Saltar para o conteúdo

A UE falhou como falham todas as grandes burocracias

17 Março, 2021

Jorge Fernandes assina hoje um artigo demolidor no Observador sobre o abismo que separa a proaganda da UE da sua prática: «em Agosto de 2020, os Estados Unidos decidiram comprar vacinas da AstraZeneca, Pzifer, J&J e Sanofi. Nesta compra adiantada, os Estados Unidos gastaram 9,3 mil milhões de dólares. A União Europeia, pelo contrário, em Agosto de 2020, tinha feito apenas contratos com a AstraZeneca e com a Sanofi, num total de 843 milhões de dólares. Grosso modo, para uma população inferior à da União Europeia, em Agosto de 2020, os Estados Unidos tinha já comprometido dez vezes mais dinheiro em vacinas.

Para além disso, a União Europeia apostou forte na vacina da Sanofi, desenvolvida pela indústria francesa. Seria fastidioso ter de explicar aqui os motivos que, num momento de crise, levaram a burocracia de Bruxelas a ceder a pressões políticas dentro da União para comprar uma vacina que, em Março de 2021, está ainda na segunda fase de desenvolvimento.

Chegados ao Natal de 2020, segundo a Bloomberg, os Estados Unidos tinham já contratualizados 18 mil milhões de dólares em vacinas, enquanto a União Europeia, para uma população superior, tinha gasto apenas 9 mil milhões.

Mais, os contratos realizados entre a União Europeia e as farmacêuticas demonstram o total amadorismo jurídico das elites de Bruxelas. Enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido firmaram contratos com metas de entrega claras e respectivas penalizações financeiras para as empresas caso falhassem, a União Europeia abdicou do seu direito de sancionar as empresas farmacêuticas em caso de atrasos. (…) o Reino Unido gastou cerca de 29 libras/per capita, enquanto os Estados Unidos gastaram 27 libras/per capita em investigação. Apesar da retórica e da propaganda sobre economia baseada no conhecimento, a União Europeia gastou a módica quantia de 4 (quatro!) libras/per capita a financiar a investigação que deu origem à vacina.»

20 comentários leave one →
  1. JgMenos permalink
    17 Março, 2021 12:14

    Quando a UE tiver um poder político e umas forças armadas que possam impor o euro como moeda internacional e consequentemente moeda de reserva, poderão fabricar e distribuir notas sem medo de que a afoguem no papel que produziu.

    Liked by 1 person

    • Atento permalink
      17 Março, 2021 14:51

      Ou seja, como faz a canalha americana há setenta e tal anos?

      Difícil: para isso era preciso tal canalha deixar. A Europa passava logo de ‘aliada’ a novo império do mal. Lá tinham eles de mandar abaixo umas torres e inventar nova ‘guerra ao terror’.

      Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        17 Março, 2021 21:10

        O Atento às vezes parece Desatento.

        Nem aqui, nem na China, nem hoje, nem há mil anos, nem nos próximos mil, alguém respeita aquilo que não teme.

        Enquanto a UE for um anão militar, o telefone que toca na Europa quando é para decidir coisas importantes, toca em Londres.

        Quem não tem força para impor as palavras, fica a falar sozinho.

        O resto é wishful thinking.

        Liked by 5 people

      • Atento permalink
        18 Março, 2021 01:07

        Pois, Zé: à mocada é que a gente se entende.

        Mas como bater à canalha americana? Vivem de mocada – e do sagrado dólar – há décadas; têm bombas com fartura e não têm problema em usá-las. Rebentam quem for preciso.

        Preferem destruir tudo a abdicar da mama. Não há nação mais egoísta, mais reles, mais violenta, gananciosa e terrorista no planeta.

        Gostar

    • 17 Março, 2021 15:50

      O regresso ao Padrão Ouro era a única forma moral e definitiva de repor a verdade cambial. Talvez Fort Knox, se tivesse de abrir a portas a inspectores, esteja … vazio … !
      E assim se fazem os mitos.
      Nesta UE bastava permitir o acesso a Fort Brussels através de um requerimento há Comissão, que após aceite seria emitido um salvo conduto válido para 30 dias, para que quando chegasse ao destinatário o prazo de validade já tinha expirado há meses … LOL

      Liked by 1 person

      • Zé Manel Tonto permalink
        17 Março, 2021 19:49

        Caro jorgercramos,

        Não é possível voltar ao padrão ouro.

        A populaça gosta muito do Estado Social, e pouco de pagar impostos que o sustentem.

        Logo, há déficit. Logo tem que haver dívida. Daí que, para manter o serviço de dívida comportável, tem que haver inflação.

        Não acredito que os 2% de inflação que os bancos centrais tentam manter tenha seja o que for a ver com economia, e rebeu beu beu, que as pessoas não gastam dinheiro se os preços se mantiverem ou descerem. Isso é tanga, como está bom de ver pelo preço dos smartphones, e outra tralha.

        A inflação dos bancos centrais é para safar os governos, e com padrão ouro, é mais dificil.

        Não é possível manter Estado Social com padrão ouro, por isso a população come inflação.

        Liked by 2 people

      • 18 Março, 2021 09:58

        Precisamente Ze Manel e é por isso que é preciso retornar a um padrão ouro … a bem ou a mal … a mal as criptomoedas farão o serviço.

        Liked by 1 person

  2. Luís Lavoura permalink
    17 Março, 2021 14:50

    Mas que belos liberais temos aqui neste blogue. Agora criticam o facto de o Estado ter gastado demasiadamente pouco dinheiro em apoiar a investigação de empresas privadas, e ter gastado demasiado pouco dinheiro (dos contribuintes) a comprar vacinas que, possivelmente, nunca serão consumidas.
    Eu diria que um liberal deveria criticar demasiada intervenção do Estado, não demasiadamente pouca!

    Gostar

    • 17 Março, 2021 15:52

      Sempre a Lavourar em erro!
      O Estado só pode pôr-se fora desta questão das vacinas quando deixar de cobrar impostos para o SNS e permitir a opção entre ADSE ou Seguros de Saúde a todos.

      Liked by 1 person

      • Luís Lavoura permalink
        17 Março, 2021 16:01

        Hmmm. Portanto, para si, o facto de o Estado já intervir na saúde justifica que ele intervenha ainda mais e mais.

        Liked by 1 person

      • chipamanine permalink
        17 Março, 2021 16:38

        Acho que é o contrario, pelo menos cronologicamente. O estado primeiro cobra os impostos e depois apodera-se da saúde com eles. Nessa altura os pagantes já não mexem palha, não são tidos nem achados. Assim quem usa o dinheiro dos outros para dizer que faz muito intervindo na saúde, fica com o bem que faz e com o mal que aparece. O estado deve assumir. Para isso vai cobrar ainda mais impostos aos mesmos . E voltamos ao mesmo. O dito estado intervem mas é com o dinheiro dos privados, dos contribuintes

        Liked by 2 people

      • 17 Março, 2021 16:50

        chipamanine já lhe respondeu Lavoura, eu sei que é um assunto que é extremamente difícil de compreender para um Marxista, sobretudo a nuance sobre o que pode, e o que deve, fazer o Estado se não for autoritário esquerdalho.
        Uma equação extremamente complexa, que 200 anos depois continua a exprimir todas as variáveis possíveis e atribuída a Colbert: Laisser faire, laisser passer!

        Gostar

    • 17 Março, 2021 16:52

      Já agora Lavoura, eu nem sou Liberal, sou Nacionalista e Tradicionalista … para conseguir compreender à primeira sem dizer disparates: para si sou um Fassistão do C…..

      Gostar

  3. Luís Lavoura permalink
    17 Março, 2021 16:07

    Portanto, de acordo com a Helena Matos, “a UE falhou”. Mas falhou, exatamente, em quê? Há diversas hipóteses. Por exemplo:
    (1) Comprometeu-se a comprar uma vacina à Sanofi francesa, quando deveria antes ter comprado uma vacina à Sinovax chinesa.
    (2) Pagou um preço demasiadamente baixo pelas vacinas. Deveria ter-se oferecido para pagar mais.
    (3) Não apoiou as empresas privadas com suficiente dinheiro para elas levarem a cabo a investigação. Deveria ter-lhes oferecido mais dinheiro.
    (4) Comprou poucas vacinas, em quantidade muito insuficiente para a população europeia.
    (5) Não comprou a Sputnik V.
    (6) Não ofereceu às empresas farmacêuticas os dados clínicos de todos os cidadãos europeus, tal como por exemplo Israel fez em relação aos seus cidadãos.

    Gostar

    • jppch permalink
      17 Março, 2021 16:37

      Se Luis Lavoura… após várias leituras das suas impressões aqui , penso que nunca leu e amadureceu os livros sobre o liberalismo, caso contrário não se atrevia a a escrever “Mas que belos liberais temos aqui neste blogue. Agora criticam o facto de o Estado ter gastado demasiadamente pouco dinheiro em apoiar a investigação de empresas privadas, e ter gastado demasiado pouco dinheiro (dos contribuintes) a comprar vacinas que, possivelmente, nunca serão consumidas.”…
      Se quiser não ler pelo menos atente às políticas quer de Trump quer de Biden nos USA…
      Por outro lado, o que das suas considerações se releva é que nem sequer está ciente aos custos colaterais que uma decisão da UE ou dos seus membros teria em relação à Sinovax… trocar vacinas por G5? por áreas económicas e portos para os chineses? Está satisfeito pelos que os chineses já dominam aqui? Ainda não se vacinou quanto a isso? Ou quer a Europa uma marioneta do PCC…
      Recomendo-lhe (como anteriormente já fiz) mais leitura, mais compreensão das teorias, reflexão, em vez de vir para aqui debitar parvoíces sem sustentação académica…
      Sabe que mais? saia (entre leituras) do seu ninho… vá limpar matos (está na altura para minimizar os riscos de verão), retorne às leituras de Toqueville a Viena (já não digo por Chicago) e depois mesmo que não concorde deixe de dizer asneiras sem fundamento…
      Os blasfemos exigem mais ponderação e bom senso, para se poder discutir ideias

      Liked by 1 person

      • chipamanine permalink
        17 Março, 2021 16:41

        Pela lógica do LL então andaram a mentir sobre o Trump. Foi dos que mais investiu o que faz dele um LL socialista elevado a n.

        Liked by 3 people

      • 17 Março, 2021 16:58

        E foi mesmo, agora com o presidente Bidé a:
        – Construir muro como o Trump nunca fez,
        – A combater a pandemia Económica com dinheiro dado aos contribuintes, mas menos do que o Trump deu,
        – Com ameaças de Guerra contra a Coreia do Norte e China (para já só Comercial a da China, mas quando o Xixi Ji Pingas atacar Taiwan …) o que levará ao eterno fim de linha em que quem começa uma guerra é sempre um democrata.
        – Com acusações dentro dos democratas de não valorizar os BLM’s

        Trump ganha limpinho a próxima!

        Gostar

      • jppch permalink
        17 Março, 2021 17:06

        peço desculpa pelo erro… em vez de G5 queria dizer 5G… mas já agora aproveito para perguntar ao Luis Lavoura se está satisfeito com o poder de dos chineses em Portugal em áreas críticas da independência duma nação… esta dependência não é observada noutros países da UE… acha que uma cultura de liberalismo ou de direita permitiria isso? Olhe com todo o respeito vá-se coçar….

        Gostar

  4. 17 Março, 2021 20:52

    Que de diferente se poderia esperar de uma dirigente máxima da EU, que enquanto Ministra da Defesa da Alemanha, demonstrou a máxima incompetência quando enviou tropas do seu país para exercícios da NATO, mal equipadas. Para além de nem botas para os homens Bundeswehr dispor, tiveram que utilizar paus de vassoura para fingir que eram espingardas pois nem essas levaram em número suficiente.

    Esta mulher, a Úrsula, associada às restantes figuretas que a precederam personifica bem o actual marasmo e o atraso europeu.
    Nem uma porra de vacina aqui conseguiram fazer, e, no que respeita a tecnologias de informação, comparativamente com a Coreia do Sul, p. ex., a Europa está ao nível da África, ou pouco melhor.
    É este o desenvolvimento que esta tropa fandanga quer para a Europa.

    Gostar

  5. voza0db permalink
    19 Março, 2021 22:07

    Ler artigos como este só me dá vontade de RIR… ler os escravos boçais chateados porque os salafrários não foram competentes a implementar na Europa a experiência genética em curso!

    Do melhor.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: