Saltar para o conteúdo

Lucros extraordinários das empresas de energia

3 Agosto, 2022

Alguém se lembrou de criar um imposto extraordinário para taxar os lucros ditos “caídos do céu” que as empresas de testes covid ganharam desde que a palermia se iniciou em Março de 2020?

O primeiro-ministro não acha ser sua obrigação pedir desculpa pela arrecadação extraordinária de impostos que a inflação providencia ao Estado?

Não será o valor acumulado de impostos pornográficos já cobrados sobre os combustíveis ao longo dos últimos anos de uma magnitude superior aos lucros que as empresas de energia estão a ter agora com a subida dos preços?

Ancorados na manhosa lengalenga de ódio do bloco de esquerda e demais tontos esquerdistas à criação de riqueza, os nossos governantes veem agora mais uma oportunidade de cavalgar os sentimentos populistas mais básicos da vingançazinha invejosa sobre quem faz dinheiro no mercado. A conversa fiada dos “lucros extraordinários” é uma forma engenhosa de alimentar a narrativa mentirosa de que os lucros de uns resultam necessariamente em perdas para outros. No fundo, para estes pascácios neo-marxistas qualquer lucro é mau. Mas grandes lucros, esses, são intoleráveis. Por isso é preciso caçar implacavelmente essa riqueza produzida através da criação de novos impostos em cima dos já existentes, e que representam só por si mais um contributo para o esbulho fiscal.

Se, passe a redundância, os socialistas não fossem ignorantes dos princípios básicos de economia, não se esqueceriam tão facilmente de que os preços são formados no jogo da oferta e da procura e de que a subida e descida de preços é fundamental para assegurar a continuidade do fornecimento ao mercado. Os actuais lucros das empresas de energia não se devem à ganância ou à manipulação do mercado. Resultam sim da oferta – agora reduzida pelo boicote ao gás da Rússia e pela aposta suicida num mix energético que trata os combustíveis fósseis como pecado – e resulta da procura dos consumidores que se mantém inalterada. Uma vez que os lucros decorrem das condições do mercado é inútil e estúpido atribuir-lhes qualificativos morais como “injustos”, “excessivos” ou “escandalosos”.

Expropriar as empresas de energia dos seus lucros neste contexto é desincentivar a busca de soluções alternativas para fazer face à procura existente e só ajuda à manutenção de preços altos em prejuízo sobretudo dos consumidores com menores rendimentos.

É uma intervenção artificial, absurda e contraproducente por parte do Estado nos mecanismos automáticos naturais de ajuste entre a oferta e a procura. É uma sabotagem e desvio de riqueza para aumentar a cobrança de impostos, colocando mais dinheiro no orçamento gerido por políticos e burocratas não eleitos, prejudicando o bem-estar geral dos portugueses.

A morte e os impostos são das poucas coisas que podemos tomar como certas. Em Portugal, além disso, é certinho que aquilo que é apresentado como provisório e excepcional, se torna definitivo e permanente. E no nosso país temos uma quarta certeza: o que no início é para aplicar apenas a um grupo restrito de alvos acaba por se generalizar transversalmente a todos os sectores e actividades.

Portanto, se o governo, o presidente da república ou algum político disser ao leitor deste blog que um novo imposto incidirá apenas sobre as empresas de energia que estão a ter neste momento lucros mais elevados, fique sabendo que o estão a tomar por parvo. Estarão a mentir com todos os dentes que têm. E segure bem a sua carteira porque a conta vai sobrar para si.

A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:

29 comentários leave one →
  1. 4 Agosto, 2022 01:02

    Diz o senhor Telmo :”Os actuais lucros das empresas de energia não se devem à ganância ou à manipulação do mercado. Resultam sim da oferta – agora reduzida pelo boicote ao gás da Rússia e pela aposta suicida num mix energético que trata os combustíveis fósseis como pecado”

    Entretanto:

    observador.pt/2022/03/02/galp-suspende-compra-de-gasoleo-russo-medida-tera-impacto-mas-empresa-que-nao-vai-contribuir-para-financiar-a-guerra/

    jornaldenegocios.pt/c-studio/detalhe/galp-anuncia-investimento-e-programas-para-acelerar-descarbonizacao

    Parece que o senhor Telmo também gosta de mergulhar nas suas “narrativas” ideologicas e recusa-se a sair delas para olhar para a realidade.

    Gostar

    • André Miguel permalink
      4 Agosto, 2022 15:35

      Normal. Quando se é um liberal funcionário público, como os que pululam por este blogue, que nunca soube o que é o mercado e sempre teve o seu rendimento garantido, imaginamos o capitalismo como um mundo cor de rosa onde os empresários são todos uns “santinhos”.

      Gostar

    • 4 Agosto, 2022 20:52

      Ainda estou à espera de que o autor venha denunciar a reforma agrária fofinha sob a pretensão de salvação do planeta que querem implementar na Holanda, e do seu crescente autoritarismo e estado policial, em cima dos protestos dos agricultores. Tal como o fez em relação ao Canadá aquando do covid19 e dos protestos dos camionistas.

      Mas aparentemente ou porque o autor anda na lua, ou porque os da Holanda pertencem mesma espectro politico/ideologico do autor , ainda não lhe ouvimos um pio sobre o assunto. Mas enquanto não lhe ouvimos um pio sobre o que está a acontecer na Holanda, o autor já veio se manifestar e denunciar o “eco-facismo” no Sri-lanka cujas politicas agrícolas ambientalistas estão a empurrar o país para a fome .

      Gostar

    • 4 Agosto, 2022 22:38

      E como se nós na verdade não fossemos pagar de uma maneira ou outra os custos energéticos das canalhices dos negócios das agendas de “transição energéticas” e das asneiras politicas contra a Russia.

      Ontem de li o testemunho no twitter de um emigrante na Alemanha que diz que a sua conta de eletricidade e gás já subiu este mês de 200/300 para 700 euros, e só de gás diz que foram 500euros. E que ainda vamos apenas no verão.

      Gostar

  2. 4 Agosto, 2022 01:16

    Imagine-se querer que defendamos uns mafiosos em relação aos outros, quando ambos o partido do governo e os da galp, têm e sempre tiveram uma relação de conluio e colaboração sempre para seu beneficio e em nosso detrimento.

    E a galp senhor Telmo é só mais um dos parceiros estratégicos do forum económico mundial (you will own nothing and be happy), empenhada em empurrar-nos para o abismo da “Descarbonização” e da “transição energética”, uma organização que o próprio senhor Telmo já aqui veio descrever como sendo “Sinistra”. E agora anda por aqui a bater no peito por eles.

    http://www.jornaldenegocios.pt/c-studio/detalhe/galp-anuncia-investimento-e-programas-para-acelerar-descarbonizacao

    w ww.weforum.org/organizations/galp-energia

    Para a próxima, quais serão os lucros extraordinários que o senhor Telmo virá aqui defender, os da Pfizer e famacêuticas covideiras Lmt ? E depois ainda querem fazer as pessoas acreditar na exclusividade dos progressistas sociocomunas de iphone da Apple na mão de serem um poço de hipocrisia e contradição ambulante.

    Gostar

  3. RC - beirão permalink
    4 Agosto, 2022 10:17

    Deste e de outros esbulhos do governo socialista aos bolsos dos contribuintes, sim, porque quem vai acabar por pagar isto somos nós, esse senhor que está em Belém, nada diz, isso não é com ele, coisas sérias para o país, para as pessoas, disso ele foge como o diabo da cruz; para ele é mais coisinhas de Lana caprina, trivialidadezinhas do quotidiano, ridículas insignificâncias como aquela da mulher bêbada que chamou pretos a dois garotos pretos brasileiros que almoçavam com os pais adotivos brancos, parece que actores brasileiros e, ao que se diz, a dita actriz terá insultado, agredido e cuspido na cara da pobre bêbada.
    Sem vergonha do ridículo, o primeiro magistrado da nação acorreu logo a publicar na página oficial da presidência que Portugal não é um país racista.
    Quando um tipo preto numa tasca, com os copos, gozar com um branco chamando-lhe branquelas de mer.da, que fará Marcelo?

    Gostar

  4. Atento permalink
    4 Agosto, 2022 17:04

    «os preços são formados no jogo da oferta e da procura…»

    O velho delírio liberoca sobre a infinita sabedoria do ‘mercado’.

    Como se todo o propósto do capitalismo não fosse viciar o mercado:
    — aniquilar ou comprar a concorrência;
    — influenciar leis, políticos e reguladores;
    — explorar trabalhadores e esmifrar fornecedores;
    — criar necessidades artificiais e iludir consumidores;
    — acumular poder, riqueza e maximizar lucros a todo custo.

    Os estados europeus, através das suas pseudo-elites pulhíticas, são meros fantoches de três mega-mamões: os produtores de petróleo, quase todos ditaduras atrozes, as gasolineiras e a inevitável alta finança.

    Obviamente que os seus lucros grotescos provêm da manipulação do mercado e da sua infinita ganância. O petróleo e o gás não são papo-secos; uma dúzia de mamões controla tudo, da extracção à refinação e retalho.

    Solução? Primeiro, como em qualquer área essencial e transversal à economia, nacionalizar tudo. Isto deve ser público, não privado. Segundo, rédea curta aos produtores. A Arábia Saudita, por exemplo, deve ser um pária mundial.

    Gostar

    • André Silva permalink
      5 Agosto, 2022 11:14

      Tu não és lá muito inteligente…

      Gostar

      • Atento permalink
        5 Agosto, 2022 17:09

        Sabe porque os imbecis tratam todos por tu?

        É a forma de se sentirem ao nível dos outros.

        Gostar

      • André Silva permalink
        6 Agosto, 2022 15:41

        Quer dizer que te consideras um imbecil, além do notório bur ro ignorante que és?

        Gostar

    • 6 Agosto, 2022 16:12

      Realmente, o Capitalismo é ineficiente. Se tenta fazer isso tudo o que diz, falha rotundamente.

      Quanto ao comunismo e ao socialismo, dizendo combater esses pontos todos, implanta quatro e falha no último — mas só para a maioria da população, a quem eles carinhosamente chamam ‘O Povo’ (com o artigo definido).

      Já nem lhe dar um empurrão para Caracas ou para Havana para ver quão bem a falta de capitalismo supre as necessidades dos dirigentes do socialismo e diminui a esperança e o interesse de vida do resto da gente. Pode ir para Buenos Aires ou para Santiago. Ou para Quito.

      Daqui a pouco. basta Lisboa. Ou Madrid.

      Gostar

      • Atento permalink
        6 Agosto, 2022 18:26

        Sem dúvida, Chico: o mundo é cada vez mais socialista. Basta olhar à volta.

        Capitalistas, bancos, ‘mercados’ e grandes empresas nada podem fazer; são engolidos pela engrenagem socialista.

        Todos empobrecem excepto os membros do comité central. Proprietários, CEOs, rentistas, especuladores, todos têm cada vez menos. A riqueza vai toda para o PCP.

        A saúde e a educação privada definham. Tudo que é privado definha. Os ‘mercados’ choram. Os paraísos fiscais gemem. Tudo é controlado pelo socialismo. Sobretudo a UE.

        Valha-nos bravos como o Chico, o Telmo, o Pedro Dias, o André Silva, o André Ventura… vocês sim, têm o olho bem aberto.

        Gostar

      • freakonaleash permalink
        8 Agosto, 2022 13:26

        O que é que o Ventura tem haver ao assunto?

        Gostar

      • André Silva permalink
        8 Agosto, 2022 18:14

        Quanta dor há neste último comentário do “Atento”… o sonho do mundo inteiro se tornar finalmente numa única e uníssona Coreia do Norte (ou, vá lá, numa Cuba ou Venezuela – tudo depende das latitudes…) desvanece-se a cada dia que passa, isto depois de anteriormente p seu equivalente URSS se ter transformado em autêntico estrume.

        Gostar

      • Atento permalink
        8 Agosto, 2022 19:19

        O que é que o Ventura tem haver ao assunto?

        Quer dizer ‘a ver com o assunto’?

        O André Ventura é outro direitalha lacaio de mamões que vê socialismo em toda a parte; é isso que ele tem a ver com o assunto.

        A diferença é que o Ventura é um espertalhão cuja aparente cegueira ideológica é mera treta para aceder à teta público-privada.

        Já fiéis como o Chico Colaço, ou carneirinhos tansos como o André Silva, acreditam mesmo na treta. Engoliram o red scare, o Friedman, o Sowel, a patética Rand, todos os santinhos da direita que jamais questionarão.

        Como se diz, só otários e milionários louvam o capitalismo. Eles não são milionários.

        Gostar

  5. Azeitona de Moura permalink
    4 Agosto, 2022 19:36

    A filósophia xuxialista é, sempre foi e será:
    — Amanhã vamos dar, vamos devolver, vamos fazer, vamos…. a culpa não é nossa !!!!
    Já levaram Portugal 3 (três) vezes à banca rota e a culpa nunca foi deles
    Na verdade até têm razão pois foram os eleitores (= e como eles) que os puseram na manjedoura

    Gostar

  6. Pedro Dias permalink
    5 Agosto, 2022 10:34

    A caixa de comentários do Blasfémias está pejada de perigosos parasitas. Exige um bom antibiótico.

    Gostar

    • Atento permalink
      5 Agosto, 2022 17:18

      Após lê-lo por aqui tinha-o na conta de um néscio direitalha, um carneiro apalermado tipo André Silva.

      Afinal v. tem capacidade de autocrítica. Bravo, Pedro.

      Gostar

      • voza0db permalink
        5 Agosto, 2022 19:32

        Ele está apenas a manifestar a vontade de morrer. E como não tem coragem de se suicidar pede para outros o matarem usando antibióticos!

        Gostar

      • Pedro Dias permalink
        6 Agosto, 2022 09:21

        TU só escreves o que o teu controleiro te manda. És obediente ao teu partido. Olha, vai lá para a Yakutia que lá é que é a tua terra.

        Gostar

      • André Silva permalink
        9 Agosto, 2022 12:32

        Guincha e grunhe para aí até te cansares.

        Gostar

  7. Zé Manel Tonto permalink
    5 Agosto, 2022 17:30

    Não há quaisquer lucros extraordinários das empresas petrolíferas. Isso é conversa para enganar imbecis.
    O que há é politicos estúpidos (ou malévolos), e pessoas ainda mais estúpidas a aplaudir, e a votar neles.

    Estes tais lucros extraordinários só são extraordinários para quem é estúpido, e incapaz de prever consequências dos seus actos. Para quem tem dois dedos de testa estes lucros eram previsíveis, e muita gente se posicionou para beneficiar deles, comprando acções de empresas no sector da energia, e contractos de futuros.

    O aumento do preço do petróleo e gás (e tudo o resto) era previsível por 3 factores:

    -redução do investimento devido aos constantes ataques da máfia do ambiente, e impostos crescentes. Ninguém investe em projectos a 10 anos sem saber que leis mirabolantes vai ter daqui a 3.
    -disrupção de toda a cadeia produtiva devido aos confinamentos.
    -sanções à Rússia.

    As pessoas que se queixam dos lucros extraordinários foram, regra geral, fervorosos apoiantes das 3. Têm o que merecem.

    Tudo isto foi previsto. Não faltaram economistas a avisar das consequências em termos de disrupção das cadeias de logistica, e consequente inflação, que aconteceriam devido aos confinamentos. Mas a politicagem quis fazê-los (e daí eu classificar alguns politicos como malevolos), e onde a politicagem não quis, a populaça exigiu.

    Não faltou quem dissesse que as sanções iam agravar a inflação. Muita politicagem admitiu que sim, mas que a população teria que viver com isso. Lembram-se quando o Ulrich disse o famoso “ai aguenta, aguenta”? Pois a politicagem disse isso à populaça, e a populaça foi meter bandeirinhas ucranianas no perfil de facebook.

    Agora aguenta, e não chora.

    Os politicos, e a populaça que vota neles, criaram as condições desastrosas que levaram ao aumento dos lucros das petroliferas, e depois querem ir roubar esses lucros.

    Esta-se mesmo a ver que a melhor solução para resolver um problema causado pelo Estado é mais intervenção do Estado.

    Gostar

  8. voza0db permalink
    5 Agosto, 2022 19:29

    O objectivo da escumalha salafrária que “governa” em Portróikal é apenas a de seguir as Ordens das SFD & Bilionários, e este gangue quer apenas reduzir a ameaça que uma MANADA Global de 8+ mil milhões de cabeças de gado boçal lhes causa.

    Assim desde circos de kits PCR, a sanções sobre energias vindas da Rússia (por causa de tangas que já duram desde 2014!), a regulamentos emitidos pelos Comunistas do Comité Europeu e respectivo circo parlamentar a taxas e impostos “verdes” tudo está a ser feito, e bem feito, para fornicar o gado boçal… E gado boçal merece ser fornicado.

    Gostar

    • Pedro Dias permalink
      6 Agosto, 2022 09:26

      TU também és boçal, não te esqueças.

      Liked by 1 person

      • voza0db permalink
        11 Agosto, 2022 19:56

        Eu nunca… Tu pelo contrário andas a fazer de conta que não és!

        Gostar

  9. chipamanine permalink
    6 Agosto, 2022 10:42

    Já os lucros extraordinários do governo nos impostos indirectos com a inflação ( 1100 milhões de euros em seis meses) não entram na equação do esbulho só por serem socialistas? Ainda querem mais?

    Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    9 Agosto, 2022 23:55

    Devemos privatizar o ar que respiramos. Há muita gente a respirar acima das suas possibilidades…

    Gostar

    • André Silva permalink
      10 Agosto, 2022 10:14

      A ti deveria era ser CORTADO o ar. Todo o que consomes é um desperdício.

      Gostar

      • Arlindo da Costa permalink
        11 Agosto, 2022 02:05

        Eu tenho um cartão Visa para consumo ilimitado de oxigénio. Quem pode, pode.

        Gostar

Indigne-se aqui.