Saltar para o conteúdo

DGS tem Graça

15 Dezembro, 2021

No website da Direcção Geral de Saúde escreve-se que a DGS é «uma fonte informativa de inquestionável utilidade» e acrescenta-se que a organização se caracteriza pela sua «capacidade estratégica, competência, inovação e transparência». Como há por aí gente a espalhar notícias falsas quero assegurar-vos que o que vos transmiti anteriormente não foi retirado de nenhuma conta paródia, nem consta que o site da DGS tenha sido alvo de ataque por parte de piratas palhaços.

Dito isto, parece-me que dos qualificativos usados o mais acertado e justo de atribuir à DGS é o de ser uma entidade inovadora. O facto de a sua directora-geral não trabalhar com computadores e provavelmente usar ainda o minitel em vez da Internet terão sido algumas das razões para termos assistido ao longos dos últimos 21 meses a um salto de inovação sem paralelo na história mundial que foi o de a DGS esquecer por completo todos os princípios básicos de saúde pública validados e adensados durante as décadas anteriores para, ao invés, ter posto em prática políticas e medidas experimentais inovadoras a pretexto do “combate” a um vírus respiratório.

Alguns exemplos da vanguarda da DGS na gestão desta epidemia são a descoberta de que o vírus não ataca anões com menos metro e meio, e por isso o uso de máscara nos restaurantes é obrigatório quando se está de pé, mas não quando se está sentado; a revelação à humanidade pela magnífica equipa da Dona Graça de que o vírus da covid19 é noctívago e por isso a DGS recomendou às pessoas não saírem de casa à noite; ou a inteligente medida para trocar as voltas ao vírus fechando o comércio durante as tardes de fim-de-semana e obrigando a ajuntamentos de clientes durante as manhãs.
Enfim, a lista de evidências da espantosa competência e rigor científico da DGS é tão extensa que, como se diz no site oficial desta agência do estado é «inquestionável a sua utilidade».

Já atribuir a categoria de «Autoridade Nacional de Saúde» à DGS será menos consensual. Isto porque são vários os candidatos a esta designação. O Conselho Nacional de Saúde Pública parece ter saído da corrida porque desde o início de 2020 quando emitiu pareceres não alinhados com o governo perdeu toda a sua reputação. O Colégio da Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos esteve bem posicionado, mas desde que o seu presidente considerou que vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos é «desproporcionada» e «desnecessária» ficou para segunda escolha. Dada a insolência deste órgão a DGS constituiu especificamente uma Comissão Técnica da Vacinação contra a covid-19, mas este colégio de especialistas afinal considerou prudente aguardar antes de avançar com vacinação universal deste grupo etário, e por isso foi desclassificado. De forma que o Dr. Paulo Portas, visionário e principal promotor da aplicação de telemóvel de rastreio da doença e o Dr. Marques Mendes, porta-voz informal do hipocondríaco e mexeriqueiro encartado do regime estão em vias de destronar a DGS enquanto Autoridade Nacional de Saúde.

De qualquer forma, como é António Costa que decide sobre matérias de saúde pública conforme lhe der mais jeito para se manter no poder, os portugueses poderão continuar perfeitamente descansados e confiantes na excelência técnico-científica da DGS, nomeadamente para acompanhar e aconselhar a população também sobre todas as outras doenças que matam muito mais pessoas do que a covid19.

O meu vídeo de hoje, aqui:

9 comentários leave one →
  1. João Brandão permalink
    15 Dezembro, 2021 21:48

    Ora aqui está, sem mais aquelas, o fundamento da expressão “devemos confiar na ciência” …

    Gostar

  2. Expatriado permalink
    15 Dezembro, 2021 23:11

    O futuro será cada vez mais um buraco no braço…
    (não no meu!)

    https://www.foxnews.com/politics/cartoons-slideshow

    Gostar

  3. marão permalink
    16 Dezembro, 2021 07:11

    Inovação até tem a sua graça, tira a mascara poe a mascara.

    Gostar

  4. Pedro Dias permalink
    16 Dezembro, 2021 08:37

    E eu a pensar que a DGS tinha desaparecido juntamente com a PIDE…

    Gostar

  5. Pedro Dias permalink
    16 Dezembro, 2021 08:54

    .Delaide o teu pai num quer
    Que tu te cases cumigo
    Mas nós troquemos-lhe as voltas
    E caso-me ieu cuntigo
    Lai, larai, lai lai…etc.

    Gostar

  6. Weltenbummler permalink
    16 Dezembro, 2021 09:46

    ganda noia
    ninguém é responsável por estarmos na BOSTA
    o país precisa de operação à ‘érnia’
    não para a actividade de HIDRA de LERNA ou LERPA

    Gostar

  7. Prova Indirecta permalink
    17 Dezembro, 2021 12:32

    Uma sugestão ao autor , onde se lê ” os portugueses poderão continuar perfeitamente descansados e confiantes na excelência técnico-científica da DGS,” deveria ler-se ” os portugueses escusam de continuar perfeitamente descansados e confiantes na excelência técnico-científica da DGS” : é sem rebuço porque o algoritmo não alcança a blasfêmia….

    Gostar

    • 18 Dezembro, 2021 15:05

      Perfeitamente de acordo com o sentido da sua correcção… Mas… Blasfêmia…??? De fêmea…? A dita cuja Graça, correcto…??? Abraço!

      Gostar

  8. voza0db permalink
    18 Dezembro, 2021 12:29

    Se há coisa que me diverte é observar o sucesso da OPERATION COVIDIUS…

    Uma notícia positiva é que graças ao sucesso da OPERATION COVIDIUS (cá na Tugolândia à caça aos velhos e velhos tem sido um sucesso… Muito melhor que a última caça a veados e javalis!) a idade da reforma vai baixar em 2022.

    Espero que a caça continue a bom ritmo (o anúncio da 4ª dose da sopa mRNA aos velhos e velhas é BOM SINAL) para que a idade continue a baixar…

    Resta-nos fazer figas para que os salafrários e corruptos em que a minoria da MANADA BOÇAL TUGA continua a votar não alterem a fórmula de cálculo agora que a mesma está em fase de crescimento NEGATIVO!

    Upa upa escravos boças… Toca a INJECTAR sopa mRNA neste corpinho, e façam o favor de libertar este Planeta da vossa inutilidade.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: