Saltar para o conteúdo

Palavra do dia

11 Março, 2022

oligarquia n. f. 1. Sistema de governo em que há a preponderância de uma família ou de um grupo restrito de pessoas. 2. Poder exercido por um pequeno grupo de pessoas que age em seu próprio benefício. 3. Grupo restrito de pessoas que tem essa preponderância ou esse poder.

in https://dicionario.priberam.org/oligarquia


22 comentários leave one →
  1. Jorge permalink
    11 Março, 2022 15:56

    O Costa não se vê..

    Gostar

    • 11 Março, 2022 16:08

      Ainda bem … podia até desaparecer de vez!

      Gostar

    • Maria permalink
      11 Março, 2022 18:18

      Está lá pra trás (ou parece estar), é o penúltiplo ou ante-penúltiplo da última fila, à direita na foto. Colocaram-no naquele lugar (propositadamente?) pela pouca ou nenhuma importância que detém como político europeu. Ele é mais um, dentre os imprestáveis presentes, oportunista do pior, além de ser um dos mais falsos, hipócritas e cínicos de todos os governantes que temos vindo a ter desde o 25/4. Com a definitiva excepção de Soares, este o maior criminoso moral – ele deu ordem para matar mais de um milhão de portugueses em Moçambique (fora outros tantos em Angola) que tudo quanto imploravam aos mercenários-terroristas-drogados, pagos pelos dois imperialismos, era que os deixassem continuar portugueses, acto contínuo eram assassinados – que ficará na História como o maior traidor à Pátria de todos quantos existiram em Portugal desde a sua Fundação vai para mil anos.

      Parabéns Vitor por este seu alerta importantíssimo e ainda que em poucas linhas notòriamente suficiente.
      Jorge, subscrevo palavra a palavra o que escreveu. Mais escrevera mais acertara.

      Liked by 1 person

      • Maria permalink
        12 Março, 2022 04:56

        Correcção: ele é o último à direita na fila de trás.

        Gostar

  2. Francis permalink
    11 Março, 2022 18:19

    O Oligarca português cabe aí que nem ginjas.
    E lá está ele na foto.

    Gostar

    • Pedro Dias permalink
      12 Março, 2022 08:37

      Português???

      Gostar

      • Francis permalink
        12 Março, 2022 18:37

        Sim, meu caro.
        Esta definição de oligarquia cabe que nem ginjas ao Costa e ao seu PS. Limpinho Limpinhoi.

        Gostar

  3. marão permalink
    11 Março, 2022 19:00

    CARAS E COROAS
    Enquanto o envelope da mala oficial dirigido ao agressor e sua oligarquia vai despejando todo o tipo de sanções sobre a sua cabeça, parece que pouca gente reflete sobre o que a carta que transporta e depois de aberta especifica, deixando claro que as mais sinistras consequências vão recaindo em primeiro lugar sobre o espezinhado povo da Ucrânia, e por arrasto para o povo da Russia que até condena a guerra mas se vê manietado na sua vontade pelos donos do armamento, alastrando este ciclone sem piedade não só para a Europa onde ainda é o povo a pagar a pesada fatura de desassossego e carências que tolhem e infernizam o seu normal modo de vida.
    Os fogosos justiceiros cá deste lado nem reparam nos “efeitos colaterais” que despoletam para cima dos seus indefesos cidadãos?
    Tanto querem brilhar que por onde passam só deixam pegadas de valetas e atoleiros.

    Gostar

  4. José Valeriano permalink
    11 Março, 2022 19:41

    Era velos no grande Palacete todos reunidos em volta de uma grande mesa a rirem-se de tudo aquilo que nos têm feito passar.
    Todos sem mascaras em cima uns dos outros pois a liberdade tal como esta gente apregoa é mesmo só para eles.
    As mascaras só sevem para os serviçais pois o vírus só atacam mesmo os pobres.
    Tal como Biden disse no seu discurso da semana passada a LIBERDADE TÊM UM PREÇO e a comentadora da SIC noticias Clara Ferreira Alves ontem voltou a frisar no seu comentário da noite ,a mesma frase do Biden, em relação á guerra e esta ainda foi mais longe afirmando que o povo teria que prescindir do nosso transporte em troca da nossa LIBERDADE.
    Falta de carater por parte destes governantes e comentadores que mentem com quantos dentes têm na boca.
    Vai acabar o COVID e em seu lugar vem a retorica dos combustíveis para tentarem encurralar os povos de qualquer forma.
    Vejam o preço do BRENT na net para ver a que valor está a ser negociado( investing.com portugal) que ontem fechou a 109.06 Dólares e hoje esta a 112 e provavelmente vai fechar ainda mais baixo.
    Estamos a voltar a ser enganados diariamente pois voltamos a ser aterrorizados por esta gente.

    Liked by 1 person

    • castanheira permalink
      11 Março, 2022 22:42

      José Valeriano,
      Faço minhas as suas palavras que subscrevo na totalidade . Feliz por ler este seu comentário, num mar imenso de NPC s criados pelos Media que para além dos gerarem , os entrevistam nas ruas , divertindo-se com as respostas antecipadamente esperadas.

      Gostar

    • voza0db permalink
      11 Março, 2022 22:54

      Clara Ferreira Alves é mera pegamoderna do Tio Bildermão… Afinal ele levou-a a uma das Festas Bilderberg pelo que ela só tem de reproduzir o que os seus Donos querem.

      Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      12 Março, 2022 13:18

      “o povo teria que prescindir do nosso transporte em troca da nossa LIBERDADE”

      Essa é para rir. A liberdade, para estes ranhosos vale o que valeu em 2020 e 2021. Nada. Assim que apareceu uma gripe com taxa de mortalideade entre 1 e 2% a liberdade acabou. Prescindir de transportes pela liberdade dos Ucranianos?

      Essa Clara Ferreira Alves é mesmo imbecil.

      Gostar

      • voza0db permalink
        12 Março, 2022 22:45

        Sinto saudades de ver escravos boçais velhos a serem multados e perseguidos pelos porcos por estarem a comer à porta de café ou sentados num banco de jardim! Bons tempos esses…

        Gostar

  5. 11 Março, 2022 21:35

    Oligarquia europeia.
    Mandam sem ser eleitos.
    Com estes a Europa está em perigo.
    Segurança militar? Os americanos fornecem.
    Segurança energética? A Rússia fornece tudo, é de confiança. Com a Rússia nunca vai faltar gás eletricidade, petróleo. A Merkel até se aquecia num cobertor com a cara do Putin.
    Segurança alimentar a Ucrânia fornece cereais.
    Que cabeças. Ainda gostava de saber porque faz mal a saúde importar cereais da América do sul geneticamente modificados mas cereais cultivados em volta de centrais nucleares com libertações de grandes doses de radiação são perfeitamente saudáveis.

    Gostar

  6. voza0db permalink
    11 Março, 2022 22:47

    Essa escumalha NÃO SÃO OS oligarcas… são meros escravos (os bobos) dos Oligarcas!

    Relativamente a esta realidade a MANADA BOÇAL TUGA nem sequer sabe e mesmo sabendo fará de conta que nada sabe!

    Gostar

    • castanheira permalink
      13 Março, 2022 15:38

      vozaodb
      nem mais , mas parece que a pessoa de inteligencia mediana tem dificuldade em entender isso.

      Gostar

  7. voza0db permalink
    11 Março, 2022 22:52

    Enquanto a NOVA DIVERSÃO/DISTRACÇÃO – CIRCO OTAN – entretém as manadas europeias celebremos então o fim dos relatórios diários relativos à OPERAÇÃO COVIDIUS…

    Continua a ser “UM SUCESSO”!

    Gostar

  8. Desalinhado permalink
    12 Março, 2022 08:39

    Cada país, à sua dimensão, tem as suas oligarquias e Portugal não é excepção.
    Maçonaria – Oligarquia de poder e influência ao serviço do Partido Socialista.
    Grupo Impresa – Do oligarca Pinto Balsemão, que colocou o semanário Expresso e o canal de televisão SIC ao serviço da esquerdalha bloquista e dos maricas.
    Grupo Sonae – Dos oligarcas descendentes de Belmiro de Azevedo, que por detrás dos pacotes de arroz, farinhas e massas, sustentam um jornal falido, o Público, ao serviço da esquerdalha bloquista, das fúfias e dos maricas.
    Douro Azul e TVI (CNN Portugal) – Do oligarca Mário Ferreira dono dos cruzeiros fluviais e da Média Capital, que tem enxameado o canal televisivo, não de abelhas, mas de morcões, que é exactamente a mesma coisa, neste zumbido provinciano, de se ter lembrado de recuperar essa dupla de araras da comunicação, Júlio Magalhães e Judite Sousa, para além de oferecer beberetes de gala a figuras nacionais proeminentes enquanto navega nas águas mansas do Douro, e na falta do cruzar de pernas mais famoso da Share Stone, a quem já ofertou um pendente de ouro com o “coraçon de Biana”, vai-se contentando com a libido da saloia da Malveira, cujas audiências estão pela hora da morte.
    Depois temos Marco Galinha, o oligarca do Grupo Bel e Global Media, que tem uma vantagem sobre todos os outros, já começou a fazer uma limpeza, afastando da TSF o Carlos Vaz Marques, outro esquerdalha bloquista, e Mariana Mortágua, outra esquerdalha bloquista, da colaboração que tinha no JN. Este ao menos não os mete lá, vai os despachando.
    Por último o oligarca(?) Rui Nabeiro, detentor dos cafés Delta. Um senhor, que não recebe lições e influências de ninguém e que merece de todos nós o maior respeito e admiração.
    Como se vê existem oligarcas para todos os gostos.
    Já para não falar dos oligarcas ligados à banca, como Ricardo Salgado, que deu origem a quatro cancros que ainda hoje afectam negativamente o país: o BES, o Novo Banco, o Sócrates e Luís Filipe Vieira.

    Liked by 1 person

    • José Monteiro permalink
      12 Março, 2022 21:56

      Na linha do coment Desalinhado,
      a imagem ou foto de Versailles que acompanha o post,
      que papel para esses figurantes?
      Da fase Clero, Nobreza e Povo, à de Oligarquia, Políticos e Assalariados.

      Gostar

    • Maria permalink
      13 Março, 2022 17:13

      É bom lembrar de quem foi a culpa do que sucedeu ao BES. Soares expulsou a família Salgado do País. Mais tarde disse a Ricardo Salgado para voltar do ‘exílio’ pois iria tomar novamente conta do Banco. Salgado respondeu-lhe “mas eu não tenho dinheiro para isso”, resposta do cínico, glutão por dinheiro fácil e traidor à Pátria Soares “… não se preocupe, eu falo com o Mitterrand e com o Schultz e eles resolvem ràpidamente o assunto enviando o que for necessário através do Crédit Lyonnais”.
      Este corrupto-mor, falso como Judas, primeiro enviou para o exílio toda a sua família – a mesma cujos membros ligados ao Banco haviam sido da máxima confiança de Salazar pelo prestígio que a Instituição havia granjeado desde o seu início – depois cìnicamente mandou-a regressar. E para quê? Ora, ora, sabendo-a agradecida” pelo seu gesto de ‘grande benemérito’, aproveitou-se desse facto e da ingenuidade de Salgado pensar estar a lidar com alguém honesto e de confiança absoluta… – afinal Soares era filho d’alguém que fôra ministro na Primeira República e dono de um Colégio supostamente um dos melhores do País, dois factores decisivos para fazer dele uma pessoa de bem – e através dele provocar a falência de um Banco que fôra dos mais importantes do País até ao dia em que Soares entrou em cena para, com a preciosa ajuda secreta de Salgado, que inacreditàvelmente não viu a falcatrua em que o maior corrupto de Portugal o havia metido, dar início aos desfalques monstruosos que se foram sucedendo a um ritmo alucinante até à sua queda. Desfalques de que ele, Soares, foi o principal beneficiado (sem esquecer em escala menor mas também lucrando dezenas de milhões, o presunçoso, mentiroso e corrupto Sócrates de quem o mesmo Soares, seu mestre nas traficâncias, só dizia maravilhas… pois pudera!! Imagine-se que até Salgado o elogiou uma vez, teria sido a mando do tutor? Mas esta não foi a última grande fraude em que Soares esteve metido até à ponta dos cabelos, houve outras tão graves quanto esta. O livro do seu ex-sócio e camarada de partido conta tudo.

      Quando Salgado começou a ser investigado pelos desfalques de biliões no BES, Soares teve a supina lata de dizer em plena rua para uns jornalistas que queriam saber qual a sua opinião sobre o escândalo BES /Salgado, referindo-se justamente ao Banqueiro (seu pseudo-sócio) vociferou “olhem que ele vai falar, ele vai falar”. Eu, que conheci alguns membros desta nobre família com quem tive a honra de trabalhar, no lugar de Ricardo Salgado tinha denunciado nesse mesmo dia e hora quem havia sido EFECTIVAMENTE o principal culpado da destruição de uma Instituição Bancária centenária cujos presidentes haviam sido desde o seu início do mais prestigiado que tinha havido em Portugal.

      Gostar

  9. JgMenos permalink
    12 Março, 2022 10:26

    Um disparate sempre gera disparates!

    Gostar

  10. Augusto Faria permalink
    14 Março, 2022 11:46

    Onde está o Putin? Ah. Esse não é oligarca. É um democrata.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: