solta em NY desde a eleição do Mayor progressista Bill de Blasio.
Eu, por acaso, até nem acho mal que, quem o elegeu, prove o resultado das políticas progressistas, BML, anti-polícia do Mayor.
NY já foi uma das cidades com mais criminalidade dos US,
Pode sempre voltar à casa partida…
GostarLiked by 2 people
Ou seja, em Chipre, Dinamarca, Alemanha, Estonia, Finlândia, Hungria, Israel, Luxemburgo, Malta e Noruega (e até certo ponto Grécia) parece ter tudo corrido bem; na Aústria, Bélgica, França, Holanda, Portugal, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suiça e Reino Unido, não (sobretudo, Bélgica, Espanha e Reino Unido são umas desgraças).
Mas acho que para tirarmos qualquer conclusão disto seria necessário comparar com as políticas seguidas em cada um desses países, para ver se fizeram diferença; só pelo gráfico duvido que se consiga tirar alguma conclusão sobre se as politicas tiveram efeito ou não.
GostarLiked by 1 person
Obviamente pelos gráficos apresentados não se tirem qualquer informação sustentada
GostarGostar
Acreditar que as acções dos governos visam o controle de uma pandemia que sabem não existir releva da credulidade acéfala nos OCS.
Curiosamente, a Alemanha quando impôs os testes inúteis do Dr. Drosten, credibilizados pela OMS de Tedros, colocou-se de novo na vanguarda dos crimes contra a Humanidade. Desta vez tem mais cúmplices que da última. Esperemos que acabe do mesmo modo.
GostarGostar
Não sendo eu, pelo contrário apoiante do sistema , e profundamente crítico, vem-me o Telmo com esta merda de informação estatística… carece de analise de dados, econométrica de onde se tirem as devidas ilações… não é assim atirar palha para burro comer… respeito… Bom ano Novo para todos
GostarLiked by 1 person
É mentira. Está tudo errado.
Caraças. Até a irmã do virologista florestal, consegue ser mais inteligente e informada e isenta que esta cambada de idiotas de circo.
GostarGostar
Pare de escrever barbaridades e fazer passar mentiras!
O Euromomo só é actualizado 1 ano depois. E a causa de morte em Portugal de 2019 está por ser feita!
Essa merda é pura demagogia e mentira. Não sei como não leva com um pano enxarcado na cara. Pq isso é cópia das mentiras à André Dias!
É tudo falso. Esses números só servem para v defender que a melhor maneira de se evitar a tal grpezinha do tal vírus que inventaram, é fazer como na Venezuela no funeral do Maradona- tudo a molho e sem máscaras que a percentagem de contágios diminui logo!
Palhaçada para palhações.
GostarLiked by 1 person
encharcado.
Eu vou deixar de ler estas anormalidades porque loucos e fanáticos nunca mudarão e terão sempre outros tantos atrás deles.
GostarGostar
Os gráficos do euromomo apresentados mostram unicamente todas as mortes dirárias, não as do covid (ou qualquer outro tipo de causa). Esses números tem a vantagem de não poderem (espero eu) ser escamoteados nem catalogados conforme convier. E é por isso, suponho, que o Telmo Azevedo Fernandes os apresentou.
GostarGostar
“O Euromomo só é actualizado 1 ano depois. E a causa de morte em Portugal de 2019 está por ser feita!”
!? causas de mortes são irrelvantes para o euromomo, são só os totais de óbitos.
GostarGostar
E esses mesmos estão desactualizados em toda a parte. Vão sendo colocados à posteriori e corrigidos pq a contagem é complicada, tendo em conta onde se morre.
Para o caso nem isso importa. Em Portugal só se pode fazer a distinção entre causas de morte no ano posterior. Nem as de 2019 estão apuradas.
E mortes acrescentam-se a mortes, por mais contágios, não se substituem. Só se subsituem os contágios por gripe e até Covid fruto do uso de máscaras.
As consequências para a saúde pública não se medem em mortes mas no protelar de tratamentos, operações, rastreios e assistência médica, bem como vagas de contágios de Covid nos próprios hospitais públicos.
A economia é outro efeito e politicamente a China devia ser considerada como tendo praticado um acto contra a Humanidade e colocada em tribunal. E era isso que o Trump defendia e bem.
Os negacionistas são colaboracionitas e querem mais. Querem pior, e com impunidade, muito turismo e muitos maus hábitos alimentares a espalharem as consequências de forma internacionalista que é de internacionalismos ideológicos que comunistas e neontos vivem
GostarGostar
Eu nem sei quem é este tipo ou o que lhe pagam para fazer na vida.
Nem estou interessada em saber.
Mas dá para ver como um retardado mental desde que pertença a um clube consegue logo que lhe paguem a merda de umas croniquetas nos jornais.
E vai à tv. É assim que se fazem os políticos. Quanto mais besta, melhor. Quanto mais truques na manga e malabarismos para aldrabar palermas, mais visibilidade.
E por aqui, a única pessoa com juízo, passou a ser exclusivamente a Helena Matos.
Quem me havia de ler a dizer isto. Mas é verdade. Mudou para melhor e não faz onda besta como estes palermas neotontos.
O mais caricato é que este até é crentinho. Na volta é mais outro do silício que aquilo dá tacho, para equilibrar os tachos maçons.
GostarLiked by 1 person
O pior é que ninguém parece querer saber a razão das diferenças. Porque é que a Espanha parece similar à Inglaterra.
GostarGostar
A conclusão do autor só demonstra que não percebe patavina de estatística – normalidade das distribuições, sazonalidade, etc. Por conseguinte, devia abster-se de fazer perguntas totalmente desconexas dos gráficos apresentados e de tirar conclusões que de forma alguma se podem extrair dos mesmos.
GostarGostar
O CEO da sua empresa unipessoal vem aqui mostrar-nos mais uma vez quão fraca é a formação científica dos ditos “gestores”.
GostarGostar