Saltar para o conteúdo

As polícias políticas do PS

14 Dezembro, 2022

Portugal é aparentemente caso único na União Europeia em que a cooperação policial internacional passou para as mãos de alguém que responde e é tutelado directamente pelo primeiro-ministro.

As estruturas nacionais do Europol e da Interpol são dos principais meios de cooperação internacional ao dispor da investigação criminal da Polícia Judiciária e do Ministério Público. Ora, António Costa, com apoio unicamente do Partido Socialista, conseguiu retirar o gabinete de coordenação nacional destas polícias da alçada da PJ para a passar para a Secretaria-Geral de Segurança Interna.

Sucede que o secretário-geral é nomeado e responde directamente ao primeiro-ministro, tem um estatuto equiparado a secretário de Estado e, ao contrário do que acontecia com a PJ, não responde ao poder judicial e, portanto, não está obrigado ao segredo de justiça.

Os serviços da Interpol e da Europol tratam por exemplo da execução de mandados de detenção e de pedidos de informações fundamentais para os inquéritos criminais e gerem informações sensíveis de processos de corrupção e de outra criminalidade.

Recentemente, até o Parlamento Europeu ficou preocupado com o “risco real de interferência política ou acesso indevido de informações sobre investigações criminais em curso” tendo pedido formalmente e por escrito explicações a António Costa sobre esta moscambilha socialista.

Mas apesar do nosso Tribunal Constitucional ter entretanto que avaliado a manobra de integração das unidades nacionais da Europol e da Interpol na Secretaria-Geral de Segurança Interna como “uma opção legítima do legislador dentro da margem de constitucionalidade”, a verdade é que, politicamente, com uma ainda maior proximidade destes organismos ao primeiro-ministro, instala-se uma confusão nada saudável entre o sistema judiciário e o poder político.

Ao longo das últimas décadas, maioritariamente com governos do PS, os Portugueses ficaram escaldados com o acesso do poder político a informação relevante e  a sua influência sobre processos importantes relacionados com a criminalidade económico-financeira. Tendo agora a Europol e a Interpol dentro de “casa”, as tentações de aproveitamento por parte do gabinete do primeiro-ministro dessa circunstância serão mais do que muitas.

É pois não só legítimo como razoável atribuir ao governo de Costa a intenção de facilitar aos corredores e gabinetes do poder manobrar e condicionar a Polícia Judiciária nos seus processos de investigação de casos de corrupção e criminalidade económico-financeira.

Como se sabe, na arte político-partidária os inimigos e os incómodos são mais bem controlados e amansados se forem mantidos próximos da cadeia de comando. Alguns dirigentes terão até inconfessáveis sonhos de instaurar de novo uma polícia política.

A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:

14 comentários leave one →
  1. carlos rosa permalink
    14 Dezembro, 2022 23:30

    O que é que eu hei de comentar?
    Que Salazar era um ditador sim, mas um defensor de Portugal.
    E que Costa é um candidato a ditador, mas um inimigo de Portugal.

    Gostar

    • Andre Miguel permalink
      15 Dezembro, 2022 10:25

      Porque era ditador? Por não suportar comunistas? Era inteligente, isso sim. Foi tão ditador que nem mereceu referencia n’ As Origens do Totalitarismo de Arendt… Esse carimbo de ditador foi cassete do PCP que pegou até hoje e o tuga acéfalo engole e bate palmas.

      Gostar

      • Chopin permalink
        15 Dezembro, 2022 13:04

        O que é uma ditadura?

        “A Coreia do Norte é ou não uma democracia? “É uma opinião”, responde Jerónimo de Sousa”
        2019

        ““Tenho dúvidas de que a Coreia do Norte não seja uma democracia” Bernardino Soares, em entrevista ao Diário de Notícias
        2003

        “Para o PCP, a celebração da Revolução cubana representa a valorização das suas conquistas, significado histórico, coerência, perseverança”
        J.Sousa
        2019

        Gostar

      • 15 Dezembro, 2022 20:21

        Aquilo que uma pessoa aprende nos tempos actuais tanto dos normies homo-esquerdolas como dos corno-direitolas democratoides, é que toda a história e regimes pré democracia são ilegitimos. E no entanto é nos regimes democratoides que a decadência e o colapso civilizacional caminha a passos largos.
        Senhor Chopin, a Coreia do Norte daqui a 100 anos irá continuar a ser dos coreanos. O mesmo não se poderá dizer para os povos das decadentes democracias ocidentais e a sua continua mongrelização .

        Gostar

      • freakonaleash permalink
        16 Dezembro, 2022 09:00

        Que grande vitória a dos Norte Coreanos, continuam magrinhos escanzelados mas ao menos o país é deles!
        Que grande vitória a dos Norte Coreanos, podem não ver Star Trek, não ler Dune e não ouvir o Thriller, mas ao menos o país é deles!
        Que grande vitória a dos Norte Coreanos, tem mísseis nucleares capazes de ameaçar os EUA e o Japão, mas tem um menu de cortes de cabelo permitidos!

        Gostar

      • 19 Dezembro, 2022 18:11

        A quantidade de coisas que este rapazinho do Harry Potter sabe sobre a Coreia do Norte sem nunca ter lá posto os pézinhos, apenas emprenhado pelos ouvidos desinformação e propaganda anglo-americanoide da CIA e do MI6.

        Alguém que lhe pergunte porque é que considera ridiculo os norte coreanos passarem fome para defenderem seu país e o seu povo, ao mesmo tempo que é apologista que os ucranianos morram chacinados até ao último em suposta defesa do seu .

        Gostar

      • Duarte de Aviz permalink
        31 Dezembro, 2022 23:59

        Ah! Ah! Os Norte-Coreanos… Povo e civilização o milenar. Livres do fragdo de churrasco e da coca-cola. Já os Sul-Coreanos foram inventados pela Disney….

        Gostar

  2. RC - beirão permalink
    15 Dezembro, 2022 10:51

    Execráveis estes tipos esquerdosos. Esta pandilha capitaneada pelo habilidoso chamuça não olha a meios para alcançar os mais sinistros fins para se eternizar no poder.
    Do que esta seita não é capaz de planear e levar a cabo em proveito próprio… O Costa mesmo sendo derrotado em eleições, conseguiu manhosamente usurpar a vara do poder e agora irá ser difícil empurrar o marmanjo do trono…

    Gostar

    • carlos rosa permalink
      15 Dezembro, 2022 19:07

      Não é com desabafos palavrosos que se combate a Esquerda. É percebendo que a Esquerda é uma aberração e que deve ser desmascarada.
      Tudo é discutível, mas é ou não verdade que Salazar era uma pessoa de exceção que pensava em tudo e resolvia tudo o que era fundamental naquele tempo? É ou não verdade que com uma pessoa como ele era muito difícil haver democracia em Portugal?
      Se ele governasse à lá democrata tinha que estar sempre à procura de consensos com os mais próximos para obter uma maioria e isso levava necessariamente a ter que fazer cedências. Ora as cedências só eram possíveis enquanto não estivessem em causa as linhas mestras da governação. A Esquerda o que queria era isso mesmo para corroer e desgastar a boa política. Não conseguiu porque Salazar sabia as soluções acertadas para Portugal e para a melhoria da vida dos portugueses.
      Não foi ele que acertou as finanças públicas, construiu escolas para a alfabetização dos portugueses analfabetos, criou uma rede de estradas por todo o país para melhorar as comunicações ou juntou os melhores técnicos para desenvolver um plano de rega nacional? Para referir apenas uma ínfima parte do que mandou fazer?
      Se estivesse à espera de acordos com outros pouco habilitados, não se teria aguentado no poder e Portugal não passava da cepa torta. Era fazer o que se chama nivelar por baixo.
      Para se governar bem e fazer o óbvio é preciso saber muito. E Salazar sabia muito e colocou o seu saber ao serviço da Pátria amada.
      Fez o normal, o que deve ser feito, e impediu com mão firme que os inimigos de Portugal boicotassem o seu engenho e arte.
      Sem gritarias, sem palavrões, sem chavões.

      Gostar

      • carlos rosa permalink
        15 Dezembro, 2022 19:32

        O Costa é um aspirante a ditador que apesar da sua manha não vai conseguir ser. Já muita gente o topava, mas com a ajuda do Chega mais portugueses estão a abrir os olhos.
        Reparem apenas nisto que é um bom exemplo da sua manhosice.
        Saiu-se ontem com a esmola dos 240 euros.
        Lembram-se os mais velhos de uma cantilena da Esquerda portuguesa sobre a caridadezinha “vamos brincar à caridadezinha……..”
        Onde a Esquerda ridicularizava a caridade.
        Pois o Costa manhoso já várias vezes se colocou na posição de oposição à política que ele próprio exerce, pois é simplesmente o chefe do governo. Grande manhoso!
        Pois bem, como eu ia escrevendo, ontem apresentou-se mais uma vez como amigo dos pobres a distribuir 240 euros de uma vez, assim tudo junto para impressionar mais.
        O que é real é que o nº de pobres em Portugal tem vindo a aumentar. Logicamente, socialismo é isso. Todos pobres, todos iguais.
        E o Costa, além de se esconder quando há um problema no país como foi agora o caso das inundações, tem por hábito aparecer logo de seguida com uma boa notícia para atrapalhar a coisa. Foi neste caso aparecer a dar uma prenda aos pobres e logo em vésperas de Natal o que veio mesmo a calhar.
        É caso para se dizer, no país do Costa até apetece ser pobre.

        Gostar

  3. freakonaleash permalink
    15 Dezembro, 2022 13:43

    Um dia destes acordamos Portugal a fazer parelha com a Hungria como estado párias da União Europeia onde apenas reina o direito do governante e não o da lei!

    Gostar

    • Duarte de Aviz permalink
      1 Janeiro, 2023 00:01

      Qua lei? A dos Húngaros ou da Grega de Bruxelas?

      Gostar

  4. JgMenos permalink
    16 Dezembro, 2022 20:29

    Tudo que acresça poder convém à ralé arvorada, que nunca se tem por poderosa o bastante .

    Gostar

  5. Luis Simões permalink
    19 Dezembro, 2022 15:23

    Para conhecimento publico desta habilidade
    mais uma de Costa , que como se tem mostrado
    arrogante e de uma má educação que deve
    PREOCUPAR qualquer Portugues de bem , logo
    será caso de muita preocupação saber-se disto
    que não é quanto a mim pessoa fiável pela
    arrogância que tem demonstrado nos últimos
    tempos com um Presidente da República que
    diz que ” É A VIDA “

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: