Saltar para o conteúdo

Abusos na Igreja

15 Fevereiro, 2023

Os crimes contra crianças e jovens e, em especial, abusos sexuais, são de perversidade e maldade hediondas. Não há circunstâncias nem atenuantes que diminuam a repulsa ou a sede de justiça que provocam. Se noutros tempos históricos a moral e os padrões comportamentais socialmente aceites eram diferentes, nas décadas mais próximas dos dias de hoje, a pedofilia, por exemplo, é pura e simplesmente considerada um delito abjecto.

Todavia, talvez por um reflexo de defesa quanto ao desconforto de racionalizar tão asquerosos atentados, a nossa sociedade em geral e, em particular, as classes dirigentes parecem ter-se recusado a aceitar a evidência de que esses crimes sempre aconteceram à nossa volta, por vezes dentro de quadros familiares ou de círculos de proximidade social e política.

Pela natureza das coisas, existem actividades e instituições que os abusadores de crianças vêem como sendo mais permissivas ou fáceis de usar como meio para pôr em prática os seus actos.  A Igreja parece ser uma dessas instituições. Tragicamente, porque está na sua natureza e é reconhecido o inexcedível trabalho meritório ao longo de séculos na protecção dos menores e mais desamparados. Assim como a esmagadora maioria dos jovens em Portugal participa de forma alegre e enriquecedora nas actividades das catequeses, escuteiros, etc. Daí, o choque com o que revela o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica.

Importa, pois, aferir se a Igreja tinha e tem os procedimentos e mecanismos de controlo mais apertados possíveis para tentar banir do seu seio estes abusos. E será muito relevante também saber se os superiores hierárquicos actuaram e actuam de forma diligente, sem receio de escândalos ou má imagem pública.

Se a colaboração do clero português com a investigação independente foi sincera e não apenas uma reacção de contenção de danos perante a enormidade da situação, haverá que reconhecer que, pelo menos agora, souberam ter o desassombro e retidão moral de abrir a sua própria casa ao escrutínio.

Se é irreparável o dano infligido às vítimas e não há consolo que lhes possa valer, é nosso dever exigir vigilância e precaução por parte da Igreja. Será fundamental a Igreja dar a conhecer o que pretende fazer para garantir a detecção e punição de casos no futuro.

A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:

20 comentários leave one →
  1. 15 Fevereiro, 2023 22:44

    Boa noite, então… Precaução e vigilância… É muito triste… Reflexão e muitos cuidados com as nossas crianças… Elas precisão de muita atenção. Famílias, presentes e atentas…. Fraterno abraço.

    Gostar

  2. Desalinhado permalink
    16 Fevereiro, 2023 08:22

    Em defesa de todas as crianças indefesas achei por bem a criação desta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, mas para quando uma Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Casa Pia?
    Se no primeiro caso houve encobrimentos vergonhosos de crimes perpetrados por padres, cardeais e bispos, que o Vaticano sempre tentou esconder, imagine-se o que não seria o escândalo no segundo caso, onde figuras proeminentes do Partido Socialista, denunciadas atempadamente pelas vítimas, eram clientes habituais desta perversidade predadora.
    Esta impunidade própria de um país laico-cristão, como é Portugal, onde a Opus Dei e a Maçonaria ainda têm muito poder e influência, contribuíram decisivamente para empurrar para a prescrição todos os crimes hediondos de pedofilia.
    As Jornadas Mundiais da Juventude que vão ocorrer no Verão, em Lisboa, com o beneplácito da Igreja e do Partido Socialista, numa altura em que as coisas estão a correr mal para a Igreja e para os inquilinos do Largo do Rato, são a prova provada de uma tentativa de limpeza de imagem de uma e de outro, já que não se esperando nenhum retorno espiritual nem financeiro, talvez fique um palco permanente onde sempre possamos mostrar as nossas ridículas falhas e imperfeições, de um país que não tem onde cair morto mas que se gaba constantemente da sua infinita ignorância e irrelevância.

    Gostar

    • Maria permalink
      16 Fevereiro, 2023 16:00

      Subscrevo tudo quanto escreveu. Parabéns.
      Nota: imagine-se a atitude vergonhosa do PS perante um dos maiores pedófilos compulsivos (segundo palavras do grande e corajoso Juíz Rui Teixeira) e membro destacado do partido Socialista, implicado até ao tutano no escândalo Casa Pia, que foi mandado para a Roménia e aconselhado a lá permanecer dois ou três anos com o único intuito de tentar limpar o seu nogento cadastro. Não é que depois de regressar ao País teve (e tem) a supina lata de andar a comentar politiquices nas televisões – incluindo tornar-se mandatário da candidatura da Gomes (outro traste) a uma eleição a que ela concorria!!! – e agora sem o mínimo do recato, nem ele nem o partido a que pertence, vai candidatar-se (ou já o fez) a presidente de uma Câmara qualquer na outra banda!!! Já se viu o estado de degradação a que este regime/sistema deste infeliz País chegou e que teve o seu malfadado início a 25/4 , dia em que o Partido Socialista-comunista tomou d’assalto o comando da Nação e onde tem permanecido tràgicamente desde então até ao dia de hoje, protegendo – é bom não esquecer – todos os pedófilos portugueses e estrangeiros, aqueles já existentes (por ex. Carlos Cruz frequentador e abusador de crianças da Casa Pia, esta tutelada na altura por Ferro Rodrigues!!!…) e os últimos todos convidados a entrar no País e a nele permanecer praticando a abjecta pedofilia a seu bel-prazer. É bom lembrar outro desavergonhado pedófilo compulsivo, Ferro Rodrigues, também denunciado por muitas crianças da Casa Pia, que se livrou de ser condenado por o seu processo ter prescrito (mas pouco!!!) claro que sob fortes pressões e a mando exclusivo do P.S.!!! Este “sem vergonha” foi presidente da Assembleia da República por nada menos do que DOIS mandatos!!!, por ordem (tal como o seu comparsa citado acima) do seu adorado e grande protector Costa. Se pelo menos estes três escândalos não foram dos maiores e mais abjectos deste inqualificável regime/sistema, então não haverá adjectivos suficientes para os qualificar.

      Desalinhado: renovo os parabéns pelo seu excelente comentário.

      Gostar

  3. Jorge permalink
    16 Fevereiro, 2023 08:27

    É importante este relatório e a vontade da Icar em se purificar e afastar elementos malignos do seu interior.Mesmo sabendo que irá ser queimada durante meses pelos midia em reportagens com pormenores escabrosos como temos visto na ultima semana. Mas isso é o que acontece desde sempre e vai continuar para sempre. Façam o que tem a fazer senhores jornalistas, activistas ateistas e politicos a quem este mediatismo vai folgar as costas de outros escandalos. Mas por favor não ponham o Paulo Pedroso nem o Carlos Cruz a comentar o assunto quando A CASA PIA o maior escândalo de pedofilia institucionalizado no estado durante décadas, já estava esquecido de todos . Ou querem um inquérito rigoroso às decadas de abuso na Casa Pia e aos politicos que permitiram e participaram no crime. Poupem- nos.

    Gostar

  4. Observador permalink
    16 Fevereiro, 2023 09:18

    Apagaram aqui o comentário anterior???

    Gostar

  5. Oscar maximo permalink
    16 Fevereiro, 2023 14:21

    Procedimentos e mecanismos é bom, mas é fugir do fundamental. Se a igreja não muda os crentes para melhor, serve de pouco. Pelo será uma barreira contra o islamismo, que é pior.

    Gostar

  6. Atento permalink
    16 Fevereiro, 2023 15:43

    Não sabia que o Telmo, além de betinho neoliberoca, era betinho beatinho.

    A hipocrisia desta gente. Como se a Igreja tivesse apenas algumas maçãs podres; como se não tivesse encoberto sistematicamente todos os abusos e abusadores por décadas ou séculos; como se não fosse cúmplice e conivente; como se não estivesse com este mea culpa – aliás pífio – apenas porque foi apanhada.

    Não fosse pela nojeira e pela gravidade do tema até daria vontade de rir: a direita e a sua querida Igreja apanhadas de calças na mão tentam agora limpar-se desta maneira reles e vergonhosa. Fossem os pedófilos e o encobrimento da esquerda, o que já teriam uivado. Até se ouvia em Marte.

    Os vossos padrecas até de bebés abusaram. Amen, carneirada.

    Gostar

    • André Silva permalink
      17 Fevereiro, 2023 17:48

      Não sabia blá blá blá blá. Amen, carneirada.
      Guincha e grunhe para aí até te cansares, grande p0rc0 asinino cãomunista-socialista.

      Gostar

  7. Jorge permalink
    16 Fevereiro, 2023 20:45

    Estou a ler o relatório da Comissão cerca de 500 páginas. Convinha esclarecer que a Comissão recebeu e validou 34 testemunhos de pessoas que se identificaram e o fizeram cara a cara. Depois contabilizam cerca de 550 testemunhos anonimos feitos via internet sem possibilidade de verificação se são verdadeiros ou falsos.Acho que isto é relevante para uma análise mais serena e racional da situação. Mas isso seria pedir demais.

    Gostar

  8. carlos rosa permalink
    17 Fevereiro, 2023 23:54

    O abuso sexual de crianças é um crime hediondo.
    Na hipocrisia e cinismo dos católicos ainda pior.
    A Igreja, ao proibir os padres de casar ainda conduz a mais casos.
    A Igreja é um embuste que furou os princípios do Criador.

    Gostar

  9. 18 Fevereiro, 2023 10:18

    Carlos, sabia que a instituição onde acontece mais abusos sexuais sobre crianças é a própria familia. E são todos casados. Isto faz de todos os pais, avos, irmãos, tios primos…pedófilos? A família é um embuste ?

    Gostar

    • Atento permalink
      18 Fevereiro, 2023 15:41

      A família é um embuste?

      De certa maneira, sim. A família idealizada pela religião e pela sociedade dita ‘de bem’ é, sempre foi, um embuste.

      Tal como a histeria com que hoje se fala de pedofilia: embora terrível, faz-se às crianças tanta coisa terrível que não recebe 1/10 da atenção. Quantas vivem na miséria, aqui e em todo o mundo? Quantas morrem de fome ou de doenças evitáveis, quantas são sacrificadas no altar do mercado?

      Esta histeria é, ironicamente, reforçada pela moral bafienta da própria religião: nada é tão sujo quanto o sexo. Sem este tabu, se as crianças fossem educadas de outra forma, seria menos fácil abusar delas. Até disso a religião tem culpa.

      Gostar

      • 19 Fevereiro, 2023 03:18

        É verdade desatento tantas criancinhas a passar fome e as pessoas preocupadas com as agendas coloridas promovidas pela oligarquia internacional e as suas bandeiras coloridas da globohomo, com a pretensão de apropriação, manipulação e desejo de mutilação dos seus filhos para satisfazer os seus fetiches pervertidos e alcançar a submissão final do gado que eles pretendem domesticar.

        Realmente a religião catolica não tem razão nenhuma em estar preocupada com o controlo do instinto sexual, como se os gregos e os romanos antes deles nunca se tivessem debruçado sobre essa questão e não a equalizassem o seu descontrole à bestialização do homem e ao seu rebaixamento à condição de animal e besta irracional. E Freud não fizesse toda uma tese psicológica sobre a correlação entre os distúrbios da personalidade e os distúrbios da sexualidade.

        É só olhar por exemplo para o comportamento dos seus camaradas destranbelhados gremlins da antifa e os seus distúrbios e desvios sexuais para confirmar isso. E o facto de eles tal como você começarem a espumar pela boca assim que se fala em religião tal como demónios e vampiros, é mais indicador da relação arquetipa entre ambos vocês, do que qualquer diatribe que você faz sobre abusos sexuais e a demonização da religião católica, que como você já confirmou apenas lhe serve de pretexto para a sua tendência jacobina homicida sair do armário.

        Gostar

      • 19 Fevereiro, 2023 03:22

        E também tem razão desantento quando afirma que a familia é um embuste , ou seja uma “construção social” não é, idealizada pela religião e pela sociedade dita ‘de bem’ . Tal como o “embuste” e a “construção social” da biologia.

        Gostar

      • Atento permalink
        19 Fevereiro, 2023 15:17

        Andava por cá um mg que costumava dizer coisas acertadas. Das três uma:

        — ou em criança teve o azar de ser enrabado por um padreca e ficou com Síndrome de Estocolmo;
        — ou foi mordido pelo cãozito André Silva que cá anda e a contaminação baixou-lhe o QI uns 80 pontos;
        — ou então é outro mg; deve ser isso.

        Quanto a espumar pela boca, basta aqui falar em ‘esquerda’ para nos afogarmos em baba e ranho. Mas a carneirada direitalha adora a Igreja: até pode encobrir pedófilos enquanto dá lições de moral e se mete na vida sexual dos outros. Ah, a coerência dos liberocas.

        Não é preciso “demonizar a religião”, ela fá-lo sozinha com grande competência. Nenhuma tribo, governo ou ideologia matou e destruiu tanto desde o início dos tempos. A religião é o maior cancro da humanidade.

        Menos, claro, para os carneiros – a Igreja até lhes chama carneiros, é o seu nome oficial – que precisam dela para ter um código moral. É como os carneirinhos que suspiram por Salazar: sentem-se perdidos sem o paizinho que pensa e manda por eles.

        Gostar

      • 19 Fevereiro, 2023 20:48

        Oh, que pena. O desatento ficou muito desaponta”dinho” foi .

        Não venho para aqui fazer amigu”inhos” oh gremlin antifoide e muito menos para satisfazer o teu gabarolas ego”zinho”. Sejas tu, ou aquele pateta do emplastro da silva.

        Se existe aqui alguém que apresenta indicações freudianas de ter sido enrabado por um padreco, dado a diatribe colérica com que vocifera disparatadamente contra a religião, cujo tema em questão só lhe serve apenas de pretexto. Pareces ser tu.

        E claramente que tu não és um daqueles carneirinhos que procura o seu código moral na religião. Essa “seita mais genocida e criminosa na face do planeta”

        És antes um inteligentinho “iluminado” que o busca no livrinhos de salvação trotskista ou cripticamente equivalentes.

        E não tendo tu como afirmas na tua gabarolice um pai”zinho” que te diga o que fazer e pensar, procuraste antes um padastro pedófilo como o Foucault para te iluminar sobre o “embuste” que é a familia.

        Gostar

      • Atento permalink
        20 Fevereiro, 2023 11:49

        Não venho para aqui fazer amigu”inhos”…

        E acha que eu venho? Num blog direitalha, a malhar na direita e na religião?

        Se é de facto o mesmo mg, sim, desaponta: parecia mais lúcido. Afinal é só mais um cínico obcecado com larilas e trans, como é habitual nos beatos recalcados.

        Para o bingo do estereótipo só falta bater na mulher e ser um gay no armário.

        Quanto a isso do padreca, lamento se toquei num assunto doloroso. Deve haver umas pomadas que ajudam.

        Gostar

      • 20 Fevereiro, 2023 18:33

        “Cínico e obsecado” LOL

        Depois de um emplastro, agora saiu-me na rifa este mutante gabarolas antifoide e mata-frades com as suas projeções freudianas, e os típicos distúrbios psiquiátricos da personalidade associados.

        Gostar

    • carlos rosa permalink
      18 Fevereiro, 2023 18:33

      Jorge, a Igreja é um embuste porque furou os princípios do Criador.
      A Igreja não cumpre os preceitos que indicam o bom caminho.
      A Igreja é mais uma seita como há por aí muitas. É uma seita grande, mas não deixa de ser uma seita.
      A maioria dos católicos não é crente no Criador. E a religião católica contribui para desviar o pensamento da crença no Criador de tudo.
      O abuso sexual existe em toda a sociedade humana porque o mal existe em toda a sociedade humana. A sociedade humana é mesmo assim. Está feita assim. Para acabar com o mal, só um processo transcendental. Resta-nos viver com o mal e procurar combatê-lo como soubermos e podermos.
      Na família também há abuso sexual de crianças. Como em todas as instituições.
      Mas a família não é um embuste. É uma forma bastante acertada de unir o homem à mulher e contribuir para a ordem social.

      Gostar

  10. voza0db permalink
    18 Fevereiro, 2023 13:27

    A única forma de isto terminar é com a extinção da actual degenerada espécie umana… tudo o resto é mero entretenimento e abuso!

    Mandamos uns papos, uns pseudo-especialistas fazem comissões e relatórios e outras tangas que tais, e na REALIDADE tudo prosseguirá igual ou pior.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: