Saltar para o conteúdo

Governo sobe IVA para o quádruplo na construção

19 Abril, 2023

António Costa e os seus capachos têm uma relação extremamente difícil com a verdade e muito fácil com a aldrabice. Recentemente, o chefe do PS mandou as agências de comunicação e os serventuários jornalistas do costume anunciar ao país que o governo iria promover “mais habitação” e baixar os impostos no sector da construção. A mentira é descarada, pois o governo faz exactamente o contrário.

Na verdade, o governo prepara-se para subir para quatro vezes mais a taxa de IVA que quem constrói casas tem de suportar. O IVA em futuros projectos de construção nova, dentro de grandes áreas das principais cidades do país, passa de 6% para 23%. Como o preço das casas está alto, o governo vai fazê-lo subir ainda mais, cobrando mais impostos. Uma ideia genial!

Sem entrar em detalhes técnico-legais, o que na prática se passava até agora é que, em geral, a construção nova de raiz, dentro das áreas de reabilitação urbana, pagava apenas 6% de IVA, interpretando-se de forma lata este benefício fiscal, precisamente por haver carência de habitação no mercado, e atribuindo-se às autarquias graus de liberdade e a primazia na definição concreta do regime jurídico aplicável.

Mas o glutão burocrático insaciável que é a Autoridade Tributária não quer saber da dificuldade dos portugueses em pagarem a sua habitação. Portanto, vai sacar mais dinheiro às famílias. E esta brutal subida do IVA na construção nova só não choca a sociedade, porque grande parte das pessoas está intoxicada com a ideia estapafúrdia miserável de que o preço das casas é elevado por causa da ganância dos promotores imobiliários.

A subida deste imposto para o quadruplo, além de prejudicial para as famílias, vai com certeza gerar situações bizarras como a de numa mesma rua um edifício restaurado beneficie de IVA a 6% e ao lado, num terreno vazio, a construção de um empreendimento novo suporte IVA a 23%. Ou então, num mesmo projecto construído em duas fases, a fase inicial actual da empreitada pague taxa reduzida e a segunda fase da obra futura venha a ser muito mais cara.

A javardice política do governo não tem fim. No caso da habitação, o PS está empenhadíssimo em enganar os portugueses dando-se ao descaramento de usar todas as patranhas e lérias possíveis para iludir gente que procura tecto para as suas famílias.

A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:

13 comentários leave one →
  1. balio permalink
    20 Abril, 2023 10:02

    Independentemente das consequências, parece-me correta a medida do Governo. Se a reabilitação de edifícios para 6% de IVA, isso não abrange a construção nova.
    De forma geral, não há qualquer razão para que um imposto sobre o valor acrescentado tenha uma taxa reduzida para um valor acrescentado como edifícios novos.

    Gostar

    • 25 Abril, 2023 09:13

      Lá se foi o utilitarismo, tão caro à escarralhada.

      O PS cultiva duas filosofias: o i>inutilitarismo e o nefublatismo. Quem, por consequência, apoia o PS, no mínimo que seja, é classificado por essas doutrinas.

      Gostar

  2. Jorge permalink
    20 Abril, 2023 10:14

    PS 50 anos de bancas rotas , nepotismo, compadrio, carga fiscal sempre a aumentar, corrupção, mentira…..50 anos a transformar Portugal numa república de bananas. Agora querem combater o populismo…qdo são eles oa maiores populistas aldrabões que diziam que a vinda da troika fora culpa do Psd, que a austeridade tinha acabado, que todos iamos ter medicos de familia, que a Tap era inestimável para o interesse publico…enfim de tanto mentir eles já não conseguem dizer uma verdade.

    Gostar

    • 25 Abril, 2023 09:18

      Caro Jorge,

      Vou discordar de si. Portugal era uma Monarquia das Bananas antes da República (plasmado na famosa frase do Rei D. Carlos, «Portugal é um país de bananas governado por sacanas.»). O PS apenas aprimora a República Platanesca Portuguesa no que tem de bananal.

      Importamos os cambures da Venezuela (onde significa banana) para fazer as bananas que somos. E vamos todos para Caracas.

      Gostar

  3. RC - beirão permalink
    20 Abril, 2023 10:35

    Corja de ladrões estes mercenários da política zuxalista que outra coisa não sabem fazer que ir aos meus bolsos e deixar este desgraçado país em fanicos.
    Que o diabo os leve, já que a manada acéfala, básica e obtusa, teima na toleima em dar-lhes o voto.
    Puta de vida esta!

    Gostar

  4. Mário Marques permalink
    20 Abril, 2023 11:36

    É sempre de desconfiar das medidas “sociais” do costa, à boa maneira dos vendedores de banha da cobra dá com uma mão e tira com as duas (se possível com os pés) o que deu, a máquina de amigos e bajuladores é gigantesca, portanto ele tem que alimentar, até um dia.

    Gostar

  5. balio permalink
    20 Abril, 2023 16:41

    Um carro novo paga 23% de IVA.
    Um frigorífico ou uma máquina de lavar novos pagam 23% de IVA.
    Um recuperador de calor ou um ar condicionado novos pagam 23% de IVA.
    Uma fritadeira elétrica nova paga 23% de IVA.
    Então, por que motivo uma casa nova não deve também ela pagar 23% de IVA?

    Lá que reparações e remodelações paguem um IVA reduzido, aceito. E também, dever-se-ia eliminar o IMT, porque a venda de uma casa não tem nada que pagar imposto. Agora, a casa nova, essa deve pagar o IVA à taxa normal – tal e qual como o recheio da casa.

    Gostar

    • Mário Marques permalink
      20 Abril, 2023 20:07

      Quando o Marquês do Pombal estabeleceu um imposto de 4% sobre os bens transacionados (alimentação) o povo protestou, mas o marquês era um despota, há quase 50 anos que estamos numa (pseudo) democracia e só inventam impostos directos e indirectos, taxas e tachinhas que levam a maior parte do rendimento dos portugueses (mas alguns destam aparentam gostar.)

      Claro que não é por acaso, os empregos públicos estão constantemente a multiplicarem-se para os amigos e camaradas fazendo concorrência aos coelhos (penso que na verdade o Leonardo Fibornacci se baseou no caso da distribuição dos cargos dos amigos dos governantes portugal e não não multiplicação dos coelhos). Só para lembrar que antes do 25/04 a AR tinha tal como agora 230 deputados mas metade era referente apenas à metrópole a outra metade eram referentes às províncias ultramarinas. Mas eram outros tempos, dizem que estavamos em tempos de Fascismo!

      Gostar

  6. André Silva permalink
    21 Abril, 2023 16:46

    É de lamentar o desaparecimento (quiçá definitivo?) do atra sado men tal do “Atento”. Cada espaço de debate público precisa do seu idi ota útil e bobo da coorte de serviço, a bem de para manter a coisa animada.
    Assim sendo, dou desde já início a uma apelo público para que o “Atento” reapareça e nos divirta com as suas broncas, burrices, ignorâncias e asneiras variadas!

    Gostar

  7. voza0db permalink
    22 Abril, 2023 14:53

    Quem vota em salafrários e corruptos (com provas dadas!) décadas após década… só tem mais é que comer e calar.

    Gostar

  8. 24 Abril, 2023 10:40

    Vc não percebe que quando começa o texto com “António Costa e os seus capachos” está a dizer mais de si próprio que dos outros.

    Gostar

  9. Maria permalink
    25 Abril, 2023 02:03

    Tentei enviar agora mesmo um comentário a dar os parabéns ao Telmo pelo seu excelente texto, como sempre. E a pedir-lhe que por favor escalpelize ponto por ponto, como tão bem sabe, tudo quanto o Costa tem andado a alardear desde há não sei quantos dias sobre a ‘gloriosa democracia’ (dele) iniciada no fatídico 25/4/74. E já agora não esquecer os descarados elogios ternurentos… que ele anda a tecer há não sei quantos dias sobre o Lula. Apagaram-me o comentário… mais uma vez. Mas vou voltar à carga.

    Parabéns ainda aos comentadores, quase todos, pelas respectivas opiniões.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: