Saltar para o conteúdo

Do jornalismo de causas à defesa da opinião imparcial

9 Fevereiro, 2009

Fernanda Câncio abre aqui um precedente interessante. As qualidades jornalísticas de um jornalista passam a poder ser avaliadas com base nos respectivos artigos de opinião. A Fernanda já tinha popularizado o jornalismo de causas, no qual os trabalhos jornalísticos servem para promover opinião. Agora parece querer popularizar a ideia de que as colunas de opinião devem estar sujeitas a critérios jornalísticos. Ou será que o problema de Mário Crespo é ele ter defendido uma opinião contrária à da Fernanda num tema em que a Fernanda tem sido bastante parcial?

123 comentários leave one →
  1. helderega permalink
    9 Fevereiro, 2009 16:06

    A Câncio tem razão. O artigo é mesmo muito fraquinho e o homem é muito sobrevalorizado apenas porque se coloca de um lado da barricada.

    Gostar

  2. jorge oliveira permalink
    9 Fevereiro, 2009 16:11

    Helderega não está de um lado da barricada!

    Gostar

  3. 9 Fevereiro, 2009 16:15

    tenho defendido temas que são tabus da sociedade e não sou jornalista, isto é, não procuro tacho, como seja o Casamento dos Párocos da Aldeia, como seja a legalização das drogas leves, como seja a amputação do clitoris da mulher, sou realmente de causas, independentemente de que nos governa.

    O caso do IVG, levou tempo demais a acabar com as “parteiras” do regime antes e depois do 25 de Abril. Felizmente, O Pai nosso que estai no céu.

    O Crespo o que é que defende com aquela cara de anjinho?

    Gostar

  4. jorge oliveira permalink
    9 Fevereiro, 2009 16:17

    Quem será o jornalista que Pedro Santana Lopes refere na sua crónica do SOL relacionada com o “sonho”?

    Gostar

  5. 9 Fevereiro, 2009 16:19

    Jornalista que se preze não está em nenhum lado da barricada, mesmo que passe por lá a recolher imagens.
    Mas enfim, parece que o jornalismo de barricada dá mais barrigada.

    Gostar

  6. vasco permalink
    9 Fevereiro, 2009 16:20

    Há pelo menos um detalhe no artigo de opinião de Mário Crespo que é passível de crítica, digamos, deontológica: a revelação das conversas que teve com o ministro Silva Pereira.

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    9 Fevereiro, 2009 16:20

    À medida que aumenta o peso do desespero na cabeça, os pézinhos vão-se enterrando. Entretanto agarram-se a tudo.

    Gostar

  8. helderega permalink
    9 Fevereiro, 2009 16:22

    Não Jorge Oliveira, eu pairo por cima da barricada.

    Já agora, estou a vê-lo: é aquele senhor de laranja ali do lado direito, não é?

    Gostar

  9. 9 Fevereiro, 2009 16:25

    joão… não tem nada a ver. a sua presunção é uma falácia.

    Gostar

  10. 9 Fevereiro, 2009 16:27

    O facto, de este Governo, ter acabado o enxovalho para a mulher, que era abortar num vão de escada, só por isso mereceu a pena de ter votado neste Governo.

    Digo-lhes, caíra-me as lagrimas dos olhos de contentamento, a alegria foi muita, saber que andei tantos anos com uma casa ao lado da Farmacia, tantos alivios a tantas desgraças.

    Espero que deem dignidade ao Casal , mulher e homem

    Venha mais desafios

    Gostar

  11. 9 Fevereiro, 2009 16:29

    Não é esta a fulana que, “vox populi”, também “faz-de-conta” numa certa parceria?…

    Gostar

  12. 9 Fevereiro, 2009 16:33

    Miranda, o telefonema prévio à entrevista foi feito para o jornalista ou para o publicista? E a inserção dessa informação factual num chorrilho de suspeitas e suspeições é legítima? Ou será que o teu problema está em a Fernanda defender um mínimo de ética cívica, decência política e deontologia profissional?

    Gostar

  13. 9 Fevereiro, 2009 16:38

    a descer joão, a descer… o blasfémias em modo pasquim?

    Gostar

  14. JoaoMiranda permalink*
    9 Fevereiro, 2009 16:41

    Valupi,

    Se o que está em causa é a divulgação dessa informação, então explique-se porque é que essa divulgação viola regras deontológicas. Não vi tal explicação no post da Fernanda Câncio.

    Seja como for, os jprnalistas devem ter o direito de divulgar informações obtidas off the record sempre que elas constituem uma forma de pressão ou uma tentativa de manipulação. É o caso.

    Gostar

  15. JoaoMiranda permalink*
    9 Fevereiro, 2009 16:45

    ««a descer joão, a descer… o blasfémias em modo pasquim?»»

    Percebo o seu incómodo. O governo tentou condicionar a entrevista e Mário Crespo divulgou essa tentativa de condicionamento. Carlos José Teixeira gostava que tudo ficasse no segredo profissional. Acontece que o segredo profissional não existe para impedir tentativas de condicionamento dos jornalistas. Quem por hábito tenta fazer esse condicionamento deve saber que corre o risco de ser denunciado pelo jornalista.

    Gostar

  16. Acção Directa permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:02

    A Câncio não é a que faz de namorada do Zézito disfarçada de jornalista?…

    Gostar

  17. Anónimo permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:07

    A Fernanda Câncio se tivesse um pingo de decência ficaria remetida ao mais profundo dos silêncios.

    Gostar

  18. Fernando permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:08

    Fiquei muito desiludido com o Crespo.

    Gostar

  19. Nuspirit permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:10

    O entrevistado tem todo o direito de impor condições para que a entrevista se realize. O entrevistador não pode é tornar publicar essas condições sem a anuência do entrevistado, sob pena de estar a violar o código deontológico do jornalista.

    Gostar

  20. martins permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:11

    Fernanda Cãncio tem toda a razão, o artigo do Crespo é abjecto, não é proprio de um jornalista. Crespo tem vindo a descer vertiginosamente,sendo, neste momento, um reles insinuador. Além de ter lido o artigo, que me enojou, vi a entrevista a Silva Pereira e digo-vos: Silva Pereira é um senhor, porque eu, no lugar dele, tinha-me ido embora, não sem antes mandar o Crespo à m….!

    Gostar

  21. 9 Fevereiro, 2009 17:11

    ò joão… peço desculpa, mas não percebe o meu incómodo. por favor repare que eu, de jornalismo, apenas falo na “óptica do utilizador” e, segundo essa óptica, quando se revelam as conversações prévias à entrevista – que existem sempre, com quem quer que seja público, que não estamos nos EUA -, pouco falta para se revelarem outras coisas. um destes dias dá mais um ataque de seborreia – ops, queria dizer verborreia – ao crespo e ficamos a saber das fontes.
    cá para mim, não é incómodo nenhum, sou apenas blogger, sem compromisso ou endorsement. até agora, digo.

    Gostar

  22. 9 Fevereiro, 2009 17:12

    martins: dizer que o silva pereira é um senhor é um pouco exagerado. assim, o que dizer de mim?

    Gostar

  23. 9 Fevereiro, 2009 17:13

    nuspirit, completamente de acordo. é isso mesmo.

    Gostar

  24. 9 Fevereiro, 2009 17:13

    acção directa: o pitbull diz tudo.

    Gostar

  25. JoaoMiranda permalink*
    9 Fevereiro, 2009 17:14

    «« O entrevistador não pode é tornar publicar essas condições sem a anuência do entrevistado, »»

    Claro que pode, caso exista uma tentativa de condicionamento.

    Se o entrevistado quiser negociar uma entrevista, deve fazê-lo antes de a entrevista estar decidida. O que se passou nesse caso foi que Mário Crespo tem um espaço de entrevista e o ministro quis usar esse espaço. Não havia nada para negociar. O entrevistado, se queria a entrevista, sujeitava-se às condições do entrevistador.

    Gostar

  26. 9 Fevereiro, 2009 17:15

    É uma grande mulher, o Crespo é um Totó, amarelo e tudo

    Gostar

  27. JoaoMiranda permalink*
    9 Fevereiro, 2009 17:16

    ««ò joão… peço desculpa, mas não percebe o meu incómodo. por favor repare que eu, de jornalismo, apenas falo na “óptica do utilizador” e, segundo essa óptica, quando se revelam as conversações prévias à entrevista – que existem sempre, com quem quer que seja público, que não estamos nos EUA -, pouco falta para se revelarem outras coisas.»»

    Revelam-se as condições prévias à entrevista sempre que elas são uma forma de condicionamento inadmissível. Aliás, foi isso que o Expresso fez no caso do presidente da ERC.

    Gostar

  28. 9 Fevereiro, 2009 17:16

    joão: mas o comentário do “pasquim” referia-se à referência – perdoe-se a cacofonia – à fernanda câncio. anda para aí um problema?

    Gostar

  29. 9 Fevereiro, 2009 17:17

    e então foram uma forma de condicionamento inadmissível. ok, admito. agora não me digas que o crespo vai falar das outras todas… ora!…

    Gostar

  30. Anónimo permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:21

    egéria ou meger(i)a?
    a quase totalidade do jornalismo é de sarjeta e escreve-se da cintura para baixo

    Gostar

  31. Anónimo permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:23

    jornalismo abaixo da cintura

    Gostar

  32. 9 Fevereiro, 2009 17:29

    só mais uma coisa, é a última, prometo – não gosto de transformar blogs aljeios no meu blog.
    se o crespo está tão empenhado nisso de revelar as condicionantes às entrevistas, porque não as revela, recusando fazer a entrevista?
    a isto chama-se capitalizar a porcaria, ou “morder a mão que o alimenta”?

    [off topic] aquilo da subscrição dos comentários não está a funcionar… eu é que ando interessado na discussão…

    Gostar

  33. 9 Fevereiro, 2009 17:30

    Hoje há filmes sobre a vida do Antonio como da noita para o dia, ate arranjam namoradas para Tuga consumir. Enfim, o Prof. Antonio, sabia mais da vida do que o “nosso” Prof Antonio, podem parecer o mesmo, mas a um não foi PR, mas sabia tudo o que se passava na “macroeconomia” e segundo diziam fazia a contabalidade num Rol de debitos e creditos, como os merceeiros.

    Agora descobriram que o Prof.Antonia tinha muitas namoradas, já lhe arranjaram umas 30, e o Botelho ainda não se lembrou que pode sacar algum acerca das mulheres da Salazar.

    A esperteza de muita boa gente, ja falaram com a Dona Cecilia Supico Pinto acerca da personagem que era Salazar?

    Gostar

  34. Nuspirit permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:35

    …caso exista uma tentativa de condicionamento.”

    Não me parece que tenha sido o caso.

    O ministro só quis duas coisas:

    1- Saber qual o guião da entrevista;
    2- Assegurar-se que não seria tratado por “tu”.

    Isto é pressionar ou condicionar?! Não me parece.

    Gostar

  35. JoaoMiranda permalink*
    9 Fevereiro, 2009 17:51

    Nuspirit,

    Realmente, o entrevistado perguntar quais vão ser as perguntas do jornalista é uma coisa normalíssima.

    Gostar

  36. Anónimo permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:52

    #4:
    Será que era um jornalista da SIC?

    Gostar

  37. 9 Fevereiro, 2009 17:53

    Mario Crespo exprime exacatamente aquio que eu sinto: há sempre tantos factos obscuros envolvidos que é impossível continuar a acreditar. Se eu soubesse hoje das trapalhadas todas da Independente e de como o professor de Sócrates demonstrou mais tarde tão pouca ética ao ponto de ser despedido do seu emprego, nunca teria defendido a sua licenciatura como defendi. Pode ter sido tirada de uma forma legal, mas quanto à seriedade do curso, há muita razão para se duvidar. Depois disto, é natural desconfiar de tudo.

    O que faltou ao Mário Crespo dizer é “Faz de conta que a RTP1 é um canal isento e que no programa dos Prós e Contras do Freeport não eram 4 contra 1”. É óbvio que o canal mais visto pelo público está nas mãos do governo, e que assim é natural que as pessoas votem no escuro. A comparação que ele fez com Venezuela, etc., pode parecer exagerada, mas é assim que uma pessoa começa a sentir quando vê que os órgaos de comunicação mais populares estão por conta do governo. E que este está constantemente associado a factos obscuros e mal explicados.

    Gostar

  38. Nuspirit permalink
    9 Fevereiro, 2009 17:59

    “Realmente, o entrevistado perguntar quais vão ser as perguntas do jornalista é uma coisa normalíssima.”

    Concedo que se assim como dizes a coisa não é assim tão normal. Mas recordo que só temos a versão do Mário Crespo. Se calhar o ministro tem uma versão diferente. E como não há gravações ( digo eu) cada um acredita no que quiser.

    Gostar

  39. martins permalink
    9 Fevereiro, 2009 18:05

    Para a Tina:
    Não me parece que os órgãos de comunicação estejam nas mãos do governo, basta ouvir a SIC, SICN e a TVI, assim como o SOL, EXPRESSO e CORREIO DA MNHÃ e PÚBLICO. Acha pouco? E mesmo assim, as sondagens dão ao PS 40% enquanto o PSD se afunda, apesar de toda a abjecta propaganda dos referidos órgãos!

    Gostar

  40. 9 Fevereiro, 2009 18:06

    eu penso é que o Crespo para escrever o que escreveu fartou-se desta pouca vergonha.Ou um jornalista também não têm direito á indignação?

    Gostar

  41. 9 Fevereiro, 2009 18:10

    39 Martins eu não acredito naquelas sondagens.Há um factor que não devemos esquecer a absteção vai diminuir e muito.E os abstencionistas não são filiados em partidos.

    Gostar

  42. 9 Fevereiro, 2009 18:11

    A única coisa que poderia ser suspeita até o era para ambos: o conhecimento pessoal na “área”.

    De resto, o artigo é fraquíssimo; perdeu tempo com a Côncia, misturou o Barbie SS com a semântica da esquerdalhada anti-facista do século XXI e as verdades que disse dispensavam meter aquele pseudo-facto à mistura.

    Gostar

  43. fernando antolin permalink
    9 Fevereiro, 2009 18:12

    Se me atacam é porque não faço o seu jogo,disse um chinês qualquer há já uma catrefada de anos.Nisto até tinha razão…

    Gostar

  44. 9 Fevereiro, 2009 18:15

    Foi uma crónica à “Insurgente”, com a diferença de ele trabalhar para o poder. E apenas por este detalhe tem interesse ver-se como funcionam os bastidores dos media.

    Gostar

  45. 9 Fevereiro, 2009 18:17

    Mas foi um erro estratégico ter mandado a boca à maluca da Côncio, por uma anedota que escreveu, e meter lá aquele pseudo-facto bombástico a par do telefonema do Sócrates para o JMF (coisa bem diferente).

    Gostar

  46. jorge oliveira permalink
    9 Fevereiro, 2009 18:17

    Então ninguém comenta o caso do jornalista do “sonho” de Pedro Santana Lopes?

    Para quem não leu, na crónica que publica no SOL PSL refere que um jornalista de uma televisão solicitou a outros jornalistas para boicotarem um determinado político. SOL desta semana

    Gostar

  47. 9 Fevereiro, 2009 18:23

    Agora pergunto eu que de jornalismo não percebo muito, um artigo de opinião, mesmo que assinado por um jornalista, tem que ser imparcial?

    Esta foi das poucas vezes que concordei com o JM.

    “martins disse
    9 Fevereiro, 2009 às 6:05 pm ”

    Vir falar de propaganda CONTRA ESTE GOVERNO só pode ser a brincar.

    Gostar

  48. 9 Fevereiro, 2009 18:33

    «««Mario Crespo exprime exacatamente aquio que eu sinto:««««

    A Tina, anda a mijar na carroça em andamento.

    Gostar

  49. 9 Fevereiro, 2009 18:34

    Bem, mas há quem tenha topado uma indirecta do Crespo bem mais gira. Logo no início ele fala em telefonemas entre primos e sobrinhos: «ue não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos»

    E a prima do Sócrates era a secretária dele no Ministério do Ambiente.

    Se for esta a mensagem, então o resto é para encher.

    Gostar

  50. 9 Fevereiro, 2009 18:36

    Com isto tudo, oposiçao interna e externa, com freeport e mais o que ha-de vir, tem um soccer 40% – é certo e sabido, é maioria absoluta, para mais com Pedro Proença a apitar

    Gostar

  51. orquideapreta permalink
    9 Fevereiro, 2009 18:42

    EXCELENTE artigo, este do Mário Crespo!!!! Há muito tempo que ando a dizer que vivemos neste país de faz-de-conta….. até faz-de-conta que vão avaliar Professores, quando tudo o que se está a passar é uma “fantochada”, um “faz-de-conta” do tamanho da falta de vergonha deste Governo.

    E não sei porque estão “espantados” com este arigo do Mário Crespo…olhem que não é o primeiro em que ele diz aquilo que muitos pensam, mas que só alguns corajosos (como ele, o CAA, a Manuela Moura Guedes-que até não aprecio por aí além-) conseguem dizer em voz alta. Os outros vão fazendo de conta.

    OBRIGADA Mário Crespo.

    Por acaso alguém sabe o mail, para lhe poder agradecer?????

    Já agora, “faz-de-conta” que a tal de Fernanda Câncio é uma jornalista isenta que não conhece o Zezito de lado nenhum e por isso o defende semana após semana, “faz-de-conta” que têm um caso…… “faz-de-conta”….

    Gostar

  52. 9 Fevereiro, 2009 18:48

    A Côncia tem piada porque é o primeiro exemplo de uma semi-segunda dama que passa o dia na net a insultar e a ser insultada por toda gente.

    Só por isso precisava de existir. Eu nem sabia da historieta ou quem ela era e já a tipa se tinha armado em tina-monga com tricas de mulherzinha às tantas da matina, no Natureza do Mal.

    Ainda deve estar online a peixeirada da sujeita. De tal modo que eu, sem saber sequer da relação ao PM, até lhe passei um artigo de jornalismo- do bom- do P J O’Rourke para ela ler.

    Gostar

  53. Acção Directa permalink
    9 Fevereiro, 2009 19:26

    Ó Carlinhos: vai dar banho ao gato. Como tu já vi muitos por aí. Andas à procura de espaço? Lololololol…

    Gostar

  54. 9 Fevereiro, 2009 20:35

    “Não me parece que os órgãos de comunicação estejam nas mãos do governo, basta ouvir a SIC, SICN e a TVI,”

    Eu disse, os órgão de comunicação mais populares e esses são, como sempre foram, os canais públicos, nunca os privados.

    Gostar

  55. 9 Fevereiro, 2009 20:43

    “A Côncia tem piada porque é o primeiro exemplo de uma semi-segunda dama que passa o dia na net a insultar e a ser insultada por toda gente.”

    A Fernanda Cãncio tem coragem mas isso é uma palavra desconhecida para a Zazie que passa a vida a insultar os outros sob um pseudónimo. E às vezes até arranja outros, como por exemplo, quando passou os vídeos pornográficos no Blasfémias e não queria que ninguém soubesse quem era.

    Gostar

  56. 9 Fevereiro, 2009 20:47

    Lá vem a monga- dá sempre pelo nome.

    ò imbecil- qual era para ti a diferença e como é que a distinguias entre eu assinar zazie ou Maria Margarida ou o raio que o parta?

    Achas que eu ia lanchar com uma porteira que dá pelo nome de tina?

    Maluca e estúpida até dizer chega,

    A outra Côncia fez literalmente isto. Não era nada com ela- eu estava a ter um debate político com o Luís Januário- a tipa aparece e mete-se ao barulho com merdas deste género- pura galinhices às tantas da matina.

    E eu, que galinhas nem na capoeira, quanto mais no monitor, passei-lhe um bom texto de jornalismo para ela se entreter.

    E, na volta, estava a falar com uma segunda semi-dama de Portugal ou semi-segunda dama de Portugal que só ia às caixinhas para tricas de galináceo.

    Gostar

  57. 9 Fevereiro, 2009 20:49

    Mas esta gaja cheira mal e a única coisa a fazer com tinas é passar à frente de nariz tapado.

    Daqui a nada está a entrar de novo nas calúnias e a dizer que eu uso outros nicks para lhe oferecer videos pornográficos.

    E depois os blasfemos apagam tudo e a gaja vai chorar-se lá para a trampa do como ia dizendo

    Gostar

  58. 9 Fevereiro, 2009 20:49

    “Só por isso precisava de existir. Eu nem sabia da historieta ou quem ela era e já a tipa se tinha armado em tina-monga com tricas de mulherzinha às tantas da matina, no Natureza do Mal.”

    Em vez de perder tempo no Blasfémias, a Zazie devia marcar uma consulta no Júlio de Matos.

    Gostar

  59. PJV permalink
    9 Fevereiro, 2009 20:52

    «A Fernanda Cãncio tem coragem mas isso é uma palavra desconhecida para a Zazie que passa a vida a insultar os outros sob um pseudónimo.»

    Haja alguém com tomates no casal…

    Gostar

  60. 9 Fevereiro, 2009 20:52

    A necessitada não se cala com a imbecilidade dos videos pornográficos.

    Se eu me chatear, como já chateei, e obrigar a monga a colocar aqui o link onde isso aconteceu, a tipa dá chofres.

    QI negativo, é o que esta monga tem. Nem o Darwin era capaz de explicar este exemplo de regressão nas espécies

    Gostar

  61. PJV permalink
    9 Fevereiro, 2009 20:53

    Hehehe!

    CAT FIGHT GUYS!

    Gostar

  62. 9 Fevereiro, 2009 20:56

    O JPP anda por aí de nick e até já foi apanhado, de forma bem foleira, por um avatar a berlinde.

    Mas é outro que se arma em porteira-mor a dizer que há gente indigna que usa o anonimato.

    São QIs negativos- só um ser absolutamente mongo, é capaz de dizer que pelo teclado conhece alguém com um nome igual ao de milhares ou milhões de pessoas que podem andar na net.

    E prova-lo, já agora. Esta monga acha que não é capaz de saber quando sou eu com nick, mas adivinhava-o se eu assinasse com qualquer nome tão ou mais provável que Cristina Keller.

    Gostar

  63. 9 Fevereiro, 2009 20:57

    “Se eu me chatear, como já chateei, e obrigar a monga a colocar aqui o link onde isso aconteceu, a tipa dá chofres.”

    Não posso porque os arquivos do Blasfémias não vão tão atrás. Mas você pôs mesmo filmes pornográficos e os comentadores aqui até lhe começaram a chamar Zarilú à semelhança do nome da actriz porno do vídeo.

    Gostar

  64. 9 Fevereiro, 2009 20:58

    Mas o exemplo do JPP foi forte e só não foi conhecido porque quem assistiu achou que tinha sido uma tremenda falta de ética o modo como o bufo o apanhou.

    Mas apanhou-o. Apanhou-o, disfarçado de outra pessoa e a dizer bem dele próprio

    “:O))))

    Gostar

  65. 9 Fevereiro, 2009 21:00

    A estúpida é tão monga que nem aos arquivos do Blasfémias é capaz de ir.

    Queres que eu perca tempo e bote aqui os links, ó minha grande tarada?

    `Para se ver que és tão necessitada, tão mal-f**** que até chamas videos porno a uns mp3 dos Irmãos Catita.

    Eu ainda vou buscar isso e esta maluca vai-se vir de novo com a cena que lhe dediquei- o calimero a ir à coisa da tina-monga.

    Gostar

  66. 9 Fevereiro, 2009 21:01

    Isto já vai para 3 anos e desde aí que a monga sonha com sexo

    Gostar

  67. 9 Fevereiro, 2009 21:02

    Não vi esses vídeos.
    Arranje-me uma cópia.

    Gostar

  68. 9 Fevereiro, 2009 21:04

    Olha, agora quer desviar a atenção sobre os filmes pornográficos que pôs e vem falar sobre JPP. É sempre assim, quando fica muito enraivecida, arranja sempre maneira de ir remexer na vida pessoal dos outros. Depois vem chamar peixeiras aos outras.

    Gostar

  69. 9 Fevereiro, 2009 21:05

    Piscoiso,

    Como pode dizer isso, quando foi você que apelidou a Zazie de Zarilú?

    Gostar

  70. 9 Fevereiro, 2009 21:18

    “Mas o exemplo do JPP foi forte e só não foi conhecido porque quem assistiu achou que tinha sido uma tremenda falta de ética”

    ahahaha, o José vem agora armar-se em ético. Vocês são todos mentirosos, gente da mesma laia.

    Gostar

  71. 9 Fevereiro, 2009 21:20

    Deve estar enganada porque não é o meu estilo andar aqui a pôr nomes a nicks.

    Gostar

  72. 9 Fevereiro, 2009 21:58

    O José?

    A gaja passou-se! agora chama-me José! esta monga é um case study.

    Os videos só existem na cabeça dela. Eu botei a marilu e a abelha maia dos Irmãos Catita e isto foi há 3 anos.

    Desde aí que a doida sonha com sexo e passou a chamar a estas coisas “videos porno, do mais escandaloso que ela já viu”.

    Está tudo dito- nem um url de um site porno a maluca é capaz de abrir sozinha. E vem-se a sonhar com o Calimero.

    Gostar

  73. 9 Fevereiro, 2009 22:02

    Mas o Piscoiso até estava online e lembra-se bem dos mp3 que eu larguei para esta maluca- foi isto- a marilu e o calimero que vai à coisa da abelha maia.

    Nem vale a pena… mas a estúpida, sempre que pode, tenta lançar a calúnia e fala em videos porno apagados pelos blasfemos.

    Hoje já não disse que foram eles que apagaram porque da última vez quem a apagou foram eles. Mas inventou que os arquivos já não estão online,

    Claro que estão- e com a doida a disfarçar-se de dezenas de nicks, alguns deles mostrando bem a fixação que tem em mim- assinava como “zazie II” e “zazie III”

    Até numa busca do google se encontra esta treta- basta fazer a busca por marilu e tina monga e já está.

    Gostar

  74. 9 Fevereiro, 2009 22:23

    “A gaja passou-se! agora chama-me José! esta monga é um case study.”

    Mentirosa, eu assisti a maneira como o “ético” José tentou denunciar a falta de ética do outro. E, quando tudo podia ser muito bem mentira.

    “Os videos só existem na cabeça dela. Eu botei a marilu e a abelha maia dos Irmãos Catita e isto foi há 3 anos.”

    Mentirosa, foi MUIIIITO PIOR do que isso. Os arquivos do Blasfémias não vão tão atrás quanto isso, é por isso que se está a fingir de inocente.

    Gostar

  75. 9 Fevereiro, 2009 22:44

    ehehe

    Conta lá, ó doida- descreve em detalhes esses famosos videos pornográficos que tens na boca.

    Vá- como era- que videos eram esses. Conta lá o enredo e as partes mais escabrosas

    É que essa cabecinha doente é capaz de tudo- até de inventar videos porno desaparecidos no Blasfémias.

    Eu ainda me passo e faço um post- bem linkado à trampa do teu blogue e conta a porcaria que andas para aqui a inventar.

    E com a dupla mentira de ainda inventares que foram os blasfemos que apagaram.

    Eu depois quero ver para que te serve o famoso apelido. A ver se é o mesmo Keller que também juraste aqui que tinhas e que foste tu a famosa Cristina Alcobia Keller quem foi apanhada no blogue Atlântico.

    “:O)))

    A Cristina Alcobia Keller, de faca na liga e e-mail de pastor evangélico a falar brazuca para defender um marsapo gay mas muito ateuzinho, graças a Deus.

    Gostar

  76. 9 Fevereiro, 2009 22:47

    Ora faz lá um post e conta isso na primeira página e vais a ver que ainda te metes numa alhada.

    Porque, o facto de andar com nick e tu bostares que te chamas Cristina Alcobia & cia (às vezes Keller) não te dá impunidade para a calúnia.

    E, só te tens safado por toda a gente saber que és atrasada mental.

    Mas faz lá um post e bota essas afirmações online- como agora mesmo as disseste- que eu andei a largar videos pornográficos no Blasfémias e que foram eles que os apagaram.

    Vamos a ver quem é que tem coragem ou até que ponto és capaz de arranjar comprovativo médico de inimputável.

    Gostar

  77. 9 Fevereiro, 2009 22:49

    Vamos lá a ver se é a cara que andas a oferecer ou outra coisa que se confunde pelo facto de serem semelhantes.

    Gostar

  78. 9 Fevereiro, 2009 22:51

    É que se não és inimputável e andas há 3 anos a sonhar com vídeos porno então acusa aí os Blasfemos e vamos a ver se aparece um único que seja a confirmar essa imbecilidade

    Imbecilidade que, se não viesse de uma monga, até andava mais perto da calúnia.

    Gostar

  79. 9 Fevereiro, 2009 23:03

    E os arquivos estão todos online. Até se pode verificar aqui a famosa identidade que também apresentas:

    Cristina Keller sou eu

    Gostar

  80. 9 Fevereiro, 2009 23:16

    ahahaha, afinal a Cristina Keller não é o CAA mas sim eu!… E ainda por cima dei o endereço do blogue e o nome completo. Depois chama-me monga a mim.

    Não estou a caluniar ninguém, você pôs filmes mesmo escabrosos no Blasfémias. Uma mente doente, foi o que eu pensei na altura.

    Gostar

  81. 9 Fevereiro, 2009 23:21

    Eu coloquei filmes porno, ó sua tarada.

    Pois então faça o seguinte. Escreva isso na primeira página do seu blogue e conte que filmes é que eu coloquei e quem os apagou.

    Depois falamos.

    Mas é depois disso. Em fazendo isso vai repeti-lo à minha frente- ao vivo e a cores.

    Vamos a ver se a tina monga é inimputável ou mais a dar para o resto se subtrairmos as duas primeiras sílabas.

    Porque, se v. não escreve isso e não acusa quem diz que os retirou, apenas está a mostrar o que é- uma reles caluniadora.

    Gostar

  82. 9 Fevereiro, 2009 23:22

    E ao vivo, vamos lá a ver quem é a Keller.

    É que eu detesto cusquices. E nem o que sei conto. Neste caso até sei mais do que gostava de saber, acerca da sua identidade.

    Gostar

  83. 9 Fevereiro, 2009 23:25

    E esta é a última vez que a desafio a retratar-se. Os links estão guardados e a senhora Cristina etc. etc. que se cuide.

    Porque uma coisa é palhaça e insulto inconsequente, outra são calúnias.

    E v. nem insultar sabe- mas tem gosto para a calúnia.

    Gostar

  84. 9 Fevereiro, 2009 23:33

    A Zazie parece muito preocupada com o que as outras pessoas pensarão de si ao saberem que andou a passar filmes pornográficos no Blasfémias. Compreende-se, comprende-se…

    O que é que me vai fazer? Vai bater-me? Esvaziar os pneus do carro?

    Gostar

  85. Jason Statham permalink
    9 Fevereiro, 2009 23:34

    A senhora Tina recusa-se a mostrar onde estão os videos. Tá à vista a sua boa fé. Acredito na Isabel.

    Gostar

  86. 9 Fevereiro, 2009 23:34

    No doubt about it.

    Gostar

  87. 9 Fevereiro, 2009 23:35

    f. de facção.

    Gostar

  88. 9 Fevereiro, 2009 23:38

    “A senhora Tina recusa-se a mostrar onde estão os videos.”

    Já expliquei tantas vezes que os arquivos do Blasfémias não vão tanto atrás, por isso não posso ir buscar os links (nem o faria, são vídeos mesmo horríveis)

    Gostar

  89. 10 Fevereiro, 2009 00:00

    Esta gaja é tarada e só não apanha com um processo porque nem vale a pena.

    Mas que é doente, é. Anda com esta merda há uma data de tempo.

    Os ficheiros dos Ena Pá 2000 toda a gente sabe e se lembra- E a maluca nunca falou em vídeos.

    Agora vem masturba-se com esta ficção a tentar passar por púdica.

    De uma tarada que se vem como a abelha-maia o que é que era de esperar.

    Ela que me mande um e-mail a repetir esta calúnia e depois conversamos.

    Vamos a ver se tem coragem para vir ter comigo e me dizer isto mesmo que anda para aqui a bostar.

    Gostar

  90. 10 Fevereiro, 2009 00:02

    Eu não vou bater-lhe. Eu até conheço a sua família e nem meto nada disso ao barulho.

    Eu exijo é que v. prove o que diz e conte esta merda no seu blogue,e o repita a mim- cara a cara.

    Se o não fizer fica pelo que é- uma reles caluniadora,para além de necessitada.

    Gostar

  91. 10 Fevereiro, 2009 00:02

    “Vamos a ver se tem coragem para vir ter comigo e me dizer isto mesmo que anda para aqui a bostar.”

    ahahaha, lá está a valentona da Zazie que se esconde sob pseudónimos para publicar vídeos porno e quando é apanhada jura que não foi ela!… Ao menos agora já admite que afinal foi mesmo ela.

    Gostar

  92. 10 Fevereiro, 2009 00:04

    “Eu até conheço a sua família…”

    Como eu disse antes, Júlio de Matos, Zazie, já amanhã! É mesmo muito urgente, você é que não se apercebe.

    Gostar

  93. 10 Fevereiro, 2009 00:05

    “São vídeos mesmo horríveis”

    ahahahaha

    Como é que pode existir uma gaja tão anormalzinha a este ponto. A imaginar pornografia muito horrível largada numas caixinhas de comentários.

    A sujeita uma vez até contou que já nem se lembrava onde tinha visto coisa idêntica aos vídeos que apenas existem na cabeça dela.

    E eu acho que ela aí falou verdade- nem se lembra como era… já nem memória de f**** há-de ter…

    Gostar

  94. 10 Fevereiro, 2009 00:07

    Por acaso conheço e não tenho culpa que v. seja tão imbecil que para defender o CAA até tenha colocado o seu apelido.

    Mas pode ficar tranquila que não meto família nestas merdas. Nem conto nada a ninguém.

    Eu contava era imediatamente à polícia se v. tivesse coragem de o repetir cara a cara.

    Gostar

  95. 10 Fevereiro, 2009 00:09

    E é claro que Keller só é apelido seu na mesma ficção porno que o CAA fez- a famosa prostituta que ia lixando o outro…

    Gostar

  96. 10 Fevereiro, 2009 00:12

    A Keller em que o CAA se travestiu e foi apanhada pelo mouro da Atlântico, é esta

    Gostar

  97. 10 Fevereiro, 2009 00:15

    Eu não jurei absolutamente nada- ó sua monga- v. é que é uma reles caluniadora e nunca eu precisaria de provar a falsidade de uma calúnia.

    V. é que precisava de provar que não calunia e dizê-lo de forma bem visível sem ser aqui, à socapa, para lançar a confusão- sua necessitada mal-parida.

    Gostar

  98. artur cruz permalink
    10 Fevereiro, 2009 00:29

    Nos anos 70 quando lá no prédio só a minha casa tinha TV, as vizinhas juntavam-se lá para ver o Festival da Canção. Lembro-me de grandes discussões, gritarias mesmo, entre vizinhas por causa dos artistas, esquecendo-se completamente que estavam em casa alheia. Acabei de voltar a a ter a mesma sensação…

    Gostar

  99. Zenóbio permalink
    10 Fevereiro, 2009 00:32

    Adoro lutas na lama.

    Gostar

  100. 10 Fevereiro, 2009 00:43

    #100 e #101- Bem, v. deve estar a ver outro filme. Porque eu com esta monga o que mais quero é distância.

    Mas, possivelmente, se a algum de v,s andassem a divulgar mentiras, eram capazes de exigir o mesmo que eu- que o mentiroso prove o que diz ou que se cale, se não quer passar por um reles caluniador.

    E está tudo dito sobre esta merda. Sempre que a monga voltar à treta esfrega-se com isto na cara.

    Gostar

  101. 10 Fevereiro, 2009 00:45

    Mas vejam lá se as vizinhas não eram as v.s mãezinhas,

    É que por aqui só apareceu a tarada da tina monga a dizer que os blasfemos retiraram uns filmes porno das caixinhas.

    Eles agora que se amanham- a anormalidade não me diz respeito.

    Gostar

  102. Sebastião Dias permalink
    10 Fevereiro, 2009 01:01

    Isto parece uma rábula «palhaço rico palhaço pobre», embora ainda não tenha conseguido perceber bem qual é o rico e qual é o pobre.

    Gostar

  103. fnv permalink
    10 Fevereiro, 2009 01:03

    Ó João Miranda: isto está a precisar de Tide Máquina.

    Gostar

  104. 10 Fevereiro, 2009 01:24

    Isso do Tide e do Omo é mais na versão xuxa do Mar Salgado, ó Filipe Nunes Vicente…

    V. é que lava mais branco tudo o que vem do governo.

    Gostar

  105. 10 Fevereiro, 2009 01:26

    Do governo e de Israel. Estranho como é que ainda não fez nenhum post a falar das “armas químicas” dos fanáticos palestinianos.

    É que andou por aqui a babar-se com o shock and awe de Israel e depois fez post a disfarçar, dizendo que só estava a criticar a imprensa…

    A gente sabe. Esse problema de infonabice a fingir que não sabe colocar links já está careca.

    Gostar

  106. 10 Fevereiro, 2009 01:27

    Este FNV é outro tininho ressabiado que faz favor. Há anos que rabia por uma coça que levou.

    E aparece sempre a tentar molhar o bico, o palonço.

    Gostar

  107. 10 Fevereiro, 2009 01:49

    Os ficheiros do Blasfémias antigo estão online e a plateia pode inteirar-se das anormalidades da tina aqui

    Ela aí assina como zazie II. A ver se em algum post falou em vídeos porno. Em nenhum- porque o que mais levou foram mp3 dos Irmãos Catita. Agora “sublimou” a coisa.

    Gostar

  108. 10 Fevereiro, 2009 01:51

    Se calhar, o tal vídeo porno com coisas horríveis é esse do galo metrosexual que lhe ofereci para ver se ela se calava.

    “:O))))

    Gostar

  109. Anónimo permalink
    10 Fevereiro, 2009 02:04

    Infelizmente esse FNV tininho não tem a estaleca da Tina.
    Nem uma resposta de jeito. Só quer aue a pide apague.

    Gostar

  110. 10 Fevereiro, 2009 02:10

    Quem está a delirar com a Turner,Tina, aqui mesmo a meu lado, é o futuro Presidente da República: Irmão Catita Manuel João Vieira !

    Gostar

  111. 10 Fevereiro, 2009 02:25

    O problema do FNV é antigo e aconteceu há 3 anos. Desde aí não me larga.

    Dá trabalho uma vez mas depois despacha-se a treta em segundos. Basta guardar os links.

    Foi a propósito disto e está tudo na caixinha de comentários- apostei que a HM havia de escrever o mesmo no jornal no fim de semana. E escreveu. E eu disse que ele mais parecia uma hiena que um leopardo.

    ehehe

    E à custa disto, já fez fitas e alinhou em trampa por todo o lado.

    Gostar

  112. 10 Fevereiro, 2009 02:40

    No post “A Queda de Jerusalém” – comentários
    A ver se assim desorelha.

    Gostar

  113. lucklucky permalink
    10 Fevereiro, 2009 06:52

    “Do governo e de Israel. Estranho como é que ainda não fez nenhum post a falar das “armas químicas” dos fanáticos palestinianos.”

    Quais armas químicas? Gosta de ser tão ignorante que de repente quase todos os países do mundo passaram a ter armas químicas…

    “O entrevistado tem todo o direito de impor condições para que a entrevista se realize. O entrevistador não pode é tornar publicar essas condições sem a anuência do entrevistado, sob pena de estar a violar o código deontológico do jornalista.”

    Deve estar a brincar comigo. O serviço do reporter é para o público não é para o entrevistado. O reporter tem o dever de dizer ao público qualquer item que influènciou a entrevista. Tal como férias pagas, regras da entrevista, assuntos tabus se os houve.

    Gostar

  114. RIBO permalink
    10 Fevereiro, 2009 09:12

    Então o ministro pressiona, enfim, pressiona sem tocar, como eu gosto de oximoros, e o Crespo devia ficar calado? Estou fodido com esta gente!

    Gostar

  115. fnv permalink
    10 Fevereiro, 2009 10:08

    “Pressiona sem tocar”: eh eh eh:))))))

    Gostar

  116. caramelo permalink
    10 Fevereiro, 2009 11:08

    Ó João Miranda, mas como é que você consegue separar tão facilmente o “opinionista” do jornalista? Você é cientista, não é? Vamos imaginar que escrevia um “artigo de opinião” em que dizia qualquer coisa como “hoje acordei preocupado que o Céu me caia em cima da cabeça”. É claro que alguém viria perguntar que raio de cientista é este que diz coisas destas, não é? A Câncio limitou-se, da mesma forma, a indignar-se com o facto de o Crespo ter escrito o que escreveu, sendo ele jornalista. O facto é que vai para aí, por todo o lado, um ataque ad hominen à Câncio como eu nunca vi. É impressionante.

    Gostar

  117. 10 Fevereiro, 2009 13:09

    #115,

    V. está cada vez amis pavloviano- fala-se em palestinianos e aparece. E nem percebe o que é uma piada seca.

    Acha que os desgraçados dos palestinianos têm armas químicas?

    Têm aquela trampa e nem país com exército organizado podem ser porque como colonos ainda os israelitas podem. O que não podiam era com país democrático e livre ali encostado a eles.

    Gostar

  118. 10 Fevereiro, 2009 13:10

    Mas devolvo-lhe a pergunta- gosta de ser tão ignorante que até lê uma piada à letra?

    V. há uns anos atrás não era tão bronco. Agora ficou quadrado. Um autêntico estalinista faccioso e fanático às avessas.

    Gostar

  119. 10 Fevereiro, 2009 13:12

    E anda sempre na ronda, como a bufaria esquerdalha a passar multas a quem não dá vivas às destruições israelitas ou a quem não diz que a crise da bolsa se deve a excessos humanista dos governos americanos ao darem tantas casas a pobrezinhos

    Gostar

  120. fnv permalink
    10 Fevereiro, 2009 13:46

    João Miranda: reforço de Tide Máquina, sff.

    Gostar

  121. Tribunus permalink
    10 Fevereiro, 2009 16:21

    O Silva Pereira um senhor?» foi malcriado para o entrevistador, quanto baste.
    Aliaz este governo è constituido por malcriados que viram costas aos jornalistas, e nada dizem e quando abrem a boca è para mirar o umbigo! a Cancio? o que è isso? jornalista? èmesmo a profissão?

    Gostar

Trackbacks

  1. Como se já não bastasse a brincadeira com o caso Dreyfus « O Insurgente

Indigne-se aqui.