Saltar para o conteúdo

Ucrânia e dissidência de opinião

2 Março, 2022

A invasão ilegal e criminosa da Ucrânia por parte de Putin revelou não só a coragem do Presidente Zelensky, como agregou grande parte do mundo em torno da única posição que uma pessoa decente pode tomar em relação a este conflito, que é a de condenação absoluta da agressão perpetrada pelo presidente da oligarquia russa e de solidariedade total para com o povo ucraniano.

A partir daqui a gestão política da crise, e em especial as respostas que os países da NATO devem dar à situação, não é evidente, nem trivial, nem isenta de discussão ou crítica.

Todavia, dos decisores políticos e em grande parte da opinião pública nacional, parece haver tendência para cometer de novo um dos principais erros cometidos durante a agora temporariamente defunta pandemia de covid, que é o de considerar imoral qualquer opinião divergente, desonesto propor acções alternativas ou escandalosa qualquer dúvida ou cepticismo que se possa ter em relação às narrativas do governo ou discurso dos inúmeros especialistas que dão opinião nas televisões e redes sociais com o mesmo tipo de certezas e bazófia dos epidemiologistas da DGS.

Um recente sinal da continuação desta mentalidade tacanha e fascistoide foi o anúncio feito pela presidente da comissão europeia de que os governos irão proibir o acesso na Europa aos meios de comunicação social controlados pelo Estado russo e que os governos europeus vão desenvolver ferramentas para banir aquilo que considerem desinformação e propaganda russas.

Ora: não há puros nem santos, nem na Rússia nem na Ucrânia. E, que eu saiba, a comissão europeia não recebeu a graça da unção divina de ser zelador e definidor do que é a Verdade, una e completa.
A barbaridade desumana de Putin não isenta as populações e a opinião pública em geral da responsabilidade de analisar criticamente as opções e decisões políticas que afectam ou podem afectar directa ou indirectamente os países e, em particular, as suas famílias. Como aliás não autoriza a comissão europeia nem nenhum governo a tratar os seus cidadãos como burros, crianças ou incapazes.

Os nossos interesses e sobretudo os nossos valores civilizacionais, especialmente em cenários de confronto envolvendo potências nucleares e líderes sem escrúpulos, não se defendem nem compadecem com reacções epidérmicas sinalizadoras de virtude, manifestações de suposta superioridade moral e muito menos com exibição de valentias expondo terceiros aos seus riscos.

Ponderar as consequências das acções e ter humildade de reconhecer que nem tudo se pode antecipar não é tibieza, mas apenas poderá fortalecer e tornar mais robustas as decisões que se venham a tomar. É respeitar quem está a morrer e quem pode ser vítima.

Se nos insurgimos contra uma clara violação do direito internacional e da democracia com a invasão russa da Ucrânia, não é esquecendo os princípios de tolerância democrática e convivência com a pluralidade e dissidência de opinião no nosso país que ganharemos a guerra.

O meu vídeo de hoje, aqui:

75 comentários leave one →
  1. 2 Março, 2022 20:25

    Eu sugiro que ouçam ou leiam o discurso de Putin, o “Imperio das mentiras”, depois se quiserem podemos passar para as opiniões de varios professores, lideres, diplomatas, e conselheiros de estado como por exemplo, Henry Kissinger.

    Fica a sugestão do discurso de Putin, “O Imperio das mentiras”, está lá tudo resumido . E nestas duas imagens também.

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      2 Março, 2022 22:09

      O MG sabe de tudo, excepto de uma coisa: onde é que estavam os T-14 Armata nas colunas iniciais?

      (Porque é que ninguém fala nisto, eu me pergunto?)

      Quem pouco sabe por vezes ainda consegue acertar. Nem que seja no próprio pé.

      Gostar

      • chipamanine permalink
        3 Março, 2022 18:12

        Se um mentiroso diz que mente está a mentir ou a dizer a verdade? Se esse mentiroso diz que os outros mentem estará a mentir ou a dizer a verdade?

        Gostar

    • 2 Março, 2022 22:44

      O Francisco conhece aquele proverbio chinês que diz: “Um homem aponta para o céu. O tolo olha o para dedo, e o sábio vê a lua” ?

      Gostar

    • carlos rosa permalink
      3 Março, 2022 21:22

      Vai haver Comício do PCP no Domingo.
      Vai?

      Gostar

  2. 2 Março, 2022 20:36

    Isto não é um conflito entre a Rússia e a Ucrânia, isto é um conflito comprado dos EUA e a NATO contra a Rússia.

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      2 Março, 2022 22:02

      No shit, Sherlock!!!

      Gostar

      • Francisco Miguel Colaço permalink
        2 Março, 2022 22:03

        Mas talvez seja ao contrário. É uma guerra provocada do lado de cá, desejada pelo lado de lá, e muito conveniente para os donos dos donos disto tudo.

        Gostar

    • 2 Março, 2022 22:36

      Parece que ainda há quem não saiba ou queira entender isso. A insinuação de que isto é uma luta entre um david e a brutalidade de um golias, serve apenas para subverter e desvirtuar qualquer debate honesto sobre a verdadeira questão. E se alguem preocupa mesmo pela vida dos ucrânianos, o máximo que pode desejar é que a Russia ganhe isso o mais rápido possivel.
      Porque não há outra solução. E os americanos querem uma longa e sangrenta guerra porque beneficiam com isso sobre a Rússia. E portanto qualquer apelo para a resistencia do ucranianos por parte de soldados de sofá da internet, é apenas desejar do seu massacre em para de likes e aprovação nas redes sociais.

      Liked by 2 people

    • carlos rosa permalink
      3 Março, 2022 00:39

      A Rússia, coitadinha, ali estava sossegadinha sem fazer mal a ninguém e logo apareceram os ucranianos do diabo a quererem fazer mal à Rússia. E depois vêm para aqui estes direitolas dizer que a Rússia invadiu a Ucrânia. A Rússia está a defender-se da Ucrânia porque a Ucrânia ia de certeza, ela sim, invadir a Rússia.
      A Rússia, coitadinha, só se quer defender da Ucrânia.
      O mg tem toda a razão no que escreve e é uma pessoa reconhecedora pelos 247 euros por mês que a embaixada da Rùssia lhe paga para defender a mãe Rússia, a pátria do socialismo a caminho do comunismo.

      Gostar

      • Francisco Miguel Colaço permalink
        3 Março, 2022 21:38

        Neste momento acho mesmo que o melhor é dar um modo algum de haver uma saída mais ou menos airosa para o Putin. Ou ele agarrar-se-á ao poder ainda mais. Com sorte, ele teva tido uma grande lição. Mas é preciso que se lhe dê algum modo de retornar à política interna — que muito o ocupará — pensando que, se não ganhou, não perdeu.

        O que mais temo é um homem que já nada mais tem a perder.

        Gostar

    • Azeitona de Moura permalink
      3 Março, 2022 09:21

      Para parvo só te falta o palito espetado no traseiro

      Gostar

      • chipamanine permalink
        3 Março, 2022 18:09

        Resumindo. Querem sobreviver? então submetam-se aos ditadores.
        Mais vale serem escravos vivos do que mortos livres.
        Essa sempre foi a filosofia base de um verdadeiro esquerdino.

        Gostar

  3. 2 Março, 2022 22:13

    O Putin enganou-se.
    Confundiu a Ucrânia com uma república do Cáucaso ou da Ásia central.
    A sua mão de ferro a combater o perigo islâmico. A sua garra a proteger o mundo da expansão chinesa. Merecia aplausos no ocidente.
    Agora vai ter que acabar com a guerra por um motivo fútil: A falta de dinheiro.
    Talvez a guerra acabe nos próximos Dias.
    Mas a era pós Putin pode fazer com que muita gente venha ter saudade do HOMEM.
    O carnaval são três dias, a guerra na Ucrânia dez e pode ser que para o ano o Diabo arranje uma nova diversão.
    Agora chegou a vez Do que não se sabe divertir nem tem sentido de humor.

    Liked by 1 person

  4. Azeitona de Moura permalink
    2 Março, 2022 23:46

    … e se alguém o mandar para a terra das 5 letras considera isso imoral ou apenas uma opinião divergente.
    Os comunas filhos do putin não diriam melhor

    Gostar

  5. 3 Março, 2022 00:21

    A apontar o dedo para a “criminalidade”, a “brutalidade”, e a “violação do direito internacional” da Rússia. É deliberadamente querer ocultar cínicamente da discussão, todas as violações do direito internacional e acordos dos EUA e da NATO e toda a criminalidade e brutalidade que fizeram nos últimos 25 anos.
    É querer de forma cínica e desonesta exigir ao adversário numa luta de boxe, apesar do seu apelo do incumprimento das regras, que seja civilizado e se restrinja às regras de boxe, enquanto recebe patadas joelhadas e cotoveladas.

    E não é assim que funcionam as regras de “direito” e de “cavalheiros”, há também o chamado “precedente histórico”. E eu ainda me lembro de ver as lutas de WWE wrestling com o Hulk Hogan com a entrada de cadeiras e barrotes à mistura senhor Telmo .

    Gostar

    • 3 Março, 2022 14:26

      Apesar da divergência , louvo-lhe a defesa do direito à informação ou “informação”. E reconheço-lhe a coerência dos seus principios na questão da defesa das liberdades .

      No entanto há por aqui muito” liberal democrata” cuja coerênci dos seus principios são como os do Groucho Marx, e exigem que os cidadãos tenham o dever a ser enganados pelo “establishment”, e não ter direito a formar as suas opiniões no acesso à pluralidade de “informação” e “opinião” tanta quanto for possivel . Eles dizem que querem a paz mas tudo aquilo que fazem é alimentar a guerra .

      Gostar

    • 3 Março, 2022 14:39

      E depois ainda têm a a hipócrita desfaçatez de chamarem aos outros de totalitaristas.

      Gostar

      • Pedro Dias permalink
        5 Março, 2022 08:41

        É o que tu estás a fazer também.

        Gostar

      • 5 Março, 2022 13:19

        Ai sim monsieur poirot, conte-me mais.

        Gostar

    • Azeitona de Moura permalink
      11 Março, 2022 12:33

      Para parvus só lhe falta o barrete enterrado até às orelhas

      Gostar

  6. JgMenos permalink
    3 Março, 2022 00:30

    Por aí andam dois tipos de ‘inocentes’:
    – Uns dizem que o inimigo que nos quer destruir tem direitos de propaganda para que a guerra possa ser democrática.
    – Outros, que podem amavelmente designar-se por cuidadores da ‘verdadeira’ esquerda, andam em serviço de pronto socorro com pensos rápidos, elencando acções que dizem de direita, procurando equiparar um plano de extinção de uma identidade nacional, premeditada e em desenvolvimento desde há mais de oito anos, contra tratados, garantias formais e direito internacional, com um sortido de acções que nunca se propuseram ou conduziram a um tal resultado.

    Entre líricos e vigaristas, a cada um a escolha.

    Gostar

  7. carlos rosa permalink
    3 Março, 2022 00:53

    Os russos até podem entrar em todas as cidades ucranianas. Até convém que isso aconteça. Uma vez por lá espalhados, começa a caça ao russo. E começam a cair como tordos, um aqui, um ali, até ao ponto de o Putin ser ele próprio linchado por um golpe de estado no Kremlim.
    O Putin é um gigante com pés de barro.
    Não vale um corno o filha da Putin.
    Vai durar pouco. É uma sorte para a Rússia. E para a Ucrânia.

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      3 Março, 2022 10:06

      A verdade é que a invasão chinesa de Taiwan, que iria tomar lugar no dia 28 de Fevereiro a 1 de Março, não aconteceu.

      Nem vai acontecer tão cedo. Há um Parretido Vermilhóide da China borrado de medo por um renque de caixões a chegar em avião, o fim de várias linhas genealógicas, devido à política do filho único, e a ira de quem não tem mais nada a perder.

      Os ucranianos lixaram os comunistas chineses.

      Gostar

    • 3 Março, 2022 14:47

      Ai sim Francisco , deixe-me adivinhar foi um daqueles “passarões” ou “passarinhos” que lhe sussurou no ouvido?
      Você pelos vistos deve ter uma bola de cristal, ou uma ligação direta a todas as centrais de informação e inteligência, neste caso a da China. E ainda diz você que eu é que sei de tudo.

      Gostar

      • Francisco Miguel Colaço permalink
        3 Março, 2022 20:17

        Já percebi o que sabe pelo que fala. E, por si o digo, faria o favor de me haver deixado na dúvida.

        Gostar

      • 3 Março, 2022 21:20

        O que eu gostaria que o Francisco nos pudesse contar era as cenas dos próximos capitulos que vão mesmo realmente acontecer. Assim com as datas bem definidas como nos mostrou nessa sua previsão à posteriori que afinal acabaram por não acontecer. Ai sim poderiamos confirmar realmente a fidelidade dos seus “passarinhos” e “passarões”.

        Porque isso mais parece conversa de quem anda a ouvir vozes na cabeça, ou então de artista burlão.

        Liked by 1 person

      • Francisco Miguel Colaço permalink
        3 Março, 2022 21:31

        Vindo de quem cai na conversa de que o Putin é um convicto cristão, não sei se há um burlão, mas sei bem quem é enganado.

        Gostar

      • 3 Março, 2022 22:13

        Aponte-me para o comentário onde eu afirmei que o Putin era um “cristão” , sobretudo um “convicto cristão “. Vamos confirmar se sou eu que fui enganado, se você é alguém que viaja em alucinações, ou apenas um burlão.

        Gostar

  8. marão permalink
    3 Março, 2022 08:46

    PONTO DE ORDEM
    Malhar nos tiranos mostrados em cena no presente, abafando tiranias ainda à vista enroladas em pesado alforge, não passa de infausto jogo batoteiro com cartas falsas e manchadas.
    Não é cozendo à sovela nova capa de um livro que se aldraba a sua história.
    Também não é vomitando apoios a um país invadido, ficando-se por lhe criar um herói enquanto todos vão assistindo à chacina do seu povo.

    Gostar

  9. lucklucky permalink
    3 Março, 2022 09:32

    É de esperar mais um aproveitamento como fizeram no Covid para uma ronda de mais opressão na imparável caminhada dos regimes democráticos para a Democracia Totalitária.

    Gostar

    • Chopin permalink
      3 Março, 2022 14:36

      Na Austrália já estão a dar os primeiros passos para implantar a digital currency.

      Gostar

      • chipamanine permalink
        3 Março, 2022 16:39

        No Canadá já está implantada com o agreement desta gentinha proto “democrática”

        Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      3 Março, 2022 20:06

      Não sabe que a Covid já foi curada? Qual hidroxicloroquina, qual ivermectina?

      A Russoputina cura o Covid. Já nem se ouve falar da plan-doideira, pois não?

      Gostar

      • voza0db permalink
        5 Março, 2022 22:57

        Já foi anunciado pelo comité Nobel que o Nobel da Medicina 2022 é do Putin.

        Gostar

  10. balio permalink
    3 Março, 2022 10:02

    Excelente post. Estou plenamente de acordo. Liberdade inclui a liberdade de difundir e de escutar o ponto de vista da Rússia.

    Gostar

    • chipamanine permalink
      3 Março, 2022 16:40

      neste caso é mais a ponta de uma espingarda. A vista serve só para apontar.

      Liked by 1 person

      • Francisco Miguel Colaço permalink
        3 Março, 2022 20:11

        Se os russos mentem, de que temos medo? Se dizem a verdade, que tal deixarmos nós de mentir?

        Se mentimos ambos, como acho que fazemos, que tal deixarem os russos emitir, que cá estarei eu para os julgar — na mnha insuficiência — ou os mandar à fava? Juntamente com as Euronews.

        Gostar

  11. 3 Março, 2022 19:25

    Robert Gates ex director da CIA,nomeado por George W Bush e posteriormente nomeado para Secretário de Defesa dos EUA. E portantos obviamente um “AGENTE do Kremlin”

    No seu livro Duty: “Memoirs of a Secretary at War”

    “Ter-se movido tão rápido a seguir do colapso da união soviética para incorporar tantas das suas ex repúblicas foi um erro. Os acordos entre os Eua Roménia e Bulgária para rodar tropas pelas bases aqueles dois paises foi uma provocação desnecessária.”

    “Os Russos tinham uma longa história de relações com a Sérvia que nós largamente ignoramos. Ter tentado trazer a Georgia e a Ucrânia para dentro da NATO foi um autêntico exagero. As ligações do império Russo a Kiev remontam ao séc IX, e isso foi especialmente uma monumental provocação. Estariam os europeus e muito menos os americanos disponiveis para enviar os seus filhos e filhas para defender a Georgia e a Ukrania ? Dificilmente . E portanto a expansão da NATO foi um acto politico , não um sensato e cuidadoso comprometimento militar.

    h ttps://pbs.twimg.com/media/C2WBtXlUQAAdo9x.jpg

    Gostar

  12. 3 Março, 2022 19:33

    Ignored Warnings: How NATO Expansion Led to the Current Ukraine Tragedy

    Could the Ukraine Crisis Have Been Avoided?

    Events during the past few months constituted the last chance to avoid a hot war in Eastern Europe. Putin demanded that NATO provide guarantees on several security issues. Specifically, the Kremlin wanted binding assurances that the alliance would reduce the scope of its growing military presence in Eastern Europe and would never offer membership to Ukraine. He backed up those demands with a massive military buildup on Ukraine’s borders. The Biden administration’s response to Russia’s quest for meaningful Western concessions and security guarantees was tepid and evasive. Putin then clearly decided to escalate matters. Washington’s attempt to make Ukraine a NATO political and military pawn (even absent the country’s formal membership in the alliance) may end up costing the Ukrainian people dearly.

    The Ukraine Tragedy

    History will show that Washington’s treatment of Russia in the decades following the demise of the Soviet Union was a policy blunder of epic proportions. It was entirely predictable that NATO expansion would ultimately lead to a tragic, perhaps violent, breach of relations with Moscow. Perceptive analysts warned of the likely consequences, but those warnings went unheeded. We are now paying the price for the U.S. foreign policy establishment’s myopia and arrogance.

    https://www.cato.org/commentary/ignored-warnings-how-nato-expansion-led-current-ukraine-tragedy#

    Gostar

    • 3 Março, 2022 19:56

      O aviso de Putin em 2007

      [Moscow’s patience with NATO’s ever more intrusive behavior was wearing thin. The last reasonably friendly warning from Russia that the alliance needed to back off came in March 2007, when Putin addressed the annual Munich Security Conference. “NATO has put its frontline forces on our borders,” Putin complained. NATO expansion “represents a serious provocation that reduces the level of mutual trust. And we have the right to ask: against whom is this expansion intended? And what happened to the assurances our western partners made after the dissolution of the Warsaw Pact?]

      Esta parte é fundamental na crise da Ucrânia, a intromissão dos Eua da administração de Obama nos assuntos politicos da Ucrânia e participando no golpe de estado .

      [Western (especially U.S.) leaders continued to blow through red warning light after a red warning light, however. The Obama administration’s shockingly arrogant meddling in Ukraine’s internal political affairs in 2013 and 2014 to help demonstrators overthrow Ukraine’s elected, pro‐​Russia president was the single most brazen provocation, and it caused tensions to spike. Moscow immediately responded by seizing and annexing Crimea]

      https://www.cato.org/commentary/ignored-warnings-how-nato-expansion-led-current-ukraine-tragedy#

      Gostar

  13. Sanjoanense Linguarudo permalink
    3 Março, 2022 20:05

    Concordo com o post a 100%! Chama-se a isto que nos querem fazer, ser “politicamente correto”. Mas um verdadeiro democrata, não censura, ouve atentamente mesmo todos aqueles que o não são, até para os poder combater-no bom sentido!- melhor. E atenção, mesmo não concordando com eles – os autocratas-, aprende-se muito com eles, sobretudo a não os imitar (“conhece o teu inimigo, convive com ele, aprende com ele”, já dizia Sun Tzu há cerca de 2.500 anos)..,,

    Gostar

  14. Arlindo da Costa permalink
    3 Março, 2022 21:25

    Para quem tem vindo aqui a defender o neo-fascismo, o negacionismo, as anti-vacinas, a extrema-direita ou a «democracia» iliberal, a invasão da capitalista neo-liberal Rússia, devia ser uma excelente notícia…

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      3 Março, 2022 21:34

      A democracia ileberal em Portugal é do PS. O neo-fascismo, uma ideologia claramente de esquerda, é coisa do PCP e do BE e da franja esquerda do PS. Os que têm ciência que se nega no dia seguinte — asmáscaras que dão uma falsa sensação de segurança num dia e no outro são indispensáveis e agora até fazem mal à saúde — é o PS.

      Seu neo-fascista!

      Gostar

      • Arlindo da Costa permalink
        3 Março, 2022 21:55

        Aqui neste fórum há um misto de nazis, fascistas, comunistas, maoistas, trumpistas, bolsanaristas e pol-potistas. Tudo filhos da mesma mãe. Quando falares do PS – o Partido da Liberdade e da Europa Livre – põe-te em sentido, seu totalitário!

        Gostar

      • Francisco Miguel Colaço permalink
        4 Março, 2022 07:02

        O PS é o partido dos pretores e dos impostos. Quem o defende ou é um esbirro, um zorrinho ou um alapado.

        Escolha qual destes é, Caro Arlindo. De bom grado abdicarei dos outros dois.

        Gostar

  15. 3 Março, 2022 21:59

    Os EUA consideram uma ameaça, a China estar a projetar o seu poder militar no atlântico da costa central africana com a potencialidade de construção uma base naval militar. Os EUA já mandaram uma ameaça velada à guine equatorial para as consequências se estar a meter numa tensão entre a China e os EUA.

    Ou seja oceano é toda a sua vizinhança fronteiriça, e o suposto direito de soberania de cada pais de estabelecer voluntáriamente Alianças com outros, já parece não importar, porque é visto primeiro como uma ameaça aos EUA e com consequentes represálias.

    Mas entretanto para os EUA e o Ocidente a Rússia tem continuar a se manter-se quietinha e encurralada no seu cantinho. Sem poder agir perante aquilo que considera uma direta ameaça à sua segurança nacional, com a projeção do poder militar americano e da NATO na sua fronteira.

    E depois vocês reclamam por haver guerra.

    http://www.wsj.com/articles/china-seeks-first-military-base-on-africas-atlantic-coast-u-s-intelligence-finds-11638726327

    Gostar

    • 3 Março, 2022 22:00

      The U.S. concern “is that the Chinese would develop a naval base in Equatorial Guinea

      [But they said the reports raise the prospect that Chinese warships would be able to rearm and refit opposite the East Coast of the U.S, a threat that is setting off alarm bells at the White House and Pentagon.]

      [The great-power skirmishing over a country that rarely draws outside attention reflects the rising tensions between Washington and Beijing.

      The Biden White House has sought to deliver a sharper message: It would be shortsighted of Equatorial Guinea to insert itself between the front lines of U.S.-China global competition.[

      [World-wide, the U.S. finds itself maneuvering to try to block China from projecting its military power from new overseas bases, from Cambodia to the United Arab Emirates.The “most significant threat” from China would be “a militarily useful naval facility on the Atlantic coast of Africa,”]

      http://www.wsj.com/articles/china-seeks-first-military-base-on-africas-atlantic-coast-u-s-intelligence-finds-11638726327

      Gostar

      • Francisco Miguel Colaço permalink
        4 Março, 2022 07:14

        O MG tem razão no que diz sobre a NATO. E há até coisas piores que o MG não disse.

        Apenas reconheça que a Rússia é tão má como a NATO e teremos uma posição comum.

        O propósito da Rússia é dominar a Eurásia. Sim, estamos incluídos. E vai haver um ataque preventivo, até mais cedo do que julgava. As atrocidades que vê neste momento na Ucrânia vão acontecer no centro da Europa e na Costa Oeste dos Estados Unidos depois de decapitaram, ou julgarem que decapita o Ocidente com um ataque nuclear ‘preventivo’, limjtado às grandes bases militares.

        Posso-lhe dizer que os russos sabem onde estão os caches da Gládio neste país. Ou pelo menos julgam que sabem, que o teatro das tesouras tanto funciona por lá como por cá.

        Gostar

    • 5 Março, 2022 00:49

      Mas quais atrocidades, aquelas que acontecem em todas as guerras ? Sobretudo naquelas provocadas nestes últimos 25 anos pelos cartel globohomo sionista anglo-americano ?

      Quando aos ataques preventivos seria completamente absurdo, mas quando o ocidente está-lhes a dar todas as razões para isso, até começo a achar que teriam toda a legitimidade.

      Tem sido uma campanha de ostracizaçao, demonização, perseguição e de aniquilação de tudo o que é russo. Puro ódio e desumanização, nem mesmo durante a guerra fria com a Usoviética se assistiu a tamanha campanha ódio e desejo de aniquilação a um povo. As pessoas e as elites no ocidente sabiam distinguir os regimes dos povos. Isto que estamos assistir isto sim é o discurso de ódio com prenúncios de genocídio , mas lá está é permitido

      Era provavelmente um favor que faziam ao mundo e também aos americanos, para que os livrassem daquele regime de “liberdade” onde estão presos.

      Gostar

    • 5 Março, 2022 00:50

      Gostar

  16. carlos rosa permalink
    3 Março, 2022 22:52

    Há um livro com o título,
    “Se isto é um homem”,
    referente ao Hitler.
    Afinal a história repete-se.
    Referente ao Putin também se pode escrever,
    se isto é um homem.
    Mas a verdade é que um foi e este também é homem.
    Há homens assim, não é para haver ilusões. Eles existem.
    Devem é ser eliminados da face da Terra o mais depressa possível.

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      4 Março, 2022 07:18

      Carlos,

      E quem guarda a Guarda?

      À boleia desta guerra vai ver muitas das liberdades que ainda restavam depois da Pandoideira irem de frosques. E aquelas que julgava que iria ter de volta nunca mais as ter.

      Entre a Rússia, a China e os Anglo-Americanos, o diabo escolhe os três.

      Gostar

      • carlos rosa permalink
        4 Março, 2022 11:01

        Compreendo a sua resposta.
        O ser humano tem o que há de pior à face da Terra. É verdade que também tem o que há de melhor.
        Por isso, os conflitos fazem parte da vida.
        A melhor maneira de atuar é, confirmado o crime, e neste caso está confirmado que o Putin é um criminoso, como em pouco tempo se confirmou que o Hitler era outro criminoso, eliminar quanto antes esses criminosos antes que o crime seja maior.
        Estamos a falar de crimes contra a Humanidade.
        Para outros crimes outras repressões.
        A questão não deve estar em eliminar ou não o criminoso, o problema é como juntar as forças necessárias para o eliminar.

        Gostar

      • 4 Março, 2022 17:10

        O presidente da Ucrânia já emitiu um pedido para recrutamento de voluntários estrangeiros. Eu sugiro que o rosinha coloque o seu corpinho a fazer o que a sua lingua diz. Caso contrário é só mais um daqueles alucinados cobardolas de teclado .

        Gostar

    • 4 Março, 2022 14:53

      Crimes contra a humanidade, prisão de Abu ghraib guerra dos EUA contra o Iraque. Invasão em clara violação da lei internacional, da contra a resolução da ONU. Um milhão de mortes civis mulheres e crianças.

      Gostar

      • 4 Março, 2022 15:18

        Tortura na prisão de a Abu ghraib Iraque

        Liked by 1 person

      • 4 Março, 2022 15:24

        Matar meio milhão de crianças por causa de sanções económicas em nome do “humanismo” valeu a pena.

        Liked by 1 person

      • voza0db permalink
        5 Março, 2022 22:58

        Mas para “nós” essa foi LEGAL!

        Gostar

    • 4 Março, 2022 15:02

      O carlos rosa era capaz de mandar para morte até ao último ucraniano , e mesmo até o resto do mundo só para satisfazer os seus fetiches egotisticos “humanitários” contra os seus odiosinhos de estimação..

      Gostar

  17. 4 Março, 2022 15:49

    Proveniente de um militante do “PCP” e da agência de propaganda do “kremlin”

    Liked by 1 person

  18. castanheira permalink
    4 Março, 2022 16:02

    Putin agride a Ucrania , que por sua vez tinha sido agredida pelos oligarcas globais que dominam o ocidente . Entre os oligarcas que dominam o ocidente e os oligarcas que dominam a Russia , venha o diabo e escolha . Como portugues sinto a agressividade dos ocidentais avançando para o FEUDALISMO do seculo xxi . Como diz o o CEO da frente idiologica globalista Klaus Schuab : ” Em 2030 , não possuireis nada mas sereis felizes” ou por outras palavras , sereis escravos . Tereis um (UBI) rendimento minimo garantido em moeda digital completamente controlada no precurso na quantidade e na qualidade da compra. Poderá ser retirada a qualquer momento , dependendo do comportamento do “escravo” . As deslocaçoes serão delineadas e seguidas com permissões de certificados digitais .Os oligarcas que controlam as multinacionais e os governantes ocidentais são social-nazis e têm programado todas as guerras nos ultimos anos , incluindo a da Ucrania . Utilizam o MEDO para moldar a consciencia das pessoas e utilizam-nas sem qualquer humanismo , mas sempre involvidos numa embalagem democratica e altamente emocional como convem .
    Como ocidental e amante da liberdade , neste momento sinto que o maior perigo são os oligarcas ocidentais e não Putin . Ambos são grandes filhos de puta

    Liked by 1 person

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      4 Março, 2022 21:40

      Junte a isso os chineses, e terá um conglomerado de descendentes de Messalina.

      Gostar

    • voza0db permalink
      5 Março, 2022 23:05

      Pois é Castanheira… o divertido é que as manadas de escravos boçais estão a caminhar alegremente para essa NOVA ESCRAVATURA e ainda batem palmas e dão maiorias absolutas aos que ainda há pouco tempo andavam a prender/multar escravas(os) tugas porque comiam de pé à porta do café, ou se sentavam num banco de jardim, ou almoçavam dentro de um carro!

      Deixa lá Castanheira… isto só lá vai quando as SFD & Bilionários levarem o mesmo tratamento que nós escravos levamos dia sim, dia sim! Mas como se pode ver ainda estamos MUITO LONGE de tal realidade.

      Gostar

  19. chipamanine permalink
    5 Março, 2022 06:53

    A ferocidade dos exemplos assim como o ritmo frenético com que aqui se defende o indefensável, mostra bem como, nas sociedades democráticas se acolitam com bonomia certa clique politica com todas as caracteristicas de apoiantes de ditadores e genocidas.
    Nem eles tem consciência mas seriam eles que estariam nos crematórios fuzilamentos nos campos de concentração e gulags a servir os seus senhores

    Gostar

    • 5 Março, 2022 14:22

      Já foste saber qual foi a posição dos EUA e da NATO em relação a Portugal que também era membro, durante a guerra colonial que lutava contra os assassinos revolucionários do MPLA, que eram apoiados pela União soviética e por milicias cubanas, ou ainda não ?

      Liked by 1 person

      • voza0db permalink
        6 Março, 2022 12:11

        Como é evidente o escravo boçal chipamanine não faz puto ideia…

        Nem a informação publicada pela Wikileaks, que contém alguns documentos, a falar sobre essa altura e não só, serviu para nada.

        Mas nem era preciso isto para saber o básico sobre os terroristas da OTAN.

        Gostar

    • chipamanine permalink
      5 Março, 2022 17:34

      Aqui está um deles , esquizofrenicamente fenétrico, com a dialectica revolucionária que justifica tudo com nada e o nada com tudo.
      Entre outros estes surtos são apanágio de quimicos introduzidos no cérebro

      Gostar

    • 5 Março, 2022 20:42

      Mas você já sabe a resposta ou não ? É que da outra vez você fugiu com rabo entre as pernas.

      Gostar

      • chipamanine permalink
        6 Março, 2022 15:34

        Dar-lhe qualquer resposta é alimentar-lhe a doença.

        Gostar

    • castanheira permalink
      6 Março, 2022 21:45

      Não veja TV e raciocine pela sua propria cabeça.
      Procure informação real colocada por populares.
      Leia os livros dos gurus ocidentais Jack Attali e Klaus Schuab.
      Não alimente a propaganda do poder :
      Se não pensar por si proprio será sim você a realizar a profecia que professa para os outros :
      Você estará nos crematorios e gulags a servir os senhores que já hoje serve inconscientemente

      Gostar

  20. 5 Março, 2022 19:53

    Todas as opiniões são aceites em democracia.
    Tem de ser com o contrário não temos democracia.
    De qualquer forma o governo dos estados unidos a CIA fez uma grande jogada.
    Os Ucranianos vão sofrer mas as economias dos eslavos de leste regridem ao tempo de perestroika.
    Podem falar mas os objetivos continuam.
    Delenda est Moscovo.
    Delenda est Pequim.
    Delenda est Pyo……..etc

    Gostar

  21. voza0db permalink
    5 Março, 2022 23:17

    Só para os distraídos do costume!

    Gostar

  22. Azeitona de Moura permalink
    6 Março, 2022 23:34

    Putin o maior criminoso de guerra, muito pior que lenine e staline.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: