Saltar para o conteúdo

António Costa no tempo do professor Cavaco

23 Janeiro, 2022

Hoje no Observador trato de um dos tópicos que marca esta campanha do PS: o tempo do professor Cavaco, para usar a terminologia do líder do PS: «Porque está António Costa obcecado com Cavaco Silva? Afinal, como o próprio José Sócrates fez questão de recordar na entrevista que deu à CNN, o PS já teve uma maioria absoluta: a que ele, Sócrates, conseguiu! Sim, entre Março de 2005 e Setembro de 2009, Portugal foi governado em maioria absoluta pelo PS, facto que António Costa não pode ignorar não só porque já era nascido nessa data mas também e sobretudo porque integrou esse governo socialista de maioria absoluta nos nada irrelevantes cargos de ministro de Estado e ministro da Administração Interna.»

6 comentários leave one →
  1. Weltenbummler permalink
    23 Janeiro, 2022 15:29

    o burro e o Ferrari
    ou
    « Aquiles, conhecido por sua velocidade, decide apostar corrida com uma tartaruga. Como a velocidade de Aquiles é maior, a tartaruga recebe uma vantagem, começando a corrida pouco à frente da linha de largada. De acordo com o paradoxo, Aquiles nunca alcançaria a tartaruga, pois quando ele chegar à posição inicial da tartaruga, esta encontra-se mais a frente, numa outra posição. Quando Aquiles chegar à próxima posição, a tartaruga caminhou para uma nova posição e assim infinitamente.
    Para ilustrar o paradoxo, imagine uma régua de 10 centímetros. Do centímetro 0 ao centímetro 1 existe um espaço de 10 milímetros. Do milímetro 0 ao milímetro 1 existe um espaço ainda menor e assim sucessivamente ad infinitum. Aquiles teria de percorrer todos esses espaços infinitos para alcançar a tartaruga.
    De acordo com a física clássica o paradoxo não faz sentido, afinal, a velocidade de Aquiles é maior e Zenão desconsidera o tempo por julgá-lo ilusão dos sentidos.
    Contudo, recentes descobertas da física quântica reacenderam o interesse pelos paradoxos de Zenão, pois foi percebido que, se um evento subatômico for monitorado continuamente, tende a ficar parado. No caso dos paradoxos de Zenão essa medição também é constante e também desconsidera o tempo.
    etmundi.org/filosofia/2020/zenao-de-eleia-o-paradoxo-de-aquiles-e-a-tartaruga

    Gostar

    • Prova Indirecta permalink
      23 Janeiro, 2022 16:00

      Aproveito o mote do Professor W . para sugerir a quem possa interessar : o google tem uma página que enumera os paradoxos de maior discussão , para quem aprecie o estímulo intelectual , uma prazeirosa incursão pelo raciocínio e pela abstração .

      Gostar

      • Weltenbummler permalink
        23 Janeiro, 2022 16:24

        muito obrigado

        Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      24 Janeiro, 2022 08:46

      O paradoxo de Senão foi resolvido pelo cálculo integral.

      Gostar

  2. Prova Indirecta permalink
    23 Janeiro, 2022 16:07

    Apraz acrescentar também metaforicamente que se o Costa fosse a Lebre e o Socras a tartaruga , não descolava da vergonha de ter sido o segundo na hierarquia de um governo corrupto e um encobridor de um caso judiciario de abuso sexual de menores . Disse .

    Gostar

  3. Albino Manuel permalink
    30 Janeiro, 2022 13:01

    Queria!…não pago! Nem este nem qualquer pasquim tuga.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: