Saltar para o conteúdo

Uma falsa sensação de democracia

11 Abril, 2021

O que sobrou para os portugueses nas entrelinhas da decisão de Ivo Rosa sobre o processo que tem José Sócrates como figura principal?

Um país convencido que o crime compensa. Sobretudo se for em grande: receber milhões sim, comer no carro é que não pode ser.

Um ex primeiro-ministro dado como mercadejador do cargo . Mercadejou sozinho?

Um José Sócrates convicto que vai voltar à política. Mas os socrátricos já mudaram de pele.

Um Ventura sempre à mão. Tal como no Casa Pia vamos acabar a não poder referir o caso sob risco de sermos acusado de ser aliados de forças nefandas

E, por fim mas não por último, ainda vamos a tempo de exigir para o IRS deste ano a Declaração Modelo Sócrates com anexo Ivo Rosa?

15 comentários leave one →
  1. 11 Abril, 2021 12:53

    Há uns anos atrás a Itália julgou e condenou um ex-PM, um certo betino craxi, minúsculas para pessoas menores, que por acaso era socialista e logo pôde fugiu à justiça e escapou-se para a Tunísia.
    Há poucas semanas ainda, a França julgou e condenou um ex-presidente da republica.

    Se pensarmos que o socialista acharia que sua ‘unção’ partidária lhe legitimaria a covarde fuga à justiça, não houve dramas. Houve julgamentos e sentenças proferidas, ponto.

    Aqui, é um ai Jesus! Ele é por o tipo ser ex-PM, ele é por o tipo ser também ‘ungido’, ele é sei lá mais sabe-se lá porquê …

    Isto só é possível acontecer numa sociedade falhada de um país falhado, com um governo de falhados e com um presidente falhado.
    Uma sociedade que não censura a sua corrupção é uma sociedade falhada.
    Não conheço outra conclusão possível!

    E ainda há quem tenha orgulho em ser portuga. Vá lá saber-se porquê …

    Liked by 1 person

    • Zé Manel Tonto permalink
      11 Abril, 2021 14:33

      “um certo betino craxi, minúsculas para pessoas menores, que por acaso era socialista e logo pôde fugiu à justiça e escapou-se para a Tunísia”

      E recebeu a visita de um certo mário soares (minúsculas pelo mesmo motivo), em visita oficial à Tunísia, enquanto presidente da república (minúsculas, outra vez).

      Para os amigos, tudo. Para os inimigos, nada. Para os outros, cumpra-se a lei.

      Liked by 3 people

  2. 11 Abril, 2021 13:09

    Anexo Ivo Rosa tem piada
    ehehe

    Liked by 1 person

    • Oscar Maximo permalink
      11 Abril, 2021 14:00

      Falta a doação de 0,5 do IRS para indemnização ao Sócrates.

      Liked by 1 person

      • FreakOnALeash permalink
        12 Abril, 2021 09:58

        É melhor começarmos a fazer a vaquinha o quanto antes!

        Gostar

  3. Weltenbummler permalink
    11 Abril, 2021 14:54

    os Suseranos exercem aqui os seus direitos

    Gostar

  4. Chopin permalink
    11 Abril, 2021 17:27

    Entendo o desapontamento. Mas, este caso estava sendo cozinhado e sabia-se que seria resolvido by design.
    Os vários passos do atual Kapo da Cosa, vinham nos jornais, embora em letra pequena.
    Quando ele movia as pedras no tabuleiro, ouvia-se uma ou outra voz desgarrada. Nada de relevo, nada que criasse alarme social. Tudo amortecido pela imprensa.
    Este sr, a quem continuam ainda a tratar respeitosamente por engº (incluindo os magistrados), após desmentido da respectiva Ordem, tornou-se o alvo dos que desejam viver mais 50 anos com a tal falsa sensação de democracia. Como se miraculosamente, a prisão dele resolvesse o problema da corrupção, esquecendo que esta grassa desde as autarquias às empresas públicas, instituições de solidariedade subsidiadas, Fundações, até chegar ás mais altas instâncias do Estado. E, como vimos agora, perpassa todos os poderes que entretanto foram aparelhados pelos partidos políticos, verdadeiras fachadas de organizações que servem para fazer o que o sr Sócrates fez durante os seus mandatos.
    Quem leu o livro do dr Rui Mateus, sabe que eles foram criados para isto. Não foram fundados por anjos e mais tarde capturados por demónios.
    Se os portugueses votassem, para variar, num partido com o compromisso de auditar todas as instituições por onde passe dinheiro público e a elaborar um conjunto de leis eficazes, com penas duras e o ónus de devolver tudo o que não possa ter origem comprovada, que assuma criar um team de investigadores independentes do poder político e de organizações secretas, seria um primeiro passo.
    Se as pessoas que fingem combater a corrupção continuarem a ter a aprovação do voto, vai continuar o folhetim e será bom apenas para a indústria da indignação.

    Gostar

  5. voza0db permalink
    11 Abril, 2021 17:54

    A nossa sorte é que o cromo ainda nos deu a hipótese de continuarmos a assistir a este Circo ao acusar o zé e os amigos com meia dúzia de tangas!

    De resto tudo dentro do expectável num sub-sistema em que boçais votam alegremente em salafrários e corruptos e depois fazem de conta que estão chocados com o resultado.

    E parabéns aos gangues (escritórios) de advogados que escrevem as “leis” que depois os salafrários aprovam no Circo Democrático (assembleia da república das bananas).

    E por falar nisto…
    As coincidências entre a política de Marcelo e os negócios de Pedro Rebelo de Sousa
    O Presidente opina sobre o novo hospital da Madeira. O escritório do irmão é contratado para esse caso 13 dias depois. No Porto, houve outra tangente na contratação de Pedro Rebelo de Sousa.
    “… Meras coincidências de certeza, tal e qual como no caso do zé sócrates!

    Liked by 4 people

  6. João Brandão permalink
    11 Abril, 2021 19:37

    Em referência ao título da crónica não pode deixar de observar-se que o presidente desta república declarou este estado como não sendo um estado de direito.
    Declarou-o quando disse, “É o direito que serve a política e não a política que serve o direito”.

    Nada tem que servir a política, mas quando se diz que algo deve servi-la já se subentende uma submissão a todos os interesses que na política se instalarem.
    E quando se diz que é o direito a servir a política, o que é grave, o primado do direito deixou de existir e por isso este regime faz que este não seja estado de direito.
    Logo de democracia deve ter muito pouco, talvez o nome.

    É preciso ver que foi o mais alto dirigente do estado que proferiu aquela declaração e não a corrigiu ou sequer suavizou posteriormente.

    Liked by 1 person

    • Zé Manel Tonto permalink
      11 Abril, 2021 22:47

      Portugal é um país incrível. O problema é que tem demasiados Portugueses.

      Não volto a viver no rectângulo.

      Querem remessas?! Toma!!!

      Gostar

  7. LTR permalink
    11 Abril, 2021 22:01

    E um canal de televisão que tem o desplante de lhe dar tempo de antena como se não soubesse que o tipo já demonstrou sofrer de patologia crápula em último grau e sem limites, que tanto diz que pediu 180.000 à CGD para estudar, como ao mesmo tempo nada em milhões, ajudando-o a inchar como ele gosta. Ainda por cima num país com um rapazito preso por andar a ver ficheiros que comprovam crimes gravíssimos e a existência de um país completamente corrupto. Deve ser para não perderem tempo com os Panamá Papers que têm às escuras no arquivo.

    Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      11 Abril, 2021 22:54

      A inteligentsia Europeia, sempre pronta a cagar na tola dos Americanos por não terem “edumacação superiore” gratuita, onde os pobres coitados que vão tirar um mestrado em ciências sociais, para trabalhar no Starbucks, ficam com empréstimos de 80 mil dólares, que nunca vão conseguir pagar, não se indignam por um inginheiro Português se endividar em 180 mil euros para poder viver parcamente, na sua busca pelo conhecimento em Paris?

      Falsos!

      Liked by 2 people

  8. marão permalink
    12 Abril, 2021 08:39

    Tantas inocências que rodeavam o Zé e carregavam com ele aos ombros.

    Liked by 1 person

  9. FreakOnALeash permalink
    12 Abril, 2021 10:11

    Alguma vez um individuo que pede que lhe tragam fotocópias ou aquilo de que ele gosta referindo-se a dinheiro vivo, pode ser uma pessoa inocente!? Vergonha de regime!!!!…o País até é bonito, mesmo sendo mal frequentando!

    o ivo até podia não ter proferido o josé para julgamento nenhum, e não me incomodava muito porque já se sabe que o MP ia recorrer, mas a forma como o fez iniciando o seu discurso a atacar a acusação e a proferir no imediato uma investigação ao Sr. Juiz Carlos Alexandre, foi à descarada de quem se julga acima de tudo e todos (ou tem as costas a escaldar!), isto transtornou-me!, foi acordar para o mundo daqueles que não votam precisamente porque não vêem justiça!!!

    Liked by 1 person

    • A.Lopes permalink
      12 Abril, 2021 17:50

      Já leram que esse tal ivinho tem um lugar para Procurador judicial à espera na ONY, que o guterres do pântano lhe reservou? É só ele querer ir!

      Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: