Saltar para o conteúdo

A politização dos confinamentos

18 Julho, 2021

Os governos necessitam de recorrer a leis de emergência porque existem catástrofes que só podem ser contidas pelo exercício de tais leis. Mas sua existência e viabilidade dependem de uma cultura de contenção sobre as circunstâncias em que serão usadas e até que ponto serão usadas. O que vimos durante a pandemia é algo notável porque a interação entre seres humanos não é um extra opcional. É o fundamento básico da sociedade humana. É a base das nossas vidas emocionais, da nossa existência cultural, de cada aspecto social das nossas vidas e de todo o modelo sob o qual cooperamos para produzir coletivamente benefícios para nós mesmos. Tudo isso depende da interação entre seres humanos. Um sistema que visa tornar crime a associação entre seres humanos é profundamente destrutivo.”

O problema essencial do confinamento e métodos semelhantes de distanciamento social é que foram concebidos para nos impedir de realizar as nossas próprias avaliações de risco. Esse é um problema sério em qualquer circunstância, principalmente por duas razões: A primeira é que podemos não querer estar completamente seguros. Há um equilíbrio entre a segurança e o conteúdo real das nossas vidas. Podemos estar bastante disponíveis para decidir preferir correr o risco de viver um pouco menos de tempo para ter uma vida mais rica enquanto estivermos vivos.”

Tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos, a oposição aos confinamentos tem sido associada à direita e o apoio aos confinamos à esquerda. Penso que se trata de uma dicotomia extraordinária porque as questões levantadas pela pandemia e as medidas tomadas contra ela nada têm a ver com os valores tradicionais que animaram o debate à direita e à esquerda do nosso espectro político. Absolutamente nada. E, portanto, acho muito surpreendente que isso tenha acontecido, o que sem dúvida aconteceu. E uma das suas consequências, sendo que os jovens em geral tendem a ser mais “esquerdistas” do que seus pais, é uma aceitação instintiva do controle social como a resposta para qualquer sério problema. Acho que também existe entre os jovens um optimismo natural e injustificado sobre o que as sociedades humanas podem alcançar. Isso levou-os a acreditar que não há potencialmente nada que as sociedades humanas não possam fazer se tiverem boa vontade e investirem dinheiro suficiente. Na verdade, o que estamos a verificar neste momento, é que há muitas coisas que as sociedades humanas nunca foram capazes de fazer e não podem fazer agora, nomeadamente imunizar-se completamente contra as doenças.”

Tradução de excertos da entrevista de Jay Bhattacharya a Lord Jonathan Sumption Sumption e que pode ser vista na íntegra aqui.

29 comentários leave one →
  1. 19 Julho, 2021 00:30

    A Ilusão da Raça Superior de Hitler é a base da “Democracia Social” de “Bruxelas” hoje … e mais não digo por agora.

    Liked by 1 person

  2. Weltenbummler permalink
    19 Julho, 2021 09:44

    o duo deno que mos desgoverna fez cagada desde o início e a culpa é nossa

    nunca deviam ter deixado entrar o Covid-19
    uma vez entrado deviam ter começado por pequenos cercos sanitários para evirar a difusão descontrolada
    fica endémico como o ps m-l

    estamos fundidos e mal pagos

    Liked by 1 person

  3. castanheira permalink
    19 Julho, 2021 10:50

    Ainda bem que os governantes portugueses são nepóticos e consequentemente incompetentes . Detesto males menores , mas neste caso até aceito porque se juntassem a competência à desonestidade que os move a situação portuguesa seria ainda mais desastrosa.
    No que respeita a pandemia, nada fazem de original , limitam-se a copiar os piores exemplos de países estrangeiros , sem quaquer logica , racionalidade e até sem hipoteses de aferir resultados . Ajudados pelo orgãos de (desi)informação e propaganda , ficam sempre bem na foto , pois nunca é possível comparar os resultados das decisões com os resultados de uma decisão contraria.
    Posto isto , o fascismo social e sanitario , avança a todo o vapor , ao som das palmas dos muitos sociais-fascistas que ao mesmo tempo se reclamam de lutadores anti-fascistas.FDPs

    Liked by 2 people

    • chipamanine permalink
      19 Julho, 2021 11:02

      Deixou-me muito pouco para dizer, a não ser que esses tais sociais-fascistas são os donos da verdade da “ciência” que lhes convém e por isso os maiores difusores do negacionismo covidistico, amparados pelas fake news institucionais e suportados pelas fake news digitais que proíbem qualquer “ciência” que não seja a deles.

      Liked by 2 people

    • 19 Julho, 2021 14:31

      Quanto mais tolos neologismos e trocadilhos fizerem e repetirem em cada vírgula até à exaustão, menos relevância terão as vossas opiniões, ou mensagens.
      Sobretudo quando usam linguagem que já está ideológicamente dissiminada e controlada pelos vossos antagonistas .

      Gostar

      • 20 Julho, 2021 00:29

        Parvalhão MG! Seu esquerdalho “fassista”!

        Gostar

      • chipamanine permalink
        20 Julho, 2021 11:19

        Os fiscais da linguagem dos outros incomodados com a repetição necessária do que eles são. Um social-fascista fica sempre incomodado com os métodos que ele emprega para ostracizar os outros.Um fascista seja ele social ou não tem de ser chamado pelo nome próprio até ao fim dos tempos.

        Gostar

  4. Luís Lavoura permalink
    19 Julho, 2021 11:34

    podemos não querer estar completamente seguros

    Na estrada, não podemos. Há leis que nos obrigam a usar cinto de segurança ou capacete de proteção. Para nossa exclusiva proteção, e mesmo que preferíssemos estar menos seguros.

    Liked by 1 person

    • chipamanine permalink
      19 Julho, 2021 13:37

      e foi assim que deixaram de morrer pessoas na estrada e podem estar todos seguros.

      Liked by 1 person

      • Luís Lavoura permalink
        19 Julho, 2021 16:05

        Não estamos todos seguros nem todos deixámos de morrer. Mas estamos muito menos inseguros e morremos muito menos.
        Eu ainda me recordo há 50 anos, morriam todos os anos 2500 pessoas por ano nas estradas portuguesas. Atualmente morrem 500 por ano.
        Ainda me lembro de desastres trágicos em que morriam N pessoas, lançadas pelas janelas do veículo porque seguiam sem cinto de segurança.

        Liked by 1 person

      • chipamanine permalink
        19 Julho, 2021 21:36

        Por tragica coincidência O Luis Lavoura quer que “só” morram 500 pessoas de covid. Um pouco mais até já que no primeiro ano de pandemia quase tivemos 17.000 e todos com vários “cintos de segurança.”

        Liked by 1 person

    • Ze Manel Tonto permalink
      19 Julho, 2021 15:15

      A lei obriga-o a usar cinto e capacete nas vias do Estado.
      Se tiver uma estrada privada, em terreno privado, pode conduzir como quiser. O codigo nao se aplica no seu terreno.

      O estado pode impor as mascarilhas que quiser nos seus estabelecimentos. Em estabelecimentos privados deve ser o proprietario a definir se quer obrigar os seus clientes a usar mascara.

      Liked by 1 person

      • Luís Lavoura permalink
        19 Julho, 2021 16:02

        Em estabelecimentos privados deve ser o proprietario a definir se quer obrigar os seus clientes a usar mascara.

        Todos os estabelecimentos privados licenciados por lei são obrigados a cumprir certas normas mínimas, nomeadamente de segurança e higiene. Não se podem eximir a essas normas. Isso acontece porque esses estabelecimentos, embora sejam propriedade privada, estão abertos para o público em geral. Não estão autorizados a selecionar (rejeitar) clientes.

        É a diferença entre um estabelecimento aberto ao público e um clube privado. Num clube privado são os membros do clube quem impõe ou deixa de impôr normas. Mas esse clube privado não pode estar aberto ao público em geral.

        Liked by 1 person

      • EMS permalink
        19 Julho, 2021 17:20

        Isso depende. Se for conduzir no autódromo que é privado e aberto ao publico, terá que cumprir as normas de segurança.

        Liked by 1 person

      • Luís Lavoura permalink
        19 Julho, 2021 17:31

        Se tiver uma estrada privada, em terreno privado, pode conduzir como quiser. O codigo nao se aplica no seu terreno.

        Sim, se essa estrada privada só fôr utilizável por pessoas selecionadas, e não pelo público em geral.

        Se a estrada, mesmo sendo privada, estiver (ou puder estar) aberta a todas as pessoas em geral, então aplicam-se nela as regras do Código.

        É a diferença entre uma família ou um clube privado – no qual vigoram as regras estabelecidas pelos membros do clube ou pela família – e algo que está aberto a toda a gente – onde vigoram regras mínimas garantidas pelo Estado.

        Liked by 1 person

  5. Mário Marques permalink
    19 Julho, 2021 12:16

    Aqui vai um vídeo para os negativistas covideiros:

    Gostar

  6. Mário Marques permalink
    19 Julho, 2021 12:17

    Gostar

  7. Mário Marques permalink
    19 Julho, 2021 12:17

    A censura não deixa.

    Gostar

  8. Ze Manel Tonto permalink
    19 Julho, 2021 15:12

    Para mim e’ natural ver que os jovens sao os primeiros a exigir a ditadura, porque nao sabem o que e’ (eu s’o sei de ler, e nao quero experimentar).

    Os jovens cresceram com democracia em Portugal, e em toda a Europa. Nao imaginam que possa haver outro Estado que nao esse.

    Muitos desses jovens (a minha estupida geracao) me disseram, ao longo dos anos, quando eu dizia que recusava ter smartphone para nao ter um big brother no bolso, que “isto e’ Europa, o Governo querer saber tudo o que fazes nunca vai acontecer).

    Basta acenar-lhes com um bocadinho de seguranca prometida pelos senhores cientistas (os padres do seculo XXI), e ate’ os menos burros atiram a liberdade ‘as urtigas.

    Liked by 1 person

    • 19 Julho, 2021 16:01

      É só a estúpida da sua geração que usa smartphones ?
      Também ouço muitos zoomers a dizer e com muita razão que a culpa disto tudo é da irresponsabilidade dos boomers, das suas ideologias e agendas pós guerra.

      Ainda hoje continuamos a ouvir o mesmo falso mito sobre a UE em ambos os espectros politico/ideológicos que dominam no ocidente incluindo aqui neste blog, enquanto a principal organização responsável pelo pacifismo na europa.

      Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        19 Julho, 2021 19:29

        mg, eles não são estúpidos por usarem smartphones, são estúpidos por achar que, por viverem na Europa, o Governo não vai usar os smartphones para os vigiar.

        Os boomers têm costas largas, mas a geração seguinte, denominada nos países Anglo Saxónicos como GenX, começou em 1964, por isso anda a votar desde 1982. Os millenialls mais velhos fazem este ano 40 anos. Andam a votar desde 1999.

        Os boomers aumentaram estupidamente os gastos do Estado para se favorecerem, mas as gerações seguintes há muito que os suplantaram em número.

        Quanto ao bajular da UE, não seja ingénuo. O pacifismo na Europa foi conseguido com mísseis Americanos no Oeste, e mísseis Soviéticos no Este.
        2-3 anos depois da queda da URSS, o país mais multicultural da Europa entrou em guerra de todos contra todos.
        O que mantém hoje em dia a paz na Europa é cada nacionalidade ter o seu país (com execpção de Bascos, Catalães, e mais alguns). Foram os repatriamentos forçados de populações depois da Segunda Guerra Mundial.

        A UE, com a sua politica de importação de terceiro mundistas, é a maior ameaça à paz na Europa.

        Gostar

      • 19 Julho, 2021 21:01

        Bajular ?!
        Estava a dizer que o mito mantém-se , não que eu alinhava nele.

        Mas o que os seus amigos acreditam ou não, não interessa para nada. Porque o problema não está no smartphone, está no uso da tecnologia. Você pode não usar um smartphone mas tem provavelmente um telemovel que está ligado a uma operadora, tem uma cartão multibanco, faz pagamentos e carregamentos pela sua conta bancária, Usa um pc ligado a um servidor da internet e portanto está conectado. Não há escapatória da susceptibilidade de se ser vigiado quando se usa tecnologia de comunicação.

        E se você acha que é o governo o principal e mais nocivo agente interessado em vigiá-lo. Digamos que pouca diferença há entre os seus amigos e você .

        Gostar

      • Ze Manel Tonto permalink
        20 Julho, 2021 13:52

        Se nao estava a bajular, desculpe a ma’ interpretacao.

        O Governo e’ o agente mais nocivo. Os outros podem vigiar o que quiserem mas, no final do dia, o Governo e’ o que tem homens armados, e e’ o que me pode tirar o meu dinheiro por decreto.

        Se nao usar servicos do Facebook o Zuckerberg nao manda uma patrulha da policia para o prender. Agora experimente fazer alguma coisa que o Governo nao queira que faca…

        Gostar

      • 20 Julho, 2021 14:33

        A tolice lolbertiana, faz o ser tão ingénuo quanto os seus amigos.

        Gostar

  9. 19 Julho, 2021 16:19

    Relembro link deixado aqui neste blog em março…
    https://ec.europa.eu/health/sites/default/files/vaccination/docs/2019-2022_roadmap_en.pdf?

    deve ter passado completamente despercebido. Esta polarização está a ficar de tal forma, que as pessoas já nem pensam… e pior, tendo em conta que esta informação disponibilizada no link é pública e oficial e que tudo quanto é político e não só, tem perfeito conhecimento disto, nada dizem, tudo calado, como se tudo isto não estivesse já a ser preparado e que só agora se lembraram de inventar… Não é preciso inventar teorias ou mesmo conspirações, a realidade ultrapassa qualquer uma delas…

    Gostar

  10. voza0db permalink
    19 Julho, 2021 18:37

    A politização das cheias (devido à má gestão das barragens!)

    Gostar

  11. voza0db permalink
    19 Julho, 2021 22:13

    Por cá na Tugolândia a MANADA MANSA E BOÇAL continua a achar que TUDO ESTÁ FANTÁSTICO.

    Já em França parece que a MANADA fartou-se de andar a ser gozada há ano e meio…

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: