Vergonha alheia

(Foto Jornal Correio da Manhã)
Confesso. Da primeira vez, votei nele. Acreditei que com um governo de Geringonça esquerdista, alguém – que julgava ser de direita – poria equilíbrio na governança. Não podia estar mais errada e faço aqui o mea culpa.
O que não imaginei, nem nos meus piores pesadelos, é que este indivíduo, que via comentar na TV, coerente, assertivo e com quem tanta vez me identifiquei, não passava de um camaleão sedento de protagonismo quase doentio, capaz de tudo – mesmo tudo ao ponto de sentir vergonha alheia – e seu contrário para agradar a todos, com a maior desfaçatez a que alguma vez assisti, só para se perpetuar no cargo.

Começou com a imagem do “avô” queriducho que beija e abraça todos. Misturou-se com a população para distribuir “afectos” de circunstância e criar empatia sobre os mais distraídos que passaram achá-lo “o maior” da praça pública. Estava feita a rampa do seu “sucesso” que o manteria por dois mandatos na presidência da república.

O problema é que este tipo de pessoas representam um perigo para os interesses da nação. Porque são enganadores, manipuladores, e pouco se importam para as consequências dos seus actos. Não estão ali pelo povo que os elegeu. Estão apenas, e só, por eles. Beijam todos mas não têm verdadeira empatia. É puro “show off”. Um exemplo? Marcelo correu até ao Bairro da Jamaica para tirar fotografias com os “coitadinhos” (porque dá mais votos) que receberam os polícias à pedrada e tiros, mas não tirou nenhuma com com os polícias feridos, que acorreram ao local para prestar auxílio a uma vítima de violência doméstica.

Marcelo das selfies não serve para nada. Quando Portugal, em 2016, um ano apenas a seguir à tomada de posse da Geringonça, caminhava a passos largos para a desgraça económica, com Orçamentos de Estado martelados para esconder uma dívida pública galopante, que fez Marcelo? Desculpabilizou o governo; quando Portugal, em seguida, ardeu como nunca nos piores incêndios de que há memória, com centenas de mortes e feridos, o que fez Marcelo? Desculpabilizou o governo; quando se deu a derrocada da estrada em Borba, o que fez Marcelo? Desculpabilizou o governo. O mesmo aconteceu com os escândalos da CGDgate, Galpgate, Famíliagate, Tancosgate, TAPgate, Cabritagate, a substituição da PGR, Joana Marques Vidal, o escandaloso “sorteio” de Ivo Rosa para o Processo Marquês, e mais recentemente, o Galambagate.
Este Presidente da República não vê nada nem ouve nada. Só sabe comentar tudo para dizer coisa nenhuma a não ser que é preciso “apurar”, colocando-nos a todos a “cozer em lume brando” até à desgraça final.
Infelizmente, não fica por aqui. Como se não bastasse, banalizou as condecorações ao colocar medalhas a tudo o que mexe. Agora até temos uma medalhada com a Grã Cruz que fora acompanhante de programa. Francamente! Francamente!!
Ademais, viaja compulsivamente até para ir a jogos de futebol quando não há memória de um Chefe de Estado ter viajado tanto às custas dos contribuintes. Marcelo, na realidade, tira férias quando chega a Portugal, senão vejamos:
Presidente Ramalho Eanes – 28 viagens em 10 anos;
Presidente Mário Soares – 48 viagens em 10 anos;
Presidente Jorge Sampaio – 45 viagens em 10 anos;
Presidente Cavaco Silva – 14 viagens em 10 anos;
Presidente Marcelo – 123 (até ao momento) em 7 anos.
Além disso, não respeita a nossa identidade, a nossa língua, ao fazer aquele discurso vergonhoso em “portunhês” abrasileirado aquando da visita de Lula a Portugal para a comemorações do 25 Abril, onde até Chico Buarque ficou perplexo e, para cúmulo, ainda acha que Portugal deve pedir perdão pela colonização quando sabemos que apesar de ter havido excessos, foi o período mais próspero que esses povos viveram, e hoje fogem aos milhares para Portugal, o país do colonizador. Sinceramente! Sinceramente!! (veja aqui)
Ser popular para tirar fotos ao estilo dos artistas de Hollywood na passadeira vermelha, não é o que se espera do Chefe de Estado português. Ser popular por estar efectivamente ao lado da população, contra tudo e todos, custe o que custar, é que é de valor. Mas, isso obriga a ter coluna vertebral na suprema defesa da nação.
Por essa razão, quando a OMS inventou mais uma pandemia (a primeira foi com o vírus H1N1, lembra-se?) para nos subjugar a um líquido experimental do qual nada sabíamos (porque nos esconderam toda a informação), não se importou de estar na linha da frente da desinformação, usando o cargo que ocupa para servir uma agenda globalista sem qualquer fundamento científico ( como já o provaram), fingindo ou não tomar as doses todas e mais algumas, enquanto saíam alertas por todo o mundo para suspender imediatamente as inoculações.

Promoveu, também, a imigração descontrolada, assinando por baixo do Pacto das Migrações, uma irresponsabilidade sem precedentes, indo em contra corrente com estes países que não se venderam a esta perigosa agenda, e cujas consequências já as sentimos na pele:
- Áustria
- EUA
- Japão
- Coreia do Sul
- Rússia
- China
- Dinamarca
- Austrália
- Croácia
- Lituânia
- Bulgária
- Republica Checa
- Hungria
- Polónia
- Israel
- Estónia
- Suíça
- Eslováquia
- Itália
Descobrimos ainda, para mal dos nossos pecados, que este Marcelo anda, para além do exposto, a gozar com o eleitorado e os partidos da AR, de direita, quando foi apanhado na Assembleia da República juntamente com o Presidente da Assembleia e António Costa em clara promiscuidade entre os 3 poderes mais altos da nação. Isto é demasiado grave para ser ignorado. (veja aqui)

Por isso, não me ocorre dizer mais nada sobre este personagem a não ser, que sinto vergonha, muita vergonha, do estado a que chegou o mais alto cargo da nação.
Cara Cristina, como sempre, disse tudo sobre o personagem.
GostarLiked by 1 person
Como comentador foi muito “assertivo” , e enganou muita gente, mas não a mim, jamais me irei esquecer que ‘entalou’ o próprio padrinho … Marcelo Caetano, afirmando na altura dos acontecimentos revolucionários que “não defenderia fascistas”… tinha acabado de mudar de lado, o ‘vira-casacas’… Nunca me enganou!
Também sinto vergonha alheia de ter um ‘portulheiro’ (português-brasileiro) como chefe de Estado .
Texto excelente, obrigado !
GostarLiked by 1 person
No Brasil, com o pai, após o 25 de Abril, a viver com sapatos de meias solas rotas, por reparar.
GostarLiked by 1 person
Nunca me enganou.
A social-democracia também faz parte do socialismo/marxismo. O que é que o PSD alguma vez fez para lutar contra a corrupção? Os resultados estão à vista. Os corruptos estão livres. Temos mais de 4 milhões de pobres. Em breve seremos o país mais pobre da Europa. Só sinto nojo pelo PSD, e todos os que são cúmplices do PS.
Querem vencer e anular o CHEGA? Lutem contra a corrupção e façam alguma coisa pelo povo. Enquanto forem xenófilos, protegerem corruptos e criminosos, nunca terão o meu voto, nem o de muitos.
GostarLiked by 1 person
Foi ótima ideia ter recordado estes aspectos. Obrigada, Cristina.
GostarLiked by 1 person
O pior presidente. Um verdadeiro traidor ao povo patriota.
Parabens Cristina Miranda .Desejo muito sucesso.
GostarLiked by 1 person
Portugal é uma agência de viagens pagas para alguns parasitas inúteis
GostarLiked by 1 person
Tem toda a razão, Cristina. Eu sinto o mesmo.
GostarLiked by 1 person
Um parasita asqueroso! Se o visse na rua virava a cara para o lado, para não lhe atirar tomates podres! Representa o cúmulo da podridão a que isto chegou! 123 viagens, o parasita, e o povo a morrer a dar à luz correndo de maternidade em maternidade… a morrer de frio no Inverno ou assado nos fogos no Verão. Agora foi à República Dominicana para que venham para cá mais esses, a somar aos outros. Traidor, não morres nem nada… já agora que te dê a tirares uma selfie, intrujão duma figa!
GostarLiked by 1 person
Não sei como se pode considerar os comentários de Marcelo como “coerentes e assertivos” …
Marcelo logo após ganhar a primeira eleição foi de visita à celebridade assassina Fidel Castro um Ditador Comunista dando assim uma bofetada enorme na Democracia, em votou nele. Nunca se viu coisa assim depois de ser votado presidente foi legitimar um Ditador que nunca foi votado e só estava no poder pela violência.
Ouviu-se algum pio de protesto da “direita”?
GostarLiked by 1 person
Referi-me à época em q era comentador na TV. Depois, assim q ganhou as eleições, foi o q se viu.
GostarGostar
Discordamos foi isso que quiz dizer. Nuncas os considerei coerentes e assertivos.
GostarLiked by 1 person
Excelente retrato ao nível de uma Monalisa.
A beleza de um, por contraste com o horror do outro
GostarGostar
Como lamento ter votado uma vez neste figurão troca tintas, cata vento sem vergonha.
A Cristina disse tudo o que havia a dizer sobre a criatura, e disse-o com toda a clareza, pelo que me resta juntar-me ao seu grito de revolta, este homem envergonha-me enquanto titular do cargo que ocupa.
Portugal merecia melhor sorte.
GostarLiked by 1 person
Um presidente que o dever dele era eleições antecipadas faz sempre o que o Costa quer ele que vá dar beijinhos e abraços a família
GostarLiked by 1 person
Sem dúvida, uma vergonha para este País !
Grande desilusão !
Já é dificil acreditar que vamos voltar, verdadeiramente, a ser um País !!!
GostarLiked by 1 person
Excelente análise deste PALHAÇO (como eu lhe chamo) e CATAVENTO (como Pedro Passos Coelho o classificou), que nunca me enganou, pois sempre tive a sensação de que não os tinha no sitio para o cargo que ia desempenhar.
passado pouco tempo após ter tomado posse, veio a confirmação de todos os meus receios, foi visitar um ditador comunista, Fidel Castro, antes que morresse sem lhe ter manifestado a sua admiração. Um homem destes tem coluna vertebral ?
Porca miséria a nossa com um PALHÇO destes.
GostarLiked by 1 person
Ele quer é passear com o dinheiro dos contribuintes! E eu que achava que o Soares tinha mamado o máximo em viagens até hoje… afinal foi este aldrabão!
GostarLiked by 1 person
Selfies, abraços e beijinhos mais umas palhaçadas afectivas de feira e é lá com ele e o comadrio que adora essas coisas.
O caso que incomoda é ver esse comportamento e uma adesão ao corretês esquerdalho reproduzidos em actos que exigem uma clara representação do Estado.
Verdade se diga, que a eventual alternativa PSD esteve ausente por largo tempo e ainda hoje anda cá e lá sem um fio condutor outro que maldizer da canalha no poder.
Recordo o tempo em que a oposição, menos que a actuação de um só protagonista, apresentava gente credível a tratar de temas integrantes de uma potencial governação.
Onde um ‘governo sombra’ que corporize uma alternativa a quem se dedica a determinar onde se vende tabaco?
GostarGostar
Excluindo o parágrafo dedicado à malta que usa chapéus de papel de alumínio, subscrevo. Passos Coelho já o tinha topado há muito tempo e eu também achei que o lugar de comentadeiro é na TV e não como PR, logo nunca votei no Ti Celito.
Preocupa-me quem virá a seguir! O Hérman disfarçado de politiqueira não passa de uma carreirista hipócrita que lá tenta disfarçar atacando partido mas muito insuficiente! Ventura seria um Viktor Orban em Portugal…um furo acima de Lukashenko mas mesmo assim muito insuficiente!
GostarGostar
“Marcelo avisa Costa, mas não faz nada”.
Com a subida acentuada nas intenções de voto no Chega, andam todos apavorados.
Marcelo não quer ficar para a historieta abrilesca como o homem que estragou o negócio dos cravos.
GostarGostar
Se o impulso de baixo para cima é igual ao peso do liquido deslocado, a porcaria que se afunda vinda de cima é igual ao volume da merda depositada.
GostarGostar
Está nas suas mãos.
Isto é, no poder da sua ilustre caneta.
Dissolver.
Em troca de quê?
Um castrado PSD aliado:
A UMA IGNOMÍNIA LIBERAL?
A um Chega mais viril?
Com um líder, que parece dopado
Com testosterona chinesa.
Com um Montenegro ao leme.
Que promete ser um ESPINHO
Para os PORTUGUESES.
O melhor é não dissolver!
Vivemos uma época como a que imperou NERO, famoso imperador ROMANO.
Existe corrupção e putedo porpiamente dito na governação. Mas os números da economia são fixes. Crescimento. Défice minúsculo.
Pois entre escolher entre a putaria de Bolsonaro e o putedo nacional de Costa Nero?
O PORTUGUESES VÃO ESCOLHER?
Não sei. Mas que a sorte estaja com eles.
GostarGostar
Marcelo NUNCA me enganou. Já no mundo académico, não era apreciado por ser um multiface. A falta de carácter é a essência do seu ser. Um homem que não presta. Mas como sempre o povo é fácil de ser enganado. Vejamos, há 50 anos o povo vota nas duas máfias da corrupção PS e PS-2(PSD), mesmo com fartos casos de corrupção, falências do país, etc, etc. O verdadeiro arguido de tudo isto é o povo português.
GostarLiked by 1 person