António Costa no tempo do professor Cavaco
23 Janeiro, 2022
Hoje no Observador trato de um dos tópicos que marca esta campanha do PS: o tempo do professor Cavaco, para usar a terminologia do líder do PS: «Porque está António Costa obcecado com Cavaco Silva? Afinal, como o próprio José Sócrates fez questão de recordar na entrevista que deu à CNN, o PS já teve uma maioria absoluta: a que ele, Sócrates, conseguiu! Sim, entre Março de 2005 e Setembro de 2009, Portugal foi governado em maioria absoluta pelo PS, facto que António Costa não pode ignorar não só porque já era nascido nessa data mas também e sobretudo porque integrou esse governo socialista de maioria absoluta nos nada irrelevantes cargos de ministro de Estado e ministro da Administração Interna.»
6 comentários
leave one →
o burro e o Ferrari
ou
« Aquiles, conhecido por sua velocidade, decide apostar corrida com uma tartaruga. Como a velocidade de Aquiles é maior, a tartaruga recebe uma vantagem, começando a corrida pouco à frente da linha de largada. De acordo com o paradoxo, Aquiles nunca alcançaria a tartaruga, pois quando ele chegar à posição inicial da tartaruga, esta encontra-se mais a frente, numa outra posição. Quando Aquiles chegar à próxima posição, a tartaruga caminhou para uma nova posição e assim infinitamente.
Para ilustrar o paradoxo, imagine uma régua de 10 centímetros. Do centímetro 0 ao centímetro 1 existe um espaço de 10 milímetros. Do milímetro 0 ao milímetro 1 existe um espaço ainda menor e assim sucessivamente ad infinitum. Aquiles teria de percorrer todos esses espaços infinitos para alcançar a tartaruga.
De acordo com a física clássica o paradoxo não faz sentido, afinal, a velocidade de Aquiles é maior e Zenão desconsidera o tempo por julgá-lo ilusão dos sentidos.
Contudo, recentes descobertas da física quântica reacenderam o interesse pelos paradoxos de Zenão, pois foi percebido que, se um evento subatômico for monitorado continuamente, tende a ficar parado. No caso dos paradoxos de Zenão essa medição também é constante e também desconsidera o tempo.
etmundi.org/filosofia/2020/zenao-de-eleia-o-paradoxo-de-aquiles-e-a-tartaruga
GostarGostar
Aproveito o mote do Professor W . para sugerir a quem possa interessar : o google tem uma página que enumera os paradoxos de maior discussão , para quem aprecie o estímulo intelectual , uma prazeirosa incursão pelo raciocínio e pela abstração .
GostarGostar
muito obrigado
GostarGostar
O paradoxo de Senão foi resolvido pelo cálculo integral.
GostarGostar
Apraz acrescentar também metaforicamente que se o Costa fosse a Lebre e o Socras a tartaruga , não descolava da vergonha de ter sido o segundo na hierarquia de um governo corrupto e um encobridor de um caso judiciario de abuso sexual de menores . Disse .
GostarGostar
Queria!…não pago! Nem este nem qualquer pasquim tuga.
GostarGostar