Saltar para o conteúdo

Blasfémia

16 Março, 2022

É preciso ter uma opinião, afinal está em risco a nossa própria sobrevivência como danos colaterais de uma explosão nuclear. A nova ordem religiosa assim o exige, que toda a “sociedade” – uma construção social – determine e publicite a sua posição acerca do conflito entre dois estranhos. Sendo a forma de publicitar a publicação nos meios de difusão de uma das partes, fica óbvio saber qual a doutrina a apoiar e consequentemente a papaguear. Redes sociais funcionam como a versão rasca da Mocidade Portuguesa.

A haver conflito nuclear, a culpa é da NATO, consequentemente da administração americana e da quantidade de países que agarrados ao hubris de terem o melhor modelo de cleptocracia. A ideia peregrina de criar uma Europa-América excluindo a Rússia, assente na superioridade do modelo de criação de riqueza para as elites e consequente distribuição de migalhas aos parolos vingaria também na Rússia quando “o ocidente” lhes mostrasse que pessoas bem posicionadas poderiam obter riquezas incríveis. Sim, os EUA criaram os agora chamados oligarcas russos, quando impingiram Yeltsin, o bêbado, de forma a distribuírem as nacionalizadas indústrias da URSS por “bons selvagens” que se renderiam ao modelo democrático ocidental. Leia-se: o modelo em que a ilusão da democracia existe nos eleitores pela escolha entre dois candidatos financiados pelos mesmos grupos de investimento (há gajos que ganham sempre às eleições, seja qual for o resultado; é extraordinário).

Desde Clinton que a Rússia tem servido para bombo da festa. Após a derrota económica, “o ocidente” (leia-se Estados Unidos) não parou de tentar avançar sobre a ferida Rússia, primeiro forçando a cedência de resistência à integridade territorial da união, depois incluindo estas novas repúblicas na sua esfera de influência sem qualquer benefício para estas excepto expô-las à condição de passíveis de invasão. Sim, é suposto a NATO proteger estados membros da Rússia, mas a inclusão de estados indefensáveis – é imaginar por onde entram exércitos em território lituano – tem um único propósito: humilhar o urso ferido.

Não há nenhum ângulo possível para a culpa de um conflito nuclear não ser atribuída à NATO excepto o do delírio ocidental de estes serem os maiores da cantareira, como qualquer aristocracia falida tende a mostrar. Há condições para uma Ucrânia independente – o que quer que isso seja, pois se Washington mandar até os pobres portugueses vão dar tiros com chumbinhos a zonas onde nem conhecem o inimigo –, mas não há lugar para uma Ucrânia que controle o acesso russo ao mar nem para uma Ucrânia integrante de bloco de ameaça à zona de influência russa. Porque quereriam as populações da Ucrânia tal coisa é algo que não lembraria à horda de idiotas que se limitam a papaguear kumbayas nas televisões embevecidas com o comediante de T-shirt entretido a armar civis para a morte santificada pelos Trudeaus deste planeta. Mas isso não interessa nada para o sentimento de indignação europeu, o território menos relevante do mundo que se sujeita e contenta a ser tratado como o velho duque demente que ainda pensa mandar em alguma coisa. “É a democracia!” Pobres tolos que vivem na sombra dos gigantes do passado, dedicados que estão a destruir a cultura que lhes foi dada como herança e que, como acontece normalmente com os netos do empresário, rebentam com todo o espólio no niilismo azeiteiro de hubris.

Sob qualquer prisma daqueles básicos que as pessoas gostam agora, com opinião de papa regurgitada – digamos antes “pré-mastigada” – a culpa é dos EUA: se a Rússia é a terra dos bárbaros maus e sanguinários, não se provoque os bárbaros; se a Rússia é o paraíso na Terra, não se queime o paraíso.

O que sobra é que, havendo conflito nuclear, só se perde o passado. O presente não vale mesmo nadinha. Se formos poupados ao conflito nuclear, ao menos que tenhamos o neurónio funcional para agradecer a Putin a cortesia, porque aos outros não falta a comichão de dedo para carregar no botão.

Nota: compreendo que esta posição seja demasiado ofensiva para o estado de toxicodependência moderno por esoterismo humanista, pelo que se quiserem não ser mais incomodados com posições blasfemas perante a religião das “democracias liberais” que não são nem uma nem outra, é só dizer.

62 comentários leave one →
  1. ze mario permalink
    16 Março, 2022 09:32

    e preciso ter coragem para falar assim, cuidado que não faltarão fogueiras para queimar o articulista

    Liked by 3 people

    • 16 Março, 2022 10:18

      Coragem tem o povo ucraniano a defender – se das fogueiras, que matam e destroem, do inimigo.

      Liked by 1 person

      • 16 Março, 2022 10:28

        E andam ali sem máscara, correndo o risco de contraírem coronavírus. Pronto, essa parte é um bocado irresponsável, mas a gente perdoa pelo bem que sabe.

        Gostar

      • 16 Março, 2022 10:32

        Essa resposta dá para perceber como está solidário com os russos. Porque não vai viver para lá?

        Gostar

      • 16 Março, 2022 10:49

        Vamos os dois. Você fica na Ucrânia, eu sigo para a Sibéria.

        Liked by 4 people

    • Augusto Faria permalink
      16 Março, 2022 15:32

      Coragem? Ahahahah. Coragem teve a jornalista russa do cartaz. Coragem tem os que teem sido presos todos os dias na Rússia em manifestações anti-guerra

      Liked by 1 person

      • 16 Março, 2022 16:24

        O jornalista australiano da WIkileaks que ainda continua preso na Inglaterra, e que viu agora o seu recurso para não ser extraditado para os EUA ser recusado pelo supremo Britânico, também faz parte do seu cabaz de jornalistas corajosos anti-guerra, ou já faz do cabaz parte dos avençados traidores comunistas ?

        Liked by 1 person

      • 16 Março, 2022 18:22

        Não falar a pena argumentar com estes iluminados “corajosos”. Estão todos formatados pela cassete comunista. Vai ver que ainda lhe dizem que a jornalista foi muito bem presa por estar a divulgar mentiras

        Gostar

      • 16 Março, 2022 18:38

        Não acho que a jornalista foi muito bem presa. Não é o mesmo que andar ali a queimar a bandeira ou algo assim. Nem sequer é ocupar propriedade privada de oligarcas (mas dos russos, dos outros é crime). Também não me apetece fazer o amor com o Putin. Também não sou comunista, mas olhando para as alternativas começa a parecer uma escolha acertada.

        Gostar

  2. marão permalink
    16 Março, 2022 09:55

    Uma mesa de jogo de cartas assemelha-se a um minado campo de batalha no terreno e bastidores.
    Desgraçados aqueles que não escondem o próprio jogo na presença de um reconhecido batoteiro.

    Liked by 1 person

  3. 16 Março, 2022 10:12

    Tem toda a razão. São a NATO e os imperialistas americanos que invadiram a Ucrânia. São eles que estão a bombardear hospitais, prédios onde moram famílias iguais às nossas,etc,etc,etc…sim porque os russos estão a mando da NATO e USA. Estes são os culpados dos milhões obrigados a sair do seu País. Os russos são pobres inocentes em missão de paz… Tenha juízo!

    Gostar

    • Csilva permalink
      16 Março, 2022 10:42

      Estou a dizer: não quero ser incomodado

      Gostar

      • grangeio permalink
        16 Março, 2022 14:59

        Gostei. Realmente, a soberba do Ocidente depois da queda da União Soviética e a jactância com que trataram a Rússia, só podia resultar nisto.

        Gostar

  4. 16 Março, 2022 10:53

    Eu quero ser incomodado, ó faxavor!
    Tenho dito!

    Gostar

  5. JgMenos permalink
    16 Março, 2022 11:01

    Só agora é que percebi!
    A corrupção na Rússia não foi herdada do regime comunista soviético, foi imposta pelos EUA.
    E eu tão errado, tanto tempo….

    Gostar

    • 16 Março, 2022 11:14

      A corrupção e o cronyismo americano também foi herdada pelo regime John Rambo? Pergunta um amigo meu que é sem abrigo em El Salvador.

      Gostar

  6. Almeida permalink
    16 Março, 2022 14:01

    Vivemos num tempo em que as posições mais sensatas, seja a propósito da “pandemia” ou da guerra na Ucrânia, soam a extremismo. Um sinal de que a máquina de lavagem cerebral continua a funcionar lindamente, não obstante o esforço extra a que tem sido submetida nestes últimos dois anos.

    Liked by 2 people

  7. Guilherme Antonio Morgado permalink
    16 Março, 2022 14:47

    Parabéns por ter a coragem de assumir a sua posição e não embarcar na bovinidade ou carneirada latente, talvez influenciadas pelas poeiras provenietes do Sahara, que hoje nos atorfiam e alienam.

    Gostar

    • voza0db permalink
      16 Março, 2022 21:48

      Não culpes uma pequena nuvem de poeira Africana pela boçalidade crónica e institucional da MANADA TUGA!

      Gostar

  8. 16 Março, 2022 15:16

    [“Ora, onde está aquele vosso júbilo? Porquanto, eu mesmo sou testemunha de que, se fosse possível, teríeis arrancado os próprios olhos para oferecê-los a mim.

    Será possível que me tornei vosso inimigo apenas por vos declarar a verdade?” ]

    Gostar

  9. Jose Silva permalink
    16 Março, 2022 15:27

    Sem dúvida alguma a culpa é do George Washington, esse perigoso dissidente!

    Ah! E o capitalista selvagem o presidente Andrew Johnson, que conquistou à força de dolares território russo…

    Para não esquecer, o facínora George S. Patton que afinal fez escola: ” I have no particular desire to understand them (Russian, Chinaman), except to ascertain how much lead or iron it takes to kill them”.

    Não se esqueçam de usar cinto de castidade. Eles vêm aí(!) os ianques, não os sovietes ( esses, já cá estão)!

    Tendes o que mereceis.

    Gostar

  10. Augusto Faria permalink
    16 Março, 2022 15:30

    Mas quem és tu, Vitor Cunha? Tens andado a beber o quê? Ou será fumo?

    Gostar

  11. Andre Miguel permalink
    16 Março, 2022 15:32

    Não deixa de ser giro ver aqueles que acusavam o Trump de querer estourar a economia e começar a III GM, terem estourado a economia e quererem iniciar a III GM.

    Liked by 1 person

    • 16 Março, 2022 15:43

      Isso, e assistir à Ana Gomes alinhada com o Ventura, e o Mario Machado alinhado com Isabel Moreira…

      Gostar

      • Andre Miguel permalink
        16 Março, 2022 18:57

        Exactamente!
        Ehehehe

        Gostar

  12. Augusto Faria permalink
    16 Março, 2022 15:41

    Putin é um ultranacionalista com nostalgias imperiais, apostado em reviver supostas glórias de eras passadas. Um tirano absolutista, cleptocrata, neofascista, que não hesita em recorrer à violência mais extrema como arma política – algo que já pôs em prática na Síria – e apenas difere do fascista clássico pela fobia às multidões.
    Que haja gente, do lado de cá, ainda a idolatrar tão sinistra personagem é algo que escapa de todo à minha compreensão

    Liked by 1 person

    • 16 Março, 2022 15:50

      Você podia ter poupado na verborreia e ter escrito antes e apenas, que Putin é Hitler.
      Porque a burrice continuaria igual.

      Gostar

    • 16 Março, 2022 16:38

      E não é que estou de acordo com a sua questão?

      Gostar

  13. 16 Março, 2022 16:18

    Pelo artigo, os países do antigo pacto de varsóvia deveriam ter ficado à espera que da reconquista da Rússia (make Russia great again). Então a Nato já seria justificável?

    Liked by 1 person

    • 16 Março, 2022 16:31

      Houve acordos geopoliticos entre a NATO e a Russia, caso não saiba.

      Gostar

    • 16 Março, 2022 16:34

      Houve acordos geopoliticos entre a NATO e a Russia que foram quebrados pela NATO que como quem diz pelos EUA. Tive que ser mais claro, porque a patetice parece ser abundante.

      Gostar

      • 17 Março, 2022 14:48

        Está certamente a referir-se à desnuclearização da Ucrânia, não é verdade?

        “Sim, é suposto a NATO proteger estados membros da Rússia, mas a inclusão de estados indefensáveis – é imaginar por onde entram exércitos em território lituano – tem um único propósito: humilhar o urso ferido.” vá ver as manifs de lituanos, estónios e letónios – estados “indefensáveis” – a querer ser independentes. Pq não se hão-de proteger? Têm q ficar à espera da patada do urso ferido?

        Liked by 1 person

      • 17 Março, 2022 17:33

        Para a próxima tente não aproximar as folhas tão próximo da sua vista. E nãp sei se sabe, mas hoje em dia já se vendem óculos com lentes progressivas e anti-reflexo. Devia experimentar

        Gostar

      • 18 Março, 2022 17:38

        Não haverá próxima consigo. Não quero experimentar descer ao seu nível.

        Liked by 1 person

      • 18 Março, 2022 20:22

        Peço desculpa, tendo em conta que você se encontra num nivel elevado, diga-me quais das letras da palavra no plural “acordos”, que escrevi cá em baixo, é que você não conseguiu enxergar ?

        Gostar

  14. Zé Manel Tonto permalink
    16 Março, 2022 17:02

    “É preciso ter uma opinião”

    Mau. Ora essa! Eu recuso-me a ter opinião. Olha que isto…

    Gostar

  15. Atento permalink
    16 Março, 2022 18:04

    Há algum tempo que não lia tanta verdade junta.

    Mau! Afinal o vitorcunha é… comuna?

    Gostar

  16. 16 Março, 2022 18:56

    A NATO devia ter convidado primeiro a Rússia para aderir.
    Teóricos argumentam que tal seria impossível pois a razão de existir da NATO é combater a união soviética. Pois então a NATO não tem razão de existir.
    A Rússia tem sido uma economia de mercado com um líder eleito. Mais Democrata que muitos da Europa De Leste.
    Putin é mais cristão e democrata que o Erdogan da Turquia……. Aliás Erdogan é tão pouco cristão que não devia pertencer as democracias ocidentais.
    Dirão que fazia falta um inimigo comum.
    Então não se poderia ter exarcebado uma inimizade com a China? Não se poderiam unir esforços para combater o fundamentalismo islâmico?
    Diplomatas incompetentes dão origem a guerras contraproducentes.

    Liked by 2 people

  17. António C. Mendes permalink
    16 Março, 2022 20:46

    Vitor Cunha, a queda da URSS não é a queda de uma entidade que implodiu? Não é o desaparecimento de um centro global de perigo? Não é a derrota de um regime detestável da história humana, que caiu por falência de toda a ordem? Não é normal que esse facto aproxime muitos dos que lhe eram subjugados do ocidente?
    Eu subscrevo os defeitos e contradições do mundo ocidental e reconheço que é muito irritante ver gajos a ganhar eleições seja qual for o resultado, mas somos um bocadinho mais livres aqui por estas bandas (mesmo com as parvoeiras metro-cosmopolitas-urbano-impostas todas que temos que aturar).

    Gostar

    • 16 Março, 2022 20:52

      Diz isso porque está habituado à ilusão dos anos 80 e à promessa com a queda do muro. No entanto, os últimos dois anos destruíram isso tudo.

      Gostar

      • António C. Mendes permalink
        17 Março, 2022 15:26

        Você sabe tão bem como eu que dois anos são um cabelo de tempo e o nunca é muito tempo, o que me leva a outra realidade insofismável que também continuamos a escamotear, a da paciência do “chinês”. Enquanto o mundo ocidental anda a discutir pronomes de género e não binarisses essa tropa vai fazendo o seu caminho.

        Gostar

    • 16 Março, 2022 22:25

      Pois temos no ocidente democracia e livre informação.
      Uma jornalista da SIC afirma que na Estónia não ninguém pro Putin.
      Ora se existem em Portugal, não vão existir na Estónia? Quem engole esta informação?

      Gostar

      • 16 Março, 2022 22:27

        Temos? A sério que acredita nisso da “livre informação”? Noutro dia bloquearam a RT, para o meu bem, porque eu sou estúpido e preciso de polígrafos a benzerem a verdade.

        Gostar

  18. voza0db permalink
    16 Março, 2022 21:44

    Pelo que li nos comentários a MANADA BOÇAL TUGA continua a pastar…

    Daqui a nada temos a MANADA TUGA a fazer a saudação NAZI como faziam no século XX!

    Gostar

  19. lucklucky permalink
    16 Março, 2022 22:27

    Estou a tentar perceber, só os Russos é que têm direito a se sentir humilhados não é?

    Gostar

    • 16 Março, 2022 22:28

      Não. Os americanos parece que sentiram a mesma coisa com o presidente anterior.

      Gostar

      • lucklucky permalink
        17 Março, 2022 01:11

        Não estou a perceber então… os Polacos, os Lituanos, os Estónios, os Letões, os Ucranianos, os Romenos, os Bulgaros, os Finlandeses não sofreriam a sua condenação se atacassem a Rússia apesar de esta só os ter provocado e ocupado?

        Liked by 2 people

      • 17 Março, 2022 07:47

        Não percebo a questão. Tenho visto por aí a analogia da mini-saia e do “ela estava a pedi-las”, como se o direito a usar mini-saia na estiva seja garantia de segurança. Pode condenar-se quem se quiser que isso não altera o facto de que a NATO procurou, incentivou e é responsável por a desgraça ter acontecido.

        Liked by 1 person

      • 17 Março, 2022 08:47

        Sem dúvida. É isso, a cartilha /cassete do PCP e a existência do Pai Natal. Como todos vemos é a NATO que está a dizimar o povo ucraniano

        Gostar

      • 17 Março, 2022 09:26

        Dizimar é um termo forte. Ainda não é bem a Síria ou o Iraque. Mas vamos manter a esperança de que a operação humanitária de rearmamento alemão a isso possa levar, para nos sentirmos todos melhores.

        Gostar

      • 17 Março, 2022 10:04

        Não podemos branquear o que está a acontecer na Ucrânia. É o pior do ser humano. Estamos ao nível de Hitler, Estaline e afins. Por muita razão que tenha quanto a hipocrisia europeia/americana dos que vendem armas ou fazem sanções só do que lhes interessa. Estes são oportunistas criminosos. Mas o que está Putin a fazer não tem justificação nem pode ser desculpado. Não vejo diferença entre Putin e Hitler ou Estaline. Defendê-lo com teorias até verdadeiras é pactuar com a besta

        Gostar

      • chipamanine permalink
        17 Março, 2022 02:00

        E os georgianos pá?????

        Gostar

      • chipamanine permalink
        17 Março, 2022 02:02

        Quanto aos americanos parece que só 50% se sentiram humilhados . Fazer deles “os americanos” deve ser aquela parte de a “impressa livre” não ser tão livre assim.O Putin diz que 99% dos Russos está com ele. 1% é nazista

        Gostar

      • 17 Março, 2022 07:40

        No entanto, as sanções aplicam-se a todos os russos.

        Gostar

      • chipamanine permalink
        17 Março, 2022 08:56

        A sanção moral que se aplica aos outros pelos europeus é devida ao facto de terem sido os provocadores de duas guerras mundiais e terem no seu seio os dois maiores genocidas da humanidade?

        Gostar

      • 17 Março, 2022 09:32

        Não há sanções morais. Pronto, três Avé Marias e quatro Pai Nossos e cada russo poderá comer mais um bifinho argentino. As sanções são físicas mesmo, e bastante hipócritas no que diz respeito ao confisco de propriedade aos media-denominados oligarcas russos. Ainda não vi ninguém a ir gamar coisas ao Soros ou ao Bill Gaitas com o mote de pertença a oligarquia.

        Liked by 1 person

      • chipamanine permalink
        17 Março, 2022 16:17

        Há…vc as faz.

        Gostar

      • 17 Março, 2022 21:00

        Não lhes fale de Israel palestina, nem da politica de defesa de Israel para com o seus vizinhos, nem dos territórios ocupados. Porque senão este pessoal vai começar a tropeçar nos pés que nem doidos e ainda acabam por enfiar cabeça no próprio rabo.

        Gostar

  20. Azeitona de Moura permalink
    17 Março, 2022 10:01

    victor cunha dixit ou será victor cunhal?
    Venha o staline e escoha.

    Gostar

  21. 17 Março, 2022 11:21

    amém.

    Gostar

  22. 17 Março, 2022 16:24

    Bye bye Blasfemias. Negacionismo crónico é doença incurável…

    Gostar

  23. voza0db permalink
    17 Março, 2022 18:55

    O palhaço da corte democrática não desaponta!

    Gostar

Deixe uma resposta para Augusto Faria Cancelar resposta