Saltar para o conteúdo

A GALP é má

9 Setembro, 2008

Se há mito persistente é o mito de que a GALP vende a gasolina ao preço que quer, sem qualquer influência da concorrência ou da procura. Curiosamente, este mito é partilhado por aqueles que defenderam a taxa Robin dos Bosques. Pois então expliquem-me uma coisa: se a GALP vende a gasolina ao preço que bem entender, o que é que a impede de fazer reflectir nos preços a taxa Robin dos Bosques? O queixume dos últimos dias tem sido do género: “Ai quando o preço sobe, a gasolina sobe. Quando petróleo desce, a gasolina fica na mesma”. Olha, se calhar a GALP está a obrigar o consumidor a pagar a taxa Robin dos Bosques. Não era isso que queriam?

32 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Filipe permalink
    9 Setembro, 2008 14:40

    “se calhar a GALP está a obrigar o consumidor a pagar a taxa Robin dos Bosques.”

    Ai as gralhas, é ROUBIN dos bosques 🙂

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Setembro, 2008 14:48

    JM,

    A Galp não é má. O carácter do Pinto de Sousa é que é péssimo e o seu ministro da economia parece uma personagem de um desenho animado da pantera cor-de-rosa. Tudo isto acompanhado de uma comunicação social que não quer ter o incómodo de o maçar com perguntas sobre porque nada faz agora, dá o verdadeiro problema.

    Gostar

  3. Pedro Fontela's avatar
    9 Setembro, 2008 15:04

    O que a impede? A opinião pública e o sério risco de ver os seus negócios escrutinados ou completamente nacionalizados. Em resumso: mesmo que a maioria das “grandes” empresas portuguesas: o medo.

    Gostar

  4. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    9 Setembro, 2008 15:06

    ««O que a impede? A opinião pública e o sério risco de ver os seus negócios escrutinados ou completamente nacionalizados.»»

    Mas então a GALP não está já a roubar o consumidor subindo a gasolina quando o petróleo sobe e não a descendo quando ele desce? O escrutínio não está a resultar.

    Gostar

  5. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    9 Setembro, 2008 15:16

    Eu não creio que a GALP venda a gasolina ao preço que quer, por isso, acho uma ideia razoável a taxa Robin dos Bosques.

    Já o JMiranda sabendo de antemão que a GALP não consegue vender a gasolina ao preço que quer, tem que obrigatoriamente admitir que a taxa Robin até que resulta, i.e., são realmente os accionistas que pagam essa taxa.

    Gostar

  6. Pedro Fontela's avatar
    9 Setembro, 2008 15:16

    Isto não nem pouco mais ou menos um escrutinio. É preciso ir mais fundo, à estratégia da empresa, aos interesses pessoais e políticos que lhe estão associados. Um relatório que escreva preto no branco os números todos e aponte o dedo a quem deve ser apontado com as devidas consequências legais. Esteja descansado JM que em Portugal nunca há investigações deste género. QUanto mais não seja porque os dois partidos tiveram as suas mãos e os seus boys envolvidos nisto até ao pescoço.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Setembro, 2008 15:16

    Ó JM, se a GALP está a obrigar o consumidor a pagar a taxa Robin dos Bosques, uma vez que esta está negativa, deveria era baixar ainda mais os preços.

    Gostar

  8. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    9 Setembro, 2008 15:20

    ««Já o JMiranda sabendo de antemão que a GALP não consegue vender a gasolina ao preço que quer, tem que obrigatoriamente admitir que a taxa Robin até que resulta, i.e., são realmente os accionistas que pagam essa taxa.»»

    Os impostos são sempre partilhados entre accionistas, trabalhadores e consumidores, incluindo consumidores indirectos.

    Gostar

  9. MFerrer's avatar
    9 Setembro, 2008 15:21

    Engraçado como aparecem gaso-experts, over night, por esta cx de comentários fora.
    A Galp nem precisa de mais nada para se governar.
    A expertize aqui é de borla. Nos outros países, os técnicos da compra do petróleo e derivados, são pagos e disputados a preço de ouro. Aqui, sobejam.
    Podem não perceber de mais nada, mas de preços de combustíveis, meu Deus, é uma perfeição. Com e sem IVA e com taxa disto e daquilo.
    Assim com esta inflação de experts, confirma-se a capacidade exportadora de Portugal. Desta vez são bestuntos apetrolados!
    MFerrer

    Gostar

  10. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    9 Setembro, 2008 15:23

    “Os impostos são sempre partilhados entre accionistas, trabalhadores e consumidores, incluindo consumidores indirectos.”

    Concordo.

    Gostar

  11. RV's avatar
    9 Setembro, 2008 15:39

    Apenas uma nota. Ouvi, na passada semana, alguém da Galp justificar o inesperado aumento dos preços, face à queda do preço do crude, dizendo algo como “o aumento deve-se à actualização semanal dos preços”. Mas quando o crude estavam em subida, os aumentos da Galp já não eram semanais! Lembro-me de semanas com três aumentos.

    Ah!, as vicissitudes da coêrencia…

    (O JM talvez diga que é da tal taxa Robin. Talvez. Como talvez acontecesse o mesmo sem ela. Mas ambas as hipóteses não passarão de conjecturas.)

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Ouro permalink
    9 Setembro, 2008 15:41

    Ó Estrôncio, responda-me a esta pergunta angustiante:
    Haverá alguma coisa que o nosso tão bom governo tenha feito menos bem, já que mal, já sabemos, não fez nada?

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    ordralfabeletix permalink
    9 Setembro, 2008 15:45

    “aqueles que defenderam a taxa Robin dos Bosques”

    A GOVERNADORA PALIN TAMBÉM ACREDITA NA TAXA ROBIN DOS BOSQUES?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Ant o Opinocrata permalink
    9 Setembro, 2008 16:02

    Puta que Pariu!! Façamos como os americanos: SOCIALIZEMOS!… os lucros da galp!!

    Gostar

  15. caodeguarda's avatar
    9 Setembro, 2008 16:09

    Mas o governo não tem uma “Golden Share” na Galp? no dia em que não tiver o JM poderá ter alguma razão nas críticas… até lá estamos a ser roubados pelo estado, quer por via da dupla tributação, quer por via dos lucros da Galp.

    Gostar

  16. dutilleul's avatar
    dutilleul permalink
    9 Setembro, 2008 16:35

    Os Varas, os Mexia, aquele senhor que não percebe nada de petróleos, aqueles coisos com nome de detergente para a máquina (os Bava, ou lá o que é) e toda aquela canalha regurgitada pelos partidos ou com negociatas com os partidos, não me incomodam como a alguns dos meus colegas de comentários.
    Nunca abasteço na GALP e apenas nas bombas com os preços mais baixos nas zonas em que circulo. A CGD só me serve para os fretes (pagar contas, por exemplo); para vender ou comprar dinheiro só me serve quem dá mais. A BRISA? Está bem, está; gosto muito de andar nas calmas e ver a paisagem – mais importante do que ir de A a B é o tempo necessário para pensar o que me leva a fazer isso (sempre, sempre, mesmo quando o faço todos os dias; sem isso não há higiene mental).
    Nada com PTs, TMNs e o raio que os parta. Cidadania em acção.
    Não gostam da GALP? Têm bom remédio. O meu custa-me MENOS 8 (oito) cêntimos por litro.
    Assim de repente as únicas espinhas na garganta são a canalha da EDP e Xôr Doutor Ingenheiro Luis Nazaré, avençado pelos CTT; desses ca**ões é que não me consigo livrar.

    Gostar

  17. PR's avatar
    9 Setembro, 2008 17:04

    Nãaaaaaa…é brincalhona. Mas o povo gosta.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    9 Setembro, 2008 17:43

    JM,

    Baseia-se em quê, para dizer que a GALP reflecte no preço ao consumidor, a Taxa do Robin?

    Já agora, a matemática/ aritmética poderá ser lida assim:

    – Preço máximo barril: 147 dolares.
    – Preço 9 Setembro 2008: 107 dolares
    – Descida potencial do brente/ Nymex: 27%.

    – A gasolina 95 esteve num máximo de 1,54 euros.
    – Deveria estar agora a 1,13?
    Ou a matemática é uma batata?

    Gostar

  19. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    9 Setembro, 2008 18:01

    Só idiotas acreditam que um Governo interessado em sacar o máximo aos Portugueses pensam que a Taxa Xerif de Nottingham servia para alguma coisa a não ser para servir de fast-food mediático para os Media sempre dispostos a acções de propaganda. Os custos são sempre refletidos no consumidor. Querem Gasolina mais barata? Forcem o Governo a cortar nos impostos que cobra.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Setembro, 2008 18:09

    Mas a galp baixou os preços

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Setembro, 2008 18:10

    Nao entendo qual é a discussao, pois a galp baixou os preços apesar da taxa. Isso acontecia antes da taxa.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    9 Setembro, 2008 18:17

    “Nao entendo qual é a discussao, pois a galp baixou os preços apesar da taxa”.

    Mas baixou quanto, face à queda nos mercados internacionais? Não entende? Se calhar tem que frequentar as Novas Oportunidades…..

    Gostar

  23. jasmine's avatar
    jasmine permalink
    9 Setembro, 2008 18:57

    A Galp é uma ladra, feita co Socrates, amigo dos ricos e mais dos monopolistas à moda antiga.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    9 Setembro, 2008 19:13

    “a GALP vende a gasolina ao preço que quer”

    Não. Favor não esquecer que o petróleo está a acabar nos próximos meses
    Ou já se esqueceu?

    Gostar

  25. antonio lobo xavier's avatar
    antonio lobo xavier permalink
    9 Setembro, 2008 20:16

    O JM (e o Blasfémias) continua a ser a única voz que denuncia esta fúria reguladora dos socialistas, que pensam que a melhor solução para o consumidor é o Governo impor regras estritas sobre os pressupostos da fixação dos preços (gasolinas, telecomunicações, bancos, etc.), gerando no público a ideia propositadamente errada que isso impedirá a repercussão e o aumento dos preços de retalho. De vez em quando também gritam que é preciso aumentar os impostos sobre os bancos, como se não fôssemos nós quem os irá pagar no fim do dia. Bem sei que este espaço não é para lisonjas, mas agradeço a JM e ao Blasfémias poder ler de vez em quando uma linha de opinião que é tão rara, já que até o CDS e o PSD parecem ter aderido a esta moda!

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Setembro, 2008 20:19

    Ena! O J tem razao.Nem tinha reparado que o petrolex já tinha caído abaixo dos 100 dolares em londres.

    Gostar

  27. MJRB's avatar
    9 Setembro, 2008 20:30

    Mr. João Miranda,

    Permita-me que lhe sugira um post, para amanhã, sobre esse único evento, o CERN – acelerador de partículas.

    Gostar

  28. LPedroMachado's avatar
    9 Setembro, 2008 21:01

    Gostei muito de o ver por aqui, caro António Lobo Xavier! Se a casa fosse minha, dizia-lhe: Seja muito bem-vindo!

    Vejo aqui umas contas sobre quanto é que a gasolina devia ter descido. Mas esquecem-se de fazer as contas sobre quanto é que a gasolina devia (seguindo o mesmo raciocínio) ter subido quando o petróleo subiu. O petróleo subiu muito mais que a gasolina.

    Gostar

  29. zé's avatar
    permalink
    9 Setembro, 2008 21:01

    o comentador do post 25 que olhe para o resultado da falta regulação nos estados unidos…

    Gostar

  30. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    10 Setembro, 2008 01:59

    Os US a caminho do socialismo…

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    10 Setembro, 2008 17:57

    Não, não era o que queríamos.

    O que queríamos era taxar os lucros monstruosos que a GALP tem, para depois andar a pagar milionários salários e regalias aos seus administradores (no país da Europa com maior diferença entre ricos e pobres), que são os consumidores que proporcionam.

    Quando se trata de empresas privadas, isso é lá com elas, quando se trata de empresas com participação do Estado, não é aceitável.

    E, sobre a questão dos lucros, não venha falar em reinvestimento, pois o investimento não faz parte dos lucros (nem sequer aqueles salários vergonhosos).

    Gostar

  32. Eduardo Simões's avatar
    Eduardo Simões permalink
    18 Setembro, 2008 22:39

    É curioso agora recordarmos aquela história de embalar, dos sectores estratégicos da economia terem de permanecer em Portugal, porque isso defendia os interesses dos portugueses. Nota-se agora, gasolineiras estrangeiras por cá vendem os combustíveis, bem mais barato que a Galp. Os interesses estratégicos são outros, ou seja de quem lá trabalha com mordomias que nunca mais acabam e os clientes a pagar. Estou farto de histórias da carochinha, venham empresas estrangeiras para cá e haja concorência !

    Gostar

Indigne-se aqui.